Prévia do material em texto
Prova Impressa GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:687024) Peso da Avaliação 4,00 Prova 40365351 Qtd. de Questões 2 Nota 9,50 Ao vermos a clientela da Educação de Jovens e Adultos, deparamo-nos com homens, mulheres, jovens e adultos. Este público, apesar de ser variado, tem histórias individuais e diversos caminhos. Por meio deles, conquistaram conhecimentos, adquiridos ao longo de suas vidas, de modo informal. Baseando-se nestas afirmações, disserte sobre os sujeitos da educação de jovens e adultos e seus prováveis objetivos de aprendizagem e de vida. Resposta esperada Na atualidade, o que se observa frequentemente é o desejo de cada indivíduo buscar a realização de um melhor emprego, seu aperfeiçoamento intelectual, a insegurança com relação à manutenção de seu trabalho, a necessidade de melhoria de vida, para que sua família também se sinta segura, tendo alimento em sua mesa, saúde e educação. Os sujeitos que buscam esse tipo de educação, como o nome sugere, são jovens e adultos, que por diversos motivos tiveram que deixar os bancos escolares antes do término de sua vida escolar. É essencial, na vida do sujeito inserido no contexto escolar, a busca pelo conhecimento, pois a aprendizagem acontece na vida do ser humano. Minha resposta Os sujeitos da EJA(educação de jovens e adultos) são aqueles que moram em cidades ribeirinhas, quilombos, cidades do interior, periferias. Pessoas que muitas vezes podem ser analfabetas funcionais, ou seja, aqueles que têm até a quarta série do antigo primário, sabem ler, escrever e contar basicamente, o modelo tradicional de educação. Essas pessoas tem como principal saber ler, escrever, interpretar, entender como as coisas realmente funcionam e acima de tudo buscarem oportunidades. A aprendizagem é considerada como um processo contínuo, no qual o ser humano desde a vida uterina começa a aprender e permanece durante toda a vida, pois é o caminho para atingir o crescimento, a maturidade e o desenvolvimento como pessoas, num mundo organizado, cujas interações com o meio nos permitem a organização do conhecimento, que é a aprendizagem. Considerando o exposto, disserte sobre o que devemos aprender. Resposta esperada Devemos aprender o que precisamos saber para sobreviver e para poder desenvolver-nos no meio com segurança e eficácia, ou seja, as formas fundamentais da vida. No meio podemos distinguir a natureza e a sociedade. Devemos aprender como nos comportar no meio social. Aprendemos desde coisas aparentemente triviais, mas essenciais, como atravessar a rua, preparar um ovo frito, ou evitar os objetos muito quentes, até as coisas mais importantes, como o amor, a solidariedade ou o respeito aos outros. Aprender a desenvolver-se no meio físico, a manejar as coisas, a procurar o que se necessita para viver, a evitar os perigos, a realizar ações eficazes. Trata-se de um conhecimento técnico sobre a VOLTAR A+ Alterar modo de visualização 1 2 natureza e sobre como podemos desenvolvernos nela, maximizando nossas possibilidades de sobrevivência. Para sobreviver no meio, os indivíduos precisam conhecer uma série de características deste e a maneira como devem comportar-se eficazmente diante delas. Por exemplo, a criança precisa descobrir propriedades dos objetos e do espaço, saber que há objetos leves e pesados, que a maioria cai quando não tem base de sustentação e não é colocada sobre uma superfície, e todo um amplo conhecimento para poder agir sobre as coisas. Além disso, deve adquirir técnicas relativas a como agir para procurar alimento, para preparar os lugares para descanso. Minha resposta O ser humano tem plena capacidade para aprender e ensinar a outrem conteúdos, métodos e caminhos técnicos e científicos. Com isso, ele aprende a viver em sociedade, a ser cidadão e os seus princípios que ele toma como de grande valor. Piaget e Vygotsky são adeptos ao Construtivismo e à sua ramificação: o Socioconstrutivismo, ou seja, o conhecimento é construído a partir das experiências de mundo da criança. Eles cunharam o construtivismo para que o processo de ensino e de aprendizagem se fizesse por meio da história e da sociedade em que a criança se encontra imersa. Para os autores e pensadores da educação, só há massiva aprendizagem quando a criança se percebe no mundo e é capaz de assimilar os conhecimentos de modo autônomo, embora coexista socialmente com outras pessoas. Contudo, há críticas que dizem que esta teoria não aborda a aprendizagem que ocorre fora do indivíduo. Ela também vem a falhar em descrever como a aprendizagem acontece dentro das organizações. Imprimir