Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Lei não exige a necessidade de justificar a motivação para a prorrogação de prazos dos contratos.
Verdadeiro
Falso

Identifique a alternativa ERRADA:
a. Os contratos administrativos são ajustes de vontades entre o Poder Público e o particular, que geram direitos e deveres, com vistas à execução do interesse da coletividade.
b. Aplica-se aos contratos administrativos a Lei nº 8.666/1993, a Lei nº 10.520/2002, os Decretos Federais nº 3.555/2000, nº 9507/2018 e a IN 02/2008.
c. A expressão contratos da Administração é utilizada, em sentido amplo, para abranger todos os contratos celebrados pela Administração Pública, seja sob regime de direito público, seja sob regime de direito privado.
d. O regime jurídico aplicado aos contratos administrativos é caracterizado por prerrogativas e sujeições.
e. O regime jurídico (conjunto de leis) aplicado aos contratos administrativos é o mesmo aplicado aos contratos firmados entre particulares.

Marque a alternativa ERRADA:
a. Os contratos públicos e os privados são regidos por dois princípios fundamentais: ‘o contrato faz lei entre as partes’; ‘o dever de observado o que foi pactuado’.
b. São cláusulas contratuais necessárias, entre outras: o objeto e seus elementos característicos, o regime de execução ou a forma de fornecimento, o preço e as condições de pagamento, os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas.
c. Para os contratos administrativos são utilizados, primeiramente, as normas e princípios do Direito Público, em especial o disposto na Constituição Federal e na Lei de Licitações e Contratos e, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições do Código Civil Brasileiro.
d. A ausência das cláusulas contratuais necessárias não leva a nulidade do contrato administrativo.
e. Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

Conforme prevê o parágrafo único do art. 61 da Lei nº 8.666, de 1993, os contratos administrativos e seus aditamentos somente terão eficácia após a publicação de seu
Resposta
Edital

Marque a alternativa ERRADA:
a. Acompanhamento e fiscalização da execução do contrato administrativo.
b. Aplicação de sanções administrativas.
c. Ocupação provisória de bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato.
d. Exigência de o contratado manter durante toda a execução do contrato as condições exigidas em edital quanto à habilitação.
e. Modificação e rescisão unilateral do contrato.

Assinale a alternativa CORRETA:
a. A escolha da modalidade de garantia cabe à Administração Pública.
b. O valor da garantia não excederá a 15% (quinze por cento) do valor do contrato.
c. A Lei de Licitações e Contratos não permite que a Administração Pública faça a exigência de garantia.
d. A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.
e. O contratado não precisa manter durante toda a execução do contrato as condições exigidas em edital quanto à habilitação.

É correto afirmar que o contrato administrativo deve estar de acordo com o instrumento convocatório (edital ou carta-convite) e com a proposta do licitante.
Verdadeiro
Falso

A Lei nº 8.666/1993 fixa no artigo 62 que o instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como:
a. Carta-contrato, nota de empenho de receita, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
b. Carta-convite, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
c. Carta-contrato, extrato de contrato, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
d. Carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

São características dos contratos administrativos, SALVO:
a. Gratuito e, sem exceção, intuitu personae.
b. Consensual e, em regra, formal.
c. A exigência de prévia licitação.
d. Oneroso e comutativo.
e. Participação da Administração na relação jurídica com supremacia de poder.

Analise as prerrogativas listadas a baixo e responda:
I Modificar unilateralmente o contrato administrativo;
II Rescindir unilateralmente o contrato administrativo;
III Aplicar sanções administrativas;
IV Dispensar garantia contratual.
a. Somente I e II estão corretas.
b. Somente II e IV estão corretas.
c. Somente II e III estão corretas.
d. Todas estão corretas.
e. Somente IV está errada.

Indique a alternativa CORRETA:
a. É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, sem exceções.
b. Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas da Lei de Licitações e às cláusulas contratuais.
c. A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial não é condição para sua eficácia.
d. Em obediência ao princípio da impessoalidade, os contratos devem ser autuados, processados, protocolados e publicados.
e. Os contratos administrativos relativos a direitos reais sobre imóveis são formalizados por escrito na organização administrativa interessada.

Quanto à formalização dos contratos administrativos pode-se NEGAR que:
a. A minuta do contrato não é parte integrante do edital.
b. O contrato deve ser formalizado por escrito por meio de nota de empenho de despesa, autorização de compra, ordem de execução de serviço ou outros instrumentos hábeis.
c. Em regra os contratos administrativos e seus instrumentos de alteração contratual são formalizados por escrito na organização administrativa interessada.
d. Em cumprimento ao princípio da formalidade dos atos, os contratos devem ser autuados, processados, protocolados e publicados.
e. O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites dessas duas modalidades.

Marque a alternativa que contém ERRO:
a. A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções.
b. A Lei de Licitações e Contratos estabelece o prazo de 30 dias para a validade das propostas.
c. A Lei Complementar nº 123/2007 alterou a fase de habilitação, documentação relativa à regularidade fiscal, das microempresas e empresas de pequeno porte, para o momento da assinatura do contrato.
d. O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Administração.
e. Quando o licitante vencedor, ao qual foi adjudicado o objeto da licitação, se recusar a assinar o contrato administrativo, cabe a Administração Pública, a seu juízo de valor, decidir entre a convocação dos remanescentes ou revogar a licitação.

A formalização da prorrogação de um contrato se dá por meio de?
a. Termo de Repactuação
b. Temo de aditivo.
c. Termo de Revisão
d. Termo de Apostilamento.

Quanto à duração dos contratos administrativos, identifique a ERRADA:
a. A prestação de serviços a serem executados de forma contínua, pode ter sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos, com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses.
b. Ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários.
c. A Lei de Licitações exige que toda prorrogação realizada seja devidamente motivada.
d. A Lei de Licitação permite a existência de contrato com prazo de vigência indeterminado.
e. Para a dilação do prazo contratual é sempre necessária a existência de dotação orçamentária, previsão em edital e interesse público.

A ausência das cláusulas contratuais necessárias pode levar a nulidade do contrato administrativo, tendo em vista que a omissão de uma delas pode comprometer a execução do contrato seja pela falta de descrição do objeto, incerteza do preço, ausência de especificação dos direitos e obrigações das partes e demais condições imprescindíveis e não elucidadas.
A ausência das cláusulas contratuais necessárias pode levar a nulidade do contrato administrativo, tendo em vista que a omissão de uma delas pode comprometer a execução do contrato seja pela falta de descrição do objeto, incerteza do preço, ausência de especificação dos direitos e obrigações das partes e demais condições imprescindíveis e não elucidadas.
Verdadeiro
Falso

Conforme estudamos, é correto afirmar que a formalização do reajuste contratual, deve se dar por meio de simples apostila, a qual dispensa, entre outros, a aprovação da assessoria jurídica e a publicação do seu extrato em Diário Oficial.
Conforme estudamos, é correto afirmar que a formalização do reajuste contratual, deve se dar por meio de simples apostila, a qual dispensa, entre outros, a aprovação da assessoria jurídica e a publicação do seu extrato em Diário Oficial.
Verdadeiro
Falso

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Lei não exige a necessidade de justificar a motivação para a prorrogação de prazos dos contratos.
Verdadeiro
Falso

Identifique a alternativa ERRADA:
a. Os contratos administrativos são ajustes de vontades entre o Poder Público e o particular, que geram direitos e deveres, com vistas à execução do interesse da coletividade.
b. Aplica-se aos contratos administrativos a Lei nº 8.666/1993, a Lei nº 10.520/2002, os Decretos Federais nº 3.555/2000, nº 9507/2018 e a IN 02/2008.
c. A expressão contratos da Administração é utilizada, em sentido amplo, para abranger todos os contratos celebrados pela Administração Pública, seja sob regime de direito público, seja sob regime de direito privado.
d. O regime jurídico aplicado aos contratos administrativos é caracterizado por prerrogativas e sujeições.
e. O regime jurídico (conjunto de leis) aplicado aos contratos administrativos é o mesmo aplicado aos contratos firmados entre particulares.

Marque a alternativa ERRADA:
a. Os contratos públicos e os privados são regidos por dois princípios fundamentais: ‘o contrato faz lei entre as partes’; ‘o dever de observado o que foi pactuado’.
b. São cláusulas contratuais necessárias, entre outras: o objeto e seus elementos característicos, o regime de execução ou a forma de fornecimento, o preço e as condições de pagamento, os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas.
c. Para os contratos administrativos são utilizados, primeiramente, as normas e princípios do Direito Público, em especial o disposto na Constituição Federal e na Lei de Licitações e Contratos e, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições do Código Civil Brasileiro.
d. A ausência das cláusulas contratuais necessárias não leva a nulidade do contrato administrativo.
e. Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

Conforme prevê o parágrafo único do art. 61 da Lei nº 8.666, de 1993, os contratos administrativos e seus aditamentos somente terão eficácia após a publicação de seu
Resposta
Edital

Marque a alternativa ERRADA:
a. Acompanhamento e fiscalização da execução do contrato administrativo.
b. Aplicação de sanções administrativas.
c. Ocupação provisória de bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato.
d. Exigência de o contratado manter durante toda a execução do contrato as condições exigidas em edital quanto à habilitação.
e. Modificação e rescisão unilateral do contrato.

Assinale a alternativa CORRETA:
a. A escolha da modalidade de garantia cabe à Administração Pública.
b. O valor da garantia não excederá a 15% (quinze por cento) do valor do contrato.
c. A Lei de Licitações e Contratos não permite que a Administração Pública faça a exigência de garantia.
d. A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.
e. O contratado não precisa manter durante toda a execução do contrato as condições exigidas em edital quanto à habilitação.

É correto afirmar que o contrato administrativo deve estar de acordo com o instrumento convocatório (edital ou carta-convite) e com a proposta do licitante.
Verdadeiro
Falso

A Lei nº 8.666/1993 fixa no artigo 62 que o instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como:
a. Carta-contrato, nota de empenho de receita, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
b. Carta-convite, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
c. Carta-contrato, extrato de contrato, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
d. Carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

São características dos contratos administrativos, SALVO:
a. Gratuito e, sem exceção, intuitu personae.
b. Consensual e, em regra, formal.
c. A exigência de prévia licitação.
d. Oneroso e comutativo.
e. Participação da Administração na relação jurídica com supremacia de poder.

Analise as prerrogativas listadas a baixo e responda:
I Modificar unilateralmente o contrato administrativo;
II Rescindir unilateralmente o contrato administrativo;
III Aplicar sanções administrativas;
IV Dispensar garantia contratual.
a. Somente I e II estão corretas.
b. Somente II e IV estão corretas.
c. Somente II e III estão corretas.
d. Todas estão corretas.
e. Somente IV está errada.

Indique a alternativa CORRETA:
a. É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, sem exceções.
b. Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas da Lei de Licitações e às cláusulas contratuais.
c. A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial não é condição para sua eficácia.
d. Em obediência ao princípio da impessoalidade, os contratos devem ser autuados, processados, protocolados e publicados.
e. Os contratos administrativos relativos a direitos reais sobre imóveis são formalizados por escrito na organização administrativa interessada.

Quanto à formalização dos contratos administrativos pode-se NEGAR que:
a. A minuta do contrato não é parte integrante do edital.
b. O contrato deve ser formalizado por escrito por meio de nota de empenho de despesa, autorização de compra, ordem de execução de serviço ou outros instrumentos hábeis.
c. Em regra os contratos administrativos e seus instrumentos de alteração contratual são formalizados por escrito na organização administrativa interessada.
d. Em cumprimento ao princípio da formalidade dos atos, os contratos devem ser autuados, processados, protocolados e publicados.
e. O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites dessas duas modalidades.

Marque a alternativa que contém ERRO:
a. A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções.
b. A Lei de Licitações e Contratos estabelece o prazo de 30 dias para a validade das propostas.
c. A Lei Complementar nº 123/2007 alterou a fase de habilitação, documentação relativa à regularidade fiscal, das microempresas e empresas de pequeno porte, para o momento da assinatura do contrato.
d. O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Administração.
e. Quando o licitante vencedor, ao qual foi adjudicado o objeto da licitação, se recusar a assinar o contrato administrativo, cabe a Administração Pública, a seu juízo de valor, decidir entre a convocação dos remanescentes ou revogar a licitação.

A formalização da prorrogação de um contrato se dá por meio de?
a. Termo de Repactuação
b. Temo de aditivo.
c. Termo de Revisão
d. Termo de Apostilamento.

Quanto à duração dos contratos administrativos, identifique a ERRADA:
a. A prestação de serviços a serem executados de forma contínua, pode ter sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos, com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses.
b. Ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários.
c. A Lei de Licitações exige que toda prorrogação realizada seja devidamente motivada.
d. A Lei de Licitação permite a existência de contrato com prazo de vigência indeterminado.
e. Para a dilação do prazo contratual é sempre necessária a existência de dotação orçamentária, previsão em edital e interesse público.

A ausência das cláusulas contratuais necessárias pode levar a nulidade do contrato administrativo, tendo em vista que a omissão de uma delas pode comprometer a execução do contrato seja pela falta de descrição do objeto, incerteza do preço, ausência de especificação dos direitos e obrigações das partes e demais condições imprescindíveis e não elucidadas.
A ausência das cláusulas contratuais necessárias pode levar a nulidade do contrato administrativo, tendo em vista que a omissão de uma delas pode comprometer a execução do contrato seja pela falta de descrição do objeto, incerteza do preço, ausência de especificação dos direitos e obrigações das partes e demais condições imprescindíveis e não elucidadas.
Verdadeiro
Falso

Conforme estudamos, é correto afirmar que a formalização do reajuste contratual, deve se dar por meio de simples apostila, a qual dispensa, entre outros, a aprovação da assessoria jurídica e a publicação do seu extrato em Diário Oficial.
Conforme estudamos, é correto afirmar que a formalização do reajuste contratual, deve se dar por meio de simples apostila, a qual dispensa, entre outros, a aprovação da assessoria jurídica e a publicação do seu extrato em Diário Oficial.
Verdadeiro
Falso

Prévia do material em texto

Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme estudamos, o contrato administrativo não pode ser celebrado com pessoas estranhas ao procedimento licitatório ou de contratação direta, sob pena de Resposta dos atos praticados.
Feedback
A resposta correta é: nulidade
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A nulidade não   a Administração do dever de   o contratado pelo que este houver   até a data em que ela for   e por outros prejuízos regularmente  , contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.
Feedback
A resposta correta é:
A nulidade não [exonera] a Administração do dever de [indenizar] o contratado pelo que este houver [executado] até a data em que ela for [declarada] e por outros prejuízos regularmente [comprovados], contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.
Questão 3
Parcialmente correto
Atingiu 0,75 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O artigo 37, caput, da Carta Magna afirma expressamente que “a administração pública   e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos  , do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de  , impessoalidade, moralidade, publicidade e  ”, em qualquer ato que venha praticar.
Feedback
A resposta correta é:
O artigo 37, caput, da Carta Magna afirma expressamente que “a administração pública [direta ] e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos [Estados], do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de [legalidade], impessoalidade, moralidade, publicidade e [eficiência]”, em qualquer ato que venha praticar.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As alterações unilaterais Resposta, descritas na Lei de licitações em seu artigo 65, no § 1º tem o teto máximo de 25% do valor inicial atualizado do contrato para acréscimos ou supressões em contratos de obras, serviços e compras e de 50% desse mesmo valor para contratos de reformas de edifícios ou de equipamentos.
Feedback
A resposta correta é: quantitativas
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O regime jurídico Resposta é caracterizado por prerrogativas e sujeições.
Feedback
A resposta correta é: administrativo
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Lei não exige a necessidade de justificar a motivação para a prorrogação de prazos dos contratos.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 7
Parcialmente correto
Atingiu 0,75 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Meirelles, (2007, p.194), o contrato   é o ajuste que a   Pública, agindo nessa qualidade, firma com particular ou outra entidade   para a consecução de objetivos de interesse  , nas condições estabelecidas pela própria Administração.
Feedback
A resposta correta é:
Segundo Meirelles, (2007, p.194), o contrato [administrativo] é o ajuste que a [Administração] Pública, agindo nessa qualidade, firma com particular ou outra entidade [administrativa] para a consecução de objetivos de interesse [público], nas condições estabelecidas pela própria Administração.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Identifique a alternativa ERRADA:
Escolha uma opção:
a.
Os contratos administrativos são ajustes de vontades entre o Poder Público e o particular, que geram direitos e deveres, com vistas à execução do interesse da coletividade.
b.
Aplica-se aos contratos administrativos a Lei nº 8.666/1993, a Lei nº 10.520/2002, os Decretos Federais nº 3.555/2000, nº 9507/2018 e a IN 02/2008.
c.
A expressão contratos da Administração é utilizada, em sentido amplo, para abranger todos os contratos celebrados pela Administração Pública, seja sob regime de direito público, seja sob regime de direito privado.
d.
O regime jurídico aplicado aos contratos administrativos é caracterizado por prerrogativas e sujeições.
e.
O regime jurídico (conjunto de leis) aplicado aos contratos administrativos é o mesmo aplicado aos contratos firmados entre particulares.
Feedback
A resposta correta é: O regime jurídico (conjunto de leis) aplicado aos contratos administrativos é o mesmo aplicado aos contratos firmados entre particulares.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa ERRADA:
Escolha uma opção:
a.
Os contratos públicos e os privados são regidos por dois princípios fundamentais: ‘‘o contrato faz lei entre as partes’; ‘o dever de observado o que foi pactuado’.
b.
São cláusulas contratuais necessárias, entre outras: o objeto e seus elementos característicos, o regime de execução ou a forma de fornecimento, o preço e as condições de pagamento, os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas.
c.
Para os contratos administrativos são utilizados, primeiramente, as normas e princípios do Direito Público, em especial o disposto na Constituição Federal e na Lei de Licitações e Contratos e, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições do Código Civil Brasileiro.
d.
A ausência das cláusulas contratuais necessárias não leva a nulidade do contrato administrativo.
e.
Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.
Feedback
A resposta correta é: A ausência das cláusulas contratuais necessárias não leva a nulidade do contrato administrativo.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme prevê o parágrafo único do art. 61 da Lei nº 8.666, de1993,os  contratos administrativos e seus aditamentos somente terão eficácia após a publicação de seuResposta, na imprensa oficial.
Feedback
A resposta correta é: resumo
Questão 1
Parcialmente correto
Atingiu 0,60 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As prerrogativas concedidas à Administração Pública são chamadas de cláusulas  . Essas disposições contratuais, que são ilegais em um contrato celebrado entre  , colocam o Poder Público em posição de supremacia sobre o  . Além do que, são preceitos de ordem pública que a   não pode renunciá-las, tendo em vista que sua função é gerir bens e   da coletividade e estão previstas no artigo 58 da Lei de Licitações e Contratos.
Feedback
A resposta correta é:
As prerrogativas concedidas à Administração Pública são chamadas de cláusulas [exorbitantes]. Essas disposições contratuais, que são ilegais em um contrato celebrado entre [particulares], colocam o Poder Público em posição de supremacia sobre o [contratado]. Além do que, são preceitos de ordem pública que a [Administração] não pode renunciá-las, tendo em vista que sua função é gerir bens e [interesses] da coletividade e estão previstas no artigo 58 da Lei de Licitações e Contratos.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto ao reajuste de preços do contrato, a Lei Federal nº 10.192/2001, artigo 3º, § 1º estabelece que o reajustamento somente é permitido após 12 (doze) meses da data limite da assinatura do contrato. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa ERRADA:
Escolha uma opção:
a.
Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.
b.
Para os contratos administrativos são utilizados, primeiramente, as normas e princípios do Direito Público, em especial o disposto na Constituição Federal e na Lei de Licitações e Contratos e, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições do Código Civil Brasileiro.
c.
Os contratos públicos e os privados são regidos por dois princípios fundamentais: ‘‘o contrato faz lei entre as partes’; ‘o dever de observado o que foi pactuado’.
d.
A ausência das cláusulas contratuais necessárias não leva a nulidade docontrato administrativo.
e.
São cláusulas contratuais necessárias, entre outras: o objeto e seus elementos característicos, o regime de execução ou a forma de fornecimento, o preço e as condições de pagamento, os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas.
Feedback
A resposta correta é: A ausência das cláusulas contratuais necessárias não leva a nulidade do contrato administrativo.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme prevê o parágrafo único do art. 61 da Lei nº 8.666, de1993,os  contratos administrativos e seus aditamentos somente terão eficácia após a publicação de seuResposta, na imprensa oficial.
Feedback
A resposta correta é: resumo
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São cláusulas exorbitantes, EXCETO:
Escolha uma opção:
a.
Acompanhamento e fiscalização da execução do contrato administrativo.
b.
Aplicação de sanções administrativas.
c.
Ocupação provisória de bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato.
d.
Exigência de o contratado manter durante toda a execução do contrato as condições exigidas em edital quanto à habilitação.
e.
Modificação e rescisão unilateral do contrato.
Feedback
A resposta correta é: Exigência de o contratado manter durante toda a execução do contrato as condições exigidas em edital quanto à habilitação.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma opção:
a.
A escolha da modalidade de garantia cabe à Administração Pública.
b.
A Lei de Licitações e Contratos não permite que a Administração Pública faça a exigência de garantia.
c.
O valor da garantia não excederá a 15% (quinze por cento) do valor do contrato.
d.
A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.
e.
O contratado não precisa manter durante toda a execução do contrato as condições exigidas em edital quanto à habilitação.
Feedback
A resposta correta é: A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
É correto afirmar que o contrato administrativo deve estar de acordo com o instrumento convocatório (edital ou carta-convite) e com a proposta do licitante.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Lei nº 8.666/1993 fixa no artigo 62 que o instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como:
a.
Carta-contrato, nota de empenho de receita, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
b.
Carta-convite, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
c.
Carta-contrato, extrato de contrato, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
d.
Carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
Feedback
A resposta correta é:
Carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São características dos contratos administrativos, SALVO:
Escolha uma opção:
a.
Gratuito e, sem exceção, intuitu personae.
b.
Participação da Administração na relação jurídica com supremacia de poder
c.
A exigência de prévia licitação.
d.
Oneroso e comutativo.
e.
Consensual e, em regra, formal.
Feedback
A resposta correta é: Gratuito e, sem exceção, intuitu personae.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as prerrogativas listadas a baixo e responda:
I Modificar unilateralmente o contrato administrativo;
II Rescindir unilateralmente o contrato administrativo;
III Aplicar sanções administrativas;
IV Dispensar garantia contratual.
a.
Somente  I e II estão corretas
b.
Somente  II e IV estão corretas
c.
Somente  II e III estão corretas
d.
Todas estão corretas
e.
Somente IV está errada
Feedback
A resposta correta é:
Somente IV está errada
Quais dos contratos abaixo são exemplos de tipos especiais de contrato, onde o conteúdo contratual é estabelecido de acordo com as regras de direito privado.
a.
Contratos de serviços de engenharia e serviços de limpeza.
b.
Contratos de obras e serviços de engenharia.
c.
Contratos de serviços de limpeza e seguros.
d.
Contratos de seguros e financiamentos.
e.
Contratos de financiamentos e obras.
Feedback
A resposta correta é:
Contratos de seguros e financiamentos.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O prazo para a Administração Pública providenciar a   do extrato de contrato é até o   dia útil do mês   ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data. O extrato deve conter, no mínimo, o   das partes, o objeto  , o tempo de duração e o   contratado.
Feedback
A resposta correta é:
O prazo para a Administração Pública providenciar a [publicação] do extrato de contrato é até o [quinto] dia útil do mês [seguinte] ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data. O extrato deve conter, no mínimo, o [nome] das partes, o objeto [contratual], o tempo de duração e o [valor ] contratado.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O contrato administrativo possui uma característica própria: a exigência de prévia Resposta.
Feedback
A resposta correta é: LICITAÇÃO
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Indique a alternativa CORRETA:
Escolha uma opção:
a.
Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas da Lei de Licitações e às cláusulas contratuais.
b.
A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial não é condição para sua eficácia.
c.
Os contratos administrativos relativos a direitos reais sobre imóveis são formalizados por escrito na organização administrativa interessada.
d.
Em obediência ao princípio da impessoalidade, os contratos devem ser autuados, processados, protocolados e publicados.
e.
É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, sem exceções.
Feedback
A resposta correta é: Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas da Lei de Licitações e às cláusulas contratuais.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à formalização dos contratos administrativos pode-se NEGAR que:
Escolha uma opção:
a.
O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites dessas duas modalidades.
b.
Em regra os contratos administrativos e seus instrumentos de alteração contratual são formalizados por escrito na organização administrativa interessada.
c.
Em cumprimento ao princípio da formalidade dos atos, os contratos devem ser autuados, processados, protocolados e publicados.
d.
O contrato deve ser formalizado por escrito por meio de nota de empenho de despesa, autorização de compra, ordem de execução de serviço ou outros instrumentos hábeis.
e.
A minuta do contrato não é parte integrante do edital.
Feedback
A resposta correta é: A minuta do contrato não é parte integrantedo edital.
Questão 6
Não respondido
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa que contém ERRO:
Escolha uma opção:
a.
Quando o licitante vencedor, ao qual foi adjudicado o objeto da licitação, se recusar a assinar o contrato administrativo, cabe a Administração Pública, a seu juízo de valor, decidir entre a convocação dos remanescentes ou revogar a licitação.
b.
O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Administração.
c.
A Lei de Licitações e Contratos estabelece o prazo de 30 dias para a validade das propostas.
d.
A Lei Complementar nº 123/2007 alterou a fase de habilitação, documentação relativa à regularidade fiscal, das microempresas e empresas de pequeno porte, para o momento da assinatura do contrato.
e.
A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções.
Feedback
A resposta correta é: A Lei de Licitações e Contratos estabelece o prazo de 30 dias para a validade das propostas.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A formalização da prorrogação de um contrato se dá por meio de?
a.
Termo de Repactuação
b.
Temo de aditivo.
c.
Termo de Revisão
d.
Termo de Apostilamento.
Feedback
A resposta correta é:
Temo de aditivo.
Questão 8
Não respondido
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à duração dos contratos administrativos, identifique a ERRADA:
Escolha uma opção:
a.
Para a dilação do prazo contratual é sempre necessária a existência de dotação orçamentária, previsão em edital e interesse público.
b.
A Lei de Licitações exige que toda prorrogação realizada seja devidamente motivada.
c.
A Lei de Licitação permite a existência de contrato com prazo de vigência indeterminado.
d.
A prestação de serviços a serem executados de forma contínua, pode ter sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos, com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses.
e.
Ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários.
Feedback
A resposta correta é: A Lei de Licitação permite a existência de contrato com prazo de vigência indeterminado.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A ausência das cláusulas contratuais necessárias pode levar a nulidade do contrato administrativo, tendo em vista que a omissão de uma delas pode comprometer a execução do contrato seja pela falta de descrição do objeto, incerteza do preço, ausência de especificação dos direitos e obrigações das partes e demais condições imprescindíveis e não elucidadas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme estudamos, é correto afirmar que a formalização do reajuste contratual, deve se dar por meio de simples apostila, a qual dispensa, entre outros, a aprovação da assessoria jurídica e a publicação do seu extrato em Diário Oficial.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
indenizar
publicação
quinto
seguinte
executado
nome
contratual
valor
Licitação
declarada
comprovados
direta
Estados
legalidade
eficácia
Quantitativas
Administrativo
administrativo
Administração
privado
público
Multa
Edital
exorbitantes
interesses
contratado
Administração
particulares
Edital
exonera

Mais conteúdos dessa disciplina