Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO5 Legislação SUS para Cargos de Nível Superior (EBSERH) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SIASUS foi criado em 1992 e implantado a partir de julho de 1994 nas secretarias estaduais, e permite aos gestores locais capturar as informações referentes aos atendimentos realizados em regime ambulatorial e executar o processamento da produção ambulatorial, assim como a gestão das informações relacionadas à assistência ambulatorial. Os principais módulos do SIA englobam funcionalidades inerentes à sua natureza específica.
Marque a opção que NÃO corresponda a um módulo do SIASUS:
a) Administração da tabela de procedimentos;
b) Cadastro;
c) Orçamento;
d) Classificação de risco.

O Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS)
a) administra o encaminhamento de pacientes para o atendimento médico pelas unidades especializadas, solicitado por unidades básicas de saúde.
a) administra o encaminhamento de pacientes para o atendimento médico pelas unidades especializadas, solicitado por unidades básicas de saúde.
b) permite aos gestores de saúde, pesquisadores e entidades da sociedade obter informações sobre capacidade operacional dos prestadores de serviço.
c) oferece informações para o gerenciamento de capacidade instalada e produzida, bem como dos recursos financeiros orçados e repassados aos prestadores de serviços.
d) permite ao gestor da Unidade de Saúde controlar o processo de internação de pacientes, desde sua entrada até sua saída.
e) fornece, aos gestores, trabalhadores e usuários, informações sobre endemias e morbidade dos pacientes internados pelo SUS.

O Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) é utilizado para o processamento das informações realizadas no âmbito ambulatorial registradas nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial (Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade - APAC, Boletins de Produção Ambulatorial - BPA e Registro das Ações Ambulatoriais em Saúde-RAAS) pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS.
Assinale a alternativa que apresenta o procedimento odontológico registrado exclusivamente no BPA:
A) instalação de aparelho ortodôntico/ortopédico fixo
B) moldagem dento-gengival para construção de prótese dentária
C) instalação de prótese em pacientes com anomalias crânio e bucomaxilofacial
D) aparelho para bloqueio maxilo-mandibular
E) tratamento cirúrgico de cisto do complexo maxilomandibular

Julgue o item a seguir, a respeito dos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde.
A unificação da tabela de procedimentos é um dos benefícios obtidos com a implantação do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA).
Certo
Errado

A partir da afirmação do Estado Democrático de Direito, foram elaboradas as leis que “regulam, fiscalizam e controlam as ações e os serviços de saúde”, conformes ao mandamento constitucional. Em relação às leis que regulam e organizam a saúde, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a seguir.
A PORTARIA MS/SAS n° 119, de 9 setembro de 1998, inclui no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS) o procedimento “Atendimento Específico para Acidente de Trabalho”, compreendendo o preenchimento do Laudo de Exame Médico (LEM) para o primeiro atendimento médico a paciente vítima de acidente do trabalho.
Certo
Errado

O Sistema Nacional de Auditoria (SNA.) do Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza sistemas e redes como ferramentas para obtenção de dados, análise e suporte à realização de auditorias analíticas e auditorias operacionais (in loco). Dos sistemas e redes de informações disponíveis, o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS):
Apresenta informações sobre os Programas: Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, quanto ao número de nascidos vivos, número de crianças menores de 2 anos, pesadas e vacinadas, as gestantes cadastradas, número de hipertensos, diabéticos, hansenianos e tuberculosos, o número de visitas domiciliares e o número de consultas realizadas por médicos e enfermeiros.
a) Apresenta informações sobre os Programas: Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, quanto ao número de nascidos vivos, número de crianças menores de 2 anos, pesadas e vacinadas, as gestantes cadastradas, número de hipertensos, diabéticos, hansenianos e tuberculosos, o número de visitas domiciliares e o número de consultas realizadas por médicos e enfermeiros
b) Integrada à internet, promove acesso e intercâmbio de informações em saúde para gestão, planejamento e pesquisa aos gestores, agentes e usuários do SUS
c) Apresenta o número de ambulatórios e hospitais existentes, sua produtividade, o tempo médio de fila de espera e de permanência do paciente no hospital, quando são públicos ou credenciados pelo SUS
d) Informa a capacidade instalada de municípios, isto é, o número de postos de saúde, policlínicas, maternidades, prontos-socorros, consultórios médicos e odontológicos, dentre outros
e) Disponibiliza dados básicos, indicadores e análises de situação sobre as condições de saúde e suas tendências no País, para melhorar a capacidade operacional de formulação, coordenação e gestão de políticas e ações públicas dirigidas à qualidade de saúde e de vida da população

O sistema de informação responsável por oferecer aos gestores estaduais e municipais de saúde instrumentos para operacionalização das funções de cadastramento, controle orçamentário, controle e cálculo da produção; e para a geração de informações necessárias ao repasse do custeio ambulatorial (RCA) é denominado
Qual é o nome do sistema?
a) Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA).
b) Sistema de Informações Hospitalares (SIH).
c) Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
d) Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).
e) Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

Dentre os principais Sistemas de Informação em Saúde disponíveis no Brasil, temos um com o objetivo de controle administrativo da produção ambulatorial dos procedimentos de alta complexidade. A esse sistema dá-se o nome de:
Qual é o nome do sistema?
a) SIA-CAPA.
b) SIA-PAAC.
c) SIOPS.
d) SIA-APAC.
e) SIH-PAAC.

O sistema BPA-Mag (boletim de produção ambulatorial) é um aplicativo
Qual é a função do BPA-Mag?
a) auxiliar, por meio do qual ocorre a comunicação entre o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e o Sistema de Informações Ambulatoriais.
b) que gera a remessa de todos os arquivos e relatórios necessários para o pagamento dos estabelecimentos de saúde, após verificar a integridade dos bancos de dados e executar diversas críticas de consistência das tabelas.
c) de captação destinado ao registro dos procedimentos realizados pelos estabelecimentos de saúde que não exigem autorização prévia do gestor.
d) para cadastro eletrônico da programação físico-orçamentária dos procedimentos ambulatoriais dos estabelecimentos de saúde.
e) de gerenciamento das despesas fixas realizadas pelos centros de saúde, o que possibilita a apresentação da competência atual.

O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) é o sistema responsável pela captação e processamento das contas ambulatoriais do SUS, que representam mais de 130 milhões de atendimentos mensais. O documento básico para o fornecimento das informações é:
Qual é o documento básico?
a) Autorização de Atendimento Ambulatorial.
b) Ficha de Notificação de Consulta.
c) Cadastro de Informações da Atenção Básica (CIAB).
d) Gerenciador de Informações Locais (GIL).
e) Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).

Acerca do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), é correto afirmar:
Qual é a afirmação correta?
a) o SIA-SUS é uma importante fonte de obtenção de dados epidemiológicos em uma dada região de saúde.
b) as informações extraídas do SIA-SUS subsidia os processos de elaboração da Programação Pactuada e Integrada.
c) uma das fontes de alimentação desse Sistema é a notificação e investigação dos casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.
d) a base de dados do SIA-SUS não inclui informações sobre os procedimentos realizados em ambulatórios da rede privada prestadora de serviços ao SUS.
e) é um Sistema de informações territorializado, cuja principal fonte de dados provém dos profissionais de saúde das equipes da estratégia saúde da família.

Os grupos que compõem os procedimentos de alta e média complexidade do Sistema de Informações Ambulatoriais, respectivamente, são os seguintes:
Qual é a opção correta?
a) tomografia computadorizada e cirurgias ambulatoriais
b) ultrassonografia e ressonância magnética
c) transplante renal e diálise peritoneal
d) anatomopatologia e anestesia

Quanto ao Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA, analise as afirmacoes abaixo:
Estão corretas apenas:
1. O campo tipo de atendimento é obrigatório quando o procedimento informado for de consultas médicas e de profissionais de nível superior independentemente de serem de atenção básica ou especializados. O não preenchimento deste campo acarretará rejeição para fins de pagamento.
2. Para informação da produção, há necessidade do prestador manter sempre seu cadastro atualizado e apresentar a produção compatível com o cadastro.
3. As Unidades Públicas deverão apresentar toda a produção independente do seu teto orçamentário, para fins de aumento de orçamento.
4. Os dados informados pelo prestador, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial-BPA serão de sua responsabilidade e as incorreções acarretarão rejeição de dados.
a) 2 e 4.
b) 1, 3 e 4.
c) 1, 2 e 4.
d) 2, 3 e 4
e) 1 e 2.

São Relatórios de Saída Efetivos do Sistema de Informações Ambulatoriais SIA/SUS, documentos obrigatórios de consulta, pois retratam o perfil da atividade, serviço ou unidade ambulatorial todos os abaixo, exceto:
Qual é a opção que não é um relatório de saída efetivo?
a) Situação Cadastral da Unidade.
b) Relatório de Porte de Procedimentos.
c) Relatório de Acompanhamento da Programação Físico- Orçamentária.
d) Relatório Síntese da Produção Ambulatorial.
e) Relatório Síntese de Produção da Autorização de Procedimentos de Alta complexidade - APAC.

Quanto ao sistema nacional de informações e sua importância na avaliação e controle do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item que se segue.
O Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), apesar de conter muitas informações específicas, não registra detalhes dos procedimentos de alta complexidade e alto custo em relação aos demais procedimentos.
Certo
Errado

Os estudos de revisão da literatura mostram a produção de centenas de artigos voltados para doenças ou cuidados a grupos específicos — redes de atenção perinatal, AIDS, saúde mental etc. —, mas são poucas as referências ao desempenho de sistemas no seu conjunto. O foco tem privilegiado a análise da coordenação no âmbito corporativo e hospitalar, com pouca ênfase na atenção ambulatorial ou domiciliar e na trajetória dos pacientes no continuum dos cuidados.
Considerando o texto acima, julgue o item subseqüente, que se referem a avaliação de serviços de saúde. O sistema de informações ambulatoriais do SUS, do modo como está hoje estruturado, não permite o “monitoramento de hospitalizações evitáveis”.
Certo
Errado

Ao longo de todo o ano 2000, o Ministério da Saúde coordenou um intenso processo de debate e negociação com as representações nacionais dos secretários estaduais (CONASS) e municipais (CONASEMS) de saúde no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS) acerca de aperfeiçoamento e consolidação do processo de descentralização no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte. No debate mencionado, decidiu-se pela centralização da informação administrativa via SIA-SUS como estratégia a ser utilizada, adotando-se a microrregionalização como marco inicial desse processo.
Certo
Errado

No que se refere aos sistemas de gerenciamento em saúde, às políticas de saúde e aos esquemas de regulação econômica do setor farmacêutico no Brasil, julgue o item subsequente.
O sistema de informações ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), de abrangência nacional, oferece dados sobre controle orçamentário e produção de serviços ambulatoriais, capacidade física instalada e recursos financeiros orçados e repassados aos municípios, além de listar nomes e quantidades e pessoas atendidas.
Certo
Errado

No sistema de informações ambulatoriais (SIA), o documento FPO (ficha de programação física-orçamentária) indica
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o que indica o documento FPO?
a) a estatística e os valores financeiros dos procedimentos, constantes na tabela SIA/SUS, realizados mês a mês, no período de um ano.
b) o registro da quantificação física e em valores financeiros dos procedimentos, constantes na tabela SIA/SUS e autorizados pelo sistema único de saúde a serem executados pela unidade de saúde cadastrada.
c) a quantificação, física e financeira, de glosas e críticas, referente à fatura mensal apresentada.
d) a média de atendimento, em quantidade física e em valor financeiro, de um prestador de serviços ao sistema único de saúde, em procedimentos de alta complexidade.

Assinale a alternativa correta sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
Qual das alternativas abaixo é correta?
a) É alimentado por entidades policiais.
b) Inclui apenas doenças agudas.
c) É de responsabilidade exclusiva dos médicos.
d) Inclui as notificações imediatas e semanais.
e) Inclui apenas as doenças infecciosas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SIASUS foi criado em 1992 e implantado a partir de julho de 1994 nas secretarias estaduais, e permite aos gestores locais capturar as informações referentes aos atendimentos realizados em regime ambulatorial e executar o processamento da produção ambulatorial, assim como a gestão das informações relacionadas à assistência ambulatorial. Os principais módulos do SIA englobam funcionalidades inerentes à sua natureza específica.
Marque a opção que NÃO corresponda a um módulo do SIASUS:
a) Administração da tabela de procedimentos;
b) Cadastro;
c) Orçamento;
d) Classificação de risco.

O Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS)
a) administra o encaminhamento de pacientes para o atendimento médico pelas unidades especializadas, solicitado por unidades básicas de saúde.
a) administra o encaminhamento de pacientes para o atendimento médico pelas unidades especializadas, solicitado por unidades básicas de saúde.
b) permite aos gestores de saúde, pesquisadores e entidades da sociedade obter informações sobre capacidade operacional dos prestadores de serviço.
c) oferece informações para o gerenciamento de capacidade instalada e produzida, bem como dos recursos financeiros orçados e repassados aos prestadores de serviços.
d) permite ao gestor da Unidade de Saúde controlar o processo de internação de pacientes, desde sua entrada até sua saída.
e) fornece, aos gestores, trabalhadores e usuários, informações sobre endemias e morbidade dos pacientes internados pelo SUS.

O Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) é utilizado para o processamento das informações realizadas no âmbito ambulatorial registradas nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial (Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade - APAC, Boletins de Produção Ambulatorial - BPA e Registro das Ações Ambulatoriais em Saúde-RAAS) pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS.
Assinale a alternativa que apresenta o procedimento odontológico registrado exclusivamente no BPA:
A) instalação de aparelho ortodôntico/ortopédico fixo
B) moldagem dento-gengival para construção de prótese dentária
C) instalação de prótese em pacientes com anomalias crânio e bucomaxilofacial
D) aparelho para bloqueio maxilo-mandibular
E) tratamento cirúrgico de cisto do complexo maxilomandibular

Julgue o item a seguir, a respeito dos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde.
A unificação da tabela de procedimentos é um dos benefícios obtidos com a implantação do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA).
Certo
Errado

A partir da afirmação do Estado Democrático de Direito, foram elaboradas as leis que “regulam, fiscalizam e controlam as ações e os serviços de saúde”, conformes ao mandamento constitucional. Em relação às leis que regulam e organizam a saúde, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a seguir.
A PORTARIA MS/SAS n° 119, de 9 setembro de 1998, inclui no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS) o procedimento “Atendimento Específico para Acidente de Trabalho”, compreendendo o preenchimento do Laudo de Exame Médico (LEM) para o primeiro atendimento médico a paciente vítima de acidente do trabalho.
Certo
Errado

O Sistema Nacional de Auditoria (SNA.) do Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza sistemas e redes como ferramentas para obtenção de dados, análise e suporte à realização de auditorias analíticas e auditorias operacionais (in loco). Dos sistemas e redes de informações disponíveis, o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS):
Apresenta informações sobre os Programas: Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, quanto ao número de nascidos vivos, número de crianças menores de 2 anos, pesadas e vacinadas, as gestantes cadastradas, número de hipertensos, diabéticos, hansenianos e tuberculosos, o número de visitas domiciliares e o número de consultas realizadas por médicos e enfermeiros.
a) Apresenta informações sobre os Programas: Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, quanto ao número de nascidos vivos, número de crianças menores de 2 anos, pesadas e vacinadas, as gestantes cadastradas, número de hipertensos, diabéticos, hansenianos e tuberculosos, o número de visitas domiciliares e o número de consultas realizadas por médicos e enfermeiros
b) Integrada à internet, promove acesso e intercâmbio de informações em saúde para gestão, planejamento e pesquisa aos gestores, agentes e usuários do SUS
c) Apresenta o número de ambulatórios e hospitais existentes, sua produtividade, o tempo médio de fila de espera e de permanência do paciente no hospital, quando são públicos ou credenciados pelo SUS
d) Informa a capacidade instalada de municípios, isto é, o número de postos de saúde, policlínicas, maternidades, prontos-socorros, consultórios médicos e odontológicos, dentre outros
e) Disponibiliza dados básicos, indicadores e análises de situação sobre as condições de saúde e suas tendências no País, para melhorar a capacidade operacional de formulação, coordenação e gestão de políticas e ações públicas dirigidas à qualidade de saúde e de vida da população

O sistema de informação responsável por oferecer aos gestores estaduais e municipais de saúde instrumentos para operacionalização das funções de cadastramento, controle orçamentário, controle e cálculo da produção; e para a geração de informações necessárias ao repasse do custeio ambulatorial (RCA) é denominado
Qual é o nome do sistema?
a) Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA).
b) Sistema de Informações Hospitalares (SIH).
c) Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
d) Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).
e) Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

Dentre os principais Sistemas de Informação em Saúde disponíveis no Brasil, temos um com o objetivo de controle administrativo da produção ambulatorial dos procedimentos de alta complexidade. A esse sistema dá-se o nome de:
Qual é o nome do sistema?
a) SIA-CAPA.
b) SIA-PAAC.
c) SIOPS.
d) SIA-APAC.
e) SIH-PAAC.

O sistema BPA-Mag (boletim de produção ambulatorial) é um aplicativo
Qual é a função do BPA-Mag?
a) auxiliar, por meio do qual ocorre a comunicação entre o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e o Sistema de Informações Ambulatoriais.
b) que gera a remessa de todos os arquivos e relatórios necessários para o pagamento dos estabelecimentos de saúde, após verificar a integridade dos bancos de dados e executar diversas críticas de consistência das tabelas.
c) de captação destinado ao registro dos procedimentos realizados pelos estabelecimentos de saúde que não exigem autorização prévia do gestor.
d) para cadastro eletrônico da programação físico-orçamentária dos procedimentos ambulatoriais dos estabelecimentos de saúde.
e) de gerenciamento das despesas fixas realizadas pelos centros de saúde, o que possibilita a apresentação da competência atual.

O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) é o sistema responsável pela captação e processamento das contas ambulatoriais do SUS, que representam mais de 130 milhões de atendimentos mensais. O documento básico para o fornecimento das informações é:
Qual é o documento básico?
a) Autorização de Atendimento Ambulatorial.
b) Ficha de Notificação de Consulta.
c) Cadastro de Informações da Atenção Básica (CIAB).
d) Gerenciador de Informações Locais (GIL).
e) Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).

Acerca do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), é correto afirmar:
Qual é a afirmação correta?
a) o SIA-SUS é uma importante fonte de obtenção de dados epidemiológicos em uma dada região de saúde.
b) as informações extraídas do SIA-SUS subsidia os processos de elaboração da Programação Pactuada e Integrada.
c) uma das fontes de alimentação desse Sistema é a notificação e investigação dos casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.
d) a base de dados do SIA-SUS não inclui informações sobre os procedimentos realizados em ambulatórios da rede privada prestadora de serviços ao SUS.
e) é um Sistema de informações territorializado, cuja principal fonte de dados provém dos profissionais de saúde das equipes da estratégia saúde da família.

Os grupos que compõem os procedimentos de alta e média complexidade do Sistema de Informações Ambulatoriais, respectivamente, são os seguintes:
Qual é a opção correta?
a) tomografia computadorizada e cirurgias ambulatoriais
b) ultrassonografia e ressonância magnética
c) transplante renal e diálise peritoneal
d) anatomopatologia e anestesia

Quanto ao Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA, analise as afirmacoes abaixo:
Estão corretas apenas:
1. O campo tipo de atendimento é obrigatório quando o procedimento informado for de consultas médicas e de profissionais de nível superior independentemente de serem de atenção básica ou especializados. O não preenchimento deste campo acarretará rejeição para fins de pagamento.
2. Para informação da produção, há necessidade do prestador manter sempre seu cadastro atualizado e apresentar a produção compatível com o cadastro.
3. As Unidades Públicas deverão apresentar toda a produção independente do seu teto orçamentário, para fins de aumento de orçamento.
4. Os dados informados pelo prestador, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial-BPA serão de sua responsabilidade e as incorreções acarretarão rejeição de dados.
a) 2 e 4.
b) 1, 3 e 4.
c) 1, 2 e 4.
d) 2, 3 e 4
e) 1 e 2.

São Relatórios de Saída Efetivos do Sistema de Informações Ambulatoriais SIA/SUS, documentos obrigatórios de consulta, pois retratam o perfil da atividade, serviço ou unidade ambulatorial todos os abaixo, exceto:
Qual é a opção que não é um relatório de saída efetivo?
a) Situação Cadastral da Unidade.
b) Relatório de Porte de Procedimentos.
c) Relatório de Acompanhamento da Programação Físico- Orçamentária.
d) Relatório Síntese da Produção Ambulatorial.
e) Relatório Síntese de Produção da Autorização de Procedimentos de Alta complexidade - APAC.

Quanto ao sistema nacional de informações e sua importância na avaliação e controle do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item que se segue.
O Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), apesar de conter muitas informações específicas, não registra detalhes dos procedimentos de alta complexidade e alto custo em relação aos demais procedimentos.
Certo
Errado

Os estudos de revisão da literatura mostram a produção de centenas de artigos voltados para doenças ou cuidados a grupos específicos — redes de atenção perinatal, AIDS, saúde mental etc. —, mas são poucas as referências ao desempenho de sistemas no seu conjunto. O foco tem privilegiado a análise da coordenação no âmbito corporativo e hospitalar, com pouca ênfase na atenção ambulatorial ou domiciliar e na trajetória dos pacientes no continuum dos cuidados.
Considerando o texto acima, julgue o item subseqüente, que se referem a avaliação de serviços de saúde. O sistema de informações ambulatoriais do SUS, do modo como está hoje estruturado, não permite o “monitoramento de hospitalizações evitáveis”.
Certo
Errado

Ao longo de todo o ano 2000, o Ministério da Saúde coordenou um intenso processo de debate e negociação com as representações nacionais dos secretários estaduais (CONASS) e municipais (CONASEMS) de saúde no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS) acerca de aperfeiçoamento e consolidação do processo de descentralização no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte. No debate mencionado, decidiu-se pela centralização da informação administrativa via SIA-SUS como estratégia a ser utilizada, adotando-se a microrregionalização como marco inicial desse processo.
Certo
Errado

No que se refere aos sistemas de gerenciamento em saúde, às políticas de saúde e aos esquemas de regulação econômica do setor farmacêutico no Brasil, julgue o item subsequente.
O sistema de informações ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), de abrangência nacional, oferece dados sobre controle orçamentário e produção de serviços ambulatoriais, capacidade física instalada e recursos financeiros orçados e repassados aos municípios, além de listar nomes e quantidades e pessoas atendidas.
Certo
Errado

No sistema de informações ambulatoriais (SIA), o documento FPO (ficha de programação física-orçamentária) indica
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o que indica o documento FPO?
a) a estatística e os valores financeiros dos procedimentos, constantes na tabela SIA/SUS, realizados mês a mês, no período de um ano.
b) o registro da quantificação física e em valores financeiros dos procedimentos, constantes na tabela SIA/SUS e autorizados pelo sistema único de saúde a serem executados pela unidade de saúde cadastrada.
c) a quantificação, física e financeira, de glosas e críticas, referente à fatura mensal apresentada.
d) a média de atendimento, em quantidade física e em valor financeiro, de um prestador de serviços ao sistema único de saúde, em procedimentos de alta complexidade.

Assinale a alternativa correta sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
Qual das alternativas abaixo é correta?
a) É alimentado por entidades policiais.
b) Inclui apenas doenças agudas.
c) É de responsabilidade exclusiva dos médicos.
d) Inclui as notificações imediatas e semanais.
e) Inclui apenas as doenças infecciosas.

Prévia do material em texto

1001) 
1002) 
1003) 
Legislação SUS para Cargos de Nível Superior (EBSERH) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q31cV3
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/1592792
PRÓ-MUNICÍPIO - Fat (OSHCP HCP)/OSHCP/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SIASUS foi criado em 1992 e implantado a
partir de julho de 1994 nas secretarias estaduais, e permite aos gestores locais capturar as informações
referentes aos atendimentos realizados em regime ambulatorial e executar o processamento da produção
ambulatorial, assim como a gestão das informações relacionadas à assistência ambulatorial. Os principais
módulos do SIA englobam funcionalidades inerentes à sua natureza específica. Marque a opção que NÃO
corresponda a um módulo do SIASUS:
a) Administração da tabela de procedimentos;
b) Cadastro;
c) Orçamento;
d) Classificação de risco.
www.tecconcursos.com.br/questoes/861002
VUNESP - Fisc Mun (Itapevi)/Pref Itapevi/Vigilância Sanitária/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
O Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS)
a) administra o encaminhamento de pacientes para o atendimento médico pelas unidades
especializadas, solicitado por unidades básicas de saúde.
b) permite aos gestores de saúde, pesquisadores e entidades da sociedade obter informações sobre
capacidade operacional dos prestadores de serviço.
c) oferece informações para o gerenciamento de capacidade instalada e produzida, bem como dos
recursos financeiros orçados e repassados aos prestadores de serviços.
d) permite ao gestor da Unidade de Saúde controlar o processo de internação de pacientes, desde
sua entrada até sua saída.
e) fornece, aos gestores, trabalhadores e usuários, informações sobre endemias e morbidade dos
pacientes internados pelo SUS.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1230726
IBADE - TSB (Pref Vilhena)/Pref Vilhena/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
O Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) é utilizado para o
processamento das informações realizadas no âmbito ambulatorial registradas nos aplicativos de
captação do atendimento ambulatorial (Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade - APAC,
Boletins de Produção Ambulatorial -BPA e Registro das Ações Ambulatoriais em Saúde-RAAS) pelos
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q31cV3
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1592792
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/861002
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1230726
1004) 
1005) 
1006) 
prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS. Assinale a alternativa que apresenta
o procedimento odontológico registrado exclusivamente no BPA:
a) instalação de aparelho ortodôntico/ortopédico fixo
b) moldagem dento-gengival para construção de prótese dentária
c) instalação de prótese em pacientes com anomalias crânio e bucomaxilofacial
d) aparelho para bloqueio maxilo-mandibular
e) tratamento cirúrgico de cisto do complexo maxilo-mandibular
www.tecconcursos.com.br/questoes/647405
CEBRASPE (CESPE) - Ana TI (EBSERH)/EBSERH/2018
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
Julgue o item a seguir, a respeito dos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde.
 
A unificação da tabela de procedimentos é um dos benefícios obtidos com a implantação do Sistema de
Informação Ambulatorial (SIA).
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2184035
Instituto AOCP - Med (UFBA)/UFBA/Ortopedista/2017
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
A partir da afirmação do Estado Democrático de Direito, foram elaboradas as leis que “regulam,
fiscalizam e controlam as ações e os serviços de saúde”, conformes ao mandamento constitucional. Em
relação às leis que regulam e organizam a saúde, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a seguir.
 
A PORTARIA MS/SAS n° 119, de 9 setembro de 1998, inclui no Sistema de Informações Ambulatoriais
(SIA/SUS) o procedimento “Atendimento Específico para Acidente de Trabalho”, compreendendo o
preenchimento do Laudo de Exame Médico (LEM) para o primeiro atendimento médico a paciente vítima
de acidente do trabalho.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/607932
IBFC - Enf (EBSERH-HUGG)/EBSERH-HUGG/Auditoria e Pesquisa/2017
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
O Sistema Nacional de Auditoria (SNA.) do Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza sistemas e redes
como ferramentas para obtenção de dados, análise e suporte à realização de auditorias analíticas e
auditorias operacionais (in loco). Dos sistemas e redes de informações disponíveis, o Sistema de
Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS):
a) Apresenta informações sobre os Programas: Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família,
quanto ao número de nascidos vivos, número de crianças menores de 2 anos, pesadas e vacinadas,
as gestantes cadastradas, número de hipertensos, diabéticos, hansenianos e tuberculosos, o número
de visitas domiciliares e o número de consultas realizadas por médicos e enfermeiros
b) Integrada à internet, promove acesso e intercâmbio de informações em saúde para gestão,
planejamento e pesquisa aos gestores, agentes e usuários do SUS
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/647405
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2184035
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/607932
1007) 
1008) 
1009) 
c) Apresenta o número de ambulatórios e hospitais existentes, sua produtividade, o tempo médio de
fila de espera e de permanência do paciente no hospital, quando são públicos ou credenciados pelo
SUS
d) Informa a capacidade instalada de municípios, isto é, o número de postos de saúde, policlínicas,
maternidades, prontos-socorros, consultórios médicos e odontológicos, dentre outros
e) Disponibiliza dados básicos, indicadores e análises de situação sobre as condições de saúde e suas
tendências no País, para melhorar a capacidade operacional de formulação, coordenação e gestão de
políticas e ações públicas dirigidas à qualidade de saúde e de vida da população
www.tecconcursos.com.br/questoes/1423706
Instituto AOCP - Enf (HE-UFSCAR)/EBSERH HE-UFSCAR/Vigilância
Epidemiológica/2015
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
O sistema de informação responsável por oferecer aos gestores estaduais e municipais de saúde
instrumentos para operacionalização das funções de cadastramento, controle orçamentário, controle e
cálculo da produção; e para a geração de informações necessárias ao repasse do custeio ambulatorial
(RCA) é denominado
a) Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA).
b) Sistema de Informações Hospitalares (SIH).
c) Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
d) Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).
e) Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
www.tecconcursos.com.br/questoes/765653
COVEST-COPSET - Sanit (UFPE)/UFPE/2015
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
Dentre os principais Sistemas de Informação em Saúde disponíveis no Brasil, temos um com o
objetivo de controle administrativo da produção ambulatorial dos procedimentos de alta complexidade. A
esse sistema dá-se o nome de:
a) SIA-CAPA.
b) SIA-PAAC.
c) SIOPS.
d) SIA-APAC.
e) SIH-PAAC.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1330425
CEBRASPE (CESPE) - Med (SESA ES)/SESA ES/AUDITOR/2013
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
O sistema BPA-Mag (boletim de produção ambulatorial) é um aplicativo
a) auxiliar, por meio do qual ocorre a comunicação entre o Sistema de Cadastro Nacional de
Estabelecimento de Saúde e o Sistema de Informações Ambulatoriais.
b) que gera a remessa de todos os arquivos e relatórios necessários para o pagamento dos
estabelecimentos de saúde, após verificar a integridade dos bancos de dados e executar diversas
críticas de consistênciadas tabelas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1423706
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/765653
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1330425
1010) 
1011) 
1012) 
c) de captação destinado ao registro dos procedimentos realizados pelos estabelecimentos de saúde
que não exigem autorização prévia do gestor.
d) para cadastro eletrônico da programação físico-orçamentária dos procedimentos ambulatoriais dos
estabelecimentos de saúde.
e) de gerenciamento das despesas fixas realizadas pelos centros de saúde, o que possibilita a
apresentação da competência atual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/847713
VUNESP - Esp Sau I (Cubatão)/Pref Cubatão/Médico Auditor/2012
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) é o sistema responsável pela
captação e processamento das contas ambulatoriais do SUS, que representam mais de 130 milhões de
atendimentos mensais. O documento básico para o fornecimento das informações é:
a) Autorização de Atendimento Ambulatorial.
b) Ficha de Notificação de Consulta.
c) Cadastro de Informações da Atenção Básica (CIAB).
d) Gerenciador de Informações Locais (GIL).
e) Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).
www.tecconcursos.com.br/questoes/87641
ESAF - ATPS (MPOG)/MPOG/Saúde/2012
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
Acerca do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), é correto afirmar:
a) o SIA-SUS é uma importante fonte de obtenção de dados epidemiológicos em uma dada região de
saúde.
b) as informações extraídas do SIA-SUS subsidia os processos de elaboração da Programação
Pactuada e Integrada.
c) uma das fontes de alimentação desse Sistema é a notificação e investigação dos casos de doenças
e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.
d) a base de dados do SIA-SUS não inclui informações sobre os procedimentos realizados em
ambulatórios da rede privada prestadora de serviços ao SUS.
e) é um Sistema de informações territorializado, cuja principal fonte de dados provém dos
profissionais de saúde das equipes da estratégia saúde da família.
www.tecconcursos.com.br/questoes/849067
IBAM - Enf (Leopoldina)/Pref Leopoldina/Saúde da Família e Comunidade/2010
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
Os grupos que compõem os procedimentos de alta e média complexidade do Sistema de
Informações Ambulatoriais, respectivamente, são os seguintes:
a) tomografia computadorizada e cirurgias ambulatoriais
b) ultrassonografia e ressonância magnética
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/847713
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/87641
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/849067
1013) 
1014) 
1015) 
c) transplante renal e diálise peritoneal
d) anatomopatologia e anestesia
www.tecconcursos.com.br/questoes/1166507
IPAD - Med (Pref Goiana PE)/Pref Goiana (PE)/AUDITOR/2010
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
Quanto ao Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA, analise as afirmações abaixo:
1. O campo tipo de atendimento é obrigatório quando o procedimento informado for de consultas
médicas e de profissionais de nível superior independentemente de serem de atenção básica ou
especializados. O não preenchimento deste campo acarretará rejeição para fins de pagamento.
2. Para informação da produção, há necessidade do prestador manter sempre seu cadastro
atualizado e apresentar a produção compatível com o cadastro.
3. As Unidades Públicas deverão apresentar toda a produção independente do seu teto
orçamentário, para fins de aumento de orçamento.
4. Os dados informados pelo prestador, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial-BPA serão de
sua responsabilidade e as incorreções acarretarão rejeição de dados.
Estão corretas apenas:
a) 2 e 4.
b) 1, 3 e 4.
c) 1, 2 e 4.
d) 2, 3 e 4
e) 1 e 2.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1166497
IPAD - Med (Pref Goiana PE)/Pref Goiana (PE)/AUDITOR/2010
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
São Relatórios de Saída Efetivos do Sistema de Informações Ambulatoriais SIA/SUS, documentos
obrigatórios de consulta, pois retratam o perfil da atividade, serviço ou unidade ambulatorial todos os
abaixo, exceto:
a) Situação Cadastral da Unidade.
b) Relatório de Porte de Procedimentos.
c) Relatório de Acompanhamento da Programação Físico- Orçamentária.
d) Relatório Síntese da Produção Ambulatorial.
e) Relatório Síntese de Produção da Autorização de Procedimentos de Alta complexidade - APAC.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1618524
CEBRASPE (CESPE) - TNS (MS)/MS/Informação em Saúde/2008
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
Quanto ao sistema nacional de informações e sua importância na avaliação e controle do Sistema
Único de Saúde (SUS), julgue o item que se segue.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1166507
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1166497
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1618524
1016) 
O Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), apesar de conter muitas informações específicas, não
registra detalhes dos procedimentos de alta complexidade e alto custo em relação aos demais
procedimentos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1334924
CEBRASPE (CESPE) - ERSS (ANS)/ANS/Atuaria/2005
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
Os estudos de revisão da literatura mostram a produção de centenas de artigos voltados para
doenças ou cuidados a grupos específicos — redes de atenção perinatal, AIDS, saúde mental etc. —, mas
são poucas as referências ao desempenho de sistemas no seu conjunto. O foco tem privilegiado a análise
da coordenação no âmbito corporativo e hospitalar, com pouca ênfase na atenção ambulatorial ou
domiciliar e na trajetória dos pacientes no continuum dos cuidados. Essa última lacuna pode ser
superada utilizando-se os dez critérios propostos por Leatt, elencados a seguir, para que os pacientes
possam se assegurar de que realmente existe um sistema integrado de serviços.
 
► não precisar repetir sua história em cada atendimento;
 
► não precisar se submeter a repetições inúteis de exames;
 
► não ser a única fonte de informação para que o médico ou outro profissional conheça a sua
história de utilização de serviços, procedimentos e medicamentos;
 
► não se restringir a um nível de atenção inadequado por incapacidade de atendimento em outro
nível, superior ou inferior;
 
► dispor de 24 horas de acesso a um provedor de serviços ligado à atenção primária;
 
► receber informação clara e precisa sobre a qualidade da assistência e resultados esperados das
opções terapêuticas, permitindo-lhe fazer escolhas esclarecidas;
 
► ter acesso fácil — por exemplo, por meio de telefone — e oportuno aos diversos exames e
profissionais;
 
► dispor de tempo suficiente nas consultas do primeiro nível de atenção;
 
► ser rotineiramente contatado para prevenir complicações de problemas crônicos;
 
► receber apoio domiciliar e treinamento em autocuidado que maximize a autonomia.
 
No que concerne à lacuna da atenção ambulatorial e do enfoque sistêmico na produção do conhecimento
científico, em virtude da variabilidade dos problemas de saúde contemplados, a utilização de medidas de
integralidade relacionadas a condições traçadoras previamente estabelecidas facilita a definição de focos
nas avaliações de ações programáticas de saúde, que abrangem os múltiplos pontos de atenção
envolvidos na integração dos serviços. Já o uso de trajetória de pacientes, eventos-sentinela e
monitoramento de hospitalizações evitáveis por uma atenção ambulatorial de qualidade é
particularmente indicado para a detecção de passagens críticas no sistema, o que permite analisar suas
causas e acompanhar o progresso de sua superação.
 
Zulmira M. de Araújo Hartz e André-Pierre Contandriopoulos. Comprehensive health care and
integrated health services: challenges for evaluating the implementationof a system
without walls. In: Cadernos de Saúde Pública, 2004, v. 20, supl. 2, p. 331-6 (com adaptações).
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1334924
1017) 
1018) 
1019) 
Considerando o texto acima, julgue o item subseqüente, que se referem a avaliação de serviços de
saúde.
 
O sistema de informações ambulatoriais do SUS, do modo como está hoje estruturado, não permite o
“monitoramento de hospitalizações evitáveis”.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1336140
CEBRASPE (CESPE) - ERSS (ANS)/ANS/Odontologia/2005
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
Ao longo de todo o ano 2000, o Ministério da Saúde coordenou um intenso processo de debate e
negociação com as representações nacionais dos secretários estaduais (CONASS) e municipais
(CONASEMS) de saúde no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e do Conselho Nacional de
Saúde (CNS) acerca de aperfeiçoamento e consolidação do processo de descentralização no Sistema
Único de Saúde (SUS). Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.
 
No debate mencionado, decidiu-se pela centralização da informação administrativa via SIA-SUS como
estratégia a ser utilizada, adotando-se a microrregionalização como marco inicial desse processo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2483890
CEBRASPE (CESPE) - ERVS (ANVISA)/ANVISA/Qualquer Área de Formação/2004
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
No que se refere aos sistemas de gerenciamento em saúde, às políticas de saúde e aos esquemas
de regulação econômica do setor farmacêutico no Brasil, julgue o item subsequente.
 
O sistema de informações ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), de abrangência nacional, oferece dados sobre
controle orçamentário e produção de serviços ambulatoriais, capacidade física instalada e recursos
financeiros orçados e repassados aos municípios, além de listar nomes e quantidades e pessoas
atendidas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1959107
COMPERVE (UFRN) - Adm (UFRN)/UFRN/2003
Direito Sanitário e Saúde - SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais
No sistema de informações ambulatoriais (SIA), o documento FPO (ficha de programação física-
orçamentária) indica
a) a estatística e os valores financeiros dos procedimentos, constantes na tabela SIA/SUS, realizados
mês a mês, no período de um ano.
b) o registro da quantificação física e em valores financeiros dos procedimentos, constantes na
tabela SIA/SUS e autorizados pelo sistema único de saúde a serem executados pela unidade de saúde
cadastrada.
c) a quantificação, física e financeira, de glosas e críticas, referente à fatura mensal apresentada.
d) a média de atendimento, em quantidade física e em valor financeiro, de um prestador de serviços
ao sistema único de saúde, em procedimentos de alta complexidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1336140
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2483890
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1959107
1020) 
1021) 
1022) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2524458
VUNESP - PATS (UNICAMP)/UNICAMP/Técnico Mecânica/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Assinale a alternativa correta sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
a) É alimentado por entidades policiais.
b) Inclui apenas doenças agudas.
c) É de responsabilidade exclusiva dos médicos.
d) Inclui as notificações imediatas e semanais.
e) Inclui apenas as doenças infecciosas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2457419
FEPESE - CDen (B Camboriú)/Pref B Camboriú/ESF/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), é correto afirmar que:
a) É obrigatório aos municípios incluir no SINAN outros problemas de saúde importantes em sua
região, mesmo que esses não estejam inclusos na lista nacional de doenças de notificação
compulsória.
b) Seu uso sistemático e de forma centralizada democratiza a informação, mas não permite que os
profissionais de saúde tenham acesso às informações coletadas.
c) A estruturação e operacionalização do Sistema de Informação Epidemiológica Informatizada são
de atribuição exclusiva da União.
d) As fichas de notificação podem ser desenvolvidas pelo próprio município, visando as informações
pertinentes àquela região sobre determinado agravo.
e) É alimentado principalmente pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos da
lista nacional de doenças de notificação compulsória.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2431454
AVANÇASP - Ag (Pref SM Arcanjo)/Pref SM Arcanjo/Vetores/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação
Todo caso humano suspeito de raiva é de notificação compulsória e imediata nas esferas
municipal, estadual e federal. A notificação compulsória deve ser registrada por meio do sistema
reportado pela sigla:
a) RabSUS.
b) SiSUS.
c) Sinan.
d) notificaSUS.
e) co-SUS.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2581490
Unifil - Ag (Pref Tamarana)/Pref Tamarana/Vigilância/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2524458
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2457419
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2431454
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2581490
1023) 
1024) 
1025) 
A febre amarela (FA) é uma doença de interesse da saúde pública, sendo a notificação de casos
obrigatória através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. Sobre a FA, assinale a
alternativa incorreta.
a) A febre amarela é causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridade.
b) A doença pode se apresentar sob duas formas distintas: febre amarela urbana (FAU) e febre
amarela silvestre (FAS).
c) Na febre amarela urbana (FAU), os mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes são seus
principais vetores.
d) A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2491916
VUNESP - Med (Pref Pinda)/Pref Pindamonhangaba/Ambulatorial em Clínicas
Básicas e Especialidades/Cardiologista/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Um trabalhador da limpeza urbana suspeita de leptospirose, após ter desenvolvido ações de apoio
à população em área de alagamento no local onde mora, fora do seu horário de trabalho.
 
Com relação à notificação desse agravo junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação –
SINAN, é correto afirmar que
a) esse não é um agravo de notificação obrigatória.
b) a notificação não deve ser feita, porque a situação não caracteriza acidente de trabalho.
c) a notificação só deve ser feita após e se o caso for confirmado.
d) a notificação deve ser feita de imediato (até 24h).
e) a notificação deve ser feita no prazo de 1 semana.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2499408
COPEVE (UFAL) - Enf (Pref Penedo)/Pref Penedo/Trabalho/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
No que se refere aos Sistemas de Informação em Saúde e Vigilância Epidemiológica, é correto
afirmar que
a) o seu uso ordenado, de forma descentralizada, contribui para a democratização da informação,
permitindo que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informação; porém, é proibido
disponibilizá-la para a comunidade.
b) é desnecessário realizar notificação negativa, no caso da ausência de doenças de notificação
compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde, no SINAN; essa situação indica que os
profissionais da área estão alertas para a ocorrência de tais eventos.
c) dentro do Sistema de Informação sobre Mortalidade, a declaração de óbito é o documento
utilizado para a coleta de dados; entretanto, não necessita ser usado como fonte complementar para
o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, para não ocorrer dualidade de informações.
d) o Sistema de Informação de Agravos de Notificação(SINAN) é alimentado, especialmente, pela
investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação
compulsória, não sendo permitido a estados e municípios inclufrem outros problemas de saúde
importantes em sua região.
e) a realimentação dos sistemas de informação em saúde deve ser acatada como um dos aspectos
basilares para o contínuo processo de aprimoramento, e para a gerência e o controle da qualidade
dos dados. Tal prática deve acontecer nos seus diversos níveis, de maneira sistemática, de forma a
permitir o uso das informações, quando da tomada de decisão e nas atividades de planejamento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2491916
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2499408
1026) 
1027) 
1028) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2483309
FEPESE - CDen (B Camboriú)/Pref B Camboriú/Cirurgião Bucomaxilofacial/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), é correto afirmar que:
a) É obrigatório aos municípios incluir no SINAN outros problemas de saúde importantes em sua
região, mesmo que esses não estejam inclusos na lista nacional de doenças de notificação
compulsória.
b) Seu uso sistemático e de forma centralizada democratiza a informação, mas não permite que os
profissionais de saúde tenham acesso às informações coletadas.
c) A estruturação e operacionalização do Sistema de Informação Epidemiológica Informatizada são
de atribuição exclusiva da União.
d) As fichas de notificação podem ser desenvolvidas pelo próprio município, visando as informações
pertinentes àquela região sobre determinado agravo.
e) É alimentado principalmente pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos da
lista nacional de doenças de notificação compulsória.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2528713
VUNESP - Med (UNICAMP)/UNICAMP/Anestesiologia/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Entregador sem vínculo empregatício sofre acidente de trânsito por queda de motocicleta ao
retornar para sua residência após jornada de trabalho. Comparece ao pronto-socorro, onde é atendido,
com diagnóstico de fratura de fêmur esquerdo. Com relação à notificação deste caso no Sistema de
Informação de Agravos de Notificação (SINAN), é correto afirmar que
a) não deve ser notificado por não se tratar de acidente de trabalho típico.
b) não deve ser notificado por não se tratar de acidente grave ou fatal.
c) não deve ser notificado por não se tratar de acidente de trabalho, uma vez que o entregador não
tinha nenhum vínculo empregatício.
d) deve ser notificado como acidente de trabalho em até 24 horas.
e) deve ser notificado como acidente de trabalho em até 1 semana.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2556335
VUNESP - AVE (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Em duas empresas hipotéticas (empresa A e empresa B), ao longo do ano, ocorreram 20
acidentes de trabalho na empresa A, sendo um fatal, e 10 acidentes de trabalho na empresa B, sendo 2
fatais.
 
A notificação desses acidentes no SINAN
a) só deve ser feita para os trabalhadores registrados formalmente nas empresas.
b) só deve ser feita para os casos de acidentes de trabalho fatais.
c) deve ser feita para todos os acidentes no prazo de até 1 semana.
d) deve ser feita para todos os acidentes no prazo de até 24 horas.
e) não deve ser feita, pois esses agravos não são de notificação obrigatória.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2396327
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2483309
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2528713
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2556335
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2396327
1029) 
1030) 
1031) 
VUNESP - Med (Sertãozinho)/Pref Sertãozinho/Clínico Geral/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação
O processo de notificação compulsória de doenças é dinâmico, dada a natureza específica de
cada doença ou agravo à saúde. As normas de notificação devem adequar- se no tempo e no espaço,
quanto às doenças consideradas, as áreas geográficas abrangidas, o conteúdo de informação requerido,
os critérios de definição de casos, dentre outros. A seleção das doenças e agravos para a notificação
compulsória no Brasil tem obedecido a uma série de critérios, dentre os quais se enquadram:
a) potencial de disseminação, causalidade e transmissibilidade.
b) compromissos internacionais, sensibilidade e severidade.
c) relevância social, especificidade e efeito dose-resposta.
d) incidência, valor preditivo e relevância econômica.
e) magnitude, transcendência e vulnerabilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1909957
UFMT - Of (PM MT)/PM MT/Saúde/Médico - Cardiologia/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
O quadro abaixo apresenta as situações de violência interpessoal que são objeto de notificação
compulsória no Brasil.
 
O sistema de informação nacional, no qual o profissional de saúde e a unidade de saúde devem registrar
a notificação obrigatória desses casos é:
a) Informações Estatísticas de Segurança Pública (SNIESP).
b) Enfrentamento à Violência Contra Pessoas (SNEVP).
c) Violência Interpessoal (SNVI).
d) Agravos de Notificação (SINAN).
e) Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA).
www.tecconcursos.com.br/questoes/2586363
QUADRIX - Res Med (IAMSPE)/IAMSPE/Programas de Áreas Básicas e Acesso
Direto/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Acerca dos sistemas de informações de saúde do Brasil, assinale a alternativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1909957
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2586363
1032) 
1033) 
a) O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem como objetivo coletar, transmitir
e disseminar dados gerados sobre as doenças de notificação compulsória.
b) O Sistema de Vigilância de Agravos aos Povos Nativos (Sisvan) recruta informações, na
perspectiva do Sistema de Vigilância em Saúde, voltadas para a população indígena.
c) A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) é um sistema
nacional de notificação de casos de violência doméstica.
d) O Sistema de Notificação de Agravos à Saúde dos Trabalhadores Camponeses (SINASC) tem como
objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados sobre as doenças relevantes na população
rural brasileira.
e) O Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP-Trans) tem como objetivo coletar, transmitir e
disseminar dados gerados sobre as comorbidades da população transgênero nas grandes cidades
brasileiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2534468
VUNESP - Med (Pref Pinda)/Pref Pindamonhangaba/Trabalho/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Sobre as doenças de notificação compulsória no Sinan, é correto afirmar que
a) o Ministério da Saúde é o responsável exclusivo pela definição dos agravos de notificação
compulsória nos estados e municípios.
b) a escolha das doenças e agravos de notificação compulsória obedece a critérios como magnitude,
potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade e disponibilidade de medidas de controle.
c) devem ser notificados no Sinan apenas os casos confirmados.
d) os médicos são os profissionais de saúde responsáveis pela notificação dos agravos no Sinan.
e) doenças em animais devem ser notificadas apenas se causaram a doença em humanos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2335752
IBFC - GSC (SESACRE)/SESACRE/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) trata da notificação e da
investigação de casos de doenças e agravos incluídos na lista nacional de doenças de notificação
compulsória e de outros agravos. Sobre esse sistema, analise as afirmativas a seguir.I. O sistema tem abrangência significativa, cabendo às unidades assistenciais o preenchimento da
Ficha de Notificação Negativa mesmo quando não há nenhuma suspeita de doença, mantendo em
alerta o sistema de vigilância.
 
II. A fonte principal de coleta de dados do sistema é a Ficha Individual de Notificação, que é
preenchida pelas unidades assistenciais quando há suspeita de ocorrência de um problema de saúde,
de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal.
 
III. O SINAN não dispõe de ferramenta para avaliação de fontes de infecção e mecanismos de
transmissão.
 
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III
b) I e II apenas
c) I e III apenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2534468
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2335752
1034) 
1035) 
1036) 
d) II e III apenas
www.tecconcursos.com.br/questoes/2166769
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Apoio Especializado/Medicina do Trabalho/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
É doença ocupacional que deve ser notificada pelo Sistema de Informação de Agravos de
Notificação (SINAN):
a) Síndrome de Raynaud por uso de instrumento vibrante.
b) Asma ocupacional por exposição a estireno.
c) Cãibra por exposição ao calor.
d) Mesotelioma de pleura por exposição a asbesto.
e) Doença descompressiva em mergulhador de profundidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2441042
Instituto Verbena - Esp Sau (Pref GYN)/Pref GYN/Médico/Sanitarista/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação
O SINAN é o mais importante sistema para a vigilância epidemiológica, visando sanar as
dificuldades do Sistema de Notificação Compulsória de Doenças (SNCD) e substituí-lo. Desse modo, a
Notificação Obrigatória imediata (até 24 h) deve ocorrer em casos de:
a) Chagas crônica com cardiomegalia.
b) óbito com suspeita de febre Chikungunya.
c) hepatites virais.
d) Leishmaniose Tegumentar Americana.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2355536
VUNESP - Med (Pref Jundiaí)/Pref Jundiaí/Cardiologista/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Um entregador de mercadorias utiliza sua bicicleta para fazer as entregas. Sofre um acidente no
trânsito com fratura de perna quando levava uma pizza para um cliente.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Esse caso não se configura como acidente de trabalho, pois trata-se de um trabalhador do
mercado informal.
b) O caso deve ser notificado como acidente de trabalho se o trabalhador ficar com sequela.
c) Trata-se de um acidente de trabalho e deve ser notificado ao Sistema de Informação de Agravos
de Notificação (SINAN).
d) Esse caso não pode ser caraterizado como acidente de trabalho, porque eventos no trânsito não
são de responsabilidade do empregador.
e) O acidente de trânsito não é mais considerado relacionado ao trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2576176
IBADE - EPGS (SES MG)/SES MG/Direito/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2166769
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2441042
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2355536
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2576176
1037) 
1038) 
1039) 
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) tem como objetivo coletar,
transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três
esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e
dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notificação
compulsória. Compete aos Estados:
a) distribuir as versões do SINAN e seus instrumentos de coleta de dados para as unidades
notificantes.
b) estabelecer diretrizes e normas técnicas para o SINAN.
c) consolidar os dados do SINAN provenientes dos municípios.
d) notificantes.
e) estabelecer fluxos e prazos para o envio de dados pelas unidades notificantes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2148883
IPEFAE - Med (Andradas)/Pref Andradas/PSF/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
A Lei 8.080/90 define vigilância epidemiológica como “um conjunto de ações que proporcionam o
conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e
condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de
prevenção e controle das doenças ou agravos.” Considerando os sistemas de informações em saúde, o
sistema mais importante para a Vigilância Epidemiológica, que registra dados indispensáveis ao cálculo
dos principais indicadores relacionados a doenças de importância epidemiológica, surtos, endemias e
epidemias, tais como as taxas de incidência, letalidade e mortalidade, coeficiente de prevalência, entre
outros, e tem como principal fonte de informação a ficha de notificação compulsória, é o:
a) Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS)
b) Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc)
c) Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan)
d) Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS)
www.tecconcursos.com.br/questoes/1985729
Instituto Consulplan - OASPM (PM RN)/PM RN/Enfermagem/Generalista/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Em 1975, a legislação que instituiu o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica também criou
a obrigatoriedade da notificação compulsória de algumas doenças, que eram feitas pelas unidades de
saúde. Visando melhorar a geração de informação e os problemas de subnotificação, foi criado um
sistema para racionalizar o processo de coleta e transferência de dados relacionados a tais doenças e
agravos de notificação compulsória; assinale-o.
a) SIM.
b) SINAN.
c) SINASC.
d) SIA/SUS.
e) SIH/SUS.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2148883
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1985729
1040) 
1041) 
1042) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2358526
VUNESP - Med Trab (PRUDENCO)/PRUDENCO/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
O corpo de um trabalhador é encontrado no interior da empresa onde trabalhava. Familiares
relatam que ele dizia que não suportava mais a pressão e as humilhações que sofria por parte das
chefias. O corpo é encaminhado ao Instituto Médico Legal e a conclusão é de morte por lesão
autoprovocada intencionalmente por enforcamento.
 
Assinale a alternativa correta a respeito das atribuições da vigilância em saúde municipal.
a) Para que esse caso seja formalmente considerado ocupacional, é preciso um estudo
epidemiológico sobre adoecimento psíquico na empresa e então a notificação deve ser feita no
Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).
b) O caso pode ter relação com o trabalho, mas só pode ser notificado como tal no SINAN e na
declaração de óbito (DO), se houver comprovação incontestável.
c) Mesmo considerando que o caso tem associação com as condições de trabalho, o suicídio por
definição não pode ser considerado acidente de trabalho.
d) A vigilância em saúde municipal deve prestar assistência adequada aos familiares da vítima e
notificar a auditoria fiscal do trabalho imediatamente.
e) Se a investigação do caso concluir pela associação entre o suicídio e as relações do trabalho, o
óbito deve ser notificado como acidente do trabalho no SINAN e na DO.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2355548
VUNESP - Med (Pref Jundiaí)/Pref Jundiaí/Cardiologista/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Chuvas fortes deixam centenas de pessoas desabrigadas em uma cidade. Na tentativa de socorrer
as pessoas, um bombeiro militar morre afogado, um motorista de ônibus sofre uma fratura ao tentar sair
do veículo que dirigia para se salvar das águas e uma moradora apresenta quadro compatível com
leptospirose 7 dias depois de ter tido contato com aságuas por várias horas.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Como os agravos todos estão relacionados a fenômenos naturais, nenhum deles deve ser
notificado ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
b) Os 3 casos devem ser notificados ao SINAN, o óbito do bombeiro e a fratura do motorista, como
acidentes de trabalho, e a leptospirose da moradora.
c) A leptospirose da moradora deve ser imediatamente notificada no SINAN, assim como a fratura do
motorista de ônibus; mas o óbito do bombeiro deve ser notificado apenas em registro de acidentes
com militares.
d) A leptospirose da moradora deve ser notificada se confirmado o diagnóstico, a fratura e morte,
respectivamente, do motorista e do bombeiro, como acidentes de trabalho; todos no SINAN.
e) Sendo os agravos decorrentes de fenômenos imprevisíveis, apenas a leptospirose da moradora
deve ser notificada ao SINAN pela previsibilidade de sua ocorrência em tal situação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2143856
QUADRIX - Med Fisc (CRM SC)/CRM SC/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Os sistemas de notificação em saúde são parte fundamental do SUS. Quanto a esse assunto,
julgue o item.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2358526
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2355548
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2143856
1043) 
1044) 
1045) 
 
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) foi implantado a partir da reforma do
sistema de saúde em 2008, sendo uma parceria das três esferas de governo, com abrangência local,
regional e nacional.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2358571
VUNESP - Med Trab (PRUDENCO)/PRUDENCO/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Assinale a alternativa correta sobre a notificação de casos de violência no SINAN.
a) A violência sexual, diferentemente da violência doméstica, deve ser notificada imediatamente.
b) A violência financeira deve ser notificada no período de 24 horas.
c) O tráfico de seres humanos é uma forma de violência, mas não é de notificação compulsória no
SINAN.
d) O trabalho infantil é uma forma de violência às crianças, mas a sua notificação deve ser feita à
auditoria fiscal do trabalho e não ao SINAN.
e) As violências de quaisquer tipos ocorridas nas vias públicas não são passíveis de notificação ao
SUS, exceto quando resultem em morte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2564919
VUNESP - Med (Pres Prudente)/Pref Pres Prudente/Geriatra/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Em um serviço de urgência, são atendidos 5 pacientes. Um deles, Alberto, trabalhador de
construção civil, está com suspeita de tétano por ferimento no pé, depois de pisar em um prego no
canteiro de obras; um outro, José, está com suspeita de leptospirose; os outros 3 pacientes têm fraturas
por um acidente de ônibus, dois estudantes que estavam indo para a escola e uma empregada
doméstica, que estava indo ao seu trabalho. Assinale a alternativa correta quanto à notificação ao
Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).
a) Os casos da empregada doméstica e de Alberto devem ser notificados no prazo de uma semana.
b) Os casos dos estudantes e da empregada doméstica devem ser notificados imediatamente.
c) Os casos de Alberto, José e da empregada doméstica devem ser notificados imediatamente.
d) Todos os casos devem ser notificados imediatamente.
e) Os casos de Alberto e de José devem ser notificados no prazo de uma semana.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2290450
IBFC - Enf (SESACRE)/SESACRE/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Sobre a vigilância epidemiológica das doenças e agravos relacionados ao trabalho, analise as
afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
 
( ) As intoxicações exógenas suspeitas e confirmadas relacionadas ao trabalho devem ser
notificadas em ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
 
( ) A notificação das doenças e dos agravos relacionados ao trabalho no Sistema de Informação de
Agravos de Notificação tem caráter estritamente epidemiológico e de vigilância.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2358571
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2564919
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2290450
1046) 
1047) 
 
( ) O prazo para encerramento das investigações dos casos notificados de doenças e agravos
relacionados ao trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação é de no máximo 30
dias da notificação.
 
( ) No processo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, a instituição de medidas de controle para
saúde e segurança dos trabalhadores deve ocorrer assim que haja suspeição da relação do evento
com o trabalho e que as situações de risco aos trabalhadores forem identificadas, visando a
intervenção nos ambientes e processos de trabalho, evitando a ocorrência de novos casos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V - V - F - V
b) V - V - V - V
c) F - V - F - V
d) V - F - V - F
www.tecconcursos.com.br/questoes/2076817
Ápice - ACS (R dos Cavalos)/Pref Riacho Cavalos/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Dentre os Sistemas de Informação em Saúde, listados a seguir, assinale aquele que é utilizado
para registro específico das informações referentes às doenças de notificação compulsória:
a) SINAN – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO.
b) SIM – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MORBIDADES.
c) SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA.
d) SISVAN – SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
e) SINASC-SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2577213
IBADE - MAGAS (SES MG)/SES MG/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Com relação ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é atribuição dos
Municípios:
a) distribuir as versões do Sinan e seus instrumentos de coleta de dados para os municípios.
b) estabelecer diretrizes e normas técnicas para o Sinan.
c) coletar e consolidar os dados provenientes de unidades notificantes.
d) coordenar a seleção dos códigos correspondentes aos agravos de interesse estadual e municipal,
segundo a Classificação Internacional de Doenças – CID 10.
e) consolidar os dados provenientes das unidades federadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1697416
CEV URCA - Ag (Pref Crato)/Pref Crato/Endemias/2021
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2076817
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2577213
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1697416
1048) 
1049) 
1050) 
Sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN assinale a alternativa
INCORRETA:
a) É alimentado pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista
nacional de doenças de notificação compulsória.
b) O SINAN é um sistema para coleta, transmissão e disseminação de dados gerados rotineiramente
pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica do Brasil, no entanto, não identifica casos de trabalho
infantil, já que acidentes de trabalho com crianças e adolescentes não são informados por instituições
médicas às Secretarias Municipais de Saúde.
c) A maioria das notificações é digitada nas Secretarias de Saúde dos municípios.
d) Além da Ficha Individual de Notificação (FIN) e da Notificação Negativa, o SINAN disponibiliza
também a Ficha Individual de Investigação (FII) que é um instrumento investigativo que identifica: a
fonte de infecção, as formas de transmissão da doença e a confirmação ou descarte da suspeita da
mesma.
e) Casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por inseticidas em Agentes de Combate às
Endemias - ACE devem ser notificados no SINAN e informados por meio de emissão da Comunicação
de Acidente de Trabalho (CAT).www.tecconcursos.com.br/questoes/1951048
VUNESP - Med (PB Saúde)/PB Saúde/AUDITOR/2021
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
As doenças de notificação compulsória devem ser comunicadas diretamente pelos profissionais de
saúde em um dos grandes sistemas nacionais de informação, cuja sigla é:
a) SIM.
b) SIH.
c) SIAB.
d) SINAN.
e) SINASC.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1757743
CEBRASPE (CESPE) - Prof (SEED PR)/SEED PR/Segurança/2021
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Para mapear os acidentes de trabalho que envolvam crianças e adolescentes, são de suma
importância as notificações compulsórias sobre casos de trabalho infantil. Esses registros são feitos pelo
a) Sistema Único de Saúde (SUS).
b) Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
c) Sistema de Informação Ambulatorial (SIA).
d) Sistema sobre Internações Hospitalares (SIH).
e) Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1666087
Instituto AOCP - San (Pref J Pessoa)/Pref João Pessoa/2021
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1951048
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1757743
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1666087
1051) 
1052) 
1053) 
Os indicadores de morbidade, como a prevalência e, principalmente, a incidência das doenças,
tornam-se úteis para análise das condições de saúde quando são relacionados à população sob risco.
Mas, em geral, os dados de morbidade provenientes dos Sistemas de Informação em Saúde no Brasil não
têm cobertura populacional universal, exceto no caso de doenças ou agravos sob vigilância, como o
a) SIAB.
b) SINAN.
c) SANC.
d) SISVAN.
e) SIAH.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1814085
IBRASP - Enf (Rio Grande)/Pref Rio Grande/2021
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Considere as assertivas a seguir sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação
(SINAN) e a vigilância epidemiológica do HIV.
I. A ficha de notificação/investigação da Aids para pacientes com 13 anos ou mais contempla o teste
rápido como evidência laboratorial de infecção pelo HIV.
 
II. A criação de uma ficha de notificação/investigação específica para usuários de Profilaxia Pré-
Exposição (PrEP) ao HIV visa intensificar ações de promoção da saúde e prevenção em populações
chave.
III. A ficha de notificação/investigação de criança exposta ao HIV tem a perda de seguimento como
uma das possibilidades de evolução do caso.
Está(ão) correto(s)?
a) Apenas o item I.
b) Apenas o item II.
c) Apenas os itens I e II.
d) Apenas os itens I e III.
e) Apenas os itens II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1948471
VUNESP - ASoc (PB Saúde)/PB Saúde/2021
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Uma colisão de ônibus deixa 5 pessoas feridas: o motorista do ônibus tem uma fratura de perna;
um senhor aposentado, que faz bicos esporádicos fazendo entregas para um escritório de advocacia,
fratura a clavícula; uma empregada doméstica fratura o braço; dois adolescentes de 16 anos, ajudantes
em uma obra, sofrem escoriações. Todos são encaminhados a um pronto atendimento do SUS e recebem
assistência adequada a cada um dos casos.
 
Em face do exposto, assinale a alternativa correta no tocante à notificação no Sistema de Informação de
Agravos de Notificação (SINAN).
a) Apenas o caso do motorista de ônibus deve ser notificado como acidente de trabalho, pois é o
único que tem vínculo formal de emprego.
b) Como os adolescentes tiveram lesões leves, somente os que tiveram lesões graves devem ter seus
casos notificados como acidentes de trabalho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1814085
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1948471
1054) 
1055) 
c) Todos os casos devem ser notificados como acidentes do trabalho.
d) Como no SINAN os acidentes no trajeto para o trabalho não são notificados, apenas o caso do
motorista deve ser notificado.
e) Apenas os casos dos adolescentes devem ser notificados como acidentes de trabalho, pois o
registro de eventos em menores de idade independe da gravidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1330307
VUNESP - Tec (EBSERH HC-UFU)/EBSERH HC-UFU/Análises Clínicas/2020
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
O Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema informatizado construído para
Laboratórios de Saúde Pública, aplicado aos exames e ensaios de amostras de origem humana, animal e
ambiental, tem entre seus objetivos
a) avaliar a fidedignidade de informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação
(SINAN).
b) a publicação de trabalhos acadêmicos em revistas científicas de comprovada qualidade para
legitimar suas informações.
c) gerar relatórios gerenciais e de produção de exames nas Redes de Laboratórios de Saúde Pública
para fins de adicionais salariais dos profissionais.
d) gerenciar e acompanhar as realizações das análises laboratoriais do ponto de vista técnico, desde
a sua solicitação, sem compromisso com a emissão do laudo final.
e) enviar os resultados dos exames laboratoriais de casos suspeitos ou confirmados da doenças de
notificação compulsórias ao SINAN.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1701725
IMPARH - Enf (IJF Fortaleza)/Pref Fortaleza/2020
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) tem sido implantado, no Brasil,
desde 1993, com o objetivo de:
a) Contribuir para a integralidade na atenção à saúde e para a inserção de ações de vigilância em
saúde nos pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS, mediante articulação e construção conjunta
de protocolos, linhas de cuidado e matriciamento da saúde, bem como na definição das estratégias e
dos dispositivos de organização e dos fluxos da rede de atenção.
b) Assegurar o acesso universal e igualitário dos cidadãos aos serviços de saúde, mas também a
formulação de políticas sociais e econômicas que operem na redução dos riscos de adoecer.
c) Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus
determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente,
educação, lazer, cultura, acesso a bens e a serviços essenciais.
d) Coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância
Epidemiológica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada, para apoiar o
processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das
doenças de notificação compulsória.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1330307
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1701725
1056) 
1057) 
1058) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1280893
IBFC - Enf (EBSERH)/EBSERH/Saúde do Trabalhador/2020
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
A Vigilância Epidemiológica vem mostrando através dos tempos a importância do conhecimento
das relações saúde-doença e trabalho para conhecimento das variáveis e desencadeamento de ações
para mudanças necessárias a melhoria de qualidade de vida do indivíduo e da coletividade. Desta forma
com a evolução dos sistemas de informação tornou-se essencial a alimentação dos mesmos para
extração de dados que permitissem a análise para tomada de decisões de interesse à saúde pública.
Dentre os sistemas utilizados, assinale a alternativa que apresenta qual é considerado o mais importante.
a) SIM (Sistema de Notificação de Mortalidade)
b) SINASC (Sistema de Notificação de Nascimentos)
c) SISVAN (Sistema de Informação Alimentar e Nutricional)
d) SIH (Sistema de Informação Hospitalar)
e) SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação)
www.tecconcursos.com.br/questoes/1343123
VUNESP - Ag (Pref M Agudo)/Pref Morro Agudo/ControleEpidemiológico/2020
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
A vigilância da dengue utiliza as definições de caso suspeito de dengue e suspeito de febre
hemorrágica da dengue. Quanto ao encerramento dos casos, a ficha do SINAN (Sistema de Informação
de Agravos de Notificação) possibilita a classificação final do caso como dengue clássico (DC), dengue
com complicações (DCC), febre hemorrágica da dengue (FHD), síndrome do choque da dengue (SCD) ou
descartado, conforme critério
a) exclusivamente laboratorial.
b) adotado pelo Município.
c) estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde.
d) definido pelo médico responsável.
e) clínico epidemiológico ou laboratorial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2289609
ADM&TEC - AEn (Pref Araçoiaba)/Pref Araçoiaba/2020
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Analise as afirmativas a seguir:
 
I. O controle mecânico da dengue consiste na adoção de práticas capazes de impedir a procriação
do mosquito, tendo como principais atividades a proteção, a destruição ou a destinação adequada de
criadouros. Essas atividades devem ser executadas, prioritariamente, pelo próprio morador ou
proprietário e sob a supervisão do Agente de Combate às Endemias ou do Agente Comunitário de
Saúde.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1280893
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1343123
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2289609
1059) 
1060) 
II. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação provê as autoridades sanitárias com
informações sobre a ocorrência de determinadas doenças e determinados agravos, sendo pré-
condição para o planejamento e para a execução de ações de vigilância em saúde. O fornecimento
dessas informações é possibilitado, principalmente, pela notificação dos eventos de morbidade que
constam em uma listagem publicada pelo Ministério da Saúde.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1868655
CPCON UEPB - ACE (Pref Viçosa RN)/Pref Viçosa RN/2020
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
A Dengue é uma doença viral aguda e de rápida disseminação. É um agravo de notificação
compulsória (Portaria GM/MS nº 5 de 21 de fevereiro de 2006); sendo assim, todo caso suspeito,
confirmado ou não, deve ser obrigatoriamente, notificado à Vigilância Epidemiológica do município.
 
Fonte: Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009).
 
As notificações preenchidas nas unidades de saúde ou resultantes da busca ativa da Vigilância
Epidemiológica municipal devem ser informadas pelo Sistema de Informação:
a) Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
b) Sistema de Informação de Mortalidade.
c) Sistema de Informação da Atenção Básica.
d) Sistema de Informação de Nascidos Vivos.
e) Sistema de Informação de Dengue.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1976105
Instituto AOCP - AssSoc (Pref Recife)/Pref Recife/30 Horas/2020
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é alimentado, principalmente, pela
notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de
notificação compulsória. Esse sistema tem como uma de suas atribuições
a) observar a taxa de incidência e prevalência de agravos transmissíveis.
b) mensurar os índices de internação hospitalar por causas específicas.
c) fornecer informações para análise do perfil da morbidade da população.
d) aferir o índice de mortalidade por doenças de interesse em saúde pública.
e) categorizar por idade, sexo e escolaridade o acometimento de doenças endêmicas apenas em
regiões remotas do país.
www.tecconcursos.com.br/questoes/606223
IBFC - Med (EBSERH-HUGG)/EBSERH-HUGG/Medicina do Adolescente/2017
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1868655
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1976105
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/606223
1061) 
1062) 
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
Assinale abaixo a alternativa correta.
Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, que
registra os atendimentos do Sistema Único de saúde (SUS) no campo das violências, no ano de 2014
foram registrados 97.976 atendimentos na faixa etária dos menores de um ano a 17 anos de idade.
Segundo o SINAN, em 2014 no Brasil, o tipo de violência que teve maior incidência foi a:
a) Violência física
b) Negligência/abandono
c) Violência psicológica
d) Violência sexual
e) Violência financeira/trabalho infantil
www.tecconcursos.com.br/questoes/606222
IBFC - Med (EBSERH-HUGG)/EBSERH-HUGG/Medicina do Adolescente/2017
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
A notificação de violência doméstica, sexual e/ou outras violências foi implantada no Sistema de
Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2009. Em relação ao SINAN, leia as afirmativas e
assinale abaixo a alternativa correta.
I. Essa notificação deve ser realizada de forma universal, contínua e compulsória diante da suspeita
ou confirmação de violências dirigidas a crianças, adolescentes, mulheres e idosos, atendendo às
Leis 8.069 (Estatuto da Criança e Adolescente.), 10.741 (Estatuto do Idoso) e 10.778 (notificação
compulsória da violência contra a mulher).
II. Essa notificação é realizada pelo gestor de saúde do SUS, mediante o preenchimento de uma
Ficha específica.
III. Deve-se considerar que os quantitativos registrados pelo SINAN representam só a ponta do
iceberg das violências cotidianas que efetivamente acontecem: são aquelas que, por sua gravidade e
possíveis sequelas, demandam atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e que, ao mesmo
tempo, são identificadas como violência e registradas no SINAN.
IV. Segundo o SINAN, no ano de 2014, a violência largamente predominante na faixa dos menores
de 1 ano foi a negligência/abandono.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas
b) I e IV, apenas
c) II e III, apenas
d) III e IV, apenas
e) I, II, III e IV
www.tecconcursos.com.br/questoes/627842
IBFC - Insp San (SESA PR)/SESA PR/2016
Direito Sanitário e Saúde - SINAN - Sistema de Informação de Agravos de
Notificação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/606222
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/627842
1063) 
1064) 
1065) 
1066) 
O Sistema de Informação que é utilizado em Vigilância em Saúde que, dentre outros, é utilizado
para o acompanhamento e investigação de casos de doenças (por ex. aids, hepatites virais, etc.),
controlando o registro e o processamento desses dados em todo o território nacional, denomina-se:
a) Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN.
b) Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional – SISVAN.
c) Sistema Nacional de Mortalidade – SIM.
d) Sistema de Informação de Atenção Básica – SIAB.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2343213
VUNESP - Med (Pref Jundiaí)/Pref Jundiaí/AUDITOR/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Na fase analítica no Sistema de Informações Hospitalares do SUS é necessário retratar o perfil da
unidade a ser auditada e, para tanto, utilizam-se os relatórios, documentos gerenciais e sistemas, que
inclui:
a) a Autorização de Internação Hospitalar.
b) a Taxa de Complicações Hospitalares.
c) o Relatório de Frequência de Procedimentos.
d) o Sistema de Atendimento Hospitalar e Hospital-Dia.
e) o Boletim de Produção Ambulatorial Consolidado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2577209
IBADE - MAGAS (SES MG)/SES MG/2022
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
O processamento descentralizado do Sistema de Informação Hospitalar:
a) possibilita ao gestor, interferir oportunamenteno processamento da produção mensal da produção
hospitalar.
b) dificulta a gestão local (estadual e municipal) no tocante ao controle dos tetos físicos e financeiros
mensais.
c) limita a relação com os prestadores de serviços de saúde.
d) prejudica a emissão de extrato de pagamento da produção com valor líquido diferente do real
creditado pelo gestor.
e) faz com a gerência e autonomia do gestor no processo sejam bastante limitadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2576173
IBADE - EPGS (SES MG)/SES MG/Direito/2022
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Com relação ao sistema de informação hospitalar descentralizado (SIHD) é correto afirmar que:
a) é ineficaz na avaliação da qualidade da atenção à saúde ofertada a uma população.
b) possibilita acompanhar o desempenho dos hospitais quanto às metas firmadas nos contratos entre
gestor e hospitais.
c) se mostrou inadequado como ferramenta na construção do perfil de morbidade e mortalidade
hospitalar.
d) a avaliação da qualidade da atenção à saúde ofertada a uma população é mais precisa quando
seu processamento é centralizado.
e) o processamento centralizado do SIHD facilita a gestão local (estadual e municipal) no tocante a
relação com os prestadores, na imposição de previsão de faturamento discordante dos valores finais e
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2343213
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2577209
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2576173
1067) 
1068) 
1069) 
na consequente emissão de extrato de pagamento da produção com valor líquido diferente do real
creditado pelo gestor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2152902
CETREDE - Med (Pref Paraipaba)/Pref Paraipaba/Auditor 20H/2021
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
A Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que habilita a internação do paciente e gera
valores para pagamento é o documento básico do seguinte Sistema de Informação em Saúde.
a) SIAB.
b) SIA.
c) SINASC.
d) SIH.
e) SINAN.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2565654
FEPESE - Med (B Camboriú)/Pref B Camboriú/Regulador/2021
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Com a atual Pandemia COVID 19 houve necessidade de novas regulamentações pelo Ministério
da Saúde com orientações técnicas aos gestores e prestadores para recuperação da informação e de
dados junto à rede prestadora e conveniada.
Estes dados referentes a pacientes ambulatoriais, em tratamento domiciliar, aparecem em todos os
órgãos e sistemas, exceto no(a):
a) Sistema de Informação Hospitalar (SIH).
b) Sistema de Informação Ambulatorial (SIA).
c) Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES).
d) Sistema Nacional de Agravos de Notificação Compulsória.
e) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1276621
IBFC - Ana TI (EBSERH)/EBSERH/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
No documento oficial do SIH - Sistema de Informação Hospitalar existe a seguinte frase: "O
Laudo para Solicitação de AIH deverá conter dados mínimos, conforme o modelo de informação
disponibilizado no endereço eletrônico do SIH (http://sihd.datasus.gov.br)".
 
Nesse sentido a sigla AIH (que aparece várias vezes ao longo do documento) representa:
a) Auditoria Interna da Hospitalidade
b) Autorização de Internação Hospitalar
c) Autorização Interna para Hospitalizar
d) Auditoria das Internações Hospitalares
e) Auditoria Interna do Hospital
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2152902
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2565654
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1276621
1070) 
1071) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1326270
VUNESP - ASoc (EBSERH HC-UFU)/EBSERH HC-UFU/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
O Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIHSUS)
a) tem como finalidade registrar todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares que
foram financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
b) é a fonte preferencial de informação sobre as características de doenças infecciosas, em particular
as que atingem o sistema digestivo.
c) tem várias informações sobre os pacientes em regime de internação hospitalar quanto ao
diagnóstico, mas não dos procedimentos.
d) tem como instrumento a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que é gerada quando uma
internação é autorizada, desde que seja em um prestador público.
e) permite estimar a taxa de prevalência das doenças mais comuns em uma determinada
comunidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1275841
IBFC - Ana Adm (EBSERH)/EBSERH/Gestão Hospitalar/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Entre os dados administrativos de saúde disponíveis no país, encontra-se o Sistema de
Informação Hospitalar do Sistema Unico de Saúde (SIH/SUS), o único de abrangência nacional, que tem
origem nas Autorizações de Internação Hospitalar (AIH), analise as afirmativas abaixo e dê valores de
Verdadeiro (V) ou Falso (F) para os objetivos gerais do SIH.
 
( ) Qualificar a informação em saúde a partir do registro das internações no âmbito do SUS.
 
( ) Reforçar a importância da integração dos sistemas, especialmente do Cartão Nacional de
Saúde/CNS e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), compatibilizados no
processamento do SIH/SUS.
 
( ) Centralizar o processamento do SIH/SUS, no ministério da saúde em nível federal.
 
( ) Orientar quanto às regras e críticas do SIH/SUS implantados a cada competência.
 
( ) Disponibilizar relatórios gerenciais para os gestores e prestadores.
 
( ) Auxiliar o corpo clínico, auditores, supervisores, dirigentes e técnicos de informática que lidam
com o registro da internação, operam o sistema e utilizam documentos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V,V,V,V,V,V
b) V,F,V,F,V,F
c) V,V,F,V,V,V
d) V,F,F,V,V,V
e) F,F,V,V,V,F
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1326270
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1275841
1072) 
1073) 
1074) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1286978
ADM&TEC - ACS (Pref Pedra)/Pref Pedra/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. O documento base do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS)
é o Boletim de Produção Ambulatorial (BPA). Esse documento registra todas as principais
informações relacionadas às condições patológicas do paciente.
 
II. As ações de Educação em Saúde não devem ser integradas às ações de saneamento ou à
atenção integral à saúde, pois a execução desse tipo de atividade possui um caráter de
independência, no âmbito do SUS.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1289185
ADM&TEC - Med (Pref Pedra)/Pref Pedra/Plantonista Hospital/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. O Sistema de Informações Hospitalares (SIH) contém informações sobre as internações
hospitalares.
 
II. O único sintoma da ascaridíase é a anorexia.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1530294
PRÓ-MUNICÍPIO - Med (OSSHCP HMR)/OSHCP HMR/AUDITOR/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
São documentos comprobatórios necessários para fundamentar a glosa no atendimento
hospitalar, no Sistema de Informação Hospitalar (SIH), exceto:
a) Boletim/Relatório de Produção Ambulatorial – BPA/RPA;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1286978
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1289185
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/15302941075) 
1076) 
b) Demonstrativo de Distorções Encontradas na AIH X Prontuários;
c) Prontuário Médico;
d) Cópia do Documento de Ordem de Pagamento/ou Extrato Bancário referente ao pagamento do
processamento de AIH paga.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1513163
UNESC - Med (Pref Laguna)/Pref Laguna/AUDITOR/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
De acordo com o Manual Técnico Operacional do Sistema de Informação Hospitalar e
considerando os atributos do seguinte procedimento no Sistema de Gerenciamento da Tabela de
Procedimentos, Medicamentos e Órteses, Próteses e Materiais do SUS (SIGTAP), assinale a alternativa
correta.
a) O procedimento não poderá ser cobrado em pacientes com mais de 3 anos de idade, pois não
consta o atributo “ADMITE LIBERAÇÂO CRÌTICA DE IDADE”.
b) Caso o tempo de internação seja inferior a 4 dias, independentemente do motivo, a Autorização
de Internação Hospitalar (AIH) será bloqueada automaticamente.
c) O valor máximo que pode ser autorizado na cobrança de uma AIH em que este procedimento
conste como principal é de R$ 13.582,75.
d) O valor a ser atribuído ao anestesista é de 30% do Serviço Profissional, independentemente do
rateio realizado entre cirurgião principal e auxiliares.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1592798
PRÓ-MUNICÍPIO - Fat (OSHCP HCP)/OSHCP/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
SIHSUS - Sistema de Informações Hospitalares do SUS foi o primeiro sistema do DATASUS a ter
captação implementada em microcomputadores, os documentos de autorização são a AIH e APAC,
aplicativos utilizados SIHD, SIASUS e FPO e CNES. Assinale com V para verdadeiro e F para falso sobre
as funcionalidades do SIHSUS:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1513163
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1592798
1077) 
1078) 
( ) Possibilita a avaliação do desempenho e condições sanitárias, através das taxas de óbito e de
infecção hospitalar informadas no sistema;
 
( ) Fornece informações para a programação do orçamento dos estabelecimentos;
 
( ) Criada funcionalidade de “Geração de Histórico” que permite ao Gestor diminuir o volume do
banco de produção, otimizando o processamento.
 
Marque a opção que corresponda, de cima para baixo, a sequência correta:
a) V, F, V;
b) F, F, F;
c) V, V, V;
d) F, F, V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1244544
IBADE - ASB (Pref Vilhena)/Pref Vilhena/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
O objetivo do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) é
registrar todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares financiados pelo SUS. A
Autorização de Internação Hospitalar (AIH) é o instrumento de registro dos procedimentos do SIH-SUS.
Assinale a alternativa que apresenta o procedimento odontológico com instrumento de registro exclusivo
AIH.
a) Curativo de demora com ou sem preparo biomecânico
b) Tratamento odontológico para pacientes com necessidades especiais
c) Exodontia de dente permanente
d) Biópsia dos tecidos moles da boca
e) Selamento provisório de cavidade dentária
www.tecconcursos.com.br/questoes/1068009
VUNESP - Adm Hos (M Cruzes)/Pref Mogi Cruzes/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Para cumprir o objetivo de informar a alta administração sobre os movimentos operacionais, o
sistema de informações hospitalares implantado na instituição deve permitir acesso facilitado aos seus
gestores.
 
O sistema de informações hospitalares é
a) um sistema chamado de “prateleira”, que pode ser baixado diretamente do fornecedor e utilizado
como um aplicativo.
b) um sistema de informações construído pelo próprio hospital, que contém dados coletados por
terceiros informados.
c) uma ferramenta de gestão encontrada em todos os hospitais brasileiros de pequeno porte,
independentemente da sua natureza pública ou privada.
d) um conjunto de procedimentos organizados de forma a facilitar o processamento dos dados e a
obter informações, a serem usadas para análise e tomada de decisão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1244544
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1068009
1079) 
1080) 
1081) 
1082) 
e) um sistema especialista, que usa informações executivas e de geoprocessamento para orientar a
administração hospitalar sobre as estratégias e metas a serem seguidas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1162179
Instituto AOCP - ASoc (Pref Vitória)/Pref Vitória/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Sobre o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), sabe-se que existe uma limitação, pois a
unidade do sistema é a internação, e não o paciente. Assim, cada contato do paciente com a assistência
hospitalar gera um novo registro. Com base no exposto, qual é o nome atribuído para esse registro de
internação?
a) Autorização Hospitalar Regulatória (AHR).
b) Autorização de Internação Hospitalar (AIH).
c) Autorização de Internação por Complexidade (AIC).
d) Autorização de Internação Programada (AIP).
www.tecconcursos.com.br/questoes/646809
CEBRASPE (CESPE) - Ana Adm (EBSERH)/EBSERH/Gestão Hospitalar/2018
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Julgue o seguinte item, relativo ao sistema de informação hospitalar.
 
Sabe-se que, com frequência, surgem novos modelos, mais aperfeiçoados, baseados em novas teorias.
Para finalizar o planejamento estratégico, o administrador deve escolher determinados indicadores e
neles confiar, até que surjam melhores alternativas, mais válidas e aprimoradas, desenvolvidas a partir de
pesquisas e trabalhos metodologicamente confiáveis.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/646810
CEBRASPE (CESPE) - Ana Adm (EBSERH)/EBSERH/Gestão Hospitalar/2018
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Julgue o seguinte item, relativo ao sistema de informação hospitalar.
 
A imprecisão nas definições de saúde e a dificuldade de mensurá-la fez que os indicadores mais
empregados se referissem à ausência de saúde: índice de mortalidade, esperança de vida ao nascer,
coeficiente de mortalidade infantil, coeficiente de mortalidade por doenças específicas, entre outros.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/646811
CEBRASPE (CESPE) - Ana Adm (EBSERH)/EBSERH/Gestão Hospitalar/2018
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Julgue o seguinte item, relativo ao sistema de informação hospitalar.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1162179
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/646809
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/646810
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/646811
1083) 
1084) 
1085) 
1086) 
Prevalência é um indicador de saúde que mede o número de casos novos de determinada doença
durante certo período de tempo bem definido, em uma população sob o risco de desenvolver essa
doença.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/646812
CEBRASPE (CESPE) - Ana Adm (EBSERH)/EBSERH/Gestão Hospitalar/2018
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Julgue o seguinte item, relativo ao sistema de informação hospitalar.
 
Dados de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores
ambientais constituem métricas utilizadas na construção de indicadores de saúde.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/722562
AOCP - Ag VSA (SESMA)/Pref Belém (PA)/2018
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
No Sistema de Informação Hospitalar do SUS (SIH-SUS), qual é o instrumento de registro
padrão?
a) Documento de Entrada Hospitalar.
b) Registro Informativo Hospitalar.
c) Autorização de Internação Hospitalar.
d) Ficha de Cadastro Hospitalar.
e) Boletim Informativo Hospitalar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/647406
CEBRASPE (CESPE) - Ana TI (EBSERH)/EBSERH/2018
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Julgue o item a seguir, a respeitodos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde.
 
No Sistema de Informação Hospitalar (SIH), é possível efetuar os registros referentes a atendimentos de
internações hospitalares que foram financiadas pelo SUS.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/559608
FEPESE - Enf (Fraiburgo)/Pref Fraiburgo/2017
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Dos sistemas de informação em saúde, utilizados para coleta, processamento, análise e
transmissão da informação, aquele que oferece ao gestor de saúde informações que viabilizam efetuar o
pagamento dos serviços hospitalares prestados pelo SUS é o:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/646812
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/722562
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/647406
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/559608
1087) 
1088) 
1089) 
a) Sistema de Informação Ambulatorial (SIAB).
b) Sistema de Informações de Mortalidade (SIM).
c) Sistema de Autorização de Internações Hospitalares (SAIH).
d) Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
e) Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC)
www.tecconcursos.com.br/questoes/587452
UFMT - Med (Pref Cáceres)/Pref Cáceres/2017
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Em que sistema de informação oficial de saúde brasileiro é possível recuperar a taxa de
internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde?
a) SIAB
b) SISREG
c) SINAN
d) SIHSUS
www.tecconcursos.com.br/questoes/934058
CONTEMAX - Aud Sau (Coremas)/Pref Coremas/2016
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Dentre os relatórios emitidos pelo Sistema de Informação Hospitalar, destacam-se:
a) Relatório de Pacientes Atendidos e Relação de AIH Pagas.
b) Relatório de Serviços de Internação e Relatório de Serviços Profissionais.
c) Relatório de Serviços de SADT e Relatório de Pacientes Atendidos.
d) Relatório Comparativo entre Procedimento Solicitado/Realizado eOPMe Relação de AIH Pagas.
e) Relatório de Serviços de Internação e Relatório de Pacientes Atendidos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/316838
IBFC - Aud (HMDCC)/HMDCC/2015
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Complete a lacuna com a alternativa correta.
_________________________________________é um sistema “on line” e multiusuário que tem por
objetivo suprir as necessidades operacionais dos diversos setores/serviços existentes em uma unidade
hospitalar, para atendimento secundário e/ou terciário. Além disso, é uma ferramenta eficaz para prestar
informações que possam subsidiar os diferentes níveis hierárquicos que compõem o SUS, seja no
processo de planejamento, de operação ou de controle das ações em saúde.
a) HOSPUB – Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar.
b) SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica.
c) SIGAE – Sistema de Gerenciamento de Unidade Ambulatorial Especializada.
d) SISREG – Sistema de Centrais de Regulação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/587452
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/934058
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/316838
1090) 
1091) 
1092) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1431355
Instituto AOCP - Enf (EBSERH HEUFPEL)/EBSERH HE-UFPEL/Auditoria e
Pesquisa/2015
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Entre os dados administrativos de saúde disponíveis no país, é o único de abrangência nacional, o
qual tem origem nas Autorizações de Internação Hospitalar (AIH). É um mecanismo de controle de
qualidade vinculado a todas as movimentações, desde a internação até a alta do paciente. O enunciado
refere-se
a) ao SIH – Sistema de Informação Hospitalar.
b) ao SIA – Sistema de Informação Ambulatorial.
c) ao SIM – Sistema de Informação de Mortalidade.
d) à ANS – Agência Nacional de Saúde.
e) à AIH – Autorização de Internação Hospitalar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/316935
IBFC - Aud (HMDCC)/HMDCC/2015
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Complete a lacuna com a alternativa correta.
Atualmente, pode-se definir a ____________________ como a conta hospitalar apresentada em meio
magnético, resultado da transcrição dos dados da internação para processamento, utilizando regras
específicas definidas no Manual SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do SUS e suas tabelas
auxiliares, caracterizando um sistema complexo de informações, muito mais que somente um sistema de
faturamento. Essa mesma informação é utilizada para a avaliação da atenção básica, para definir o
alcance de metas dos serviços públicos, para estabelecer indicadores de avaliação de gestão e perfis
nosológico e epidemiológico da população, sendo determinante no processo de programação e
organização da assistência, provocando o desencadeamento de ações de controles, entre eles o controle
social, estabelecido pela Constituição Federal, e o controle sanitário, na
identificação de morbidade.
a) Autorização de procedimentos ambulatoriais.
b) Comunicado de auditoria.
c) Autorização de internação hospitalar.
d) Autorização de auditoria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/316677
IBFC - Ana Adm (HMDCC)/HMDCC/Administração Hospitalar/2015
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
Os Sistemas de Informação em Saúde têm como objetivo processar, armazenar, coletar e
disseminar dados, visando auxiliar o processo decisório em saúde. Baseado no tema, Sistemas de
Informação de Saúde, Sistema de Informações Hospitalares, leia as afirmativas abaixo e assinale a
alternativa correta:
I. Devido ao fato do hospital ser um ambiente complexo e grande produtor de dados e informações,
o Sistema de Informações Hospitalares deve agilizar a disseminação de dados, otimizar o fluxo de
informações, auxiliar na integração de processos, favorecendo o aprimoramento da qualidade
gerencial e assistencial.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1431355
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/316935
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/316677
1093) 
1094) 
1095) 
II. O Sistema de Informações Hospitalares deve ser base para o apoio ao desenvolvimento das
ações gerenciais nas instituições hospitalares, além de facilitar a comunicação e coordenação das
ações dos profissionais. Resumidamente os Sistemas de Informações Hospitalares são utilizados para
dar suporte ao planejamento das ações em saúde, buscando a eficiência e a melhoria da qualidade
da assistência ao paciente.
Estão corretas as afirmativas:
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Nenhuma afirmativa está correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/316676
IBFC - Ana Adm (HMDCC)/HMDCC/Administração Hospitalar/2015
Direito Sanitário e Saúde - SIH - Sistema de Informações Hospitalares
As sentenças abaixo discorrem sobre algumas possibilidades que o Sistema de Informações
Hospitalares propicia. Sobre o tema, leia as afirmativas e assinale a alternativa incorreta:
a) Armazenar os dados das internações hospitalares.
b) Acompanhar o desempenho dos hospitais quanto às metas firmadas nos contratos entre gestor e
hospitais.
c) Disponibilizar aos gestores relatórios com informações para pagamento da produção aos
prestadores.
d) Inibir a ação das ferramentas de auxílio para as ações de controle, avaliação e auditoria locais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2499145
Instituto ACCESS - CSoc (CISTRI)/CISTRI/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
É correto afirmar que os dados que alimentam o SIM vêm de um documento básico e essencial,
que é
a) declaração de óbito.
b) certidão de óbito.
c) laudo cadavérico.
d) parecer do IML com causa mortis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2491917
VUNESP - Med (Pref Pinda)/Pref Pindamonhangaba/Ambulatorial em Clínicas
Básicas e Especialidades/Cardiologista/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Segundo o Ministério da Saúde, as taxasde mortalidade por doenças cardiovasculares e
respiratórias crônicas estão diminuindo em nosso país. Assinale possíveis fatores que devem ter
contribuído para essa diminuição.
a) Desenvolvimento de novos medicamentos e facilidade de acesso a eles.
b) Melhoria no padrão de alimentação e aumento da prática de esportes.
c) Educação para a saúde e maior acesso a alimentos naturais.
d) Controle do tabagismo e maior acesso à atenção primária.
e) Aumento do número de serviços de saúde especializados e maior acesso a novos medicamentos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/316676
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2499145
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2491917
1096) 
1097) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2392945
VUNESP - Farm (SAME FM)/SAME FM/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Os indicadores de mortalidade foram os primeiros indicadores de saúde utilizados, sobretudo por
sua facilidade de operacionalização, visto que a morte é um evento objetivamente definido. A taxa bruta
de mortalidade conceitua- se como o número total de óbitos, por mil habitantes, na população residente
em determinado espaço geográfico no ano considerado. Contudo, para análises comparativas de taxas de
mortalidade entre diferentes regiões, ou na mesma região em diferentes períodos, é preciso realizar a
padronização das taxas de mortalidade.
 
Este ajuste é necessário pelo seguinte motivo:
a) a taxa bruta de mortalidade é fortemente influenciada pela estrutura da população quanto à idade
e ao sexo.
b) ocorrem flutuações na enumeração de óbitos, sobretudo em áreas com um número muito
reduzido de eventos.
c) as projeções demográficas perdem a sua precisão à medida que se distanciam dos anos de partida
das projeções.
d) o uso de dados de mortalidade derivados de sistemas de registro contínuo está sujeito à
subnotificação de óbitos, mais frequente em regiões menos desenvolvidas.
e) a base de dados demográficos utilizada para o cálculo do indicador pode ter imprecisões inerentes
à coleta de dados ou à metodologia empregada nas estimativas populacionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2413048
VUNESP - Biol (Pref Sorocaba)/Pref Sorocaba/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
A Curva de Mortalidade Proporcional por idade é um indicador muito útil e fácil de se calcular. Por
meio dela, é possível analisar as condições gerais de saúde de uma população. A Curva de Mortalidade
Proporcional normalmente utiliza os percentuais correspondentes às seguintes faixas etárias: menor de 1
ano; de 1 a 4 anos; de 5 a 19 anos; de 20 a 49 anos e de 50 anos e mais. A seguir, são apresentadas as
Curvas de Mortalidade Proporcional de duas cidades, I e II.
 
 
(http://petsaudern.blogspot.com/2011/12/mortalidade-proporcionalpor- idade.html.Adaptado)
 
Comparando os gráficos apresentados, é correto afirmar, em relação às condições gerais de saúde das
duas cidades, que
a) ambas apresentam condições muito baixas de saúde, pois as curvas são semelhantes.
b) I apresenta um nível muito baixo de saúde, enquanto II apresenta nível regular de saúde.
c) I apresenta um nível alto de saúde, enquanto II apresenta um nível regular.
d) I apresenta um nível regular de saúde, enquanto II apresenta nível muito alto.
e) ambas apresentam condições muito altas de saúde, pois a porcentagem de óbitos é muito baixa.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2392945
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2413048
1098) 
1099) 
1100) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2505047
FUNCERN - Ag (Pref São Tomé)/Pref São Tomé/Comunitário de Saúde/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde
(MS), em 2015 foram registradas 2.441 mortes de crianças de 0 a 14 anos, no Brasil, devido a acidentes
domésticos. Entre esses acidentes, estão as queimaduras que podem ocorrer por diversos fatores, como
bebidas e alimentos quentes. Ao se deparar com uma criança queimada, é necessário:
a) passar produtos à base de óleo no local afetado e cobrir com pano seco.
b) estourar as bolhas visíveis para drenar o líquido e facilitar a cicatrização da área lesionada.
c) manter sempre anéis, pulseiras, relógios ou similares nas áreas afetadas.
d) encaminhar a criança ao hospital quando a queimadura estiver localizada no rosto, nas mãos, nos
órgãos genitais ou em uma área extensa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2556320
VUNESP - AVE (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Comparando dados sobre óbitos decorrentes de acidentes de trabalho do Sistema de Informação
de Mortalidade (SIM), referente a toda a população brasileira e do Sistema do Instituto Nacional de
Seguro Social (INSS), referente apenas à população segurada, de 2002 a 2019, observa-se que os
números absolutos do SIM são menores do que os do INSS em todo o período.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Esse achado comprova o excesso de registros de acidentes de trabalho pelo INSS.
b) O esperado seria o oposto, isto é, que os números do SIM fossem maiores que os do INSS, e o
resultado merece uma investigação.
c) O critério utilizado no SIM não inclui os acidentes de trabalho que ocorrem no trajeto casa-
trabalho-casa e o INSS inclui.
d) O SIM apresenta mais problemas referentes à subnotificação de óbitos do que o INSS.
e) O SIM não possui mecanismos de aprimoramento de dados, enquanto o INSS consegue captar a
maioria dos acidentes de trabalho referentes aos seus segurados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2396325
VUNESP - Med (Sertãozinho)/Pref Sertãozinho/Clínico Geral/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Até 31 de dezembro de 2020, foram notificados, no município de São Paulo, 698 771 casos
suspeitos de covid-19, dos quais 482 522 foram confirmados para a doença. No mesmo período, 15 587
pessoas morreram em decorrência da covid-19 neste município e 466 935 sobreviveram. O município de
São Paulo contava, em 2020, com uma população de 11 869 660 habitantes. A partir dos dados
informados, é possível calcular o seguinte indicador de mortalidade:
a) coeficiente de mortalidade geral.
b) mortalidade específica por idade.
c) anos potenciais de vida perdidos.
d) mortalidade específica por causa.
e) mortalidade proporcional por causa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2505047
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2556320
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2396325
1101) 
1102) 
1103) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2547322
IAUPE - ASoc (Pref SJCG)/Pref SJCG/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Sobre as principais causas de mortalidade no Brasil, analise as afirmativas e coloque V nas
Verdadeiras e F nas Falsas.
 
( ) Foi bastante conhecido e noticiado o impacto da COVID-19 na mortalidade populacional, com
aumento no número de mortes diretamente pela própria doença e, de forma indireta, pelos efeitos
na superlotação de hospitais e unidades de saúde.
 
( ) No Brasil, existem duas fontes de dados sobre óbitos. Os Cartórios de Registro Civil (RC) são
responsáveis por emitirem a certidão de óbito para finalidades legais. O Sistema de Informação
sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que responde pelas estatísticas de causas de
óbitos, é a fonte oficial para os estudos epidemiológicos sobre mortalidade no país.
 
( ) Nesse cenário de pandemia, o excesso de mortes por causas naturais no Brasil, acompanhou a
maior incidência de casos e óbitos pela COVID-19, o que não foi observado em outros países.
 
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
a) V-V-V.
b) V-V-F.
c) F-F-F.
d) F-F-V.
e) F-V-F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2505010
FUNCERN - Ag (Pref São Tomé)/Pref São Tomé/Combate às Endemias/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre MortalidadeO Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) apresenta os registros de óbito, com acesso
livre aos dados de óbito sem identificação dos sujeitos, para todos os municípios brasileiros,
representando um importante instrumento para a vigilância epidemiológica no Brasil. A principal fonte de
informação que alimenta esse sistema é a declaração de óbito, que deve ser preenchida:
a) Exclusivamente pelo médico.
b) Por médicos e assistentes sociais.
c) Por médicos e enfermeiros.
d) Por qualquer profissional de saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2502569
Instituto ACCESS - Med (CISTRI)/CISTRI/2023
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Para realizar estudos sobre mortalidade e vigilância de óbitos, o Sistema de Informação
apropriado é o
a) SIM.
b) Sinasc.
c) Sinan.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2547322
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2505010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2502569
1104) 
1105) 
1106) 
d) SIH.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2577205
IBADE - MAGAS (SES MG)/SES MG/2022
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
O documento básico e essencial à coleta de dados da mortalidade no Brasil é a Declaração de
Óbito (DO) que, consequentemente, alimenta o Sistema de informação sobre Mortalidade (SIM). A DO é
impressa e preenchida em três vias pré-numeradas sequencialmente. Sua emissão e distribuição para os
estados são de competência exclusiva da(o):
a) ANVISA.
b) Ministério da Saúde.
c) Instituto Médico Legal dos Estados e do Distrito Federal.
d) Secretaria Municipal de Saúde.
e) Secretaria Estadual de Saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2445301
IBADE - Ana (INOVA Capixaba)/INOVA Capixaba/Ensino e Pesquisa/2022
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) possui variáveis que permitem, a partir da
causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que
contribuam para a eficiência da gestão em saúde. É indicador em relação à mortalidade Infantil realizado
através de análises de dados do SIM, EXCETO:
a) Taxa de mortalidade neonatal precoce.
b) Taxa de mortalidade materna.
c) Taxa de mortalidade pós-neonatal.
d) Taxa de mortalidade perinatal.
e) Taxa de mortalidade neonatal tardia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2576170
IBADE - EPGS (SES MG)/SES MG/Direito/2022
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
O Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) é produto da unificação de mais de quarenta
modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país. O
SIM é considerado uma importante ferramenta de gestão na área da saúde que subsidiam a tomada de
decisão em diversas áreas da assistência à saúde. No nível federal, sua gestão está afeta à:
a) Agência Nacional de Saúde Suplementar.
b) Agência de Vigilância Sanitária.
c) Secretaria de Vigilância à Saúde.
d) Fundação IBGE.
e) Fundação Oswaldo Cruz.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2577205
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2445301
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2576170
1107) 
1108) 
1109) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2225221
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Saúde/2022
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, no Brasil,
em 2019 foram registrados 142.800 óbitos por causas externas (Capítulo XX da 10ª Revisão da
Classificação Internacional de Doenças – CID-10).
 
Entre os grupos de causas externas que provocaram óbitos no Brasil, o mais importante foi o de
a) acidentes.
b) lesões autoprovocadas intencionalmente.
c) agressões.
d) intervenções legais e operações de guerra.
e) complicações de assistência médica e cirúrgica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2446015
IBADE - AAd (INOVA Capixaba)/INOVA Capixaba/Área Assistencial/2022
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
A alternativa que corresponde a uma das principais aplicações informáticas presentes nos
sistemas de informação em saúde do Brasil é:
a) registro mensal de atendimento.
b) sistema de autenticação e autorização.
c) registro mensal de mobilização.
d) carteira do idoso.
e) sistema de informações sobre mortalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2358561
VUNESP - Med Trab (PRUDENCO)/PRUDENCO/2022
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Analise a tabela a seguir e assinale a alternativa correta.
 
Causas de mortalidade de acordo com a faixa etária
 
FAIXA
ETÁRIA Total
60 – 79
anos
80 anos ou
mais
CAUSAS 
Doenças do
Aparelho
Circulatório
121 (42,3%) 75 (47,5%) 46 (35,9%)
Doença
coronariana 29 21 8
Insuficiência
cardíaca 27 15 12
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2225221
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2446015
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2358561
1110) 
Acidente
vascular
cerebral
25 15 10
Sequela de
acidente
vascular
cerebral
9 5 4
Outros 31 19 12
Neoplasias 49 (17,1%) 32 (20,3%) 17 (13,3%)
Câncer no
sistema
digestivo
20 12 8
Câncer no
sistema
nervoso
central
8 5 3
Outros 21 15 6
 
a) A tabela não mostra o papel da violência urbana que certamente tem um peso inegável nas
causas de morte de idosos no Brasil.
b) As doenças cardiovasculares certamente seriam prevenidas se houvesse uma política de
competições esportivas para fins de participação olímpica.
c) A tabela mostra que há limites intransponíveis para os benefícios do avanço do conhecimento
médico e o envelhecimento é um deles.
d) O cenário desenhado na tabela explicita a necessidade de se ampliar os serviços especializados.
e) O controle do tabagismo, do consumo excessivo de álcool, o incentivo à atividade física e a
prevenção da obesidade têm impacto em algumas causas de óbito da tabela.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2450449
IAUPE - ACS (Pref Garanhuns)/Pref Garanhuns/2021
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
O Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o Sistema de Informação de Nascidos
Vivos (SINASC), o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) e o Sistema de
Informação Hospitalares (SIH/SUS) são importantes para a coletânea de dados obtidos na
comunidade assistida pelos profissionais de saúde, os ACSs.
 
Esses dados são utilizados na gestão em saúde para o
a) acompanhamento das ações adotadas por parte da equipe multidisciplinar.
b) aprimoramento e melhoramento do atendimento em saúde na comunidade.
c) planejamento, aperfeiçoamento e tomada de decisão nas diversas instâncias de uma instituição de
saúde.
d) recrutamento de pessoas da comunidade, treinadas para a equipe do ACS.
e) ajuste nos dados do controle de saúde por parte da OMS e pelo SUS.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2450449
1111) 
1112) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1323947
VUNESP - AsAd (EBSERH HC-UFU)/EBSERH HC-UFU/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)
a) tem como fonte de dados os atestados de óbito.
b) fornece dados sobre óbitos, desde que decorrentes de causas naturais.
c) tem várias fontes de dados, entre as quais a dos hospitais.
d) se confunde com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
e) é alimentado por um órgão federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1361418
ADM&TEC - Ag (Pref Pariconha)/Pref Pariconha/Comunitário de Saúde/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
MORTALIDADE (SIM)
O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) tem por instrumento padronizado de coleta de dados
a Declaração de Óbito (DO), impressa em três vias coloridas, cuja emissão e distribuição para os estados,
em séries previamente numeradas, é de competência exclusiva do Ministério da Saúde. Para osmunicípios, a distribuição fica a cargo das secretarias estaduais de saúde, devendo as secretarias
municipais se responsabilizarem por seu controle e distribuição entre os profissionais médicos e
instituições que a utilizem, bem como pelo recolhimento das primeiras vias em hospitais e cartórios.
O preenchimento da DO deve ser realizado exclusivamente por médicos, exceto em locais onde não
existam, situação na qual poderá ser preenchida por oficiais de Cartórios de Registro Civil, assinada por
duas testemunhas. Em tese, nenhum sepultamento deveria ocorrer sem prévia emissão da DO. Mas, na
prática, sabe-se da ocorrência de sepultamentos irregulares, em cemitérios clandestinos (e
eventualmente mesmo em cemitérios oficiais), o que afeta o conhecimento do real perfil de mortalidade
em algumas regiões.
O registro do óbito deve ser feito no local de ocorrência do evento. Embora o local de residência seja a
informação comumente mais utilizada, na maioria das análises do setor saúde, a ocorrência é fator
importante no planejamento de algumas medidas de controle, como, por exemplo, no caso dos acidentes
de trânsito e doenças infecciosas que exijam a adoção de medidas de controle no local de ocorrência. Os
óbitos ocorridos fora do local de residência serão redistribuídos, quando do fechamento das estatísticas,
pelas secretarias estaduais e Ministério da Saúde, permitindo, assim, o acesso aos dados tanto por
ocorrência como por residência do falecido.
O SIM constitui um importante elemento para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, tanto
como fonte principal de dados, quando há falhas de registro de casos no Sinan, quanto como fonte
complementar, por também dispor de informações sobre as características de pessoa, tempo e lugar,
assistência prestada ao paciente, causas básicas e associadas de óbito, extremamente relevantes e muito
utilizadas no diagnóstico da situação de saúde da população.
As informações obtidas pela DO também possibilitam o delineamento do perfil de morbidade de uma
área, no que diz respeito às doenças mais letais e às doenças crônicas não sujeitas à notificação
compulsória, representando, praticamente, a única fonte regular de dados. Para as doenças de
notificação compulsória, a utilização eficiente desta fonte de dados depende da verificação rotineira da
presença desses agravos no banco de dados do SIM. Deve-se também checar se as mesmas constam no
Sinan, bem como a evolução do caso para óbito.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/353lzoK.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1323947
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1361418
1113) 
Com base no texto 'MORTALIDADE (SIM)', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto afirma que o Sistema de Informações Sobre Mortalidade tem por instrumento padronizado
de coleta de dados a Declaração de Óbito, impressa em três vias coloridas, cuja emissão e
distribuição para os estados, em séries previamente numeradas, é de competência exclusiva do
Ministério da Saúde.
II. Os óbitos ocorridos fora do local de residência serão redistribuídos, quando do fechamento das
estatísticas, pelas secretarias estaduais e Ministério da Saúde, impedindo, assim, o acesso aos dados
tanto por ocorrência como por residência do falecido, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1361412
ADM&TEC - Ag (Pref Pariconha)/Pref Pariconha/Comunitário de Saúde/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
MORTALIDADE (SIM)
O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) tem por instrumento padronizado de coleta de dados
a Declaração de Óbito (DO), impressa em três vias coloridas, cuja emissão e distribuição para os estados,
em séries previamente numeradas, é de competência exclusiva do Ministério da Saúde. Para os
municípios, a distribuição fica a cargo das secretarias estaduais de saúde, devendo as secretarias
municipais se responsabilizarem por seu controle e distribuição entre os profissionais médicos e
instituições que a utilizem, bem como pelo recolhimento das primeiras vias em hospitais e cartórios.
O preenchimento da DO deve ser realizado exclusivamente por médicos, exceto em locais onde não
existam, situação na qual poderá ser preenchida por oficiais de Cartórios de Registro Civil, assinada por
duas testemunhas. Em tese, nenhum sepultamento deveria ocorrer sem prévia emissão da DO. Mas, na
prática, sabe-se da ocorrência de sepultamentos irregulares, em cemitérios clandestinos (e
eventualmente mesmo em cemitérios oficiais), o que afeta o conhecimento do real perfil de mortalidade
em algumas regiões.
O registro do óbito deve ser feito no local de ocorrência do evento. Embora o local de residência seja a
informação comumente mais utilizada, na maioria das análises do setor saúde, a ocorrência é fator
importante no planejamento de algumas medidas de controle, como, por exemplo, no caso dos acidentes
de trânsito e doenças infecciosas que exijam a adoção de medidas de controle no local de ocorrência. Os
óbitos ocorridos fora do local de residência serão redistribuídos, quando do fechamento das estatísticas,
pelas secretarias estaduais e Ministério da Saúde, permitindo, assim, o acesso aos dados tanto por
ocorrência como por residência do falecido.
O SIM constitui um importante elemento para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, tanto
como fonte principal de dados, quando há falhas de registro de casos no Sinan, quanto como fonte
complementar, por também dispor de informações sobre as características de pessoa, tempo e lugar,
assistência prestada ao paciente, causas básicas e associadas de óbito, extremamente relevantes e muito
utilizadas no diagnóstico da situação de saúde da população.
As informações obtidas pela DO também possibilitam o delineamento do perfil de morbidade de uma
área, no que diz respeito às doenças mais letais e às doenças crônicas não sujeitas à notificação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1361412
1114) 
compulsória, representando, praticamente, a única fonte regular de dados. Para as doenças de
notificação compulsória, a utilização eficiente desta fonte de dados depende da verificação rotineira da
presença desses agravos no banco de dados do SIM. Deve-se também checar se as mesmas constam no
Sinan, bem como a evolução do caso para óbito.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/353lzoK.
Com base no texto 'MORTALIDADE (SIM)', leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com o texto, o registro do óbito deve ser feito na unidade de saúde do município onde
ocorreu evento. Assim, é possível identificar as demandas regionais das organizações deserviços de
saúde, afirma o texto.
II. O Sistema de Informações Sobre Mortalidade constitui um importante elemento para o Sistema
Nacional de Vigilância Epidemiológica, tanto como fonte principal de dados, quando há falhas de
registro de casos no Sinan, quanto como fonte complementar, por também dispor de informações
sobre as características de pessoa, tempo e lugar, assistência prestada ao paciente, causas básicas e
associadas de óbito, extremamente relevantes e muito utilizadas no diagnóstico da situação de
saúde da população, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1361385
ADM&TEC - Ag (Pref Pariconha)/Pref Pariconha/Comunitário de Saúde/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
MORTALIDADE (SIM)
O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) tem por instrumento padronizado de coleta de dados
a Declaração de Óbito (DO), impressa em três vias coloridas, cuja emissão e distribuição para os estados,
em séries previamente numeradas, é de competência exclusiva do Ministérioda Saúde. Para os
municípios, a distribuição fica a cargo das secretarias estaduais de saúde, devendo as secretarias
municipais se responsabilizarem por seu controle e distribuição entre os profissionais médicos e
instituições que a utilizem, bem como pelo recolhimento das primeiras vias em hospitais e cartórios.
O preenchimento da DO deve ser realizado exclusivamente por médicos, exceto em locais onde não
existam, situação na qual poderá ser preenchida por oficiais de Cartórios de Registro Civil, assinada por
duas testemunhas. Em tese, nenhum sepultamento deveria ocorrer sem prévia emissão da DO. Mas, na
prática, sabe-se da ocorrência de sepultamentos irregulares, em cemitérios clandestinos (e
eventualmente mesmo em cemitérios oficiais), o que afeta o conhecimento do real perfil de mortalidade
em algumas regiões.
O registro do óbito deve ser feito no local de ocorrência do evento. Embora o local de residência seja a
informação comumente mais utilizada, na maioria das análises do setor saúde, a ocorrência é fator
importante no planejamento de algumas medidas de controle, como, por exemplo, no caso dos acidentes
de trânsito e doenças infecciosas que exijam a adoção de medidas de controle no local de ocorrência. Os
óbitos ocorridos fora do local de residência serão redistribuídos, quando do fechamento das estatísticas,
pelas secretarias estaduais e Ministério da Saúde, permitindo, assim, o acesso aos dados tanto por
ocorrência como por residência do falecido.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1361385
1115) 
O SIM constitui um importante elemento para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, tanto
como fonte principal de dados, quando há falhas de registro de casos no Sinan, quanto como fonte
complementar, por também dispor de informações sobre as características de pessoa, tempo e lugar,
assistência prestada ao paciente, causas básicas e associadas de óbito, extremamente relevantes e muito
utilizadas no diagnóstico da situação de saúde da população.
As informações obtidas pela DO também possibilitam o delineamento do perfil de morbidade de uma
área, no que diz respeito às doenças mais letais e às doenças crônicas não sujeitas à notificação
compulsória, representando, praticamente, a única fonte regular de dados. Para as doenças de
notificação compulsória, a utilização eficiente desta fonte de dados depende da verificação rotineira da
presença desses agravos no banco de dados do SIM. Deve-se também checar se as mesmas constam no
Sinan, bem como a evolução do caso para óbito.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/353lzoK.
 
Com base no texto 'MORTALIDADE (SIM)', leia as afirmativas a seguir:
I. Embora o local de residência seja a informação comumente mais utilizada no registro do óbito, na
maioria das análises do Setor de saúde, a ocorrência é fator importante no planejamento de algumas
medidas de controle, como, por exemplo, no caso dos acidentes de trânsito e doenças infecciosas
que exijam a adoção de medidas de controle no local de ocorrência, de acordo com o texto.
II. De acordo com o texto, em tese, nenhum sepultamento deveria ocorrer sem prévia emissão da
Declaração de Óbito. Mas, na prática, afirma o texto, sabe-se da ocorrência de sepultamentos
irregulares, em cemitérios clandestinos (e eventualmente mesmo em cemitérios oficiais), o que afeta
o conhecimento do real perfil de mortalidade em algumas regiões.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1361407
ADM&TEC - Ag (Pref Pariconha)/Pref Pariconha/Comunitário de Saúde/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
MORTALIDADE (SIM)
O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) tem por instrumento padronizado de coleta de dados
a Declaração de Óbito (DO), impressa em três vias coloridas, cuja emissão e distribuição para os estados,
em séries previamente numeradas, é de competência exclusiva do Ministério da Saúde. Para os
municípios, a distribuição fica a cargo das secretarias estaduais de saúde, devendo as secretarias
municipais se responsabilizarem por seu controle e distribuição entre os profissionais médicos e
instituições que a utilizem, bem como pelo recolhimento das primeiras vias em hospitais e cartórios.
O preenchimento da DO deve ser realizado exclusivamente por médicos, exceto em locais onde não
existam, situação na qual poderá ser preenchida por oficiais de Cartórios de Registro Civil, assinada por
duas testemunhas. Em tese, nenhum sepultamento deveria ocorrer sem prévia emissão da DO. Mas, na
prática, sabe-se da ocorrência de sepultamentos irregulares, em cemitérios clandestinos (e
eventualmente mesmo em cemitérios oficiais), o que afeta o conhecimento do real perfil de mortalidade
em algumas regiões.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1361407
1116) 
O registro do óbito deve ser feito no local de ocorrência do evento. Embora o local de residência seja a
informação comumente mais utilizada, na maioria das análises do setor saúde, a ocorrência é fator
importante no planejamento de algumas medidas de controle, como, por exemplo, no caso dos acidentes
de trânsito e doenças infecciosas que exijam a adoção de medidas de controle no local de ocorrência. Os
óbitos ocorridos fora do local de residência serão redistribuídos, quando do fechamento das estatísticas,
pelas secretarias estaduais e Ministério da Saúde, permitindo, assim, o acesso aos dados tanto por
ocorrência como por residência do falecido.
O SIM constitui um importante elemento para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, tanto
como fonte principal de dados, quando há falhas de registro de casos no Sinan, quanto como fonte
complementar, por também dispor de informações sobre as características de pessoa, tempo e lugar,
assistência prestada ao paciente, causas básicas e associadas de óbito, extremamente relevantes e muito
utilizadas no diagnóstico da situação de saúde da população.
As informações obtidas pela DO também possibilitam o delineamento do perfil de morbidade de uma
área, no que diz respeito às doenças mais letais e às doenças crônicas não sujeitas à notificação
compulsória, representando, praticamente, a única fonte regular de dados. Para as doenças de
notificação compulsória, a utilização eficiente desta fonte de dados depende da verificação rotineira da
presença desses agravos no banco de dados do SIM. Deve-se também checar se as mesmas constam no
Sinan, bem como a evolução do caso para óbito.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/353lzoK.
Com base no texto 'MORTALIDADE (SIM)', leia as afirmativas a seguir:
I. Para as doenças de notificação compulsória, a utilização eficiente dos dados do Sistema de
Informações Sobre Mortalidade não depende da verificação rotineira da presença desses agravos no
banco de dados do sistema, nem mesmo da checagem das mesmas no Sinan, afirma o texto.
II. Para os municípios, a distribuição da Declaração de Óbito fica a cargo das secretarias estaduais
de saúde, devendo as secretarias municipais se responsabilizarem por seu controle e distribuição
entre os profissionais médicos e instituições que a utilizem, bem como pelo recolhimento das
primeiras vias em hospitais e cartórios, afirma o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1361399
ADM&TEC - Ag (Pref Pariconha)/Pref Pariconha/Comunitário de Saúde/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
MORTALIDADE (SIM)
O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) tem por instrumento padronizado de coleta de dados
a Declaração de Óbito (DO), impressa em três vias coloridas, cuja emissão e distribuição para os estados,
em séries previamente numeradas, é de competência exclusiva do Ministérioda Saúde. Para os
municípios, a distribuição fica a cargo das secretarias estaduais de saúde, devendo as secretarias
municipais se responsabilizarem por seu controle e distribuição entre os profissionais médicos e
instituições que a utilizem, bem como pelo recolhimento das primeiras vias em hospitais e cartórios.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1361399
1117) 
O preenchimento da DO deve ser realizado exclusivamente por médicos, exceto em locais onde não
existam, situação na qual poderá ser preenchida por oficiais de Cartórios de Registro Civil, assinada por
duas testemunhas. Em tese, nenhum sepultamento deveria ocorrer sem prévia emissão da DO. Mas, na
prática, sabe-se da ocorrência de sepultamentos irregulares, em cemitérios clandestinos (e
eventualmente mesmo em cemitérios oficiais), o que afeta o conhecimento do real perfil de mortalidade
em algumas regiões.
O registro do óbito deve ser feito no local de ocorrência do evento. Embora o local de residência seja a
informação comumente mais utilizada, na maioria das análises do setor saúde, a ocorrência é fator
importante no planejamento de algumas medidas de controle, como, por exemplo, no caso dos acidentes
de trânsito e doenças infecciosas que exijam a adoção de medidas de controle no local de ocorrência. Os
óbitos ocorridos fora do local de residência serão redistribuídos, quando do fechamento das estatísticas,
pelas secretarias estaduais e Ministério da Saúde, permitindo, assim, o acesso aos dados tanto por
ocorrência como por residência do falecido.
O SIM constitui um importante elemento para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, tanto
como fonte principal de dados, quando há falhas de registro de casos no Sinan, quanto como fonte
complementar, por também dispor de informações sobre as características de pessoa, tempo e lugar,
assistência prestada ao paciente, causas básicas e associadas de óbito, extremamente relevantes e muito
utilizadas no diagnóstico da situação de saúde da população.
As informações obtidas pela DO também possibilitam o delineamento do perfil de morbidade de uma
área, no que diz respeito às doenças mais letais e às doenças crônicas não sujeitas à notificação
compulsória, representando, praticamente, a única fonte regular de dados. Para as doenças de
notificação compulsória, a utilização eficiente desta fonte de dados depende da verificação rotineira da
presença desses agravos no banco de dados do SIM. Deve-se também checar se as mesmas constam no
Sinan, bem como a evolução do caso para óbito.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/353lzoK.
Com base no texto 'MORTALIDADE (SIM)', leia as afirmativas a seguir:
I. O preenchimento da Declaração de Óbito, de acordo com o texto, deve ser realizado
exclusivamente por profissionais de saúde, seja qual for a sua especialidade. Nesse documento,
devem constar as informações sobre a causa da morte e a localidade onde a mesma ocorreu, afirma
o texto.
II. As informações obtidas pela Declaração de Óbito possibilitam o delineamento do perfil de
morbidade de uma área no que diz respeito às doenças mais letais, não sendo úteis, no entanto,
para conhecer as doenças crônicas não sujeitas à notificação compulsória, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1639538
NUCEPE UESPI - Aux (FMS Teresina)/Pref Teresina/Administração/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Leia o trecho abaixo:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1639538
1118) 
1119) 
Mutirões de Manchas Suspeitas diagnosticam
120 novos casos de Hanseníase em Teresina
 
O Brasil ocupa o incômodo 2º lugar no mundo em detecção de casos novos de Hanseníase. Teresina,
apesar da tendência de redução dos casos, ainda apresenta altos coeficientes de detecção, continuando
a ser um grave problema de saúde pública. Em 2018, foram diagnosticados 350 novos casos de
hanseníase na capital. De janeiro a junho de 2019, foram 120 novos casos da doença.
 
Fonte: http://www.fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2707/mutiroes-de-manchas-suspeitas-
diagnosticam-120-novos-casos-de-hanseniase-em-teresina
 
Para monitorar a mortalidade por hanseníase, é necessário calcular o indicador chamado __________ e,
para tanto, é necessário obter dados sobre os óbitos por esta doença no __________.
A alternativa que completa CORRETAMENTE o trecho acima é:
a) taxa de letalidade – SINAN.
b) taxa de mortalidade – SINAN.
c) taxa de letalidade – SIM.
d) taxa de mortalidade – SIM.
e) taxa de letalidade – SIH/SUS.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1425669
ADM&TEC - TEnf (C Leopoldina)/Pref Col. Leopoldina/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. A Ficha Individual de Notificação é o documento básico do Sistema de Informações sobre
mortalidade.
II. O câncer de laringe não está relacionado ao fumo.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1872720
IBADE - Ag (Seringueiras)/Pref Seringueiras/Comunitário de Saúde/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
O processo de coleta, armazenamento e gerenciamento de registros de óbitos, no Brasil, é
apoiado pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), de alimentação obrigatória em todos os
municípios. Os registros de mortalidade devem ser periodicamente enviados às:
a) Secretarias Municipais de Previdência e transmitidos para a Secretarias Municipais de Saúde.
b) Secretarias Estaduais de Saúde e transmitidos para a Secretarias Municipal de Saúde.
c) Secretarias Estaduais de Saúde e transmitidos para o banco de dados nacional do Ministério da
Saúde.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1425669
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1872720
1120) 
1121) 
1122) 
d) Secretarias Municipais de Saúde e transmitidos para o banco de dados nacional do Ministério da
Justiça.
e) Secretarias Estaduais de Saúde e transmitidos, diretamente, para o banco de dados da
Organização Mundial de Saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1690523
AMAUC - Enf (Pref Seara)/Pref Seara/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
O mais antigo sistema de informação de saúde no país instituído em 1975 e que dispõe de dados
consolidados nacionalmente a partir de 1979 e, tem como documento básico para a coleta dos dados a
Declaração de Óbito (DO), é:
a) SIM
b) CNES
c) SINAN
d) SINASC
e) SIS- PNI
www.tecconcursos.com.br/questoes/1495164
VUNESP - Enf (Pref Osasco)/Pref Osasco/Sanitarista/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Vários sistemas de registro de doenças e agravos à saúde são empregados para acompanhar as
condições da população. Dentre eles, está o
a) SINAM – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, que obedece à Classificação Nacional
de Doenças.
b) SINASC – Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, que é alimentado pelas maternidades,
unidades básicas de saúde e hospitais.
c) SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade, cuja fonte de informações é a declaração de
óbito.
d) SIAB – Sistema de Informações da Atenção Básica, cuja ficha C se refere ao cadastramento das
famílias.
e) SIA-SUS – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, que consolida dados sobre o
atendimento ambulatorial de baixa complexidade do SUS.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1424766
ADM&TEC - ACD (Col Leopoldina)/Pref Col. Leopoldina/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. A Ficha Individual de Notificação é o documento básico do Sistema de Informações sobre
mortalidade.
 
II. Manteruma alimentação variada e equilibrada não ajuda na proteção contra o câncer.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1690523
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1495164
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1424766
1123) 
1124) 
1125) 
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1424584
ADM&TEC - Ag (Col Leopoldina)/Pref Col. Leopoldina/Vigilância Sanitária/2019
Direito Sanitário e Saúde - SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. A Ficha Individual de Notificação é o documento básico do Sistema de Informações sobre mortalidade.
 
II. A sífilis é uma IST curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2528086
IAUPE - Med (Abreu e Lima)/Pref Abreu e Lima/Alergologista/2023
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
No Brasil, o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) foi implantado na década de
90, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e
fornecer informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.
 
Assinale a alternativa que corresponde ao documento padrão de uso obrigatório em todo o território
nacional e essencial à coleta de dados de nascidos vivos.
a) Certidão de Nascimento.
b) Ficha de notificação individual.
c) Autorização de Internação Hospitalar.
d) Declaração de nascidos vivos.
e) Nenhuma das alternativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2571051
ITAME - Ag (Pref Goianésia)/Pref Goianésia/Comunitário de Saúde/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos foi implantado oficialmente a partir de 1990, com
o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e fornecer
informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde. O documento padrão de uso
obrigatório em todo o território nacional e essencial à coleta de dados de nascidos vivos no Brasil é a
Declaração De Nascidos Vivos (DN), considerado como documento hábil para os fins do Art. 51 da Lei nº
6.015/1973, para a lavratura da Certidão de Nascimento pelo Cartório de Registro Civil (Art. 11 da
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1424584
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2528086
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2571051
1126) 
1127) 
Portaria nº 116 MS/SVS/2009) e do inciso IV do Art. 10 da Lei nº 8.069/1990. Em relação a DM, é
correto afirmar:
a) É impressa e preenchida em três vias pré- numeradas sequencialmente. Sua emissão e
distribuição para os estados são de competência do Ministério da Saúde ou da Secretaria Municipal de
Saúde.
b) As DN são preenchidas, exclusivamente pelos profissionais de saúde.
c) A segunda via da DN, de cor rosa será arquivada no estabelecimento de saúde onde ocorreu o
parto, em princípio no prontuário do recém-nascido.
d) É impressa e preenchida em três vias pré- numeradas sequencialmente. Sua emissão e
distribuição para os estados são de competência exclusiva do Ministério da Saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2577217
IBADE - MAGAS (SES MG)/SES MG/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Analise as afirmações abaixo sobre o Sistema de informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).
 
I- O documento padrão de uso obrigatório em todo o território nacional e essencial à coleta de
dados de nascidos vivos no Brasil é a Declaração de Nascidos Vivos (DN).
 
II- A DN é impressa e preenchida em três vias pré-numeradas sequencialmente.
 
III- A DN é considerada como documento hábil para os fins do Art. 51 da Lei nº 6.015/1973, para a
lavratura da Certidão de Nascimento pelo Cartório de Registro Civil.
 
IV- A distribuição da DN para os municípios fica a cargo dos Cartórios de Registro Civil da respectiva
circunscrição.
 
Estão corretas as afirmações:
a) I, II e IV.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2445299
IBADE - Ana (INOVA Capixaba)/INOVA Capixaba/Ensino e Pesquisa/2022
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos
O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) foi implantado oficialmente a partir de
1990, o Ministério da Saúde incentiva os gestores municipais e estaduais a fazerem uso do potencial de
dados contido no SINASC, para a formulação de indicadores epidemiológicos como instrumentos
estratégicos de suporte ao planejamento das ações, atividades e programas voltados à gestão em saúde.
O Sinasc dispõe de um ambiente de compartilhamento de informações on-line com diversas utilidades e
aplicações, sendo elas, EXCETO:
a) Geração de arquivos de dados em várias extensões para análises em outros aplicativos.
b) Retroalimentação das informações ocorridas em municípios diferentes da residência do indivíduo.
c) Controle de distribuição das declarações de nascido vivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2577217
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2445299
1128) 
1129) 
1130) 
d) Transmissão de dados automatizada utilizando a ferramenta Sisnet gerando a tramitação dos
dados de forma ágil e segura entre os níveis municipal > estadual > federal.
e) Declaração de óbito informatizada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1374045
ADM&TEC - Med (Água Branca)/Pref Água Branca/Psiquiatra/2020
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Leia as afirmativas a seguir:
I. O processo de planejamento e orçamento do SUS é descendente, ou seja, vai do nível federal até
o local.
II. O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) contém informações sobre as
características dos nascidos vivos, das mães, da gestação e do parto.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1382683
ADM&TEC - ACS (Pref Sertânia)/Pref Sertânia/2019
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. A Constituição Federal de 1988 define que compete ao SUS executar ações de Saúde do
Trabalhador.
 
II. O Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (SINASC) tem como instrumento padronizado de
coleta de dados a Declaração de Nascido Vivo (DN).
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1057401
SELECON - PNSVS (ECSP)/ECSP/2019
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Dos sistemas de informação em Saúde, é usado na construção do indicador de mortalidade
infantil o seguinte sistema:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1374045
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1382683
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1057401
1131) 
1132) 
1133) 
a) SINAN
b) AIH
c) SI-API
d) SINASC
www.tecconcursos.com.br/questoes/689121
FUNDEP - Enf Trab (INB)/INB/2018
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Para desenvolver estudos com parâmetros de confiabilidade das informações, a epidemiologia
utiliza dados de sistemas que hoje são alimentados por diversas instituições.
Não é uma das fontes utilizadas pelo Ministério da Saúde para incorporar informações de interesse
acercada Saúde do Trabalhador:
a) Sistema de Informações de Mortalidade (SIM).
b) Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).
c) Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB).
d) Sistema de Informação de Agravo à Saúde dos camponeses ( SINASC).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1172708
ADM&TEC - AVS (Pref SJ Monte)/Pref SJ do Monte/2018
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. O coeficiente de mortalidade infantil tem como principais fontes de informações o SIM (Sistema de
Informações sobre Mortalidade) e o SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos).
 
II. As equipes da Estratégia Saúde da Família não devem realizar o encaminhamento das urgências
identificadas.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1372043
ADM&TEC - Biom (Pref Altinho)/Pref Altinho/2018
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos permite reunir informações epidemiológicas
referentes aos nascimentos informados em todo território nacional.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/689121
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1172708
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1372043
1134) 
1135) 
II. À direção municipal do Sistema de Saúde compete dar execução, no âmbito municipal, à política
de insumos e equipamentos para a saúde.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1841340
PRORH UFTM - Med (UFTM)/UFTM/"Sem Área"/2018
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
A equipe da recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), Rio das Pedras,
precisava conhecer o perfil epidemiológico da população do bairro, mas ainda não havia realizado o
cadastro dos moradores e não dispunha do número total da população. O médico da equipe sugeriu
então utilizar os dados do bairro a partir dos sistemas de informação existentes na Secretaria Municipal
de Saúde, referente ao último ano. Citou, por exemplo, utilizar o Sistema de Informação sobre
Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC). Nesse contexto, utilizando as
informações contidas nos dois sistemas, é possível calcular os seguintes indicadores:
a) Mortalidade Proporcional de Maiores de 50 anos; Percentual de Cesarianas; Coeficiente de
Mortalidade Neonatal.
b) Coeficiente de Mortalidade de Menores de 20 anos; Coeficiente de Mortalidade por Câncer;
Percentual de Nascidos Vivos de Baixo Peso.
c) Coeficiente de Mortalidade Infantil; Coeficiente de Mortalidade Materna; Coeficiente de Mortalidade
Geral.
d) Mortalidade Proporcional Pós-Neonatal; Percentual de Nascidos Vivos Prematuros; Coeficiente de
Mortalidade por Causas Violentas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1386871
GUALIMP - AEnf (Cardoso M)/Pref Cardoso Moreira/2018
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
O seguinte sistema de informação em saúde visa reunir informações epidemiológicas referentes
aos nascimentos informados em todo território nacional e tem como um de seus objetivos subsidiar as
intervenções relacionadas à saúde da mulher e da criança para todos os níveis do Sistema Único de
Saúde (SUS):
a) SIM.
b) SINASC.
c) SIA.
d) SINAN
www.tecconcursos.com.br/questoes/1453199
ADM&TEC - Med (Capibaribe)/Pref SC Capibaribe/Psiquiatra/2018
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1841340
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1386871
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1453199
1136) 
1137) 
1138) 
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. No setor saúde, como em qualquer outra atividade, a informação deve ser entendida como um
redutor de incertezas, um instrumento para detectar focos prioritários, levando a um planejamento
responsável e a execução de ações de que condicionem a realidade às transformações necessárias.
 
II. O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) contém informações sobre as
características dos nascidos vivos, das mães, da gestação e do parto.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1371989
ADM&TEC - Biom (Pref Altinho)/Pref Altinho/2018
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. As úlceras resultantes de infecções sexualmente transmissíveis, como cancro mole, sífilis e herpes
genital, reduzem muito o risco de transmissão do HIV.
 
II. O Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos permite subsidiar as intervenções relacionadas à
saúde da mulher e da criança no Sistema Único de Saúde.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/588348
UFMT - Med (UFSB)/UFSB/"Sem Área"/2017
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Sobre o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos no Brasil, é correto afirmar:
a) Permite, por si só, determinar a taxa de mortalidade infantil.
b) Orienta as autoridades de saúde sobre a qualidade da atenção perinatal.
c) Depende da qualidade do sistema de atenção pré-natal.
d) Contribui para o cálculo da taxa de mortalidade materna
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1371989
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/588348
1139) 
1140) 
1141) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1372782
ADM&TEC - Enf (Pref Calçado)/Pref Calçado/2017
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
a) Com os dados do SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) é possível construir
indicadores como a taxa bruta de natalidade.
b) A redução da utilização excessiva de serviços e de exames é uma evidência do impacto das Redes
de Atenção nos Sistemas de Saúde.
c) Priorizar as atividades preventivas em detrimento dos serviços assistenciais é uma diretriz do
Sistema Único de Saúde (SUS).
d) As informações do SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) possibilitam traçar o
perfil epidemiológico dos recém-nascidos do Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1383394
ADM&TEC - ASoc (Pref Buíque)/Pref Buíque/2016
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
a) Informações sobre algumas características da gestação, do parto e dos recém-nascidos são
importantes na avaliação da assistência e para identificar necessidades específicas como, por
exemplo, conhecer a frequência de recém-nascidos de risco, a fim de estimar a necessidade de
atenção intensiva neonatal.
b) A informação sobre nascidos vivos é indispensável para a gestão dos serviços de saúde, sendo
utilizada nas atividades de planejamento da assistência ao parto e ao nascituro.
c) A documentação do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) utiliza a definição de
nascido vivo da OMS, que é clara quanto à descrição do evento a ser notificado e leva em conta a
viabilidade do recémnascido.
d) A informação sobre nascidos vivos contribui para a construção de indicadores de saúde e
demográficos, tais como a taxa de mortalidade infantil, neonatal e perinatal e as taxas de
fecundidade e natalidade.e) O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) estabelece que todos os nascimentos
que apresentem sinais vitais, independentemente de sua viabilidade, devem ser captados pelo
sistema.
www.tecconcursos.com.br/questoes/483497
IDECAN - Tec NS (Leopoldina)/Pref Leopoldina/Enfermeiro/2016
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
O cálculo da taxa de mortalidade infantil pela metodologia “indireta” se dá quando
a) sabemos o número de nascidos vivos.
b) a cobertura do SINASC for inferior a 90%.
c) sabemos o número total de óbitos de menores de 1 ano.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1372782
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1383394
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/483497
1142) 
1143) 
1144) 
1145) 
d) sabemos o número de óbitos de crianças entre 0 e 5 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1039131
IDECAN - Coor (Conquista)/Pref Conquista/Vigilância Sanitária/2016
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
O cálculo da taxa de mortalidade infantil pela metodologia “indireta” se dá quando
a) sabemos o número de nascidos vivos.
b) a cobertura do SINASC for inferior a 90%.
c) sabemos o número total de óbitos de menores de 1 ano.
d) sabemos o número de óbitos de crianças entre 0 e 5 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1589068
QUADRIX - ALimp (FERSB)/FERSB/Servente/2016
Direito Sanitário e Saúde - SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos
Vivos
Sobre o Sistema de Informações de nascidos vivos (Sinasc), é correto afirmar que:
a) é impresso em três vias coloridas, cuja emissão e distribuição para os estados, em séries pré-
numeradas, é de competência exclusiva do Ministério da Saúde.
b) seu instrumento de coleta de dados é a autorização de internação hospitalar.
c) disponibiliza informações sobre o programa de recuperação de crianças desnutridas e gestantes
sob risco nutricional.
d) inclui dados sobre gravidez, parto e condições da criança ao nascer.
e) fornece dados sobre o programa vacinal de rotina.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1951081
VUNESP - Med (PB Saúde)/PB Saúde/AUDITOR/2021
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
O Ministério da Saúde disponibiliza aos entes federados um conjunto de sistemas de informações
para apoiar o planejamento anual das ações sanitárias no país. Um desses sistemas é o SIOPS, que
significa
a) Sistema de informações do orçamento-programa em saúde.
b) Sistema de informações sobre orçamentos públicos em saúde.
c) Sistema de indicadores e objetivos de planejamento em saúde.
d) Sistema de indicadores obrigatórios para o planejamento em saúde.
e) Sistema de pactuação de indicadores, objetivos e metas para o planejamento em saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1500495
FADESP - Ag (Pref Curuá)/Pref Curuá/Políticas Públicas/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
De acordo com a Portaria Interministerial nº 446/2004, a qual implementou o Sistema de
Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), o SIOPS deverá contar com o auxílio de uma
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1039131
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1589068
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1951081
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1500495
1146) 
Câmara Técnica de Orientação e Avaliação (CT/SIOPS), composta por 19 membros, integrada por
representantes de várias instituições. No Art. 4º da referida portaria, são citadas as incumbências dadas
à CT/SIOPS. É considerada como uma das incumbências da CT/SIOPS
a) analisar as informações geradas pelo sistema, subsidiando com demonstrativos a gestão do SUS,
visando ao aperfeiçoamento das políticas públicas na saúde e à elaboração de indicadores que
reflitam a eficácia das receitas em saúde.
b) formular propostas de articulação entre as informações geradas pelo SIOPS e metodologias
existentes sobre Sistemas de Contas Internacionais em Saúde.
c) subsidiar a elaboração de Projeto de Lei Complementar de regulamentação da Emenda
Constitucional que vinculou recursos à Saúde e propor mecanismos para acompanhar seu
cumprimento.
d) sugerir mecanismos que assegurem a qualidade das informações geradas pelos outros sistemas
de orçamentos e gastos públicos em saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1500497
FADESP - Ag (Pref Curuá)/Pref Curuá/Políticas Públicas/2020
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
Conforme abordado na Cartilha de Orientação SIOPS, emitida pelo Ministério da Saúde em 2018,
os recursos do Fundo Nacional de Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde,
deverão ser repassados na modalidade fundo a fundo aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios,
organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento: custeio e investimento. O
Fundo Nacional de Saúde demonstra a forma de repasse das transferências de recursos federais aos
Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o custeio e investimento de ações e serviços públicos
de saúde, organizando-as e identificando-as por Grupos relacionados ao nível de atenção ou à área de
atuação. Em relação ao Bloco de Custeio, possui o nível de atenção ou área de atuação que é
pertencente somente a este bloco de financiamento a
a) Atenção Especializada.
b) Atenção Básica.
c) Assistência Farmacêutica.
d) Vigilância em Saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1597960
COMPERVE (UFRN) - PEF (Pref Natal)/Pref Natal/2018
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1500497
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1597960
1147) 
1148) 
1149) 
 
O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil possui o DATASUS. Dentre os sistemas de informação
integrados no DATASUS, um deles é o SIOPS, destinado ao registro e à publicidade da gestão financeira,
conforme se mostra na figura acima. A sigla SIOPS contida na imagem refere-se ao
a) Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde.
b) Sistema de Informações sobre Operações em Programas de Saúde.
c) Sistema de Identificação de Obras Públicas em Saúde.
d) Sistema de Informações sobre Onerações dos Profissionais de Saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1598551
COMPERVE (UFRN) - San (Pref Natal)/Pref Natal/2018
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
O estabelecimento das fontes de recursos para custear as despesas com ações e serviços públicos
de saúde atende a um dos pilares da seguridade social, fazendo valer o direito de acesso da população.
Para garantir o acesso da população a informações sobre os financiamentos do SUS foi criado o sistema
de informação em saúde (SIS), o qual constitui instrumento para acompanhamento do cumprimento do
dispositivo constitucional que determina a aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos de
saúde. Esse sistema é o
a) SIOPS.
b) E-SUS.
c) DIGISUS.
d) SIAB.
www.tecconcursos.com.br/questoes/937266
KLC - Cont (Lupionópolis)/Pref Lupionópolis/2017
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
Assinale a alternativa correta, acerca do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em
Saúde – SIOPS:
a) O Município que já transmitiu os dados, porém encontrou inconsistências na sua declaração não
poderá realizar uma nova transmissão e terá que corrigir os erros na remessa seguinte.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1598551
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/937266
1150) 
1151) 
1152) 
b) Após a transmissão dos dados ficará disponibilizado o arquivo para homologação no prazo de até
72 horas.
c) O sistema permite que o usuário cadastrado como Secretário da Saúde ou seu substituto possa
também se cadastrar como responsável pelo envio de dados.
d) O SIOPS não permitirá que o ente federado transmitaos dados fora do prazo estabelecido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1314141
AROEIRA - ACon (Pref CA Goiás)/Pref CA Goiás/2016
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
O Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde - SIOPS desde a sua criação, em
2000, constitui:
a) Instrumento para o acompanhamento do cumprimento do dispositivo constitucional que determina
aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos de saúde.
b) Instrumento para o acompanhamento do cumprimento do dispositivo constitucional que
determina aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos de educação.
c) Instrumento para o acompanhamento do cumprimento do dispositivo constitucional que determina
aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos de transporte.
d) Instrumento para o acompanhamento do cumprimento do dispositivo constitucional que
determina aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos de habitação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1930635
CEPUERJ - Cont (Queimados)/Pref Queimados/2013
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
Sem prejuízo das atribuições próprias do Poder Legislativo e dos Tribunais de Contas, a
verificação do cumprimento de aplicação dos percentuais mínimos em ações e serviços públicos de saúde
pelos entes federativos, para fins de condicionamento das transferências constitucionais e suspensão das
transferências voluntárias, será realizada por meio das informações homologadas no SIOPS. O
cumprimento ou o descumprimento da aplicação dos percentuais mínimos em ações e serviços públicos
de saúde será informado ao Ministério da Fazenda, por meio de processamento automático com, no
mínimo, as informações de:
a) listagem dos entes federativos com doações voluntárias e das empresas de direito privado
b) número da conta corrente e domicílio do gestor público responsável pela prestação de contas
c) valor em moeda corrente que deixou de ser aplicado em títulos públicos e consórcios pelo ente
federativo em exercício anterior
d) relação dos entes federativos que não apresentaram informações homologadas no SIOPS no prazo
de trinta dias após o encerramento do último bimestre de cada exercício
www.tecconcursos.com.br/questoes/1930633
CEPUERJ - Cont (Queimados)/Pref Queimados/2013
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
O Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) é o sistema
informatizado de acesso público gerido pelo Ministério da Saúde. O SIOPS funcionará considerando, entre
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1314141
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1930635
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1930633
1153) 
1154) 
1155) 
outros, o seguinte requisito mínimo:
a) formalização dos processos de armazenamento, divulgação e exportação dos dados
b) registro obrigatório e atualização permanente dos dados no Sistema pela União, Estados, Distrito
Federal e Municípios
c) cálculo automático dos recursos aplicados em poupança e dos serviços de saúde, constituindo
fonte de informação para elaboração do orçamento
d) disponibilização da declaração de renda dos gestores do SUS, no âmbito de cada ente da
Federação, preferencialmente em meio eletrônico de acesso público
www.tecconcursos.com.br/questoes/77134
FEMPERJ - ACE (TCE RJ)/TCE RJ/Controle Externo/Administração em Saúde/2012
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
O SIOPS – Sistema de Informação do Orçamento Público em Saúde:
a) não leva em consideração a participação no orçamento, segundo a Emenda 29/2000;
b) contém o indicador Despesa "per capita" (por habitante) com Saúde;
c) não leva em consideração a Receita com Impostos na Receita Total;
d) contém restrições de acesso às informações, por questões de segurança;
e) tem sua utilização condicionada pela adesão ao Pacto pela Vida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1524643
RBO - Ag (Pref Itanhandu)/Pref Itanhandu/Administrativo da Saúde/2010
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
Dentre as ferramentas de consulta presentes no DATASUS, o SIOPS constitui o:
a) Sistema de Informação sobre Orçamentos Privados em Saúde
b) Serviço de Informação Operacional da Previdência Social
c) Sistema de Informação sobre Orçamentos da Previdência Social
d) Sistema de Informação sobre Orçamentos Público em Saúde
www.tecconcursos.com.br/questoes/1617334
CEBRASPE (CESPE) - TNS (MS)/MS/Planejamento em Saúde/2008
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
Existe no Brasil um grande número de sistemas de informação em saúde (SIS) voltados à
operação de estabelecimentos assistenciais, à gerência de redes de serviços e à investigação e ao
controle de diversas doenças que podem e devem ser usados para o planejamento, por parte do gestor,
de intervenções sobre sua realidade sanitária.
CONASS (Progestores), 2007(com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue o item subsequente, acerca dos SIS e de suas funções.
 
O Sistema de Informações de Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) é um banco de dados cujo
objetivo é coletar informações sobre as receitas totais e despesas com ações e serviços públicos de
saúde das três esferas de governo.
Certo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/77134
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1524643
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1617334
1156) 
1157) 
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1391092
IPAD - Med (Pref Gravatá)/Pref Gravatá/AUDITOR/2008
Direito Sanitário e Saúde - SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos
Públicos em Saúde
Em relação ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) é correto
afirmar:
a) Seu objetivo primário é reunir informações que permitam apurar as receitas e as despesas
públicas com saúde.
b) Não produz indicadores gerais do comportamento da aplicação de recursos em saúde.
c) Os valores mínimos previstos em lei aplicados pela União nas ações e serviços de saúde devem
corresponder ao montante do ano anterior corrigido pela variação do PIB.
d) Os valores mínimos previstos em lei aplicados pelos estados nas ações e serviços de saúde devem
corresponder a 12% do produto de arrecadação dos impostos referidos na lei.
e) Os valores mínimos previstos em lei aplicados pelos municípios nas ações e serviços de saúde
devem corresponder a 15% do produto de arrecadação dos impostos referidos na lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2444969
IBFC - Med (SES DF)/SES DF/Sanitarista/2022
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Sobre o planejamento em saúde, analise as afirmativas abaixo.
 
I. No planejamento devem ser considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada,
de forma complementar ou não ao SUS, os quais deverão compor os Mapas da Saúde regional,
estadual e nacional.
 
II. O planejamento da saúde em âmbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, a
partir das necessidades dos Municípios, considerando o estabelecimento de metas de saúde.
 
III. O processo de planejamento da saúde será ascendente e integrado, do nível local até o federal,
ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de
saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.
 
IV. Compete à Comissão Intergestores Tripartite - CIT pactuar as etapas do processo e os prazos do
planejamento municipal em consonância com os planejamentos estadual e nacional.
 
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II, III e IV
b) III e IV apenas
c) I, II e III apenas
d) II e IV apenas
e) I e II apenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1391092
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2444969
1158) 
1159) 
1160) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2577241
IBADE - MAGAS (SES MG)/SES MG/2022
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS- Sistema de Planejamento do SUS
Com relação ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS), previstos na lei
8080/90, é correto afirmar que:
a) é permitida a transferência de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos
de saúde desde que devidamente justificada pelo gestor orçamentário.
b) o Conselho Nacional de Saúde estabelecerá as diretrizes a serem observadas na elaboração dos
planos de saúde, em função das características epidemiológicas e da organização dos serviços em
cada jurisdição administrativa.
c) será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de
saúde com finalidade lucrativa somente quando aprovada pelo Ministério do Planejamento.
d) o processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local.
e) os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS,
e seu financiamento, tendo em vista a sua relevância social, independe de estar previsto em proposta
orçamentária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2154185
CETREDE - Med (Pref Paraipaba)/Pref Paraipaba/Saúde Mental Caps 20H/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Analise as afirmativas a seguir sobre o Planejamento da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
I. Será ascendente e integrado, do nível local até o federal.
 
II. Os respectivos Conselhos de Saúde devem ser ouvidos.
 
III. É obrigatório para os entes públicos e para a iniciativa privada.
 
Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
a) I – II – III.
b) I – II.
c) I – III.
d) II – III.
e) II.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1804873
FGV - AnA (FunSaúde CE)/FunSaúde CE/Administração/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Assinale a opção que indica o instrumento que viabiliza o sistema de planejamento do SUS.
a) O PNS (Plano Nacional de Saúde), que norteia o planejamento do SUS e explicita as políticas e os
compromissos de médio prazo do setor saúde, com vigência de quatro anos.
b) O PAS (Programa Anual de Saúde), que apresenta os resultados anuais alcançados com a
execução do PNS e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários.
c) O RQPC (Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas), que operacionaliza as metas do PNS e
prevê a alocação quadrimestral dos recursos orçamentários a serem executados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2577241
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2154185
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1804873
1161) 
1162) 
d) O RAG (Relatório Anual de Gestão), que monitora a execução do PAS e estabelece diretrizes da
legislação tributária e políticas de aplicação nas agências financeiras de fomento.
e) O SARGSUS (Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão), que viabiliza apoio on-line para o Tribunal
de Contas da União auditar a oferta de serviços assistenciais de saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1693622
Unifil - Med (Pref MC Rondon)/Pref MC Rondon/AUDITOR/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Nos âmbitos federal e estadual, existem áreas formais ou informais incumbidas de cuidar do
processo de planejamento na respectiva esfera de gestão do SUS. Sob a orientação do gestor, cabe a
todos esses conduzir o processo de formulação, monitoramento e avaliação do Plano de Saúde (PS), da
Programação Anual de Saúde (PAS) e do Relatório Anual de Gestão (RAG) na conformidade da
regulamentação do PlanejaSUS. A metodologia e o instrumental de monitoramento e avaliação têm como
foco os instrumentos que dão concretude ao processo ao planejamento do SUS. De acordo com as
características desses instrumentos, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a ordem
correta.
1. Plano de Saúde (PS).
 
2. Programação Anual de Saúde (PAS).
 
3. Relatório Anual de Gestão (RAG).
 
( ) Registra os resultados alcançados com a execução da PAS e orienta eventuais redirecionamentos
que se fizerem necessários.
 
( ) Operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde, apontando o conjunto de ações
voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como à gestão do SUS.
 
( ) Aborda as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em
objetivos, diretrizes e metas.
a) 3 – 2 – 1.
b) 2 – 1 – 3.
c) 1 – 2 – 3.
d) 3 – 1 – 2.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2149972
CETREDE - Med (CISVALE)/CISVALE/Anestesiologista/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Após a territorialização e a análise de situação, será possível identificar os principais problemas
naquele território, estruturar as propostas de enfrentamento ou de ação, definir que atores seriam
responsáveis por estas e estimar qual seria o prazo para realizá-las.
 
Analise as afirmativas a seguir sobre planejamento.
 
I. O planejamento depende de um conjunto de informações adequadas que orientam as equipes
quanto a necessidade de saúde da população e à ordem de prioridade dessas necessidades.
 
II. A oferta de serviços existentes numa UAPS e sua capacidade de atendimento não tem relação
com o planejamento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1693622
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2149972
1163) 
1164) 
 
III. Empodera e envolve os atores para que tenham um compromisso com a ação a ser realizada.
 
IV. O melhor método utilizado para planejamento é o Estratégico Situacional e a Estimativa Rápida
Participativa.
 
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
a) I – II.
b) I – IV.
c) II – III.
d) I – III.
e) II – III – IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2149945
CETREDE - Med (CISVALE)/CISVALE/Anestesiologista/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Sobre o planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS), é INCORRETO afirmar que
a) expressa as responsabilidades dos gestores de cada esfera de Governo em relação à saúde da
população do território quanto à integração da organização sistêmica.
b) o caráter integrado das atividades de planejamento no SUS valoriza a autonomia dos entes
federados, uma vez que todo o processo deve ser conduzido de maneira descendente, desde a União
até os Municípios.
c) o planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma função gestora que, além de requisito
legal, é um dos mecanismos relevantes para assegurar a unicidade e os princípios constitucionais do
SUS.
d) os Estados possuem responsabilidades típicas de articulação sistêmica a serem exercidas por meio
de atividades de planejamento e coordenação regional de todas as políticas, programas, ações e
serviços de saúde presentes em seu território.
e) os Municípios estão encarregados da prestação direta de ações e serviços de saúde, em especial
dos cuidados primários e, quando possível, de média e alta complexidade, sendo a esfera de contato
mais direto com a população.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1949194
VUNESP - Enf (PB Saúde)/PB Saúde/AUDITOR/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Com relação ao Planejamento da Saúde, é correto afirmar que seu(s) objetivo(s) principal
é(são):
a) a cooperação entre as três esferas de gestão para o fortalecimento e a equidade do processo de
planejamento.
b) é elaborado de forma ascendente e integrada, partindo do nível estadual até a federal.
c) estabelece metas e indicadores de saúde orientados pelas diretrizes municipais.
d) o planejamento será orientador de políticas de saúde, somente para a iniciativa pública.
e) o planejamento é tarefa de duas esferas de governo e tem papel importante na organização desse
sistema.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2149945
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1949194
1165) 
1166) 
1167) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1808246
FGV - APC (FunSaúde CE)/FunSaúde CE/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
O planejamento estratégico situacional é um processo dinâmico e contínuoque precede e preside
a ação. No âmbito do SUS, o planejamento estratégico situacional norteia o Sistema Nacional de
Planejamento – Planeja-SUS.
 
As afirmativas a seguir a respeito do Planeja-SUS estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Ele possui planejamento contínuo e transversal às três esferas de governo, articulando e
integrando as ações desenvolvidas no SUS de forma ascendente e solidária.
b) Ele reúne o Plano Intersetorial de cunho orçamentário que inclui o Plano Plurianual (PPA), a Lei de
Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
c) Ele considera o Plano de Saúde que demonstra os resultados alcançados na atenção integral à
saúde, verificando a efetividade e a eficiência na sua execução.
d) Ele compatibiliza o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e o Relatório Resumido
de Execução Orçamentária (RREO).
e) Ele apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, os quais
são expressos em objetivos, diretrizes e metas
www.tecconcursos.com.br/questoes/2154784
CETREDE - SPCF (Paraipaba)/Pref Paraipaba/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Analise a seguinte afirmação:
 
[…] tem por objetivo coordenar o processo de planejamento no âmbito do SUS, tendo em conta as
diversidades existentes nas três esferas de governo, de modo a contribuir – oportuna e efetivamente –
para a sua consolidação e, consequentemente, para a resolubilidade e qualidade da gestão, das ações e
dos serviços prestados à população brasileira […]
 
(BRASIL, 2007).
 
A citação acima refere-se à(ao)(aos)
a) Rede Interagencial de Informação para a Saúde.
b) PlanejaSUS.
c) Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde.
d) Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
e) Conselho Nacional de Saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1951078
VUNESP - Med (PB Saúde)/PB Saúde/AUDITOR/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Os principais instrumentos e ferramentas para o planejamento do SUS são:
a) Plano multisetorial de governo; premissas estratégicas anuais; indicadores e métricas; plano
orçamentário plurianual.
b) Análise da situação de saúde; mapa da saúde; programação anual de saúde; informações de
saúde (Tabnet) relacionadas às diretrizes, objetivos, metas e indicadores.
c) Diretrizes socioeducativas do governo; objetivos e metas intersetoriais; pesquisa de opinião;
prestação de contas dos últimos dois exercícios fiscais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1808246
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2154784
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1951078
1168) 
1169) 
1170) 
d) Identificação do plano; período de vigência; ato do Conselho de Saúde autorizando sua
elaboração; relatórios de gestão dos últimos quatro exercícios fiscais.
e) Título do plano; período do governo considerado; análise macroeconômica; relatório detalhado do
bimestre anterior.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1951123
VUNESP - Med (PB Saúde)/PB Saúde/AUDITOR/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Planejar é agir para reduzir incertezas futuras. A prática de planejar é aplicada em diversos
domínios do conhecimento como Administração, Economia, Política, Educação, Saúde, entre muitos
outros. No sentido mais comum, planejar confunde-se com organizar atividades; definir critérios para a
alocação de recursos; buscar melhores resultados. O planejamento em saúde é bastante utilizado no
SUS, nas suas atividades e processos. Considerando essa noção geral, assinale a alternativa correta.
a) O planejamento no SUS tem base em diretrizes, objetivos, metas e indicadores.
b) Planejamento e orçamento no SUS são dois nomes para a mesma atividade.
c) Os principais conceitos de planejamento no SUS são acesso e hierarquia.
d) O planejamento no SUS é obrigatório, mas na prática não é realizado.
e) As ferramentas de planejamento no SUS são qualitativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2153057
CETREDE - Med (Pref Paraipaba)/Pref Paraipaba/Pediatra 20H/2021
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Analise as afirmativas sobre o Planejamento da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)
 
I. Será ascendente e integrado, do nível local até o federal.
 
II. Os respectivos Conselhos de Saúde devem ser ouvidos.
 
III. É obrigatório para os entes públicos e para a iniciativa privada.
 
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
a) I – II – III.
b) I – II.
c) I – III.
d) II – III.
e) II.
www.tecconcursos.com.br/questoes/880601
Instituto Excelência - Fisio (Barra Velha)/Pref Barra Velha/NASF/2019
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
A recomendação do PlanejaSUS é que o Plano de Saúde deva compreender dois momentos:
Quais são esses momentos ? Assinale a alternativa CORRETA.
a) Análise situacional; formulação de objetivos, diretrizes e metas.
b) Efetivar a atenção básica como espaço prioritário de organização do modelo de atenção á saúde e
priorizar para tal, a estratégia de saúde familiar.
c) Análise situacional; estratégia de saúde familiar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1951123
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2153057
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/880601
1171) 
1172) 
1173) 
d) Nenhuma das alternativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1031638
Instituto CONSULPAM - Med (Pref Resende)/Pref Resende/Trabalho/2019
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Sobre o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é CORRETO
afirmar:
a) O planejamento no âmbito do SUS terá como base, dentre outros, o Monitoramento, a avaliação e
integração da gestão do SUS.
b) O planejamento no âmbito do SUS terá como base, dentre outros, o planejamento no âmbito do
SUS terá como base, dentre outros, o atendimento a indivíduos e famílias sob situações similares de
risco e vulnerabilidades.
c) O planejamento no âmbito do SUS terá como base, dentre outros, os cadastros de serviços
governamentais e não governamentais (rede socioassistencial e intersetorial).
d) O planejamento no âmbito do SUS terá como base, dentre outros, a mensuração das situações de
vulnerabilidade, riscos e violação de direitos, para construir indicadores específicos para identificação
de prioridades e inclusões justificadas no Plano.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1583060
INAZ do Pará - Enf (Pref M Barata)/Pref M Barata/2019
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
O processo de planejamento do SUS é de responsabilidade de cada ente federado, contudo, deve
ser desenvolvido de forma contínua, articulada, ascendente, integrada e solidária, entre União, Estados,
Distrito Federal e Municípios, a fim de gerar complementaridade e funcionalidade nas três esferas de
governo. Cabe a cada gestor, em seu âmbito de atuação, a elaboração dos instrumentos de
planejamento estabelecidos pela legislação vigente, levando em consideração o diagnóstico situacional e
as prioridades de saúde da população.
 
Acerca do processo de Planejamento do SUS é correto afirmar que
a) O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) deve ser apresentado pelo gestor do
SUS, a cada semestre, em audiência pública na Casa Legislativa do respectivo ente da Federação.
b) A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um dos instrumentos do planejamento em saúde, com
vigência anual.
c) O Plano de Saúde é o instrumento norteador do planejamento do SUS, de médio prazo e com
vigência de quatro anos.
d) O Relatório de Gestão (RAG) e o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) são
instrumentos de planejamento e orçamento de governo, com vigência bianual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1386357
GUALIMP - Enf (Laje do Muriaé)/Pref Laje do Muriaé/2019
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Em relação aos aspectos do Planejamento em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde,é
CORRETO afirmar que:
a) O planejamento da saúde em âmbito Municipal deve ser realizado de maneira regionalizada, a
partir das necessidades da União, considerando o estabelecimento de metas de saúde.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1031638
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1583060
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1386357
1174) 
1175) 
b) O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e será indutor de políticas para a
iniciativa privada.
c) No planejamento não devem ser considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa
privada.
d) Compete aos Conselhos de Saúde municipais pactuar as etapas do processo e os prazos do
planejamento municipal em consonância com os planejamentos estadual e nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1448209
CONSESP - Med (Aurilândia)/Pref Aurilândia/2018
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Considerando os aspectos relativos ao fortalecimento do planejamento do SUS, o rol de Diretrizes,
Objetivos, Metas e Indicadores foi pactuado de acordo com as diretrizes nacionais definidas pelo
Conselho Nacional de Saúde. As metas expressam um compromisso para alcançar objetivos. Ao
estabelecer metas, alguns fatores devem ser considerados, exceto:
a) desempenhos anteriores.
b) planejamento futuros.
c) compreensão do estágio de referência inicial, ou seja, da linha de base.
d) factibilidade, levando-se em consideração a disponibilidade dos recursos necessários, das
condicionantes políticas, econômicas e da capacidade organizacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1598544
COMPERVE (UFRN) - San (Pref Natal)/Pref Natal/2018
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
Considere o excerto a seguir retirado do Manual de Planejamento do SUS, publicado pelo
Ministério da Saúde.
 
“As diretrizes estabelecidas para o planejamento no SUS podem ser elencadas em sete princípios gerais
que orientam os gestores das três esferas da Federação na organização de suas atividades de
planejamento, com destaque para as disposições estabelecidas no Decreto n° 7.508, de 2011, na LC n°
141, de 2012, e especialmente na Portaria n° 2.135, de 25 de setembro de 2013, que define de forma
mais explícita as diretrizes atuais para o planejamento no SUS”.
 
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Manual de planejamento
no SUS. Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz. – 1. ed., rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 138 p.
 
Sobre o planejamento do SUS referido nesse excerto, analise os princípios apresentados abaixo.
 
I Respeitar os resultados das pactuações entre os gestores nas comissões intergestoras regionais.
II Estar integrado à Previdência Social e ao planejamento em cada Estado.
III Estar articulado constantemente com o monitoramento, a avaliação e a gestão do SUS.
IV Ser descendente e integrado às diferentes instâncias.
 
De acordo com os documentos citados no excerto, os princípios que orientam os gestores do SUS em
suas atividades de planejamento estão presentes nos itens
a) II e III.
b) II e IV.
c) I e IV.
d) I e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1448209
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1598544
1176) 
1177) 
1178) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1960512
CEPERJ - ASoc (Pref Itaocara)/Pref Itaocara/2018
Direito Sanitário e Saúde - PLANEJASUS - Sistema de Planejamento do SUS
O planejamento da saúde em âmbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, a
partir das necessidades dos municípios, considerado o estabelecimento de metas de saúde. Pactuar as
etapas do processo e os prazos do planejamento municipal em consonância com os planejamentos
estadual e nacional é competência:
a) do Grupo Técnico de Assessoramento – GTA
b) do Comitê de Gestão de Indicadores – CGI
c) da Secretaria de Gestão Executiva – SGE
d) da Secretaria de Políticas de Saúde – SPS
e) da Comissão de Intergestores Bipartite – CIB
www.tecconcursos.com.br/questoes/2526681
OBJETIVA CONCURSOS - Ag (Piratininga)/Pref Piratininga/Combate às
Endemias/2023
Direito Sanitário e Saúde - Outros Sistemas de Informação em Saúde (SIS)
Os sistemas de informação são compostos basicamente pelos parâmetros de entrada, saída,
processamento e retroalimentação. Todo sistema que utilize, manipule e gere informação pode ser
genericamente considerado Sistema de Informação. Em um sistema de informação de folha de
pagamento computadorizado, as horas trabalhadas pelos funcionários devem ser levantadas (captadas)
através dos cartões de horas do funcionário. Essas horas, no exemplo descrito, são parâmetros de:
a) Entrada.
b) Saída.
c) Processamento.
d) Retroalimentação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2518311
FEPESE - TLab (B Camboriú)/Pref B Camboriú/2023
Direito Sanitário e Saúde - Outros Sistemas de Informação em Saúde (SIS)
O objetivo do Sistema VIVA é conhecer a magnitude e a gravidade das violências e acidentes e
fornecer subsídios para definição de políticas públicas, estratégias e ações de intervenção, prevenção,
atenção e proteção às pessoas em situação de violência.
Assinale a alternativa que identifica corretamente esse sistema.
a) Sistema dos Acidentes e da Vigilância
b) Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes
c) Sistema de Violência Interpessoal e Vigilância Autoprovocada
d) Sistema de Vigilância Interpessoal e de Acidentes
e) Sistema de Violência e Vigilância Autoprovocada
www.tecconcursos.com.br/questoes/2058923
IBFC - Ana (EBSERH UNIFAP)/EBSERH HU-UNIFAP/Tecnologia da
Informação/2022
Direito Sanitário e Saúde - Outros Sistemas de Informação em Saúde (SIS)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1960512
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2526681
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2518311
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2058923
1179) 
1180) 
1181) 
1182) 
Leia a frase abaixo referente aos padrões de Interoperabilidade adotados pelo Ministério da
Saúde, conforme a Portaria no 2.073/GM/MS/2011: "Para a interoperabilidade entre os sistemas dos SUS
será utilizada a tecnologia , no padrão , e para a representação da informação relativa a
exames de imagem será utilizado o padrão ".
 
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
a) SOAP / DICOM / Web Service
b) Web Service / DICOM / SOAP
c) DICOM / SOAP / Web Service
d) DICOM / Web Service / SOAP
e) Web Service / SOAP / DICOM
www.tecconcursos.com.br/questoes/2432760
AVANÇASP - AFS (Laranjal Pta)/Pref Laranjal Pta/2022
Direito Sanitário e Saúde - Outros Sistemas de Informação em Saúde (SIS)
“Trata-se de um sistema online de informação nacional alimentado, principalmente, pela
notificação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação
compulsória. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um
evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação
compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a
identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.”
 
O sistema descrito recebe o nome de:
a) Sinan.
b) Cisamusep.
c) Hórus.
d) Sicape.
e) CiLap.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2443671
IBADE - ASo (INOVA Capixaba)/INOVA Capixaba/2022
Direito Sanitário e Saúde - Outros Sistemas de Informação em Saúde (SIS)
O documento básico e essencial à coleta de dados da mortalidade no Brasil para alimentação do
Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) é:
a) prontuário Eletrônico do Paciente.
b) declaração de óbito.
c) notificação de Agravos.
d) notificação de Evento Adverso.
e) certidão de óbito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2319726
FAUEL - Tec (AMS Apucarana)/AMS Apucarana/Higiene Dental/2022
Direito Sanitário e Saúde - Outros Sistemas de Informação em Saúde (SIS)
De acordo com a Portaria SAS/MS nº 566 de 06/10/2004, o Secretário de Atenção à Saúde, no
uso de suas atribuições,resolve excluir da tabela de procedimentos do SIA/SUS o procedimento:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2432760
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2443671
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2319726
1183) 
1184) 
a) restauração com silicato de duas ou mais faces.
b) remoção de indutos, placas e cálculos supragengivais por hemiarcada.
c) aplicação terapêutica intensiva com flúor.
d) radiografia periapical interproximal.
e) exame anatomo-patológico por biópsia ou biópsia aspirativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2107144
FGV - AS (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Agente Comunitário de Saúde/2022
Direito Sanitário e Saúde - Outros Temas de Direito Sanitário e Saúde
Leia o trecho a seguir:
É direito da pessoa ter atendimento adequado, inclusivo e acessível, com qualidade, no tempo certo e
com garantia de continuidade do tratamento, e para isso deve ser assegurado: (...) disponibilidade
contínua e acesso a bens e serviços de imunização conforme calendário e especificidades regionais;
espaços de diálogo entre usuários e profissionais da saúde, gestores e defensoria pública sobre
diferentes formas de tratamentos possíveis; informações sobre o seu estado de saúde, de forma objetiva,
respeitosa, compreensível, e em linguagem adequada a atender a necessidade da usuária e do usuário.
O trecho citado caracteriza o direito ao atendimento integral normatizado
a) na Constituição Federal de 1988 - Título VIII, Art. 194.
b) na Lei nº 8.080/90.
c) no RDC nº 63/2011.
d) no RDC nº 36/2013.
e) na Resolução CNS nº 553/2017.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601311
COMPERVE (UFRN) - Tec (Parnamirim RN)/Pref Parnamirim (RN)/Enfermagem
ESF/2019
Direito Sanitário e Saúde - Outros Temas de Direito Sanitário e Saúde
A Resolução do CNS n. 553, de 9 de agosto de 2017, aprovou a atualização da Carta dos Direitos
e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde. Constitui uma diretriz dessa carta:
a) cada pessoa tem direito ao acolhimento no momento em que chegar ao serviço, conforme sua
necessidade de saúde, seguindo a ordem das senhas distribuídas.
b) cada serviço deverá adotar medidas de manutenção permanente dos equipamentos, bens e
serviços para prevenir interrupções no atendimento.
c) o cuidado integral através da promoção e da proteção da saúde deve estar relacionado com as
condições biológicas, etárias, sociais e econômicas das pessoas, não existindo relação com
determinantes culturais.
d) a educação permanente em saúde e a educação permanente para o controle social devem estar
incluídas, em todas as instâncias do SUS, com prioridade para as instâncias municipais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2528615
VUNESP - Eng (UNICAMP)/UNICAMP/Engenharia Mecânica/2023
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2107144
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601311
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2528615
1185) 
1186) 
1187) 
Assinale a alternativa correta sobre a vigilância de eventos adversos no âmbito do Programa de
Segurança do Paciente, conforme as disposições da RDC nº 36/2013.
a) Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 24 (vinte a quatro)
horas a partir do ocorrido.
b) A notificação dos eventos adversos deve ser realizada semanalmente pelo Núcleo de Segurança
do Paciente, por meio do preenchimento de ficha de notificação e encaminhamento à Vigilância
Epidemiológica Municipal.
c) O monitoramento dos incidentes e eventos adversos deve ser realizado pela Comissão de Infecção
Hospitalar, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.
d) A ANVISA é responsável por acompanhar, junto às Vigilâncias Sanitárias, as investigações sobre os
eventos adversos que evoluíram para o óbito.
e) As Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde devem divulgar relatório mensal sobre os eventos
adversos, com análise das notificações realizadas pelos serviços de saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2340728
FCC - TJ TRT18/TRT 18/Apoio Especializado/Enfermagem do Trabalho/2023
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
De acordo com a RDC nº 36/2013, a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano
desnecessário associado à atenção à saúde, é a definição de
a) garantia de qualidade.
b) gestão de riscos.
c) cultura da segurança.
d) segurança do paciente.
e) plano de segurança do paciente em serviços de saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2524431
VUNESP - PATS (UNICAMP)/UNICAMP/Técnico Mecânica/2023
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Assinale a alternativa correta sobre a Resolução RDC nº 36 do Ministério da Saúde, que institui
ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.
a) Compete ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) notificar ao Sistema Nacional de Vigilância
Sanitária os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde, até o 15º (décimo
quinto) dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância.
b) A direção do serviço de saúde deve constituir o NSP, que é composto por membros escolhidos
pelos funcionários e a quem deve ser conferida a responsabilidade para executar as ações de um
plano de segurança do paciente.
c) No caso de serviços públicos ambulatoriais, pode ser constituído um NSP para cada serviço de
saúde ou um NSP para o conjunto desses, conforme decisão do Ministério da Saúde, que classifica os
graus de risco de cada unidade de saúde.
d) Para o funcionamento sistemático e contínuo do NSP, a direção do serviço de saúde deve
disponibilizar recursos humanos e financeiros, com exceção dos equipamentos, insumos e materiais.
e) Ao NSP compete elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do
Paciente em Serviços de Saúde, cabendo ao corpo técnico da unidade o acompanhamento das ações
definidas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2340728
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2524431
1188) 
1189) 
1190) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1928623
FGV - Of Sau (PM AM)/PM AM/Enfermeiro/2022
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 36, de 25
de julho de 2013, institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras
providências. O monitoramento dos incidentes e eventos adversos será realizado pelo Núcleo de
Segurança do Paciente - NSP.
 
Consoante dispõe o citado ato normativo, as atividades de: I - monitorar os dados sobre eventos
adversos notificados pelos serviços de saúde; II - divulgar relatório anual sobre eventos adversos com a
análise das notificações realizadas pelos serviços de saúde; III - acompanhar, junto às vigilâncias
sanitárias distrital, estadual e municipal as investigações sobre os eventos adversos que evoluíram para
óbito; competem
a) à ANVISA, em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
b) ao Ministério da Saúde, em parceria com o sistema nacional de regulação.
c) às Secretarias Estaduais de Saúde, em articulação com as Secretarias Municipais de Saúde.
d) ao Conselho Federal de Medicina, em cooperação com as Secretarias de Saúde dos entes
federativos.
e) ao Ministério da Saúde, com financiamento suportado pela iniciativa privada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1928625
FGV - Of Sau (PM AM)/PM AM/Enfermeiro/2022
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
De acordo e para o efeito da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, o documento que aponta situações de risco e descreve as
estratégias e ações definidas pelo serviço desaúde para a gestão de risco visando à prevenção e à
mitigação dos incidentes, desde a admissão até a transferência, a alta ou o óbito do paciente no serviço
de saúde é chamado de plano
a) ambiental e sanitário em serviços de saúde.
b) de contingência em serviços de saúde.
c) de emergência em serviços de saúde.
d) de segurança do paciente em serviços de saúde.
e) estratégico em serviços de saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2107865
FGV - AS (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Assistente em Administração/2022
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
O cartaz a seguir indica ações para promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade
nos serviços de saúde.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1928623
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1928625
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2107865
1191) 
 
Essas ações decorrem
a) da normativa do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária de 2013, que estabelece a participação
da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde.
b) da diretriz contida na Constituição Federal de 1988, a respeito do planejamento dos objetivos
estratégicos do Sistema Único de Saúde (SUS).
c) do Núcleo de Segurança do Paciente (NPS), documento que aponta situações de risco visando a
prevenção de riscos e danos hospitalares.
d) da Resolução da Diretoria Colegiada 36/2013, que indica valores, competências e comportamentos
comprometidos com a gestão da saúde e a segurança do paciente.
e) do Plano de Segurança do Paciente (PSP), que é o setor do serviço de saúde criado para promover
e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança no hospital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2060985
IBFC - Enf (EBSERH UNIFAP)/EBSERH HU-UNIFAP/Enfermagem em
Cardiologia/Perfusionista/2022
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Segundo a RDC Nº 36 de 25 de julho de 2013, no Art. 8º O Plano de Segurança do Paciente em
Serviços de Saúde (PSP), elaborado pelo NSP, deve estabelecer estratégias e ações de gestão de risco,
conforme as atividades desenvolvidas pelo serviço de saúde. Analise as afirmativas abaixo e dê valores
Verdadeiro (V) ou Falso (F)
 
( ) Estimular a participação somente do paciente na assistência prestada.
( ) Segurança nas terapias nutricionais enteral e parenteral.
( ) Identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos no serviço de saúde,
de forma sistemática.
( ) Segurança cirúrgica.
( ) Manter registro adequado do uso de órteses e próteses quando este procedimento for
realizado.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) F - V - V - V - F
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2060985
1192) 
1193) 
b) V - V - V - V - V
c) F - V - V - V - V
d) V - F - V - V - V
e) F - F - V - V - V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2545891
SELECON - Enf (Pref LRV)/Pref L do Rio Verde/Atenção Primária em Saúde/2022
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Segundo a RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente
em serviços de saúde e dá outras providências, o núcleo de segurança do paciente deve adotar os
seguintes princípios e diretrizes:
a) melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde; disseminação
sistemática da cultura de segurança; articulação e integração dos processos de gestão de risco e a
garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde
b) melhoria frequente dos processos de trabalho e do uso de tecnologias da saúde; divulgação
somente nas áreas assistenciais acerca da cultura de segurança; integração dos processos de gestão
de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde
c) melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde; divulgação
somente nas áreas assistenciais acerca da cultura de segurança; articulação dos processos de gestão
de documentos e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde
d) melhoria frequente dos processos de trabalho; divulgação nas áreas assistenciais; articulação e a
integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do
serviço de saúde
www.tecconcursos.com.br/questoes/2439528
Instituto Verbena - Farm (Pref Itiquira)/Pref Itiquira/2022
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 - Ações
para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Leia o texto a seguir.
 
Paciente chega em uma Unidade de Pronto Atendimento com fratura exposta de fêmur e o médico
prescreve Keflin (Cefalotina). A técnica em enfermagem se dirige à farmácia com a prescrição. Na
ocasião, é dispensado Quelicin (Suxametônio). A técnica de enfermagem prepara e administra o Quelicin
(Suxametônio), mas minutos depois o paciente vai a óbito por parada cardiorrespiratória.
 
Conforme os requisitos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 36, de 25 de julho de 2013, da
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a situação descrita acima deverá ser
a) investigada em até 72 (setenta e duas horas) a partir do ocorrido.
b) investigada no máximo até o 15º dia útil do mês subsequente ao do ocorrido.
c) notificada em até 72 (setenta e duas horas) a partir do ocorrido.
d) notificada no máximo até o 15º dia útil do mês subsequente ao do ocorrido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2285282
IBFC - Tec (SESACRE)/SESACRE/Laboratório Análises Clínicas/2022
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2545891
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2439528
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2285282
1194) 
1195) 
1196) 
A Resolução nº 36/2013 da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária institui
ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. De acordo com a mencionada resolução,
assinale a definição de gestão de risco.
a) Conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o
comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela
oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde
b) Componentes da garantia da qualidade que asseguram que os serviços são ofertados com
padrões de qualidade adequados
c) Aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na identificação,
análise, avaliação, comunicação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a
saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional
d) Totalidade das ações sistemáticas necessárias para garantir que os serviços prestados estejam
dentro dos padrões de qualidade exigidos para os fins a que se propõem
www.tecconcursos.com.br/questoes/2190437
Instituto ACCESS - Enf (Ouro Branco)/Pref Ouro Branco/2022
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
A RDC 36/2013 institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras
providências. No Capítulo III, parágrafo único, estabelece que os eventos adversos que evoluírem para
óbito devem ser notificados em
a) até 24 (vinte e quatro) horas a partir do ocorrido.
b) até 72 (setenta e duas) horas a partir do ocorrido.
c) até 48 (quarenta e oito) horas a partir do ocorrido.
d) até 7 (sete) dias a partir do ocorrido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1926024
FGV - Res IMS (FAMEMA)/FAMEMA/Farmácia/2021
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Leia o fragmento a seguir.
 
“Os Núcleos de Segurança dos Pacientes (NSPs), previstos na PortariaMS/GM nº 529/13 e na RDC nº
36/13/Anvisa, são instâncias que devem ser criadas nos estabelecimentos de Saúde para promover e
apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente.”
 
Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os NSPs em hospitais devem ter a mesma conformação dos NSPs em estabelecimentos de saúde
não hospitalares, como as Unidades Básicas de Saúde.
 
II. Os NSPs em hospitais devem estar vinculados à direção e ter somente uma agenda permanente
e periódica com a direçãogeral, a direção técnica/médica e a coordenação de Enfermagem.
 
III. Os NSPs devem atuar como articuladores e incentivadores das demais instâncias do hospital que
gerenciam riscos e ações de qualidade, promovendo complementaridade e sinergias.
 
Está correto o que se afirma em
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2190437
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1926024
1197) 
1198) 
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2136210
FUNDEP - FSan (C. Cajuru)/Pref Carmo do Cajuru/2021
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Com base na RDC nº 36/13, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de
saúde, assinale a alternativa incorreta.
a) A direção dos serviços móveis e de atenção domiciliar deve constituir o Núcleo de Segurança do
Paciente (NSP) e nomear a sua composição, conferindo aos membros autoridade, responsabilidade e
poder para executar as ações do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.
b) Compete ao Núcleo de Segurança do Paciente promover mecanismos para identificar e avaliar a
existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de
equipamentos, medicamentos e insumos propondo ações preventivas e corretivas.
c) Cultura da segurança é definida como um conjunto de valores, atitudes, competências e
comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança,
substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à
saúde.
d) Os eventos adversos ocorridos nos serviços devem ser notificados mensalmente pelo NSP, até o
15º dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância, por meio das ferramentas eletrônicas
disponibilizadas pela Anvisa, com exceção dos que evoluírem para óbito que devem ser notificados
em até 72 horas a partir do ocorrido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1829183
CRS (PM MG) - Sold (PM MG)/PM MG/Quadro de Praças Especialistas/Técnico em
Farmácia/2021
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Garantir a segurança do paciente é função precípua de todos os profissionais da saúde. Nesse
sentido, a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 36/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
instituiu ações no sentido de promover a segurança do paciente e gerar uma melhoria na qualidade dos
serviços de saúde. Uma dessas ações é a criação do Núcleo de Segurança do Paciente, que entre outras
funções, deve monitorar os incidentes e eventos adversos ocorridos na Instituição.
 
Sobre os conceitos relacionados à segurança do paciente presentes na RDC 36/2013, associe a primeira
coluna de acordo com a segunda:
 
1. Evento adverso
 
2. Incidente
 
3. Cultura de segurança
 
4. Garantia de qualidade
 
( ) Conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o
comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela
oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2136210
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1829183
1199) 
 
( ) Ocorrência que resulta em comprometimento da função ou estrutura do corpo e/ou qualquer
efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção,
podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
 
( ) Os comprimidos de dois pacientes foram trocados no momento da dispensação e também da
administração. Embora os pacientes tenham tomado os medicamentos errados, esse evento não
resultou em dano a eles.
 
( ) Totalidade das ações sistemáticas necessárias para garantir que os serviços prestados estejam
dentro dos padrões de qualidade exigidos para os fins a que se propõem.
 
Em seguida, assinale a única alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de
cima para baixo:
a) 3, 2, 1, 4.
b) 3, 1, 2, 4.
c) 4, 2, 1, 3.
d) 2, 3, 1, 4.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1919214
FUNDATEC - Enf (Caçapava S)/Pref Caçapava do Sul/2020
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
A RDC/Anvisa nº 36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde
e dá outras providências, regulamenta aspectos da segurança do paciente como a implantação dos
Núcleos de Segurança do Paciente, a obrigatoriedade da notificação dos eventos adversos e a elaboração
do Plano de Segurança do Paciente. Nessa resolução, são adotadas algumas definições, sendo assim,
analise as assertivas abaixo:a
 
I. Dano é o comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo,
incluindo doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico,
social ou psicológico.
 
II. Evento adverso é um incidente que resulta em dano à saúde.
 
III. Garantia da qualidade é o conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que
determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança.
 
IV. Gestão de risco é a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a
implementação de ações voltadas à segurança do paciente.
 
V. Serviço de saúde é o conjunto de equipamentos, medicamentos, insumos e procedimentos
utilizados na atenção à saúde, bem como os processos de trabalho, a infraestrutura e a organização
do serviço de saúde.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I, IV e V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1919214
1200) 
e) I, II, III, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1276846
IBFC - Ass Adm (EBSERH)/EBSERH/2020
Legislação Específica das Agências Reguladoras - Resolução RDC nº 36/2013 -
Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Dentre os princípios e diretrizes adotados pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), conforme
Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) de nº 36, de 25 de julho de 2013, assinale a alternativa correta.
a) A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde
b) A disseminação local da cultura de segurança
c) A desarticulação e a integração dos processos de gestão de vetores
d) A garantia das más condições das instalações do serviço de saúde
e) O fortalecimento da cultura do medo em se trabalhar em serviços de saúde, pois assim os
profissionais se previnem mais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1276846
Gabarito
1001) D 1002) C 1003) D 1004) Certo 1005) Errado 1006) D 1007) A
1008) D 1009) C 1010) E 
1011)
Anulada 1012) A 1013) C 1014) B
1015) Certo 1016) Certo 1017) Errado 1018) Errado 1019) B 1020) D 1021) E
1022) C 1023) C 1024) D 1025) E 1026) E 1027) D 1028) D
1029) E 1030) D 1031) A 1032) B 1033) B 1034) D 1035) B
1036) C 1037) C 1038) C 1039) B 1040) E 1041) B 1042) Errado
1043) A 1044) C 1045) A 1046) A 1047) C 1048) B 1049) D
1050) E 1051) B 1052) D 1053) C 1054) E 1055) D 1056) E
1057) E 1058) A 1059) A 1060) C 1061) A 1062) E 1063) A
1064) C 1065) A 1066) B 1067) D 1068) A 1069) B 1070) A
1071) C 1072) D 1073) B 1074) A 1075) D 1076) C 1077) B
1078) D 1079) B 1080) Certo 
1081)
Anulada 1082) Errado 1083) Certo 1084) C
1085) Certo 1086) C 1087) D 1088) D 1089) A 1090) A 1091) C
1092) C 1093) D 1094)A 1095) D 1096) A 1097) C 1098) D
1099) B 1100) D 1101) B 1102) A 1103) A 1104) B 1105) B
1106) C 1107) C 1108) E 1109) E 1110) C 1111) A 1112) B
1113) C 1114) A 1115) C 1116) D 1117) D 1118) D 1119) C
1120) A 1121) C 1122) D 1123) C 1124) D 1125) D 1126) B
1127) E 1128) C 1129) A 1130) D 1131) D 1132) B 1133) A
1134) A 1135) B 1136) A 1137) C 1138) D 1139) C 1140) C
1141) B 1142) B 1143) D 1144) B 1145) C 1146) C 1147) A
1148) A 1149) C 1150) A 1151) D 1152) B 1153) B 1154) D
1155) Certo 1156) B 1157) C 1158) B 1159) B 1160) A 1161) A
1162) D 1163) B 1164) A 1165) C 1166) B 1167) B 1168) A
1169) B 1170) A 1171) A 1172) C 1173) B 1174) B 1175) D
1176) E 1177) A 1178) B 1179) E 1180) A 1181) B 1182) A
1183) E 1184) B 1185) D 1186) D 1187) A 1188) A 1189) D
1190) D 1191) C 1192) A 1193) C 1194) C 1195) B 1196) B
1197) A 1198) B 1199) A 1200) A

Mais conteúdos dessa disciplina