Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE ONLINE 1 - DIREITO E PROCESSO ADM

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Lei Federal nº 9.784/99, que dispõe sobre o processo administrativo, determina que dentre outras coisas, deverá ser observado o critério de objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.
Assim considerando, pode-se dizer que está implícito nesta imposição da lei o princípio da:
a. Morosidade.
b. mpessoalidade
c. Eficiência.
d. Publicidade.
e. Dignidade da Pessoa Humana.

Por Processo Administrativo se entende uma série de Atos Administrativos, seguindo uma ordem definida por lei, com uma finalidade específica. Trata-se, basicamente, de uma sucessão lógica de atos que busca alcançar um objetivo final. A necessidade do Processo Administrativo busca garantir a segurança jurídica e a idoneidade de todo o processo.
Assim, considerando o conceito acima exposto, assinale a alternativa correta sobre a finalidade do processo administrativo:
a. A única finalidade do processo administrativo é desafogar o Poder Judiciário.
b. O processo administrativo tem como finalidade exclusiva controlar a Administração Pública e seus gastos.
c. O processo administrativo tem como finalidade o controle da atuação do Estado, a realização da democracia, a redução dos encargos do Poder Judiciário e a garantia de maior eficiência do processo.
d. O processo administrativo não possui nenhuma finalidade específica, uma vez que diz respeito a todos os atos que envolvem a administração.
e. O processo administrativo tem como finalidade o controle da atuação dos municípios e controlar os ministérios e secretarias.

Acerca dos agentes públicos e dos particulares em colaboração com o Poder Público, julgue os itens a seguir:
Assinale a alternativa correta:
I. Os credenciados atuam em nome do Estado em virtude de convênios celebrados com o Poder Público.
II. Os designados, também chamados de “agente honoríficos”, são todos aqueles que atuam em virtude de convocação efetivada pelo Poder Público, e têm obrigação de participar, sob pena de sanção.
III. Os agentes políticos são aqueles detentores de mandatos eletivos, bem como, secretários e ministros de Estado.
a. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
b. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c. Apenas a assertiva I está correta.
d. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
e. Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir:
Marque a opção correta.
I. O princípio da publicidade dispõe que a administração pública, ao atender o interesse público, deve exercer suas funções sem clareza nem transparência.
II. Nos processos administrativos, deve-se observar a divulgação oficial do inteiro teor dos atos administrativos em até cinco dias úteis, inclusive nas hipóteses de sigilo previstas na Constituição.
a. A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
b. As duas afirmativas são falsas.
c. As duas afirmativas são verdadeiras e I é resposta da II.
d. A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
e. As duas afirmativas são verdadeiras.

É uma prerrogativa do agente público o uso de poder. Quando o agente público exerce suas atividades de forma adequada e atua conforme o regime jurídico administrativo que lhe é imposto, falamos em um uso regular de poder. Ele atua conforme seu dever (MAZZA, 2018, p. 407). Todavia, quando este agente público age com excessos, pratica atos além de seu limite legal, há um uso irregular do seu poder, que se configura em um abuso de poder.
Outrossim, existem poderes-deveres que são conferidos à Administração Pública e que se constituem como prerrogativas relacionadas com obrigações, na defesa do interesse público, sendo eles:
a. Apenas o poder de polícia e o poder disciplinar.
b. Poder disciplinar, poder hierárquico, poder regulamentar, poder de polícia e poder normativo.
c. Poder hierárquico, poder vinculado, poder regulamentar e poder normativo.
d. Poder vinculado, poder discricionário e poder de polícia.
e. Poder vinculado, poder discricionário, poder disciplinar, poder hierárquico, poder regulamentar, poder de polícia e poder normativo.

O Direito é reconhecido como uma Ciência (Ciência Jurídica e Social) e trata sobre questões da sociedade, do homem e do convívio social. E como forma de facilitar sua compreensão, essa ciência foi dividida em dois ramos principais, que se subdividem em tantos outros. O Direito Administrativo é visto como um ramo do Direito Público que disciplina a função administrativa e os órgãos que a exercem.
Diante da definição de Direito Administrativo, marque a assertiva correta:
a. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público e privado que tratam da Administração Pública, suas entidades, órgãos e agentes públicos.
b. É o conjunto dos princípios jurídicos de direito público que tratam da Administração Pública, suas entidades, órgãos e agentes públicos.
c. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público que regem as relações jurídicas entre órgãos do Estado.
d. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público que têm como estudo o Serviço Público.
e. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público e privado que têm como estudo os atos do Poder Executivo.

Órgãos públicos são unidades de atuação destituídas de personalidade jurídica, cuja existência decorre do poder hierárquico que se verifica dentro de uma mesma pessoa jurídica. A Lei nº 9.784/99, em seu § 2º, inciso I, define que para os fins desta Lei, consideram-se órgão a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.
Com a evolução do Direito Administrativo ao longo do tempo, os pensadores do direito tentaram classificar como seria a forma que o Estado se relacionava com os seus agentes, surgiram, então, algumas teorias. Sobre as teorias temos que:
I - Teoria da Representação é Baseada no Código Civil e defendia que o Estado era incapaz. Assim, quando o agente público atuava, ele estava exercendo uma espécie de curatela nos interesses do Estado, devido a essa incapacidade. Essa teoria também foi superada, pois caso o Estado fosse incapaz, ele não poderia nomear seu representante.
II - Teoria do Mandato, cujo fundamento está em dizer que o agente público celebraria um contrato de representação com o Estado, sendo o mandatário das vontades do próprio Estado. Essa teoria também caiu por terra, principalmente porque não conseguiu apontar qual seria o momento e quem seria o autor do mandato.
III - Teoria do Órgão: Esquematizada pelo famoso jurista alemão Otto Friedrich von Gierke (1841-1921). A visão desse notável jurista foi comparar o Estado ao corpo humano. O Estado seria uma pessoa, possui personalidade, e os órgãos que o integram não seriam pessoas, mas partes integrantes dessa pessoa estatal.
a. Nenhuma das assertivas possui definições corretas acerca de cada teoria.
b. Somente a assertiva III possui definições corretas.
c. Todas as assertivas possuem definições corretas acerca de cada teoria.
d. Somente a assertiva I possui definições corretas.
e. Somente as assertivas I e III possuem definições corretas.

Da mesma maneira que nenhuma pessoa vive completamente isolada, o Direito também não. Os diferentes ramos do direito não existem de forma isolada, eles se conectam, conversam entre si. E desta forma, não seria diferente com o Direito Administrativo que possui ampla relação com várias outras áreas do Direito.
Desta forma, tendo em vista a interdisciplinaridade do Direito Administrativo, marque a alternativa que relaciona corretamente essa área com outra diversa.
a. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Penal em casos de crimes contra a Administração Pública, existindo a aplicação da lei penal, subordinada à definição do delito e à conceituação de atos e fatos administrativos.
b. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Penal em razão da tributação promovida a partir de relações jurídicas, em que o Estado logra arrecadar recursos para dar andamento ao funcionamento da máquina e estrutura pública, nos termos da Constituição e das Leis. Desta forma, o Direito Penal fornece todo o recurso e fomento necessário para a estrutura administrativa.
c. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Civil pois ambos tratam sobre o Estado e desta forma possuem muita coisa em comum, assim como regulam algumas funções do Estado e regulamentam os poderes que o compõem.
d. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Tributário em casos de crimes contra a Administração Pública, existindo a aplicação da lei penal, subordinada à definição do delito e à conceituação de atos e fatos administrativos.
e. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Constitucional na medida em que pode demandar a aplicabilidade em conjunto em contratos e obrigações do Poder Público com os particulares, bem como dispõe sobre os bens públicos, pessoas públicas e responsabilidade civil do Estado.

Por administração indireta se entende a forma encontrada pelos gestores públicos de descentralizar as atividades e flexibilizar a atuação do Estado em diferentes setores da sociedade. Portanto, a União, estados, municípios e Distrito Federal criam novas entidades que prestarão serviços que são considerados essenciais e fundamentais à população.
Em linhas diretas, podemos dizer que a administração indireta permite a terceirização dos serviços, sem que o Estado perca o controle. Quais são as entidades que compõem a administração indireta?
a. Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades Anônimas e Fundações Públicas.
b. Autarquias, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Privadas.
c. Autarquias, Empresas Públicas e Privadas, Sociedades Anônimas e de Economia Mista.
d. Autarquias, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Públicas.
e. Autarquias, Empresas Privadas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Públicas.

Para a doutrina administrativista, os princípios são regras gerais, são fontes basilares do Direito. Representam mais do que uma simples orientação, ou seja, é de cumprimento obrigatório. Tratam-se de alicerces do Direito Administrativo e se dividem em princípios explícitos e implícitos.
Desta forma, responda, qual desses princípios estabelece um dever de imparcialidade e neutralidade no exercício da função administrativa e impede discriminações negativas e privilégios oferecidos a particulares quando no exercício dessa função, tendo em vista que a atuação pública deve ser objetiva, e não subjetiva?
a. Principio da Neutralidade.
b. Principio da Autotutela.
c. Principio da Legalidade.
d. Princípio da Efetividade.
e. Princípio da Imparcialidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Lei Federal nº 9.784/99, que dispõe sobre o processo administrativo, determina que dentre outras coisas, deverá ser observado o critério de objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.
Assim considerando, pode-se dizer que está implícito nesta imposição da lei o princípio da:
a. Morosidade.
b. mpessoalidade
c. Eficiência.
d. Publicidade.
e. Dignidade da Pessoa Humana.

Por Processo Administrativo se entende uma série de Atos Administrativos, seguindo uma ordem definida por lei, com uma finalidade específica. Trata-se, basicamente, de uma sucessão lógica de atos que busca alcançar um objetivo final. A necessidade do Processo Administrativo busca garantir a segurança jurídica e a idoneidade de todo o processo.
Assim, considerando o conceito acima exposto, assinale a alternativa correta sobre a finalidade do processo administrativo:
a. A única finalidade do processo administrativo é desafogar o Poder Judiciário.
b. O processo administrativo tem como finalidade exclusiva controlar a Administração Pública e seus gastos.
c. O processo administrativo tem como finalidade o controle da atuação do Estado, a realização da democracia, a redução dos encargos do Poder Judiciário e a garantia de maior eficiência do processo.
d. O processo administrativo não possui nenhuma finalidade específica, uma vez que diz respeito a todos os atos que envolvem a administração.
e. O processo administrativo tem como finalidade o controle da atuação dos municípios e controlar os ministérios e secretarias.

Acerca dos agentes públicos e dos particulares em colaboração com o Poder Público, julgue os itens a seguir:
Assinale a alternativa correta:
I. Os credenciados atuam em nome do Estado em virtude de convênios celebrados com o Poder Público.
II. Os designados, também chamados de “agente honoríficos”, são todos aqueles que atuam em virtude de convocação efetivada pelo Poder Público, e têm obrigação de participar, sob pena de sanção.
III. Os agentes políticos são aqueles detentores de mandatos eletivos, bem como, secretários e ministros de Estado.
a. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
b. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c. Apenas a assertiva I está correta.
d. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
e. Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir:
Marque a opção correta.
I. O princípio da publicidade dispõe que a administração pública, ao atender o interesse público, deve exercer suas funções sem clareza nem transparência.
II. Nos processos administrativos, deve-se observar a divulgação oficial do inteiro teor dos atos administrativos em até cinco dias úteis, inclusive nas hipóteses de sigilo previstas na Constituição.
a. A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
b. As duas afirmativas são falsas.
c. As duas afirmativas são verdadeiras e I é resposta da II.
d. A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
e. As duas afirmativas são verdadeiras.

É uma prerrogativa do agente público o uso de poder. Quando o agente público exerce suas atividades de forma adequada e atua conforme o regime jurídico administrativo que lhe é imposto, falamos em um uso regular de poder. Ele atua conforme seu dever (MAZZA, 2018, p. 407). Todavia, quando este agente público age com excessos, pratica atos além de seu limite legal, há um uso irregular do seu poder, que se configura em um abuso de poder.
Outrossim, existem poderes-deveres que são conferidos à Administração Pública e que se constituem como prerrogativas relacionadas com obrigações, na defesa do interesse público, sendo eles:
a. Apenas o poder de polícia e o poder disciplinar.
b. Poder disciplinar, poder hierárquico, poder regulamentar, poder de polícia e poder normativo.
c. Poder hierárquico, poder vinculado, poder regulamentar e poder normativo.
d. Poder vinculado, poder discricionário e poder de polícia.
e. Poder vinculado, poder discricionário, poder disciplinar, poder hierárquico, poder regulamentar, poder de polícia e poder normativo.

O Direito é reconhecido como uma Ciência (Ciência Jurídica e Social) e trata sobre questões da sociedade, do homem e do convívio social. E como forma de facilitar sua compreensão, essa ciência foi dividida em dois ramos principais, que se subdividem em tantos outros. O Direito Administrativo é visto como um ramo do Direito Público que disciplina a função administrativa e os órgãos que a exercem.
Diante da definição de Direito Administrativo, marque a assertiva correta:
a. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público e privado que tratam da Administração Pública, suas entidades, órgãos e agentes públicos.
b. É o conjunto dos princípios jurídicos de direito público que tratam da Administração Pública, suas entidades, órgãos e agentes públicos.
c. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público que regem as relações jurídicas entre órgãos do Estado.
d. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público que têm como estudo o Serviço Público.
e. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público e privado que têm como estudo os atos do Poder Executivo.

Órgãos públicos são unidades de atuação destituídas de personalidade jurídica, cuja existência decorre do poder hierárquico que se verifica dentro de uma mesma pessoa jurídica. A Lei nº 9.784/99, em seu § 2º, inciso I, define que para os fins desta Lei, consideram-se órgão a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.
Com a evolução do Direito Administrativo ao longo do tempo, os pensadores do direito tentaram classificar como seria a forma que o Estado se relacionava com os seus agentes, surgiram, então, algumas teorias. Sobre as teorias temos que:
I - Teoria da Representação é Baseada no Código Civil e defendia que o Estado era incapaz. Assim, quando o agente público atuava, ele estava exercendo uma espécie de curatela nos interesses do Estado, devido a essa incapacidade. Essa teoria também foi superada, pois caso o Estado fosse incapaz, ele não poderia nomear seu representante.
II - Teoria do Mandato, cujo fundamento está em dizer que o agente público celebraria um contrato de representação com o Estado, sendo o mandatário das vontades do próprio Estado. Essa teoria também caiu por terra, principalmente porque não conseguiu apontar qual seria o momento e quem seria o autor do mandato.
III - Teoria do Órgão: Esquematizada pelo famoso jurista alemão Otto Friedrich von Gierke (1841-1921). A visão desse notável jurista foi comparar o Estado ao corpo humano. O Estado seria uma pessoa, possui personalidade, e os órgãos que o integram não seriam pessoas, mas partes integrantes dessa pessoa estatal.
a. Nenhuma das assertivas possui definições corretas acerca de cada teoria.
b. Somente a assertiva III possui definições corretas.
c. Todas as assertivas possuem definições corretas acerca de cada teoria.
d. Somente a assertiva I possui definições corretas.
e. Somente as assertivas I e III possuem definições corretas.

Da mesma maneira que nenhuma pessoa vive completamente isolada, o Direito também não. Os diferentes ramos do direito não existem de forma isolada, eles se conectam, conversam entre si. E desta forma, não seria diferente com o Direito Administrativo que possui ampla relação com várias outras áreas do Direito.
Desta forma, tendo em vista a interdisciplinaridade do Direito Administrativo, marque a alternativa que relaciona corretamente essa área com outra diversa.
a. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Penal em casos de crimes contra a Administração Pública, existindo a aplicação da lei penal, subordinada à definição do delito e à conceituação de atos e fatos administrativos.
b. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Penal em razão da tributação promovida a partir de relações jurídicas, em que o Estado logra arrecadar recursos para dar andamento ao funcionamento da máquina e estrutura pública, nos termos da Constituição e das Leis. Desta forma, o Direito Penal fornece todo o recurso e fomento necessário para a estrutura administrativa.
c. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Civil pois ambos tratam sobre o Estado e desta forma possuem muita coisa em comum, assim como regulam algumas funções do Estado e regulamentam os poderes que o compõem.
d. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Tributário em casos de crimes contra a Administração Pública, existindo a aplicação da lei penal, subordinada à definição do delito e à conceituação de atos e fatos administrativos.
e. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Constitucional na medida em que pode demandar a aplicabilidade em conjunto em contratos e obrigações do Poder Público com os particulares, bem como dispõe sobre os bens públicos, pessoas públicas e responsabilidade civil do Estado.

Por administração indireta se entende a forma encontrada pelos gestores públicos de descentralizar as atividades e flexibilizar a atuação do Estado em diferentes setores da sociedade. Portanto, a União, estados, municípios e Distrito Federal criam novas entidades que prestarão serviços que são considerados essenciais e fundamentais à população.
Em linhas diretas, podemos dizer que a administração indireta permite a terceirização dos serviços, sem que o Estado perca o controle. Quais são as entidades que compõem a administração indireta?
a. Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades Anônimas e Fundações Públicas.
b. Autarquias, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Privadas.
c. Autarquias, Empresas Públicas e Privadas, Sociedades Anônimas e de Economia Mista.
d. Autarquias, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Públicas.
e. Autarquias, Empresas Privadas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Públicas.

Para a doutrina administrativista, os princípios são regras gerais, são fontes basilares do Direito. Representam mais do que uma simples orientação, ou seja, é de cumprimento obrigatório. Tratam-se de alicerces do Direito Administrativo e se dividem em princípios explícitos e implícitos.
Desta forma, responda, qual desses princípios estabelece um dever de imparcialidade e neutralidade no exercício da função administrativa e impede discriminações negativas e privilégios oferecidos a particulares quando no exercício dessa função, tendo em vista que a atuação pública deve ser objetiva, e não subjetiva?
a. Principio da Neutralidade.
b. Principio da Autotutela.
c. Principio da Legalidade.
d. Princípio da Efetividade.
e. Princípio da Imparcialidade.

Prévia do material em texto

<p>Painel / Meus cursos / DPADSPN / 📝 AVALIAÇÕES 2024/3 / ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>Questão 1</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>Iniciado em terça, 16 jul 2024, 22:19</p><p>Estado Finalizada</p><p>Concluída em terça, 16 jul 2024, 22:35</p><p>Tempo</p><p>empregado</p><p>16 minutos 31 segundos</p><p>Avaliar 2,00 de um máximo de 2,00(100%)</p><p>A Lei Federal nº 9.784/99, que dispõe sobre o processo administrativo, determina que dentre outras coisas, deverá ser observado</p><p>o critério de objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades. Assim</p><p>considerando, pode-se dizer que está implícito nesta imposição da lei o princípio da:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Morosidade.</p><p>b. mpessoalidade </p><p>c. Eficiência.</p><p>d. Publicidade.</p><p>e. Dignidade da Pessoa Humana.</p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 1/10</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=2285</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=2285#section-4</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=196229</p><p>Questão 2</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>Por Processo Administrativo se entende uma série de Atos Administrativos, seguindo uma ordem definida por lei, com uma</p><p>finalidade específica. Trata-se, basicamente, de uma sucessão lógica de atos que busca alcançar um objetivo final. A</p><p>necessidade do Processo Administrativo busca garantir a segurança jurídica e a idoneidade de todo o processo. Assim,</p><p>considerando o conceito acima exposto, assinale a alternativa correta sobre a finalidade do processo administrativo:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. A única finalidade do processo administrativo é desafogar o Poder Judiciário.</p><p>b. O processo administrativo tem como finalidade exclusiva controlar a Administração Pública e seus gastos.</p><p>c. O processo administrativo tem como finalidade o controle da atuação do Estado, a realização da democracia, a redução</p><p>dos encargos do Poder Judiciário e a garantia de maior eficiência do processo. </p><p>d. O processo administrativo não possui nenhuma finalidade específica, uma vez que diz respeito a todos os atos que</p><p>envolvem a administração.</p><p>e. O processo administrativo tem como finalidade o controle da atuação dos municípios e controlar os ministérios e</p><p>secretarias.</p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 2/10</p><p>Questão 3</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>Acerca dos agentes públicos e dos particulares em colaboração com o Poder Público, julgue os itens a seguir:</p><p>I. Os credenciados atuam em nome do Estado em virtude de convênios celebrados com o Poder Público.</p><p>II. Os designados, também chamados de “agente honoríficos”, são todos aqueles que atuam em virtude de convocação efetivada</p><p>pelo Poder Público, e têm obrigação de participar, sob pena de sanção.</p><p>III. Os agentes políticos são aqueles detentores de mandatos eletivos, bem como, secretários e ministros de Estado.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. </p><p>b. Apenas as assertivas I e II estão corretas.</p><p>c. Apenas a assertiva I está correta.</p><p>d. Apenas as assertivas I e III estão corretas.</p><p>e. Apenas as assertivas II e III estão corretas.</p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 3/10</p><p>Questão 4</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>Leia as afirmativas a seguir:</p><p>I. O princípio da publicidade dispõe que a administração pública, ao atender o interesse público, deve exercer suas funções sem</p><p>clareza nem transparência.</p><p>II. Nos processos administrativos, deve-se observar a divulgação oficial do inteiro teor dos atos administrativos em até cinco dias</p><p>úteis, inclusive nas hipóteses de sigilo previstas na Constituição.</p><p>Marque a opção correta.</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.</p><p>b. As duas afirmativas são falsas. </p><p>c. As duas afirmativas são verdadeiras e I é resposta da II.</p><p>d. A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.</p><p>e. As duas afirmativas são verdadeiras.</p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 4/10</p><p>Questão 5</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>É uma prerrogativa do agente público o uso de poder. Quando o agente público exerce suas atividades de forma adequada e</p><p>atua conforme o regime jurídico administrativo que lhe é imposto, falamos em um uso regular de poder. Ele atua conforme seu</p><p>dever (MAZZA, 2018, p. 407). Todavia, quando este agente público age com excessos, pratica atos além de seu limite legal, há</p><p>um uso irregular do seu poder, que se configura em um abuso de poder. Outrossim, existem poderes-deveres que são conferidos</p><p>à Administração Pública e que se constituem como prerrogativas relacionadas com obrigações, na defesa do interesse público,</p><p>sendo eles:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Apenas o poder de polícia e o poder disciplinar.</p><p>b. Poder disciplinar, poder hierárquico, poder regulamentar, poder de polícia e poder normativo.</p><p>c. Poder hierárquico, poder vinculado, poder regulamentar e poder normativo.</p><p>d. Poder vinculado, poder discricionário e poder de polícia.</p><p>e. Poder vinculado, poder discricionário, poder disciplinar, poder hierárquico, poder regulamentar, poder de polícia e poder</p><p>normativo. </p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 5/10</p><p>Questão 6</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>O Direito é reconhecido como uma Ciência (Ciência Jurídica e Social) e trata sobre questões da sociedade, do homem e do</p><p>convívio social. E como forma de facilitar sua compreensão, essa ciência foi dividida em dois ramos principais, que se</p><p>subdividem em tantos outros. O Direito Administrativo é visto como um ramo do Direito Público que disciplina a função</p><p>administrativa e os órgãos que a exercem. Diante da definição de Direito Administrativo, marque a assertiva correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público e privado que tratam da Administração Pública, suas entidades,</p><p>órgãos e agentes públicos.</p><p>b. É o conjunto dos princípios jurídicos de direito público que tratam da Administração Pública, suas entidades, órgãos e</p><p>agentes públicos. </p><p>c. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público que regem as relações jurídicas entre órgãos do Estado.</p><p>d. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público que têm como estudo o Serviço Público</p><p>e. É o conjunto dos princípios jurídicos de Direito público e privado que têm como estudo os atos do Poder Executivo.</p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 6/10</p><p>Questão 7</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>Órgãos públicos são unidades de atuação destituídas de personalidade jurídica, cuja existência decorre do poder hierárquico que</p><p>se verifica dentro de uma mesma pessoa jurídica. A Lei nº 9.784/99, em se u§ 2º, inciso I, define que para os fins desta Lei,</p><p>consideram-se órgão a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração</p><p>indireta. Com a evolução do Direito Administrativo ao longo do tempo, os pensadores do direito tentaram classificar como seria a</p><p>forma que o Estado se relacionava com os seus agentes, surgiram, então, algumas teorias. Sobre as teorias temos que:</p><p>I - Teoria da Representação é Baseada no Código Civil e defendia que o Estado era incapaz. Assim, quando o agente público</p><p>atuava, ele estava exercendo uma espécie de curatela nos interesses do Estado, devido a essa incapacidade. Essa teoria</p><p>também foi superada, pois caso o Estado fosse incapaz, ele não poderia nomear seu representante.</p><p>II - Teoria do Mandato, cujo fundamento está em dizer que o agente público celebraria um contrato de representação com o</p><p>Estado, sendo o mandatário das vontades do próprio Estado. Essa teoria também</p><p>caiu por terra, principalmente porque não</p><p>conseguiu apontar qual seria o momento e quem seria o autor do mandato.</p><p>III - Teoria do Órgão: Esquematizada pelo famoso jurista alemão Otto Friedrich von Gierke (1841-1921). A visão desse notável</p><p>jurista foi comparar o Estado ao corpo humano. O Estado seria uma pessoa, possui personalidade, e os órgãos que o integram</p><p>não seriam pessoas, mas partes integrantes dessa pessoa estatal.</p><p>Quais teorias estão conceituadas corretamente?</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Nenhuma das assertivas possui definições corretas acerca de cada teoria.</p><p>b. Somente a assertiva III possui definições corretas.</p><p>c. Todas as assertivas possuem definições corretas acerca de cada teoria. </p><p>d. Somente a assertiva I possui definições corretas.</p><p>e. Somente as assertivas I e III possuem definições corretas.</p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 7/10</p><p>Questão 8</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>Da mesma maneira que nenhuma pessoa vive completamente isolada, o Direito também não. Os diferentes ramos do direito não</p><p>existem de forma isolada, eles se conectam, conversam entre si. E desta forma, não seria diferente com o Direito Administrativo</p><p>que possui ampla relação com várias outras áreas do Direito. Desta forma, tendo em vista a interdisciplinaridade do Direito</p><p>Administrativo, marque a alternativa que relaciona corretamente essa área com outra diversa.</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Penal em casos de crimes contra a Administração Pública,</p><p>existindo a aplicação da lei penal, subordinada à definição do delito e à conceituação de atos e fatos administrativos </p><p>b. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Penal em razão da tributação promovida a partir de relações</p><p>jurídicas, em que o Estado logra arrecadar recursos para dar andamento ao funcionamento da máquina e estrutura pública,</p><p>nos termos da Constituição e das Leis. Desta forma, o Direito Penal fornece todo o recurso e fomento necessário para a</p><p>estrutura administrativa.</p><p>c. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Civil pois ambos tratam sobre o Estado e desta forma possuem</p><p>muita coisa em comum, assim como regulam algumas funções do Estado e regulamentam os poderes que o compõem.</p><p>d. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Tributário em casos de crimes contra a Administração Pública,</p><p>existindo a aplicação da lei penal, subordinada à definição do delito e à conceituação de atos e fatos administrativos</p><p>e. O Direito Administrativo possui relação com o Direito Constitucional na medida em que pode demandar a aplicabilidade</p><p>em conjunto em contratos e obrigações do Poder Público com os particulares, bem como dispõe sobre os bens públicos,</p><p>pessoas públicas e responsabilidade civil do Estado.</p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 8/10</p><p>Questão 9</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>Por administração indireta se entende a forma encontrada pelos gestores públicos de descentralizar as atividades e flexibilizar a</p><p>atuação do Estado em diferentes setores da sociedade. Portanto, a União, estados, municípios e Distrito Federal criam novas</p><p>entidades que prestarão serviços que são considerados essenciais e fundamentais à população. Em linhas diretas, podemos</p><p>dizer que a administração indireta permite a terceirização dos serviços, sem que o Estado perca o controle. Quais são as</p><p>entidades que compõem a administração indireta?</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades Anônimas e Fundações Públicas.</p><p>b. Autarquias, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Privadas.</p><p>c. Autarquias, Empresas Públicas e Privadas, Sociedades Anônimas e de Economia Mista.</p><p>d. Autarquias, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Públicas. </p><p>e. Autarquias, Empresas Privadas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Públicas.</p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 9/10</p><p>Questão 10</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de</p><p>0,20</p><p>Para a doutrina administrativista, os princípios são regras gerais, são fontes basilares do Direito. Representam mais do que uma</p><p>simples orientação, ou seja, é de cumprimento obrigatório. Tratam-se de alicerces do Direito Administrativo e se dividem em</p><p>princípios explícitos e implícitos. Desta forma, responda, qual desses princípios estabelece um dever de imparcialidade e</p><p>neutralidade no exercício da função administrativa e impede discriminações negativas e privilégios oferecidos a particulares</p><p>quando no exercício dessa função, tendo em vista que a atuação pública deve ser objetiva, e não subjetiva?</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Principio da Neutralidade.</p><p>b. Principio da Autotutela.</p><p>c. Principio da Legalidade.</p><p>d. Princípio da Efetividade.</p><p>e. Princípio da Imparcialidade. </p><p>16/07/2024, 22:37 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4125842 10/10</p>

Mais conteúdos dessa disciplina