Logo Passei Direto
Buscar

Gametogênese: Produção de Células Sexuais

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise a figura abaixo, que representa um espermatozoide humano, e assinale a alternativa correta.
I representa o acrossomo, formado a partir de vesículas do complexo de Golgi, contendo enzimas que modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, necessária à fecundação.
II representa o núcleo com 46 moléculas de DNA para formar os 46 cromossomos da espécie humana.
III representa a peça intermediária rica em estruturas citoplasmáticas diversas, responsáveis pela viabilidade do gameta.
IV representa o flagelo, formado por microfilamentos contráteis que promovem os movimentos do gameta.
V representa a peça intermediária, rica em mitocôndrias e ribossomos que sintetizam as proteínas contráteis do flagelo.

O processo de formação de espermatozoides, conhecido como espermatogênese, ocorre em quatro períodos: germinativo, de crescimento, de maturação e de diferenciação. Sabendo-se que o espermatócito I é encontrado no período de crescimento e que a espermátide é encontrada ao final do período de maturação, pergunta-se: quantos espermatozoides serão formados a partir de 80 espermatócitos I e de 80 espermátides?

40 e 20
160 e 320
320 e 80
320 e 160

Nas mulheres, em obediência a uma ordem que parte de uma área cerebral chamada hipotálamo, a hipófise libera o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante), que agirá sobre os folículos ovarianos,

estimulando a ovulação.
inibindo a produção de estrogênio.
promovendo a formação de progesterona.
estimulando a espermatogênese.
inibindo a produção de testosterona.

Assinale o que for correto. Na formação dos blastômeros, cada célula se divide, originando outras duas novas células. Esse processo, com relação à quantidade de células, forma uma progressão geométrica (PG) de razão 1/2. Ao iniciar a puberdade, a mulher tem cerca de 230 mil folículos ovarianos. Se a cada ciclo menstrual regular se perdem 20 folículos, a mulher ainda terá cerca de 200 mil folículos ao final de 10 anos. Se em cada etapa da espermatogênese há um determinado número de células, então o número de células, em função dessas etapas, forma uma função não decrescente. Em relação à gametogênese nos mamíferos, podemos afirmar que nos machos o período germinativo estende-se por toda a vida, enquanto nas fêmeas ele termina ao fim da vida intrauterina ou logo após o nascimento. Se H é o conjunto das doenças sexualmente transmissíveis que afligem os homens e M o conjunto das que afligem as mulheres, então a gonorreia não pertence à interseção dos dois conjuntos.
Na formação dos blastômeros, cada célula se divide, originando outras duas novas células. Esse processo, com relação à quantidade de células, forma uma progressão geométrica (PG) de razão 1/2.
Ao iniciar a puberdade, a mulher tem cerca de 230 mil folículos ovarianos. Se a cada ciclo menstrual regular se perdem 20 folículos, a mulher ainda terá cerca de 200 mil folículos ao final de 10 anos.
Se em cada etapa da espermatogênese há um determinado número de células, então o número de células, em função dessas etapas, forma uma função não decrescente.
Em relação à gametogênese nos mamíferos, podemos afirmar que nos machos o período germinativo estende-se por toda a vida, enquanto nas fêmeas ele termina ao fim da vida intrauterina ou logo após o nascimento.
Se H é o conjunto das doenças sexualmente transmissíveis que afligem os homens e M o conjunto das que afligem as mulheres, então a gonorreia não pertence à interseção dos dois conjuntos.
a) V, V, V, F, F
b) F, V, F, V, V
c) V, F, V, F, V
d) F, F, V, V, F
e) V, V, F, F, V

As divisões celulares são de dois tipos, cada um ocorrendo em determinado local e determinada época do ciclo de vida dos animais pluricelulares. Os dois tipos ocorrem, por exemplo, na gametogênese humana, processo em que são produzidos os gametas que poderão sofrer fecundação se não forem utilizados métodos anticoncepcionais seguros. Alguns desses métodos também impedem a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis.
A anáfase da mitose inicia-se com a divisão do centrômero de cada cromossomo duplicado, separando as cromátides irmãs. Estas agora são chamadas cromossomos irmãos, que são puxados para polos opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso.
A meiose ocorre por duas divisões celulares sucessivas. A primeira dessas divisões, a meiose I, é reducional e a segunda, a meiose II, é equacional.
O período germinativo da gametogênese humana termina na vida intrauterina da mulher, ao passo que dura quase toda a vida do homem. Durante o período de diferenciação da espermatogênese, as espermátides transformam-se em espermatozoides e, na ovogênese, o ovócito II transforma-se em óvulo.
A pílula anticoncepcional é uma associação de hormônios sintéticos (estrógeno e progesterona) que inibem parcialmente a hipófise, impedindo que essa glândula secrete os hormônios folículo estimulante e luteinizante para que não haja nidação ou implantação do zigoto na parede uterina.
A aids e a hepatite B são doenças sexualmente transmissíveis que somente podem ser adquiridas por meio de relações sexuais praticadas sem proteção anticoncepcional adequada.
(V) (V) (F) (F) (F)
(V) (F) (V) (F) (F)
(V) (F) (F) (V) (V)
(F) (V) (V) (F) (V)
(F) (F) (F) (V) (V)

Sobre a gametogênese, assinale o que for correto. No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, passando a citos de primeira ordem, ou citos I, ainda diploides. No início, o período de multiplicação caracteriza-se por um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides. A gametogênese masculina, denominada espermiogênese, e a gametogênese feminina, denominada ovogênese, são processos muito semelhantes, diferindo basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das mitoses, ao final do processo. No período de maturação, ocorre a meiose. Na telófase I originam-se os citos de segunda ordem ou citos II, e, no final, na telófase II, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides. No caso da ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a grande é o óvulo, fértil; as outras três, pequenas, são os corpúsculos polares, estéreis. No caso da espermatogênese, as espermátides são células imóveis que se transformarão em espermatozoides flagelados, capazes, portanto, de fecundar.
No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, passando a citos de primeira ordem, ou citos I, ainda diploides.
No início, o período de multiplicação caracteriza-se por um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides.
A gametogênese masculina, denominada espermiogênese, e a gametogênese feminina, denominada ovogênese, são processos muito semelhantes, diferindo basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das mitoses, ao final do processo.
No período de maturação, ocorre a meiose. Na telófase I originam-se os citos de segunda ordem ou citos II, e, no final, na telófase II, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
No caso da ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a grande é o óvulo, fértil; as outras três, pequenas, são os corpúsculos polares, estéreis.
a) V, V, F, V, V
b) F, V, V, F, V
c) V, F, F, V, F
d) F, V, F, V, F
e) V, F, V, F, V

A gametogênese é um processo que ocorre na espécie humana, assim como em todos os animais, seres que apresentam normalmente reprodução sexuada. Ela consiste na produção de células especiais, os gametas feminino e masculino, que ao fundir-se formam o zigoto, a primeira célula de um novo organismo. A respeito desse processo, assinale o que for correto. No início da gametogênese, no período de multiplicação, ocorre um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides. No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, denominando-se citos I, ainda diploides. Durante a sua maturação ocorrerá a meiose. A gametogênese masculina e a gametogênese feminina são processos muito semelhantes, diferindo apenas com relação ao tamanho dos gametas. O gameta feminino é microscópico e o gameta masculino é macroscópico. Na ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a maior, o óvulo, é fértil. As outras três menores, os polócitos, são estéreis. Na metáfase originam-se os citos II, e no final, na anáfase, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
No início da gametogênese, no período de multiplicação, ocorre um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides.
No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, denominando-se citos I, ainda diploides.
A gametogênese masculina e a gametogênese feminina são processos muito semelhantes, diferindo apenas com relação ao tamanho dos gametas.
Na ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a maior, o óvulo, é fértil. As outras três menores, os polócitos, são estéreis.
Na metáfase originam-se os citos II, e no final, na anáfase, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
a) V, V, F, V, V
b) F, V, V, F, V
c) V, F, F, V, F
d) F, V, F, V, F
e) V, F, V, F, V

Sobre a gametogênese humana, assinale o que for correto.
A gametogênese masculina (espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese) são processos muito semelhantes que diferem basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das meioses, ao final desses dois processos. Os espermatócitos primários originam, por mitose, 8 espermátides cada, que sofrem processo de diferenciação, transformando-se em espermatozoides. O flagelo do espermatozoide é formado a partir do acrossoma. No momento da ovulação, o que é expelido não é um óvulo, mas um ovócito II, pois a meiose ainda não está terminada. Durante a fecundação, com a penetração do espermatozóide, esse ovócito é estimulado, e então a meiose se completa.

a) A estrutura [I] representa o acrossomo, formado a partir da fusão das vesículas do complexo de Golgi, que contém enzimas que modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, facilitando a fertilização.
b) Considerando-se os 46 cromossomos humanos como uma quantidade X de DNA, observados nos núcleos das espermatogônias e ovogônias; nos espermatócitos e ovócitos segundários também haverá X de DNA, porque essas células, resultantes da primeira divisão meiótica, possuem em seus núcleos 23 cromossomos duplicados.
c) Em mulheres, a gametogênese tem início na vida embrionária. Após a puberdade até a menopausa – caso haja fecundação – serão formados: um óvulo funcional e três glóbulos polares.
d) A evolução do óvulo virgem originando um adulto completo denomina-se partenogênese. Esse tipo de reprodução assexuada é o responsável, por exemplo, pela formação dos machos de abelhas e vespas, os zangões.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise a figura abaixo, que representa um espermatozoide humano, e assinale a alternativa correta.
I representa o acrossomo, formado a partir de vesículas do complexo de Golgi, contendo enzimas que modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, necessária à fecundação.
II representa o núcleo com 46 moléculas de DNA para formar os 46 cromossomos da espécie humana.
III representa a peça intermediária rica em estruturas citoplasmáticas diversas, responsáveis pela viabilidade do gameta.
IV representa o flagelo, formado por microfilamentos contráteis que promovem os movimentos do gameta.
V representa a peça intermediária, rica em mitocôndrias e ribossomos que sintetizam as proteínas contráteis do flagelo.

O processo de formação de espermatozoides, conhecido como espermatogênese, ocorre em quatro períodos: germinativo, de crescimento, de maturação e de diferenciação. Sabendo-se que o espermatócito I é encontrado no período de crescimento e que a espermátide é encontrada ao final do período de maturação, pergunta-se: quantos espermatozoides serão formados a partir de 80 espermatócitos I e de 80 espermátides?

40 e 20
160 e 320
320 e 80
320 e 160

Nas mulheres, em obediência a uma ordem que parte de uma área cerebral chamada hipotálamo, a hipófise libera o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante), que agirá sobre os folículos ovarianos,

estimulando a ovulação.
inibindo a produção de estrogênio.
promovendo a formação de progesterona.
estimulando a espermatogênese.
inibindo a produção de testosterona.

Assinale o que for correto. Na formação dos blastômeros, cada célula se divide, originando outras duas novas células. Esse processo, com relação à quantidade de células, forma uma progressão geométrica (PG) de razão 1/2. Ao iniciar a puberdade, a mulher tem cerca de 230 mil folículos ovarianos. Se a cada ciclo menstrual regular se perdem 20 folículos, a mulher ainda terá cerca de 200 mil folículos ao final de 10 anos. Se em cada etapa da espermatogênese há um determinado número de células, então o número de células, em função dessas etapas, forma uma função não decrescente. Em relação à gametogênese nos mamíferos, podemos afirmar que nos machos o período germinativo estende-se por toda a vida, enquanto nas fêmeas ele termina ao fim da vida intrauterina ou logo após o nascimento. Se H é o conjunto das doenças sexualmente transmissíveis que afligem os homens e M o conjunto das que afligem as mulheres, então a gonorreia não pertence à interseção dos dois conjuntos.
Na formação dos blastômeros, cada célula se divide, originando outras duas novas células. Esse processo, com relação à quantidade de células, forma uma progressão geométrica (PG) de razão 1/2.
Ao iniciar a puberdade, a mulher tem cerca de 230 mil folículos ovarianos. Se a cada ciclo menstrual regular se perdem 20 folículos, a mulher ainda terá cerca de 200 mil folículos ao final de 10 anos.
Se em cada etapa da espermatogênese há um determinado número de células, então o número de células, em função dessas etapas, forma uma função não decrescente.
Em relação à gametogênese nos mamíferos, podemos afirmar que nos machos o período germinativo estende-se por toda a vida, enquanto nas fêmeas ele termina ao fim da vida intrauterina ou logo após o nascimento.
Se H é o conjunto das doenças sexualmente transmissíveis que afligem os homens e M o conjunto das que afligem as mulheres, então a gonorreia não pertence à interseção dos dois conjuntos.
a) V, V, V, F, F
b) F, V, F, V, V
c) V, F, V, F, V
d) F, F, V, V, F
e) V, V, F, F, V

As divisões celulares são de dois tipos, cada um ocorrendo em determinado local e determinada época do ciclo de vida dos animais pluricelulares. Os dois tipos ocorrem, por exemplo, na gametogênese humana, processo em que são produzidos os gametas que poderão sofrer fecundação se não forem utilizados métodos anticoncepcionais seguros. Alguns desses métodos também impedem a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis.
A anáfase da mitose inicia-se com a divisão do centrômero de cada cromossomo duplicado, separando as cromátides irmãs. Estas agora são chamadas cromossomos irmãos, que são puxados para polos opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso.
A meiose ocorre por duas divisões celulares sucessivas. A primeira dessas divisões, a meiose I, é reducional e a segunda, a meiose II, é equacional.
O período germinativo da gametogênese humana termina na vida intrauterina da mulher, ao passo que dura quase toda a vida do homem. Durante o período de diferenciação da espermatogênese, as espermátides transformam-se em espermatozoides e, na ovogênese, o ovócito II transforma-se em óvulo.
A pílula anticoncepcional é uma associação de hormônios sintéticos (estrógeno e progesterona) que inibem parcialmente a hipófise, impedindo que essa glândula secrete os hormônios folículo estimulante e luteinizante para que não haja nidação ou implantação do zigoto na parede uterina.
A aids e a hepatite B são doenças sexualmente transmissíveis que somente podem ser adquiridas por meio de relações sexuais praticadas sem proteção anticoncepcional adequada.
(V) (V) (F) (F) (F)
(V) (F) (V) (F) (F)
(V) (F) (F) (V) (V)
(F) (V) (V) (F) (V)
(F) (F) (F) (V) (V)

Sobre a gametogênese, assinale o que for correto. No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, passando a citos de primeira ordem, ou citos I, ainda diploides. No início, o período de multiplicação caracteriza-se por um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides. A gametogênese masculina, denominada espermiogênese, e a gametogênese feminina, denominada ovogênese, são processos muito semelhantes, diferindo basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das mitoses, ao final do processo. No período de maturação, ocorre a meiose. Na telófase I originam-se os citos de segunda ordem ou citos II, e, no final, na telófase II, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides. No caso da ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a grande é o óvulo, fértil; as outras três, pequenas, são os corpúsculos polares, estéreis. No caso da espermatogênese, as espermátides são células imóveis que se transformarão em espermatozoides flagelados, capazes, portanto, de fecundar.
No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, passando a citos de primeira ordem, ou citos I, ainda diploides.
No início, o período de multiplicação caracteriza-se por um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides.
A gametogênese masculina, denominada espermiogênese, e a gametogênese feminina, denominada ovogênese, são processos muito semelhantes, diferindo basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das mitoses, ao final do processo.
No período de maturação, ocorre a meiose. Na telófase I originam-se os citos de segunda ordem ou citos II, e, no final, na telófase II, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
No caso da ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a grande é o óvulo, fértil; as outras três, pequenas, são os corpúsculos polares, estéreis.
a) V, V, F, V, V
b) F, V, V, F, V
c) V, F, F, V, F
d) F, V, F, V, F
e) V, F, V, F, V

A gametogênese é um processo que ocorre na espécie humana, assim como em todos os animais, seres que apresentam normalmente reprodução sexuada. Ela consiste na produção de células especiais, os gametas feminino e masculino, que ao fundir-se formam o zigoto, a primeira célula de um novo organismo. A respeito desse processo, assinale o que for correto. No início da gametogênese, no período de multiplicação, ocorre um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides. No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, denominando-se citos I, ainda diploides. Durante a sua maturação ocorrerá a meiose. A gametogênese masculina e a gametogênese feminina são processos muito semelhantes, diferindo apenas com relação ao tamanho dos gametas. O gameta feminino é microscópico e o gameta masculino é macroscópico. Na ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a maior, o óvulo, é fértil. As outras três menores, os polócitos, são estéreis. Na metáfase originam-se os citos II, e no final, na anáfase, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
No início da gametogênese, no período de multiplicação, ocorre um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides.
No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, denominando-se citos I, ainda diploides.
A gametogênese masculina e a gametogênese feminina são processos muito semelhantes, diferindo apenas com relação ao tamanho dos gametas.
Na ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a maior, o óvulo, é fértil. As outras três menores, os polócitos, são estéreis.
Na metáfase originam-se os citos II, e no final, na anáfase, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
a) V, V, F, V, V
b) F, V, V, F, V
c) V, F, F, V, F
d) F, V, F, V, F
e) V, F, V, F, V

Sobre a gametogênese humana, assinale o que for correto.
A gametogênese masculina (espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese) são processos muito semelhantes que diferem basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das meioses, ao final desses dois processos. Os espermatócitos primários originam, por mitose, 8 espermátides cada, que sofrem processo de diferenciação, transformando-se em espermatozoides. O flagelo do espermatozoide é formado a partir do acrossoma. No momento da ovulação, o que é expelido não é um óvulo, mas um ovócito II, pois a meiose ainda não está terminada. Durante a fecundação, com a penetração do espermatozóide, esse ovócito é estimulado, e então a meiose se completa.

a) A estrutura [I] representa o acrossomo, formado a partir da fusão das vesículas do complexo de Golgi, que contém enzimas que modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, facilitando a fertilização.
b) Considerando-se os 46 cromossomos humanos como uma quantidade X de DNA, observados nos núcleos das espermatogônias e ovogônias; nos espermatócitos e ovócitos segundários também haverá X de DNA, porque essas células, resultantes da primeira divisão meiótica, possuem em seus núcleos 23 cromossomos duplicados.
c) Em mulheres, a gametogênese tem início na vida embrionária. Após a puberdade até a menopausa – caso haja fecundação – serão formados: um óvulo funcional e três glóbulos polares.
d) A evolução do óvulo virgem originando um adulto completo denomina-se partenogênese. Esse tipo de reprodução assexuada é o responsável, por exemplo, pela formação dos machos de abelhas e vespas, os zangões.

Prévia do material em texto

14
R
EP
R
O
D
U
ÇÃ
O
GAMETOGÊNESE
É o processo de produção de células sexuais, 
sendo que se diz ovulogênese para a produção 
de óvulos e espermatogênese para a produção 
de espermatozoides. Tanto no homem quanto 
na mulher, a gametogênese pode ser dividida 
em períodos ou fases. Observe abaixo: 
ESPERMATOGÊNESE
1. Fase de multiplicação ou proliferação: 
tem início na vida intrauterina e se prolonga 
praticamente por toda a vida após a puberdade. 
As células germinativas primordiais do testículo 
aumentam em quantidade, sofrendo mitoses 
consecutivas até originarem as espermatogônias 
(2n).
2. Fase de crescimento: é curta, no macho. 
Um pequeno aumento no volume do citoplasma 
transforma as espermatogônias em espermatócitos 
primários, células 2n. Esta fase se inicia a partir da 
puberdade.
3. Fase de maturação: também rápida, envolve 
a ocorrência da meiose. Após a primeira divisão 
meiótica, cada espermatócito primário origina dois 
espermatócitos secundários. Com a ocorrência da 
segunda divisão meiótica, os dois espermatócitos 
secundários originam quatro espermátides (n). 
Esta fase se inicia também a partir da puberdade.
4. Espermiogênese: é o complexo processo de 
diferenciação, sem divisão celular, que converte a 
espermátide, em espermatozoide. Ela ocorre em 
seguida à fase de maturação. Todo o processo leva 
em média 16 dias. 
Esquema mostrando as fases da Espermatogênese
R
EP
R
O
D
U
ÇÃ
O
15www.biologiatotal.com.br
OVULOGÊNESE 
1. Fase de proliferação ou multiplicação: 
a fase de ocorrência de mitoses das células 
germinativas primordiais origina as ovogônias. 
No feto humano, termina no 3º mês de gestação. 
As ovogônias dão início à sua transformação em 
ovócitos primários. No nascimento, os ovários 
das meninas têm aproximadamente 400.000 
dessas células.
2. Fase de crescimento: logo ao surgir, o ovócito 
primário inicia a meiose, que é interrompida na 
prófase I. Neste período, há notável aumento 
do volume celular, com acúmulo de proteínas, 
gorduras, glicogênio e de vitaminas lipossolúveis 
no citoplasma. Esse conjunto de nutrientes 
constitui o vitelo, responsável pela nutrição do 
embrião.
3. Fase de maturação: dos 400.000 ovócitos 
primários, apenas de 300 a 400 irão completar 
a meiose, um a cada período de 28 dias em 
média, na mulher. A fase de maturação se inicia 
quando a mulher alcança maturidade sexual. 
Quando o ovócito primário sofre a primeira 
divisão meiótica, origina o ovócito secundário, 
célula que recebe quase todo o citoplasma da 
célula inicial, e o primeiro corpúsculo polar 
(ou glóbulo polar), célula pequena e que se 
desintegra antes de sofrer a divisão II. Quando 
o ovócito secundário sofre a meiose II, ela fica 
estacionada na metáfase II e só é finalizada se 
o ovócito for fecundado. Nesse caso, mais uma 
vez a divisão do citoplasma é desigual. Uma das 
células, o óvulo, tem bastante citoplasma e vitelo, 
enquanto a outra, o segundo corpúsculo polar, Esquema mostrando as fases da Ovulogênese
não tem citoplasma. Assim como o primeiro 
corpúsculo polar, ele também degenera.
A divisão desigual do citoplasma e do vitelo, 
tanto na primeira como na segunda divisão 
meiótica, garante que o óvulo maduro tenha 
material nutritivo suficiente para nutrir o 
embrião, caso seja fecundado.
 
16
R
EP
R
O
D
U
ÇÃ
O
LEITURA COMPLEMENTAR
Técnica com células-tronco promete produzir 
espermatozoides in vitro!
Em mamíferos, as primeiras células 
germinativas – que dão origem aos 
gametas – iniciam suas modificações ainda 
durante a embriogênese, ou seja, durante 
o desenvolvimento do embrião. Células 
progenitoras passam por complexos processos 
de desenvolvimento, até que finalmente possam 
passar pela meiose, formando gametas, células 
haploides específicas para cada sexo. 
Pesquisas apontam que até 15% dos casais 
sofrem com problemas de infertilidade. Um 
terço destes problemas pode ser relacionado ao 
homem, cuja infertilidade geralmente resulta 
de complicações durante os processos meióticos 
das células germinativas.
ambiente que mimetiza o tecido onde estas 
naturalmente seriam encontradas. A exposição 
destas células primordiais a células testiculares 
e hormônios masculinos, como a testosterona, 
resulta no início do processo meiótico, através 
do qual espermatozoides completos e funcionais 
serão produzidos.
Para comprovar a funcionalidade dos 
espermatozoides artificialmente produzidos, 
os pesquisadores utilizaram-nos para fertilizar 
ratas de laboratório, através de um método de 
fertilização in vitro conhecido como microinjeção 
intracitoplasmática. Através desta técnica, os 
espermatozoides foram introduzidos diretamente 
no citoplasma dos oócitos, que foram 
posteriormente injetados nas fêmeas.
A anatomia de um espermatozoide humano. 
Por isso, estudos de técnicas de reprodução 
in vitro de gametas são tão importantes. 
Atualmente, diversos estudos já reportaram a 
produção de gametas em laboratório, a partir 
de células-tronco. Porém, até então, nenhum 
destes estudos havia conseguido comprovar a 
real funcionalidade destas células.
Publicado em março deste ano na revista Cell 
Stem Cell, um estudo realizado por pesquisadores 
de diversas universidades chinesas finalmente 
comprovou a eficácia de espermatozoides 
produzidos in vitro em ratos de laboratório.
Para isso, os pesquisadores desenvolveram 
um método que transforma as células-tronco 
embrionárias de ratos em células germinativas. 
Então, estas células são transportadas para um 
Imagem traduzida de: Pearson Education Inc.
Fotos: Zhou et al. 2016.
Segundo os pesquisadores, como o método 
resultou no desenvolvimento embrionário e no 
nascimento de filhotes saudáveis e férteis, não 
restam dúvidas de que a técnica de produção 
de espermatozoides em laboratório tenha sido 
um sucesso. Mas o trabalho deste e outros 
pesquisadores da área está longe do fim. Por 
enquanto, as técnicas puderam ser realizadas 
apenas em roedores criados em laboratório. Para 
que a técnica possa ser seguramente realizada em 
seres humanos, muitas e muitas pesquisas ainda 
precisarão ser realizadas. De qualquer forma, os 
resultados são muito promissores, e deixaram 
diversos pesquisadores em reprodução humana 
super otimistas quanto ao futuro da infertilidade 
masculina!
Fonte: Cell Stem Cell
O nascimento de filhotes saudáveis e férteis 
comprovou a funcionalidade dos espermatozoides 
reproduzidos em laboratório. 
EX
ER
CÍ
CI
O
S
17www.biologiatotal.com.br
(UPF 2016) Analise a figura abaixo, que representa 
um espermatozoide humano, e assinale a alternativa 
correta.
I representa o acrossomo, formado a partir de vesículas 
do complexo de Golgi, contendo enzimas que modificam 
a permeabilidade da membrana do óvulo, necessária à 
fecundação. 
II representa o núcleo com 46 moléculas de DNA para 
formar os 46 cromossomos da espécie humana. 
III representa a peça intermediária rica em estruturas 
citoplasmáticas diversas, responsáveis pela viabilidade 
do gameta. 
IV representa o flagelo, formado por microfilamentos 
contráteis que promovem os movimentos do gameta. 
V representa a peça intermediária, rica em mitocôndrias 
e ribossomos que sintetizam as proteínas contráteis do 
flagelo.
(FUVEST 2015) Na gametogênese humana, 
espermatócitos e ovócitos secundários, formados no 
final da primeira divisão meiótica, têm quantidade 
de DNA igual à de espermatogônias e ovogônias, 
respectivamente. 
espermátides haploides, formadas ao final da segunda 
divisão meiótica, sofrem divisão mitótica no processo 
de amadurecimento para originar espermatozoides. 
espermatogônias e ovogônias dividem-se por mitose e 
originam, respectivamente, espermatócitos e ovócitos 
primários, que entram em divisão meiótica, a partir da 
puberdade. 
ovogônias dividem-se por mitose e originam ovócitos 
primários, que entram em meiose, logo após o 
nascimento. 
espermatócitos e ovócitos primários originam o mesmo 
número de gametas, no final da segunda divisão 
meiótica.
(UFSM 2008)Para o estabelecimento das diferentes 
espécies exóticas no Brasil, ocorrem várias etapas, 
tais como: adaptação, reprodução e disseminação. 
Observe a figura da gametogênese (reprodução 
sexuada) e assinale a alternativa que corresponde ao 
nível de ploidia das células indicadas por I, II, III, IV, V 
e VI, respectivamente.
3
1
2
EXERCÍCIOS
) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações 
abaixo, referentes à gametogênese em humanos.
( ) Em homens e em mulheres, a gametogênese tem 
início na puberdade.
( ) Em homens, a gametogênese ocorre nos túbulos 
seminíferos.
( ) Em mulheres, a gametogênese produz quatro 
células haploides funcionais por mês.
( ) Em homens e em mulheres, o hormônio folículo 
estimulante atua na maturação dos gametas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, 
de cima para baixo, é 
V – V – F – F. 
V – F – V – F. 
V – F – F – V. 
F – V – V – F. 
F – V – F – V. 
Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são 
produzidos nos organismos dotados de reprodução 
sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas 
gônadas, órgãos que também produzem os hormônios 
sexuais, que determinam as características que 
diferenciam os machos das fêmeas. A gametogênese, 
na fecundação, se dá pela fusão de dois gametas, 
reconstituindo assim o número diploide característico 
de cada espécie.
Na gametogênese, o desenvolvimento de um gameta 
sem que haja fecundação denomina-se 
Espermiogênese 
Partenogênese 
Espermatogênese 
Ovogênese 
Mutação 
CAIU NA UFRGS - 2017
CAIU NA UNIGRANRIO - 
MEDICINA - 2017
a
b
c
d
e
a
a
a
b
b
b
c
c
c
d
d
d
ee
e
18
EX
ER
CÍ
CI
O
S
8
6
4
5
7
 
n - n - 2n - n - n - 2n 
n - n - 2n - 2n - 2n - n 
n - n - 2n - n - n - n 
2n - 2n - n - n - 2n - 2n 
n - n - n - n - 2n - 2n 
(UTFPR 2007) O esquema a seguir mostra as 
características dos gametas durante a fecundação: o 
encontro do espermatozoide com a célula X. A célula 
X corresponde a:
glóbulo polar II. 
óvulo. 
ovócito I. 
ovócito II. 
ovogônia. 
(PUCCAMP 2002) O esquema a seguir representa 
fases da gametogênese. 
I e II correspondem, respectivamente, a 
duas mitoses sucessivas. 
duas meioses sucessivas. 
uma mitose e uma meiose. 
meiose I e meiose II. 
uma meiose e uma mitose.
(UFU 2007) Durante a ovulogênese na espécie 
humana, nem sempre se observa a fase de óvulo. 
Quando observado, este tipo celular será encontrado 
no ovário de uma recém-nascida. 
na tuba uterina. 
no ovário após a segunda divisão meiótica. 
na mucosa uterina. 
(UEG 2006) O processo de formação de 
espermatozoides, conhecido como espermatogênese, 
ocorre em quatro períodos: germinativo, de 
crescimento, de maturação e de diferenciação.
Sabendo-se que o espermatócito I é encontrado 
no período de crescimento e que a espermátide 
é encontrada ao final do período de maturação, 
pergunta-se: quantos espermatozoides serão 
formados a partir de 80 espermatócitos I e de 80 
espermátides? 
40 e 20 
160 e 320 
320 e 80 
320 e 160 
(UFRGS 2005) Leia o texto, de A. Almeida Jr., de 
1955, e o comentário que o segue. 
“A segunda mitose faz com que cada espermatócito 
secundário dê duas espermátides; é uma mitose 
comum, ou equacional, e, por isso, a espermátide 
continua a ter o número haploide de cromossômios, 
que na espécie humana é igual a 24.”
Esse texto está desatualizado em diversos aspectos. 
Atualmente, o processo de divisão celular referido 
denomina-se ............ e está relacionado à ............... .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as 
lacunas do comentário, na ordem em que ocorrem. 
mitose - proliferação de células somáticas 
meiose I - recombinação gênica 
meiose II - separação de cromátides-irmãs 
mitose - regeneração de tecidos lesados 
meiose I - redução do número 2n 
(UFU 2004) A espermatogênese e a ovulação, 
processos fundamentais na reprodução humana, 
dependem da ação de alguns hormônios.
Marque a alternativa que indica os hormônios que 
têm influência nestes eventos. 
Prolactina e Estrogênio. 
a
a
a
a
a
a
b
b
b
b
b
b
c
c
c
c
c
c
d
d
d
d
d
d
e
e
e
e
9
a
EX
ER
CÍ
CI
O
S
19www.biologiatotal.com.br
11
14
13
12
Testosterona e Calcitonina. 
FSH e LH. 
Progesterona e ADH. 
(UFV 2003) Considere a ovulogênese de uma mulher 
normal. Analise o conteúdo cromossômico e de DNA 
nas células durante a divisão e assinale a afirmativa 
CORRETA: 
A ovogônia tem a metade do conteúdo de DNA do 
ovócito I. 
Os ovócitos I e II têm o mesmo número de cromátides. 
O ovócito II e o óvulo têm o mesmo número de 
cromossomos. 
O corpúsculo polar I não difere na quantidade de DNA 
do ovócito I. 
O gameta tem valor correspondente a 4C e a ovogônia 
a 1C. 
Com base no esquema e em seus conhecimentos 
sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Na fase A, as espermatogônias e ovogônias são 
produzidas por mitoses a partir de células da linhagem 
germinativa. 
As fases B, C e D das duas gametogêneses se inicia 
na puberdade sob o efeito de hormônios liberados pela 
hipófise. 
Na fase C, ocorre a redução da ploidia, pois são 
separados os cromossomos homólogos. 
Apenas os gametas femininos possuem nutrientes 
necessários ao desenvolvimento inicial do embrião.
(ACAFE 2014) O processo de formação dos gametas 
femininos é chamado ovulogênese e tem início 
antes do nascimento da mulher, apesar de alguns 
cientistas acreditarem que gametas femininos podem 
se originar na vida adulta, diretamente de células-
tronco presentes no organismo. Neste processo as 
ovogônias dão origem aos ovócitos I, que estacionam 
na prófase I da meiose até a puberdade, quando por 
sua vez darão origem aos ovócitos II, e finalmente ao 
óvulo, se houver fecundação.
Considerando o número diploide de 46 cromossomos 
para a espécie humana e uma quantidade de DNA na 
interfase que pode ser representado por x de DNA, 
quantos cromossomos e que quantidade de DNA 
espera-se encontrar nas ovogônias e nos ovócitos II, 
respectivamente? 
46 (2x de DNA) e 23 (2x de DNA) 
46 (x de DNA) e 23 (2x de DNA) 
23 (2x de DNA) e 23 (x de DNA) 
46 (2x de DNA) e 46 (x de DNA) 
(PUCSP 2006) O trecho a seguir foi extraído do artigo 
Desencontros sexuais, de Drauzio Varella, publicado 
na “Folha de S. Paulo”, em 25 de agosto de 2005.
“Nas mulheres, em obediência a uma ordem que 
parte de uma área cerebral chamada hipotálamo, a 
hipófise libera o hormônio FSH (hormônio folículo 
estimulante), que agirá sobre os folículos ovarianos, 
10
a
a
a
a
b
b
b
b
c
b
c
c
c
c
d
d
d
d
d
e
e
(UNESP 2015) Um casal procurou ajuda médica, 
pois há anos desejava gerar filhos e não obtinha 
sucesso. Os exames apontaram que a mulher era 
reprodutivamente normal. Com relação ao homem, 
o exame revelou que a espermatogênese era 
comprometida por uma alteração cromossômica, 
embora seu fenótipo e desempenho sexual fossem 
normais. Por causa dessa alteração, não ocorria o 
pareamento dos cromossomos homólogos, a meiose 
não avançava além do zigóteno e os espermatócitos 
I degeneravam.
Desse modo, é correto afirmar que a análise do 
esperma desse homem revelará 
secreções da próstata e das glândulas seminais, mas 
não haverá espermatozoides, em razão de não se 
completar a prófase I. 
sêmen composto por espermátides, mas não por 
espermatozoides, em razão de não se completar 
a espermatogênese pela falta de segregação 
cromossômica. 
espermatozoides sem cromossomos, em função da 
não segregação cromossômica, e sem mobilidade, em 
razão do sêmen não ter secreções da próstata e das 
glândulas seminais. 
uma secreção mucosa lubrificante, eliminada pelas 
glândulas bulbouretrais, além de espermatogônias 
anucleadas, em razão da não formação da telófase I. 
secreções das glândulas do sistema genital masculino, 
assim como espermatozoides com 2n cromossomos, em 
razão da não segregação das cromátides na anáfase II. 
(PUCMG 2015) Existemsemelhanças e diferenças 
entre a gametogênese masculina e a gametogênese 
feminina. O esquema separa em quatro fases comuns 
(A, B, C e D) a espermatogênese e a ovogênese.
20
EX
ER
CÍ
CI
O
S
estimulando-os a produzir estrogênios, encarregados 
de amadurecer um óvulo a cada mês.
FSH e estrogênios dominam os primeiros 15 dias do 
ciclo menstrual com a finalidade de tornar a mulher 
fértil, isto é, de preparar para a fecundação uma das 
350 mil células germinativas com as quais nasceu.”
O trecho faz referência a um grupo de células que a 
mulher apresenta ao nascer. Essas células são 
ovogônias em início de meiose, presentes no interior 
dos folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos. 
ovócitos em início de meiose, presentes no interior dos 
folículos ovarianos e apresentam 46 cromossomos. 
ovócitos em fase final de meiose, presentes no interior 
de folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos. 
óvulos originados por meiose, presentes na tuba 
uterina e apresentam 23 cromossomos. 
ovogônias em início de meiose, presentes na tuba 
uterina e apresentam 46 cromossomos. 
(PUCMG 2005) O esquema a seguir mostra um 
processo de multiplicação celular em humanos.
 
Analisando o esquema de acordo com seus 
conhecimentos, é INCORRETO afirmar: 
Na figura acima, estão representadas divisões mitóticas 
e meiótica da gametogênese feminina. 
A multiplicação das ovogônias ocorre durante a fase 
intra-uterina de desenvolvimento fetal. 
Cada célula que entra em meiose produz quatro 
gametas funcionais com dois diferentes conjuntos 
genômicos. 
Hormônios produzidos pela hipófise e o processo da 
fecundação controlam progressões da meiose acima 
esquematizada.
 
(UFG 2005) A idade materna avançada implica em 
preocupação com a possibilidade do nascimento de 
bebês com anomalias, porque 
os folículos ovarianos entram em atividade, mas, em 
geral, apenas um cresce e amadurece, enquanto os 
demais regridem. 
os ovócitos maternos permanecem um longo período 
em divisão meiótica, mais suscetíveis a agentes físicos, 
químicos e biológicos. 
as ovogônias maternas interrompem a fase de 
multiplicação por volta da 15a semana de vida fetal e 
transformam-se em ovócitos primários. 
15
16
17
18
19
as gônadas têm células conservadas num estado 
indiferenciado e, quando estimuladas, iniciam a 
produção dos gametas. 
as células do ovário materno sofrem inúmeras divisões 
mitóticas em resposta aos mecanismos de controle do 
ciclo celular.
(UEL 2003) O esquema a seguir representa etapas do 
processo de gametogênese no homem.
 
Sobre esse processo, assinale a alternativa correta. 
A célula A é diploide e as células B, C e D são haploides. 
A separação dos homólogos ocorre durante a etapa 2. 
As células A e B são diploides e as células C e D são 
haploides. 
A redução no número de cromossomos ocorre durante 
a etapa 3. 
A separação das cromátides-irmãs ocorre durante a 
etapa 1. 
 
(UFRGS 2001) Assinale a alternativa que completa 
corretamente a afirmação abaixo.
Durante a gametogênese, quando ocorre a primeira 
divisão meiótica (anáfase I), 
as cromátides separam-se, dirigindo-se para polos 
opostos do fuso, resultando em uma divisão 
equacional que origina duas novas células, no caso da 
espermatogênese. 
as cromátides separam-se, sendo desigual a divisão do 
citoplasma, no caso da ovogênese, o que dá origem a 
um ovócito e dois corpúsculos polares. 
os cromossomos homólogos separam-se, dirigindo-se 
para polos opostos do fuso, resultando em uma divisão 
reducional que origina, no caso da espermatogênese, 
duas novas células. 
formam-se quatro novas células, cada uma com um 
cromossomo de cada par de homólogos, no caso da 
ovogênese. 
formam-se quatro novas células, cromossomicamente 
idênticas, que, no caso da espermatogênese, sofrerão 
transformações estruturais originando quatro 
espermatozoides.
(UFV 2001) Os processos de formação dos 
gametas masculinos e femininos são denominados 
espermatogênese e ovogênese, respectivamente. 
Sobre estes processos é INCORRETO afirmar que: 
a espermiogênese é o processo de transformação das 
espermátides em espermatozoides. 
durante a gametogênese ocorre um processo reducional 
de número de cromossomos. 
o número de gametas viáveis resultantes da 
espermatogênese é maior que o da ovogênese. 
a
a
a
a
a
a
b
b
b
b
b
b
c
c
c
c
c
d
d
d
d
d
e
e
e
e
EX
ER
CÍ
CI
O
S
21www.biologiatotal.com.br
(UFSM 2014) A idade em que ocorre a primeira 
menstruação depende de vários fatores, por exemplo, 
nas populações que vivem em climas quentes, a 
média de idade é mais baixa que nas populações de 
climas frios. Essas observações indicam que fatores 
ambientais influem na produção de hormônios 
que regulam o funcionamento ovariano. Sobre os 
hormônios que atuam sobre o ciclo menstrual, é 
correto afirmar: 
I. O hormônio folículo estimulante (FSH) ativa a 
continuidade da meiose I. 
II. Os ciclos menstruais iniciam, quando as ovogônias 
se transformam em ovócitos primários ou ovócitos I. 
III. O sistema nervoso capta sinais relacionados com 
o clima, e essas informações podem influenciar a 
produção de hormônios no hipotálamo e na hipófise, 
resultando em ativação das funções gonadais. 
Está(ão) correta(s) 
apenas I. 
apenas I e II. 
apenas I e III. 
apenas II. 
apenas II e III. 
 
(IFSC 2014) A figura abaixo representa uma célula 
germinativa de um organismo hipotético. Considere 
que a célula se encontra na metáfase da meiose 
I. Cada letra de A a G representa um gene em seu 
respectivo locus gênico. Os diferentes alelos são 
diferenciados por letras maiúsculas ou minúsculas.
 Assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S). 
A célula é diploide e apresenta um total de quatro 
cromossomos na forma duplicada. 
Não ocorrendo mutações, as cromátides irmãs deverão 
necessariamente apresentar os mesmos genes alelos. 
O indivíduo representado é homozigoto para os genes 
A e g. 
Após o término da meiose II serão formadas duas 
células cada uma com dois cromossomos na forma 
duplicada. 
A célula apresenta dois pares de cromossomos 
homólogos. 
Não ocorrendo mutações genéticas durante a meiose, 
todos os gametas formados por esse indivíduo serão 
iguais. 
na fase de crescimento, as ovogônias aumentam em 
número por sucessivas divisões meióticas. 
as espermatogônias e os espermatócitos primários 
possuem o mesmo número de cromossomos. 
(UNESP 2007) O esquema representa a 
espermatogênese humana, processo no qual, a 
partir de divisões e diferenciações celulares, serão 
produzidos os espermatozoides que darão origem 
aos indivíduos da geração seguinte.
 
Pode-se dizer que: 
a seta de número 1 indica mitose. 
a célula A é chamada de espermátide. 
nas células B, cada cromossomo tem duas cromátides. 
a partir da puberdade, ocorrem apenas os eventos 
representados pelas setas de números 2 e 3. 
as células A, B e C são haploides. 
(UEPG 2016) Os ovários são duas estruturas com 
cerca de 3cm de comprimento, localizados na 
cavidade abdominal, na região das virilhas. Na porção 
ovariana mais externa, chamada córtex ovariano, 
localizam-se as células que darão origem aos óvulos.
A respeito do processo de formação dos óvulos, 
assinale o que for correto. 
O processo de formação de gametas femininos é 
chamado de ovulogênese e tem início antes do 
nascimento de uma mulher, em torno do terceiro mês 
de vida intrauterina. 
Por volta do terceiro mês de vida de uma menina, as 
ovogônias param de se dividir, crescem, duplicam os 
cromossomos e entram em meiose, passando então a 
ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I. 
As células precursoras dos gametas femininos, as 
ovogônias, multiplicam-se por mitose somente após o 
primeiro ciclo menstrual feminino. 
Os ovócitos primários ou ovócitos I permanecem 
estacionados na fase de metáfase II da meiose. Estes 
terminam o ciclo meiótico por volta do décimo quarto 
dia do ciclo menstrual. Se não houverfecundação, 
degeneram e são eliminados. 
O ovócito primário ou ovócito I termina a segunda 
divisão da meiose e produz duas células de tamanhos 
iguais: o ovócito secundário ou ovócito II e o primeiro 
corpúsculo polar ou corpúsculo polar I.
21
23
22
20
01
01
02
02
04
04
08
08
16
16
32
a
a
b
b
c
c
c
d
d
d
e
e
22
EX
ER
CÍ
CI
O
S
25
26
27
28
(UEM 2012) Assinale o que for correto. 
Na formação dos blastômeros, cada célula se divide, 
originando outras duas novas células. Esse processo, 
com relação à quantidade de células, forma uma 
progressão geométrica (PG) de razão 1/2. 
Ao iniciar a puberdade, a mulher tem cerca de 230 mil 
folículos ovarianos. Se a cada ciclo menstrual regular se 
perdem 20 folículos, a mulher ainda terá cerca de 200 
mil folículos ao final de 10 anos. 
Se em cada etapa da espermatogênese há um 
determinado número de células, então o número de 
células, em função dessas etapas, forma uma função 
não decrescente. 
Em relação à gametogênese nos mamíferos, podemos 
afirmar que nos machos o período germinativo estende-
se por toda a vida, enquanto nas fêmeas ele termina ao 
fim da vida intrauterina ou logo após o nascimento. 
Se H é o conjunto das doenças sexualmente 
transmissíveis que afligem os homens e M o conjunto 
das que afligem as mulheres, então a gonorreia não 
pertence à interseção dos dois conjuntos. 
(UFAL 2006) As divisões celulares são de dois 
tipos, cada um ocorrendo em determinado local e 
determinada época do ciclo de vida dos animais 
pluricelulares. Os dois tipos ocorrem, por exemplo, 
na gametogênese humana, processo em que são 
produzidos os gametas que poderão sofrer fecundação 
se não forem utilizados métodos anticoncepcionais 
seguros. Alguns desses métodos também impedem 
a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis.
( ) A anáfase da mitose inicia-se com a divisão do 
centrômero de cada cromossomo duplicado, separando 
as cromátides irmãs. Estas agora são chamadas 
cromossomos irmãos, que são puxados para polos 
opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso.
( ) A meiose ocorre por duas divisões celulares 
sucessivas. A primeira dessas divisões, a meiose I, é 
reducional e a segunda, a meiose II, é equacional.
( ) O período germinativo da gametogênese humana 
termina na vida intrauterina da mulher, ao passo que 
dura quase toda a vida do homem. Durante o período 
de diferenciação da espermatogênese, as espermátides 
transformam-se em espermatozoides e, na ovogênese, 
o ovócito II transforma-se em óvulo.
( ) A pílula anticoncepcional é uma associação de 
hormônios sintéticos (estrógeno e progesterona) que 
inibem parcialmente a hipófise, impedindo que essa 
glândula secrete os hormônios folículo estimulante e 
luteinizante para que não haja nidação ou implantação 
do zigoto na parede uterina.
( ) A aids e a hepatite B são doenças sexualmente 
transmissíveis que somente podem ser adquiridas por 
meio de relações sexuais praticadas sem proteção 
anticoncepcional adequada.
 
(UFRGS 2004) O espermatócito primário do cavalo 
doméstico tem 64 cromossomos.
Leia as afirmações abaixo sobre a constituição 
cromossômica desses animais durante a 
gametogênese.
I - Suas espermatogônias apresentam 128 
cromossomos.
II - Seus espermatócitos secundários apresentam 32 
cromossomos.
III - Seus espermatozoides apresentam 32 
cromossomos.
Quais estão corretas? 
Apenas I. 
Apenas II. 
Apenas III. 
Apenas I e III. 
Apenas II e III. 
(UFF 2001) No esquema abaixo, os números 1, 2, 3 e 
4 indicam os períodos da gametogênese.
Numere os parênteses, relacionando o número 
indicado no esquema à respectiva descrição do 
período da gametogênese.
 
Descrição de cada período da gametogênese
( ) Divisões celulares que duram quase toda a vida com 
produção permanente de novas espermatogônias.
( ) Cada espermátide sofre modificações e dá origem 
ao gameta masculino.
( ) Cada espermatogônia se modifica para originar 
os espermatócitos primários.
( ) Após a primeira divisão meiótica, cada 
espermatócito I dá origem ao espermatócito II que, 
em seguida, sofre a meiose II dando origem às 
espermátides.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta 
da numeração. 
1, 2, 3, 4 
1, 4, 2, 3 
2, 1, 4, 3 
3, 4, 1, 2 
4, 1, 2, 3 
(UEPG 2011) Sobre a gametogênese, assinale o que 
for correto. 
No período de crescimento, as gônias acumulam 
substâncias de reserva e aumentam em volume, 
24
01
02
04
08
16
a
a
b
b
c
c
d
d
e
e
01
EX
ER
CÍ
CI
O
S
23www.biologiatotal.com.br
passando a citos de primeira ordem, ou citos I, ainda 
diploides. 
No início, o período de multiplicação caracteriza-
se por um grande número de mitoses das células 
germinativas primordiais, resultando as gônias, que 
são células diploides. 
A gametogênese masculina, denominada espermiogênese, 
e a gametogênese feminina, denominada ovogênese, são 
processos muito semelhantes, diferindo basicamente em 
relação ao tamanho das células e ao número de gametas 
férteis resultantes das mitoses, ao final do processo. 
No período de maturação, ocorre a meiose. Na telófase 
I originam-se os citos de segunda ordem ou citos II, e, 
no final, na telófase II, já estão formados os óvulos e 
as espermátides, ambos haploides. 
No caso da ovogênese, das quatro células resultantes 
da meiose, apenas a grande é o óvulo, fértil; as outras 
três, pequenas, são os corpúsculos polares, estéreis. No 
caso da espermatogênese, as espermátides são células 
imóveis que se transformarão em espermatozoides 
flagelados, capazes, portanto, de fecundar. 
(UEPG 2010) A gametogênese é um processo que 
ocorre na espécie humana, assim como em todos 
os animais, seres que apresentam normalmente 
reprodução sexuada. Ela consiste na produção de 
células especiais, os gametas feminino e masculino, 
que ao fundir-se formam o zigoto, a primeira célula 
de um novo organismo. A respeito desse processo, 
assinale o que for correto. 
No início da gametogênese, no período de 
multiplicação, ocorre um grande número de mitoses 
das células germinativas primordiais, resultando as 
gônias, que são células diploides. 
No período de crescimento, as gônias acumulam 
substâncias de reserva e aumentam em volume, 
denominando-se citos I, ainda diploides. Durante a sua 
maturação ocorrerá a meiose. 
A gametogênese masculina e a gametogênese 
feminina são processos muito semelhantes, diferindo 
apenas com relação ao tamanho dos gametas. O 
gameta feminino é microscópico e o gameta masculino 
é macroscópico. 
Na ovogênese, das quatro células resultantes da 
meiose, apenas a maior, o óvulo, é fértil. As outras três 
menores, os polócitos, são estéreis. 
Na metáfase originam-se os citos II, e no final, na 
anáfase, já estão formados os óvulos e as espermátides, 
ambos haploides.
(UEPG 2008) Sobre a produção de gametas na 
espécie humana, assinale o que for correto. 
A gametogênese masculina (espermatogênese) e a 
gametogênese feminina (ovogênese) são processos 
muito semelhantes que diferem basicamente em 
relação ao tamanho das células e ao número de 
gametas férteis resultantes das meioses, ao final 
desses dois processos. 
Os espermatócitos primários originam, por mitose, 
8 espermátides cada, que sofrem processo de 
diferenciação, transformando- se em espermatozoides. 
O flagelo do espermatozoide é formado a partir do 
acrossoma. 
No momento da ovulação, o que é expelido não é um 
óvulo, mas um ovócito II, pois a meiose ainda não está 
terminada. Durante a fecundação, com a penetração 
do espermatozóide, esse ovócito é estimulado, e então 
a meiose se completa. 
29
30
ANOTAÇÕES
02
04
08
16
01
01
02
02
04
04
08
08
16
24
R
EP
R
O
D
U
ÇÃ
O
GAMETOGÊNESE
1 - [A]
A estrutura [I] representa o acrossomo, formado a partir da fusão 
das vesículas do complexo de Golgi, que contém enzimas que 
modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, facilitando 
a fertilização. 
2- [A]
Considerando-se os 46 cromossomoshumanos como 
uma quantidade X de DNA, observados nos núcleos das 
espermatogônias e ovogônias; nos espermatócitos e ovócitos 
segundários também haverá X de DNA, porque essas células, 
resultantes da primeira divisão meiótica, possuem em seus 
núcleos 23 cromossomos duplicados. 
3 - [C] 
4- [D] 
5 - [D]
6 - [B] 
7- [C] 
8- [C] 
9 - [C] 
10 - [C]
11 - [A]
A análise do esperma do homem revelará secreções da próstata 
e das glândulas seminais, mas não existirão espermatozoides, 
pois a meiose é interrompida na prófase I. 
GABARITO DJOW
CAIU NA UFRGS - 2017
CAIU NA UNIGRANRIO - 
MEDICINA - 2017
[E]
Em mulheres, a gametogênese tem início na vida embrionária. 
Após a puberdade até a menopausa – caso haja fecundação 
– serão formados: um óvulo funcional e três glóbulos polares. 
[B]
A evolução do óvulo virgem originando um adulto completo 
denomina-se partenogênese. Esse tipo de reprodução 
assexuada é o responsável, por exemplo, pela formação dos 
machos de abelhas e vespas, os zangões. 
12-[B]
No homem, as fases B, C e D iniciam na puberdade. Na mulher, 
as fases A e B ocorrem durante a vida embrionária. 
13- [B]
As ovogônias são células que iniciam a meiose e, portanto 
apresentam 46 cromossomos e quantidade X de DNA. Os 
ovócitos II são células que já tiveram o número de cromossomos 
e a quantidade de DNA reduzidos após a primeira divisão da 
meiose, desta forma apresentam 23 cromossomos e uma 
quantidade. 
 
14 - [B] 
15 - [C] 
16- [B]
17 - [A]
18 - [C] 
19 - [D]
20 - [C]
21- 01 + 02 = 03.
[04] Incorreto: As ovogônias multiplicam-se, por mitoses, 
somente durante a vida embrionária da mulher.
[08] Incorreto: Os ovócitos II somente complementam o processo 
meiótico se forem fecundados.
[16] Incorreto: A gametogênese feminina é completada com a 
formação de um óvulo e três corpúsculos polares pequenos que 
não são fecundados. 
22 - [C]
A transformação das ovogônias em ovócitos primários ocorre 
por volta do terceiro mês de vida intrauterina. A menina possui 
em seus ovários milhares de folículos contendo, cada um, um 
ovócito primário em meiose interrompida na prófase I. 
23 - 01 + 02 + 04 + 16 = 23.
[08] Falsa: Ao térmico da meiose II serão formadas quatro 
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
http://bit.ly/2FSgsLI
http://bit.ly/2jCu2dA
http://bit.ly/2KGM5va
http://bit.ly/2FPxutW
http://bit.ly/2FR77nz
http://bit.ly/2FSQveT
http://bit.ly/2jCOVoK
http://bit.ly/2jyQzI2
http://bit.ly/2FRSv7d
http://bit.ly/2KK8XtY
http://bit.ly/2FROSOD
http://bit.ly/2KIZmUn
http://bit.ly/2jAfE5m
http://bit.ly/2FQPvYM
http://bit.ly/2q9BdMO
http://bit.ly/2q9BC1x
http://bit.ly/2q9iGjH
http://bit.ly/2pOANdJ
http://bit.ly/2q9kadv
http://bit.ly/2pOBvaP
http://bit.ly/2q9gRmI
R
EP
R
O
D
U
ÇÃ
O
25www.biologiatotal.com.br
ANOTAÇÕES
células, cada uma com dois cromossomos unifilamentares.
[32] Os gametas formados serão diferentes devido aos processos 
de recombinação gênica, tais como permutações e segregação 
independente dos cromossomos homólogos. 
24 - 04 + 08 = 12.
Estão incorretos os itens:
[01] A formação dos blastômeros forma uma progressão 
geométrica de razão 2.
[02] Partindo de um ciclo menstrual de 28 dias, a mulher 
terá 13 menstruações em um ano. Ao final de dez anos será 
aproximadamente 130 ciclos menstruais. Se a cada ciclo 
menstrual for perdido 20 folículos, podemos concluir que serão 
perdidos 200 folículos.
Se a mulher tem cerca de 230 mil folículos ao final de dez anos a 
mulher ainda terá aproximadamente 229.800 folículos.
[16] A gonorreia ou blenorragia é uma doença bacteriana que 
afeta homens e mulheres. 
25- V V F F F
26 - [E]
27 - [B]
28 - 01 + 02 + 08 + 16 = 27.
Os gametas masculinos e femininos são resultantes de divisões 
meióticas das células germinativas denominadas gônias. 
29 - 01+ 02 + 08 = 11
Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos 
nos organismos dotados de reprodução sexuada. A afirmativa 04 
está errada, pois apesar de serem processos muito semelhantes, 
a gametogênese masculina forma espermatozoides, que são 
gametas microscópicos. Na gametogênese feminina formam-se 
óvulos, que são gametas femininos macroscópicos. A afirmativa 
16 também é incorreta, pois os citos II surgem após o final da 
meiose I. 
30 - 1 + 8 = 9
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
RESPOSTA COMENTADA
 http://bit.ly/2q9858r
http://bit.ly/2FSH3rR
http://bit.ly/2q8Ze6I
http://bit.ly/2pOujeW
http://bit.ly/2q9gecK
http://bit.ly/2q5LBqH
http://bit.ly/2pQENKs
http://bit.ly/2pQtIJF

Mais conteúdos dessa disciplina