Logo Passei Direto
Buscar

ESPELHO - prova N -AV1 INTERNATO I E II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Homem, 55 anos, comerciante, com antecedentes de hipertensão arterial. Estava em uma das estações do Metrô de São Paulo quando sentiu forte dor precordial em aperto, constante, acompanhada de tontura e evoluindo para perda de consciência. Usuários acionaram os funciórios do metrô (Time de Resposta Rápida em Urgências) que constataram PCR e iniciaram o atendimento. Solicitaram o DEA e começaram a aplicar CTC (Compressões Torácicas Contínuas) de imediato. Em dois minutos, o DEA estava no local, com as pás aplicadas no tórax da vítima; foi feita a análise do ritmo (fibrilação ventricular) e indicou-se choque em menos de 20 segundos. As compressões torácicas foram imediatamente retomadas, e o DEA indicou mais quatro choques ao longo de 8 minutos.
A partir do exposto no texto acima, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.
I- Considerando se tratar de um ritmo chocável, foram realizados ao longo do atendimento, desde a chegada dos profissionais de saúde do metrô, 5 ciclos de choque com o uso do DEA.
II- Em situações de FV (fibrilação ventricular) e TV (taquicardia ventricular) é recomendado pelo protocolo a administração dos choques com 2 doses de epinefrina e 1 dose de amiodarona, considerando a quantidade de choques realizados pelo DEA.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

Quanto aos princípios e diretrizes que o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) deve adotar de acordo com a Resolução – RDC nº 36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências,
analise cada afirmativa e coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde
( ) A contribuição à ocorrência do evento adverso
( ) A articulação e a integração dos processos de gestão de risco
( ) A disseminação sistemática da cultura de identificação da culpa
( ) A garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde
A. F - V - V - F - V.
B. V - F - V - F - V.
C. F - F - V - F - V.
D. V - F - V - F - F.
E. V - V - F - F - V.

A Classificação Internacional de Segurança do Paciente (CISP) da Organização Mundial da Saúde (OMS) é um sistema de classificação que foi desenvolvido para auxiliar na coleta e análise de informações sobre eventos adversos relacionados à assistência à saúde.
Em relação aos conceitos-chave da CISP, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Risco é a probabilidade de um incidente ocorrer, e circunstância notificável é um evento que não causa danos ao paciente.
( ) A segurança do paciente busca aumentar o risco de dano causado associado ao cuidado de saúde, e evento adverso é um incidente que não causa danos ao paciente.
( ) Evento adverso se refere a um incidente que resultou em dano ao paciente, enquanto Near miss é um incidente que não atingiu o paciente.
( ) Near miss se refere a um evento que resulta em dano ao paciente, enquanto risco é a probabilidade de um incidente ocorrer.
A. V – F – V – F.
B. V – F – F – F.
C. F – V – F – V.
D. V – V – F – F.
E. F – F – V – F.

Homem de 66 anos de idade procurou atendimento médico no hospital em razão de dor precordial intensa de 24 horas de duração. O paciente sabia ser portador de hipertensão arterial e era tabagista. Sem sentir nada antes, apresentou dor precordial intensa e, após cerca de 24 horas de duração, devido à sua persistência procurou atendimento médico de emergência. O exame revelou frequência cardíaca de 90 bpm e pressão arterial de 110/70 mmHg. O exame do coração revelou sopro sistólico em borda esternal esquerda baixa e área mitral, sendo de imediato, solicitado dosagem de marcadores cardíacos.
Diante do caso apresentado acima, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.
I. No atendimento a um paciente com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio - IAM, uma das condutas é a dosagem sérica de biomarcadores cardíacos para confirmação do diagnóstico.
II. O biomarcador solicitado foi a enzima troponina, visto que se trata de um marcador mais específico e sensível para o diagnóstico de lesão isquêmica do miocárdio.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

A estruturação territorial do Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo feita no Brasil por meio da regionalização da saúde. Essa é uma política, assim como uma técnica, utilizada para definir territórios de atuação dos serviços. Após sua implementação, houve avanços no planejamento e mudanças nas condições de vida da população, mas a prática ainda se apresenta relativamente pragmática e, não raro, burocrática.
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmacoes a seguir.
I. As equipes de atenção básica têm como foco de trabalho a programação e a implementação das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da população.
II. O desenvolvimento do processo de trabalho é realizado por meio da disponibilização das agendas de consultas para cada área profissional e segue alguns critérios, como problemas de saúde, ciclos de vida, sexo e patologias.
III. A participação no processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades, é atribuição comum a todos os profissionais do grupo.
IV. O enfermeiro deve realizar atenção à saúde, na unidade básica de saúde (UBS) como também no território.
V. As atribuições específicas do enfermeiro incluem realizar consulta de enfermagem, processo de territorialização, procedimentos e atividades em grupo, além de, conforme protocolos ou outras normativas técnicas, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços.
A. I, II e III.
B. I, III e IV.
C. I, IV e V.
D. II, III e IV.
E. II, IV e V.

Considerando esse caso clínico e os dados obtidos a partir do preenchimento do gráfico de peso para a idade, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde e com o que está contido na Caderneta da Criança,
assinale a opção que apresenta, respectivamente, a classificação do peso da paciente e a conduta que deve ser adotada pela enfermeira nessa situação.
A. Peso elevado para idade, verificar a existência de erros alimentares, realizar avaliação clínica, orientar a família alimentação saudável para a idade da criança, encaminhar para núcleo ampliado à saúde da família.
B. Peso adequado para idade, avaliar a alimentação, orientar a alimentação complementar levando em consideração o contexto socioeconômico. Parabenizá-la, caso a alimentação esteja adequada.
C. Baixo peso para idade, investigar possíveis causas, como atenção especial para o desmame, orientar introdução alimentar, orientar retorno com 15 dias.
D. Muito baixo peso para idade, investigar possíveis causas, como atenção especial para o desmame, orientar introdução alimentar, orientar retorno com 30 dias.
E. Muito baixo peso para idade, investigar possíveis causas, como atenção especial para o desmame, orientar introdução alimentar, encaminhar para núcleo ampliado à saúde da família, orientar retorno com 15 dias.

Recém-nascido a termo, nascido de parto cesário, com líquido amniótico claro, peso ao nascimento de 3.350 gramas, APGAR de 07 e 09. Encontra-se em alojamento conjunto, em aleitamento materno exclusivo, eupneico, afebril. Foi levado pela Enfermeira da unidade para teste do “coraçãozinho”. A oximetria de pulso revelou: 97% no MSD e 92% no MID.
A conduta mais acertada é:
A. Realizar eletrocardiograma, pois podemos estar diante de um RN com persistência do canal arterial.
B. Realizar ecocardiograma, pois podemos estar diante de um RN com transposição de grandes vasos.
C. Realizar radiografia de tórax, pois podemos estar diante de um RN com transposição de grandes vasos.
D. Realizar nova oximetria após 24 horas, pois podemos estar diante de um RN com persistência do canal arterial.
E. Realizar nova oximetria após uma hora, pois podemos estar diante de um RN com coarctação aórtica.

Com base no caso descrito, assinale o item VERDADEIRO.
A. No tocante à prevenção primária da HAS são recomendações não medicamentosas: alimentação saudável, restrição de sódio, ingestão de potássio, atividade física e interrupção do tabagismo.
A. No tocante à prevenção primária da HAS são recomendações não medicamentosas: alimentação saudável, restrição de sódio, ingestão de potássio, atividade física e interrupção do tabagismo.
B. PA= 160 x 105 mmHg classifica-se como hipertensão estágio I.

e a alternativa correta acerca da dinâmica uterina.
A.
A. Após a expulsão do feto pelo canal vaginal as contrações uterinas tendem a cessar.
B. As contrações uterinas não podem ser verificadas por meio da palpação uterina, apenas por Cardiotocografia.
C. As contrações de Braxton-Hicks constituem contrações efetivas e rítmicas, que caracterizam o verdadeiro trabalho de parto.
D. A dinâmica uterina é o fenômeno mais importante do trabalho de parto, indispensável para fazer dilatar o colo e expulsar o concepto.
E. As contrações uterinas verdadeiras que indicam trabalho de parto devem ser de pelo menos uma contração a cada hora.

O nascimento no ambiente hospitalar se caracteriza pela adoção de várias tecnologias e procedimentos com o objetivo de torná-lo mais seguro para a mulher e seu bebê. A experiência vivida pelas mulheres neste momento pode deixar marcas indeléveis, positivas ou negativas, para o resto das suas vidas. Por isso, torna-se imprescindível a qualificação da atenção à gestante, a fim de garantir que a decisão pela via de parto considere os ganhos em saúde e seus possíveis riscos, de forma claramente informada e compartilhada entre a gestante e a equipe de saúde que a atende. As Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal nasceram de um esforço do Ministério da Saúde, em conjunto com diversas áreas do Ministério e outras instituições, sociedades e associações de profissionais (médicos e de enfermagem) e das mulheres, no intuito de qualificar o modo de nascer no Brasil.
Sobre as recomendações das diretrizes do parto normal analise as alternativas a seguir e assinale o que for correto.
A. Estimula-se a realização de procedimentos como manutenção do jejum hidratação venosa e tricotomia, mesmo em casos de parturiente de risco habitual.
B. A auscultação dos batimentos cardíacos do feto (BCF) intermitente deve ser realizada com a parturiente deitada em decúbito dorsal.
C. A fase de dilatação tem início com as contrações uterinas rítmicas, que começa com a modificação da cérvice e terminam quando a sua ampliação está completa com 10 cm.
D. A ruptura da bolsa das águas deve ser realizada com amniotomia de modo a facilitar a dilatação e consequentemente a expulsão do feto.
E. A analgesia de parto não deve ser incentivada visto que medicamentos analgésicos podem rebaixar neurologicamente o feto e assim gerar comorbidades ao mesmo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Homem, 55 anos, comerciante, com antecedentes de hipertensão arterial. Estava em uma das estações do Metrô de São Paulo quando sentiu forte dor precordial em aperto, constante, acompanhada de tontura e evoluindo para perda de consciência. Usuários acionaram os funciórios do metrô (Time de Resposta Rápida em Urgências) que constataram PCR e iniciaram o atendimento. Solicitaram o DEA e começaram a aplicar CTC (Compressões Torácicas Contínuas) de imediato. Em dois minutos, o DEA estava no local, com as pás aplicadas no tórax da vítima; foi feita a análise do ritmo (fibrilação ventricular) e indicou-se choque em menos de 20 segundos. As compressões torácicas foram imediatamente retomadas, e o DEA indicou mais quatro choques ao longo de 8 minutos.
A partir do exposto no texto acima, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.
I- Considerando se tratar de um ritmo chocável, foram realizados ao longo do atendimento, desde a chegada dos profissionais de saúde do metrô, 5 ciclos de choque com o uso do DEA.
II- Em situações de FV (fibrilação ventricular) e TV (taquicardia ventricular) é recomendado pelo protocolo a administração dos choques com 2 doses de epinefrina e 1 dose de amiodarona, considerando a quantidade de choques realizados pelo DEA.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

Quanto aos princípios e diretrizes que o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) deve adotar de acordo com a Resolução – RDC nº 36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências,
analise cada afirmativa e coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde
( ) A contribuição à ocorrência do evento adverso
( ) A articulação e a integração dos processos de gestão de risco
( ) A disseminação sistemática da cultura de identificação da culpa
( ) A garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde
A. F - V - V - F - V.
B. V - F - V - F - V.
C. F - F - V - F - V.
D. V - F - V - F - F.
E. V - V - F - F - V.

A Classificação Internacional de Segurança do Paciente (CISP) da Organização Mundial da Saúde (OMS) é um sistema de classificação que foi desenvolvido para auxiliar na coleta e análise de informações sobre eventos adversos relacionados à assistência à saúde.
Em relação aos conceitos-chave da CISP, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Risco é a probabilidade de um incidente ocorrer, e circunstância notificável é um evento que não causa danos ao paciente.
( ) A segurança do paciente busca aumentar o risco de dano causado associado ao cuidado de saúde, e evento adverso é um incidente que não causa danos ao paciente.
( ) Evento adverso se refere a um incidente que resultou em dano ao paciente, enquanto Near miss é um incidente que não atingiu o paciente.
( ) Near miss se refere a um evento que resulta em dano ao paciente, enquanto risco é a probabilidade de um incidente ocorrer.
A. V – F – V – F.
B. V – F – F – F.
C. F – V – F – V.
D. V – V – F – F.
E. F – F – V – F.

Homem de 66 anos de idade procurou atendimento médico no hospital em razão de dor precordial intensa de 24 horas de duração. O paciente sabia ser portador de hipertensão arterial e era tabagista. Sem sentir nada antes, apresentou dor precordial intensa e, após cerca de 24 horas de duração, devido à sua persistência procurou atendimento médico de emergência. O exame revelou frequência cardíaca de 90 bpm e pressão arterial de 110/70 mmHg. O exame do coração revelou sopro sistólico em borda esternal esquerda baixa e área mitral, sendo de imediato, solicitado dosagem de marcadores cardíacos.
Diante do caso apresentado acima, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.
I. No atendimento a um paciente com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio - IAM, uma das condutas é a dosagem sérica de biomarcadores cardíacos para confirmação do diagnóstico.
II. O biomarcador solicitado foi a enzima troponina, visto que se trata de um marcador mais específico e sensível para o diagnóstico de lesão isquêmica do miocárdio.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

A estruturação territorial do Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo feita no Brasil por meio da regionalização da saúde. Essa é uma política, assim como uma técnica, utilizada para definir territórios de atuação dos serviços. Após sua implementação, houve avanços no planejamento e mudanças nas condições de vida da população, mas a prática ainda se apresenta relativamente pragmática e, não raro, burocrática.
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmacoes a seguir.
I. As equipes de atenção básica têm como foco de trabalho a programação e a implementação das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da população.
II. O desenvolvimento do processo de trabalho é realizado por meio da disponibilização das agendas de consultas para cada área profissional e segue alguns critérios, como problemas de saúde, ciclos de vida, sexo e patologias.
III. A participação no processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades, é atribuição comum a todos os profissionais do grupo.
IV. O enfermeiro deve realizar atenção à saúde, na unidade básica de saúde (UBS) como também no território.
V. As atribuições específicas do enfermeiro incluem realizar consulta de enfermagem, processo de territorialização, procedimentos e atividades em grupo, além de, conforme protocolos ou outras normativas técnicas, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços.
A. I, II e III.
B. I, III e IV.
C. I, IV e V.
D. II, III e IV.
E. II, IV e V.

Considerando esse caso clínico e os dados obtidos a partir do preenchimento do gráfico de peso para a idade, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde e com o que está contido na Caderneta da Criança,
assinale a opção que apresenta, respectivamente, a classificação do peso da paciente e a conduta que deve ser adotada pela enfermeira nessa situação.
A. Peso elevado para idade, verificar a existência de erros alimentares, realizar avaliação clínica, orientar a família alimentação saudável para a idade da criança, encaminhar para núcleo ampliado à saúde da família.
B. Peso adequado para idade, avaliar a alimentação, orientar a alimentação complementar levando em consideração o contexto socioeconômico. Parabenizá-la, caso a alimentação esteja adequada.
C. Baixo peso para idade, investigar possíveis causas, como atenção especial para o desmame, orientar introdução alimentar, orientar retorno com 15 dias.
D. Muito baixo peso para idade, investigar possíveis causas, como atenção especial para o desmame, orientar introdução alimentar, orientar retorno com 30 dias.
E. Muito baixo peso para idade, investigar possíveis causas, como atenção especial para o desmame, orientar introdução alimentar, encaminhar para núcleo ampliado à saúde da família, orientar retorno com 15 dias.

Recém-nascido a termo, nascido de parto cesário, com líquido amniótico claro, peso ao nascimento de 3.350 gramas, APGAR de 07 e 09. Encontra-se em alojamento conjunto, em aleitamento materno exclusivo, eupneico, afebril. Foi levado pela Enfermeira da unidade para teste do “coraçãozinho”. A oximetria de pulso revelou: 97% no MSD e 92% no MID.
A conduta mais acertada é:
A. Realizar eletrocardiograma, pois podemos estar diante de um RN com persistência do canal arterial.
B. Realizar ecocardiograma, pois podemos estar diante de um RN com transposição de grandes vasos.
C. Realizar radiografia de tórax, pois podemos estar diante de um RN com transposição de grandes vasos.
D. Realizar nova oximetria após 24 horas, pois podemos estar diante de um RN com persistência do canal arterial.
E. Realizar nova oximetria após uma hora, pois podemos estar diante de um RN com coarctação aórtica.

Com base no caso descrito, assinale o item VERDADEIRO.
A. No tocante à prevenção primária da HAS são recomendações não medicamentosas: alimentação saudável, restrição de sódio, ingestão de potássio, atividade física e interrupção do tabagismo.
A. No tocante à prevenção primária da HAS são recomendações não medicamentosas: alimentação saudável, restrição de sódio, ingestão de potássio, atividade física e interrupção do tabagismo.
B. PA= 160 x 105 mmHg classifica-se como hipertensão estágio I.

e a alternativa correta acerca da dinâmica uterina.
A.
A. Após a expulsão do feto pelo canal vaginal as contrações uterinas tendem a cessar.
B. As contrações uterinas não podem ser verificadas por meio da palpação uterina, apenas por Cardiotocografia.
C. As contrações de Braxton-Hicks constituem contrações efetivas e rítmicas, que caracterizam o verdadeiro trabalho de parto.
D. A dinâmica uterina é o fenômeno mais importante do trabalho de parto, indispensável para fazer dilatar o colo e expulsar o concepto.
E. As contrações uterinas verdadeiras que indicam trabalho de parto devem ser de pelo menos uma contração a cada hora.

O nascimento no ambiente hospitalar se caracteriza pela adoção de várias tecnologias e procedimentos com o objetivo de torná-lo mais seguro para a mulher e seu bebê. A experiência vivida pelas mulheres neste momento pode deixar marcas indeléveis, positivas ou negativas, para o resto das suas vidas. Por isso, torna-se imprescindível a qualificação da atenção à gestante, a fim de garantir que a decisão pela via de parto considere os ganhos em saúde e seus possíveis riscos, de forma claramente informada e compartilhada entre a gestante e a equipe de saúde que a atende. As Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal nasceram de um esforço do Ministério da Saúde, em conjunto com diversas áreas do Ministério e outras instituições, sociedades e associações de profissionais (médicos e de enfermagem) e das mulheres, no intuito de qualificar o modo de nascer no Brasil.
Sobre as recomendações das diretrizes do parto normal analise as alternativas a seguir e assinale o que for correto.
A. Estimula-se a realização de procedimentos como manutenção do jejum hidratação venosa e tricotomia, mesmo em casos de parturiente de risco habitual.
B. A auscultação dos batimentos cardíacos do feto (BCF) intermitente deve ser realizada com a parturiente deitada em decúbito dorsal.
C. A fase de dilatação tem início com as contrações uterinas rítmicas, que começa com a modificação da cérvice e terminam quando a sua ampliação está completa com 10 cm.
D. A ruptura da bolsa das águas deve ser realizada com amniotomia de modo a facilitar a dilatação e consequentemente a expulsão do feto.
E. A analgesia de parto não deve ser incentivada visto que medicamentos analgésicos podem rebaixar neurologicamente o feto e assim gerar comorbidades ao mesmo.

Prévia do material em texto

<p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>1ª AVALIAÇÃO (AV1)</p><p>Aluno (a):</p><p>Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - INTERNATO I / INTERNATO II</p><p>Professor (a): Adriano Nogueira, Aline Gurgel, Ariclene Oliveira, Arisa</p><p>Almeida, Denizielle Moura, Gleudson Xavier, Herculano Campos, Juliana Freitas,</p><p>Mirian Ferreira.</p><p>Data: 05/04/2024 (Sexta)N</p><p>Campus: Carneiro da Cunha Código da turma: ENF9M1 / ENF10M1</p><p>CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - UNIFAMETRO</p><p>1. Critérios de aprovação institucionais:</p><p>A. A média mínima para aprovação é 5,0 (cinco), calculada a partir da média aritmética entre os graus das</p><p>avaliações (AV1, AV2 e AV3).</p><p>B. A nota AV2 é composta da nota da AV2 (70%) + APS (30%), não havendo 2ª chamada.</p><p>C. AV3: Obter nota igual ou superior a 4,0 (quatro). A AV3 poderá ter peso 2, caso o aluno não tenha</p><p>realizado a AV1, ou seja, a AV3 funcionará como uma 2ª chamada da AV1 e não como prova substitutiva.</p><p>2. Leia toda a avaliação antes de respondê-la, preencha legivelmente o cabeçalho e responda às questões com</p><p>caneta azul ou preta. Utilize o verso ou folha adicional, se necessário.</p><p>3. Não serão consideradas respostas com rasura em qualquer opção de questões de múltipla escolha.</p><p>4. Os critérios de avaliação e revisão de notas de provas constam no Regimento Interno da Instituição.</p><p>5. Mantenha os aparelhos eletrônicos desligados durante a prova.</p><p>6. A comunicação com terceiros, a consulta ou a utilização de celulares, tablets e outros eletrônicos, anotações</p><p>e impressões ou qualquer outro meio ilícito para o momento ou não autorizado pelo professor ensejará a</p><p>atribuição de nota 0 (zero) ao aluno.</p><p>7. O aluno que receber a avaliação e não resolver os quesitos, mesmo deixando de entregá-la e/ou de assinar a</p><p>ata de prova, receberá nota 0 (zero).</p><p>Bom desempenho!</p><p>GABARITO</p><p>Marque a alternativa correspondente e lembre-se que o gabarito não pode ser rasurado.</p><p>Use o seguinte modelo de marcação:</p><p>Questão 01</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 02</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 03</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 04</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 05</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 06</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 07</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 08</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 09</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 10</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 11</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 12</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 13</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 14</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 15</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 16</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 17</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 18</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 19</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>Questão 20</p><p>(0,35pontos )</p><p>A B C D E</p><p>CURSO: ENFERMAGEM NOTA OBTIDA:</p><p>AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS</p><p>(21, 22, 23, 24 e 25) DEVEM SER REGISTRADAS NA PRÓPRIA QUESTÃO.</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>QUESTÃO 1 (0,35 pontos)</p><p>Homem, 55 anos, comerciante, com antecedentes de hipertensão arterial. Estava em uma das</p><p>estações do Metrô de São Paulo quando sentiu forte dor precordial em aperto, constante,</p><p>acompanhada de tontura e evoluindo para perda de consciência. Usuários acionaram os</p><p>funcionários do metrô (Time de Resposta Rápida em Urgências) que constataram PCR e iniciaram</p><p>o atendimento. Solicitaram o DEA e começaram a aplicar CTC (Compressões Torácicas Contínuas)</p><p>de imediato. Em dois minutos, o DEA estava no local, com as pás aplicadas no tórax da vítima; foi</p><p>feita a análise do ritmo (fibrilação ventricular) e indicou-se choque em menos de 20 segundos.</p><p>As compressões torácicas foram imediatamente retomadas, e o DEA indicou mais quatro</p><p>choques ao longo de 8 minutos.</p><p>A partir do exposto no texto acima, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.</p><p>I- Considerando se tratar de um ritmo chocável, foram realizados ao longo do atendimento, desde</p><p>a chegada dos profissionais de saúde do metrô, 5 ciclos de choque com o uso do DEA.</p><p>PORQUE</p><p>II- Em situações de FV (fibrilação ventricular) e TV (taquicardia ventricular) é recomendado pelo</p><p>protocolo a administração dos choques com 2 doses de epinefrina e 1 dose de amiodarona,</p><p>considerando a quantidade de choques realizados pelo DEA.</p><p>A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>E. As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>QUESTÃO 2 (0,35 pontos)</p><p>Quanto aos princípios e diretrizes que o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) deve adotar de</p><p>acordo com a Resolução – RDC nº 36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em</p><p>serviços de saúde e dá outras providências,</p><p>analise cada afirmativa e coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.</p><p>( ) A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde</p><p>( ) A contribuição à ocorrência do evento adverso</p><p>( ) A articulação e a integração dos processos de gestão de risco</p><p>( ) A disseminação sistemática da cultura de identificação da culpa</p><p>( ) A garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde</p><p>Agora, assinale o item que contém a sequência correta.</p><p>A. F - V - V - F - V.</p><p>B. V - F - V - F - V.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>C. F - F - V - F - V.</p><p>D. V - F - V - F - F.</p><p>E. V - V - F - F - V.</p><p>QUESTÃO 3 (0,35 pontos)</p><p>A Classificação Internacional de Segurança do Paciente (CISP) da Organização Mundial da Saúde</p><p>(OMS) é um sistema de classificação que foi desenvolvido para auxiliar na coleta e análise de</p><p>informações sobre eventos adversos relacionados à assistência à saúde.</p><p>Em relação aos conceitos-chave da CISP, analise as assertivas abaixo e assinale V, se</p><p>verdadeiras, ou F, se falsas.</p><p>( ) Risco é a probabilidade de um incidente ocorrer, e circunstância notificável é um evento que</p><p>não causa danos ao paciente.</p><p>( ) A segurança do paciente busca aumentar o risco de dano causado associado ao cuidado de</p><p>saúde, e evento adverso é um incidente que não causa danos ao paciente.</p><p>( ) Evento adverso se refere a um incidente que resultou em dano ao paciente, enquanto Near</p><p>miss é um incidente que não atingiu o paciente.</p><p>( ) Near miss se refere a um evento que resulta em dano ao paciente, enquanto risco é a</p><p>probabilidade de um incidente ocorrer.</p><p>Assinale a alternativa que a apresentar a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de</p><p>cima para baixo:</p><p>A. V – F – V – F.</p><p>B. V – F – F – F.</p><p>C. F – V – F – V.</p><p>D. V – V – F – F.</p><p>E. F – F – V – F.</p><p>QUESTÃO 4 (0,35 pontos)</p><p>Homem de 66 anos de idade procurou atendimento médico no hospital em razão de dor</p><p>precordial intensa de 24 horas de duração. O paciente sabia ser portador de hipertensão arterial</p><p>e era tabagista. Sem sentir nada antes, apresentou dor precordial intensa e, após cerca de 24</p><p>horas de duração, devido à sua persistência procurou atendimento médico de emergência. O</p><p>exame revelou frequência cardíaca de 90 bpm e pressão arterial de 110/70 mmHg. O exame do</p><p>coração revelou sopro sistólico em borda esternal esquerda baixa e área mitral, sendo de</p><p>imediato, solicitado dosagem de marcadores cardíacos.</p><p>Diante do caso apresentado acima, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.</p><p>I. No atendimento a um paciente com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio</p><p>- IAM, uma das</p><p>condutas é a dosagem sérica de biomarcadores cardíacos para confirmação do diagnóstico.</p><p>PORQUE</p><p>II. O biomarcador solicitado foi a enzima troponina, visto que se trata de um marcador mais</p><p>específico e sensível para o diagnóstico de lesão isquêmica do miocárdio.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>E. As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>QUESTÃO 5 (0,35 pontos)</p><p>TEXTO 1</p><p>A estruturação territorial do Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo feita no Brasil por meio da</p><p>regionalização da saúde. Essa é uma política, assim como uma técnica, utilizada para definir</p><p>territórios de atuação dos serviços. Após sua implementação, houve avanços no planejamento e</p><p>mudanças nas condições de vida da população, mas a prática ainda se apresenta relativamente</p><p>pragmática e, não raro, burocrática.</p><p>FARIA, R. M. A. Territorialização da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde e a</p><p>construção de uma perspectiva de adequação dos serviços aos perfis do território. Hygeia, v. 9,</p><p>n. 16, p. 131-147, 2013 (adaptado).</p><p>TEXTO 2</p><p>O Programa Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada pelo</p><p>conjunto de atores historicamente envolvidos no desenvolvimento e na consolidação do Sistema</p><p>Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três</p><p>esferas de governo.</p><p>BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.436. Política Nacional de</p><p>Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no</p><p>âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, 2017 (adaptado).</p><p>Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.</p><p>I. As equipes de atenção básica têm como foco de trabalho a programação e a implementação</p><p>das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da população.</p><p>II. O desenvolvimento do processo de trabalho é realizado por meio da disponibilização das</p><p>agendas de consultas para cada área profissional e segue alguns critérios, como problemas</p><p>de saúde, ciclos de vida, sexo e patologias.</p><p>III. A participação no processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe,</p><p>identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades, é atribuição</p><p>comum a todos os profissionais do grupo.</p><p>IV. O enfermeiro deve realizar atenção à saúde, na unidade básica de saúde (UBS) como</p><p>também no território.</p><p>V. As atribuições específicas do enfermeiro incluem realizar consulta de enfermagem, processo</p><p>de territorialização, procedimentos e atividades em grupo, além de, conforme protocolos ou</p><p>outras normativas técnicas, solicitar exames complementares, prescrever medicações e</p><p>encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>É correto apenas o que se afirma em</p><p>A. I, II e III.</p><p>B. I, III e IV.</p><p>C. I, IV e V.</p><p>D. II, III e IV.</p><p>E. II, IV e V.</p><p>QUESTÃO 6 (0,35 pontos)</p><p>Durante uma consulta de puericultura com uma enfermeira, uma menina com 6 meses</p><p>apresentou os seguintes dados antropométricos: peso = 5 kg; comprimento = 59 cm; PC = 38 cm.</p><p>A mãe informa que sua filha nasceu com 37 semanas de idade gestacional. O gráfico a seguir</p><p>apresenta peso para idade de 0 a 2 anos.</p><p>Considerando esse caso clínico e os dados obtidos a partir do preenchimento do gráfico de peso</p><p>para a idade, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde e com o que está contido</p><p>na Caderneta da Criança,</p><p>assinale a opção que apresenta, respectivamente, a classificação do peso da paciente e a</p><p>conduta que deve ser adotada pela enfermeira nessa situação.</p><p>A. Peso elevado para idade, verificar a existência de erros alimentares, realizar avaliação</p><p>clínica, orientar a família alimentação saudável para a idade da criança, encaminhar para</p><p>núcleo ampliado à saúde da família.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>B. Peso adequado para idade, avaliar a alimentação, orientar a alimentação complementar</p><p>levando em consideração o contexto socioeconômico. Parabenizá-la, caso a alimentação</p><p>esteja adequada.</p><p>C. Baixo peso para idade, investigar possíveis causas, como atenção especial para o</p><p>desmame, orientar introdução alimentar, orientar retorno com 15 dias.</p><p>D. Muito baixo peso para idade, investigar possíveis causas, como atenção especial para o</p><p>desmame, orientar introdução alimentar, orientar retorno com 30 dias.</p><p>E. Muito baixo peso para idade, investigar possíveis causas, como atenção especial para o</p><p>desmame, orientar introdução alimentar, encaminhar para núcleo ampliado à saúde da</p><p>família, orientar retorno com 15 dias.</p><p>QUESTÃO 7 (0,35 pontos)</p><p>Recém-nascido a termo, nascido de parto cesário, com líquido amniótico claro, peso ao</p><p>nascimento de 3.350 gramas, APGAR de 07 e 09. Encontra-se em alojamento conjunto, em</p><p>aleitamento materno exclusivo, eupneico, afebril. Foi levado pela Enfermeira da unidade para</p><p>teste do “coraçãozinho”. A oximetria de pulso revelou: 97% no MSD e 92% no MID.</p><p>A conduta mais acertada é:</p><p>A. Realizar eletrocardiograma, pois podemos estar diante de um RN com persistência do</p><p>canal arterial.</p><p>B. Realizar ecocardiograma, pois podemos estar diante de um RN com transposição de</p><p>grandes vasos.</p><p>C. Realizar radiografia de tórax, pois podemos estar diante de um RN com transposição de</p><p>grandes vasos.</p><p>D. Realizar nova oximetria após 24 horas, pois podemos estar diante de um RN com</p><p>persistência do canal arterial.</p><p>E. Realizar nova oximetria após uma hora, pois podemos estar diante de um RN com</p><p>coarctação aórtica</p><p>QUESTÃO 8 (0,35 pontos)</p><p>FRB, 41 anos, tem diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica há 2 meses e realiza tratamento</p><p>com Losartana 1 x ao dia. Na anamnese durante a consulta no posto de saúde, refere idas à UPA</p><p>com queixa de cefaleia occipital e pico hipertensivo. Refere que está em período de adaptação</p><p>e ainda não iniciou a alimentação saudável e atividade física. Tenho uma vida corrida para</p><p>conciliar trabalho e cuidados de casa. É desgastante, mas é necessário pois tenho muitos gastos.</p><p>PA= 160 x 105 mmHg.</p><p>Com base no caso descrito, assinale o item VERDADEIRO.</p><p>A. No tocante à prevenção primária da HAS são recomendações não medicamentosas:</p><p>alimentação saudável, restrição de sódio, ingestão de potássio, atividade física e</p><p>interrupção do tabagismo.</p><p>B. PA= 160 x 105 mmHg classifica-se como hipertensão estágio I.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>C. A hipertensão arterial é uma condição geralmente assintomática, que pode evoluir com</p><p>alterações estruturais e(ou) funcionais em órgãos-alvo, como coração, pulmão, rins e</p><p>vasos.</p><p>D. O enfermeiro deverá aumentar a dose da Losartana visto que a paciente está</p><p>apresentando pico hipertensivo.</p><p>E. PA= 160 x 105 mmHg classifica-se como hipertensão estágio III.</p><p>QUESTÃO 9 (0,35 pontos)</p><p>Para grande parte das mulheres, o parto começa com a primeira contração uterina, continua</p><p>durante as horas que se seguem até a total dilatação do colo uterino e nascimento da criança e</p><p>termina</p><p>com a mulher estabelecendo o processo de vínculo com o recém-nascido. O cuidado de</p><p>enfermagem nessa fase concentra-se no apoio à mulher e à sua família, com o intuito de garantir</p><p>o melhor resultado possível para todos os envolvidos. Avaliação das contrações uterinas,</p><p>realizando-se a dinâmica uterina (DU) para verificar intensidade, duração e frequência das</p><p>contrações em um intervalo de 10 minutos; deve ser feita a cada 60 minutos. A DU deve ser</p><p>analisada com relação ao seu efeito sobre a dilatação, o apagamento e a descida fetal no canal</p><p>do parto.</p><p>Assinale a alternativa correta acerca da dinâmica uterina.</p><p>A. Após a expulsão do feto pelo canal vaginal as contrações uterinas tendem a cessar.</p><p>B. As contrações uterinas não podem ser verificadas por meio da palpação uterina, apenas</p><p>por Cardiotocografia.</p><p>C. As contrações de Braxton-Hicks constituem contrações efetivas e rítmicas, que</p><p>caracterizam o verdadeiro trabalho de parto.</p><p>D. A dinâmica uterina é o fenômeno mais importante do trabalho de parto, indispensável</p><p>para fazer dilatar o colo e expulsar o concepto.</p><p>E. As contrações uterinas verdadeiras que indicam trabalho de parto devem ser de pelo</p><p>menos uma contração a cada hora.</p><p>QUESTÃO 10 (0,35 pontos)</p><p>O nascimento no ambiente hospitalar se caracteriza pela adoção de várias tecnologias e</p><p>procedimentos com o objetivo de torná-lo mais seguro para a mulher e seu bebê. A experiência</p><p>vivida pelas mulheres neste momento pode deixar marcas indeléveis, positivas ou negativas, para</p><p>o resto das suas vidas. Por isso, torna-se imprescindível a qualificação da atenção à gestante, a</p><p>fim de garantir que a decisão pela via de parto considere os ganhos em saúde e seus possíveis</p><p>riscos, de forma claramente informada e compartilhada entre a gestante e a equipe de saúde</p><p>que a atende. As Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal nasceram de um esforço do</p><p>Ministério da Saúde, em conjunto com diversas áreas do Ministério e outras instituições,</p><p>sociedades e associações de profissionais (médicos e de enfermagem) e das mulheres, no intuito</p><p>de qualificar o modo de nascer no Brasil.</p><p>Sobre as recomendações das diretrizes do parto normal analise as alternativas a seguir e</p><p>assinale o que for correto.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>A. Estimula-se a realização de procedimentos como manutenção do jejum hidratação</p><p>venosa e tricotomia, mesmo em casos de parturiente de risco habitual.</p><p>B. A auscultação dos batimentos cardíacos do feto (BCF) intermitente deve ser realizada com</p><p>a parturiente deitada em decúbito dorsal.</p><p>C. A fase de dilatação tem início com as contrações uterinas rítmicas, que começa com a</p><p>modificação da cérvice e terminam quando a sua ampliação está completa com 10 cm.</p><p>D. A ruptura da bolsa das águas deve ser realizada com amniotomia de modo a facilitar a</p><p>dilatação e consequentemente a expulsão do feto.</p><p>E. A analgesia de parto não deve ser incentivada visto que medicamentos analgésicos</p><p>podem rebaixar neurologicamente o feto e assim gerar comorbidades ao mesmo.</p><p>QUESTÃO 11 (0,35 pontos)</p><p>Aprox. 60% do peso de um adulto é formado por líquido (água e eletrólito), os fatores que</p><p>interferem na quantidade de líquido corporal são idade, sexo e gordura. Quanto a localização do</p><p>liquido corporal encontra-se disposto em dois compartimentos o espaço extracelular e o espaço</p><p>intracelular.</p><p>Quanto aos distúrbios hidroeletrolíticos que podem acometer o adulto, é correto afirmar que:</p><p>A. Ocorre devido apenas a retenção de líquido.</p><p>B. Ocorre por déficit de magnésio.</p><p>C. Ocorre somente pelo déficit de volume de líquido.</p><p>D. Ocorre diretamente pelo excesso de sódio.</p><p>E. Ocorre pela perda ou acúmulo de eletrólitos e/ou líquido.</p><p>QUESTÃO 12 (0,35 pontos)</p><p>TEXTO 1</p><p>Desde 2017, a Organização Mundial da Saúde identificou elevado número de casos de sarampo</p><p>em 170 países, sendo que, em 2018, foram confirmados 82 596 casos somente na Europa, com</p><p>72 fatalidades.</p><p>Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde a certificação de país livre da</p><p>doença, porém, perdeu a certificação em 2018, após serem registrados 10 262 casos, sobretudo</p><p>na região Norte. Em 2019, de acordo com o Ministério da Saúde, foram confirmados 561 casos</p><p>de sarampo entre os meses de janeiro a julho.</p><p>A vacinação é a forma mais eficaz e segura para prevenção de doenças como o sarampo. A</p><p>instituição do Plano de Eliminação do Sarampo ocorreu em 1992, mas a segunda dose da tríplice</p><p>viral foi instituída a partir de junho de 2004. Em 2013, a vacina tetraviral foi introduzida no</p><p>Calendário Básico de Vacinação da Criança, que também combate a varicela.</p><p>O gráfico a seguir apresenta a cobertura vacinal do sarampo no Brasil, de 2015 a 2018, através</p><p>da porcentagem anual de aplicação das duas doses da tríplice viral.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>TEXTO 2</p><p>Ao perder a certificação de país livre do sarampo em 2018, o Ministério da Saúde estabeleceu</p><p>um conjunto de medidas de prevenção e controle, com ampliação das estratégias de adesão da</p><p>população à imunização e apoio na investigação e no manejo dos casos da doença.</p><p>O objetivo é aumentar as taxas de cobertura vacinal (95%) para os índices recomendados pela</p><p>Organização Mundial da Saúde mediante avaliação e atualização da situação vacinal dos</p><p>brasileiros.</p><p>Considerando os textos e os gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.</p><p>I. No calendário vacinal brasileiro, a recomendação é de que as crianças recebam a tríplice viral</p><p>(contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 6 meses de idade e a tetraviral (contra sarampo,</p><p>caxumba, rubéola e varicela) aos 12 meses de idade.</p><p>II. As epidemias são recorrentes em países desenvolvidos em virtude, dentre outros fatores,</p><p>do movimento anti-vacina que está em crescimento nos países em desenvolvimento devido a</p><p>divulgação de informações falsas sobre as vacinas.</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>III. A instituição do Plano de Eliminação do Sarampo em 1992, da segunda dose da tríplice viral</p><p>em 2004 e da tetraviral em 2013 explica que as campanhas de vacinação atuais estão focando</p><p>nos jovens entre 15 e 29 anos, pois eles nasceram quando a segunda dose da tríplice viral ainda</p><p>não havia sido instituída.</p><p>IV. Além dos fluxos migratórios, um fator agravante para a ocorrência de surtos é o fato do país</p><p>possuir cobertura vacinal da tríplice viral menor do que a recomendação internacional, que é de</p><p>95%.</p><p>É correto apenas o que se afirma em</p><p>A. I e II</p><p>B. I e IV</p><p>C. III e IV</p><p>D. I, II e III</p><p>E. II, III e IV</p><p>QUESTÃO 13 (0,35 pontos)</p><p>A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, aprovada em 2009, tem como</p><p>objetivo a promoção da melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira,</p><p>“contribuindo para a redução das causas de morbidade e mortalidade através do enfrentamento</p><p>racional dos fatores de risco e facilitando o acesso às ações e aos serviços de atenção integral a</p><p>saúde” (BRASIL, 2010). Hoje, no Brasil, duas a cada três mortes de adultos são de homens, o que</p><p>reforça a necessidade de uma política específica de atenção a essa parcela da população.</p><p>O gráfico abaixo apresenta as principais causas de mortalidade na população masculina</p><p>brasileira de 20 a 59 anos de idade.</p><p>Com base no gráfico, conclui-se que</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>A. há relação inversa entre a mortalidade por causas externas e a mortalidade devida a</p><p>doenças do aparelho circulatório nos extremos de idade: 20-29 anos e 50-59 anos de</p><p>idade.</p><p>B. as curvas de mortalidade por neoplasias, doenças do aparelho digestivo e do aparelho</p><p>respiratório têm pouca variação entre si na vida adulta.</p><p>C. a mortalidade por neoplasias entra em ascensão a partir dos 39 anos de idade e estabiliza</p><p>na faixa etária de 50 a 59 anos de idade.</p><p>D. as doenças do aparelho circulatório são responsáveis por grande parte da mortalidade</p><p>durante a vida adulta.</p><p>E. causas externas e doenças do aparelho circulatório assumem curvas semelhantes após os</p><p>40 anos de idade.</p><p>QUESTÃO 14 (0,35 pontos)</p><p>No processo de envelhecimento as alterações fisiológicas acarretam em mudanças no aparelho</p><p>locomotor devido a perda da massa muscular, perda do equilíbrio corporal, diminuição da massa</p><p>óssea, perda da visão e audição e desidratação, diminuindo as atividades do idoso no dia a dia.</p><p>Considerando as alterações fisiológicas do envelhecimento que favorecem o risco de quedas em</p><p>pessoas idosas, analise as opções abaixo e avalie qual melhor descreve uma intervenção de</p><p>enfermagem apropriada e desafiadora para mitigar esse risco?</p><p>Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir e assinale a opção</p><p>correta.</p><p>A. Implementar um programa multidisciplinar com objetivo de melhoria da</p><p>capacidade física, com ênfase em fortalecimento muscular e melhoria do equilíbrio.</p><p>B. Prescrever medicações específicas para melhorar a densidade óssea, combatendo</p><p>a perda óssea relacionada ao envelhecimento.</p><p>C. Realizar testes de visão avançados e avaliações de sensibilidade ao contraste para</p><p>identificar problemas visuais em idosos.</p><p>D. Oferecer um programa de terapia cognitiva para melhorar a percepção de risco e</p><p>tomada de decisões em situações de perigo.</p><p>E. Incentivar o uso de aparelhos auditivos de última geração, adaptados às necessidades</p><p>auditivas individuais dos idosos.</p><p>QUESTÃO 15 (0,35 pontos)</p><p>O envelhecimento da população é uma realidade global, e com isso, questões relacionadas à</p><p>saúde dos idosos tornam-se cada vez mais relevantes. Dentre os desafios enfrentados por essa</p><p>parcela da sociedade, as quedas se destacam como um problema significativo. A incidência de</p><p>quedas em idosos está associada a uma série de fatores, incluindo condições de saúde</p><p>específicas, polifarmácia e ambientes inadequados.</p><p>Nesse contexto, a assistência de enfermagem desempenha um papel crucial na prevenção de</p><p>quedas. A equipe de enfermagem é responsável por realizar avaliações de risco, implementar</p><p>intervenções personalizadas e promover a educação do paciente sobre medidas de segurança.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>Contudo, é importante analisar de forma crítica a relação entre a ocorrência de quedas e a</p><p>atuação da enfermagem, considerando os diversos elementos envolvidos.</p><p>Com base nesse cenário, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.</p><p>Asserção: A ocorrência frequente de quedas em idosos está relacionada a fatores multifatoriais,</p><p>incluindo condições de saúde e ambientes inadequados.</p><p>PORQUE</p><p>Razão: A assistência de enfermagem desempenha um papel crucial na prevenção de quedas, por</p><p>meio da avaliação de riscos, intervenções personalizadas e educação para segurança.</p><p>A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta.</p><p>A. Ambas as afirmações são verdadeiras, e a razão é uma justificativa correta da</p><p>asserção.</p><p>B. Ambas as afirmações são verdadeiras, mas a razão não é uma justificativa correta</p><p>da asserção.</p><p>C. A asserção é verdadeira, e a razão é falsa.</p><p>D. A asserção é falsa, e a razão é verdadeira.</p><p>E. Ambas as afirmações são falsas.</p><p>QUESTÃO 16 (0,35 pontos)</p><p>Além das campanhas anuais de vacinação contra a gripe, nos últimos anos foram promovidas</p><p>também ações nacionais voltadas para a vacinação contra o sarampo e a febre amarela.</p><p>Sobre essas vacinas, assinale a afirmativa correta.</p><p>A. A vacina da gripe, em crianças menores de 6 meses, deve ser administrada na dose de</p><p>0,25ml pela via subcutânea.</p><p>B. A tríplice viral é contraindicada em pessoas com imunocomprometimento e em</p><p>gestantes.</p><p>C. A vacina contra febre amarela é contraindicada para crianças, mas pode ser aplicada em</p><p>gestantes.</p><p>D. A aplicação intradérmica da vacina contra a influenza é recomendada para indivíduos que</p><p>apresentam discrasias sanguíneas.</p><p>E. A vacina tríplice viral não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas do</p><p>calendário vacinal, principalmente em crianças.</p><p>QUESTÃO 17 (0,35 pontos)</p><p>A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de</p><p>Tuberculose (Miliar e Meníngea). O esquema de vacinação é em dose única o mais precocemente</p><p>possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>De acordo com a instrução normativa da vacina BCG (2024), deve-se considerar que:</p><p>A. Em crianças nascidas com peso inferior a 1,5 Kg, adiar a vacinação até que atinjam este</p><p>peso.</p><p>B. Na rotina dos serviços de saúde, a vacina é disponibilizada para crianças até 6 (seis) anos</p><p>11 meses e 29 dias, ainda não vacinadas.</p><p>C. crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal,</p><p>necessitam ser revacinadas.</p><p>D. A vacina produzida pelo Serum Institute of India deve ser administrada 0,05 mL em</p><p>crianças recém-nascidas até 11 meses e 29 dias e 0,1 mL para pessoas a partir de 1 (um)</p><p>ano de idade.</p><p>E. A comprovação da vacinação com BCG é feita por meio do registro no cartão ou caderneta</p><p>de vacinação, exclusivamente.</p><p>QUESTÃO 18 (0,35 pontos)</p><p>Considerando a atualização da resolução do processo de enfermagem conforme a notícia</p><p>acima avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.</p><p>Entre as mudanças, a resolução estabelece uma diferenciação conceitual entre a</p><p>Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem.</p><p>PORQUE</p><p>O conceito SAE se relaciona a aspectos organizativos necessários para a prática assistencial,</p><p>sendo um conceito ainda em amadurecimento. Já o PE, reconhecido como o padrão da</p><p>prática assistencial, apresenta definição, atributos, limites, antecedentes e consequentes</p><p>desenvolvidos de forma coerente ao longo do tempo, sendo considerado um conceito</p><p>maduro, articulado aos Sistemas de Linguagens Padronizadas, ao raciocínio clínico e às</p><p>teorias da profissão</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.</p><p>A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>E. As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>QUESTÃO 19 (0,35 pontos)</p><p>O enfermeiro deve pautar a assistência no Processo de enfermagem, ao planejar a</p><p>assistência de enfermagem ao portador de pneumonia internado em uma UTI, deve</p><p>elencar quais diagnósticos de enfermagem para definir aos cuidados adequados ao</p><p>mesmo?</p><p>Analise as afirmações a seguir sobre quais diagnósticos de enfermagem se enquadram a</p><p>esse usuário:</p><p>I. padrão respiratório ineficaz relacionado à limitação do fluxo de ar, evidenciado por dispneia,</p><p>tosse e presença de secreções;</p><p>II. distúrbio</p><p>de sono relacionado à dificuldade respiratória, evidenciado por dispneia quando está</p><p>dormindo;</p><p>III. risco de infecção relacionada ao comprometimento da função pulmonar e dos mecanismos de</p><p>defesa.</p><p>IV. risco de sobrepeso relacionado a Frequência alta a restaurantes e de consumo de frituras</p><p>V. Capacidade adaptativa intracraniana diminuída relacionado a Aumento desproporcional da</p><p>pressão intracraniana (PIC) após estímulos</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A. Estão corretas as afirmações: I, II e III.</p><p>B. Estão corretas as afirmações: I, II, III e IV.</p><p>C. Estão corretas as afirmações: II, III, e V.</p><p>D. Estão corretas as afirmações: I, II e V.</p><p>E. Estão corretas as afirmações: I, III, IV e V.</p><p>QUESTÃO 20 (0,35 pontos)</p><p>Durante uma reunião de gestão do posto de saúde Edna Guerra, foi apresentado uma chuva de</p><p>ideias sobre a ESF para toda a equipe com o objetivo de trazer clareza da missão e valores do</p><p>trabalho, que será feito um quadro para sempre aproximar a equipe dos propósitos.</p><p>Sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF), assinale o que é correto para compor o quadro:</p><p>A. A ESF tem como meta a reorganização da Atenção Terciária no Brasil.</p><p>B. A equipe de saúde da família é composta por, no mínimo, um médico generalista e</p><p>agentes comunitários de saúde, sendo opcional a participação da equipe de enfermagem.</p><p>C. A ESF tem como meta a reorganização da Atenção Secundária no Brasil.</p><p>D. Os agentes comunitários são opcionais dentro da ESF uma vez que eles não integram a</p><p>equipe mínima necessária.</p><p>E. É uma estratégia que favorece uma reorientação do processo de trabalho com maior</p><p>potencial de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e</p><p>coletividades.</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>QUESTÃO 21 (0,60 pontos)</p><p>Mariely, 24 anos, é mãe de Helen, que possui 5 meses de idade. Mariely não trabalha e está sem</p><p>frequentar a escola desde o nascimento da filha. Atualmente, mora com o marido, José, de 33</p><p>anos. A ACS Joana acompanha a família de Mariely durante as visitas domiciliares e numa das</p><p>visitas constata que Helen se encontra com as vacinas atrasadas e encaminha a criança para a</p><p>consulta de puericultura. No dia da consulta de puericultura, Mariely leva Helen para ser avaliada</p><p>pela enfermeira. Inicialmente, foi verificado o peso atual (8kg) e comprimento de 58 cm.</p><p>Realizada medição de perímetro cefálico (42 cm), adequado para idade. E sem alterações</p><p>fenotípicas. Em relação a alimentação, Ana refere que Helen só mama. Ao avaliar o</p><p>desenvolvimento, a enfermeira faz algumas perguntas sobre os marcos e a mãe ressalta que</p><p>Helen ainda não rola. Afirma ainda que a filha adora brincar, busca objetos, leva objetos à boca</p><p>e localiza som.</p><p>Diante do caso clínico, classifique quanto ao desenvolvimento infantil (0,2) e elabore as</p><p>condutas que a enfermeira deve realizar voltadas para o desenvolvimento infantil (0,2). Além</p><p>disso, quais os marcos de desenvolvimento Helen deve alcançar na próxima faixa etária (0,2).</p><p>1</p><p>2</p><p>3</p><p>4</p><p>5</p><p>6</p><p>7</p><p>8</p><p>9</p><p>10</p><p>11</p><p>12</p><p>13</p><p>14</p><p>15</p><p>Classificação: Alerta para desenvolvimento (0,2)</p><p>Conduta: Orientar estimulação (0,2)</p><p>Por volta dos 5 meses, estimule-a a rolar de barriga para cima e depois para</p><p>baixo. Coloque-a sobre um papelão grosso de uma caixa desmontada (que não</p><p>seja de produtos tóxicos e/ou com cheiros fortes) ou outro forro que fique firme</p><p>no chão para facilitar seus movimentos.</p><p>Faixa etária de 6 a 9 meses: brinca de esconde-achou, transfere objeto de uma</p><p>mão para outra, duplica sílabas e senta sem apoio. (0,2)</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>QUESTÃO 22 (0,60 pontos)</p><p>Sra. Maria, 67 anos, tem diagnóstico de hipertensão e diabetes mellitus. Apresenta amputação</p><p>em hálux direito e lesão infectada no pé esquerdo. Realiza tratamento com anti-hipertensivos</p><p>orais, hipoglicemiantes orais, insulina NPH (12/12 hs) e insulina regular (manhã, tarde e noite).</p><p>Refere ter os cuidados necessários, porém a lesão está difícil de fechar. Refere também muita</p><p>fome, muita sede e urinando várias vezes. Ao aferir a glicemia o valor foi de 430 mg/dl.</p><p>Com base no caso, responda:</p><p>a) Utilizando os termos técnicos, descreva três sinais ou sintomas sugestivos de diabetes</p><p>mellitus descompensada.</p><p>1</p><p>2</p><p>3</p><p>4</p><p>5</p><p>b) Descreva três orientações a serem dadas sobre o procedimento de conservação,</p><p>armazenamento e transporte da insulina.</p><p>1</p><p>2</p><p>3</p><p>4</p><p>5</p><p>6</p><p>7</p><p>8</p><p>9</p><p>10</p><p>QUESTÃO 23 (0,60 pontos)</p><p>Gestante 35 anos G4P3A0, desempregada, vive atualmente em casa de “invasão” com três filhos</p><p>e se sustenta com um auxílio do bolsa família de 300 reais. Relata que teve três partos vaginais o</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>último há 1 ano e meio e que deste filho não fez “revisão de parto e não usava nada pra evitar</p><p>gestação. Comparece ao serviço de saúde na Unidade básica próximo da sua casa em demanda</p><p>espontânea no dia 12/03/24. Realizado acolhimento e marcada consulta no mesmo dia com o</p><p>enfermeiro da sua área adscrita. O enfermeiro acolheu a paciente, e procedeu com consulta de</p><p>enfermagem pré-natal. Na anamnese coletou-se os seguintes dados: DUM= 05/10/23. Paciente</p><p>relata que tem dificuldades financeiras graves que às vezes não tem nem o que comer em casa e</p><p>que está muito preocupada pelo fato de está grávida e não saber como irá sustentar mais um</p><p>filho. Refere que quer fazer sua ligação de trompas que agora sabe que é mais fácil e quer saber</p><p>como fazer.</p><p>De acordo com caso acima, responda:</p><p>1. Calcule a DPP e a Idade gestacional.</p><p>1</p><p>2</p><p>3</p><p>4</p><p>5</p><p>2. Considerando o caso acima e as queixas da paciente, construa um plano de cuidados a ser</p><p>implementado pela enfermeira na sua consulta de pré-natal.</p><p>1</p><p>2</p><p>3</p><p>4</p><p>5</p><p>6</p><p>7</p><p>8</p><p>9</p><p>10</p><p>DPP= 12/07/24 IG= 22s4d</p><p>apoiar e acolher a gestante e familia</p><p>orientar exames, alimentação, suplementar ferro</p><p>estimular inicio pre natal e adesão ao seguimento</p><p>orientar quanto ao planejamento sexual e reprodutivo</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>3. Em relação a laqueadura tubária oriente para a paciente como deve proceder para acessar</p><p>o direito de acordo com a nova legislação.</p><p>1</p><p>2</p><p>3</p><p>4</p><p>5</p><p>6</p><p>7</p><p>8</p><p>9</p><p>10</p><p>QUESTÃO 24 (0,60 pontos)</p><p>Foi prescrito amoxicilina/clavulanato 50 mg/kg, a cada quatro horas, para uma criança de</p><p>cinco anos de idade, que pesa 18 kg. O rótulo do medicamento diz que há 200 mg de</p><p>amoxicilina/clavulanato em 1 mL da solução.</p><p>Que quantidade dessa medicação deve ser administrada a esse paciente?</p><p>1</p><p>2</p><p>3</p><p>4</p><p>5</p><p>6</p><p>7</p><p>8</p><p>9</p><p>10</p><p>ela tem critério idade e número filhos</p><p>orientar irreversibilidade método</p><p>assinar termos e deixar registrado prontuário</p><p>marido nao precisa assinar</p><p>50mg/kg - 900mg/18kg</p><p>200mg_____________ 1ml</p><p>900 mg____________ X x = 4,5 ml</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Carol</p><p>Realce</p><p>Tel: (85) 3206.6400 / (85) 3402.2850 - www.unifametro.edu.br</p><p>QUESTÃO 25 (0,60 pontos)</p><p>Durante a reunião de equipe de uma Unidade de Saúde da Família, com a presença de dois</p><p>profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), a Agente Comunitária de Saúde</p><p>(ACS) apresentou o caso de um adolescente de 15 anos de idade que havia deixado de frequentar</p><p>a escola e estava pedindo dinheiro no semáforo para, segundo ele, alimentar a família. De acordo</p><p>com o relato da ACS, o adolescente tinha quatro irmãos mais novos e a mãe, usuária de crack e</p><p>álcool, estava desempregada. Além disso, o pai dele encontrava-se encarcerado.</p><p>Considerando a proposta de construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS) para o caso</p><p>apresentado qual a conduta a ser estabelecida?</p><p>1</p><p>2</p><p>3</p><p>4</p><p>5</p><p>6</p><p>7</p><p>8</p><p>9</p><p>10</p><p>11</p><p>12</p><p>13</p><p>14</p><p>15</p><p>Bom desempenho!</p><p>O diagnóstico situacional deverá conter</p><p>uma avaliação orgânica, psicológica e</p><p>social que possibilite chegar a uma conclusão a respeito dos riscos e da</p><p>vulnerabilidade do adolescente.</p><p>Carol</p><p>Realce</p>

Mais conteúdos dessa disciplina