Logo Passei Direto
Buscar

133645014953024058

User badge image
Sophia Borges

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Aquecimento Global Antropogênico, ou seja, a intensificação do efeito estufa decorrente do aumento das emissões de gases de efeito estufa por atividades humanas. As mudanças climáticas elevam a intensidade e a frequência de fenômenos extremos como as ondas de calor e secas severas. A combinação de temperatura elevada e baixa pluviosidade provocou a maior incidência de incêndios florestais catastróficos em vários países, a exemplo de nações que apresentam em seus territórios o clima mediterrâneo (verão quente e seco e inverno úmido) como Estados Unidos (caso da Califórnia), Portugal, Espanha, Grécia e Austrália. Os incêndios levam a perda de cobertura florestal, vítimas fatais, destruição de moradias e danos à infraestrutura.
Qual é a principal causa do aumento da frequência e intensidade de fenômenos climáticos extremos?

O Aquecimento Global Antropogênico é causado pela intensificação do efeito estufa em decorrência da elevação das emissões de gases poluentes em atividades humanas como energia, indústria, agropecuária e queimadas em ecossistemas naturais. A elevação da temperatura do planeta acarreta a maior frequência e intensidade de fenômenos climáticos extremos como ondas de calor, seca severa, chuvas concentradas em pouco tempo e maior intensidade de ventos ciclônicos (furacões e tornados), além do degelo, aumento do nível do mar e perda de biodiversidade e impactos negativos na produção de alimentos. O quadro no início do século de XXI é de grandes dificuldades devido ao aumento das emissões de poluentes na maioria dos países e impasses geopolíticos na implantação de metas de redução das emissões propostas pelo Acordo de Paris (COP 21, 2015). Assim, a perspectiva é de uma elevação de temperatura preocupante com repercussões que podem transcender o século XXI.
Quais são os impactos negativos do aquecimento global mencionados no texto?

A imagem representa a Chapada Diamantina localizada na porção central da Bahia. As chapadas apresentam estrutura geológica formada por rochas sedimentares em camadas retilíneas, topos aplainados e bordas íngremes.
Qual é a característica geológica das chapadas?

O fordismo se caracteriza pela linha de montagem, produção em massa, formação de grandes estoques de mercadorias e divisão do trabalho com trabalhadores focados num uma etapa de produção.
Quais são as características do fordismo?

A Globalização impulsionou os fluxos de capital, de mercadorias, de informações e de pessoas no espaço global em decorrência da expansão integrada das redes de transportes, telecomunicações e informática nas últimas décadas. Assim, os fluxos migratórios são impactos por novas relações econômicas e tecnológicas que envolvem a escala internacional. A Globalização aprofundou a desigualdade entre os países, fator que favorece os deslocamentos demográficos. Desse modo, apenas o contexto nacional não é explicativo de diversos movimentos populacionais.
Quais são os impactos da Globalização nos fluxos migratórios?

A Índia é uma potência emergente e sua economia é uma das que apresenta maior crescimento no contexto internacional. Grande parte da energia gerada no país é não renovável, principalmente termelétricas, o que eleva as emissões de gases de efeito estufa pelo país. Na matriz energética indiana, destacam-se: carvão, biocombustíveis e petróleo. Assim, o investimento e fontes renováveis e a modernização das usinas térmicas são fundamentais para reduzir o impacto ambiental. O país tornou-se expressivo exportador de produtos e serviços tecnológicos, a exemplo do sul do país, região de Bangalore e Chennai, chamada de “Vale do Silício indiano” com destaque para informática, softwares e tecnologia da informação. Apesar de apresentar a maior parte de sua população no campo, o país apresenta intensa urbanização com destaque para cidades populosas como Mumbai, Nova Delhi e Kolkata.
Qual é a principal fonte de energia que contribui para as emissões de gases de efeito estufa na Índia?

Considerando o melhor custo como menor impacto ambiental para um determinado país, a energia solar seria a escolha mais acertada. Todavia, seria necessário também que a área tivesse intensa insolação no decorrer do ano. No caso do Brasil, a insolação é maior nas áreas com clima semiárido (Sertão do Nordeste) e tropical (Centro-Oeste).
Qual é a principal condição para a escolha da energia solar como a melhor opção?

A alternativa correta é [D], porque no hemisfério sul, a maior concentração de pescado se dá nas áreas das correntes marítimas frias de Humboldt e Benguela.
Qual é a razão pela qual a alternativa [D] é considerada correta?

A alternativa correta é [E], porque o modal aquaviário tem menor custo de operação e de consumo de combustível, o que o torna mais barato e menos poluente.
Por que o modal aquaviário é considerado mais vantajoso em termos de custo e impacto ambiental?

A alternativa correta é [B], porque o isolamento geopolítico da Rússia resultante da guerra da Ucrânia, intensifica a proximidade comercial com a China garantindo a exportação de combustíveis fósseis que antes, abastecia a União Europeia.
Qual é a consequência do isolamento geopolítico da Rússia em relação à sua relação comercial com a China?

A elevação da presença de óxido nitroso e dióxido de carbono na atmosfera nas últimas décadas é decorrente do aumento das emissões de gases de efeito estufa por atividades humanas como geração de energia, atividade industrial, queimadas em ecossistemas naturais e crescimento da agropecuária.
Quais são as principais atividades humanas que contribuem para o aumento das emissões de gases de efeito estufa?

Havia, nas origens de São Paulo, a presença dos religiosos da Companhia de Jesus. Estes entraram em conflito com os colonos acerca de quem controlaria os índios nativos do planalto de Piratininga e arredores.
Qual foi o principal conflito entre os religiosos da Companhia de Jesus e os colonos em São Paulo?

O Brasil comprou o Acre da Bolívia no contexto do ciclo da borracha na Amazônia, a negociação foi intermediada pelo ministro brasileiro das relações exteriores, Barão do Rio Branco.
Qual foi o contexto histórico da compra do Acre pelo Brasil?

O movimento revolucionário de 1930, que culminou com o fim da República Velha, marcou o início de um processo de modernização conservadora do país com vistas a se atingir um grau de desenvolvimento urbano e industrial através de uma relação política fortemente centralizadora e personificada na imagem de Getúlio Vargas, sem a participação popular.
Qual foi a principal característica do movimento revolucionário de 1930 no Brasil?

A Grande Guerra conhecida como Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, provocou transformações na Europa, entre elas, pode ser mencionada o fim de velhos impérios como o Império Russo, Turco Otomano, Áustro-húngaro e império Alemão. Basta observar no mapa.
Qual foi uma das transformações provocadas pela Primeira Guerra Mundial?
A - O surgimento de novos países na Europa.
B - O fortalecimento do Império Russo.
C - A manutenção do status quo dos impérios.
D - O aumento da influência da Ásia na Europa.

É impossível pensar a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808 dissociado da disputa que ocorria na Europa entre o Império de Napoleão e a Inglaterra, pioneira na Revolução Industrial. Inglaterra e França disputavam a hegemonia política e econômica na Europa. Em 1806, visando prejudicar a economia inglesa, Napoleão decretou o Bloqueio Continental proibindo a Europa de comercializar com a Inglaterra. Portugal dependia economicamente da Inglaterra e não aderiu ao Bloqueio Continental, isso desagradou Napoleão que ameaçou invadir Portugal (de fato ocorreu a invasão das tropas francesas em Portugal). Pressionado e com apoio da Inglaterra, a corte portuguesa fugiu para o Brasil em 1808.
Qual foi a razão principal para a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808?
A - A busca por novas terras.
B - A invasão das tropas francesas em Portugal.
C - A necessidade de expandir o comércio.
D - A influência da Revolução Industrial.

A Revolução Tecnológica e Científica verificada nos países desenvolvidos a partir da segunda metade do século XIX com o advento da segunda fase da Revolução Industrial provocou grandes mudanças nos padrões de produção e consumo das mercadorias que influenciaram os padrões culturais de um mundo cada vez mais urbano. Esses novos padrões se difundiram pela sociedade através do avanço dos meios de comunicação em massa e converteram certos bens de consumo em itens de desejo e status social.
Quais foram as consequências da Revolução Tecnológica e Científica nos padrões de consumo?
A - Aumento da produção artesanal.
B - Mudanças nos padrões culturais e de consumo.
C - Redução do uso de meios de comunicação.
D - Estagnação econômica.

O texto da questão expressa a visão europeia de dominação com o olhar exótico para as populações africanas. Para a burguesia europeia do final do século XIX que vivia um período de grande expansão do sistema capitalista para todo o planeta, o continente africano era uma região a ser incorporada e explorada a partir das necessidades do capitalismo. O pensamento eurocêntrico apontava a “missão civilizadora” do europeu no momento do Neocolonialismo e Imperialismo do século XIX. A África, bem como a Ásia, deveria ser “civilizada” pelo contato com o europeu.
Como a burguesia europeia via o continente africano no final do século XIX?
A - Como um parceiro comercial.
B - Como uma região a ser explorada.
C - Como um modelo de desenvolvimento.
D - Como um aliado na Revolução Industrial.

Assim como a Campanha da Rússia foi um divisor de águas nas Era Napoleônica, a invasão das tropas nazistas na URSS em meados de 1941, no contexto da Segunda Guerra Mundial, representou um marco importante. Em 1943, na batalha de Stalingrado, os nazistas perderam para as tropas e o inverno soviético, trata-se da maior batalha do século XX e, a partir dela, a derrota nazista era certa.
Qual foi a importância da batalha de Stalingrado na Segunda Guerra Mundial?
A - Foi a primeira vitória dos nazistas.
B - Representou um marco na derrota nazista.
C - Não teve impacto significativo.
D - Foi uma batalha decisiva para os aliados.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia] O texto apresenta uma relação de cálculo político-econômico que caracteriza o poder punitivo por meio da: [A] gestão das ilicitudes pelo sistema judicial. O texto descreve como a economia das ilegalidades se reestruturou com o desenvolvimento da sociedade capitalista, separando a ilegalidade dos bens da ilegalidade dos direitos. Essa gestão das ilicitudes envolve a especialização dos circuitos judiciários e a forma como diferentes classes sociais enfrentam as consequências de suas ações ilegais.
No que toca as alternativas incorretas, é correto dizer:
A - O texto não trata da aplicação das sanções pelo modelo equânime.
B - O texto não fala da supressão dos crimes pela penalização severa.
C - O texto não aborda a regulamentação dos privilégios pela justiça social.
D - O texto não se relaciona com a repartição de vantagens pela hierarquização cultural.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Aquecimento Global Antropogênico, ou seja, a intensificação do efeito estufa decorrente do aumento das emissões de gases de efeito estufa por atividades humanas. As mudanças climáticas elevam a intensidade e a frequência de fenômenos extremos como as ondas de calor e secas severas. A combinação de temperatura elevada e baixa pluviosidade provocou a maior incidência de incêndios florestais catastróficos em vários países, a exemplo de nações que apresentam em seus territórios o clima mediterrâneo (verão quente e seco e inverno úmido) como Estados Unidos (caso da Califórnia), Portugal, Espanha, Grécia e Austrália. Os incêndios levam a perda de cobertura florestal, vítimas fatais, destruição de moradias e danos à infraestrutura.
Qual é a principal causa do aumento da frequência e intensidade de fenômenos climáticos extremos?

O Aquecimento Global Antropogênico é causado pela intensificação do efeito estufa em decorrência da elevação das emissões de gases poluentes em atividades humanas como energia, indústria, agropecuária e queimadas em ecossistemas naturais. A elevação da temperatura do planeta acarreta a maior frequência e intensidade de fenômenos climáticos extremos como ondas de calor, seca severa, chuvas concentradas em pouco tempo e maior intensidade de ventos ciclônicos (furacões e tornados), além do degelo, aumento do nível do mar e perda de biodiversidade e impactos negativos na produção de alimentos. O quadro no início do século de XXI é de grandes dificuldades devido ao aumento das emissões de poluentes na maioria dos países e impasses geopolíticos na implantação de metas de redução das emissões propostas pelo Acordo de Paris (COP 21, 2015). Assim, a perspectiva é de uma elevação de temperatura preocupante com repercussões que podem transcender o século XXI.
Quais são os impactos negativos do aquecimento global mencionados no texto?

A imagem representa a Chapada Diamantina localizada na porção central da Bahia. As chapadas apresentam estrutura geológica formada por rochas sedimentares em camadas retilíneas, topos aplainados e bordas íngremes.
Qual é a característica geológica das chapadas?

O fordismo se caracteriza pela linha de montagem, produção em massa, formação de grandes estoques de mercadorias e divisão do trabalho com trabalhadores focados num uma etapa de produção.
Quais são as características do fordismo?

A Globalização impulsionou os fluxos de capital, de mercadorias, de informações e de pessoas no espaço global em decorrência da expansão integrada das redes de transportes, telecomunicações e informática nas últimas décadas. Assim, os fluxos migratórios são impactos por novas relações econômicas e tecnológicas que envolvem a escala internacional. A Globalização aprofundou a desigualdade entre os países, fator que favorece os deslocamentos demográficos. Desse modo, apenas o contexto nacional não é explicativo de diversos movimentos populacionais.
Quais são os impactos da Globalização nos fluxos migratórios?

A Índia é uma potência emergente e sua economia é uma das que apresenta maior crescimento no contexto internacional. Grande parte da energia gerada no país é não renovável, principalmente termelétricas, o que eleva as emissões de gases de efeito estufa pelo país. Na matriz energética indiana, destacam-se: carvão, biocombustíveis e petróleo. Assim, o investimento e fontes renováveis e a modernização das usinas térmicas são fundamentais para reduzir o impacto ambiental. O país tornou-se expressivo exportador de produtos e serviços tecnológicos, a exemplo do sul do país, região de Bangalore e Chennai, chamada de “Vale do Silício indiano” com destaque para informática, softwares e tecnologia da informação. Apesar de apresentar a maior parte de sua população no campo, o país apresenta intensa urbanização com destaque para cidades populosas como Mumbai, Nova Delhi e Kolkata.
Qual é a principal fonte de energia que contribui para as emissões de gases de efeito estufa na Índia?

Considerando o melhor custo como menor impacto ambiental para um determinado país, a energia solar seria a escolha mais acertada. Todavia, seria necessário também que a área tivesse intensa insolação no decorrer do ano. No caso do Brasil, a insolação é maior nas áreas com clima semiárido (Sertão do Nordeste) e tropical (Centro-Oeste).
Qual é a principal condição para a escolha da energia solar como a melhor opção?

A alternativa correta é [D], porque no hemisfério sul, a maior concentração de pescado se dá nas áreas das correntes marítimas frias de Humboldt e Benguela.
Qual é a razão pela qual a alternativa [D] é considerada correta?

A alternativa correta é [E], porque o modal aquaviário tem menor custo de operação e de consumo de combustível, o que o torna mais barato e menos poluente.
Por que o modal aquaviário é considerado mais vantajoso em termos de custo e impacto ambiental?

A alternativa correta é [B], porque o isolamento geopolítico da Rússia resultante da guerra da Ucrânia, intensifica a proximidade comercial com a China garantindo a exportação de combustíveis fósseis que antes, abastecia a União Europeia.
Qual é a consequência do isolamento geopolítico da Rússia em relação à sua relação comercial com a China?

A elevação da presença de óxido nitroso e dióxido de carbono na atmosfera nas últimas décadas é decorrente do aumento das emissões de gases de efeito estufa por atividades humanas como geração de energia, atividade industrial, queimadas em ecossistemas naturais e crescimento da agropecuária.
Quais são as principais atividades humanas que contribuem para o aumento das emissões de gases de efeito estufa?

Havia, nas origens de São Paulo, a presença dos religiosos da Companhia de Jesus. Estes entraram em conflito com os colonos acerca de quem controlaria os índios nativos do planalto de Piratininga e arredores.
Qual foi o principal conflito entre os religiosos da Companhia de Jesus e os colonos em São Paulo?

O Brasil comprou o Acre da Bolívia no contexto do ciclo da borracha na Amazônia, a negociação foi intermediada pelo ministro brasileiro das relações exteriores, Barão do Rio Branco.
Qual foi o contexto histórico da compra do Acre pelo Brasil?

O movimento revolucionário de 1930, que culminou com o fim da República Velha, marcou o início de um processo de modernização conservadora do país com vistas a se atingir um grau de desenvolvimento urbano e industrial através de uma relação política fortemente centralizadora e personificada na imagem de Getúlio Vargas, sem a participação popular.
Qual foi a principal característica do movimento revolucionário de 1930 no Brasil?

A Grande Guerra conhecida como Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, provocou transformações na Europa, entre elas, pode ser mencionada o fim de velhos impérios como o Império Russo, Turco Otomano, Áustro-húngaro e império Alemão. Basta observar no mapa.
Qual foi uma das transformações provocadas pela Primeira Guerra Mundial?
A - O surgimento de novos países na Europa.
B - O fortalecimento do Império Russo.
C - A manutenção do status quo dos impérios.
D - O aumento da influência da Ásia na Europa.

É impossível pensar a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808 dissociado da disputa que ocorria na Europa entre o Império de Napoleão e a Inglaterra, pioneira na Revolução Industrial. Inglaterra e França disputavam a hegemonia política e econômica na Europa. Em 1806, visando prejudicar a economia inglesa, Napoleão decretou o Bloqueio Continental proibindo a Europa de comercializar com a Inglaterra. Portugal dependia economicamente da Inglaterra e não aderiu ao Bloqueio Continental, isso desagradou Napoleão que ameaçou invadir Portugal (de fato ocorreu a invasão das tropas francesas em Portugal). Pressionado e com apoio da Inglaterra, a corte portuguesa fugiu para o Brasil em 1808.
Qual foi a razão principal para a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808?
A - A busca por novas terras.
B - A invasão das tropas francesas em Portugal.
C - A necessidade de expandir o comércio.
D - A influência da Revolução Industrial.

A Revolução Tecnológica e Científica verificada nos países desenvolvidos a partir da segunda metade do século XIX com o advento da segunda fase da Revolução Industrial provocou grandes mudanças nos padrões de produção e consumo das mercadorias que influenciaram os padrões culturais de um mundo cada vez mais urbano. Esses novos padrões se difundiram pela sociedade através do avanço dos meios de comunicação em massa e converteram certos bens de consumo em itens de desejo e status social.
Quais foram as consequências da Revolução Tecnológica e Científica nos padrões de consumo?
A - Aumento da produção artesanal.
B - Mudanças nos padrões culturais e de consumo.
C - Redução do uso de meios de comunicação.
D - Estagnação econômica.

O texto da questão expressa a visão europeia de dominação com o olhar exótico para as populações africanas. Para a burguesia europeia do final do século XIX que vivia um período de grande expansão do sistema capitalista para todo o planeta, o continente africano era uma região a ser incorporada e explorada a partir das necessidades do capitalismo. O pensamento eurocêntrico apontava a “missão civilizadora” do europeu no momento do Neocolonialismo e Imperialismo do século XIX. A África, bem como a Ásia, deveria ser “civilizada” pelo contato com o europeu.
Como a burguesia europeia via o continente africano no final do século XIX?
A - Como um parceiro comercial.
B - Como uma região a ser explorada.
C - Como um modelo de desenvolvimento.
D - Como um aliado na Revolução Industrial.

Assim como a Campanha da Rússia foi um divisor de águas nas Era Napoleônica, a invasão das tropas nazistas na URSS em meados de 1941, no contexto da Segunda Guerra Mundial, representou um marco importante. Em 1943, na batalha de Stalingrado, os nazistas perderam para as tropas e o inverno soviético, trata-se da maior batalha do século XX e, a partir dela, a derrota nazista era certa.
Qual foi a importância da batalha de Stalingrado na Segunda Guerra Mundial?
A - Foi a primeira vitória dos nazistas.
B - Representou um marco na derrota nazista.
C - Não teve impacto significativo.
D - Foi uma batalha decisiva para os aliados.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia] O texto apresenta uma relação de cálculo político-econômico que caracteriza o poder punitivo por meio da: [A] gestão das ilicitudes pelo sistema judicial. O texto descreve como a economia das ilegalidades se reestruturou com o desenvolvimento da sociedade capitalista, separando a ilegalidade dos bens da ilegalidade dos direitos. Essa gestão das ilicitudes envolve a especialização dos circuitos judiciários e a forma como diferentes classes sociais enfrentam as consequências de suas ações ilegais.
No que toca as alternativas incorretas, é correto dizer:
A - O texto não trata da aplicação das sanções pelo modelo equânime.
B - O texto não fala da supressão dos crimes pela penalização severa.
C - O texto não aborda a regulamentação dos privilégios pela justiça social.
D - O texto não se relaciona com a repartição de vantagens pela hierarquização cultural.

Prévia do material em texto

<p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>2</p><p>GEOGRAFIA</p><p>Questões de 01 a 15</p><p>Questão 01</p><p>[D]</p><p>O Aquecimento Global Antropogênico, ou seja, a intensificação do efeito estufa</p><p>decorrente do aumento das emissões de gases de efeito estufa por atividades humanas.</p><p>As mudanças climáticas elevam a intensidade e a frequência de fenômenos extremos</p><p>como as ondas de calor e secas severas. A combinação de temperatura elevada e baixa</p><p>pluviosidade provocou a maior incidência de incêndios florestais catastróficos em vários</p><p>países, a exemplo de nações que apresentam em seus territórios o clima mediterrâneo</p><p>(verão quente e seco e inverno úmido) como Estados Unidos (caso da Califórnia), Portugal,</p><p>Espanha, Grécia e Austrália. Os incêndios levam a perda de cobertura florestal, vítimas</p><p>fatais, destruição de moradias e danos à infraestrutura.</p><p>Questão 02</p><p>[C]</p><p>O Aquecimento Global Antropogênico é causado pela intensificação do efeito estufa em</p><p>decorrência da elevação das emissões de gases poluentes em atividades humanas como</p><p>energia, indústria, agropecuária e queimadas em ecossistemas naturais. A elevação</p><p>da temperatura do planeta acarreta a maior frequência e intensidade de fenômenos</p><p>climáticos extremos como ondas de calor, seca severa, chuvas concentradas em pouco</p><p>tempo e maior intensidade de ventos ciclônicos (furacões e tornados), além do degelo,</p><p>aumento do nível do mar e perda de biodiversidade e impactos negativos na produção</p><p>de alimentos. O quadro no início do século de XXI é de grandes dificuldades devido ao</p><p>aumento das emissões de poluentes na maioria dos países e impasses geopolíticos na</p><p>implantação de metas de redução das emissões propostas pelo Acordo de Paris (COP</p><p>21, 2015). Assim, a perspectiva é de uma elevação de temperatura preocupante com</p><p>repercussões que podem transcender o século XXI.</p><p>Questão 03</p><p>[C]</p><p>A imagem representa a Chapada Diamantina localizada na porção central da Bahia.</p><p>As chapadas apresentam estrutura geológica formada por rochas sedimentares em</p><p>camadas retilíneas, topos aplainados e bordas íngremes.</p><p>Questão 04</p><p>[C]</p><p>A irrigação excessiva, principalmente em zonas áridas e semiáridas, pode levar a</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>2 3</p><p>salinização, ou seja, a degradação do solo pela concentração exorbitante de sais</p><p>minerais. A água em excesso é submetida a evaporação intensa sob determinadas</p><p>condições climáticas, o que concentra os sais no solo, dificultando a própria atividade</p><p>agrícola futura. O uso inadequado de fertilizantes e agrotóxicos também pode levar a</p><p>contaminação do solo e dos recursos hídricos.</p><p>Questão 05</p><p>[C]</p><p>Como mencionado corretamente na alternativa [C], os diagramas indicam a evolução de</p><p>uma morfoestrutura originada a partir de orogênese e submetida a processos exógenos.</p><p>Estão incorretas as alternativas: [A], porque voçorocas são resultantes de erosão hídrica</p><p>sendo, portanto, resultante de processos exógenos e não endógenos; [B], porque o</p><p>dobramento indica convergência de placas e não divergência; [D], porque estruturas</p><p>falhadas estão associadas genericamente à epirogênese e não à orogênese indicada</p><p>nas imagens; [E], porque as figuras não representam uma dorsal.</p><p>Questão 06</p><p>[C]</p><p>Os itens incorretos são:</p><p>[1] a terciarização refere-se ao crescimento do setor terciário da economia, integrado</p><p>pelo comércio, serviços e finanças.</p><p>[3] a terceira revolução industrial é marcada pelo avanço de setores de alta tecnologia</p><p>como informática, biotecnologia,</p><p>aeroespacial e química fina, além da produção flexível,</p><p>assim o espaço começou a se converter em meio técnico, científico e informacional em</p><p>várias regiões do mundo.</p><p>Questão 07</p><p>[E]</p><p>O fordismo se caracteriza pela linha de montagem, produção em massa, formação de</p><p>grandes estoques de mercadorias e divisão do trabalho com trabalhadores focados</p><p>numa etapa de produção.</p><p>Questão 08</p><p>[B]</p><p>O texto faz referência à relação acesso poder aquisitivo e, portanto, à segregação urbana.</p><p>Estão incorretas as alternativas: [A], porque a questão em pauta não é alienação e sim</p><p>segregação em razão do poder de compra; [C], porque a gentrificação é a alteração da</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>4</p><p>paisagem urbana da periferia levando à valorização imobiliária, processo que não está</p><p>mencionado no texto; [D], porque não há referência ao sistema produtivo; [E], porque</p><p>não há referência à verticalização.</p><p>Questão 09</p><p>[E]</p><p>A Globalização impulsionou os fluxos de capital, de mercadorias, de informações e</p><p>de pessoas no espaço global em decorrência da expansão integrada das redes de</p><p>transportes, telecomunicações e informática nas últimas décadas. Assim, os fluxos</p><p>migratórios são impactos por novas relações econômicas e tecnológicas que envolvem</p><p>a escala internacional. A Globalização aprofundou a desigualdade entre os países, fator</p><p>que favorece os deslocamentos demográficos. Desse modo, apenas o contexto nacional</p><p>não é explicativo de diversos movimentos populacionais.</p><p>Questão 10</p><p>[D]</p><p>A Índia é uma potência emergente e sua economia é uma das que apresenta maior</p><p>crescimento no contexto internacional. Grande parte da energia gerada no país é não</p><p>renovável, principalmente termelétricas, o que eleva as emissões de gases de efeito estufa</p><p>pelo país. Na matriz energética indiana, destacam-se: carvão, biocombustíveis e petróleo.</p><p>Assim, o investimento e fontes renováveis e a modernização das usinas térmicas são</p><p>fundamentais para reduzir o impacto ambiental. O país tornou-se expressivo exportador</p><p>de produtos e serviços tecnológicos, a exemplo do sul do país, região de Bangalore e</p><p>Chennai, chamada de “Vale do Silício indiano” com destaque para informática, softwares</p><p>e tecnologia da informação. Apesar de apresentar a maior parte de sua população no</p><p>campo, o país apresenta intensa urbanização com destaque para cidades populosas</p><p>como Mumbai, Nova Delhi e Kolkata.</p><p>Questão 11</p><p>[A]</p><p>Considerando o melhor custo como menor impacto ambiental para um determinado</p><p>país, a energia solar seria a escolha mais acertada. Todavia, seria necessário também</p><p>que a área tivesse intensa insolação no decorrer do ano. No caso do Brasil, a insolação</p><p>é maior nas áreas com clima semiárido (Sertão do Nordeste) e tropical (Centro-Oeste).</p><p>Questão 12</p><p>[D]</p><p>A alternativa correta é [D], porque no hemisfério sul, a maior concentração de pescado</p><p>se dá nas áreas das correntes marítimas frias de Humboldt e Benguela. As alternativas</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>4 5</p><p>incorretas são: [A], porque o maior potencial é a costa oeste da América; [B], porque</p><p>o maior potencial do hemisfério norte se encontra na porção ocidental da Europa e</p><p>oriental da Ásia; [C], porque as correntes marinhas influenciam a piscosidade da região;</p><p>[E], porque o potencial não é reduzido, especialmente no polo norte.</p><p>Questão 13</p><p>[E]</p><p>A alternativa correta é [E], porque o modal aquaviário tem menor custo de operação e de</p><p>consumo de combustível, o que</p><p>o torna mais barato e menos poluente. As alternativas</p><p>incorretas são: [A], porque o modal hidroviário predomina em menos da metade dos</p><p>países; [B], porque há alta necessidade de transporte de cargas no país; [C], porque o</p><p>modal aquaviário tem menor custo; [D], porque o modal rodoviário não é o mais eficiente.</p><p>Questão 14</p><p>[B]</p><p>A alternativa correta é [B], porque o isolamento geopolítico da Rússia resultante da guerra</p><p>da Ucrânia, intensifica a proximidade comercial com a China garantindo a exportação</p><p>de combustíveis fósseis que antes, abastecia a União Europeia. As alternativas incorretas</p><p>são:</p><p>[A] e [E], porque não existe interesse no controle dos gasodutos, mas no aumento das</p><p>exportações do gás; [C], porque a Ucrânia não foi anexada pela Rússia; [D], porque a</p><p>posição da China junto à Rússia é uma estratégia classificada como soft power.</p><p>Questão 15</p><p>[E]</p><p>[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]</p><p>A elevação da presença de óxido nitroso e dióxido de carbono na atmosfera nas últimas</p><p>décadas é decorrente do aumento das emissões de gases de efeito estufa por atividades</p><p>humanas como geração de energia, atividade industrial, queimadas em ecossistemas</p><p>naturais e crescimento da agropecuária. Estes gases são responsáveis pelo Aquecimento</p><p>Global antropogênico, problema ambiental que atinge a escala global e cujo controle</p><p>envolve o cumprimento do Acordo de Paris.</p><p>[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]</p><p>O aumento dos gases atmosféricos dióxido de carbono e óxido nitroso elevam o efeito</p><p>estufa, juntamente com outros gases, como o metano. A alta emissão de tais gases</p><p>provém principalmente de ações antrópicas, diretamente associadas à utilização de</p><p>combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e derivados do petróleo. Além disso, o</p><p>desmatamento para a expansão agropecuária também contribui para a transferência</p><p>de carbono para a atmosfera através da queima da biomassa vegetal.</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>6</p><p>HISTÓRIA</p><p>Questões de 16 a 30</p><p>Questão 16</p><p>[B]</p><p>Havia, nas origens de São Paulo, a presença dos religiosos da Companhia de Jesus.</p><p>Estes entraram em conflito com os colonos acerca de quem controlaria os índios</p><p>nativos do planalto de Piratininga e arredores. Para os colonos, o índio deveria, de</p><p>forma indiscriminada, ser escravizado. Essa condição não era aceita pelos jesuítas,</p><p>que defendiam a exploração do trabalho compulsório do índio apenas em algumas</p><p>circunstâncias. Assim, configurou-se o conflito entre religiosos e colonos pelo controle</p><p>da mão de obra indígena em São Paulo e nos arredores.</p><p>Questão 17</p><p>[A]</p><p>A Tarifa Alves Branco, adotada em 1844, definiu que os produtos importados, sem</p><p>similares na produção nacional, pagariam 30% ad valorem para entrar no Brasil,</p><p>enquanto aqueles com similares por aqui pagariam 60% ad valorem. Apesar de visar</p><p>o aumento da arrecadação alfandegária, a Tarifa acabou por prejudicar a importação</p><p>e a comercialização de produtos importados no Brasil, porque o aumento do imposto</p><p>acabou acarretando um aumento no valor dos produtos importados no momento</p><p>da venda dos mesmos. Ingleses, importadores brasileiros e a elite imperial foram as</p><p>categorias que ficaram mais insatisfeitas com essa Tarifa.</p><p>Questão 18</p><p>[B]</p><p>O Brasil comprou o Acre da Bolívia no contexto do ciclo da borracha na Amazônia, a</p><p>negociação foi intermediada pelo ministro brasileiro das relações exteriores, Barão do Rio</p><p>Branco. O Tratado de Petrópolis foi assinado em 17 de novembro de 1903, na cidade do</p><p>Rio de Janeiro, o documento contém 10 artigos que estabelecem permute de territórios</p><p>e indenização por parte do Brasil. Gabarito [B].</p><p>Questão 19</p><p>[E]</p><p>O movimento revolucionário de 1930, que culminou com o fim da República Velha,</p><p>marcou o início de um processo de modernização conservadora do país com vistas</p><p>a se atingir um grau de desenvolvimento urbano e industrial através de uma relação</p><p>política fortemente centralizadora e personificada na imagem de Getúlio Vargas, sem a</p><p>participação popular.</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>6 7</p><p>Questão 20</p><p>[E]</p><p>A imagem da questão é uma referência à Política Externa Independente adotada pelo</p><p>presidente, o que gerou conflito e uma forte insegurança, principalmente para os EUA,</p><p>que nesse momento defendia a política implantada pela Guerra Fria, dividindo o mundo</p><p>em dois blocos, capitalista e socialista, liderados pelas superpotências e suas respectivas</p><p>áreas de influência. Dessa forma, os EUA não admitiam que o Brasil estivesse fora desse</p><p>processo e colocasse os princípios da Guerra Fria em xeque.</p><p>Questão 21</p><p>[E]</p><p>De uma forma geral, as comunidades indígenas foram tratadas de violenta, sempre</p><p>consideradas inferiores, apesar de um discurso marcado por preocupações. No entanto,</p><p>sempre que o interesse econômico capitalista se apresentou, como a ocupação de</p><p>terras, exploração mineral ou construção de estradas ou usinas hidrelétricas, foram</p><p>desrespeitadas e violentadas em seu modo de vida e organização. A alternativa “A” não</p><p>pode ser considerada, apenas porque não está de acordo com o enunciado, apesar de</p><p>fazer uma afirmação correta.</p><p>Questão 22</p><p>[B]</p><p>A derrota da Emenda Dante de Oliveira, a qual preconizava eleições diretas para</p><p>presidente da república, e defendida por grande parte da sociedade civil, garantiu os</p><p>desejos dos setores conservadores com as indicações dos candidatos e a montagem do</p><p>Colégio Eleitoral para a eleição indireta à presidência da república.</p><p>Questão 23</p><p>[E]</p><p>Como o texto ressalta, existiam, na Colônia, comerciantes de escravos que agiam sem a</p><p>anuência da Coroa Portuguesa. Esses comerciantes acabavam por ajudar a formar certa</p><p>autonomia colonial e mercantil frente a Coroa.</p><p>Questão 24</p><p>[A]</p><p>As rebeliões camponesas, que ajudaram a compor o quadro que levou o Feudalismo a</p><p>ruir, se explicam pelas dificuldades de produção e financeira dos camponeses derivadas</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>8</p><p>da grave crise agrícola que abateu a Europa Ocidental entre os séculos XII e XIV. Tais</p><p>dificuldades levaram os camponeses a não mais conseguir cumprir com suas obrigações</p><p>junto aos seus senhores feudais.</p><p>Questão 25</p><p>[B]</p><p>É impossível pensar a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808 dissociado da</p><p>disputa que ocorria na Europa entre o Império de Napoleão e a Inglaterra, pioneira na</p><p>Revolução Industrial. Inglaterra e França disputavam a hegemonia política e econômica</p><p>na Europa. Em 1806, visando prejudicar a economia inglesa, Napoleão decretou o Bloqueio</p><p>Continental proibindo a Europa de comercializar com a Inglaterra. Portugal dependia</p><p>economicamente da Inglaterra e não aderiu ao Bloqueio Continental, isso desagradou</p><p>Napoleão que ameaçou invadir Portugal (de fato ocorreu a invasão das tropas francesas</p><p>em Portugal). Pressionado e com apoio da Inglaterra, a corte portuguesa fugiu para o</p><p>Brasil em 1808. Gabarito [B].</p><p>Questão 26</p><p>[A]</p><p>A Revolução Tecnológica e Científica verificada nos países desenvolvidos a partir da</p><p>segunda metade do século XIX com o advento da segunda fase da Revolução Industrial</p><p>provocou grandes mudanças nos padrões de produção e consumo das mercadorias que</p><p>influenciaram os padrões culturais de um mundo cada vez mais urbano. Esses novos</p><p>padrões se difundiram pela sociedade através do avanço dos meios de comunicação em</p><p>massa e converteram certos bens de consumo em itens de desejo e status social.</p><p>Questão 27</p><p>[A]</p><p>O texto da questão expressa a visão europeia de dominação com o olhar exótico para</p><p>as populações africanas. Para a burguesia europeia do final do século XIX que vivia um</p><p>período de grande expansão do sistema capitalista para todo o planeta, o continente</p><p>africano era uma região a ser incorporada e explorada a partir das necessidades do</p><p>capitalismo.</p><p>O pensamento eurocêntrico apontava a “missão civilizadora” do europeu no momento</p><p>do Neocolonialismo e Imperialismo do século XIX. A África, bem como a Ásia, deveria ser</p><p>“civilizada” pelo contato com o europeu.</p><p>Questão 28</p><p>[C]</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>8 9</p><p>A Grande Guerra conhecida como Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, provocou</p><p>transformações na Europa, entre elas, pode ser mencionada o fim de velhos impérios</p><p>como o Império Russo, Turco Otomano, Áustro-húngaro e império Alemão. Basta</p><p>observar no mapa. Gabarito [C].</p><p>Questão 29</p><p>[B]</p><p>A questão remete aos horrores da Guerra Civil Espanhola, 1936-1939, quando ocorreu um</p><p>confronto entre o governo popular republicano contra a falange fascista de Francisco</p><p>Franco. O cartaz foi criado pelo Ministério de Propaganda do Governo Republicano da</p><p>Espanha e dirigido à comunidade internacional durante a Guerra Civil Espanhola. A</p><p>imagem faz referência ao bombardeio de Guernica, em 26 de abril de 1937. O cartaz</p><p>tinha como objetivo sensibilizar a opinião pública estrangeira e assim estimular o apoio</p><p>de governos democráticos às forças republicanas. Gabarito [B].</p><p>Questão 30</p><p>[C]</p><p>Assim como a Campanha da Rússia foi um divisor de águas nas Era Napoleônica,</p><p>a invasão das tropas nazistas na URSS em meados de 1941, no contexto da Segunda</p><p>Guerra Mundial, representou um marco importante. Em 1943, na batalha de Stalingrado,</p><p>os nazistas perderam para as tropas e o inverno soviético, trata-se da maior batalha do</p><p>século XX e, a partir dela, a derrota nazista era certa. Gabarito [C].</p><p>FILOSOFIA E SOCIOLOGIA</p><p>Questões de 31 a 45</p><p>Questão 31</p><p>[A]</p><p>[Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia]</p><p>O texto apresenta uma relação de cálculo político-econômico que caracteriza o poder</p><p>punitivo por meio da: [A] gestão das ilicitudes pelo sistema judicial. O texto descreve</p><p>como a economia das ilegalidades se reestruturou com o desenvolvimento da sociedade</p><p>capitalista, separando a ilegalidade dos bens da ilegalidade dos direitos. Essa gestão das</p><p>ilicitudes envolve a especialização dos circuitos judiciários e a forma como diferentes</p><p>classes sociais enfrentam as consequências de suas ações ilegais.</p><p>No que toca as alternativas incorretas, é correto dizer:</p><p>[B] Incorreta. O texto não trata da aplicação das sanções pelo modelo equânime.</p><p>[C] Incorreta. O texto não fala da supressão dos crimes pela penalização severa.</p><p>[D] Incorreta. O texto não aborda a regulamentação dos privilégios pela justiça social.</p><p>[E] Incorreta. O texto não se relaciona com a repartição de vantagens pela hierarquização</p><p>cultural.</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>10</p><p>[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]</p><p>Apenas a alternativa [A] está correta. A análise de Foucault sobre o poder punitivo e o</p><p>sistema judicial revela a interseção entre o poder e a gestão das ilicitudes. Essa análise</p><p>é feita a partir da mobilização do que Foucault chamou de “microfísica do poder”. A</p><p>partir dessa perspectiva, é possível compreender como o sistema judicial se torna uma</p><p>ferramenta para o cálculo político-econômico do poder punitivo. Ele argumenta que</p><p>o sistema judicial é uma instituição que opera em estreita relação com a economia</p><p>política, buscando garantir a estabilidade e o funcionamento do sistema econômico.</p><p>Assim, a punição e o controle de ilicitudes podem ser usados para manter a ordem social</p><p>e econômica, protegendo os interesses da elite dominante ao mesmo tempo em que</p><p>estabelece normas e regulamentos que definem o que é considerado ilegal.</p><p>Questão 32</p><p>[A]</p><p>O texto destaca a experiência da raiva e como ela parece estar inexplicavelmente no</p><p>corpo, o que não se alinha com a visão dualista de Descartes, que separa mente e corpo.</p><p>Portanto, o contraponto ao entendimento expresso no texto é: [A] apresentar uma visão</p><p>dualista.</p><p>Agora, vamos analisar os erros nas alternativas incorretas:</p><p>[B] Incorreta. A tese naturalista não é especificamente abordada no texto.</p><p>[C] Incorreta. A premissa realista não é diretamente discutida no contexto do texto.</p><p>[D] Incorreta. A argumentação de Descartes é dualista, não idealista.</p><p>[E] Incorreta. O texto não se relaciona diretamente com a posição intencionalista.</p><p>Questão 33</p><p>[B]</p><p>A postura determinista adotada pelo personagem Gerineldo contrasta com a ideia</p><p>existencialista contida no pensamento filosófico de Sartre porque: [B] nega a possibilidade</p><p>de transcendência. Enquanto Gerineldo parece conformado com a sua situação e</p><p>acredita que tudo está previamente determinado, Sartre, no existencialismo, enfatiza a</p><p>liberdade e a capacidade do sujeito de transcender sua situação e criar significado em</p><p>um mundo contingente.</p><p>No que toca aos erros nas alternativas incorretas, é correto dizer:</p><p>[A] Incorreta. A manifestação do inconsciente não está diretamente relacionada ao</p><p>contraste entre o determinismo de Gerineldo e o existencialismo de Sartre.</p><p>[C]</p><p>Incorreta. O conhecimento difuso não é o ponto central do contraste entre os textos.</p><p>[D] Incorreta. A sustentação da fugacidade da vida não é o foco do contraste entre os</p><p>textos.</p><p>[E] Incorreta. A refutação da evolução biológica não está relacionada ao contraste entre</p><p>os textos.</p><p>Questão 34</p><p>[A]</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>10 11</p><p>A alternativa correta é a [A], pois, os modelos autoritários descritos no texto apontam</p><p>para o sistema de controle da sociedade disciplinar. Essa que é entendida como o</p><p>espaço social de exercícios constantes de práticas, instrumentos e técnicas que visam a</p><p>disciplinarização dos sujeitos. Dessa forma, os dois modelos descritos no texto apontam</p><p>para o uso de variadas técnicas de disciplinarização em relação aos leprosos e aos</p><p>pestilentos. Dessa forma, a alternativa que aponta corretamente que o sistema de</p><p>controle dos modelos autoritários, é a alternativa [A].</p><p>Questão 35</p><p>[C]</p><p>Ambos os textos destacam as sensações empíricas, obtidas através dos sentidos e</p><p>das experiências sensíveis, como elementos centrais para a percepção do real e, por</p><p>consequência, para a obtenção do conhecimento acerca da realidade. Com efeito, o</p><p>aluno deve associar essa forma de obtenção de dados da realidade ao entendimento da</p><p>ideia de conhecimento que os textos apresentam, que está bastante fundamentada na</p><p>importância do corpo, através dos sentidos, nos processos de apreensão da realidade.</p><p>Questão 36</p><p>[A]</p><p>A alternativa correta é a [A], pois, a corrente de pensamento que pensa a filosofia como</p><p>ato existencial, como algo que faz do homem um ente que pergunta, duvida, teme e age</p><p>para dominar e, por vezes, dotá-lo de sentido, é o existencialismo. Por pensar o homem</p><p>dentro dessas categorias, o existencialismo parte da ideia de que o tema fundamental</p><p>da filosofia é a realidade humana, seu sentido e possibilidades. Dessa forma, a alternativa</p><p>que responde corretamente o que é proposto no enunciado, é a alternativa [A].</p><p>Questão 37</p><p>[B]</p><p>A letra [B] está correta pois, para Aristóteles o ser humano é um animal racional político</p><p>e social, ou seja, os seres humanos instintivamente buscam viver em sociedade e se</p><p>organizar e para que isto acontece, criam-se as instituições e se estabelecem relações</p><p>sociais afim do ser humano realizar a sua “disposição natural”; enquanto, para Hobbes,</p><p>os seres humanos, sem leis e ordenamento, em estado de natureza, se estabeleceria</p><p>a lógica da sobrevivência e do mais forte. Na obra, O Leviatã, Hobbes defende que os</p><p>seres humanos concordam em ceder parte de sua liberdade de agir, em prol de um</p><p>Estado que organize e rege a sociedade, impondo a eles (seres humanos) a lei e a ordem</p><p>necessária para se viver em sociedade.</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>12</p><p>Questão 38</p><p>[B]</p><p>Gabarito Oficial: [C]</p><p>Gabarito SuperPro®: [B]</p><p>Boética é a corrente da ética contemporânea que se preocupa com o tratamento</p><p>ético em relação a vida animal a qual Singer é um de seus principais representantes,</p><p>atualmente.</p><p>Questão 39</p><p>[B]</p><p>A partir do texto, percebe-se que, no pensamento político de Platão, a sabedoria dos</p><p>filósofos é essencialmente necessária para a condução de uma vida coletiva boa e justa.</p><p>Nesse sentido, os valores morais, como justiça, ética e bondade, são o objetivo da atividade</p><p>política, e só podem verdadeiramente existir no homem que detém o conhecimento de</p><p>um filósofo, de modo que os governantes devem ser também filósofos e, só assim, a</p><p>organização</p><p>de uma sociedade justa é viável.</p><p>Questão 40</p><p>[A]</p><p>O texto reflete a percepção dos pensadores do movimento filosófico da Escola de</p><p>Frankfurt, do qual Walter Benjamin é um dos mais importantes representantes, acerca</p><p>do modo como as estruturas capitalistas manipulam a produção cultural, a fim de</p><p>dominar a produção do pensamento social. A Teoria Crítica, a partir da qual Walter</p><p>Benjamin analisa a propaganda, destaca o caráter espetacularizado que os objetos</p><p>assumem, o que dificulta a análise autônoma e objetiva do que é exibido, levando à uma</p><p>percepção ilusória das imagens. Uma possível dúvida poderia surgir a partir da proposta</p><p>da alternativa [B], no entanto, o que dificulta a prática do pensamento crítico não é o</p><p>avanço tecnológico em si, mas a apresentação dessa tecnologia de forma distorcida em</p><p>relação à realidade.</p><p>Questão 41</p><p>[E]</p><p>Para Foucault, as formas de poderes existentes na sociedade impõem modificações</p><p>nos modos de agir dos indivíduos, a partir da coação de seus corpos, transformando-</p><p>os em corpos úteis e passíveis de sujeição. Desse modo, incorporam-se características</p><p>disciplinadoras nos corpos através do controle e do adestramento que mede, corrigi e</p><p>hierarquiza corpos em um processo que modela indivíduos.</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>12 13</p><p>Questão 42</p><p>[A]</p><p>Os textos tratam da produção cultural enquanto produção mercadológica, dinâmica</p><p>que implica a transformação da arte em uma mercadoria efêmera e espetacularizada,</p><p>minimizando, dessa forma, seu potencial comunicativo de modo a atender a lógica de</p><p>consumo característica do Capitalismo.</p><p>Questão 43</p><p>[E]</p><p>[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]</p><p>A alternativa correta é [E], porque o texto coloca em evidência que a tecnologia do</p><p>Google utilizada pelo usuário é produzida a partir do trabalho humano, não percebido</p><p>e mal remunerado e, portanto, invisível. As alternativas seguintes são incorretas porque</p><p>a base da tecnologia não é a diversificação da produção, a mobilidade populacional, a</p><p>autonomia do empregado ou a concentração da produção, mas a massa de trabalhadores</p><p>mal remunerados e invisíveis.</p><p>[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]</p><p>Apenas a alternativa [E] está correta. O texto chama atenção para o fato de que existem</p><p>trabalhadores reais por trás da Inteligência Artificial. Isto é, o que aparece, para o</p><p>consumidor final, apenas como uma “tecnologia” é, na verdade, fruto do trabalho de</p><p>milhares de trabalhadores frequentemente precarizados. Enquanto a IA recebe destaque</p><p>na mídia e é muitas vezes associada a avanços tecnológicos, o trabalho dos linguistas</p><p>que torna essa IA possível é frequentemente negligenciado.</p><p>Questão 44</p><p>[A]</p><p>[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]</p><p>A alternativa correta é [A], porque o dumping é uma prática em que os bens são</p><p>comercializados com preços abaixo do mercado, eliminando a concorrência. As</p><p>alternativas incorretas são: [B] e [E], porque a reestruturação da função administrativa</p><p>e a modernização da produção industrial são arranjos que tornam as empresas mais</p><p>produtivas, sem que sua concorrente seja lesada; [C], porque holding é um grupo</p><p>empresarial que controla as ações de empresas de diferentes setores; [D], porque a</p><p>limitação do mercado monopolista torna a concorrência mais estável.</p><p>[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]</p><p>Apenas a alternativa [A] está incorreta. Dumping comercial é uma prática desleal no</p><p>comércio internacional em que uma empresa exporta seus produtos a preços abaixo</p><p>do custo de produção ou do preço de mercado em seu próprio país. Essa estratégia</p><p>é usada para ganhar vantagem competitiva nos mercados estrangeiros, prejudicando</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>14</p><p>os produtores locais e concorrentes. O dumping é geralmente considerado uma forma</p><p>de concorrência desleal e é proibido por acordos comerciais internacionais, como os</p><p>regulamentos da Organização Mundial do Comércio (OMC).</p><p>Questão 45</p><p>[A]</p><p>Apenas a alternativa [A] está correta. A Primavera Árabe foi um movimento político que</p><p>teve início no final de 2010 e se estendeu por vários países do mundo árabe, principalmente</p><p>no Oriente Médio e no Norte da África. Esse movimento foi caracterizado por uma série</p><p>de protestos populares que visavam a mudanças políticas, sociais e econômicas nos</p><p>países envolvidos. Uma das principais demandas que surgiram durante a Primavera</p><p>Árabe foi a luta por direitos civis. Por exemplo, os manifestantes clamavam por liberdades</p><p>individuais, incluindo liberdade de expressão, liberdade de associação e liberdade de</p><p>imprensa.</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>14 15</p><p>TERRANEGRA2024</p><p>SIMULADO GLOBAL - JUNHO</p><p>Lu</p><p>ísa</p><p>m</p><p>aia</p><p>C</p><p>er</p><p>qu</p><p>eir</p><p>a</p><p>- 7</p><p>81</p><p>.8</p><p>81</p><p>.1</p><p>35</p><p>-4</p><p>9</p><p>- l</p><p>uis</p><p>a.</p><p>m</p><p>aia</p><p>@</p><p>lan</p><p>ds</p><p>ch</p><p>oo</p><p>l.c</p><p>om</p><p>.b</p><p>r -</p><p>2</p><p>9/</p><p>07</p><p>/2</p><p>02</p><p>4</p><p>23</p><p>:3</p><p>2:</p><p>11</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p><p>78188113549 78188113549</p>

Mais conteúdos dessa disciplina