Logo Passei Direto
Buscar

Projeto POO - Biblioteca Virtual

User badge image
Raquel Fontes

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DO PROJETO
PROJETO EM JAVA COM P.O.O
PROJETO DE UMA BIBLIOTECA
Alunos:
	RGM
	Nome 
	29178029
	ALEXANDRE DE FREITAS PARDINI
	2962466
	CLECIO ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR
	29289211
	MANUELLA MILENE DE MORAES
	30109884
	RAQUEL ALVES FONTES
São Paulo
2023
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
RELATÓRIO DO PROJETO
PROJETO EM JAVA COM P.O.O
PROJETO DE UMA BIBLIOTECA
Trabalho apresentado como parte do requisito para aprovação na Disciplina de Programação orientada a Objeto do curso de Ciência da Computação da Universidade Cruzeiro do Sul.
Professor: Prof. Alexandre Miccheleti Lucena
São Paulo
2023
Sumário
1. Apresentação:	4
1.1 Justificativa e Motivação	5
1.2 Dados do Sistema.	6
2 Requisitos de Programação Orientada a Objetos	7
3 Considerações finais	8
4 BIBLIOGRAFIA	9
1. Apresentação: 
1.1 Justificativa e Motivação 
Das muitas possibilidades para realizar nesse projeto o tema escolhido foi o de uma biblioteca por conta da quantidade de possibilidades a serem exploradas e as variações possíveis para desenvolver esse sistema, é um tema onde é possível trabalhar desde o cadastro de um livro até um sistema de empréstimo baseado no registro de usuários.
Além das vastas maneiras de poder executar essa ideia, um dos pontos principais para a escolha desse tema é o fato de para realizar ele, é necessário usar grande parte do conteúdo usado na matéria de programação orientada objeto. Array, função, classes , objetos e etc. Assim se tornando responsável por desafiar e afinar a capacidade de desenvolver sistemas em programação orientada objeto.
Como principal motivação também foi o fato de apesar de ser baseado em uma ideia relativamente simples, um sistema de biblioteca com o uso de registro de livros e usuários com a possibilidade de ser emprestar e pegar livros emprestados, quando colocado essa ideia para o desenvolvimento em código é algo relativamente desafiador para o conhecimento atual da disciplina porém que não se utiliza de nada a mais do que foi apresentado na matéria até então, sendo assim a ideia mais adequada para ser aplicada para avaliar a capacidade do grupo. 
1.2 Dados do Sistema. 
O sistema desenvolvido é um sistema simples baseado em bibliotecas, nesse projeto realizado em Java através da programação orientada objeto, é possível interagir com o código através do prompt de comandos, onde baseado em um sistema de opções através de números, o usuário consegue escolher o que deseja fazer no sistema, entre essas opções existe a possibilidade do usuário se cadastrar, podendo criar um login e se registrar no sistema, pesquisar os livros disponíveis no banco de dados, a possibilidade de realizar um empréstimo de livros na qual o usuário se tiver um registro consegue pegar o livro e fica armazenado algumas informações básicas como a data que o livro foi emprestado, quem pegou e a data em que foi feito o empréstimo.
É uma biblioteca virtual onde a principal função é a consulta de livros virtuais fictícios, além da possibilidade de armazenar esses livros tem também a função de cadastrar o usuário para salvar suas opções e seus dados relacionados a essa biblioteca e para poder utilizar o sistema, e por último a capacidade de realizar empréstimos de livros.
Tem como principal função organizar e armazenar os livros fictícios e motivar a interação entre usuários do sistema através do sistema de login e a capacidade de pegar livros emprestados. Um sistema que pode ser relevante e não ser usado só nos moldes de uma biblioteca, apesar de ser a principal função como também, pode ser utilizado como sistema de cadastros em escolas ou outros modelos que seguem uma lógica igual ou semelhante. Sendo responsável não só por armazenar os livros, mas organizar quem tem acesso a eles e quem está com qual livro.
2 Requisitos de Programação Orientada a Objetos
Detalhar o cumprimento dos requisitos referentes ao solicitado na disciplina de POO. Importante que se coloque códigos, diagramas e recortes de telas da aplicação sempre que possível e necessário para demonstrar que os requisitos foram atingidos.
Classe Main
A classe main inicia criando os objetos e arrays de objetos que serão necessários para todo o projeto funcionar: Livro, Leitor, Emprestimo, Fila e Operações. Logo depois, inicia o switch case que será a interface principal para interação com todas as funções da biblioteca virtual. Também é importante destacar que a leitura dos livros e outros dados ocorre dentro de arquivos TXT que são lidos nas classes.
Classe Operações
A classe Operações possui métodos que serão consumidos pela Main e pela classe Leitor, sendo eles contaLinhas(), que tem a função de contar as linhas do arquivo TXT livros.txt , e o método buscaLivros() que faz a exibição de todos os livros contidos no arquivo TXT livros.txt
Classe Livro
A classe Livro teve a função de armazenar todas as informações necessárias para o objeto livro, que será a principal ferramenta do programa biblioteca. 
Destacamos as duas funções acima, que realizam a ordenação dos livros por título e autor, utilizando o método de ordenação Bubble Sort para selecionar o livro digitado pelo usuário.
Classe Emprestimo
Essa classe é responsável por armazenar todos os dados necessários para realizar o empréstimo de livros. Destacamos as duas funções acima, que servem para verificar um leitor existente, realizando login e realizando cadastro caso ainda não exista. Interessante perceber que a classe Emprestimo depende de dados contidos na classe Leitor.
3 Considerações finais
Com a finalização do projeto é necessário colocar e discorrer sobre os seguintes pontos, entres eles o principal que foi, na qual, o grupo encontrou mais dificuldade na hora de realizar o sistema, foi a interação entre os objetos e as classes, principalmente na hora em que a classe e os objetos estavam feitos e quando era para eles interagirem entre si, no caso, a classe do objeto ou dava erro ou o código não correspondia ao que era solicitado. Tendo como principal fator para a solução desse problema foi estudar melhor a matéria através do conteúdo disponibilizado no BlackBoard e a troca de alguns atributos da classe. 
Além disso, o fato de o código precisar ser feito necessariamente em Java apesar do grupo ter conhecimento, foi um dos fatores para deixar esse projeto mais desafiador, coisa que conseguimos resolver organizando o código e revisando conteúdo de matérias anteriores.
Em contra parte, o que foi responsável por facilitar o projeto e fazer com que o mesmo fosse possível foi a aptidão em lógica de programação que o grupo teve na hora de realizar o código, onde para organizar e transformar a ideia em linguagem de programação foi relativamente simples.
Vídeo de Apresentação
PROJETO BIBLIOTECA VIRTUAL JAVA POO
4 BIBLIOGRAFIA.
1) DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. Java : como programar. 8.ed. São Paulo: Pearson, 2010.
2) SOUZA, E. C.Programação Orientada a Objetos Com Java. Florianópolis: Relativa, 2002.

Mais conteúdos dessa disciplina