Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Nome: Carmen Monteiro Dias 
Matricula: 
APS- ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - PROCESSOS MOLECULARES E GENÉTICOS
ATIVIDADE 1: O aluno deverá ler um artigo científico, disponibilizado no link: http://www.scielo.br/pdf/csp/v17n3/4631.pdf 
ATIVIDADE 2: O aluno deverá visualizar o vídeo: “What is thr biomarker Discovery Program?”, disponibilizado no link (legendas em português disponível: https://youtu.be/ugXUFHRZti8. 
ATIVIDADE 3: O aluno deverá responder as questões:
1) O que agentes cancerígenos e quais fases da carcinogênese eles podem atuar? 
R: Agentes cancerígenos são componentes internos ou ambientais que podem promover a mutação no DNA celular, levando assim ao desenvolvimento e replicação celular anômalos. Estes elementos podem atuar em qualquer fase da carcinogênese: início, promoção, progressão e inibição do câncer.
2 ) Qual a importância de se procurar novas mutações e polimorfismos?
 R: A procura por novas mutações e polimorfismos é de extrema importância para o entendimento das fases da carcinogênese e para o tratamento das substâncias que auxiliam na indicação das funções normais ou patológicas dos organismos.
3 ) O que são biomarcadores? Quais as principais categorias? Explique elas 
 R: Biomarcadores são moléculas que podem indicar processos normais ou anormais no organismo. As principais categorias dos biomarcadores são: Biomarcadores de exposição: Permitem analisar os efeitos de um agente particular na molécula de DNA e nas células.
4 ) Quais agentes ambientais podem contribuir com o desenvolvimento do câncer? 
 R: Sobre os agentes ambientais que podem contribuir com o desenvolvimento do câncer, podemos citar a poluição mediante emissão dos gases monóxido de carbono e dióxido de carbono. Além disso, a exposição a radiação solar também é um agente poderoso para desenvolvimento do câncer.
5 ) Escolha 4 genes, que podem ser utilizados como biomarcadores e que estão associados com tipos de câncer e descreva seu mecanismo de funcionamento.
R: Marcadores tumorais são substâncias, geralmente proteínas, produzidas pelo organismo em resposta ao crescimento de cânceres, ou pelo próprio tecido cancerígeno, e que podem ser detectadas em sangue, urina ou amostras de tecido.
Alguns marcadores são específicos para determinados tipos de câncer, enquanto outros são encontrados em vários tipos da doença. Em sua maioria, os marcadores mais conhecidos também podem estar aumentados em doenças não cancerosas.
Consequentemente, seu uso isoladamente não é recomendado para a triagem (rastreamento) ou como único exame definitivo para o diagnóstico do câncer.

Mais conteúdos dessa disciplina