Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

10
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ALOISIO LIANDRO QUEIROZ
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA
EM EDUCAÇÃO FÍSICA
OURO PRETO
Fevereiro 2023
ALOISIO LIANDRO QUEIROZ
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUDAMENTAL LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA
Relatório apresentado como requisito para conclusão da disciplina EFD – 392
Estágio na Educação Fundamental do Departamento Escola Educação Física Universidade Federal de Ouro Preto, sob a orientação do professor: Emerson Cruz.
OURO PRETO 
Fevereiro - 2023
SUMÁRIO:
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS ........................................................3
2. ATIVIDADES REALIZADAS .........................................................4
2.1 No campo de estágio .....................................................................4
2.2 Fora do campo de estágio .............................................................6
3. AVALIAÇÕES ...............................................................................7
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................8
5. REFERÊNCIAS .............................................................................9
6. ANEXOS E APÊNCICES.............................................................10
1. 
CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
O estágio para, o aluno, significa a forma de como ele terá a vivência dentro da área e este será o momento em que poderá errar e adquirir experiência, dessa forma temos que aproveitar o máximo e fazer de forma cuidadosa para que possa absorver o melhor dessa vivência, a escola que tive o prazer de fazer meu estagio nesse período foi a Escola Estadual “Marília de Dirceu”, sua a missão servir com excelência, por meio da educação, adotando a prática da inclusão e formando cidadãos éticos, solidários, com base educacional sólida e consciência ambiental. 
 A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A Escola Estadual Marília de Dirceu é uma instituição integrante da rede estadual de ensino, localizada na Cidade de Ouro Preto, Estado de Minas Gerais. Foi criada como Grupo Escolar em 1925 por meio de um decreto, e mudou o seu nome em 1946 para Escola Estadual. Ela oferece cursos desde o pré-escolar até o ensino médio, além de curso de suplência e ensino noturno.
 Para compreender a importância das intervenções realizadas, é preciso considerar que atualmente a forma de brincar vem sendo modificada principalmente pelo “crescente número de horas diante da televisão, especialmente por parte das crianças e adolescentes, o que diminui a atividade motora, leva ao abandono da cultura de jogos infantis e favorece a substituição da experiência de praticar esporte pela cultura de assistir esporte”. (BETTI; ZULIANI, 2002, p. 74). Consequência do novo estilo de vida gerado pelas novas condições socioeconômicas (urbanização descontrolada, consumismo, desemprego crescente, informatização, deterioração dos espaços públicos de lazer, violência, poluição) leva um grande número de pessoas ao sedentarismo, à alimentação inadequada, ao estresse.
 2. ATIVIDADES REALIZADAS:
1.1. No campo de estágio
Inicialmente entrei em contato por telefone com a escola no dia 11 de dezembro de 2022, informei o assunto (vaga estágio), e agendei uma visita para o dia seguinte, no qual compareci e entreguei a minha carta de apresentação a senhora Diretora Dalila Hermes de Cássia dos Anjos, em seguida fui apresentado ao professor Rodolfo Alves dos Santos, o qual aceitou a minha solicitação e brevemente me explicou sua carga horária, voltei no dia 13/12 para os trâmites legais, e retornei dia 14/12 para realizar entrevistas com o Professor supervisor do estágio e marcamos a data de início do estágio no 1º dia letivo de 2023 em 06 de janeiro, neste dia fui até a secretaria e solicitei para consultar o Projeto Político Pedagógico da escola.
A primeira aula de Observação foi a partir do dia 07/02, as 07:00 horas da manhã fui apresentado como o novo estagiário da UFOP, do curso Educação Física em cada uma das turmas e aos demais atores da escola, e recebido com muito afeto e respeito, acompanhei os 5 horários seguidos e também fiquei no intervalo onde fui a sala dos professores tive interações com os demais professores seus anseios e como se relacionam, por lá também fui bem recebido.
Durante o primeiro dia, no turno matutino todas as turmas do fundamental II, foram realizadas dentro das salas, onde o professor mediu a altura e também a estatura, envergadura e a massa corporal de todos os alunos, foi utilizado uma trena, e uma balança e um caderno de anotação, o professor explicou que sempre faz isso no 1º dia de aula para acompanhar o crescimento e desenvolvimento de seus alunos.
No segundo dia de aula 09/02 no turno vespertino com os três horários com as turmas do fundamental I, foi marcado pela forte chuva, a quadra e o pátio estavam molhados e foram realizadas as atividades dentro de sala, observei que a escola conta com Monitoras para auxiliar alunos diagnosticado necessidade especial, autismo, e também uma aluna surda, estas profissionais são designadas pela prefeitura de Ouro Preto, em linhas gerais a minha percepção sobre sua função na pratica, ali estava como uma babá, sua presença em nada interferiu negativamente durante as aulas, ja a interprete em Libras contribuiu um pouco mais para o ensino aprendizado ela fazia a tradução quando necessário e a aluna era alfabetizada. As atividades ofertadas não tiveram significativas variações, jogos e brincadeiras como “Forca” adivinhação os alunos devem formar palavras e quando erravam a letra sugerida por eles parte do boneco é desenhado no quadro tem direito a 5 erros, em seguida foi dado o jogo da velha, também no quadro posteriormente “Morto Vivo”. No dia 10/02 novamente as chuvas impediram as aulas práticas na quadra ou pátio, no turno vespertino com dois horários das turmas do fundamental I, foi dado jogos de tabuleiro alguns alunos participaram outros começaram e depois pararam e ficaram mexendo no celular ou conversando mesmo.
A primeira Intervenção, dia 12/02 considero que as minhas pesquisas foram importantes a BNCC, e grandes autores, para preparação das intervenções didáticas metodológicas junto aos alunos, e supervisão do professor, o Plano de Atividades foi elaborado por mim e algumas sugestões e adaptações foram feitas pelo o professor supervisor que posteriormente o aprovou, para iniciar fui até a sala da turma 501, e apliquei a 1º aula com a unidade temática cultura corporal, no iniciei pela chamada, organizei colunas e fomos para o pátio da escola, dei segmento as atividades previstas no plano de aula, e em todas elas a turma se saiu muito bem, alguns eram mais agitados mas fizeram a aula toda no geral, no segundo tempo o plano de aula foi o mesmo pois era outra turma do 5º ano, repeti como fiz na outra sala, esta porém estava mais vazia mas também realizaram as atividades sem muitas dificuldades e estavam motivados do começo ao fim. A terceira intervenção foi com o oitavo ano turma 801 do fundamental II, a unidade temática trabalhada foi Handebol, a primeira a aula de fundamentos pois devido dois anos de pandemia do Covid-19, essa turma ainda não teve nenhuma aula pratica deste conteúdo, desta vez encontramos com os alunos na quadra fiz a chamada, e apliquei o plano de aula, não foi necessário fazer adaptações algumas meninas não quiseram participar e ficaram somente observando, o professor não permitiu que elas ficassem em grupo e as separou e torno da quadra, duas depois de algum tempo voltou paraa aula, notei grande dificuldade no manuseio da bola mas considerando que foi a 1º aula, é até compreensível, finalizei a aula e fomos para o intervalo, conversei com o professor e pedi o seu feedback, segundo o próprio... tá indo bem continue assim e chamou a atenção para falar somente quando os alunos não estiverem gritando, me disse para aguardar que a turma em si percebe e para prestar atenção que “disputar com eles nós sempre vamos perder” (falar mais alto).
Quarta intervenção na volta do intervalo recebi a outra turma do 8º ano, e apliquei a mesma aula, esta turma deu mais trabalho, muitos alunos agitados e com a ajuda do professor em alguns momentos fui conseguindo aplicar as atividades, notei muita dificuldade nesta turma também, e os meninos insistiam em chutar a bola, o que atrasava um pouco, mas a turma conseguiu fazer a aula completa. A 5º intervenção e última aula do dia, com o 9º ano, unidade temática Voleibol, pelos mesmos motivos da suspensão das aulas presenciais da outra turma está ainda não havia vivenciado este conteúdo na pratica, então foi aplicado a primeira aula de fundamentos com variações de toques, passes e recepção, a turma estava bem empolgada e fizeram a aula com muita vontade principalmente a última atividade onde competiram entre si, não foi necessário adaptações e avaliei a turma e eles disseram que foi boa a aula.
Dia 13/02 eu tinha os 5 horários da manhã comecei com a turma do 901, a turma realizou a mesma aula de fundamentos do Voleibol, a turma estava desmotivada no início mas foi se motivando na metade e no final da aula estavam todos animados e me deram o feedback positivo, a segunda intervenção do dia foi com a turma do 7º ano e o tema da aula foi jogos e brincadeiras voltados para o vôlei, a turma cheia e a maioria fizeram todas as atividades com bastante e bastante energia, e tive que apartar um princípio de desentendimento entre dois alunos, depois ocorreu tudo bem, a terceira aula turma 701, tema Jogos e brincadeiras para desenvolver o vôlei, foi tranquilo pois já havia aplicado este plano para outra turma do 7º ano, penúltima e também a intervenção foi para as turmas do sexto ano, a 601 foi a primeira aula uma turma bem agitada porém participativa, o tema das duas aulas foi o basquetebol, jogo pré-desportivo, através da ludicidade implementar os princípios e gestos motores básicos inerentes a este esporte, a turma 602, minha última intervenção nem todos participaram da aula alguns com um pouco de preguiça aparentemente e um ou dois alunos segundo o professor nunca fazem as atividades, ele disse que ao final do bimestre estes alunos devem fazer relatórios avaliativos, para computar suas presenças em suas aulas.
1.2 . Fora do campo do estágio
 Foram realizados seminários e apresentados durante as aulas na Universidade, e organizamos dois eventos palestras com convidados na área e atuantes Educação Física alguns ex-alunos da UFOP a primeira sobre Gestão escolar, a segunda sobre Educação especial e Danças na escola.
3. AVALIAÇÕES:
3.1. Auto-avaliação:
Considero que foi de grande aprendizado, mesmo sendo uma carga horária reduzida, devido aos calendários letivos e diferentes datas de retorno entre o nivel básico e superior ao modelo presencial, impactos da pandemia do Covid-19 que acarretou periodo de suspensão das aulas, por medidas de segurança para o controle do vírus Sars Cov-19, adotadas pelo o Governo, foi possível inicialmente observar cotidiano da escola e todos os seus atores, as aulas do professor Rodolfo e sua didática. Mas o periodo curto de observação foi uma dificuldade encontrada no caminho assim como alguns fatores como o clima que afetam diretamente o planejamento de uma aula, e o quanto é importante estar bem preparado.
Avalio positivamente pois eu consegui superar os maiores problemas, apliquei todos os planos de aulas que preparamos, tivemos adesão por grande parte dos alunos em cada atividade admito falhas claro que houveram mas percebi quando por exemplo perdia o controle da turma, que adotar uma postura séria e profissional e seguindo conselhos do professor supervisor foi possível superar as dificuldades, seguir o plano de aula e vencer tais barreiras. Para concluir a auto avaliação, se fosse me dar uma nota considerando a minha dedicação, em pesquisar buscar conhecimento sobre o campo de estágio e como me relacionei com toda esta comunidade, pesquisa na base de dados Google acadêmico e que apliquei o meu conhecimento sobre Educação Física, graças ao ensino público e de qualidade da Universidade Federal de Ouro preto eu considero uma nota sete.
3.2. Considerações sobre as avaliações realizadas por terceiros 
 A avaliação feita pelo o professor do campo de estágio, não teve nenhum registro de observação positiva ou negativa, porém foram atribuídos desempenho ótimo em todos os dez quesitos da avaliação, fiquei muito grato e achei muito generoso da parte dele.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O período das observações das aulas possibilitou a conhecer as turmas de um ponto de vista privilegiado da sala, ou na quadra tendo acesso a tudo o que acontece em aula, pude perceber aspectos que influenciam a dinâmica e o rendimento das aulas que nunca antes havia imaginado. Como síntese da minha experiência de observação, concluo em defesa da tese de que a metodologia e os procedimentos didáticos adotados pelo professor na sala são os fatores mais decisivos para o bom funcionamento da aula: quanto mais atividades diversificadas e quanto mais convite à participação dos alunos nessas atividades acontecerem, maiores serão as chances de que o objetivo da aula seja alcançado.
Considero que não ficou muito claro por parte do professor supervisor que havia um planejamento para cada série, e que por vezes o plano de aula foi apenas um detalhe, haja vista que a escola também não colaborou quando pedia que a turma que não havia professor pois se demitiu, e ainda não havia um substituto, fosse colocada junta a sua turma e isso quebra qualquer prática pedagógica pois a aula ficava com o dobro previsto de alunos no plano de aula.
Vêm discutindo sobre a predominância de uma prática pedagógica tradicional no cotidiano escolar durante as aulas de Educação Física. Para os autores, essa manutenção na forma de se pensar a didática do componente dentro do ambiente escolar pode sinalizar o crescimento do abandono pedagógico, onde alguns professores/as já não possuem intencionalidades pedagógicas em suas atuações. Gonzalez et.al (2013).
 O prazo curto, condições climáticas desfavoráveis, impactos da pandemia, foram fatores sentidos nesta experiência no campo de estágio, contudo foi de muito aprendizado, perceber que estas dificuldades, devem ser consideradas para um devido planejamento anual, pode resultar em uma prática didática com mais qualidade, também a valorização do professor de educação física e melhores condições para o desempenho do seu trabalho.
 
5. REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: Acesso em 21 de fevereiro.
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73–81, 2002.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime et al. O abandono do trabalho docente em aulas de educação física: a invisibilidade do conhecimento disciplinar. Educación Física y Ciencia, La Plata, v. 15, n. 2, p.1-7, dez. 2013.
6. ANEXOS E APÊNDICES:
6.1. Carta de Apresentação assinada 
6.2. Plano de Atividades
6.3. Termo de compromisso de estágio supervisionado 
6.4. Controle de frequência e atividades preenchido e assinado
6.5. Avaliação do professor supervisor do Campo de Estágio preenchida e assinada
6.6. Declaração 
6.7. Termo de ciência e responsabilidade
6.8. Avaliação do Estágio Orientador da UFOP
6.9. Planos de aula:
APÊNDICE A:
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTASEMIESTRUTURADA: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
OBJETIVOS: Propiciar ao(a) acadêmico(a) da Licenciatura em Educação Física momentos de reflexão e compreensão da gestão escolar e da docência na Educação Física. Propiciar ao(a) acadêmico(a) momentos dialógicos e de experiência com a Educação Física na Educação Básica, de forma compartilhada com o professor supervisor do estágio. Estimular o fazer docente da Educação Física na Educação Básica. 
1. DADOS GERAIS
	Nome da Escola: Estadual Marília de Dirceu
	CNPJ: 195018080001-80
	
	Rua: Largo do Marília nº 40
	Bairro: Antônio Dias 
	Cidade: Ouro Preto
	UUF: MG
	CEP: 35400-0000
	Telefone: (31) 3551-2174
	
	E-mail: escola.106526@educacao.mg.gov.br educacao.mg.gov.br 
	Site: educacao.mg.gov.br 
	Entidade Mantenedora: SEE
	RRedes Sociais: facebook escola estadual marilia de dirceu ouro preto
	Zona de localização: Urbana
	Principais bairros atendidos: Antônio Dias, Barra, Dores e Alto da Cruz
1.1 Tipos de escola: ( ) Municipal (X) Estadual ( ) Federal ( ) Privada ( ) Outra______________
1.2 Caso a escola seja particular, qual o valor da mensalidade?
	Nível:
	Valor
	Educação Infantil
	
	Ensino Fundamental I
	X
	Ensino Fundamental II
	X
	Ensino Médio
	
1.3 Quantidade de alunos (as) e turnos de funcionamento:
	
	Qtd de alunos
	Turno
	Educação Infantil
	
	
	Ensino Fundamental I
	400
	
	Ensino Fundamental II
	318
	
	Ensino Médio
	
	
	EJA
	
	Total de alunos
	718
 
1.4 Qual é o tempo disponível para o recreio (intervalo)? 
Educação Infantil: 
Ensino Fundamental I e II:
Ensino Médio:
1.5 Quais os espaços utilizados para o recreio/intervalo? 
Educação Infantil: 
Ensino Fundamental I e II: 
Ensino Médio: 
1.6 Possui Educação de Jovens e Adultos (EJA)?
2. ESTRUTURA FISICA
2.1 A construção foi feita para funcionar como escola ou foi adaptada?
2.2 A construção é tombada pelo patrimônio público?
2.3 Existem livros sobre Educação Física na escola?
2.4 A escola proporciona acessibilidade?
2.5 Distribuição dos espaços:
	Estrutura física
	SIM
	NÃO
	QUANTOS
	Sala de Direção
	X
	
	1
	Secretaria
	X
	
	1
	Sala de professores
	X
	
	1
	Sala de Aula
	X
	
	15
	Salas adaptadas para necessidades especiais
	X
	
	1
	Biblioteca
	X
	
	2
	Sala de Informática
	X
	
	1
	Auditório
	
	X
	
	Refeitório
	X
	
	1
	Cantina
	
	X
	
	Sala de vídeo
	
	X
	
	Capela
	
	X
	
	Parquinhos
	
	
	
	Bebedouros
	X
	
	5
	Saída de Emergências
	
	X
	
	Banheiro
	X
	
	
3. RECURSOS HUMANOS
3.1 Quadro de profissionais da educação: 
	Cargo 
	Turno 
	Forma de Contratação
	
	M
	T
	N
	Número de 
Profissionais
	E
	C
	D
	Diretor
	X
	X
	
	1
	X
	
	
	Vice-diretor
	X
	X
	
	1
	X
	
	
	Pedagogo (a)
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Supervisor (a)
	X
	
	
	1
	X
	
	
	Auxiliar administrativo
	
	
	
	
	
	
	
	Cantineira 
	
	
	
	
	
	
	
	Cozinheira
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Profissional de limpeza
	X
	X
	
	2
	X
	
	
	Secretária
	X
	X
	
	2
	X
	
	
	Bibliotecário (a)
	X
	X
	
	2
	X
	
	
	Segurança
	
	X
	
	
	
	
	
	Professor de Artes
	X
	
	
	2
	X
	
	
	Professor de Música
	
	
	
	
	X
	
	
	Professor de Biologia
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Professor de Educação Física
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Professor de Ensino Religioso
	X
	X
	
	2
	X
	
	
	Professor de Filosofia
	
	
	
	
	X
	
	
	Professor de Geografia
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Professor de História
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Professor de Línguas Estrangeiras
	X
	X
	
	2
	X
	
	
	Professor de Matemática
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Professor de Ciências
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Professor de Língua Portuguesa 
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Professor de Física
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Professor de Química
	X
	X
	
	3
	X
	
	
	Professor de Sociologia
	
	X
	
	
	
	
	
	Total de profissionais: 39
Turnos (M: manhã, T: tarde, N:noite), Contratação (E: efetivo, C: contratado, D: designado)
3.2 A escola possui algum professor sem graduação? Se sim, quantos? Não 
4. GESTÃO ADMINISTRATIVA
4.1 Quais são os critérios para a matrícula dos alunos? Por bairros atendidos no setor da escola.
4.2 Como a escola formula o Calendário Escolar? De acordo com a SEE 
4.3 Como a escola recupera as aulas perdidas durante as paralizações e/ou greves? Aulas de reposição aos finais de semana e feriados
4.4 Existem espaços adequados para as aulas de Educação Física? Sim uma quadra poliesportiva e dois pátios.
4.5 A escola possui materiais para as aulas de Educação Física? Sim
4.6 Quais são os critérios para a aquisição dos materiais para as aulas de Educação Física? Se há necessidade em geral
5. GESTÃO PEDAGÓGICA
5.1 A escola possui o Projeto Pedagógico (PP)? Sim
5.2 Há referências relativas à Educação Física no PP da escola? Não efetivamente
5.3 Como e quando são realizados os planejamentos da escola? Conselhos de classe
5.4 Quais são os Colegiados que a escola possui? Conselhos de Classe.
Formado por todos os professores, deliberam o currículo
5.5 Que decisões são tomadas nestes Colegiados?
5.6 Com que frequência são realizadas as reuniões na escola com os (as) docentes e quais assuntos são tratados? Mensalmente 
5.7 Todos (as) os (as) docentes participam destas reuniões? Sim
5.8 Vocês atendem aluno (as) com necessidade educacional especial? Sim
5.9 Que tipo de necessidade educacional especial? Autismo e Surdo.
5.10 Que tipo de trabalho é realizado com estes (as) alunos (as)? Tutores acompanham junto aos professores e estes dão aulas inclusivas
5.11 Como os resultados das avaliações são disponibilizados aos pais/responsáveis pelos (as) alunos (as)? Sim
5.12 A avaliação relacionada ao desempenho dos alunos é satisfatória? sim
5.13 A escola possui uma estreita relação com a comunidade na qual está inserida? Sim
5.14 Quais ações são realizadas e que envolvem a comunidade escolar? Projetos sociais
6. PROFESSORES (AS) EDUCAÇÃO FÍSICA
6.1 Em qual instituição foi realizada a sua graduação?
6.1.1. Qual a sua formação? ( x ) Licenciatura ( ) Bacharelado ( ) Outra. Qual? 
6.2 Em que ano você concluiu a graduação em Educação Física? 2016
6.3 Há quanto tempo você atua no contexto escolar? Sete anos
6.4 Para quais níveis de ensino você já ministrou aulas de Educação Física? Todo o ensino básico
6.5 Você trabalha em algum outro local? ( ) Sim (x) Não
6.6 Qual(ais) outro(s) local(ais)? ( )Escola ( ) Clube ( ) Academia ( )Outro Qual?
6.7 Você possui: Não
( ) Especialização – Qual área?
( ) Mestrado – Qual área?
( ) Doutorado – Qual área?
6.8 Participa atualmente de algum tipo de formação continuada? Não
( ) Especialização – Qual área?
( ) Mestrado – Qual área?
( ) Doutorado – Qual área?
( ) Outros Quais? 
6.9 Você desenvolve algum projeto com os(as) alunos(as) da escola extra turno? 
( ) Sim Qual? ( x ) Não
6.10 Você realiza competição (es) interna com os(as) alunos(as)? ( x ) Sim Qual (ais)? ( ) Não
Inter-classe Futebol
6.11 Você participa de competição (es) externas com os(as) alunos(as)? (x ) Sim Qual (ais)? ( ) Não Jogos escolares da cidade
6.12 Onde são ministradas as aulas de Educação Física nos dias de chuva? Na sala de aula
6.13 Quais os desafios de trabalhar com a Educação Física escolar? Lidar com ansiedade e o sedentarismo e o uso do celular durante as aulas
6.14 Quais as vantagens de trabalhar com a Educação Física escolar? Trabalhar em locais variados e o entusiasmo dos alunos durante.
6.15 Na sua opinião como se encontra o mercado de trabalho da Educação Física escolar?
6.16 Você ministra aula para aluno(as) com necessidade educacional especial? Sim
6.17 Que tipo de necessidade educacional especial? Autismo e surdez 
6.18 Que tipo de trabalho é realizado com estes(as) alunos(as) na Educação Física? Aulas inclusivas
1. 6.19 Como é realizado o planejamento anual da Educação Física? Buscando conciliar os interesses dos pais e de nós docentes, seguindo as diretrizes do MEC, definindo o calendário escolarplanos de aula e uso de tecnologia. 
6.20 Como você realiza o planejamento das aulas de Educação mensais e semanais? Mensalmente, mas são flexíveis de acordo com a necessidade adaptações são feitas, por exemplo se a turma não esta conseguindo realizar as atividades propostas, ou se o estimulo foi muito fraco. 
6.21 Você se sente realizado atuando como professor de Educação Física? Sim
APÊNDICE B:
31106526 - EE MARÍLIA DE DIRCEU
Ano de elaboração: 2019

Mais conteúdos dessa disciplina