Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual psi da ed

Prova discursiva com gabarito para Avaliação Final sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA): questões para dissertar sobre sujeitos da EJA, objetivos de aprendizagem e "o que devemos aprender", com respostas esperadas e respostas do aluno, citando Piaget e Vygotsky.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual
(Cod.:687024)
Peso da Avaliação 4,00
Prova 40365351
Qtd. de Questões 2
Nota 9,50
Ao vermos a clientela da Educação de Jovens e Adultos, deparamo-nos com homens, mulheres, 
jovens e adultos. Este público, apesar de ser variado, tem histórias individuais e diversos caminhos. 
Por meio deles, conquistaram conhecimentos, adquiridos ao longo de suas vidas, de modo informal. 
Baseando-se nestas afirmações, disserte sobre os sujeitos da educação de jovens e adultos e seus 
prováveis objetivos de aprendizagem e de vida.
Resposta esperada
Na atualidade, o que se observa frequentemente é o desejo de cada indivíduo buscar a realização
de um melhor emprego, seu aperfeiçoamento intelectual, a insegurança com relação à
manutenção de seu trabalho, a necessidade de melhoria de vida, para que sua família também se
sinta segura, tendo alimento em sua mesa, saúde e educação. Os sujeitos que buscam esse tipo de
educação, como o nome sugere, são jovens e adultos, que por diversos motivos tiveram que
deixar os bancos escolares antes do término de sua vida escolar. É essencial, na vida do sujeito
inserido no contexto escolar, a busca pelo conhecimento, pois a aprendizagem acontece na vida
do ser humano.
Minha resposta
Os sujeitos da EJA(educação de jovens e adultos) são aqueles que moram em cidades ribeirinhas,
quilombos, cidades do interior, periferias. Pessoas que muitas vezes podem ser analfabetas
funcionais, ou seja, aqueles que têm até a quarta série do antigo primário, sabem ler, escrever e
contar basicamente, o modelo tradicional de educação. Essas pessoas tem como principal saber
ler, escrever, interpretar, entender como as coisas realmente funcionam e acima de tudo buscarem
oportunidades.
A aprendizagem é considerada como um processo contínuo, no qual o ser humano desde a vida 
uterina começa a aprender e permanece durante toda a vida, pois é o caminho para atingir o 
crescimento, a maturidade e o desenvolvimento como pessoas, num mundo organizado, cujas 
interações com o meio nos permitem a organização do conhecimento, que é a aprendizagem. 
Considerando o exposto, disserte sobre o que devemos aprender.
Resposta esperada
Devemos aprender o que precisamos saber para sobreviver e para poder desenvolver-nos no meio
com segurança e eficácia, ou seja, as formas fundamentais da vida. No meio podemos distinguir
a natureza e a sociedade.
Devemos aprender como nos comportar no meio social. Aprendemos desde coisas aparentemente
triviais, mas essenciais, como atravessar a rua, preparar um ovo frito, ou evitar os objetos muito
quentes, até as coisas mais importantes, como o amor, a solidariedade ou o respeito aos outros.
Aprender a desenvolver-se no meio físico, a manejar as coisas, a procurar o que se necessita para
viver, a evitar os perigos, a realizar ações eficazes. Trata-se de um conhecimento técnico sobre a
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
natureza e sobre como podemos desenvolvernos nela, maximizando nossas possibilidades de
sobrevivência.
Para sobreviver no meio, os indivíduos precisam conhecer uma série de características deste e a
maneira como devem comportar-se eficazmente diante delas. Por exemplo, a criança precisa
descobrir propriedades dos objetos e do espaço, saber que há objetos leves e pesados, que a
maioria cai quando não tem base de sustentação e não é colocada sobre uma superfície, e todo
um amplo conhecimento para poder agir sobre as coisas. Além disso, deve adquirir técnicas
relativas a como agir para procurar alimento, para preparar os lugares para descanso.
Minha resposta
O ser humano tem plena capacidade para aprender e ensinar a outrem conteúdos, métodos e
caminhos técnicos e científicos. Com isso, ele aprende a viver em sociedade, a ser cidadão e os
seus princípios que ele toma como de grande valor. Piaget e Vygotsky são adeptos ao
Construtivismo e à sua ramificação: o Socioconstrutivismo, ou seja, o conhecimento é construído
a partir das experiências de mundo da criança. Eles cunharam o construtivismo para que o
processo de ensino e de aprendizagem se fizesse por meio da história e da sociedade em que a
criança se encontra imersa. Para os autores e pensadores da educação, só há massiva
aprendizagem quando a criança se percebe no mundo e é capaz de assimilar os conhecimentos de
modo autônomo, embora coexista socialmente com outras pessoas. Contudo, há críticas que
dizem que esta teoria não aborda a aprendizagem que ocorre fora do indivíduo. Ela também vem
a falhar em descrever como a aprendizagem acontece dentro das organizações.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina