Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
ALUNA: ISA DANTAS DOS SANTOS
Um orçamento pessoal é uma previsão dos gastos e despesas de um indivíduo durante um período específico de tempo, o que dá à sua organização maior controle sobre suas finanças e ajuda a planejar metas futuras. Para fazer um bom orçamento pessoal, ele deve conter os seguintes itens: Primeiro, você deve saber todos os rendimentos que possui e o valor que deve receber, seja através de salário, aluguel, investimentos, poupança, etc. Em pouco tempo, você deverá saber quais são as despesas fixas (que devem ser pagas regularmente), como aluguel, contas a pagar (água, luz, telefone, internet, etc.) e taxas. Compre mantimentos, remédios, gasolina, reparos e muito mais. Você também deve saber o que são despesas variáveis, como viagens, hobbies, férias, etc.
 O orçamento também deve incluir todos os valores da dívida, como empréstimos, cartões de crédito, etc. Depois de saber seus fundos disponíveis e quanto gastar, você deve definir limites disponíveis para cada despesa para garantir que poderá controlar seus gastos sem entrar no vermelho.
Como criar um orçamento pessoal?
1. Calcule seu lucro líquido.
2. Faça uma lista de todas as suas despesas.
3. Escolha uma ferramenta para organizar.
4. Use uma abordagem orçamentária.
5. Acompanhe seu orçamento.
6. Faça previsões.
7. Assuma um compromisso orçamentário.
Quais são suas dicas para organizar um orçamento pessoal?
• Crie um orçamento.
• Estabeleça metas de poupança.
• Limite seus gastos diários.
• Evite despesas desnecessárias.
• Fique fora das dívidas.
• Reserve uma certa quantia para despesas anuais.
• Esteja preparado para emergências.
• Separe contas pessoais e profissionais.
Quais são os benefícios de criar um orçamento pessoal?
Criar um orçamento pessoal trará muitos benefícios para sua vida financeira. A primeira é a organização, pois ao anotar suas despesas e monitorar as mudanças nas suas contas, você terá mais noção do que está acontecendo com seu dinheiro. A chave para um bom orçamento é ser descomplicado e repleto de recursos, pois um orçamento será inútil se não for constantemente atualizado com informações mensais sobre receitas e despesas.
Portanto, simplesmente preparar um orçamento não é suficiente. Manter as informações autênticas do consumidor atualizadas é fundamental para seu sucesso.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina