Logo Passei Direto
Buscar

Técnica Fotográfica: Foco e White Balance

User badge image
Daiane Castro

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Outros dois pontos importantes da técnica fotográfica são o controle do foco e do white balance, ou balanço de branco. Sobre tais ajustes, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre o controle do foco e do white balance?
A White balance e refere à dosagem correta da luz, na medida de sua profundidade de campo.
B White balance se refere-se ao controle de exposição correta da lu, com relação a temperatura de cor.
C O foco da imagem é dosado pelo controle do obturador, que mede a exposição da luz por determinada abertura.
D Se o fotógrafo quiser capturar um elemento completamente focado, ele deverá articular uma grande profundidade de campo.
E Se o fotógrafo quiser capturar um elemento completamente focado, ele deverá articular uma pequena profundidade de campo.

O que Barthes chama de o “referente fotográfico” consiste no objeto que é colocado diante da objetiva, e sem o qual não existiria fotografia. No caso da pintura, o referente pode ter origem na imaginação do pintor, o que não acontece com a fotografia. Essa autenticação seria o grande diferencial da fotografia entre os outros meios de reprodução visual, sendo essa convicção de existência do objeto o seu grande noema. Sobre o noema e outros conceitos barthesianos, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre o noema e outros conceitos barthesianos?
A O “isto foi” se refere ao noema da fotografia, a certeza de que aquilo que se vê na imagem foi registrado por alguém que presenciou o fenômeno e o captou em registro.
B Sendo a essência da fotografia a retificação da cena que apresenta, haveria a certeza daquilo que foi presenciado e registrado pelo fotógrafo.
C O grande noema fotográfico é o que Barthes chama de “isto foi”, e se refere a confirmação de que a câmera e o fotógrafo presenciaram a cena, em busca do real.
D Óbvio e Obtuso são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.
E Studium e Punctum são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.

A luz é a principal fonte de criação técnica da fotografia, pois sem luz não há estímulo visual nem fixação da imagem. A iluminação pode evidenciar um elemento, como também pode alterar sua conotação. Sobre a luz na construção fotográfica, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre a luz na construção fotográfica?
A a luz é a única fonte de criação da imagem, pois sem luz não há imagem nem fotografia.
B a iluminação é essencial à captura da imagem em uma superfície e ao estímulo visual.
C para a captura da imagem é preciso que haja correta exposição da luz, por isso aconselha-se não fotografar em lugares escuros.
D a luz pode tanto evidenciar como alterar os sentidos na imagem, quando mal dosada.
E a luz é componente essencial à captura fotográfica, e seu cálculo correto de exposição é sempre único.

Com base na história e o surgimento da fotografia, datado oficialmente em 1826, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre a história e o surgimento da fotografia?
A A fotografia não teve um único inventor, nem surgiu do dia para a noite. Ela é uma síntese de descobertas físicas, já que se trata de uma ferramenta técnica de produção de imagem.
B Há nomes como o do americano Roger Fenton (1800–1877), que desenvolveu o sistema positivo e negativo da fixação da imagem, batizado de calotipo.
C Com o avanço da tecnologia e o surgimento de máquinas portáteis, os jornais decidiram retratar guerras. As primeiras imagens de guerra são registros de Robert Dousneau.
D Com o daguerreótipo, é acelerado o tempo de exposição, possibilitando a produção de retratos, e que o fotografado não tivesse que ficar imobilizado durante minutos.
E Se trata de uma ferramenta técnica de produção de imagem criada em 1826.

Sem os gêneros e classificações fotográficas, as imagens podem ficar propensas a confusões de leitura e interpretação. Colocadas em etiquetas diferentes, uma mesma imagem pode ter interpretações diferentes. Com base nos gêneros fotográficos, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre os gêneros fotográficos?
A Fotografia publicitária e fotografia jornalística tem suas especialidades, por isso uma mesma imagem não pode ser disposta nesses dois segmentos.
B A fotografia documental tem como base de sua construção a atemporalidade, pois pode ser produzida em menores ou maiores prazos.
C Fotomontagens implicam em imagens artísticas, feita com propósito unicamente irreal, no que trabalha a reconstrução estética.
D O retrato é um dos modos mais usuais da fotografia, construído a partir da identidade de um personagem, no que representa visualmente o eu do sujeito.
E As classificações fotográficas tendem a ser vulneráveis, pois variam, principalmente, por seus aspectos de construção.

Considerado o pai do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson possui importantes contribuições na produção de imagens e na teoria da imagem. Uma de suas teorias clássicas é o instante decisivo (1952). Segundo Bresson, o conceito consiste em que:
Qual é a alternativa correta sobre o conceito de instante decisivo de Henri Cartier-Bresson?
A Nada faz o tempo voltar, e não há nada no mundo que faça restituir o passado; assim, a memória fotográfica, como o fogo, são consumidas pelos tempo.
B Há um instante no tempo em que os elementos se encontram em perfeita harmonia, e que podem ser capturados pelo fotógrafo depois que se desfaz no espaço/tempo.
C Observado como uma estratégia de composição do quadro, o decisivo momento de apertar o botão é um momento mágico de equilíbrio do fotógrafo.
D É o momento único do tempo, num determinado espaço, em que é possível registrar com equilíbrio a composição dos elementos no quadro.
E Instante decisivo é o equilíbrio e a composição dos elementos no quadro, e das formas geométricas que devem obedecer rigorosamente à linguagem visual.

Como indicado por Boris Kossoy, a fotografia fornece uma segunda realidade, propensa a mil e uma interpretações variáveis, o que torna delicado o campo da investigação fotográfica. Assim, é preciso considerar as generalizações e especificidades da fotografia: a articulação entre semelhança, vestígio e convenção da imagem e seus elementos constitutivos. Sobre a análise e a leitura fotográficas, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre a análise e leitura fotográficas?
A Não se pode analisar a imagem com os olhos do presente, pois fotografia é passado, fornecendo apenas a lembrança daquilo que foi.
B A análise e leitura fotográficas não se tratam de uma literalidade ou resumo, mas sim de interpretação e leitura, embasada em nas teorias da imagem.
C Conseguiríamos captar com segurança as intenções do autor, que pode, inclusive, não ter intenção nenhuma no ato fotográfico.
D Os símbolos, os elementos da imagem, são variáveis, por isso sempre fogem da interpretação coletiva.
E Os símbolos, os elementos da imagem, são invariáveis, por isso sempre fogem da interpretação coletiva.

Para Boris Kossoy, há diversos aspectos que devem ser levados em conta na análise e leitura fotográfica, pois para se compreender a imagem existem elementos constitutivos e coordenadas de situação que permitem a fotografia se materializar, ou seja, se tornar possível e visível. Sobre os conceitos propostos por Boris Kossoy, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre os conceitos propostos por Boris Kossoy?
A Os elementos constitutivos da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tecnologia”, de acordo com as coordenadas de situação.
B Os elementos constitutivos para a produção da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tempo”, de acordo com as coordenadas de situação.
C As coordenadas de situação para produção da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tempo”, de acordo com os elementos constitutivos.
D Sem as coordenadas de situação, a imagem não se materializa, e, portanto, não pode ser acessada, senão mentalmente.
E Com o ato fotográfico, é construída uma segunda realidade, à medida que a imagem nada mais é do que uma representação a partir do real.

uma determinada técnica para transmitir tal sensação. Sobre as possibilidades técnicas na fotografia, assinale a sentença verdadeira:
Você não pontuou essa questão
A Fotografando um jogo de futebol, quer se registrar a comemoração do atleta como se ele estivesse parado no ar, portanto, devemos DIMINUIR a velocidade do obturador.
B Fotografando um jogo de futebol, quer se registrar a comemoração do atleta como se ele estivesse parado no ar, portanto, devemos AUMENTAR a velocidade do obturador.
C Fotografando uma corrida de automóveis e queremos dar ideia de movimento, borrão, portanto, AUMENTAMOS a velocidade do obturador.
D Fotografando aves no céu, e não queremos que essas pareçam paradas, mas dar ideia de movimento, portanto, AUMENTAMOS a velocidade do obturador.
E Para registrar uma imagem com profundidade de campo, devemos manusear o obturador.

Questão 5/10 - Linguagem Visual
Polissemia, no contexto fotográfico, quer dizer que uma imagem pode ter diversos sentidos, dependendo de diversos fatores. Para a semântica, há três níveis na interpretação dos signos: os sentidos conotativo, denotativo e o subjetivo. Aponte a alternativa que corresponde a descrição exata dos sentidos:
A conotativo: sentido metafórico; subjetivo: sentido literal da expressão; e denotativo: sentido individual e psicológico, de acordo com a experiência de cada um;
B denotativo: sentido individual e psicológico, de acordo com a experiência de cada um; conotativo: sentido literal da expressão; e subjetivo: sentido metafórico.
C denotativo: sentido literal da expressão; conotativo: sentido metafórico; e subjetivo: sentido individual e psicológico, de acordo com a experiência de cada um.
D conotativo: sentido literal; subjetivo: sentido metafórico; e denotativo: sentido ambíguo.
E denotativo: sentido literal da expressão; conotativo: sentido individual; e subjetivo: sentido metafórico.

Questão 6/10 - Linguagem Visual
Com base nos conceitos de objetividade e subjetividade fotográfica, assinale a alternativa correta:
A Quando a "ilusão" se completa na mente do leitor, ao ver uma fotografia, este tem a sensação de assistir a um recorte imprevisível, dotado do sentimento de "realidade", pois a fotografia é completamente objetiva.
B Quando a "ilusão" se completa na mente do leitor, ao ver uma fotografia, este tem a sensação de assistir a um recorte imprevisível, dotado do sentimento de "realidade", pois a fotografia é completamente subjetiva.
C A fotografia pode ser manipulada pela escolha de lentes, enquadramento, ângulos, iluminação, cortes, etc., pois é a visão de seu autor, sendo, portanto, uma versão objetiva.
D A fotografia pode ser manipulada pela escolha de lentes, enquadramento, ângulos, iluminação, cortes, etc., pois é a visão de seu autor, e assim, unicamente, uma versão da realidade.
E O vestígio fotográfico tem seus espaços de tempo, principalmente no presente, onde ela é produzida, sendo o passado apenas resquício da história.

Questão 7/10 - Linguagem Visual
Embutida da essência de significar o mundo em um recorte, a fotografia é a arte de combinar cores, luzes, formas, ideias. A fotografia também participa da educação do olhar, em um exercício de encontros e aprendizados, e sua construção estética também contribui na percepção do indivíduo sobre as informações do mundo. Sobre as possibilidades estéticas da imagem, é possível afirmar que:
A A fotografia precisa de pouco ajustes para ser produzida, pela facilidade e simplicidade de apertar o botão.
B A percepção da imagem se dá pelo entendimento de sua leitura estética, apenas.
C A percepção fotográfica depende de uma série de fatores, que a induzem a uma única e determinada mensagem.
D A construção fotográfica se dá, primeiramente, pelo olhar do fotógrafo, que cria a partir de sua subjetividade.
E O fotógrafo é apenas um coadjuvante no ato fotográfico, tendo em vista que é influenciado por uma série de fatores externos.

Questão 8/10 - Linguagem Visual
A realidade na fotografia se situa no mesmo plano da pintura. Assim como a pintura é construída conforme a imaginação de seu autor, na fotografia essa abertura também estaria ao alcance, através de quais mecanismos?
A nas escolhas técnicas e estéticas tomadas segundos antes de apertar o botão.
B na manipulação dos signos, na composição do quadro, e outras escolhas técnicas.
C na manipulação dos signos, na composição do quadro, e outras escolhas e estéticas.
D na composição e enquadramento, decisões tomadas segundos antes de apertar o botão.
E na manipulação dos signos, na composição do quadro, e outras escolhas de manipulação em softawres.

Questão 9/10 - Linguagem Visual
A fotografia é uma representação do real, tem seus poderes de comunicação e afeto. Como toda publicidade precisa gerar impacto para ser notada (até mesmo em virtude do excesso de comunicação visual existente), a imagem continua sendo a grande arma. A respeito, podemos afirmar que:
A a imagem é a grande arma da publicidade, e é construída com fins lucrativos, apenas
B a fotografia é um recurso restito às grandes empresas, pois é um trabalho muito caro
C a linguagem visual possui seus códigos, que são utilizados para a construção da imagem
D imagem é um processo de representação do real, e requer estudos apenas da comunicação, para ser entendida
E a fotografia é um artifício para a publicidade, pois, ao utilizar seus recursos técnicos e estéticos, pode produzir sentidos

Questão 10/10 - Linguagem Visual Prática fotográfica
Sobre a prática fotográfica, quanto à exposição da luz e sua dosagem pelo obturador, diafragma verifique a(s) proposição(ões) correta(s):
I - Quando, fotografando um jogo de basquete, queremos registrar o salto do atleta como se ele estivesse parado no ar, devemos AUMENTAR a velocidade do obturador.
II - Quando, fotografando um jogo de basquete, queremos registrar o salto do atleta como se ele estivesse parado no ar, devemos DIMINUIR a velocidade do obturador.
III - Estamos fotografando uma corrida de automóveis e não queremos que esses pareçam parados na pista; queremos dar ideia de movimento, portanto, AUMENTAMOS a velocidade do obturador.
IV - Estamos fotografando uma corrida de automóveis e não queremos que esses pareçam parados na pista; queremos dar ideia de movimento, portanto, DIMINUIMOS a velocidade do obturador.
V - Para manter o mesmo nível de luminosidade, nos casos acima, ao aumentarmos a velocidade do obturador devemos, proporcionalmente, abrir o diafragma.
A III e IV
B I e IV
C II, III e V
D II e III
E I, IV e V

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Outros dois pontos importantes da técnica fotográfica são o controle do foco e do white balance, ou balanço de branco. Sobre tais ajustes, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre o controle do foco e do white balance?
A White balance e refere à dosagem correta da luz, na medida de sua profundidade de campo.
B White balance se refere-se ao controle de exposição correta da lu, com relação a temperatura de cor.
C O foco da imagem é dosado pelo controle do obturador, que mede a exposição da luz por determinada abertura.
D Se o fotógrafo quiser capturar um elemento completamente focado, ele deverá articular uma grande profundidade de campo.
E Se o fotógrafo quiser capturar um elemento completamente focado, ele deverá articular uma pequena profundidade de campo.

O que Barthes chama de o “referente fotográfico” consiste no objeto que é colocado diante da objetiva, e sem o qual não existiria fotografia. No caso da pintura, o referente pode ter origem na imaginação do pintor, o que não acontece com a fotografia. Essa autenticação seria o grande diferencial da fotografia entre os outros meios de reprodução visual, sendo essa convicção de existência do objeto o seu grande noema. Sobre o noema e outros conceitos barthesianos, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre o noema e outros conceitos barthesianos?
A O “isto foi” se refere ao noema da fotografia, a certeza de que aquilo que se vê na imagem foi registrado por alguém que presenciou o fenômeno e o captou em registro.
B Sendo a essência da fotografia a retificação da cena que apresenta, haveria a certeza daquilo que foi presenciado e registrado pelo fotógrafo.
C O grande noema fotográfico é o que Barthes chama de “isto foi”, e se refere a confirmação de que a câmera e o fotógrafo presenciaram a cena, em busca do real.
D Óbvio e Obtuso são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.
E Studium e Punctum são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.

A luz é a principal fonte de criação técnica da fotografia, pois sem luz não há estímulo visual nem fixação da imagem. A iluminação pode evidenciar um elemento, como também pode alterar sua conotação. Sobre a luz na construção fotográfica, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre a luz na construção fotográfica?
A a luz é a única fonte de criação da imagem, pois sem luz não há imagem nem fotografia.
B a iluminação é essencial à captura da imagem em uma superfície e ao estímulo visual.
C para a captura da imagem é preciso que haja correta exposição da luz, por isso aconselha-se não fotografar em lugares escuros.
D a luz pode tanto evidenciar como alterar os sentidos na imagem, quando mal dosada.
E a luz é componente essencial à captura fotográfica, e seu cálculo correto de exposição é sempre único.

Com base na história e o surgimento da fotografia, datado oficialmente em 1826, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre a história e o surgimento da fotografia?
A A fotografia não teve um único inventor, nem surgiu do dia para a noite. Ela é uma síntese de descobertas físicas, já que se trata de uma ferramenta técnica de produção de imagem.
B Há nomes como o do americano Roger Fenton (1800–1877), que desenvolveu o sistema positivo e negativo da fixação da imagem, batizado de calotipo.
C Com o avanço da tecnologia e o surgimento de máquinas portáteis, os jornais decidiram retratar guerras. As primeiras imagens de guerra são registros de Robert Dousneau.
D Com o daguerreótipo, é acelerado o tempo de exposição, possibilitando a produção de retratos, e que o fotografado não tivesse que ficar imobilizado durante minutos.
E Se trata de uma ferramenta técnica de produção de imagem criada em 1826.

Sem os gêneros e classificações fotográficas, as imagens podem ficar propensas a confusões de leitura e interpretação. Colocadas em etiquetas diferentes, uma mesma imagem pode ter interpretações diferentes. Com base nos gêneros fotográficos, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre os gêneros fotográficos?
A Fotografia publicitária e fotografia jornalística tem suas especialidades, por isso uma mesma imagem não pode ser disposta nesses dois segmentos.
B A fotografia documental tem como base de sua construção a atemporalidade, pois pode ser produzida em menores ou maiores prazos.
C Fotomontagens implicam em imagens artísticas, feita com propósito unicamente irreal, no que trabalha a reconstrução estética.
D O retrato é um dos modos mais usuais da fotografia, construído a partir da identidade de um personagem, no que representa visualmente o eu do sujeito.
E As classificações fotográficas tendem a ser vulneráveis, pois variam, principalmente, por seus aspectos de construção.

Considerado o pai do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson possui importantes contribuições na produção de imagens e na teoria da imagem. Uma de suas teorias clássicas é o instante decisivo (1952). Segundo Bresson, o conceito consiste em que:
Qual é a alternativa correta sobre o conceito de instante decisivo de Henri Cartier-Bresson?
A Nada faz o tempo voltar, e não há nada no mundo que faça restituir o passado; assim, a memória fotográfica, como o fogo, são consumidas pelos tempo.
B Há um instante no tempo em que os elementos se encontram em perfeita harmonia, e que podem ser capturados pelo fotógrafo depois que se desfaz no espaço/tempo.
C Observado como uma estratégia de composição do quadro, o decisivo momento de apertar o botão é um momento mágico de equilíbrio do fotógrafo.
D É o momento único do tempo, num determinado espaço, em que é possível registrar com equilíbrio a composição dos elementos no quadro.
E Instante decisivo é o equilíbrio e a composição dos elementos no quadro, e das formas geométricas que devem obedecer rigorosamente à linguagem visual.

Como indicado por Boris Kossoy, a fotografia fornece uma segunda realidade, propensa a mil e uma interpretações variáveis, o que torna delicado o campo da investigação fotográfica. Assim, é preciso considerar as generalizações e especificidades da fotografia: a articulação entre semelhança, vestígio e convenção da imagem e seus elementos constitutivos. Sobre a análise e a leitura fotográficas, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre a análise e leitura fotográficas?
A Não se pode analisar a imagem com os olhos do presente, pois fotografia é passado, fornecendo apenas a lembrança daquilo que foi.
B A análise e leitura fotográficas não se tratam de uma literalidade ou resumo, mas sim de interpretação e leitura, embasada em nas teorias da imagem.
C Conseguiríamos captar com segurança as intenções do autor, que pode, inclusive, não ter intenção nenhuma no ato fotográfico.
D Os símbolos, os elementos da imagem, são variáveis, por isso sempre fogem da interpretação coletiva.
E Os símbolos, os elementos da imagem, são invariáveis, por isso sempre fogem da interpretação coletiva.

Para Boris Kossoy, há diversos aspectos que devem ser levados em conta na análise e leitura fotográfica, pois para se compreender a imagem existem elementos constitutivos e coordenadas de situação que permitem a fotografia se materializar, ou seja, se tornar possível e visível. Sobre os conceitos propostos por Boris Kossoy, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre os conceitos propostos por Boris Kossoy?
A Os elementos constitutivos da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tecnologia”, de acordo com as coordenadas de situação.
B Os elementos constitutivos para a produção da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tempo”, de acordo com as coordenadas de situação.
C As coordenadas de situação para produção da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tempo”, de acordo com os elementos constitutivos.
D Sem as coordenadas de situação, a imagem não se materializa, e, portanto, não pode ser acessada, senão mentalmente.
E Com o ato fotográfico, é construída uma segunda realidade, à medida que a imagem nada mais é do que uma representação a partir do real.

uma determinada técnica para transmitir tal sensação. Sobre as possibilidades técnicas na fotografia, assinale a sentença verdadeira:
Você não pontuou essa questão
A Fotografando um jogo de futebol, quer se registrar a comemoração do atleta como se ele estivesse parado no ar, portanto, devemos DIMINUIR a velocidade do obturador.
B Fotografando um jogo de futebol, quer se registrar a comemoração do atleta como se ele estivesse parado no ar, portanto, devemos AUMENTAR a velocidade do obturador.
C Fotografando uma corrida de automóveis e queremos dar ideia de movimento, borrão, portanto, AUMENTAMOS a velocidade do obturador.
D Fotografando aves no céu, e não queremos que essas pareçam paradas, mas dar ideia de movimento, portanto, AUMENTAMOS a velocidade do obturador.
E Para registrar uma imagem com profundidade de campo, devemos manusear o obturador.

Questão 5/10 - Linguagem Visual
Polissemia, no contexto fotográfico, quer dizer que uma imagem pode ter diversos sentidos, dependendo de diversos fatores. Para a semântica, há três níveis na interpretação dos signos: os sentidos conotativo, denotativo e o subjetivo. Aponte a alternativa que corresponde a descrição exata dos sentidos:
A conotativo: sentido metafórico; subjetivo: sentido literal da expressão; e denotativo: sentido individual e psicológico, de acordo com a experiência de cada um;
B denotativo: sentido individual e psicológico, de acordo com a experiência de cada um; conotativo: sentido literal da expressão; e subjetivo: sentido metafórico.
C denotativo: sentido literal da expressão; conotativo: sentido metafórico; e subjetivo: sentido individual e psicológico, de acordo com a experiência de cada um.
D conotativo: sentido literal; subjetivo: sentido metafórico; e denotativo: sentido ambíguo.
E denotativo: sentido literal da expressão; conotativo: sentido individual; e subjetivo: sentido metafórico.

Questão 6/10 - Linguagem Visual
Com base nos conceitos de objetividade e subjetividade fotográfica, assinale a alternativa correta:
A Quando a "ilusão" se completa na mente do leitor, ao ver uma fotografia, este tem a sensação de assistir a um recorte imprevisível, dotado do sentimento de "realidade", pois a fotografia é completamente objetiva.
B Quando a "ilusão" se completa na mente do leitor, ao ver uma fotografia, este tem a sensação de assistir a um recorte imprevisível, dotado do sentimento de "realidade", pois a fotografia é completamente subjetiva.
C A fotografia pode ser manipulada pela escolha de lentes, enquadramento, ângulos, iluminação, cortes, etc., pois é a visão de seu autor, sendo, portanto, uma versão objetiva.
D A fotografia pode ser manipulada pela escolha de lentes, enquadramento, ângulos, iluminação, cortes, etc., pois é a visão de seu autor, e assim, unicamente, uma versão da realidade.
E O vestígio fotográfico tem seus espaços de tempo, principalmente no presente, onde ela é produzida, sendo o passado apenas resquício da história.

Questão 7/10 - Linguagem Visual
Embutida da essência de significar o mundo em um recorte, a fotografia é a arte de combinar cores, luzes, formas, ideias. A fotografia também participa da educação do olhar, em um exercício de encontros e aprendizados, e sua construção estética também contribui na percepção do indivíduo sobre as informações do mundo. Sobre as possibilidades estéticas da imagem, é possível afirmar que:
A A fotografia precisa de pouco ajustes para ser produzida, pela facilidade e simplicidade de apertar o botão.
B A percepção da imagem se dá pelo entendimento de sua leitura estética, apenas.
C A percepção fotográfica depende de uma série de fatores, que a induzem a uma única e determinada mensagem.
D A construção fotográfica se dá, primeiramente, pelo olhar do fotógrafo, que cria a partir de sua subjetividade.
E O fotógrafo é apenas um coadjuvante no ato fotográfico, tendo em vista que é influenciado por uma série de fatores externos.

Questão 8/10 - Linguagem Visual
A realidade na fotografia se situa no mesmo plano da pintura. Assim como a pintura é construída conforme a imaginação de seu autor, na fotografia essa abertura também estaria ao alcance, através de quais mecanismos?
A nas escolhas técnicas e estéticas tomadas segundos antes de apertar o botão.
B na manipulação dos signos, na composição do quadro, e outras escolhas técnicas.
C na manipulação dos signos, na composição do quadro, e outras escolhas e estéticas.
D na composição e enquadramento, decisões tomadas segundos antes de apertar o botão.
E na manipulação dos signos, na composição do quadro, e outras escolhas de manipulação em softawres.

Questão 9/10 - Linguagem Visual
A fotografia é uma representação do real, tem seus poderes de comunicação e afeto. Como toda publicidade precisa gerar impacto para ser notada (até mesmo em virtude do excesso de comunicação visual existente), a imagem continua sendo a grande arma. A respeito, podemos afirmar que:
A a imagem é a grande arma da publicidade, e é construída com fins lucrativos, apenas
B a fotografia é um recurso restito às grandes empresas, pois é um trabalho muito caro
C a linguagem visual possui seus códigos, que são utilizados para a construção da imagem
D imagem é um processo de representação do real, e requer estudos apenas da comunicação, para ser entendida
E a fotografia é um artifício para a publicidade, pois, ao utilizar seus recursos técnicos e estéticos, pode produzir sentidos

Questão 10/10 - Linguagem Visual Prática fotográfica
Sobre a prática fotográfica, quanto à exposição da luz e sua dosagem pelo obturador, diafragma verifique a(s) proposição(ões) correta(s):
I - Quando, fotografando um jogo de basquete, queremos registrar o salto do atleta como se ele estivesse parado no ar, devemos AUMENTAR a velocidade do obturador.
II - Quando, fotografando um jogo de basquete, queremos registrar o salto do atleta como se ele estivesse parado no ar, devemos DIMINUIR a velocidade do obturador.
III - Estamos fotografando uma corrida de automóveis e não queremos que esses pareçam parados na pista; queremos dar ideia de movimento, portanto, AUMENTAMOS a velocidade do obturador.
IV - Estamos fotografando uma corrida de automóveis e não queremos que esses pareçam parados na pista; queremos dar ideia de movimento, portanto, DIMINUIMOS a velocidade do obturador.
V - Para manter o mesmo nível de luminosidade, nos casos acima, ao aumentarmos a velocidade do obturador devemos, proporcionalmente, abrir o diafragma.
A III e IV
B I e IV
C II, III e V
D II e III
E I, IV e V

Prévia do material em texto

Outros dois pontos importantes da técnica fotográfica são o controle do foco e do white balance, ou balanço de branco. Sobre tais ajustes, assinale a alternativa correta:
	A	
 White balance e refere à dosagem correta da luz, na medida de sua profundidade de campo.
	B	
 White balance se refere-se ao controle de exposição correta da lu, com relação a temperatura de cor.
	C	
 O foco da imagem é dosado pelo controle do obturador, que mede a exposição da luz por determinada abertura.
	D	
 Se o fotógrafo quiser capturar um elemento completamente focado, ele deverá articular uma grande profundidade de campo.
Você assinalou essa alternativa (D)
	E	
 Se o fotógrafo quiser capturar um elemento completamente focado, ele deverá articular uma pequena profundidade de campo.
Questão 2/10 - Linguagem Visual
O que Barthes chama de o “referente fotográfico” consiste no objeto que é colocado diante da objetiva, e sem o qual não existiria fotografia. No caso da pintura, o referente pode ter origem na imaginação do pintor, o que não acontece com a fotografia. Essa autenticação seria o grande diferencial da fotografia entre os outros meios de reprodução visual, sendo essa convicção de existência do objeto o seu grande noema. Sobre o noema e outros conceitos barthesianos, assinale a alternativa correta:
	A	
 O “isto foi” se refere ao noema da fotografia, a certeza de que aquilo que se vê na imagem foi registrado por alguém que presenciou o fenômeno e o captou em registro.
Você assinalou essa alternativa (A)
	B	
 Sendo a essência da fotografia a retificação da cena que apresenta, haveria a certeza daquilo que foi presenciado e registrado pelo fotógrafo.
	C	
 O grande noema fotográfico é o que Barthes chama de “isto foi”, e se refere a confirmação de que a câmera e o fotógrafo presenciaram a cena, em busca do real.
	D	
 Óbvio e Obtuso são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.
	E	
 Studium e Punctum são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.
Questão 3/10 - Linguagem Visual
A luz é a principal fonte de criação técnica da fotografia, pois sem luz não há estímulo visual nem fixação da imagem. A iluminação pode evidenciar um elemento, como também pode alterar sua conotação. Sobre a luz na construção fotográfica, assinale a alternativa correta:
	A	
a luz é a única fonte de criação da imagem, pois sem luz não há imagem nem fotografia
	B	
a iluminação é essencial à captura da imagem em uma superfície e ao estímulo visual
Você assinalou essa alternativa (B)
	C	
 para a captura da imagem é preciso que haja correta exposição da luz, por isso aconselha-se não fotografar em lugares escuros
	D	
 a luz pode tanto evidenciar como alterar os sentidos na imagem, quando mal dosada.
	E	
 a luz é componente essencial à captura fotográfica, e seu cálculo correto de exposição é sempre único 
Questão 4/10 - Linguagem Visual
Com base na história e o surgimento da fotografia, datado oficialmente em 1826, assinale a alternativa correta:
	A	
( ) A fotografia não teve um único inventor, nem surgiu do dia para a noite. Ela é uma síntese de descobertas físicas, já que se trata de uma ferramenta técnica de produção de imagem.
	B	
( ) Há nomes como o do americano Roger Fenton (1800–1877), que desenvolveu o sistema positivo e negativo da fixação da imagem, batizado de calotipo,
	C	
( ) Com o avanço da tecnologia e o surgimento de máquinas portáteis, os jornais decidiram retratar guerras. As primeiras imagens de guerra são registros de Robert Dousneau,
	D	
(X ) Com o daguerreótipo, é acelerado o tempo de exposição, possibilitando a produção de retratos, e que o fotografado não tivesse que ficar imobilizado durante minutos.
Você assinalou essa alternativa (D)
	E	Se trata de uma ferramenta técnica de produção de imagem criada em 1826.
Questão 5/10 - Linguagem Visual
Alguns conceitos de leitura a se considerar na imagem seriam: ritmo, equilíbrio, contraste, unidade, cor, harmonia, proporção, etc., como na imagem abaixo, campanha da Faber Castell. Analise a imagem, e aponte a alternativa correta. 
A imagem traz harmonia em sua composição, que é central, pelas formas, pela cor, e por enfatizar o elemento no maior ponto de interesse da imagem.
Certamente o fotógrafo trouxe o branco no fundo da imagem, com a intenção de opor ao escuro do elemento central.
A imagem é dividida em duas partes na vertical: a primeira faz referência ao elemento que dá cor à imagem, e na outra metade a cor, que seria idêntica à do elemento.
São verdadeiras:
	A	
nenhuma das alternativas
	B	
1 e 2
	C	
1, 2 e 3
Você assinalou essa alternativa (C)
	D	
2 e 3
	E	
 1 e 3
Questão 6/10 - Linguagem Visual
Sem os gêneros e classificações fotográficas, as imagens podem ficar propensas a confusões de leitura e interpretação. Colocadas em etiquetas diferentes, uma mesma imagem pode ter interpretações diferentes. Com base nos gêneros fotográficos, assinale a alternativa correta:
	A	
Fotografia publicitária e fotografia jornalística tem suas especialidades, por isso uma mesma imagem não pode ser disposta nesses dois segmentos.
	B	
A fotografia documental tem como base de sua construção a atemporalidade, pois pode ser produzida em menores ou maiores prazos.
	C	
 Fotomontagens implicam em imagens artísticas, feita com propósito unicamente irreal, no que trabalha a reconstrução estética.
	D	
O retrato é um dos modos mais usuais da fotografia, construído a partir da identidade de um personagem, no que representa visualmente o eu do sujeito.
Você assinalou essa alternativa (D)
	E	
 As classificações fotográficas tendem a ser vulneráveis, pois variam, principalmente, por seus aspectos de construção.
Questão 7/10 - Linguagem Visual
Considerado o pai do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson possui importantes contribuições na produção de imagens e na teoria da imagem. Uma de suas teorias clássicas é o instante decisivo (1952). Segundo Bresson, o conceito consiste em que:
	A	
Nada faz o tempo voltar, e não há nada no mundo que faça restituir o passado; assim, a memória fotográfica, como o fogo, são consumidas pelos tempo.
	B	
 Há um instante no tempo em que os elementos se encontram em perfeita harmonia, e que podem ser capturados pelo fotógrafo depois que se desfaz no espaço/tempo.
	C	
Observado como uma estratégia de composição do quadro, o decisivo momento de apertar o botão é um momento mágico de equilíbrio do fotógrafo.
	D	
 É o momento único do tempo, num determinado espaço, em que é possível registrar com equilíbrio a composição dos elementos no quadro.
Você assinalou essa alternativa (D)
	E	
 Instante decisivo é o equilíbrio e a composição dos elementos no quadro, e das formas geométricas que devem obedecer rigorosamente à linguagem visual.
Questão 8/10 - Linguagem Visual
Na técnica fotográfica, o controle da “tríade básica”, para uso do equipamento em modo manual, refere-se à exposição da luz e sua medida no ISO, no obturador, e no diafragma. Sobre esses ajustes marque a alternativa correta:
	A	
ISO é a sensibilidade do filme/sensor, e permite que a luz penetre com mais ou menos intensidade, podendo, assim, clarear a imagem capturada.
Você assinalou essa alternativa (A)
	B	
ISO é o que dosa a medida da luz que será levada ao sensor/filme a partir de sua janela, regulada pelo tempo em que estará aberta.
	C	
Diafragma é o que dosa a medida da luz que será levada ao sensor/filme a partir de uma janela regulada pelo tamanho de seu orifício.
	D	
Diafragma é o que dosa a medida da luz que será levada ao sensor/filme a partir de uma janela regulada pelo tempo de abertura.
	E	
Obturador é o que dosa a medida da luz que será levada ao sensor/filme a partir de uma janela regulada pelo tamanho de seu orifício.
Questão 9/10 - Linguagem Visual
Como indicado por Boris Kossoy, a fotografia fornece uma segunda realidade, propensa a mil e uma interpretações variáveis, o que torna delicado o campo da investigação fotográfica. Assim,é preciso considerar as generalizações e especificidades da fotografia: a articulação entre semelhança, vestígio e convenção da imagem e seus elementos constitutivos. Sobre a análise e a leitura fotográficas, assinale a alternativa correta:
	A	
Não se pode analisar a imagem com os olhos do presente, pois fotografia é passado, fornecendo apenas a lembrança daquilo que foi.
	B	
 A análise e leitura fotográficas não se tratam de uma literalidade ou resumo, mas sim de interpretação e leitura, embasada em nas teorias da imagem.
Você assinalou essa alternativa (B)
	C	
 Conseguiríamos captar com segurança as intenções do autor, que pode, inclusive, não ter intenção nenhuma no ato fotográfico
	D	
 Os símbolos, os elementos da imagem, são variáveis, por isso sempre fogem da interpretação coletiva.
	E	
 Os símbolos, os elementos da imagem, são invariáveis, por isso sempre fogem da interpretação coletiva.
Questão 10/10 - Linguagem Visual
Para Boris Kossoy, há diversos aspectos que devem ser levados em conta na análise e leitura fotográfica, pois para se compreender a imagem existem elementos constitutivos e coordenadas de situação que permitem a fotografia se materializar, ou seja, se tornar possível e visível. Sobre os conceitos propostos por Boris Kossoy, assinale a alternativa correta:
	A	
Os elementos constitutivos da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tecnologia”, de acordo com as coordenadas de situação.
	B	
 Os elementos constitutivos para a produção da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tempo”, de acordo com as coordenadas de situação.
	C	
 As coordenadas de situação para produção da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tempo”, de acordo com os elementos constitutivos.
	D	
 Sem as coordenadas de situação, a imagem não se materializa, e, portanto, não pode ser acessada, senão mentalmente.
	E	
 Com o ato fotográfico, é construída uma segunda realidade, à medida que a imagem nada mais é do que uma representação a partir do real.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 1/10 - Linguagem Visual
Além de ser vestígio da presença humana, a imagem abrange muitas áreas do cotidiano e possui diversos significados. A imagem ganha ares de heterogeneidade, tanto de seus significados quanto de suas possibilidades, ou seus sentidos. Sobre a imagem, marque a alternativa correta:
	A	
a imagem é vestígio enquanto marca da história, e fornece sentido enquanto informa as condições de sua produção
	B	
há homogeneidade na imagem nos aspectos de recepção e produção da imagem, pois a imagem é um código em aberto
	C	
as possibilidades de sentidos na fotografia são infinitas graças à multiplicidade de recursos da câmera fotográfica
	D	
a fotografia publicitária possui vantagem em relação às outras formas de expressão visual, pois é mais heterogênea em seus sentidos
	E	
além de ser vestígio da presença humana, a imagem abrange muitas áreas do cotidiano, como a psicologia e antropologia
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 2/10 - Linguagem Visual
Leitura e análise fotográficas
O pensamento corrente no século XIX era de que a fotografia era a reprodução perfeita, a exata similitude de seu referente. Demorou até que essa ideia perdesse terreno para uma nova concepção, que passou a ver na imagem uma recriação da realidade, isto é, uma forma subjetiva de construir, embora se materialize mecanicamente, através de uma tecnologia. Sobre a contextualização histórica de surgimento da fotografia, e suas vertentes de pensamento, assinale a alternativa correta:
	A	A fotografia possui linguagem universal, por isso é considerada de fácil interpretação e leitura, uma decodificadora de mensagens.
	B	A imagem fotográfica, como imagem técnica, é um meio de reproduzir a exata realidade, por isso é confundida com o real.
	C	Por surgir como um meio de reprodução tecnicista e não criativo, no século XIX, a fotografia foi negada por diversos artistas e pensadores.
Você assinalou essa alternativa (C)
	D	O surgimento da fotografia se dá por meio de experiências ópticas, físicas e químicas, sendo mais um experimento criativo que mecânico.
	E	Niépce e Dagueere, em experimentos com a câmara escura, conseguiram fixar a imagem numa superfície de papel, o conhecido rolo 35mm.
Questão 3/10 - Linguagem Visual
Para a construção da imagem na mente, é necessário que haja induções de visualidade que tragam efeitos de sentido, e assim interpretações. Não é um processo simples, pois cada um olha o mundo de uma forma. Sobre a multiplicidade se sentidos na imagem, e sua decodificação social, assinale a alternativa correta:
I a imagem, sendo técnica ou mental, é produção de realidades, heterogênea pois produz sentidos e interpretações distintas
II a mente é um processo orgânico que organiza as informações através dos cinco sentidos, apenas
III todos os elementos visuais podem gerar significados diferentes na fotografia, mas não na mente do leitor
	A	Apenas a alternativa I está correta
Você assinalou essa alternativa (A)
	B	Apenas a alternativa II esta correta
	C	Apenas a alternativa III está correta
	D	As alternativas I e II estão corretas
	E	Nenhuma das alternativas é correta
Questão 4/10 - Linguagem Visual
Se um fotógrafo quiser passar a ideia de movimento, seja de estaticidade ou de deslocamento, ele precisará utilizar uma determinada técnica para transmitir tal sensação. Sobre as possibilidades técnicas na fotografia, assinale a sentença verdadeira:
Você não pontuou essa questão
	A	
Fotografando um jogo de futebol, quer se registrar a comemoração do atleta como se ele estivesse parado no ar, portanto, devemos DIMINUIR a velocidade do obturador.
	B	
Fotografando um jogo de futebol, quer se registrar a comemoração do atleta como se ele estivesse parado no ar, portanto, devemos AUMENTAR a velocidade do obturador.
	C	
Fotografando uma corrida de automóveis e queremos dar ideia de movimento, borrão, portanto, AUMENTAMOS a velocidade do obturador.
	D	
Fotografando aves no céu, e não queremos que essas pareçam paradas, mas dar ideia de movimento, portanto, AUMENTAMOS a velocidade do obturador.
Você assinalou essa alternativa (D)
	E	
Para registrar uma imagem com profundidade de campo, devemos manusear o obturador.
Questão 5/10 - Linguagem Visual
Polissemia, no contexto fotográfico, quer dizer que uma imagem pode ter diversos sentidos, dependendo de diversos fatores. Para a semântica, há três níveis na interpretação dos signos: os sentidos conotativo, denotativo e o subjetivo. Aponte a alternativa que corresponde a descrição exata dos sentidos:
	A	
conotativo: sentido metafórico; subjetivo: sentido literal da expressão; e denotativo: sentido individual e psicológico, de acordo com a experiência de cada um;
	B	
denotativo: sentido individual e psicológico, de acordo com a experiência de cada um; conotativo: sentido literal da expressão; e subjetivo: sentido metafórico.
	C	denotativo: sentido literal da expressão; conotativo: sentido metafórico; e subjetivo: sentido individual e psicológico, de acordo com a experiência de cada um.
Você assinalou essa alternativa (C)
	D	conotativo: sentido literal; subjetivo: sentido metafórico; e denotativo: sentido ambíguo.
	E	
denotativo: sentido literal da expressão; conotativo: sentido individual; e subjetivo: sentido metafórico.
Questão 6/10 - Linguagem Visual
Com base nos conceitos de objetividade e subjetividade fotográfica, assinale a alternativa correta:
	A	
Quando a "ilusão" se completa na mente do leitor, ao ver uma fotografia, este tem a sensação de assistir a um recorte imprevisível, dotado do sentimento de "realidade", pois a fotografia é completamente objetiva.
	B	
Quando a "ilusão" se completa na mente do leitor, ao ver uma fotografia, este tem a sensação de assistir a um recorte imprevisível, dotado do sentimento de "realidade", pois a fotografia é completamente subjetiva.
	C	A fotografia pode ser manipulada pela escolha de lentes, enquadramento, ângulos, iluminação, cortes, etc., pois é a visão de seu autor, sendo, portanto, uma versão objetiva.
	D	
A fotografiapode ser manipulada pela escolha de lentes, enquadramento, ângulos, iluminação, cortes, etc., pois é a visão de seu autor, e assim, unicamente, uma versão da realidade.
Você assinalou essa alternativa (D)
	E	
O vestígio fotográfico tem seus espaços de tempo, principalmente no presente, onde ela é produzida, sendo o passado apenas resquício da história.
 
Questão 7/10 - Linguagem Visual
Embutida da essência de significar o mundo em um recorte, a fotografia é a arte de combinar cores, luzes, formas, ideias. A fotografia também participa da educação do olhar, em um exercício de encontros e aprendizados, e sua construção estética também contribui na percepção do indivíduo sobre as informações do mundo. Sobre as possibilidades estéticas da imagem, é possível afirmar que:
	A	
A fotografia precisa de pouco ajustes para ser produzida, pela facilidade e simplicidade de apertar o botão.
	B	A percepção da imagem se dá pelo entendimento de sua leitura estética, apenas.
	C	
 A percepção fotográfica depende de uma série de fatores, que a induzem a uma única e determinada mensagem.
	D	
 A construção fotográfica se dá, primeiramente, pelo olhar do fotógrafo, que cria a partir de sua subjetividade.
Você assinalou essa alternativa (D)
	E	
O fotógrafo é apenas um coadjuvante no ato fotográfico, tendo em vista que é influenciado por uma série de fatores externos.
Questão 8/10 - Linguagem Visual
A realidade na fotografia se situa no mesmo plano da pintura. Assim como a pintura é construída conforme a imaginação de seu autor, na fotografia essa abertura também estaria ao alcance, através de quais mecanismos?
Você não pontuou essa questão
	A	nas escolhas técnicas e estéticas tomadas segundos antes de apertar o botão.
	B	
na manipulação dos signos, na composição do quadro, e outras escolhas técnicas.
	C	
na manipulação dos signos, na composição do quadro, e outras escolhas e estéticas.
	D	
na composição e enquadramento, decisões tomadas segundos antes de apertar o botão.
	E	
na manipulação dos signos, na composição do quadro, e outras escolhas de manipulação em softawres.
Questão 9/10 - Linguagem Visual
A fotografia é uma representação do real, tem seus poderes de comunicação e afeto. Como toda publicidade precisa gerar impacto para ser notada (até mesmo em virtude do excesso de comunicação visual existente), a imagem continua sendo a grande arma. A respeito, podemos afirmar que:
	A	
a imagem é a grande arma da publicidade, e é construída com fins lucrativos, apenas
	B	
a fotografia é um recurso restito às grandes empresas, pois é um trabalho muito caro
	C	
a linguagem visual possui seus códigos, que são utilizados para a construção da imagem
	D	imagem é um processo de representação do real, e requer estudos apenas da comunicação, para ser entendida
	E	
a fotografia é um artifício para a publicidade, pois, ao utilizar seus recursos técnicos e estéticos, pode produzir sentidos
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 10/10 - Linguagem Visual
Prática fotográfica
Sobre a prática fotográfica, quanto à exposição da luz e sua dosagem pelo obturador, diafragma verifique a(s) proposição(ões) correta(s):
I - Quando, fotografando um jogo de basquete, queremos registrar o salto do atleta como se ele estivesse parado no ar, devemos AUMENTAR a velocidade do obturador.
II - Quando, fotografando um jogo de basquete, queremos registrar o salto do atleta como se ele estivesse parado no ar, devemos DIMINUIR a velocidade do obturador.
III - Estamos fotografando uma corrida de automóveis e não queremos que esses pareçam parados na pista; queremos dar ideia de movimento, portanto, AUMENTAMOS a velocidade do obturador.
IV - Estamos fotografando uma corrida de automóveis e não queremos que esses pareçam parados na pista; queremos dar ideia de movimento, portanto, DIMINUIMOS a velocidade do obturador.
 V - Para manter o mesmo nível de luminosidade, nos casos acima, ao aumentarmos a velocidade do obturador devemos, proporcionalmente, abrir o diafragma.
Estão corretas, as alternativas:
	A	III e IV
	B	I e IV
	C	II, III e V
	D	II e III
	E	I, IV e V
Você assinalou essa alternativa (E)

Mais conteúdos dessa disciplina