Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual - Questão Social e Serviço Social

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A cidadania, historicamente, passou a ser caracterizada como conjunto de direitos universais, portanto, sua origem está vinculada ao surgimento da sociedade. Entretanto, se pensarmos na realidade vivida pela maioria da população brasileira, veremos que há uma grande contradição entre o reconhecimento jurídico e a concretização da cidadania, e é nesta contradição que emergem as maiores expressões da questão social, tornando-se um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo profissional de Serviço Social.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A A Igreja tem sido a principal força da população da garantia da democracia e conquistas dos direitos sociais, através de diversas obras assistenciais e caritativas que promovem grande parcela de excluídos.
B Os movimentos sociais de protestos das classes trabalhadoras, bem como da classe empresarial, efetivaram os direitos civis na Carta Magna, a favor do pleno emprego e pleno salário.
C O Welfare State brasileiro se caracterizou como o principal beneficente da democracia e na garantia da cidadania no Brasil, pois, através das políticas de bem-estar social, é que se efetivou o merecimento de participação político-partidária.
D Os movimentos sociais, que representam e fortalecem a sociedade civil, tornaram-se peças fundamentais para a área da conquista da cidadania onde, por exemplo, têm sido protagonistas de determinadas mudanças e transformações que resultam em reconhecimento de novos direitos sociais, civis e políticos no Brasil.

Ao levar em consideração o marxismo como referência para a sua análise e prática profissional, o assistente social considera no capitalismo o conflito como uma característica das sociedades de classe.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA sobre as políticas sociais:
a) São respostas do Estado às pautas consensuadas por setores do empresariado nacional para resolver situações de crise do movimento operário.
b) São efetivamente respostas do Estado como contraponto às ações desenvolvidas por organizações não governamentais com recursos privados.
c) São medidas adotadas pelos sindicatos de trabalhadores para que o Estado possa resolver problemas do proletariado e situações de crise social.
d) Os mecanismos do Estado como forma de minimização das sequelas da desigualdade social, frente às reivindicações e lutas dos movimentos sociais na garantia dos direitos sociais, caracterizam deveres do Estado e direitos dos cidadãos.

A questão social foi constituída ao redor das transformações econômicas, políticas e sociais que ocorreram nos séculos XIX e XX, provenientes do processo de industrialização diante das demandas do capitalismo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A formação da sociedade brasileira foi iniciada por meios exploratórios.
II- O trabalho escravo foi utilizado por um longo período.
III- As propriedades rurais de grandes extensões eram utilizadas para a monocultura.
IV- A conquista da independência brasileira se deu de forma totalmente pacífica.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

O Estado de Bem-Estar tinha preocupação com a pobreza e seu crescimento, assim, através da assistência social, procurava harmonizar os problemas sociais. Sobre as ações e interesse do Estado de Bem-Estar Social, assinale a alternativa CORRETA:
A) O Estado de Bem-Estar Social também era chamado de Estado Social Democrático, pois procurava harmonizar os interesses do Estado com os da população que sofria com o desemprego.
B) O Estado de Bem-Estar, além de ter preocupação com a pobreza e seu crescimento, também priorizava os movimentos e as lutas sociais no combate à pobreza.
C) A política do Estado de Bem-Estar Social tentava compensar os problemas que eram criados pelo crescimento industrial pela política de desenvolvimento social e serviços sociais, fazendo com que a questão social e suas expressões fossem apaziguadas.
D) O “Welfare State” desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura crítica e revolucionária, propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos direitos sociais.

No contexto da expansão capitalista pós-guerra, o Estado assume tarefas e funções essenciais para a nova fase de acumulação capitalista. Assim, o Estado de Bem-Estar Social, também chamado de ?Welfare State?, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
a) É um estado social democrático, capitalista, regulador de proteção social.
b) É uma política nacional de empreendimentos sociais.
c) É um sistema de qualificação social e defensoria pública.
d) É um Estado capitalista de bem-estar unificado com políticas sociais inovadoras.

O Serviço Social, enquanto categoria profissional, está voltado à defesa da garantia da qualidade de vida da população, sendo trabalhadora ou não, o compromisso profissional deve estar com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça na direção social pela afirmação dos direitos de cidadania, de acordo com as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais.
Sabendo que o assistente social intervém nas mais diversas expressões da questão social na luta pela garantia dos direitos sociais, assinale a alternativa CORRETA quanto às diversas expressões ?manifestações ? da questão social:
a) Trabalho, auxílio renda, educação, mortalidade infantil, drogas, segurança.
b) Emprego, saúde, falta de moradia, criminalidade, corrupção.
c) Pobreza, moradores de rua, desnutrição, alcoolismo, violência doméstica.
d) Analfabetismo, desnutrição, delinquência juvenil, habitação, lazer.

O sistema capitalista se compõe e se espalha de tal forma que as expressões da questão social se manifestam de maneira avassaladora em um país subdesenvolvido como é considerado o Brasil. Mesmo com tantas riquezas naturais, não demonstra capacidade de ?gestão?, se comparado com outras grandes potências.
Sobre o capitalismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Brasil se apresentou tardiamente no panorama do capitalismo mundial.
b) A revolução de 1930 conseguiu eliminar os traços de miséria impostas pelo capitalismo.
c) O capitalismo conseguiu fazer com que todas as classes sociais se beneficiassem em igualdade com o progresso.
d) Como o capitalismo é um sistema integrado, não há desigualdades sociais nas distintas regiões brasileiras.

Os inúmeros e diferenciados aspectos da questão social, que se manifestaram nas sociedades durante os períodos históricos merecem uma atenção especial, visto que o surgimento da profissão sempre esteve permeada pelos meios de desenvolvimento de cada sociedade e modo de produção de seus bens.
Assim, fazendo uma retrospectiva desde a antiguidade ao período medieval, ou seja, do sistema feudal e agrário, sobre a questão social e a caracterização da assistência nesse período histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- A ?questão social?, a miséria, a doença, a pobreza, e todas as expressões manifestadas eram consideradas como resultado de fenômenos autônomos e de responsabilidade individual ou coletiva dos setores por elas atingidos, castigo, pecado, culpa.
II- Da antiguidade ao período medieval ? sistema feudal, o Estado Absoluto também era chamado de Estado de Bem-Estar, Bem-Estar Social da Igreja.
III- A assistência social inicialmente foi caracterizada como ajuda, apoio, benevolência, amparo, cuidado, doação, caridade, valor cristão.
IV- No período medieval, o cuidado com os pobres era de responsabilidade da Igreja Católica, Confrarias, Grupos Religiosos, Pastorais, Conventos, Damas de Caridade.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) Somente a afirmativa II está correta.

O Serviço Social enquanto profissão conferiu à ?Questão Social? a necessidade de se conhecer sua gênese, suas manifestações e expressões concretas, bem como tem a preocupação de efetivar estratégias de seu enfrentamento, das quais se destacam a política social e os direitos sociais.
Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Serviço Social como profissão emerge na sociedade capitalista, contexto em que a questão social se manifesta enquanto expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas pelo capitalismo.
( ) O Projeto Ético-Político, hegemônico no Serviço Social, identifica, nas expressões da questão social, o objeto ou a matéria-prima dos processos de trabalho do assistente social.
( ) As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais.
( ) Os efeitos do neoliberalismo têm pouca ou quase nenhuma repercussão no Serviço Social enquanto categoria profissional, pois o contexto histórico e econômico da sociedade não interfere no agir do assistente social.
a) F - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - F - F - V.

Percebemos que as políticas sociais são colocadas como mediações concretas para fortalecer a cidadania. Assim, o profissional de Serviço Social é aquele que, através da intervenção neste campo, procura intervir no sentido da conquista dos direitos sociais e do fortalecimento da cidadania, das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, sobre o exercício profissional do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
A) A estratégia básica fundamental do Serviço Social é orientar as intervenções para a garantia da cidadania e dos direitos sociais. Assim, a ação profissional se direciona para um exigir e lutar por um Estado de direitos e por propostas e projetos alternativos de inclusão social.
B) Torna-se necessário que o assistente social seja apenas um administrador de recursos junto à população em situação de vulnerabilidade social e procure viabilizar demandas para os projetos que referenciem a cidadania e a conquista de direitos.
C) A estratégia básica fundamental do trabalho do assistente social é ajudar a quem precisar, visto que a ajuda é a base primordial do Código de Ética Profissional.
D) O assistente social deve prioritariamente criar vínculos entre o poder público e privado, a fim de que consiga arrecadar fundos para os projetos sociais de inclusão social e garantia de sobrevivência.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A cidadania, historicamente, passou a ser caracterizada como conjunto de direitos universais, portanto, sua origem está vinculada ao surgimento da sociedade. Entretanto, se pensarmos na realidade vivida pela maioria da população brasileira, veremos que há uma grande contradição entre o reconhecimento jurídico e a concretização da cidadania, e é nesta contradição que emergem as maiores expressões da questão social, tornando-se um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo profissional de Serviço Social.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A A Igreja tem sido a principal força da população da garantia da democracia e conquistas dos direitos sociais, através de diversas obras assistenciais e caritativas que promovem grande parcela de excluídos.
B Os movimentos sociais de protestos das classes trabalhadoras, bem como da classe empresarial, efetivaram os direitos civis na Carta Magna, a favor do pleno emprego e pleno salário.
C O Welfare State brasileiro se caracterizou como o principal beneficente da democracia e na garantia da cidadania no Brasil, pois, através das políticas de bem-estar social, é que se efetivou o merecimento de participação político-partidária.
D Os movimentos sociais, que representam e fortalecem a sociedade civil, tornaram-se peças fundamentais para a área da conquista da cidadania onde, por exemplo, têm sido protagonistas de determinadas mudanças e transformações que resultam em reconhecimento de novos direitos sociais, civis e políticos no Brasil.

Ao levar em consideração o marxismo como referência para a sua análise e prática profissional, o assistente social considera no capitalismo o conflito como uma característica das sociedades de classe.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA sobre as políticas sociais:
a) São respostas do Estado às pautas consensuadas por setores do empresariado nacional para resolver situações de crise do movimento operário.
b) São efetivamente respostas do Estado como contraponto às ações desenvolvidas por organizações não governamentais com recursos privados.
c) São medidas adotadas pelos sindicatos de trabalhadores para que o Estado possa resolver problemas do proletariado e situações de crise social.
d) Os mecanismos do Estado como forma de minimização das sequelas da desigualdade social, frente às reivindicações e lutas dos movimentos sociais na garantia dos direitos sociais, caracterizam deveres do Estado e direitos dos cidadãos.

A questão social foi constituída ao redor das transformações econômicas, políticas e sociais que ocorreram nos séculos XIX e XX, provenientes do processo de industrialização diante das demandas do capitalismo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A formação da sociedade brasileira foi iniciada por meios exploratórios.
II- O trabalho escravo foi utilizado por um longo período.
III- As propriedades rurais de grandes extensões eram utilizadas para a monocultura.
IV- A conquista da independência brasileira se deu de forma totalmente pacífica.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

O Estado de Bem-Estar tinha preocupação com a pobreza e seu crescimento, assim, através da assistência social, procurava harmonizar os problemas sociais. Sobre as ações e interesse do Estado de Bem-Estar Social, assinale a alternativa CORRETA:
A) O Estado de Bem-Estar Social também era chamado de Estado Social Democrático, pois procurava harmonizar os interesses do Estado com os da população que sofria com o desemprego.
B) O Estado de Bem-Estar, além de ter preocupação com a pobreza e seu crescimento, também priorizava os movimentos e as lutas sociais no combate à pobreza.
C) A política do Estado de Bem-Estar Social tentava compensar os problemas que eram criados pelo crescimento industrial pela política de desenvolvimento social e serviços sociais, fazendo com que a questão social e suas expressões fossem apaziguadas.
D) O “Welfare State” desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura crítica e revolucionária, propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos direitos sociais.

No contexto da expansão capitalista pós-guerra, o Estado assume tarefas e funções essenciais para a nova fase de acumulação capitalista. Assim, o Estado de Bem-Estar Social, também chamado de ?Welfare State?, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
a) É um estado social democrático, capitalista, regulador de proteção social.
b) É uma política nacional de empreendimentos sociais.
c) É um sistema de qualificação social e defensoria pública.
d) É um Estado capitalista de bem-estar unificado com políticas sociais inovadoras.

O Serviço Social, enquanto categoria profissional, está voltado à defesa da garantia da qualidade de vida da população, sendo trabalhadora ou não, o compromisso profissional deve estar com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça na direção social pela afirmação dos direitos de cidadania, de acordo com as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais.
Sabendo que o assistente social intervém nas mais diversas expressões da questão social na luta pela garantia dos direitos sociais, assinale a alternativa CORRETA quanto às diversas expressões ?manifestações ? da questão social:
a) Trabalho, auxílio renda, educação, mortalidade infantil, drogas, segurança.
b) Emprego, saúde, falta de moradia, criminalidade, corrupção.
c) Pobreza, moradores de rua, desnutrição, alcoolismo, violência doméstica.
d) Analfabetismo, desnutrição, delinquência juvenil, habitação, lazer.

O sistema capitalista se compõe e se espalha de tal forma que as expressões da questão social se manifestam de maneira avassaladora em um país subdesenvolvido como é considerado o Brasil. Mesmo com tantas riquezas naturais, não demonstra capacidade de ?gestão?, se comparado com outras grandes potências.
Sobre o capitalismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Brasil se apresentou tardiamente no panorama do capitalismo mundial.
b) A revolução de 1930 conseguiu eliminar os traços de miséria impostas pelo capitalismo.
c) O capitalismo conseguiu fazer com que todas as classes sociais se beneficiassem em igualdade com o progresso.
d) Como o capitalismo é um sistema integrado, não há desigualdades sociais nas distintas regiões brasileiras.

Os inúmeros e diferenciados aspectos da questão social, que se manifestaram nas sociedades durante os períodos históricos merecem uma atenção especial, visto que o surgimento da profissão sempre esteve permeada pelos meios de desenvolvimento de cada sociedade e modo de produção de seus bens.
Assim, fazendo uma retrospectiva desde a antiguidade ao período medieval, ou seja, do sistema feudal e agrário, sobre a questão social e a caracterização da assistência nesse período histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- A ?questão social?, a miséria, a doença, a pobreza, e todas as expressões manifestadas eram consideradas como resultado de fenômenos autônomos e de responsabilidade individual ou coletiva dos setores por elas atingidos, castigo, pecado, culpa.
II- Da antiguidade ao período medieval ? sistema feudal, o Estado Absoluto também era chamado de Estado de Bem-Estar, Bem-Estar Social da Igreja.
III- A assistência social inicialmente foi caracterizada como ajuda, apoio, benevolência, amparo, cuidado, doação, caridade, valor cristão.
IV- No período medieval, o cuidado com os pobres era de responsabilidade da Igreja Católica, Confrarias, Grupos Religiosos, Pastorais, Conventos, Damas de Caridade.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) Somente a afirmativa II está correta.

O Serviço Social enquanto profissão conferiu à ?Questão Social? a necessidade de se conhecer sua gênese, suas manifestações e expressões concretas, bem como tem a preocupação de efetivar estratégias de seu enfrentamento, das quais se destacam a política social e os direitos sociais.
Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Serviço Social como profissão emerge na sociedade capitalista, contexto em que a questão social se manifesta enquanto expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas pelo capitalismo.
( ) O Projeto Ético-Político, hegemônico no Serviço Social, identifica, nas expressões da questão social, o objeto ou a matéria-prima dos processos de trabalho do assistente social.
( ) As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais.
( ) Os efeitos do neoliberalismo têm pouca ou quase nenhuma repercussão no Serviço Social enquanto categoria profissional, pois o contexto histórico e econômico da sociedade não interfere no agir do assistente social.
a) F - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - F - F - V.

Percebemos que as políticas sociais são colocadas como mediações concretas para fortalecer a cidadania. Assim, o profissional de Serviço Social é aquele que, através da intervenção neste campo, procura intervir no sentido da conquista dos direitos sociais e do fortalecimento da cidadania, das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, sobre o exercício profissional do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
A) A estratégia básica fundamental do Serviço Social é orientar as intervenções para a garantia da cidadania e dos direitos sociais. Assim, a ação profissional se direciona para um exigir e lutar por um Estado de direitos e por propostas e projetos alternativos de inclusão social.
B) Torna-se necessário que o assistente social seja apenas um administrador de recursos junto à população em situação de vulnerabilidade social e procure viabilizar demandas para os projetos que referenciem a cidadania e a conquista de direitos.
C) A estratégia básica fundamental do trabalho do assistente social é ajudar a quem precisar, visto que a ajuda é a base primordial do Código de Ética Profissional.
D) O assistente social deve prioritariamente criar vínculos entre o poder público e privado, a fim de que consiga arrecadar fundos para os projetos sociais de inclusão social e garantia de sobrevivência.

Prévia do material em texto

23/10/2023, 19:30 Avaliação II - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:888995)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 72557710
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
A cidadania, historicamente, passou a ser caracterizada como conjunto de direitos universais, 
portanto, sua origem está vinculada ao surgimento da sociedade. Entretanto, se pensarmos na 
realidade vivida pela maioria da população brasileira, veremos que há uma grande contradição entre o 
reconhecimento jurídico e a concretização da cidadania, e é nesta contradição que emergem as 
maiores expressões da questão social, tornando-se um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo 
profissional de Serviço Social. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A
A Igreja tem sido a principal força da população da garantia da democracia e conquistas dos
direitos sociais, através de diversas obras assistenciais e caritativas que promovem grande parcela
de excluídos.
B
O Welfare State brasileiro se caracterizou como o principal beneficente da democracia e na
garantia da cidadania no Brasil, pois, através das políticas de bem-estar social, é que se efetivou o
merecimento de participação político-partidária.
C Os movimentos sociais de protestos das classes trabalhadoras, bem como da classe empresarial,
efetivaram os direitos civis na Carta Magna, a favor do pleno emprego e pleno salário.
D
Os movimentos sociais, que representam e fortalecem a sociedade civil, tornaram-se peças
fundamentais para a área da conquista da cidadania onde, por exemplo, têm sido protagonistas de
determinadas mudanças e transformações que resultam em reconhecimento de novos direitos
sociais, civis e políticos no Brasil.
Ao levar em consideração o marxismo como referência para a sua análise e prática profissional, 
o assistente social considera no capitalismo o conflito como uma característica das sociedades de 
classe. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA sobre as políticas sociais:
A
Os mecanismos do Estado como forma de minimização das sequelas da desigualdade social,
frente às reivindicações e lutas dos movimentos sociais na garantia dos direitos sociais,
caracterizam deveres do Estado e direitos dos cidadãos.
B São medidas adotadas pelos sindicatos de trabalhadores para que o Estado possa resolver
problemas do proletariado e situações de crise social.
C São efetivamente respostas do Estado como contraponto às ações desenvolvidas por organizações
não governamentais com recursos privados.
D São respostas do Estado às pautas consensuadas por setores do empresariado nacional para
resolver situações de crise do movimento operário.
A questão social foi constituída ao redor das transformações econômicas, políticas e sociais que 
ocorreram nos séculos XIX e XX, provenientes do processo de industrialização diante das demandas 
do capitalismo. Para entendermos o processo de desenvolvimento pelo qual o capitalismo brasileiro 
passou, é imprescindível conhecermos as particularidades do seu processo histórico. Com relação a 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
23/10/2023, 19:30 Avaliação II - Individual
about:blank 2/5
estas particularidades, analise as sentenças a seguir:
I- A formação da sociedade brasileira foi iniciada por meios exploratórios. 
II- O trabalho escravo foi utilizado por um longo período.
III- As propriedades rurais de grandes extensões eram utilizadas para a monocultura.
IV- A conquista da independência brasileira se deu de forma totalmente pacífica. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
O Estado de Bem-Estar tinha preocupação com a pobreza e seu crescimento, assim, através da 
assistência social, procurava harmonizar os problemas sociais. Sobre as ações e interesse do Estado de 
Bem-Estar Social, assinale a alternativa CORRETA:
A O Estado de Bem-Estar Social também era chamado de Estado Social Democrático, pois
procurava harmonizar os interesses do Estado com os da população que sofria com o desemprego.
B
A política do Estado de Bem-Estar Social tentava compensar os problemas que eram criados pelo
crescimento industrial pela política de desenvolvimento social e serviços sociais, fazendo com
que a questão social e suas expressões fossem apaziguadas.
C O “Welfare State” desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura crítica e
revolucionária, propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos direitos sociais.
D O Estado de Bem-Estar, além de ter preocupação com a pobreza e seu crescimento, também
priorizava os movimentos e as lutas sociais no combate à pobreza.
No contexto da expansão capitalista pós-guerra, o Estado assume tarefas e funções essenciais 
para a nova fase de acumulação capitalista. Assim, o Estado de Bem-Estar Social, também chamado 
de “Welfare State”, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente 
da promoção social e organizador da economia. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A É um Estado capitalista de bem-estar unificado com políticas sociais inovadoras.
B É um sistema de qualificação social e defensoria pública.
C É um estado social democrático, capitalista, regulador de proteção social.
D É uma política nacional de empreendimentos sociais.
O Serviço Social, enquanto categoria profissional, está voltado à defesa da garantia da qualidade 
de vida da população, sendo trabalhadora ou não, o compromisso profissional deve estar com a 
afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça na direção social pela afirmação dos 
4
5
6
23/10/2023, 19:30 Avaliação II - Individual
about:blank 3/5
direitos de cidadania, de acordo com as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais. 
Sabendo que o assistente social intervém nas mais diversas expressões da questão social na luta pela 
garantia dos direitos sociais, assinale a alternativa CORRETA quanto às diversas expressões – 
manifestações – da questão social:
A Trabalho, auxílio renda, educação, mortalidade infantil, drogas, segurança.
B Pobreza, moradores de rua, desnutrição, alcoolismo, violência doméstica.
C Emprego, saúde, falta de moradia, criminalidade, corrupção.
D Analfabetismo, desnutrição, delinquência juvenil, habitação, lazer.
O sistema capitalista se compõe e se espalha de tal forma que as expressões da questão social se 
manifestam de maneira avassaladora em um país subdesenvolvido como é considerado o Brasil. 
Mesmo com tantas riquezas naturais, não demonstra capacidade de “gestão”, se comparado com 
outras grandes potências. Sobre o capitalismo, assinale a alternativa CORRETA:
A O capitalismo conseguiu fazer com que todas as classes sociais se beneficiassem em igualdade
com o progresso.
B O Brasil se apresentou tardiamente no panorama do capitalismo mundial.
C A revolução de 1930 conseguiu eliminar os traços de miséria impostas pelo capitalismo.
D Como o capitalismo é um sistema integrado, não há desigualdades sociais nas distintas regiões
brasileiras.
Os inúmeros e diferenciados aspectos da questão social, que se manifestaram nas sociedades 
durante os períodos históricos merecem uma atenção especial, visto que o surgimento da profissão 
sempre esteve permeada pelos meios de desenvolvimento de cada sociedade e modo de produção de 
seus bens. Assim, fazendo uma retrospectiva desde a antiguidade ao período medieval, ou seja, do 
sistema feudal e agrário, sobre a questão social e a caracterização da assistência nesse período 
histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- A “questão social”, a miséria, a doença, a pobreza, e todas as expressões manifestadas eram 
consideradas como resultado de fenômenos autônomos e de responsabilidade individual ou coletiva 
dos setores por elas atingidos, castigo, pecado, culpa.
II- Da antiguidade ao período medieval – sistema feudal, o Estado Absoluto também era chamado de 
Estado deBem-Estar, Bem-Estar Social da Igreja.
III- A assistência social inicialmente foi caracterizada como ajuda, apoio, benevolência, amparo, 
cuidado, doação, caridade, valor cristão.
IV- No período medieval, o cuidado com os pobres era de responsabilidade da Igreja Católica, 
Confrarias, Grupos Religiosos, Pastorais, Conventos, Damas de Caridade. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
7
8
23/10/2023, 19:30 Avaliação II - Individual
about:blank 4/5
D Somente a afirmativa I está correta.
O Serviço Social enquanto profissão conferiu à “Questão Social” a necessidade de se conhecer 
sua gênese, suas manifestações e expressões concretas, bem como tem a preocupação de efetivar 
estratégias de seu enfrentamento, das quais se destacam a política social e os direitos sociais. Nesse 
sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O Serviço Social como profissão emerge na sociedade capitalista, contexto em que a questão 
social se manifesta enquanto expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas pelo 
capitalismo.
( ) O Projeto Ético-Político, hegemônico no Serviço Social, identifica, nas expressões da questão 
social, o objeto ou a matéria-prima dos processos de trabalho do assistente social.
( ) As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes 
manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças 
sociais. 
( ) Os efeitos do neoliberalismo têm pouca ou quase nenhuma repercussão no Serviço Social 
enquanto categoria profissional, pois o contexto histórico e econômico da sociedade não interfere no 
agir do assistente social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - F.
B F - F - F - V.
C V - V - V - F.
D V - F - V - V.
Percebemos que as políticas sociais são colocadas como mediações concretas para fortalecer a 
cidadania. Assim, o profissional de Serviço Social é aquele que, através da intervenção neste campo, 
procura intervir no sentido da conquista dos direitos sociais e do fortalecimento da cidadania, das 
pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, sobre o exercício profissional do 
assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
A
A estratégia básica fundamental do Serviço Social é orientar as intervenções para a garantia da
cidadania e dos direitos sociais. Assim, a ação profissional se direciona para um exigir e lutar por
um Estado de direitos e por propostas e projetos alternativos de inclusão social.
B
Torna-se necessário que o assistente social seja apenas um administrador de recursos junto à
população em situação de vulnerabilidade social e procure viabilizar demandas para os projetos
que referenciem a cidadania e a conquista de direitos.
C A estratégia básica fundamental do trabalho do assistente social é ajudar a quem precisar, visto
que a ajuda é a base primordial do Código de Ética Profissional.
D
O assistente social deve prioritariamente criar vínculos entre o poder público e privado, a fim de
que consiga arrecadar fundos para os projetos sociais de inclusão social e garantia de
sobrevivência.
9
10
23/10/2023, 19:30 Avaliação II - Individual
about:blank 5/5
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina