Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1
Marcar para revisão
Concurso BNDES Economista 2012
A resposta da política econômica brasileira à crise mundial de 2008, com seus subsequentes desdobramentos na área do euro, tem sido a de:
E Estimular a economia, monetária e fiscalmente, impedindo uma maior queda da demanda doméstica.
2 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não consegue passar como um presidente vinculado à ascensão da esquerda, mas dialoga com governos latino-americanos, como podemos ver na medida:
B Estabelecimento de acordos de cooperação e bilaterais com diversos países como Brasil e Argentina, apesar da resistência deles.
3 No contexto da crise que envolve as bolhas imobiliárias americanas, a crise nos fundos de investimento, as quebras de Grécia e outros países periféricos, o Brasil foi considerado um país que conseguiu, diante do caos, se estabelecer e se manter bem em um primeiro momento. Especialistas apontam que isso se deu em razão
D do uso estabilidade inerente ao tesouro nacional e a manutenção do consumo famílias.
4 "O capitalismo é intrinsecamente instável, mas uma crise tão profunda e danosa quanto a atual era desnecessária: poderia ter sido evitada se o Estado democrático tivesse sido capaz de resistir à desregulação dos mercados financeiros. (¿) A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu".
PEREIRA, L. C. B. A crise financeira global e depois: um novo capitalismo? Novos Estudos. n.86, mar. 2010. pp. 51-72.
Ao atribuir a responsabilidade pela crise econômica atual do capitalismo à desregulamentação dos mercados pelo Estado, o autor do texto tece uma crítica
A ao neoliberalismo econômico.
5 Quais os três pilares que sustentam o conceito de sustentabilidade?
C Econômico, social e ambiental.
6 Assinale a alternativa que apresenta correlações corretas.
C ISO 14001 - Meio ambiente; ISO 26000 - Responsabilidade social; AAIS/IFC/Princípio do Equador - Modelos usados para avaliação de empreendimentos.
7 Leia o texto: O significado do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano.
Disponível em https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/62781.
São vertentes do Movimento de Reconceituação do Serviço Social:
A Modernizadora; inspirada na Fenomenologia; Marxista.
8 No início até meados do século XX, a responsabilidade social empresarial (RSE) estava associada principalmente à obrigação de produzir bens, gerar lucros, criar empregos e fornecer segurança no ambiente de trabalho. O foco nesse período estava em promover a aplicação de princípios éticos tradicionais nas empresas, como confiança, honestidade, integridade e justiça. Qual é a principal ênfase da RSE nesse contexto?
D Princípios éticos tradicionais
9 (2018 Banca: FCC Órgão: Câmara Legislativa do Distrito Federal Prova: FCC - 2018 - Câmara Legislativa do Distrito Federal - Consultor Legislativo - Redação Parlamentar)
A crise internacional do capitalismo, ainda em curso, provocada pela irresponsabilidade do sistema financeiro norte-americano, submergiu a economia internacional e, como desastre, representa o segundo grande marco da vitória histórica dos sistemas de interesse. O primeiro, a Queda do Muro de Berlim, ruiu como monumento às avessas, celebrando o fracasso da ousada tentativa de construir uma sociedade assentada sobre a solidariedade. Sem inovações institucionais [...] a futura nova sociedade serviu-se do abastardamento das instituições políticas predominantes nas democracias capitalistas, partidos e eleições, para ao final desvirtuar-se economicamente na contrafação do mercado negro, e politicamente na centralização e corrupção burocráticas. [...] Antes, na sequela da crise mundial de 1929, também originada nos Estados Unidos, deu-se o início de políticas sociais mais sistemáticas e consistentes, lá e na Europa. [...] O desastre iniciado em 2007, ao contrário, ocasionou o desmanche mundial da rede de proteção construída no último meio século. O medo do socialismo [...] havia desaparecido. [...] O socialismo não se manteve como opção realista ao capitalismo contemporâneo, e o mundo presencia, pela primeira vez a sério, um capitalismo sem competidores.
(Adaptado de: SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A democracia impedida: o Brasil no século XXI, Rio de Janeiro: FGV, 2017, pp 129-130)
Nesse texto, é caracterizada uma análise:
E Da crise do Estado de bem-estar social.
10 A crise de 1929 é uma crise mundial de superprodução. Seu impacto no Brasil mais claro é
B Sobre os preços dos produtos para exportação.

Mais conteúdos dessa disciplina