Logo Passei Direto
Buscar

A40 manha 7 semestre

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

2-Paciente do gênero masculino, 40 anos de idade, procurou atendimento na clínica da FMU para realização de avaliação na clínica. Sua queixa principal era a presença de cavidades abertas. A anamnese, exame físico, exame extraoral não apresentaram alterações. Quanto ao sistema adesivo e resina composta, avalie as afirmacoes:
I) No sistema adesivo convencional de dois passos, deve-se volatilizar do solvente antes de fotoativar o adesivo.
II) Para se evitar a tensão de contração de polimerização da resina composta na restauração, deve-se utilizar a técnica incremental oblíqua, evitando unir paredes opostas.
III) No sistema adesivo auto condicionante, o condicionamento seletivo da dentina é indicado pois a adesão deste sistema neste substrato não é satisfatória.
IV) No sistema adesivo convencional de dois passos, é essencial a manutenção da dentina úmida após a lavagem do ácido, para evitar o colapso das fibrilas colágenas.
a) II e IV
b) I, II e IV
c) I, II e III
d) II e III
e) I, II, III e IV

3-Um cirurgião-dentista injetou dois tubetes de prilocaína a 3%, com felipressina 0,03 UI, em uma criança de 6 anos de idade, com peso igual a 18 kg para realização de procedimento odontológico. Considere: 1) Volume de um tubete anestésico = 1,8 mL; 2) Dose segura de prilocaína = 6 mg/kg; 3) Dose teto de prilocaína = 300 mg. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

a) Há risco de toxicidade sistêmica com a dose empregada
b) A criança recebeu uma dose considerada segura do anestésico
c) Por se tratar de fármacos bastante seguros e de ação localizada, o cálculo da dose máxima a ser empregada não é necessário.
d) A felipressina é um vasoconstritor adrenérgico.
e) A prilocaína é um anestésico do grupo éster e não é indicada para crianças.

4-Um paciente com 35 anos de idade procurou atendimento na Clínica Odontológica com queixa principal: "passo fio dental e sai desfiado" SIC. O paciente se refere ao espaço interproximal entre os elementos 16 e 17 ambos apresentando restaurações proximais realizadas há uma semana. Assinale a alternativa correta:

a) Caso seja falta de material restaurador na proximal, o uso de tiras de lixa metálica pode solucionar o problema.
b) A radiografia oclusal deve ser solicitada para verificar o ponto de contato
c) A radiografia interproximal auxilia no diagnóstico, sendo possível observar excesso ou falta de material restaurador nas regiões proximais.
d) Caso seja excesso de material restaurador, deve-se romper o ponto de contato e utilizar as lixas de aço, removendo o contorno próxima e polir.
e) É possível que seja falta de acabamento proximal, devendo-se substituir as duas restaurações.

5-Assinale a alternativa em que a sequência da moldagem funcional para Prótese Total está correta:

a) Selamento periférico da moldeira individual com cera utilidade; moldagem com pasta zinco eugenólica sem tracionamento dos tecidos.
b) Confecção do modelo anatômico e moldagem com moldeira de estoque.
c) Confecção de base de prova e moldagem com pasta zinco eugenólica.
d) Selamento periférico com cera 7; moldagem com alginato tracionando os tecidos adjacentes.
e) Selamento periférico com godiva; moldagem com pasta zinco eugenólica tracionando os tecidos adjacentes.

6-Com relação às patologias pulpares e periapicais analise as afirmativas a seguir.
I. A lesão periapical de origem inflamatória mais frequente é a periodontite apical crônica.
II. A necrose por coagulação ocorre em consequência de uma lesão traumática com interrupção do suprimento sanguíneo para o dente.
III. A exacerbação aguda de uma lesão inflamatória crônica é chamada de abscesso fênix.
a) I e III, apenas
b) I e II, apenas
c) I, apenas
d) I, II e III, apenas
e) II e III apenas

7-A técnica anestésica executada corretamente, com a escolha do sal anestésico adequado e uso de menor quantidade com maior eficácia são essenciais. O Cirurgião Dentista realizará a técnica de bloqueio do nervo dentário inferior em paciente de 6 anos de idade. Nesse caso, qual será o local de penetração da agulha em relação ao plano oclusal dos molares decíduos?

a) A uma distância de 0,5 cm da superfície oclusal dos molares.
b) A uma distância de 2,0 cm da superfície oclusal dos molares.
c) A uma distância de 1 cm da superfície oclusal dos molares.
d) Abaixo da superfície oclusal dos molares.
e) Na altura da superfície oclusal dos molares.

9-Um paciente de 50 anos de idade, fumante, apresenta gengivite generalizada e mobilidade dentária em alguns elementos. O cirurgião-dentista e a equipe atribuíram os achados clínicos ao uso do cigarro eletrônico. Sobre as possíveis justificativas da atribuição do uso do cigarro eletrônico as condições encontradas no caso descrito avaliem as informações a seguir:
I- O uso de cigarros eletrônicos é associado do risco de progressão da periodontite, uma vez que é capaz de modificar a microbiota gengival e a resposta imune do indivíduo.
II- Os cigarros eletrônicos apresentam, na sua composição, substâncias químicas com propriedades ácidas e, portanto, seu uso prolongado está relacionado a biocorrosão dentária.
III- O uso do cigarro eletrônico, além de alterar o pH salivar, altera o equilíbrio da microbiota bucal, levando o hospedeiro a maior susceptibilidade as lesões cariosas.
A. I, II e III
b. Apenas III
c. I e II apenas
d. II e III apenas
e. Apenas I

10-Paciente WDR, 68 anos, tabagista e etilista crônico, hipertenso e diabético controlado, apresenta úlcera em bordo lateral de língua, aproximadamente 8mm de diâmetro, com dois meses de evolução, sem sintomatologia dolorosa, com bordas avermelhadas e endurecidas e centro necrótico. Frente a esse caso clínico, qual a conduta adequada?

a. biópsia excisional, pois o diâmetro da lesão é pequeno
b. Biópsia excisional, pois a lesão apresenta suspeita de malignidade
c. biópsia incisional, pois a lesão apresenta suspeita de malignidade
d. citologia esfoliativa, pois o paciente é hipertenso e diabético
e. punção aspirativa, para avaliar a qualidade do exsudato inflamatório

Paciente não apresentava nenhum problema sistêmico digno de nota. Mas clinicamente apresentava PSR 2 em todos os sextantes e no odontograma pequenas lesões cariosas ativas nos elementos 11, 21 nas proximais mesiais, 17, 27 classe I de Black. Desta forma o paciente necessitou de averiguação do índice de placa e orientação de higiene bucal para posterior adequação do meio bucal com RCR, PCR e realização de restaurações nas lesões cariosas. Sobre a queixa dos espaços desdentados posteriores como observado acima os molares apresentavam levemente mesializados (menor que 28° de inclinação) Radiograficamente os elementos dentários suportes tinham ótima proporção coroa/raiz. Foi proposto a confecção de PPR como opção de reabilitação do paciente, o que foi aceito pelo mesmo devido a questão financeira. Nestas condições o grampo mais indicado para os elementos 17 e 27 são:

a.O grampo por ação de ponta I.
b.O grampo por ação de ponta T.
c.O grampo half-half.
d.O grampo Ackers reverso
e.O grampo circunferencial simples.

Muitas doenças sistêmicas trazem consequências negativas para a cavidade bucal, entre elas, a diabetes mellitus, a qual tem sido associada ao risco aumentado do desenvolvimento e da progressão rápida da periodontite. Considerando a estreita relação entre a diabetes mellitus e a periodontite, avalie as afirmacoes a seguir.
I- É recomendado fazer rastreamento para diabetes nos pacientes que apresentam comorbidades relacionados ao diabetes secundário, com endocrinopatias e doenças pancreáticas, ou com condições frequentemente associadas ao diabetes mellitus como infecção por HIV, doença periodontal e esteatose hepática.
II- O periodontista passa a ser um elemento ativo na equipe de profissionais que cuidam da saúde do paciente diabético, ao longo de sua vida.
III- A relação entre a diabetes mellitus e a doença periodontal ocorre de forma bidirecional, em que as alterações no sistema imunológico celular e humoral devido a hiperglicemia tornam o diabetes um fator de risco para a doença periodontal, bem como o caráter inflamatório da doença periodontal influencia no controle metabólico e aumenta a tolerância à insulina.
IV- A atenção ao quadro de diabetes mellitus deve ser dada desde a consulta inicial, como identificação do tipo de diabetes e, em caso de suspeita da doença, encaminhamento ao atendimento médico.
a.Somente II e III
b.Somente III e IV
c.Todas as afirmações corretas
d.Somente II, III e IV
e.Somente I e II

Erupção dentária é o processo pelo qual o dente se desloca do local onde se inicia seu desenvolvimento (cripta óssea) até alcançar o plano oclusal funcional. Observe a imagem da radiografia abaixo de um paciente de 9 anos de idade e responda: o dente 85 está com retenção prolongada?

a.sim, já que o 45 está no estágio 7 de Nolla
b.sim, já que o paciente tem 9 anos de idade e o dente 45 ainda não erupcionou.
c.sim, porque há um cisto dentígero se formando na região
d.sim, já que o 45 está no estágio 8 de Nolla
e.não, pois o dente 45 só irá erupcionar com 11 anos de idade

Paciente H.M.L, 8 anos de idade, gênero masculino, chega ao consultório odontológico relatando sentir dor na região do dente 11. Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista constata que o garoto não apresenta o elemento dentário 11 erupcionado na arcada dentária. Detectou-se, radiograficamente, que o dente está no estágio 9 de Nolla, posicionado em uma condição subgengival. Neste caso, a conduta mais apropriada consiste em realizar:

a.Gengivoplastia.
b.Gengivectomia.
c.Gengivectomia associada a raspagem e alisamento radicular.
d.Gengivectomia associada a aplicação de selante.

Paciente RSP de 63 anos, sexo masculino, procurou a disciplina do estágio em clínica do idoso com a queixa de falta de dentes posteriores superiores. Foi realizado anamnese, exame clínico e radiografias panorâmicas e periapicais. Conjuntamente com as radiografias foi realizado a confecção de modelos de estudos para melhor análise complementar. O paciente não apresentava nenhum problema sistêmico digno de nota. Mas clinicamente apresentava PSR 2 em todos os sextantes e no odontograma pequenas lesões cariosas ativas nos elementos 11, 21 nas proximais mesiais, 17, 27 classe I de Black. Desta forma o paciente necessitou de averiguação do índice de placa e orientação de higiene bucal para posterior adequação do meio bucal com RCR, PCR e realização de restaurações nas lesões cariosas. Sobre o tratamento das lesões cariosas ativas, analise as afirmativas a seguir:
I. A remoção do tecido cariado deve ser realizada de forma conservadora, preservando a estrutura dental sadia adjacente, com uso de instrumentos cortantes e/ou abrasivos.
II. A aplicação de selantes de fossas e fissuras é uma medida preventiva importante para evitar o desenvolvimento de novas lesões cariosas.
III. A utilização de vernizes fluoretados é uma boa estratégia para promover a remineralização do esmalte e prevenir a progressão das lesões cariosas.
IV. Para a manutenção da saúde periodontal e restabelecimento estético deve-se iniciar o tratamento pelas restaurações de classe V por restaurações de resina composta, a fim de se evitar o acúmulo de biofilme dental próximo a margem gengival. Posteriormente iniciar a raspagem de cálculo supragengival.
a.I e III
b.I
c.II e III
d.III
e.IV

O grampo mais indicado para os elementos 13 e 23 são:

a.O grampo circunferencial em T.
b.O grampo por ação de ponta I.
c.O grampo Ackers reverso
d.O grampo circunferencial simples.
e.O grampo half-half.

Neste caso podemos classificar em:

a.Dentomucosassuportado
b.Dentossuportado
c.Metalicodentossuportado
d.Mucosassuportado
e.Resinodentossuportado

Qual é a relevância da monitorização da glicemia no contexto do tratamento de pacientes idosos?

a.A glicemia afeta apenas pacientes diabéticos, portanto não é necessário monitorar em pacientes não diabéticos.
b.A glicemia não influencia de forma significativa o tratamento dentário em pacientes idosos.
c.A glicemia elevada pode aumentar o risco de infecção pós-operatória e dificultar a cicatrização em pacientes idosos.
d.A glicemia só é importante caso o paciente realize um procedimento cirúrgico de grande porte.
e.A glicemia afeta apenas a sensibilidade dentária, não interferindo na resposta aos anestésicos ou na recuperação pós-tratamento.

As lesões cervicais não cariosas são cada vez mais frequentes nos consultórios odontológicos, e devido a sua alta incidência, podem ser consideradas a 'doença' do século XXI na Odontologia. Considera-se que:

a.As lesões cervicais não cariosas devem ser tratadas com uma única abordagem cirúrgica periodontal, a partir de um retalho posicionado coronariamente, independente da profundidade e localização da lesão.
b.As resinas compostas são uma excelente opção de material para restauração de lesões cervicais não cariosas, tendo em vista a facilidade de inserção na cavidade, apesar de não propiciarem polimento à região nem resistência mecânica adequados.
c.As lesões cervicais não cariosas têm um caráter multifatorial, no entanto seu tratamento se resume à reconstrução do tecido dental perdido com o uso de materiais restauradores temporários ou definitivos.
d.As lesões cervicais não cariosas são mais frequentemente observadas em pacientes que não apresentam a prévia evolução natural da doença periodontal ou cárie.
e.Para elaborar o tratamento das lesões cervicais não cariosas, é necessário associar o diagnóstico clínico aos hábitos de alimentação, uma vez que esta doença está exclusivamente associada ao consumo exagerado de alimentos ácidos.

Analise as afirmacoes e assinale a correta.
I) A causa pode ser a falta de proteção pulpar com cimento de ionômero de vidro.
II) A causa pode ser a presença de dentina úmida na aplicação do adesivo convencional de dois passos.
III) A causa pode estar relacionada com a técnica restauradora, por exemplo inserido incrementos unindo paredes opostas.
IV) A causa pode estar relacionada com uma falha na técnica adesiva.
a.III e IV
b.II e III
c.II e IV
d.I e III
e.II, III e IV

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

2-Paciente do gênero masculino, 40 anos de idade, procurou atendimento na clínica da FMU para realização de avaliação na clínica. Sua queixa principal era a presença de cavidades abertas. A anamnese, exame físico, exame extraoral não apresentaram alterações. Quanto ao sistema adesivo e resina composta, avalie as afirmacoes:
I) No sistema adesivo convencional de dois passos, deve-se volatilizar do solvente antes de fotoativar o adesivo.
II) Para se evitar a tensão de contração de polimerização da resina composta na restauração, deve-se utilizar a técnica incremental oblíqua, evitando unir paredes opostas.
III) No sistema adesivo auto condicionante, o condicionamento seletivo da dentina é indicado pois a adesão deste sistema neste substrato não é satisfatória.
IV) No sistema adesivo convencional de dois passos, é essencial a manutenção da dentina úmida após a lavagem do ácido, para evitar o colapso das fibrilas colágenas.
a) II e IV
b) I, II e IV
c) I, II e III
d) II e III
e) I, II, III e IV

3-Um cirurgião-dentista injetou dois tubetes de prilocaína a 3%, com felipressina 0,03 UI, em uma criança de 6 anos de idade, com peso igual a 18 kg para realização de procedimento odontológico. Considere: 1) Volume de um tubete anestésico = 1,8 mL; 2) Dose segura de prilocaína = 6 mg/kg; 3) Dose teto de prilocaína = 300 mg. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

a) Há risco de toxicidade sistêmica com a dose empregada
b) A criança recebeu uma dose considerada segura do anestésico
c) Por se tratar de fármacos bastante seguros e de ação localizada, o cálculo da dose máxima a ser empregada não é necessário.
d) A felipressina é um vasoconstritor adrenérgico.
e) A prilocaína é um anestésico do grupo éster e não é indicada para crianças.

4-Um paciente com 35 anos de idade procurou atendimento na Clínica Odontológica com queixa principal: "passo fio dental e sai desfiado" SIC. O paciente se refere ao espaço interproximal entre os elementos 16 e 17 ambos apresentando restaurações proximais realizadas há uma semana. Assinale a alternativa correta:

a) Caso seja falta de material restaurador na proximal, o uso de tiras de lixa metálica pode solucionar o problema.
b) A radiografia oclusal deve ser solicitada para verificar o ponto de contato
c) A radiografia interproximal auxilia no diagnóstico, sendo possível observar excesso ou falta de material restaurador nas regiões proximais.
d) Caso seja excesso de material restaurador, deve-se romper o ponto de contato e utilizar as lixas de aço, removendo o contorno próxima e polir.
e) É possível que seja falta de acabamento proximal, devendo-se substituir as duas restaurações.

5-Assinale a alternativa em que a sequência da moldagem funcional para Prótese Total está correta:

a) Selamento periférico da moldeira individual com cera utilidade; moldagem com pasta zinco eugenólica sem tracionamento dos tecidos.
b) Confecção do modelo anatômico e moldagem com moldeira de estoque.
c) Confecção de base de prova e moldagem com pasta zinco eugenólica.
d) Selamento periférico com cera 7; moldagem com alginato tracionando os tecidos adjacentes.
e) Selamento periférico com godiva; moldagem com pasta zinco eugenólica tracionando os tecidos adjacentes.

6-Com relação às patologias pulpares e periapicais analise as afirmativas a seguir.
I. A lesão periapical de origem inflamatória mais frequente é a periodontite apical crônica.
II. A necrose por coagulação ocorre em consequência de uma lesão traumática com interrupção do suprimento sanguíneo para o dente.
III. A exacerbação aguda de uma lesão inflamatória crônica é chamada de abscesso fênix.
a) I e III, apenas
b) I e II, apenas
c) I, apenas
d) I, II e III, apenas
e) II e III apenas

7-A técnica anestésica executada corretamente, com a escolha do sal anestésico adequado e uso de menor quantidade com maior eficácia são essenciais. O Cirurgião Dentista realizará a técnica de bloqueio do nervo dentário inferior em paciente de 6 anos de idade. Nesse caso, qual será o local de penetração da agulha em relação ao plano oclusal dos molares decíduos?

a) A uma distância de 0,5 cm da superfície oclusal dos molares.
b) A uma distância de 2,0 cm da superfície oclusal dos molares.
c) A uma distância de 1 cm da superfície oclusal dos molares.
d) Abaixo da superfície oclusal dos molares.
e) Na altura da superfície oclusal dos molares.

9-Um paciente de 50 anos de idade, fumante, apresenta gengivite generalizada e mobilidade dentária em alguns elementos. O cirurgião-dentista e a equipe atribuíram os achados clínicos ao uso do cigarro eletrônico. Sobre as possíveis justificativas da atribuição do uso do cigarro eletrônico as condições encontradas no caso descrito avaliem as informações a seguir:
I- O uso de cigarros eletrônicos é associado do risco de progressão da periodontite, uma vez que é capaz de modificar a microbiota gengival e a resposta imune do indivíduo.
II- Os cigarros eletrônicos apresentam, na sua composição, substâncias químicas com propriedades ácidas e, portanto, seu uso prolongado está relacionado a biocorrosão dentária.
III- O uso do cigarro eletrônico, além de alterar o pH salivar, altera o equilíbrio da microbiota bucal, levando o hospedeiro a maior susceptibilidade as lesões cariosas.
A. I, II e III
b. Apenas III
c. I e II apenas
d. II e III apenas
e. Apenas I

10-Paciente WDR, 68 anos, tabagista e etilista crônico, hipertenso e diabético controlado, apresenta úlcera em bordo lateral de língua, aproximadamente 8mm de diâmetro, com dois meses de evolução, sem sintomatologia dolorosa, com bordas avermelhadas e endurecidas e centro necrótico. Frente a esse caso clínico, qual a conduta adequada?

a. biópsia excisional, pois o diâmetro da lesão é pequeno
b. Biópsia excisional, pois a lesão apresenta suspeita de malignidade
c. biópsia incisional, pois a lesão apresenta suspeita de malignidade
d. citologia esfoliativa, pois o paciente é hipertenso e diabético
e. punção aspirativa, para avaliar a qualidade do exsudato inflamatório

Paciente não apresentava nenhum problema sistêmico digno de nota. Mas clinicamente apresentava PSR 2 em todos os sextantes e no odontograma pequenas lesões cariosas ativas nos elementos 11, 21 nas proximais mesiais, 17, 27 classe I de Black. Desta forma o paciente necessitou de averiguação do índice de placa e orientação de higiene bucal para posterior adequação do meio bucal com RCR, PCR e realização de restaurações nas lesões cariosas. Sobre a queixa dos espaços desdentados posteriores como observado acima os molares apresentavam levemente mesializados (menor que 28° de inclinação) Radiograficamente os elementos dentários suportes tinham ótima proporção coroa/raiz. Foi proposto a confecção de PPR como opção de reabilitação do paciente, o que foi aceito pelo mesmo devido a questão financeira. Nestas condições o grampo mais indicado para os elementos 17 e 27 são:

a.O grampo por ação de ponta I.
b.O grampo por ação de ponta T.
c.O grampo half-half.
d.O grampo Ackers reverso
e.O grampo circunferencial simples.

Muitas doenças sistêmicas trazem consequências negativas para a cavidade bucal, entre elas, a diabetes mellitus, a qual tem sido associada ao risco aumentado do desenvolvimento e da progressão rápida da periodontite. Considerando a estreita relação entre a diabetes mellitus e a periodontite, avalie as afirmacoes a seguir.
I- É recomendado fazer rastreamento para diabetes nos pacientes que apresentam comorbidades relacionados ao diabetes secundário, com endocrinopatias e doenças pancreáticas, ou com condições frequentemente associadas ao diabetes mellitus como infecção por HIV, doença periodontal e esteatose hepática.
II- O periodontista passa a ser um elemento ativo na equipe de profissionais que cuidam da saúde do paciente diabético, ao longo de sua vida.
III- A relação entre a diabetes mellitus e a doença periodontal ocorre de forma bidirecional, em que as alterações no sistema imunológico celular e humoral devido a hiperglicemia tornam o diabetes um fator de risco para a doença periodontal, bem como o caráter inflamatório da doença periodontal influencia no controle metabólico e aumenta a tolerância à insulina.
IV- A atenção ao quadro de diabetes mellitus deve ser dada desde a consulta inicial, como identificação do tipo de diabetes e, em caso de suspeita da doença, encaminhamento ao atendimento médico.
a.Somente II e III
b.Somente III e IV
c.Todas as afirmações corretas
d.Somente II, III e IV
e.Somente I e II

Erupção dentária é o processo pelo qual o dente se desloca do local onde se inicia seu desenvolvimento (cripta óssea) até alcançar o plano oclusal funcional. Observe a imagem da radiografia abaixo de um paciente de 9 anos de idade e responda: o dente 85 está com retenção prolongada?

a.sim, já que o 45 está no estágio 7 de Nolla
b.sim, já que o paciente tem 9 anos de idade e o dente 45 ainda não erupcionou.
c.sim, porque há um cisto dentígero se formando na região
d.sim, já que o 45 está no estágio 8 de Nolla
e.não, pois o dente 45 só irá erupcionar com 11 anos de idade

Paciente H.M.L, 8 anos de idade, gênero masculino, chega ao consultório odontológico relatando sentir dor na região do dente 11. Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista constata que o garoto não apresenta o elemento dentário 11 erupcionado na arcada dentária. Detectou-se, radiograficamente, que o dente está no estágio 9 de Nolla, posicionado em uma condição subgengival. Neste caso, a conduta mais apropriada consiste em realizar:

a.Gengivoplastia.
b.Gengivectomia.
c.Gengivectomia associada a raspagem e alisamento radicular.
d.Gengivectomia associada a aplicação de selante.

Paciente RSP de 63 anos, sexo masculino, procurou a disciplina do estágio em clínica do idoso com a queixa de falta de dentes posteriores superiores. Foi realizado anamnese, exame clínico e radiografias panorâmicas e periapicais. Conjuntamente com as radiografias foi realizado a confecção de modelos de estudos para melhor análise complementar. O paciente não apresentava nenhum problema sistêmico digno de nota. Mas clinicamente apresentava PSR 2 em todos os sextantes e no odontograma pequenas lesões cariosas ativas nos elementos 11, 21 nas proximais mesiais, 17, 27 classe I de Black. Desta forma o paciente necessitou de averiguação do índice de placa e orientação de higiene bucal para posterior adequação do meio bucal com RCR, PCR e realização de restaurações nas lesões cariosas. Sobre o tratamento das lesões cariosas ativas, analise as afirmativas a seguir:
I. A remoção do tecido cariado deve ser realizada de forma conservadora, preservando a estrutura dental sadia adjacente, com uso de instrumentos cortantes e/ou abrasivos.
II. A aplicação de selantes de fossas e fissuras é uma medida preventiva importante para evitar o desenvolvimento de novas lesões cariosas.
III. A utilização de vernizes fluoretados é uma boa estratégia para promover a remineralização do esmalte e prevenir a progressão das lesões cariosas.
IV. Para a manutenção da saúde periodontal e restabelecimento estético deve-se iniciar o tratamento pelas restaurações de classe V por restaurações de resina composta, a fim de se evitar o acúmulo de biofilme dental próximo a margem gengival. Posteriormente iniciar a raspagem de cálculo supragengival.
a.I e III
b.I
c.II e III
d.III
e.IV

O grampo mais indicado para os elementos 13 e 23 são:

a.O grampo circunferencial em T.
b.O grampo por ação de ponta I.
c.O grampo Ackers reverso
d.O grampo circunferencial simples.
e.O grampo half-half.

Neste caso podemos classificar em:

a.Dentomucosassuportado
b.Dentossuportado
c.Metalicodentossuportado
d.Mucosassuportado
e.Resinodentossuportado

Qual é a relevância da monitorização da glicemia no contexto do tratamento de pacientes idosos?

a.A glicemia afeta apenas pacientes diabéticos, portanto não é necessário monitorar em pacientes não diabéticos.
b.A glicemia não influencia de forma significativa o tratamento dentário em pacientes idosos.
c.A glicemia elevada pode aumentar o risco de infecção pós-operatória e dificultar a cicatrização em pacientes idosos.
d.A glicemia só é importante caso o paciente realize um procedimento cirúrgico de grande porte.
e.A glicemia afeta apenas a sensibilidade dentária, não interferindo na resposta aos anestésicos ou na recuperação pós-tratamento.

As lesões cervicais não cariosas são cada vez mais frequentes nos consultórios odontológicos, e devido a sua alta incidência, podem ser consideradas a 'doença' do século XXI na Odontologia. Considera-se que:

a.As lesões cervicais não cariosas devem ser tratadas com uma única abordagem cirúrgica periodontal, a partir de um retalho posicionado coronariamente, independente da profundidade e localização da lesão.
b.As resinas compostas são uma excelente opção de material para restauração de lesões cervicais não cariosas, tendo em vista a facilidade de inserção na cavidade, apesar de não propiciarem polimento à região nem resistência mecânica adequados.
c.As lesões cervicais não cariosas têm um caráter multifatorial, no entanto seu tratamento se resume à reconstrução do tecido dental perdido com o uso de materiais restauradores temporários ou definitivos.
d.As lesões cervicais não cariosas são mais frequentemente observadas em pacientes que não apresentam a prévia evolução natural da doença periodontal ou cárie.
e.Para elaborar o tratamento das lesões cervicais não cariosas, é necessário associar o diagnóstico clínico aos hábitos de alimentação, uma vez que esta doença está exclusivamente associada ao consumo exagerado de alimentos ácidos.

Analise as afirmacoes e assinale a correta.
I) A causa pode ser a falta de proteção pulpar com cimento de ionômero de vidro.
II) A causa pode ser a presença de dentina úmida na aplicação do adesivo convencional de dois passos.
III) A causa pode estar relacionada com a técnica restauradora, por exemplo inserido incrementos unindo paredes opostas.
IV) A causa pode estar relacionada com uma falha na técnica adesiva.
a.III e IV
b.II e III
c.II e IV
d.I e III
e.II, III e IV

Prévia do material em texto

1-Na nova classificação das doenças periodontais a perda de inserção clínica (PIC) interproximal passou a ser um fator importante. O paciente que apresenta uma Periodontite Estágio I corresponde:
a.com perda dental, PIC interproximal de 1-2 mm e PCS ≤ 4 mm e perda óssea horizontal 
b.sem perda dental, PIC interproximal de ≥ 5 mm e PCS ≥ 6mm e perda óssea horizontal
c.com perda dental, PIC interproximal de 3- 4 mm e PCS ≤ 5 mm e perda óssea vertical 
d.sem perda dental, PIC interproximal de 3 - 4 mm e PCS ≥5 mm e perda óssea horizontal 
e.com perda dental, PIC interproximal de ≥ 5 mm e PCS ≥ 6 mm e perda óssea vertical (
2-Paciente do gênero masculino, 40 anos de idade, procurou atendimento na clínica da FMU para realização de avaliação na clínica. Sua queixa principal era a presença de cavidades abertas. A anamnese, exame físico, exame extraoral não apresentaram alterações. Quanto ao sistema adesivo e resina composta, avalie as afirmações:
I) No sistema adesivo convencional de dois passos, deve-se volatilizar do solvente antes de fotoativar o adesivo.
II) Para se evitar a tensão de contração de polimerização da resina composta na restauração, deve-se utilizar a técnica incremental oblíqua, evitando unir paredes opostas.
III) No sistema adesivo auto condicionante, o condicionamento seletivo da dentina é indicado pois a adesão deste sistema neste substrato não é satisfatória.
IV) No sistema adesivo convencional de dois passos, é essencial a manutenção da dentina úmida após a lavagem do ácido, para evitar o colapso das fibrilas colágenas.
É correto apenas o que se afirma em:
a.II e IV 
B.I, II e IV 
c.I, II e III 
D.II e III 
e.I, II, III e IV 
3-Um cirurgião-dentista injetou dois tubetes de prilocaína a 3%, com felipressina 0,03 UI, em uma criança de 6 anos de idade, com peso igual a 18 kg para realização de procedimento odontológico. Considere: 1) Volume de um tubete anestésico = 1,8 mL; 2) Dose segura de prilocaína = 6 mg/kg; 3) Dose teto de prilocaína = 300 mg. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
a.Há risco de toxicidade sistêmica com a dose empregada
B.A criança recebeu uma dose considerada segura do anestésico
C.Por se tratar de fármacos bastante seguros e de ação localizada, o cálculo da dose máxima a ser empregada não é necessário. 
D.A felipressina é um vasoconstritor adrenérgico. 
E.A prilocaína é um anestésico do grupo éster e não é indicada para crianças. 
4-Um paciente com 35 anos de idade procurou atendimento na Clínica Odontológica com queixa principal: "passo fio dental e sai desfiado" SIC. O paciente se refere ao espaço interproximal entre os elementos 16 e 17 ambos apresentando restaurações proximais realizadas há uma semana. Assinale a alternativa correta:
a.Caso seja falta de material restaurador na proximal, o uso de tiras de lixa metálica pode solucionar o problema. 
B.A radiografia oclusal deve ser solicitada para verificar o ponto de contato 
C.A radiografia interproximal auxilia no diagnóstico, sendo possível observar excesso ou falta de material restaurador nas regiões proximais. 
D.caso seja excesso de material restaurador, deve-se romper o ponto de contato e utilizar as lixas de aço, removendo o contorno próxima e polir. 
E.É possível que seja falta de acabamento proximal, devendo-se substituir as duas restaurações. 
5-Assinale a alternativa em que a sequência da moldagem funcional para Prótese Total está correta:
a.Selamento periférico da moldeira individual com cera utilidade; moldagem com pasta zinco eugenólica sem tracionamento dos tecidos.
b.Confecção do modelo anatômico e moldagem com moldeira de estoque.
c.Confecção de base de prova e moldagem com pasta zinco eugenólica.
d.Selamento periférico com cera 7; moldagem com alginato tracionando os tecidos adjacentes.
e.Selamento periférico com godiva; moldagem com pasta zinco eugenólica tracionando os tecidos adjacentes.
6-Com relação às patologias pulpares e periapicais analise as afirmativas a seguir.
I. A lesão periapical de origem inflamatória mais frequente é a periodontite apical crônica.
II. A necrose por coagulação ocorre em consequência de uma lesão traumática com interrupção do suprimento sanguíneo para o dente.
III. a exacerbação aguda de uma lesão inflamatória crônica é chamada de abscesso fênix.
Está correto o que se afirma em:
a.I e III, apenas
b.I e II, apenas
c.I, apenas
D.I, II e III, apenas
e.II e III apenas
7-A técnica anestésica executada corretamente, com a escolha do sal anestésico adequado e uso de menor quantidade com maior eficácia são essenciais. O Cirurgião Dentista realizará a técnica de bloqueio do nervo dentário inferior em paciente de 6 anos de idade. Nesse caso, qual será o local de penetração da agulha em relação ao plano oclusal dos molares decíduos?
a.A uma distância de 0,5 cm da superfície oclusal dos molares.
b.A uma distância de 2,0 cm da superfície oclusal dos molares.
c.A uma distância de 1 cm da superfície oclusal dos molares.
d.Abaixo da superfície oclusal dos molares.
e.Na altura da superfície oclusal dos molares.
8-Na imagem abaixo observamos a radiografia de um paciente que sofreu traumatismo dentário.
Clinicamente o dente 61 apresentava mobilidade moderada e presença de fístula. Quais alterações você observa no dente 61 na radiografia abaixo e qual o tratamento indicado para este dente?
a.Reabsorção radicular externa e rompimento da cripta óssea do sucessor permanente/ Tratamento endodôntico
b.Reabsorção radicular interna/Exodontia e mantenedor de espaço
c.Reabsorção radicular interna/Terapia pulpar
D.Reabsorção radicular externa e rompimento da cripta óssea do sucessor permanente/Exodontia
e.Reabsorção radicular externa e rompimento da cripta óssea do sucessor permanente/Exodontia e mantenedor de espaço
9-Uma paciente de 24 anos compareceu a clínica da FMU em busca de tratamento odontológico. Durante a anamnese, relatou ter a boca seca, ser tabagista, com uso de cigarro convencional dos 15 aos 18 anos de idade, tendo passado a usar cigarro eletrônico. No PSR apresentou nos sextantes A, C e D Código 3, sextantes B, E e F Código 4. Realizou as tomadas radiográficas periapicais de boca toda e odontograma em que se encontrou diversas lesões cariosas e não cariosas, além de desgastes nas bordas incisais dos dentes anteroinferiores. O cirurgião dentista, com base nos sinais presentes e sintomas relatados, atribuíram os achados clínicos ao uso do cigarro eletrônico. Sobre as possíveis justificativas da atribuição do uso do cigarro eletrônico as condições encontradas no caso descrito avaliem as informações a seguir:
I- O uso de cigarros eletrônicos é associado do risco de progressão da periodontite, uma vez que é capaz de modificar a microbiota gengival e a resposta imune do indivíduo.
II- Os cigarros eletrônicos apresentam, na sua composição, substâncias químicas com propriedades ácidas e, portanto, seu uso prolongado está relacionado a biocorrosão dentária.
III- O uso do cigarro eletrônico, além de alterar o pH salivar, altera o equilíbrio da microbiota bucal, levando o hospedeiro a maior susceptibilidade as lesões cariosas.
É correto afirmar:
A. I, II e III
b.Apenas III
c.I e II apenas
d.II e III apenas
e.Apenas I
10-Paciente WDR, 68 anos, tabagista e etilista crônico, hipertenso e diabético controlado, apresenta úlcera em bordo lateral de língua, aproximadamente 8mm de diâmetro, com dois meses de evolução, sem sintomatologia dolorosa, com bordas avermelhadas e endurecidas e centro necrótico. Frente a esse caso clínico, qual a conduta adequada?
a.biópsia excisional, pois o diâmetro da lesão é pequeno
b.Biópsia excisional, pois a lesão apresenta suspeita de malignidade
c.biópsia incisional, pois a lesão apresenta suspeita de malignidade
d.citologia esfoliativa, pois o paciente é hipertenso e diabético
e.punção aspirativa, para avaliar a qualidade do exsudato inflamatório
11-Paciente RSP de 63 anos, sexo masculino, procurou a disciplina do estágio em clínica do idoso com a queixa de falta de dentes posteriores superiores. Foi realizado anamnese,exame clínico e radiografias panorâmicas e periapicais. Conjuntamente com as radiografias foi realizado a confecção de modelos de estudos para melhor análise complementar. O paciente não apresentava nenhum problema sistêmico digno de nota. Mas clinicamente apresentava PSR 2 em todos os sextantes e no odontograma pequenas lesões cariosas ativas nos elementos 11, 21 nas proximais mesiais, 17, 27 classe I de Black.
Desta forma o paciente necessitou de averiguação do índice de placa e orientação de higiene bucal para posterior adequação do meio bucal com RCR, PCR e realização de restaurações nas lesões cariosas. Sobre a queixa dos espaços desdentados posteriores como observado acima os molares apresentavam levemente mesializados (menor que 28° de inclinação) Radiograficamente os elementos dentários suportes tinham ótima proporção coroa/raiz. Foi proposto a confecção de PPR como opção de reabilitação do paciente, o que foi aceito pelo mesmo devido a questão financeira. Nestas condições o grampo mais indicado para os elementos 17 e 27 são:
a.O grampo por ação de ponta I.
b.O grampo por ação de ponta T.
c.O grampo half-half.
d.O grampo Ackers reverso
e.O grampo circunferencial simples.
12-Muitas doenças sistêmicas trazem consequências negativas para a cavidade bucal, entre elas, a diabetes mellitus, a qual tem sido associada ao risco aumentado do desenvolvimento e da progressão rápida da periodontite. Considerando a estreita relação entre a diabetes mellitus e a periodontite, avalie as afirmações a seguir.
I- É recomendado fazer rastreamento para diabetes nos pacientes que apresentam comorbidades relacionados ao diabetes secundário, com endocrinopatias e doenças pancreáticas, ou com condições frequentemente associadas ao diabetes mellitus como infecção por HIV, doença periodontal e esteatose hepática.
II- O periodontista passa a ser um elemento ativo na equipe de profissionais que cuidam da saúde do paciente diabético, ao longo de sua vida.
III- A relação entre a diabetes mellitus e a doença periodontal ocorre de forma bidirecional, em que as alterações no sistema imunológico celular e humoral devido a hiperglicemia tornam o diabetes um fator de risco para a doença periodontal, bem como o caráter inflamatório da doença periodontal influencia no controle metabólico e aumenta a tolerância à insulina.
IV- A atenção ao quadro de diabetes mellitus deve ser dada desde a consulta inicial, como identificação do tipo de diabetes e, em caso de suspeita da doença, encaminhamento ao atendimento médico.
 É correto afirmar:
a.Somente II e III
b.Somente III e IV
c.Todas as afirmações corretas
d.Somente II, III e IV
e.Somente I e II
13-Paciente com 71 anos de idade, sexo masculino, tem indicação de extração dos dentes 16 e 17. Ao realizar a prescrição do fármaco com objetivo de atenuar a dor pós-operatória, deve-se evitar:
a.Diclofenaco sódico
b.Diclofenaco potássico
c.Ácido acetilsalicílico
d.Aceclofenaco
e.Paracetamol
14-Paciente CMS do sexo masculino de 6 anos e 3 meses de idade compareceu a Clínica Odontológica acompanhado da mãe, com queixa principal de dor nos dentes do fundo. Durante anamnese a mãe relata que seu filho tem alergia a picada de insetos, escova os dentes 2 vezes ao dia acompanhado do responsável, utiliza dentifrício com 1000ppm de flúor. Também foi relatado que aos 2 anos de vida o paciente utilizou antibiótico devido a uma série de infecções urinárias. Ao exame clínico foram encontrados: opacidades amarelas/marrons extensas nos dentes 16, 26 e 46; opacidades brancas nos dentes 12 e 21; todos os dentes apresentavam escore 0 de ICDAS. Frente ao quadro clínico e informações coletadas durante anamnese, qual problema de saúde bucal a paciente apresenta?
a.Abfração dentária.
b.Cárie rampante.
c.Erosão dentária.
d.Hipomineralização molar-incisivo (HMI).
e.Amelogênese imperfeita.
15-Após consulta clínica de uma criança de 8 anos, observou-se um erro na notação dentária do odontograma. Pelas etapas de erupção dos elementos dentários, qual das seguintes alternativas aponta o equívoco?
a.Exodontia do dente 17.
b.Cárie na oclusal do dente 65.
c.Cárie na mesial do dente 21.
d.Fratura de esmalte na borda incisal do dente 31.
e.Cárie na palatina do dente 46.
16-Erupção dentária é o processo pelo qual o dente se desloca do local onde se inicia seu desenvolvimento (cripta óssea) até alcançar o plano oclusal funcional. Observe a imagem da radiografia abaixo de um paciente de 9 anos de idade e responda: o dente 85 está com retenção prolongada?
a.sim, já que o 45 está no estágio 7 de Nolla
b.sim, já que o paciente tem 9 anos de idade e o dente 45 ainda não erupcionou.
c.sim, porque há um cisto dentígero se formando na região
d.sim, já que o 45 está no estágio 8 de Nolla
e.não, pois o dente 45 só irá erupcionar com 11 anos de idade
17-Durante o atendimento integral na Odontopediatria, muitas vezes nos deparamos com o atendimento de crianças com algum comprometimento sistêmico. Diante disso, o atendimento de uma criança, 8 anos de idade e portadora de válvula protética torna-se um desafio. A paciente relata dor em dente inferior, lado esquerdo. Ao exame odontológico apresenta o dente 75 com cárie extensa e envolvimento pulpar, confirmado pela presença de uma área radiolúcida na região de furca, associada à raiz do dente e rompimento da cripta do sucessor permanente. O tratamento indicado para este caso é:
a.Exodontia do elemento dentário e uso de antibioticoterapia durante 5 dias após o procedimento.
b.Pulpotomia no elemento dentário, sob profilaxia antibiótica, devido ao risco de Endocardite Infecciosa.
c.Pulpectomia no elemento dentário, sem necessidade de profilaxia antibiótica, devido ao risco de Endocardite Infecciosa.
d.Exodontia do elemento dentário, sob profilaxia antibiótica, devido ao risco de Endocardite Infecciosa.
18-Paciente H.M.L, 8 anos de idade, gênero masculino, chega ao consultório odontológico relatando sentir dor na região do dente 11. Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista constata que o garoto não apresenta o elemento dentário 11 erupcionado na arcada dentária. Detectou-se, radiograficamente, que o dente está no estágio 9 de Nolla, posicionado em uma condição subgengival. Neste caso, a conduta mais apropriada consiste em realizar:
a.Gengivoplastia.
b.Odontossecção
c.Tracionamento ortodôntico.
d.Frenectomia.
e.Ulectomia.
19-O planejamento e execução de um tratamento odontológico deve ter uma visão multidisciplinar. Tendo em vista a integração das disciplinas, qual a sequência favorável de procedimentos para um paciente que possui inúmeras lesões de cárie cavitadas, restaurações deficientes com excesso marginal, cálculo supragengival e subgengival e lesões cervicais não cariosas. Para um plano de tratamento adequado, avalie as afirmações a seguir.
 I. Iniciar a adequação do meio com selamento de cavidades abertas, recontorno e polimento de restaurações em excessos ou sem acabamento, orientação de higiene bucal e dieta.
 II. Independentemente do índice de placa deve-se iniciar pelas restaurações classe V, remoção parcial de cárie e posterior restaurações com resina composta e, raspagem e aplainamento e polimento coronário-radicular.
III. A adequação do meio bucal tem sua importância para impedir a evolução de lesões cariosas ativas, reduzir o acúmulo de biofilme e favorecer a higienização bucal, com selamento de cavidades abertas.
IV. Para a manutenção da saúde periodontal e restabelecimento estético deve-se iniciar o tratamento pelas restaurações de classe V por restaurações de resina composta, a fim de se evitar o acúmulo de biofilme dental próximo a margem gengival. Posteriormente iniciar a raspagem de cálculo supragengival.
 É correto apenas o que se afirma em:
a.I e III
b.I
c.II e III
d.III
e.IV
20-Paciente RSP de 63 anos, sexo masculino, procurou a disciplina do estágio em clínica do idoso com a queixa de falta de dentes posteriores superiores. Foi realizado anamnese, exame clínico e radiografias panorâmicas e periapicais. Conjuntamente com as radiografias foi realizado a confecçãode modelos de estudos para melhor análise complementar. O paciente não apresentava nenhum problema sistêmico digno de nota. Mas clinicamente apresentava PSR 2 em todos os sextantes e no odontograma pequenas lesões cariosas ativas nos elementos 11, 21 nas proximais mesiais, 17, 27 classe I de Black.Desta forma o paciente necessitou de averiguação do índice de placa e orientação de higiene bucal para posterior adequação do meio bucal com RCR, PCR e realização de restaurações nas lesões cariosas. Sobre a queixa dos espaços desdentados posteriores como observado acima os molares apresentavam levemente mesializados (menor que 28° de inclinação) Radiograficamente os elementos dentários suportes tinham ótima proporção coroa/raiz. Foi proposto a confecção de PPR como opção de reabilitação do paciente, o que foi aceito pelo mesmo devido a questão financeira. Nestas condições o grampo mais indicado para os elementos 13 e 23 são:
a.O grampo circunferencial em T.
b.O grampo por ação de ponta I.
c.O grampo Ackers reverso
d.O grampo circunferencial simples.
e.O grampo half-half.
21-Criança, com oito anos de idade, apresenta uma restauração defeituosa extensa no elemento 85, com presença de fístula na mesma região, e com queixa de dor durante a mastigação. Radiograficamente, observa-se reabsorção óssea envolvendo a cripta do elemento permanente sucessor. Frente ao exposto, a conduta correta para o tratamento desse elemento dentário seria:
a.exodontia
b.pulpotomia
c.antibioticoterapia
d.antibioticoterapia e analgésico
e.pulpectomia
22-Paciente RSP de 63 anos, sexo masculino, procurou a disciplina do estágio em clínica do idoso com a queixa de falta de dentes posteriores superiores. Foi realizado anamnese, exame clínico e radiografia panorâmica e periapicais. Conjuntamente com as radiografias foi realizado a confecção de modelos de estudos para melhor análise complementar. O paciente não apresentava nenhum problema sistêmico digno de nota. Mas clinicamente apresentava PSR 2 em todos os sextantes e no odontograma pequenas lesões cariosas ativas nos elementos 11, 21 nas proximais mesiais, 17, 27 classe I de Black.Desta forma o paciente necessitou de averiguação do índice de placa e orientação de higiene bucal para posterior adequação do meio bucal com RCR, PCR e realização de restaurações nas lesões cariosas. Sobre a queixa dos espaços desdentados posteriores como observado acima os molares apresentavam levemente mesializados (menor que 28° de inclinação). Radiograficamente os elementos dentários suportes tinham ótima proporção coroa/raiz. Foi proposto a confecção de PPR como opção de reabilitação do paciente, o que foi aceito pelo mesmo devido a questão financeira. Sabemos que em relação ao suporte a fibromucosa têm sua importância aumentada conforme proporção dente/área desdentada. Neste caso podemos classificar em:
a.Dentomucosassuportado
b.Dentossuportado
c.Metalicodentossuportado
d.Mucosassuportado
e.Resinodentossuportado
23-Qual é a relevância da monitorização da glicemia no contexto do tratamento de pacientes idosos?
a.A glicemia afeta apenas pacientes diabéticos, portanto não é necessário monitorar em pacientes não diabéticos.
b.A glicemia não influencia de forma significativa o tratamento dentário em pacientes idosos.
c.A glicemia elevada pode aumentar o risco de infecção pós-operatória e dificultar a cicatrização em pacientes idosos.
d.A glicemia só é importante caso o paciente realize um procedimento cirúrgico de grande porte.
e.A glicemia afeta apenas a sensibilidade dentária, não interferindo na resposta aos anestésicos ou na recuperação pós-tratamento.
24-As lesões cervicais não cariosas são cada vez mais frequentes nos consultórios odontológicos, e devido a sua alta incidência, podem ser consideradas a "doença" do século XXI na Odontologia. Considera-se que:
a.As lesões cervicais não cariosas devem ser tratadas com uma única abordagem cirúrgica periodontal, a partir de um retalho posicionado coronariamente, independente da profundidade e localização da lesão.
b.As resinas compostas são uma excelente opção de material para restauração de lesões cervicais não cariosas, tendo em vista a facilidade de inserção na cavidade, apesar de não propiciarem polimento à região nem resistência mecânica adequados.
c.As lesões cervicais não cariosas têm um caráter multifatorial, no entanto seu tratamento se resume à reconstrução do tecido dental perdido com o uso de materiais restauradores temporários ou definitivos.
d.As lesões cervicais não cariosas são mais frequentemente observadas em pacientes que não apresentam a prévia evolução natural da doença periodontal ou cárie.
e.Para elaborar o tratamento das lesões cervicais não cariosas, é necessário associar o diagnóstico clínico aos hábitos de alimentação, uma vez que esta doença está exclusivamente associada ao consumo exagerado de alimentos ácidos.
25-Um paciente homem, 34 anos de idade, procurou atendimento na clínica de odontologia com queixa de sensibilidade pós-operatória no dente 36 que foi recentemente restaurado com resina composta, na oclusal e mesial. Os testes de vitalidade pulpar indicaram polpa viva, sem necessidade de tratamento endodôntico e a cavidade é rasa. Analise as afirmações e assinale a correta.
I) A causa pode ser a falta de proteção pulpar com cimento de ionômero de vidro.
II) A causa pode ser a presença de dentina úmida na aplicação do adesivo convencional de dois passos.
III) A causa pode estar relacionada com a técnica restauradora, por exemplo inserido incrementos unindo paredes opostas.
IV) A causa pode estar relacionada com uma falha na técnica adesiva.
É correto apenas o que se afirma em:
a.III e IV
b.II e III
c.II e IV
d.I e III
e.II, III e IV
26-Considere as três situações clínicas abaixo nas quais os arcos parcialmente desdentados serão reabilitados com próteses parciais removíveis. 1. Ausência do primeiro e do segundo pré-molares superiores esquerdos. 2. Ausência dos incisivos centrais e laterais 3. Ausência do segundo pré-molar e do primeiro molar inferior direito e do canino inferior esquerdo. Segundo a classificação de Kennedy, tais situações são classificadas como:
a.1. Classe III/ 2. Classe II/ 3. Classe III modificação 1;
b.1. Classe III/ 2. Classe IV/ 3. Classe III modificação 2;
c.1. Classe IV/ 2. Classe III/ 3. Classe III modificação 2.
d.1. Classe II/ 2. Classe IV/ 3. Classe III modificação 2;
e.1. Classe III/ 2. Classe IV/ 3. Classe III modificação 1;
27-O diagnóstico dos cistos dentígeros envolve exames radiográficos, como radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas, para visualizar as alterações na estrutura óssea e avaliar a relação com dentes não erupcionados. A análise clínica, incluindo histórico e exame físico, é essencial para uma abordagem diagnóstica abrangente, permitindo a identificação precoce e o tratamento adequado dessas lesões odontogênicas. Analise as afirmações relacionadas ao cisto dentígero e marque a opção correta:
I. O cisto dentígero é uma lesão odontogênica não inflamatória que se origina do folículo dentário.
II. A maioria dos cistos dentígeros é assintomática e frequentemente descoberta incidentalmente em exames radiográficos.
III. O tratamento padrão para um cisto dentígero é a enucleação cirúrgica, não sendo necessária a remoção do dente envolvido.
IV. Cistos dentígeros são mais comuns em pacientes idosos, especialmente após a perda de dentes permanentes.
Assinale a alternativa correta:
a.I - Verdadeiro; II - Falso; III - Verdadeiro; IV - Falso.
b.I - Verdadeiro; II - Verdadeiro; III - Verdadeiro; IV - Falso.
c.I - Verdadeiro; II - Verdadeiro; III - Falso; IV - Falso.
d.I - Falso; II - Verdadeiro; III - Verdadeiro; IV - Falso.
e.I - Falso; II - Verdadeiro; III - Falso; IV - Verdadeiro.
28-Paciente RSP de 63 anos, sexo masculino, procurou a disciplina do estágio em clínica do idoso com a queixa de falta de dentes posteriores superiores. Foi realizado anamnese, exame clínico e radiografias panorâmica e periapicais. Conjuntamente com as radiografias foi realizado a confecção de modelosde estudos para melhor análise complementar. O paciente não apresentava nenhum problema sistêmico digno de nota. Mas clinicamente apresentava PSR 2 em todos os sextantes e no odontograma pequenas lesões cariosas ativas nos elementos 11, 21 nas proximais mesiais, 17, 27 classe I de Black.Desta forma o paciente necessitou de averiguação do índice de placa e orientação de higiene bucal para posterior adequação do meio bucal com RCR, PCR e realização de restaurações nas lesões cariosas. Sobre a queixa dos espaços desdentados posteriores como observado acima os molares apresentavam levemente mesializados (menor que 28° de inclinação) Radiograficamente os elementos dentários suportes tinham ótima proporção coroa/raiz. Foi proposto a confecção de PPR como opção de reabilitação do paciente, o que foi aceito pelo mesmo devido a questão financeira. A classificação de Kennedy e sua modificação:
a.Classe I modificação 1.
b.Classe V modificação 1.
c.Classe II modificação 1.
d.Classe IV, modificação 1.
e.Classe III modificação 1.
29-No exame clínico o paciente de 42 anos relatou que é diabético controlado, hipertenso, faz uso de ômega 3, vitamina c diariamente, apresenta placa bacteriana na face vestibular dos molares superiores e na face lingual dos molares inferiores, cálculo supra gengival no sextante E, lesões cariosas dentes 46, 37 e 15. Baseado nessas informações qual o diagnóstico correto:
a.PSR 2- gengivite
b.PSR 1- gengivite
c.PSR 3- periodontite
d.PSR 2- periodontite
e.PSR 1- periodontite
30-Considerando a odontopediatria, assinale a opção correta em relação às diferenças anatômicas que devem ser observadas na anestesiologia.
a.A língula de uma criança com 8 anos de idade já tem as proporções semelhantes às da língula de um adulto.
b.A língula de uma criança com 6-10 anos de idade permanece, em geral, abaixo do plano oclusal.
c.Nos procedimentos em crianças com menos de 6 anos de idade, recomenda-se inclinar a agulha para baixo durante sua inserção, devido à localização da língula.
d.A distância entre a borda anterior da mandíbula e a língula e maior nas das crianças do que nos adultos.
e.Normalmente, a língua das crianças está acima do plano oclusal.
31-Um paciente compareceu na clínica da FMU com queixa principal: "caiu meu dente". O paciente se refere ao elemento 12 que apresentava uma coroa com pino que se soltou. Observou-se que o retentor intrarradicular estava curto, o que explica a falta de retenção no conduto. Para a solução ideal do caso, assinale a correta:
a.Analisar a qualidade da obturação endodôntica, desobturação preservando 2mm de material obturador no ápice radicular, instalação de um pino de fibra de vidro e coroa total, cimentados com cimento de fosfato de zinco.
B. Analisar a qualidade da obturação endodôntica, desobturação permitindo a instalação do novo retentor em 2/3 da raiz e confecção de uma nova coroa protética.
c.Analisar a qualidade da obturação endodôntica, reembasamento do pino metálico e recimentação com cimento de fosfato de zinco.
d.Limpeza do conduto e recimentação da peça protética com cimento resinoso dual.
e.Analisar a qualidade da obturação endodôntica, desobturação até metade do comprimento da raiz, cimentação de um novo retentor intrarradicular metálico e uma nova coroa.
32-As regras que estabelecem que a classificação dos edentados parciais deva ser feita após o preparo da boca, que se o terceiro molar está ausente não se deve levar em conta a zona dentada a ele correspondente, e que quando existem zonas edentadas adicionais na mesma arcada, a zona mais posterior rege a classificação, são conhecidas como:
a.postulado de Cummer;
b.regras de Applegate;
c.postulados de Avant;
d.regras de Müller;
e.regras de Elbrecht.
33-Acerca da avaliação do estado de saúde pré-operatório de interesse na odontologia, ao analisar a extensão do histórico médico, do exame físico e da avaliação laboratorial de pacientes que necessitam de cirurgia dentoalveolar ambulatorial, James Hupp e outros autores estabeleceram alguns critérios básicos. Nesse contexto, analise as assertivas a seguir:
I. Um histórico médico preciso é a informação mais útil que um clínico pode ter enquanto decide se um paciente pode passar por um tratamento dentário planejado de modo seguro.
II. O cirurgião-dentista deve estar preparado para prever como um problema médico pode alterar a resposta do paciente em relação aos agentes anestésicos planejados e à cirurgia.
Ill. Se o histórico for obtido com sucesso, o exame físico e a avaliação laboratorial de um paciente geralmente desempenham papéis secundários na avaliação pré-operatória.
IV. A entrevista para obter o histórico médico e o exame físico deve ser feita de acordo com cada paciente, levando em consideração os problemas clínicos, a idade, o nível de informação, as circunstâncias sociais, a complexidade do procedimento programado e os métodos anestésicos previstos.
Estão corretas apenas:
a.I, II, III e IV
b.IV
c.I, II e IV
d.I, II, III
e.III
34-Um paciente com 44 anos de idade, apresentou-se para na clínica de Odontologia para realização de exame clínico de rotina. Após anamnese, no exame clínico foi observada a presença de escurecimento na região de sulcos, na oclusal do elemento 16. Desta forma, quanto ao diagnóstico de cárie, assinale a alternativa correta:
a.A alteração relatada seria inativa, caso se apresente opaca e com porosidade evidente
b.A lesão de cárie presente neste molar caracteriza lesão inicial de cárie é resultante da desmineralização do esmalte que produz perda da translucidez e porosidade. Uma vez presente, a mancha restrita ao esmalte deve sempre ser removida com ponta diamantada cilíndrica e restaurada com resina composta.
c.O uso da sonda e exploradora facilita o diagnóstico de cárie porém, por desencadear danos ao tecido hígido e desmineralizado, deve ser utilizada apenas em cicatrículas e fissuras.
d.Para a análise desta possível lesão de cárie é imprescindível o uso da sonda exploradora uma vez que facilitam o diagnóstico de cárie e determina sua atividade
e.O uso da sonda exploradora não facilita o diagnóstico de cárie, e até́ pode desencadear danos ao tecido hígido e desmineralizado, devendo ser descartada para tal finalidade.
35-Considerando o manejo do comportamento infantil e as contribuições da Psicologia na clínica odontológica infantil, avalie as afirmações a seguir.
I- Uma estratégia a ser utilizada pelo cirurgião-dentista, para crianças chorando intensamente, fazendo birra ou com acesso de raiva, é o reforço positivo, por meio de modulações de voz e expressão facial de acolhimento.
II- A técnica do controle de voz baseia-se no tom e no volume da voz a serem empregados pelo cirurgião-dentista para obter a atenção da criança e, em seguida, sua cooperação; assim, com a entonação firme e decidida, ele pode estabelecer autoridade e, com entonação suave pode acalmar a criança.
III- A técnica dizer, mostrar e fazer, como o próprio nome diz tenta controlar a ansiedade da criança; o cirurgião-dentista verbaliza que vai colocar a mão na boca da criança, demonstra na sua própria boca e faz a contenção.
IV- As técnicas não aversivas, como a dessensibilização em algumas sessões, são organizadas de modo que a complexidade dos procedimentos a serem executados aumentem progressivamente.
V- O cirurgião-dentista deve se informar sobre eventos do cotidiano, como nascimento de irmão, falecimento de ente querido, horário de atendimento e de sono da criança, brigas e separação de pais, mudança de escola ou residência, os quais influenciam o comportamento da criança.
É correto apenas o que se afirma em
a.II, IV e V.
b.I, II e V.
c.I, II e III.
d.III, IV e V.
e.I, II e V.
36-A importância da radiografia dentro da odontologia é inquestionável. Sem exames de imagem, muitas vezes, fica quase impossível realizar um bom diagnóstico e plano de tratamento. Avalie a imagem abaixo e nomeia a técnica radiográfica empregada, o tipo de filme utilizado e a posição deste filme na cavidade bucal da criança.
a.técnica radiográfica periapical pelo paralelismo/filmeadulto/filme em posição horizontal
b.técnica radiográfica periapical pela bissetriz/filme infantil/filme em posição vertical
c.técnica radiográfica periapical pela bissetriz/filme adulto/filme em posição vertical
d.técnica periapical modificada/filme adulto/filme em posição horizontal
e.técnica periapical modificada/filme adulto/filme em posição vertical
37-Qual é a importância da redução da pressão arterial no atendimento de um paciente idoso para um tratamento cirúrgico?
a.A pressão arterial apenas afeta a escolha da anestesia a ser utilizada em pacientes idosos.
b.A pressão arterial elevada em pacientes idosos não tem impacto nos riscos cirúrgicos.
c.A pressão arterial não influencia em nada nos procedimentos cirúrgicos de pacientes idosos.
d.A pressão arterial é relevante para avaliar os riscos cardiovasculares e complicações durante o procedimento cirúrgico em pacientes idosos.
e.A pressão arterial só é importante se o paciente estiver sob medicação específica para hipertensão.
38-G.A.M. feoderma, 60 anos, gênero masculino, casado, brasileiro, não tabagista, procurou atendimento na clínica odontológica da FMU para a troca de sua Prótese Total Superior e a confecção de uma PPR inferior. No planejamento protético desse caso clínico, não havendo necessidade de nenhum tratamento restaurador, endodôntico ou cirúrgico periodontal. A melhor sequência para o planejamento seria:
a.realizar as duas próteses concomitantemente.
b.confeccionar a armação da prótese removível somente após a prova dos c) dentes da prótese total superior.
c.sempre começar a reabilitação pelo arco inferior e depois o arco superior.
d.confeccionar inicialmente a prótese total, depois de 60 dias confeccionar a prótese parcial.
e.sempre começar a reabilitação pelo arco superior e depois o arco inferior.
39-Em relação aos princípios de tratamento do traumatismo dental na dentição decídua, o objetivo principal é melhorar o reparo periodontal e pulpar, de forma que seja preservada a integridade do sucessor permanente. Marque a alternativa correta.
a.Nos dentes decíduos avulsionados, sempre quando possível, deve-se realizar o reimplante.
b.A oclusão não precisa ser avaliada diante do trauma.
c.No tratamento da avulsão, o exame radiográfico se torna desnecessário.
D.Na intrusão, a maioria dos dentes traumatizados são capazes de se reposicionarem espontaneamente.
e.Na luxação lateral, quando as coroas se posicionam em uma direção lingual, normalmente o ápice entra em contato com o germe do dente permanente.
40-Sobre os elementos constituintes das PPRs o apoio tem como função:
a.reciprocidade
b.retenção;
c.estabilidade;
 D.fixação.
e.suporte;

Mais conteúdos dessa disciplina