Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considerando a interação entre os profissionais de saúde e a população atendida, podemos perceber que a comunicação é um processo de competência em informação, que deve fazer parte das habilidades de um profissional da saúde atuante no compartilhar de conhecimento, já que faz parte de sua função não ser apenas um transmissor de dados.
Sobre as ferramentas de comunicação em saúde, analise as afirmativas abaixo:
I. Para executar a comunicação, os profissionais da saúde devem ser devidamente capacitados para exercerem seu papel de educadores em saúde.
II. Buscar por informações que sejam pertinentes aos problemas de saúde da população faz parte do processo de comunicação, uma vez que por meio do diálogo é possível levantar dados com a comunidade.
III. Quanto à comunicação na saúde, o profissional da área deve apenas ser um transmissor de informação ao usuário do serviço.
IV. A forma de compartilhamento de informação pouco importa para a eficácia dessa ferramenta.
a. II e III.
b. I, III e IV.
c. I, apenas.
d. II e IV.
e. I e II.

Leia o trecho a seguir: o diagnóstico situacional é de fundamental importância para o levantamento de problemas, que, por sua vez, fundamenta o planejamento estratégico situacional, permitindo desenvolver ações de saúde mais focais e efetivas em relação aos problemas encontrados.
A partir do que já estudamos, marque a alternativa que melhor representa um conhecimento fundamental para o profissional da saúde que fará o diagnóstico situacional:
a. conhecer apenas a opinião da população sobre o problema;
b. determinantes sociais de saúde e arco de Maguerez;
c. classificar os problemas de saúde conforme o que for recebido de informativo pela secretaria de saúde.
d. identificar que o papel do agente comunitário de saúde não é relevante;
e. reconhecer os diagnósticos médicos da população;

Os processos avaliativos são necessários para orientar os ajustes e a organização dos sistemas de saúde, uma vez que, ao propor uma intervenção no cenário de uma comunidade devem ser considerados alguns tópicos que envolvem a avaliação e monitoramento.
Analise as afirmativas abaixo.
I. Para monitorar um projeto de intervenção, é importante avaliar se aquela atividade foi benéfica e eficaz para a população.
II. A avaliação de um projeto de intervenção deve considerar estratégias de promoção da saúde, prevenção e controle de agravos à saúde.
III. A avaliação de um projeto de intervenção deve considerar apenas a eficácia de realização e objetivos propostos pelo profissional de saúde.
IV. A monitorização de um projeto de intervenção leva em consideração apenas a opinião dos participantes envolvidos.
a. I e IV.
b. I, III e IV.
c. II, apenas.
d. I e II.
e. I, apenas.

Considerando os conceitos trabalhados sobre avaliação e monitoramento em saúde, considera-se que a pesquisa de satisfação do usuário, realizada logo após o desenvolvimento de uma ação, analisa aspectos variados acerca da implementação daquilo que foi realizado, como as situações em que o sujeito pode considerar que afetaram os resultados esperados.
Analise as afirmativas a seguir e selecione a que melhor se enquadra em uma pesquisa de satisfação ao usuário que participou de um projeto de educação em saúde.
a. entregar um breve cartão de satisfação em que o usuário pode sinalizar por meio de uma imagem como se sentiu naquela atividade;
b. pedir para que cada um preencha um longo material com dados sobre a ação que eles participaram;
c. enviar e-mail para todos os participantes e aguardar retorno;
d. avaliar a satisfação do usuário não é importante para o desempenho das próximas atividades.
e. solicitar que cada um, individualmente, dê sua opinião de forma verbal sobre o que achou da atividade;

As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde.
Considerando os determinantes sociais de saúde selecione a alternativa que contenha aqueles que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população.
a. Fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais.
b. Fatores econômicos, culturais, étnicos/raciais, geográficos e comportamentais.
c. Fatores sociais, econômicos, culturais, religiosos e comportamentais.
d. Fatores sociais, econômicos, culturais, geográficos, étnicos/raciais, psicológicos.
e. Fatores sociais, políticos, psicológicos e comportamentais.

De acordo com Pitta e Magajewsk (2000), a comunicação em saúde deve ser articulada e coerente com vários princípios do campo do planejamento, da gestão e da epidemiologia. Portanto, ela precisa manter a coerência com o planejamento do projeto de intervenção, de maneira que as informações trabalhadas sejam compatíveis com as necessidades observadas no diagnóstico situacional.
Considerando a comunicação em saúde, analise as afirmativas abaixo.
I. Não se deve realizar um diagnóstico situacional previamente estabelecido na localidade de aplicação do projeto de intervenção.
II. A comunicação em saúde deve ser coerente com o que foi planejado no projeto de intervenção.
III. As informações trabalhadas devem ser compatíveis com as necessidades levantadas na população.
IV. A comunicação em saúde precisa ser realizada a partir do entendimento de que o planejamento da ação deve ser embasado nas questões locais.
a. I, apenas.
b. I, II e IV.
c. II, apenas.
d. I e III.
e. II, III e IV.

Leia atentamente o trecho a seguir sobre educação em saúde: Para ser considerada uma estratégia efetiva, a educação em saúde necessita ser planejada a partir de um diagnóstico situacional, que deverá considerar as necessidades de saúde da comunidade, as especificidades e interesses dos indivíduos, família e comunidade.
Considerando o aprendizado sobre educação em saúde trabalhado no item de ferramentas para criação de hipóteses e solução, marque a alternativa correta.
a. A educação em saúde contempla um instrumento utilizado no tratamento e recuperação da saúde.
b. Compreender que o cuidado à saúde de um indivíduo deve ser baseado em seu ambiente individual e coletivo faz parte do planejamento da ação a ser realizada.
c. A estratégia escolhida precisa ser decidida durante a aplicação da atividade, já durante a ação de educação em saúde.
d. A promoção da saúde de um grupo específico ou comunidade requer apenas o interesse do profissional que realizará a ação.
e. A troca de conhecimentos e interação pessoal é necessária apenas durante o atendimento do usuário em consultas médicas.

O processo de Educação em Saúde entende o ser humano como um sujeito em desenvolvimento, que mantém relações interpessoais com aqueles que ele convive. A abordagem da educação em saúde refere-se à promoção do envolvimento dos sujeitos nas decisões relacionadas à sua própria saúde ou aos grupos aos quais pertencem.
Considerando a educação em saúde, analise as afirmativas abaixo.
I. O conceito de educação problematizadora envolve a aprendizagem transformadora da realidade, envolvendo os sujeitos e transformando a realidade observada.
II. O cuidado à saúde de um indivíduo deve ser baseado somente em seu ambiente individual, desconsiderando seus espaços de atividade na sociedade.
III. A educação em saúde pode ocorrer em espaços diferenciados, sendo influenciada, principalmente, pelo contexto de inserção dos sujeitos envolvidos.
IV. A saúde do sujeito está permeada por relações de equilíbrio entre vários setores da sociedade, que não precisam ser considerados no planejamento da educação em saúde.
a. II e IV.
b. I e III.
c. II, III e IV.
d. I, apenas.
e. I e II.

Os determinantes sociais de saúde são divididos em níveis; eles influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população. Essas estratificações, são abarcadas pelo contexto das condições socioeconômicas, culturais e ambientais nas quais o sujeito vive e se relaciona.
Quanto aos níveis identificados nos determinantes sociais de saúde, analise as afirmativas abaixo.
1. Próximos do perfil do sujeito e outros relacionados ao contexto em que vivem, suas características pessoais, como sexo, idade e fatores hereditários.
2. O estilo de vida deste sujeito, como influenciador das suas condições de saúde, influenciada pelas redes sociais e comunitárias, destacando a forma de interações na comunidade e em seus grupos sociais.
3. As condições de vida e de trabalho não configuram indicadores que influenciarão nos determinantes sociais de saúde dos indivíduos.
4. Associar as condições de habitação e acessibilidade aos serviços de saúde, corresponde ao que observamos fora dos determinantes de saúde.
a. I e II.
b. I, III e IV.
c. II e III.
d. IV, apenas.
e. I, apenas.

A territorialização é uma forma de conhecer a região que uma Unidade de Saúde está inserida, a fim de levantar dados sobre as condições de saúde, condições de vida da população e necessidades de cuidado.
Quando a equipe da unidade identifica que há um problema de saúde na região, o Arco de Maguerez é uma importante estratégia de auxílio para reconhecimento das necessidades e propostas de intervenção. Sendo assim, pensando que para identificar um problema de saúde é necessário reconhecer o contexto ao qual a população se insere, marque a alternativa que melhor representa esse processo:
a. efetuação de um mapeamento demográfico pelos agentes comunitários de saúde;
b. execução de uma reunião com a secretaria de saúde local;
c. produção de hipóteses e soluções;
d. prática de uma avaliação e monitoramento em saúde.
e. realização de um diagnóstico situacional em saúde;

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considerando a interação entre os profissionais de saúde e a população atendida, podemos perceber que a comunicação é um processo de competência em informação, que deve fazer parte das habilidades de um profissional da saúde atuante no compartilhar de conhecimento, já que faz parte de sua função não ser apenas um transmissor de dados.
Sobre as ferramentas de comunicação em saúde, analise as afirmativas abaixo:
I. Para executar a comunicação, os profissionais da saúde devem ser devidamente capacitados para exercerem seu papel de educadores em saúde.
II. Buscar por informações que sejam pertinentes aos problemas de saúde da população faz parte do processo de comunicação, uma vez que por meio do diálogo é possível levantar dados com a comunidade.
III. Quanto à comunicação na saúde, o profissional da área deve apenas ser um transmissor de informação ao usuário do serviço.
IV. A forma de compartilhamento de informação pouco importa para a eficácia dessa ferramenta.
a. II e III.
b. I, III e IV.
c. I, apenas.
d. II e IV.
e. I e II.

Leia o trecho a seguir: o diagnóstico situacional é de fundamental importância para o levantamento de problemas, que, por sua vez, fundamenta o planejamento estratégico situacional, permitindo desenvolver ações de saúde mais focais e efetivas em relação aos problemas encontrados.
A partir do que já estudamos, marque a alternativa que melhor representa um conhecimento fundamental para o profissional da saúde que fará o diagnóstico situacional:
a. conhecer apenas a opinião da população sobre o problema;
b. determinantes sociais de saúde e arco de Maguerez;
c. classificar os problemas de saúde conforme o que for recebido de informativo pela secretaria de saúde.
d. identificar que o papel do agente comunitário de saúde não é relevante;
e. reconhecer os diagnósticos médicos da população;

Os processos avaliativos são necessários para orientar os ajustes e a organização dos sistemas de saúde, uma vez que, ao propor uma intervenção no cenário de uma comunidade devem ser considerados alguns tópicos que envolvem a avaliação e monitoramento.
Analise as afirmativas abaixo.
I. Para monitorar um projeto de intervenção, é importante avaliar se aquela atividade foi benéfica e eficaz para a população.
II. A avaliação de um projeto de intervenção deve considerar estratégias de promoção da saúde, prevenção e controle de agravos à saúde.
III. A avaliação de um projeto de intervenção deve considerar apenas a eficácia de realização e objetivos propostos pelo profissional de saúde.
IV. A monitorização de um projeto de intervenção leva em consideração apenas a opinião dos participantes envolvidos.
a. I e IV.
b. I, III e IV.
c. II, apenas.
d. I e II.
e. I, apenas.

Considerando os conceitos trabalhados sobre avaliação e monitoramento em saúde, considera-se que a pesquisa de satisfação do usuário, realizada logo após o desenvolvimento de uma ação, analisa aspectos variados acerca da implementação daquilo que foi realizado, como as situações em que o sujeito pode considerar que afetaram os resultados esperados.
Analise as afirmativas a seguir e selecione a que melhor se enquadra em uma pesquisa de satisfação ao usuário que participou de um projeto de educação em saúde.
a. entregar um breve cartão de satisfação em que o usuário pode sinalizar por meio de uma imagem como se sentiu naquela atividade;
b. pedir para que cada um preencha um longo material com dados sobre a ação que eles participaram;
c. enviar e-mail para todos os participantes e aguardar retorno;
d. avaliar a satisfação do usuário não é importante para o desempenho das próximas atividades.
e. solicitar que cada um, individualmente, dê sua opinião de forma verbal sobre o que achou da atividade;

As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde.
Considerando os determinantes sociais de saúde selecione a alternativa que contenha aqueles que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população.
a. Fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais.
b. Fatores econômicos, culturais, étnicos/raciais, geográficos e comportamentais.
c. Fatores sociais, econômicos, culturais, religiosos e comportamentais.
d. Fatores sociais, econômicos, culturais, geográficos, étnicos/raciais, psicológicos.
e. Fatores sociais, políticos, psicológicos e comportamentais.

De acordo com Pitta e Magajewsk (2000), a comunicação em saúde deve ser articulada e coerente com vários princípios do campo do planejamento, da gestão e da epidemiologia. Portanto, ela precisa manter a coerência com o planejamento do projeto de intervenção, de maneira que as informações trabalhadas sejam compatíveis com as necessidades observadas no diagnóstico situacional.
Considerando a comunicação em saúde, analise as afirmativas abaixo.
I. Não se deve realizar um diagnóstico situacional previamente estabelecido na localidade de aplicação do projeto de intervenção.
II. A comunicação em saúde deve ser coerente com o que foi planejado no projeto de intervenção.
III. As informações trabalhadas devem ser compatíveis com as necessidades levantadas na população.
IV. A comunicação em saúde precisa ser realizada a partir do entendimento de que o planejamento da ação deve ser embasado nas questões locais.
a. I, apenas.
b. I, II e IV.
c. II, apenas.
d. I e III.
e. II, III e IV.

Leia atentamente o trecho a seguir sobre educação em saúde: Para ser considerada uma estratégia efetiva, a educação em saúde necessita ser planejada a partir de um diagnóstico situacional, que deverá considerar as necessidades de saúde da comunidade, as especificidades e interesses dos indivíduos, família e comunidade.
Considerando o aprendizado sobre educação em saúde trabalhado no item de ferramentas para criação de hipóteses e solução, marque a alternativa correta.
a. A educação em saúde contempla um instrumento utilizado no tratamento e recuperação da saúde.
b. Compreender que o cuidado à saúde de um indivíduo deve ser baseado em seu ambiente individual e coletivo faz parte do planejamento da ação a ser realizada.
c. A estratégia escolhida precisa ser decidida durante a aplicação da atividade, já durante a ação de educação em saúde.
d. A promoção da saúde de um grupo específico ou comunidade requer apenas o interesse do profissional que realizará a ação.
e. A troca de conhecimentos e interação pessoal é necessária apenas durante o atendimento do usuário em consultas médicas.

O processo de Educação em Saúde entende o ser humano como um sujeito em desenvolvimento, que mantém relações interpessoais com aqueles que ele convive. A abordagem da educação em saúde refere-se à promoção do envolvimento dos sujeitos nas decisões relacionadas à sua própria saúde ou aos grupos aos quais pertencem.
Considerando a educação em saúde, analise as afirmativas abaixo.
I. O conceito de educação problematizadora envolve a aprendizagem transformadora da realidade, envolvendo os sujeitos e transformando a realidade observada.
II. O cuidado à saúde de um indivíduo deve ser baseado somente em seu ambiente individual, desconsiderando seus espaços de atividade na sociedade.
III. A educação em saúde pode ocorrer em espaços diferenciados, sendo influenciada, principalmente, pelo contexto de inserção dos sujeitos envolvidos.
IV. A saúde do sujeito está permeada por relações de equilíbrio entre vários setores da sociedade, que não precisam ser considerados no planejamento da educação em saúde.
a. II e IV.
b. I e III.
c. II, III e IV.
d. I, apenas.
e. I e II.

Os determinantes sociais de saúde são divididos em níveis; eles influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população. Essas estratificações, são abarcadas pelo contexto das condições socioeconômicas, culturais e ambientais nas quais o sujeito vive e se relaciona.
Quanto aos níveis identificados nos determinantes sociais de saúde, analise as afirmativas abaixo.
1. Próximos do perfil do sujeito e outros relacionados ao contexto em que vivem, suas características pessoais, como sexo, idade e fatores hereditários.
2. O estilo de vida deste sujeito, como influenciador das suas condições de saúde, influenciada pelas redes sociais e comunitárias, destacando a forma de interações na comunidade e em seus grupos sociais.
3. As condições de vida e de trabalho não configuram indicadores que influenciarão nos determinantes sociais de saúde dos indivíduos.
4. Associar as condições de habitação e acessibilidade aos serviços de saúde, corresponde ao que observamos fora dos determinantes de saúde.
a. I e II.
b. I, III e IV.
c. II e III.
d. IV, apenas.
e. I, apenas.

A territorialização é uma forma de conhecer a região que uma Unidade de Saúde está inserida, a fim de levantar dados sobre as condições de saúde, condições de vida da população e necessidades de cuidado.
Quando a equipe da unidade identifica que há um problema de saúde na região, o Arco de Maguerez é uma importante estratégia de auxílio para reconhecimento das necessidades e propostas de intervenção. Sendo assim, pensando que para identificar um problema de saúde é necessário reconhecer o contexto ao qual a população se insere, marque a alternativa que melhor representa esse processo:
a. efetuação de um mapeamento demográfico pelos agentes comunitários de saúde;
b. execução de uma reunião com a secretaria de saúde local;
c. produção de hipóteses e soluções;
d. prática de uma avaliação e monitoramento em saúde.
e. realização de um diagnóstico situacional em saúde;

Prévia do material em texto

10/05/2023, 13:54 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=2082883&cmid=796498 1/7
Iniciado em quarta, 26 abr 2023, 13:39
Estado Finalizada
Concluída em quarta, 26 abr 2023, 14:09
Tempo
empregado
30 minutos 34 segundos
Avaliar 9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Considerando a interação entre os pro�ssionais de saúde e a população atendida, podemos perceber que a comunicação é um
processo de competência em informação, que deve fazer parte das habilidades de um pro�ssional da saúde atuante no compartilhar
de conhecimento, já que faz parte de sua função não ser apenas um transmissor de dados.  
Sobre as ferramentas de comunicação em saúde, analise as a�rmativas abaixo:
I. Para executar a comunicação, os pro�ssionais da saúde devem ser devidamente capacitados para exercerem seu papel de
educadores em saúde.
II. Buscar por informações que sejam pertinentes aos problemas de saúde da população faz parte do processo de comunicação, uma
vez que por meio do diálogo é possível levantar dados com a comunidade.
III. Quanto à comunicação na saúde, o pro�ssional da área deve apenas ser um transmissor de informação ao usuário do serviço. 
IV. A forma de compartilhamento de informação pouco importa para a e�cácia dessa ferramenta. 
Está correto o que se a�rma em:
a. II e III.
b. I, III e IV.
c. I, apenas.
d. II e IV.
e. I e II. 
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
 MS 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
10/05/2023, 13:54 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=2082883&cmid=796498 2/7
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Leia o trecho a seguir: o diagnóstico situacional é de fundamental importância para o levantamento de problemas, que, por sua vez,
fundamenta o planejamento estratégico situacional, permitindo desenvolver ações de saúde mais focais e efetivas em relação aos
problemas encontrados.
SILVA, C. S. S. L.; KOOPMANS, F. F.; DAHER, D. V. O Diagnóstico Situacional como ferramenta para o planejamento de ações na Atenção
Primária a Saúde. Revista Pró-UniverSUS, v. 7, n. 2, p. 30 – 33, jan./jun. 2016.
 A partir do que já estudamos, marque a alternativa que melhor representa um conhecimento fundamental para o pro�ssional da
saúde que fará o diagnóstico situacional: 
a. conhecer apenas a opinião da população sobre o problema; 
b. determinantes sociais de saúde e arco de Maguerez;
c. classi�car os problemas de saúde conforme o que for recebido de informativo pela secretaria de saúde.
d. identi�car que o papel do agente comunitário de saúde não é relevante;
e. reconhecer os diagnósticos médicos da população;
Os processos avaliativos são necessários para orientar os ajustes e a organização dos sistemas de saúde, uma vez que, ao propor uma
intervenção no cenário de uma comunidade devem ser considerados alguns tópicos que envolvem a avaliação e monitoramento. 
Analise as a�rmativas abaixo.
I. Para monitorar um projeto de intervenção, é importante avaliar se aquela atividade foi bené�ca e e�caz para a população. 
II. A avaliação de um projeto de intervenção deve considerar estratégias de promoção da saúde, prevenção e controle de agravos à
saúde. 
III. A avaliação de um projeto de intervenção deve considerar apenas a e�cácia de realização e objetivos propostos pelo pro�ssional de
saúde. 
IV. A monitorização de um projeto de intervenção leva em consideração apenas a opinião dos participantes envolvidos. 
Está correto o que se a�rma em: 
a. I e IV.
b. I, III e IV.
c. II, apenas.
d. I e II.
e. I, apenas.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
 MS 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
10/05/2023, 13:54 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=2082883&cmid=796498 3/7
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Considerando os conceitos trabalhados sobre avaliação e monitoramento em saúde, considera-se que a pesquisa de satisfação do
usuário, realizada logo após o desenvolvimento de uma ação, analisa aspectos variados acerca da implementação daquilo que foi
realizado, como as situações em que o sujeito pode considerar que afetaram os resultados esperados. 
PETERS, D. H. et al. Implementation research: what it is and how to do it. British Journal of Sports Medicine, v. 48, n. 8, p. 731-736, abr.
2014.
Analise as a�rmativas a seguir e selecione a que melhor se enquadra em uma pesquisa de satisfação ao usuário que participou de um
projeto de educação em saúde.
a. entregar um breve cartão de satisfação em que o usuário pode sinalizar por meio de uma imagem como se sentiu naquela
atividade;

b. pedir para que cada um preencha um longo material com dados sobre a ação que eles participaram; 
c. enviar e-mail para todos os participantes e aguardar retorno;
d. avaliar a satisfação do usuário não é importante para o desempenho das próximas atividades. 
e. solicitar que cada um, individualmente, dê sua opinião de forma verbal sobre o que achou da atividade; 
As diversas de�nições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito
atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas
com sua situação de saúde.
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, abr. 2007. 
Considerando os determinantes sociais de saúde selecione a alternativa que contenha aqueles que in�uenciam a ocorrência de
problemas de saúde e seus fatores de riscos na população.
a. Fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais. 
b. Fatores econômicos, culturais, étnicos/raciais, geográ�cos e comportamentais
c. Fatores sociais, econômicos, culturais, religiosos e comportamentais.
d. Fatores sociais, econômicos, culturais, geográ�cos, étnicos/raciais, psicológicos
e. Fatores sociais, políticos, psicológicos e comportamentais.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
 MS 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
10/05/2023, 13:54 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=2082883&cmid=796498 4/7
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
De acordo com Pitta e Magajewsk (2000), a comunicação em saúde deve ser articuladae coerente com vários princípios do campo do
planejamento, da gestão e da epidemiologia. Portanto, ela precisa manter a coerência com o planejamento do projeto de intervenção,
de maneira que as informações trabalhadas sejam compatíveis com as necessidades observadas no diagnóstico situacional.
PITTA, A. M. R.; MAGAJEWSK, F. R. L. Políticas nacionais de comunicação em tempos de convergência tecnológica: uma aproximação ao
caso da Saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 61-70, ago. 2000. 
Considerando a comunicação em saúde, analise as a�rmativas abaixo.
I. Não se deve realizar um diagnóstico situacional previamente estabelecido na localidade de aplicação do projeto de intervenção.
II. A comunicação em saúde deve ser coerente com o que foi planejado no projeto de intervenção.
III. As informações trabalhadas devem ser compatíveis com as necessidades levantadas na população.
IV. A comunicação em saúde precisa ser realizada a partir do entendimento de que o planejamento da ação deve ser embasado nas
questões locais. 
Está correto o que se a�rma em:
a. I, apenas.
b. I, II e IV. 
c. II, apenas.
d. I e III.
e. II, III e IV.
Leia atentamente o trecho a seguir sobre educação em saúde: Para ser considerada uma estratégia efetiva, a educação em saúde
necessita ser planejada a partir de um diagnóstico situacional, que deverá considerar as necessidades de saúde da comunidade, as
especi�cidades e interesses dos indivíduos, família e comunidade. As estratégias utilizadas para a ação deverão seguir seus objetivos e
avaliação prévia da população.
ABROCESI, S.; PACHECO, V. C. O ensino da educação em saúde como ferramenta essencial para a criação de ambientes favoráveis à
saúde. Revista Redes, [S.I.], n. 2, p. 151 – 160, jan. 2020. Disponível em:
http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/43/40. Acesso em: 9 mar. 2020. 
Considerando o aprendizado sobre educação em saúde trabalhado no item de ferramentas para criação de hipóteses e solução,
marque a alternativa correta.
a. A educação em saúde contempla um instrumento utilizado no tratamento e recuperação da saúde.
b. Compreender que o cuidado à saúde de um indivíduo deve ser baseado em seu ambiente individual e coletivo faz parte do
planejamento da ação a ser realizada. 

c. A estratégia escolhida precisa ser decidida durante a aplicação da atividade, já durante a ação de educação em saúde
d. A promoção da saúde de um grupo especí�co ou comunidade requer apenas o interesse do pro�ssional que realizará a ação. 
e. A troca de conhecimentos e interação pessoal é necessária apenas durante o atendimento do usuário em consultas médicas. 
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
 MS 
http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/43/40
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
10/05/2023, 13:54 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=2082883&cmid=796498 5/7
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O   processo de Educação em Saúde entende o ser humano como um sujeito em desenvolvimento, que mantém relações interpessoais
com aqueles que ele convive (ANTONELLI, 2013). A abordagem da educação em saúde refere-se à promoção do envolvimento dos
sujeitos nas decisões relacionadas à sua própria saúde ou aos grupos aos quais pertencem. A troca de conhecimentos e interação
pessoal necessita estar pautada numa perspectiva horizontal de relação ao que educa e aquele que compartilha do aprendizado. 
ANTONELLI, F. C. F. Diagnóstico da Situação de Saúde: Ferramenta de Trabalho da Enfermagem na Saúde da Família. 2013. 33f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, Universidade
Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013.
Considerando a educação em saúde, analise as a�rmativas abaixo.
I. O conceito de educação problematizadora envolve a aprendizagem transformadora da realidade, envolvendo os sujeitos e
transformando a realidade observada.
II. O cuidado à saúde de um indivíduo deve ser baseado somente em seu ambiente individual, desconsiderando seus espaços de
atividade na sociedade.
III. A educação em saúde pode ocorrer em espaços diferenciados, sendo in�uenciada, principalmente, pelo contexto de inserção dos
sujeitos envolvidos.
IV. A saúde do sujeito está permeada por relações de equilíbrio entre vários setores da sociedade, que não precisam ser considerados
no planejamento da educação em saúde. 
Está correto o que se a�rma em:
a. II e IV.
b. I e III. 
c. II , III e IV.
d. I, apenas.
e. I e II.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
 MS 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
10/05/2023, 13:54 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=2082883&cmid=796498 6/7
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Os determinantes sociais de saúde são divididos em níveis; eles in�uenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de
riscos na população. Essas estrati�cações, são abarcadas pelo contexto das condições socioeconômicas, culturais e ambientais nas
quais o sujeito vive e se relaciona. Quanto aos níveis identi�cados nos determinantes sociais de saúde, analise as a�rmativas abaixo.
1. Próximos do per�l do sujeito e outros relacionados ao contexto em que vivem, suas características pessoais, como sexo, idade e
fatores hereditários. 
2. O estilo de vida deste sujeito, como in�uenciador das suas condições de saúde, in�uenciada pelas redes sociais e comunitárias,
destacando a forma de interações na comunidade e em seus grupos sociais. 
3. As condições de vida e de trabalho não con�guram indicadores que in�uenciarão nos determinantes sociais de saúde dos
indivíduos. 
4. Associar as condições de habitação e acessibilidade aos serviços de saúde, corresponde ao que observamos fora dos
determinantes de saúde. 
Está correto o que se a�rma em: 
a. I e II.
b. I, III e IV.
c. II e III.
d. IV, apenas.
e. I, apenas.
A territorialização é uma forma de conhecer a região que uma Unidade de Saúde está inserida, a �m de levantar dados sobre as
condições de saúde, condições de vida da população e necessidades de cuidado. Segundo o Ministério da Saúde, a territorialização
“permite o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um
território especí�co, com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das pessoas e coletividades que
constituem aquele espaço e estão, portanto, adstritos a ele. ”
BRASIL. Ministério da Saúde. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da
Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017. Brasília: 2017. Disponível
em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em: 9 mar. 2020. 
Quando a equipe da unidadeidenti�ca que há um problema de saúde na região, o Arco de Maguerez é uma importante estratégia de
auxílio para reconhecimento das necessidades e propostas de intervenção. Sendo assim, pensando que para identi�car um problema
de saúde é necessário reconhecer o contexto ao qual a população se insere, marque a alternativa que melhor representa esse
processo: 
a. efetuação de um mapeamento demográ�co pelos agentes comunitários de saúde; 
b. execução de uma reunião com a secretaria de saúde local; 
c. produção de hipóteses e soluções; 
d. prática de uma avaliação e monitoramento em saúde.
e. realização de um diagnóstico situacional em saúde;
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
 MS 
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
10/05/2023, 13:54 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=2082883&cmid=796498 7/7

Mais conteúdos dessa disciplina