Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas.
Apresentação
Para compreender a diversidade da Psicologia nos dias atuais é imprescindível conhecer a sua história, em especial, compreender as construções epistemológicas nos diferentes momentos históricos. Para isso, devemos conhecer o caminho até a sua constituição enquanto ciência e suas vertentes epistemológicas, compreendendo como ocorre o nascimento e a trajetória até a modernidade.
Nesta unidade de aprendizagem você irá conhecer a história da Psicologia e a sua constituição enquanto ciência, assim como a definição do sujeito como seu objeto de estudo. Explicá-la, como ciência humana e identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a sua construção enquanto ciência.
Ao final desta Unidade, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo.
Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos.
Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
DESAFIO: A Psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, assim como as práticas psicológicas constituidas em cada um desses tempos. Para vivenciar um pouco dessas transformações, vamos fazer uma volta ao passado. Entre na máquina do tempo e tente se ver, como psicólogo, em diferentes tempos passados.
Iniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).
Resposta Wilka: Século XIX, estruturalismo e funcionalismo foram abordagens pioneiras na psicologia, embora abordagens diferentes. Considerando ambas atribuições, classificaria estruturalismo pode variar dependendo do campo específico, concentrar nas estruturas subjacentes das culturas humanas, explorando padrões recorrentes de pensamento, comportamento e organização social. Envolvendo a análise das estruturas simbólicas, mitológicas e sociais dentro de diferentes culturas. Funcionalismo, teria desempenhado um papel crucial na compreensão da mente humana e no desenvolvimento de métodos para ajudar as pessoas a lidar com os desafios da vida cotidiana, seja por meio da análise detalhada da estrutura da mente ou sociais, psicologia moderna, desenvolvendo novos princípios.
Seguindo um pouco mais no tempo, chegamos ao século XX quando outras vertentes/teorias (por exemplo: Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise) surgem e substituem perspectivas anteriores. Agora, também se imagine atuando profissionalmente a partir de cada uma dessas teorias. Quais campos, práticas e atividades você desenvolveria?
Resposta Wilka: Século XX, novos desafios, trouxeram novos estudos como a Neurociência, neuroaprendizagem e neuropsicologia com o avanço da tecnologia, a compreensão do funcionamento do cérebro e da mente humana alcançou novos patamares. Desenvolver pesquisas e práticas que integrem os insights com a psicologia seria uma área promissora. Os estudos comprovam, o funcionamento do cérebro é capaz de formar, configurar e enfatizar a compreensão da mente e do comportamento humano, organiza suas percepções e experiências no decorrer da vida. A compreensão desse processo, nos ajuda a desenvolver e aprender novas habilidades.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina