Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

BIOLOGIA
FISIOLOGIA
PRÉ-ENEM Prof. Rodrigo Gomes
AULA  04
A Fisiologia é o ramo da Biologia dedicado à compreensão do funcionamento de um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida. 
Sistemas do Corpo Humano
Cardiovascular (Circulatório) e Imunológico 
Respiratório
Muscular e Esquelético
Digestório 
Endócrino 
Excretor
Nervoso 
Reprodutor
Tegumentar
Bioquímica – Biofísica – Imunologia 
O organismo humano é constituído de diversas partes, que em conjunto garantem o seu funcionamento adequado.
Moléculas: as moléculas são as estruturas responsáveis pelas reações químicas. 
Célula: a célula é a menor unidade estrutural estudada na fisiologia humana.
Tecido: os tecidos são grupos celulares formados por células semelhantes atuando em uma mesma função.
Órgãos: os órgãos são a união de diversos tipos diferentes de tecidos;
Sistemas: um grupo de órgãos desempenhando uma função em comum;
Organismo: o organismo é a junção de todos os sistemas do organismo;
Homeostase
A homeostase é uma condição básica relacionada à fisiologia humana. Sua principal definição é de regulador da estabilidade do organismo. Assim, a homeostase mantém a estabilidade rítmica e a composição química do organismo.
Temperatura;
Salinidade;
pH;
Concentrações de nutrientes, como a glicose, de gases como o oxigênio e de resíduos, como o dióxido de carbono e a ureia.
Se esses fatores estiverem em desequilíbrio, eles podem afetar a ocorrência de reações químicas essenciais para a manutenção do corpo vivo.
Hipotálamo: regula a temperatura e a pressão osmótica 
Evaporação da água ajuda na regulação da temperatura corporal
Os rins mantêm o equilíbrio da água
O pâncreas regula o açúcar no sangue
O sangue distribui calor pelo corpo
Os músculos esqueléticos se contraem e relaxam para regular a temperatura
Controle Térmico
A temperatura corporal humana é por volta de 36 graus. Para mantê-la, alguns mecanismos são utilizados.
Variação do diâmetro dos vasos periféricos
Sudorese
Barreiras térmicas
A presença de uma camada de gordura subcutânea (que não faz parte da pele!) auxilia na manutenção da temperatura final do corpo. A gordura age como uma barreira térmica. Os pelos também são importantes para esse isolamento..
Comportamento
Muitas das vezes, ações deliberadas do indivíduo ajudam na manutenção da temperatura. Buscar um lugar mais fresco, tomar um banho, vestir uma roupa mais quente, esfregar as mãos. 
O Centro Térmico: o Hipotálamo
O hipotálamo é responsável por várias ações do corpo ligadas à fome, à sede e ao sono. Também secreta hormônios que controlam a hipófise, glândula ligada a ele. 
Em algumas circunstâncias, é possível que ele não consiga efetivamente manter a temperatura. Fala-se em hipotermia e em hipertermia. 
Febre
Quando há uma infecção, os leucócitos (nossas células de defesa) liberam a substância pirogênica. Essa substância atinge o hipotálamo provocando-lhe um ajuste na temperatura a ser obtida para o corpo. Como essa temperatura é maior que a atual, o corpo sente frio - é a fase do calafrio. Aos poucos, a temperatura aumenta - é a febre. A febre é benéfica - a princípio - pois favorece uma maior atividade imunológica. Quando se faz uso de um antitérmico ou após algum tempo, o nível de substância pirogênica cai. 
Regulação química
O pâncreas é o órgão responsável pela produção de insulina e glucagon, que são os hormônios responsáveis pela regulação da glicose (açúcar) no sangue. Quando há um aumento dos níveis de glicose no sangue, a insulina realiza uma ação hipoglicemiante. 
Regulação hídrica
Os rins são responsáveis por excretar a ureia e regular as concentrações de água e vários tipos iônicos, além disso respondem ao ADH (hormônio antidiurético), o qual é produzido pelo hipotálamo.
O ADH evita a perda de água e desidratação do organismo. Em situações de aumento da osmolaridade plasmática (maior concentração de sais), o organismo produz o hormônio para impedir a perda de água.
Mecanismos de regulação
Os processos da homeostáticos são controlados pelos mecanismos de feedback negativo e feedback positivo, também chamados de retroalimentação. Eles são considerados como uma mudança na condição dos componentes, gerando uma reação que reduz ou aumenta a resposta do sistema onde ele está inserido. 
O principal mecanismo, o negativo, gera alterações no meio interno que desencadeiam alterações no sentido contrário. Por exemplo, se a pressão arterial está alta diversas reações acontecem para que baixe, e quando ela fica abaixo do normal se iniciam processos a fim de estabilizá-la. 
Controle da Pressão Arterial
A pressão sanguínea chega ao rim, abaixo da condição normal. Desencadeiam-se 2 processos, para a compensação homeostática necessária - mecanismo de feedback negativo - a vasoconstrição (redução do calibre do vaso sanguíneo, com consequente aumento da pressão) e produção de aldosterona (aumenta a reabsorção de sais, juntamente com a água, o que aumenta o volume de líquidos no sangue e, consequentemente, também aumenta a pressão).
Controle da Pressão Arterial
O que é homeostase;
Regulação térmica;
Controle da pressão arterial;
Regulação da glicose no corpo humano;
QUAIS SÃO OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM NO ENEM SOBRE FISIOLOGIA
Enem (2019) O “The Kidney Project” é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.
Disponível em: https://pharm.ucsf.edu. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).
O dispositivo criado promoverá diretamente a:
remoção de ureia.
excreção de lipídios.
síntese de vasopressina.
transformação de amônia.
fabricação de aldosterona.
Exercício
(Enem 2020 PPL) Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue. Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento. 
Exercício
(Enem 2020 PPL) A figura apresenta cinco resultados possíveis. 
O efeito esperado do medicamento está representado no resultado
1
2
3
4
5
Exercício
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina