Logo Passei Direto
Buscar

Tipos de resistência de plantas e controle de pragas

User badge image
Eladio Both

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A relação entre as pragas e suas plantas hospedeiras pode conduzir a três diferentes tipos de resistência observados: a antibiose, a antixenose e a tolerância. Com base nos tipos de resistência de plantas ao ataque de pragas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A resistência por antibiose é caracterizada pela presença de substâncias tóxicas na planta, como enzimas ou compostos que inibem os processos digestivos normais das pragas, ocasionando, dentre outros fatores, a mortalidade de larvas jovens, dificuldade para empupar e redução da longevidade e reprodução.
II- A tolerância é expressa pela capacidade da cultura em suportar as injúrias sofridas pela praga, sem que isso afete a produtividade.
III- A antixenose é caracterizada pela preferência do inseto a uma planta resistente para realizar atividades como alimentação, oviposição, ou abrigo, em comparação com uma planta suscetível.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença II está correta.

O controle mecânico envolve o emprego de máquinas ou métodos manuais, sendo adotadas práticas como a instalação de armadilhas adesivas e de barreiras e a catação manual; técnicas que resultam na redução ou supressão das populações de pragas. De acordo com os conceitos inerentes ao controle mecânico de pragas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As barreiras visam impedir ou dificultar o acesso das pragas às plantas. São exemplos de barreiras: ensacamento dos frutos visando ao controle de mosca-das-frutas e a cobertura do solo por meio de filmes plásticos (mulching), amplamente utilizada na cultura do meloeiro.
( ) A técnica do impacto é comum em moinhos de farinhas, visando o controle de pragas de grãos armazenados. Envolve o uso de máquinas para lançar os grãos contra um anteparo, matando os insetos localizados em seu exterior ou interior.
( ) A catação consiste na coleta manual e destruição de ovos, larvas, ninfas ou pragas em estádio adulto. É uma prática comum em locais com baixa disponibilidade de mão de obra, visando o controle de pragas que se encontram em locais de difícil acesso.
A F - V - F.
B V - V - F.
C F - F - V.
D V - F - V.

De acordo com o seu grau de toxicidade, a classificação dos agrotóxicos é imprescindível, uma vez que permite ao usuário reconhecer a toxicidade desses produtos baseada na Dose Letal 50 (DL50). Visando uma melhor identificação pelos usuários, foram atribuídas faixas de cores, que sempre estão contidas nos rótulos, indicando a qual classe toxicológica determinado produto pertence.
Sobre a classificação toxicológica baseada nas faixas de cores presentes nos rótulos dos produtos, ordene os itens a seguir:
I- Faixa amarela.
II- Faixa azul.
III- Faixa verde.
IV- Faixa vermelha.
A IV - I - II - III.
B I - III - II - IV.
C I - IV - III - II.
D IV - II - III - I.

O controle de pragas é uma atividade essencial durante o ciclo de uma cultura. De nada adianta o agricultor se atentar para aspectos que determinam o bom crescimento e desenvolvimento da cultura, sem que tome um cuidado especial com relação às pragas.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa INCORRETA:
A A amostragem deve representar bem a realidade, ser rápida (com duração de, no máximo, uma hora/talhão), de fácil execução para o agricultor e barata (não elevando os custos de produção).
B O MIP utiliza técnicas que visam manter as populações de insetos-praga abaixo do nível de dano econômico, sendo vetado sob qualquer hipótese, o uso de inseticidas.
C Durante a amostragem, o caminhamento corresponde ao deslocamento na área. O tipo de caminhamento mais comum é o por meio de pontos distribuídos de forma regular ao longo do talhão.
D É necessário utilizar produtos químicos de forma harmoniosa no controle de pragas, bem como dar preferência àqueles que causem menos impacto aos seres humanos, inimigos naturais e ao meio ambiente.

Inseticidas e acaricidas são considerados defensivos agrícolas, os quais podem receber diversas classificações, incluindo aquela que os agrupam com base na sua origem ou natureza química.
Com base nos conceitos envolvendo a classificação de inseticidas quanto a sua origem e natureza química, assinale a alternativa INCORRETA:
A Inseticidas reguladores de crescimento atuam por ingestão e contato e apresentam baixa toxicidade para vertebrados.
B Os inseticidas organofosforados geralmente são mais tóxicos para os vertebrados em relação a outros grupos de inseticidas.
C Inseticidas organoclorados, como o DDT, já não são comercializados no Brasil, devido a sua alta persistência no meio ambiente e ao alto grau de toxicidade crônica.
D Os óleos minerais são produtos emulsionáveis derivados do petróleo pouco recomendados para o controle de cochonilhas e ácaros, uma vez que apresentam alta toxicidade para vertebrados.

A Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e a rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, destino dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.
De acordo com os conceitos previstos na Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, analise as sentenças a seguir:
I- Princípio ou ingrediente ativo é o agente químico, físico ou biológico que confere eficácia aos agrotóxicos e afins.
II- Intervalo de reentrada é o intervalo de tempo entre a aplicação de agrotóxicos ou afins e a entrada de pessoas na área tratada com o uso de equipamentos de proteção individual.
III- Intervalo de segurança ou período de carência pós-colheita corresponde ao intervalo de tempo entre a última aplicação e a comercialização do produto tratado;
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

A resistência de plantas a insetos é definida como a soma relativa das qualidades hereditárias presentes numa planta que diminuem a intensidade do dano provocado pela praga quando comparado ao dano causado a uma planta sem essas qualidades. Em alguns casos, contudo, pode ocorrer um fenômeno conhecido como “pseudoresistência”, quando algumas plantas sofrem menos danos que outras, sem que de fato sejam resistentes. Existem três casos principais de pseudoresistência: escape, evasão hospedeira ou resistência induzida (GALLO et al., 2002).
Sobre os conceitos de pseudoresistência de plantas a pragas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escape.
II- Evasão hospedeira.
III- Resistência induzida.
( ) Ocorre quando a fase de maior suscetibilidade da planta coincide com o período em que a densidade populacional da praga é baixa. Com base nisso, podem ser utilizados variedades mais precoces para controlar certas pragas, como é o caso da mosca-do-sorgo.
( ) Ocorre quando as plantas não são atacadas por acaso. Ocorre com frequência em baixos índices de infestação de pragas, mas pode acontecer sob altas infestações. Normalmente é detectado nas repetições de experimentos ou em testes de progênie.
( ) Ocorre quando as plantas são estimuladas (por meio de fatores bióticos, como o próprio ataque de pragas e abióticos, como estresse hídrico, metais pesados etc.) a produzirem substâncias de defesa conhecidas como fitoalexinas.

Para a utilização adequada dos inseticidas, é necessária a transformação do produto técnico por meio de processos físicos, químicos e biológicos. Essa transformação é chamada formulação.
Com base nos conceitos sobre formulação de inseticidas, assinale a alternativa CORRETA:
A Anticompactantes são substâncias que promovem a perda da fluidez dos produtos durante o seu armazenamento.
B Os componentes inertes são substâncias não ativas, incluindo produtos como, argila, solventes dispersantes, emulsificantes, dentre outros.
C Aditivos são substâncias que, normalmente prejudicam a ação, função, estabilidade e durabilidade dos inseticidas.
D São exemplos de formulação para aplicação direta: pó solúvel, granulado solúvel, suspensão de encapsulado e suspensão concentrada.

No controle de pragas, a escolha do método utilizado deve se basear em aspectos técnicos (eficácia), socioeconômicos (condições do usuário) e ambientais (efeitos sobre o meio ambiente e a saúde humana). É preciso analisar cuidadosamente, uma vez que nem todos os métodos serão adequados ou eficientes. O sucesso da escolha também dependerá da cultura e da praga envolvidos.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa CORRETA:
A O controle por resistência de plantas consiste no uso de variedades de plantas suscetíveis ao ataque de pragas e tem o ônus de ser prejudicial ao meio-ambiente, devendo ser escolhido em último caso.
B O uso de variedades contendo genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) têm sido eficiente para o controle de pragas nas culturas do milho e da soja.
C A esterilização de machos pode erradicar uma praga em curto prazo, desde que o local onde se deseja realizar o controle seja próximo a áreas infestadas pela praga a ser controlada.
D A técnica da fumigação consiste na esterilização de machos por radiação ionizante, proveniente de radioisótopos como o Co60 e Cs137 e a sua liberação na natureza, posteriormente.

Diversos países criaram barreiras alfandegárias proibindo a importação de determinada planta hospedeira de uma praga exótica. O Brasil, por exemplo, não pode exportar frutas in natura para países como Estados Unidos e Japão, uma vez que isso cria o risco de introduzir espécies de moscas-das-frutas nesses países, os quais gastaram milhões de dólares para erradicá-las de seu território. Desse modo, ao banir a entrada de frutas in natura nesses locais, o serviço quarentenário evita uma nova infestação.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os melões (curcubitácea) cultivados no semiárido do Rio Grande do Norte, é uma exceção, ou seja, eles podem ser exportados para os EUA, pois são cultivados em área livre da mosca-das-cucurbitáceas (Anastrepha grandis).
( ) Produtores de cucurbitáceas que não pertençam à Área Livre da Mosca-das-frutas (Anastrepha grandis) podem adotar o Sistema de Mitigação de Risco (SMR) da praga para exportar os frutos produzidos em sua unidade de produção.
( ) A adoção do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) já garante que a área de produção e áreas adjacentes estejam totalmente livres de pragas.
A F - F - V.
B V - F - F.
C F - V - V.
D V - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A relação entre as pragas e suas plantas hospedeiras pode conduzir a três diferentes tipos de resistência observados: a antibiose, a antixenose e a tolerância. Com base nos tipos de resistência de plantas ao ataque de pragas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A resistência por antibiose é caracterizada pela presença de substâncias tóxicas na planta, como enzimas ou compostos que inibem os processos digestivos normais das pragas, ocasionando, dentre outros fatores, a mortalidade de larvas jovens, dificuldade para empupar e redução da longevidade e reprodução.
II- A tolerância é expressa pela capacidade da cultura em suportar as injúrias sofridas pela praga, sem que isso afete a produtividade.
III- A antixenose é caracterizada pela preferência do inseto a uma planta resistente para realizar atividades como alimentação, oviposição, ou abrigo, em comparação com uma planta suscetível.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença II está correta.

O controle mecânico envolve o emprego de máquinas ou métodos manuais, sendo adotadas práticas como a instalação de armadilhas adesivas e de barreiras e a catação manual; técnicas que resultam na redução ou supressão das populações de pragas. De acordo com os conceitos inerentes ao controle mecânico de pragas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As barreiras visam impedir ou dificultar o acesso das pragas às plantas. São exemplos de barreiras: ensacamento dos frutos visando ao controle de mosca-das-frutas e a cobertura do solo por meio de filmes plásticos (mulching), amplamente utilizada na cultura do meloeiro.
( ) A técnica do impacto é comum em moinhos de farinhas, visando o controle de pragas de grãos armazenados. Envolve o uso de máquinas para lançar os grãos contra um anteparo, matando os insetos localizados em seu exterior ou interior.
( ) A catação consiste na coleta manual e destruição de ovos, larvas, ninfas ou pragas em estádio adulto. É uma prática comum em locais com baixa disponibilidade de mão de obra, visando o controle de pragas que se encontram em locais de difícil acesso.
A F - V - F.
B V - V - F.
C F - F - V.
D V - F - V.

De acordo com o seu grau de toxicidade, a classificação dos agrotóxicos é imprescindível, uma vez que permite ao usuário reconhecer a toxicidade desses produtos baseada na Dose Letal 50 (DL50). Visando uma melhor identificação pelos usuários, foram atribuídas faixas de cores, que sempre estão contidas nos rótulos, indicando a qual classe toxicológica determinado produto pertence.
Sobre a classificação toxicológica baseada nas faixas de cores presentes nos rótulos dos produtos, ordene os itens a seguir:
I- Faixa amarela.
II- Faixa azul.
III- Faixa verde.
IV- Faixa vermelha.
A IV - I - II - III.
B I - III - II - IV.
C I - IV - III - II.
D IV - II - III - I.

O controle de pragas é uma atividade essencial durante o ciclo de uma cultura. De nada adianta o agricultor se atentar para aspectos que determinam o bom crescimento e desenvolvimento da cultura, sem que tome um cuidado especial com relação às pragas.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa INCORRETA:
A A amostragem deve representar bem a realidade, ser rápida (com duração de, no máximo, uma hora/talhão), de fácil execução para o agricultor e barata (não elevando os custos de produção).
B O MIP utiliza técnicas que visam manter as populações de insetos-praga abaixo do nível de dano econômico, sendo vetado sob qualquer hipótese, o uso de inseticidas.
C Durante a amostragem, o caminhamento corresponde ao deslocamento na área. O tipo de caminhamento mais comum é o por meio de pontos distribuídos de forma regular ao longo do talhão.
D É necessário utilizar produtos químicos de forma harmoniosa no controle de pragas, bem como dar preferência àqueles que causem menos impacto aos seres humanos, inimigos naturais e ao meio ambiente.

Inseticidas e acaricidas são considerados defensivos agrícolas, os quais podem receber diversas classificações, incluindo aquela que os agrupam com base na sua origem ou natureza química.
Com base nos conceitos envolvendo a classificação de inseticidas quanto a sua origem e natureza química, assinale a alternativa INCORRETA:
A Inseticidas reguladores de crescimento atuam por ingestão e contato e apresentam baixa toxicidade para vertebrados.
B Os inseticidas organofosforados geralmente são mais tóxicos para os vertebrados em relação a outros grupos de inseticidas.
C Inseticidas organoclorados, como o DDT, já não são comercializados no Brasil, devido a sua alta persistência no meio ambiente e ao alto grau de toxicidade crônica.
D Os óleos minerais são produtos emulsionáveis derivados do petróleo pouco recomendados para o controle de cochonilhas e ácaros, uma vez que apresentam alta toxicidade para vertebrados.

A Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e a rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, destino dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.
De acordo com os conceitos previstos na Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, analise as sentenças a seguir:
I- Princípio ou ingrediente ativo é o agente químico, físico ou biológico que confere eficácia aos agrotóxicos e afins.
II- Intervalo de reentrada é o intervalo de tempo entre a aplicação de agrotóxicos ou afins e a entrada de pessoas na área tratada com o uso de equipamentos de proteção individual.
III- Intervalo de segurança ou período de carência pós-colheita corresponde ao intervalo de tempo entre a última aplicação e a comercialização do produto tratado;
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

A resistência de plantas a insetos é definida como a soma relativa das qualidades hereditárias presentes numa planta que diminuem a intensidade do dano provocado pela praga quando comparado ao dano causado a uma planta sem essas qualidades. Em alguns casos, contudo, pode ocorrer um fenômeno conhecido como “pseudoresistência”, quando algumas plantas sofrem menos danos que outras, sem que de fato sejam resistentes. Existem três casos principais de pseudoresistência: escape, evasão hospedeira ou resistência induzida (GALLO et al., 2002).
Sobre os conceitos de pseudoresistência de plantas a pragas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escape.
II- Evasão hospedeira.
III- Resistência induzida.
( ) Ocorre quando a fase de maior suscetibilidade da planta coincide com o período em que a densidade populacional da praga é baixa. Com base nisso, podem ser utilizados variedades mais precoces para controlar certas pragas, como é o caso da mosca-do-sorgo.
( ) Ocorre quando as plantas não são atacadas por acaso. Ocorre com frequência em baixos índices de infestação de pragas, mas pode acontecer sob altas infestações. Normalmente é detectado nas repetições de experimentos ou em testes de progênie.
( ) Ocorre quando as plantas são estimuladas (por meio de fatores bióticos, como o próprio ataque de pragas e abióticos, como estresse hídrico, metais pesados etc.) a produzirem substâncias de defesa conhecidas como fitoalexinas.

Para a utilização adequada dos inseticidas, é necessária a transformação do produto técnico por meio de processos físicos, químicos e biológicos. Essa transformação é chamada formulação.
Com base nos conceitos sobre formulação de inseticidas, assinale a alternativa CORRETA:
A Anticompactantes são substâncias que promovem a perda da fluidez dos produtos durante o seu armazenamento.
B Os componentes inertes são substâncias não ativas, incluindo produtos como, argila, solventes dispersantes, emulsificantes, dentre outros.
C Aditivos são substâncias que, normalmente prejudicam a ação, função, estabilidade e durabilidade dos inseticidas.
D São exemplos de formulação para aplicação direta: pó solúvel, granulado solúvel, suspensão de encapsulado e suspensão concentrada.

No controle de pragas, a escolha do método utilizado deve se basear em aspectos técnicos (eficácia), socioeconômicos (condições do usuário) e ambientais (efeitos sobre o meio ambiente e a saúde humana). É preciso analisar cuidadosamente, uma vez que nem todos os métodos serão adequados ou eficientes. O sucesso da escolha também dependerá da cultura e da praga envolvidos.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa CORRETA:
A O controle por resistência de plantas consiste no uso de variedades de plantas suscetíveis ao ataque de pragas e tem o ônus de ser prejudicial ao meio-ambiente, devendo ser escolhido em último caso.
B O uso de variedades contendo genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) têm sido eficiente para o controle de pragas nas culturas do milho e da soja.
C A esterilização de machos pode erradicar uma praga em curto prazo, desde que o local onde se deseja realizar o controle seja próximo a áreas infestadas pela praga a ser controlada.
D A técnica da fumigação consiste na esterilização de machos por radiação ionizante, proveniente de radioisótopos como o Co60 e Cs137 e a sua liberação na natureza, posteriormente.

Diversos países criaram barreiras alfandegárias proibindo a importação de determinada planta hospedeira de uma praga exótica. O Brasil, por exemplo, não pode exportar frutas in natura para países como Estados Unidos e Japão, uma vez que isso cria o risco de introduzir espécies de moscas-das-frutas nesses países, os quais gastaram milhões de dólares para erradicá-las de seu território. Desse modo, ao banir a entrada de frutas in natura nesses locais, o serviço quarentenário evita uma nova infestação.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os melões (curcubitácea) cultivados no semiárido do Rio Grande do Norte, é uma exceção, ou seja, eles podem ser exportados para os EUA, pois são cultivados em área livre da mosca-das-cucurbitáceas (Anastrepha grandis).
( ) Produtores de cucurbitáceas que não pertençam à Área Livre da Mosca-das-frutas (Anastrepha grandis) podem adotar o Sistema de Mitigação de Risco (SMR) da praga para exportar os frutos produzidos em sua unidade de produção.
( ) A adoção do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) já garante que a área de produção e áreas adjacentes estejam totalmente livres de pragas.
A F - F - V.
B V - F - F.
C F - V - V.
D V - V - F.

Prévia do material em texto

26/05/2023, 11:26 Avaliação II - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:829612)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 65065356
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
A relação entre as pragas e suas plantas hospedeiras pode conduzir a três diferentes tipos de 
resistência observados: a antibiose, a antixenose e a tolerância. Com base nos tipos de resistência de 
plantas ao ataque de pragas, analise as sentenças a seguir:
I- A resistência por antibiose é caracterizada pela presença de substâncias tóxicas na planta, como 
enzimas ou compostos que inibem os processos digestivos normais das pragas, ocasionando, dentre 
outros fatores, a mortalidade de larvas jovens, dificuldade para empupar e redução da longevidade e 
reprodução.
II- A tolerância é expressa pela capacidade da cultura em suportar as injúrias sofridas pela praga, sem 
que isso afete a produtividade
III- A antixenose é caracterizada pela preferência do inseto a uma planta resistente para realizar 
atividades como alimentação, oviposição, ou abrigo, em comparação com uma planta suscetível
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
O controle mecânico envolve o emprego de máquinas ou métodos manuais, sendo adotadas práticas 
como a instalação de armadilhas adesivas e de barreiras e a catação manual; técnicas que resultam na 
redução ou supressão das populações de pragas. De acordo com os conceitos inerentes ao controle 
mecânico de pragas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As barreiras visam impedir ou dificultar o acesso das pragas às plantas. São exemplos de 
barreiras: ensacamento dos frutos visando ao controle de mosca-das-frutas e a cobertura do solo por 
meio de filmes plásticos (mulching), amplamente utilizada na cultura do meloeiro.
( ) A técnica do impacto é comum em moinhos de farinhas, visando o controle de pragas de grãos 
armazenados. Envolve o uso de máquinas para lançar os grãos contra um anteparo, matando os 
insetos localizados em seu exterior ou interior.
( ) A catação consiste na coleta manual e destruição de ovos, larvas, ninfas ou pragas em estádio 
adulto. É uma prática comum em locais com baixa disponibilidade de mão de obra, visando o 
controle de pragas que se encontram em locais de difícil acesso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B V - V - F.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
26/05/2023, 11:26 Avaliação II - Individual
about:blank 2/5
C V - F - V.
D F - F - V.
De acordo com o seu grau de toxicidade, a classificação dos agrotóxicos é imprescindível, uma vez 
que permite ao usuário reconhecer a toxicidade desses produtos baseada na Dose Letal 50 (DL50). 
Visando uma melhor identificação pelos usuários, foram atribuídas faixas de cores, que sempre estão 
contidas nos rótulos, indicando a qual classe toxicológica determinado produto pertence. Sobre a 
classificação toxicológica baseada nas faixas de cores presentes nos rótulos dos produtos, ordene os 
itens a seguir:
I- Faixa amarela.
II- Faixa azul.
III- Faixa verde.
IV- Faixa vermelha.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - IV - III - II.
B IV - II - III - I.
C IV - I - II - III.
D I - III - II - IV.
O controle de pragas é uma atividade essencial durante o ciclo de uma cultura. De nada adianta o 
agricultor se atentar para aspectos que determinam o bom crescimento e desenvolvimento da cultura, 
sem que tome um cuidado especial com relação às pragas.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa 
INCORRETA:
A
Durante a amostragem, o caminhamento corresponde ao deslocamento na área. O tipo de
caminhamento mais comum é o por meio de pontos distribuídos de forma regular ao longo do
talhão.
B
É necessário utilizar produtos químicos de forma harmoniosa no controle de pragas, bem como
dar preferência àqueles que causem menos impacto aos seres humanos, inimigos naturais e ao
meio ambiente.
C A amostragem deve representar bem a realidade, ser rápida (com duração de, no máximo, uma
hora/talhão), de fácil execução para o agricultor e barata (não elevando os custos de produção).
D O MIP utiliza técnicas que visam manter as populações de insetos-praga abaixo do nível de dano
econômico, sendo vetado sob qualquer hipótese, o uso de inseticidas.
Inseticidas e acaricidas são considerados defensivos agrícolas, os quais podem receber diversas 
classificações, incluindo aquela que os agrupam com base na sua origem ou natureza química.
Com base nos conceitos envolvendo a classificação de inseticidas quanto a sua origem e natureza 
química, assinale a alternativa INCORRETA:
3
4
5
26/05/2023, 11:26 Avaliação II - Individual
about:blank 3/5
A Os óleos minerais são produtos emulsionáveis derivados do petróleo pouco recomendados para o
controle de cochonilhas e ácaros, uma vez que apresentam alta toxicidade para vertebrados.
B Inseticidas organoclorados, como o DDT, já não são comercializados no Brasil, devido a sua
alta persistência no meio ambiente e ao alto grau de toxicidade crônica.
C Os inseticidas organofosforados geralmente são mais tóxicos para os vertebrados em relação a
outros grupos de inseticidas.
D Inseticidas reguladores de crescimento atuam por ingestão e contato e apresentam baixa
toxicidade para vertebrados.
A Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a 
embalagem e a rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda 
comercial, a utilização, a importação, a exportação, destino dos resíduos e embalagens, o registro, a 
classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá 
outras providências. De acordo com os conceitos previstos na Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, 
analise as sentenças a seguir:
I- Princípio ou ingrediente ativo é o agente químico, físico ou biológico que confere eficácia aos 
agrotóxicos e afins.
II- Intervalo de reentrada é o intervalo de tempo entre a aplicação de agrotóxicos ou afins e a entrada 
de pessoas na área tratada com o uso de equipamentos de proteção individual.
III- Intervalo de segurança ou período de carência pós-colheita corresponde ao intervalo de tempo 
entre a última aplicação e a comercialização do produto tratado;
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: BRASIL. Lei nº 7.802, de novembro de 2011. Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a 
produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a 
propaganda comercial, [...] Brasília, DF: Presidência da República, 1989. Disponível em: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7802.htm. Acesso em: 17 jan. 2023.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.
A resistência de plantas a insetos é definida como a soma relativa das qualidades hereditárias 
presentes numa planta que diminuem a intensidade do dano provocado pela praga quando comparado 
ao dano causado a uma planta sem essas qualidades. Em alguns casos, contudo, pode ocorrer um 
fenômeno conhecido como “pseudoresistência”, quando algumas plantas sofrem menos danos que 
outras, sem que de fato sejam resistentes. Existem três casos principais de pseudoresistência: escape, 
evasão hospedeira ou resistência induzida (GALLO et al., 2002). Sobre os conceitos de 
pseudoresistência de plantas a pragas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escape.
II- Evasão hospedeira.
III- Resistência induzida.
( ) Ocorre quando a fase de maior suscetibilidade da planta coincide com o período em que a 
densidade populacional da praga é baixa. Com base nisso, podem ser utilizados variedades mais 
precoces para controlar certas pragas, como é o caso da mosca-do-sorgo.6
7
26/05/2023, 11:26 Avaliação II - Individual
about:blank 4/5
( ) Ocorre quando as plantas não são atacadas por acaso. Ocorre com frequência em baixos índices 
de infestação de pragas, mas pode acontecer sob altas infestações. Normalmente é detectado nas 
repetições de experimentos ou em testes de progênie.
( ) Ocorre quando as plantas são estimuladas (por meio de fatores bióticos, como o próprio ataque 
de pragas e abióticos, como estresse hídrico, metais pesados etc.) a produzirem substâncias de defesa 
conhecidas como fitoalexinas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: GALLO, D. et al. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002.
A II - I - III.
B III - I - II.
C I - II - III.
D III - II - I.
Para a utilização adequada dos inseticidas, é necessária a transformação do produto técnico por meio 
de processos físicos, químicos e biológicos. Essa transformação é chamada formulação.
Com base nos conceitos sobre formulação de inseticidas, assinale a alternativa CORRETA:
A São exemplos de formulação para aplicação direta: pó solúvel, granulado solúvel, suspensão de
encapsulado e suspensão concentrada.
B Anticompactantes são substâncias que promovem a perda da fluidez dos produtos durante o seu
armazenamento.
C Aditivos são substâncias que, normalmente prejudicam a ação, função, estabilidade e
durabilidade dos inseticidas.
D Os componentes inertes são substâncias não ativas, incluindo produtos como, argila, solventes
dispersantes, emulsificantes, dentre outros.
No controle de pragas, a escolha do método utilizado deve se basear em aspectos técnicos (eficácia), 
socioeconômicos (condições do usuário) e ambientais (efeitos sobre o meio ambiente e a saúde 
humana). É preciso analisar cuidadosamente, uma vez que nem todos os métodos serão adequados ou 
eficientes. O sucesso da escolha também dependerá da cultura e da praga envolvidos.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa 
CORRETA:
A A esterilização de machos pode erradicar uma praga em curto prazo, desde que o local onde se
deseja realizar o controle seja próximo a áreas infestadas pela praga a ser controlada.
B
O controle por resistência de plantas consiste no uso de variedades de plantas suscetíveis ao
ataque de pragas e tem o ônus de ser prejudicial ao meio-ambiente, devendo ser escolhido em
último caso.
C O uso de variedades contendo genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) têm sido eficiente
para o controle de pragas nas culturas do milho e da soja. 
8
9
26/05/2023, 11:26 Avaliação II - Individual
about:blank 5/5
D A técnica da fumigação consiste na esterilização de machos por radiação ionizante, proveniente
de radioisótopos como o Co60 e Cs137 e a sua liberação na natureza, posteriormente.
Diversos países criaram barreiras alfandegárias proibindo a importação de determinada planta 
hospedeira de uma praga exótica. O Brasil, por exemplo, não pode exportar frutas in natura para 
países como Estados Unidos e Japão, uma vez que isso cria o risco de introduzir espécies de moscas-
das-frutas nesses países, os quais gastaram milhões de dólares para erradicá-las de seu território. 
Desse modo, ao banir a entrada de frutas in natura nesses locais, o serviço quarentenário evita uma 
nova infestação. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os melões (curcubitácea) cultivados no semiárido do Rio Grande do Norte, é uma exceção, ou 
seja, eles podem ser exportados para os EUA, pois são cultivados em área livre da mosca-das-
cucurbitáceas (Anastrepha grandis).
( ) Produtores de cucurbitáceas que não pertençam à Área Livre da Mosca-das-frutas (Anastrepha 
grandis) podem adotar o Sistema de Mitigação de Risco (SMR) da praga para exportar os frutos 
produzidos em sua unidade de produção. 
( ) A adoção do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) já garante que a área de produção e áreas 
adjacentes estejam totalmente livres de pragas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/143905/1/Documento-404.pdf. Acesso 
em: 10 maio 2023.
A V - F - F.
B V - V - F.
C F - V - V.
D F - F - V.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina