Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Urinálise: processamento, análise físico-químico e sedimentoscopia da urina
1 - Ana Laura foi ao médico para investigar as dores que sentia ao urinar. O médico, ao examiná-la, solicitou exame de urina e urocultura. Sendo assim, os profissionais do laboratório, ao receber Ana Laura, solicitarão que seja coletado qual tipo de amostra de urina?Amostra de urina estéril.
A urocultura é a realização de cultura de microrganismos da amostra de urina. Sendo assim, é importante que o frasco seja estéril, com vistas a evitar a contaminação da urina por possíveis bactérias que possam estar nos frascos de coleta. Se essa amostra também for utilizada para urinálise, é importante que a cultura seja realizada antes de iniciar esta.
2 - Letícia é técnica do setor de urinálise. Ao realizar a análise química de uma urina, ela não se lembrou de homogeneizar a amostra de urina antes de inserir a tira reagente. O esquecimento de Letícia irá afetar, principalmente, a leitura de:Sangue
Sangue na urina pode estar presente na forma de hemácias íntegras (glóbulos vermelhos) ou hemoglobina, que é o produto de destruição das hemácias. Estas podem estar precipitadas no tubo e assim, ao imergir a fita, elas não entrarão em contato com a tira. As provas com tiras reativas podem detectar concentrações de 5 a 10 hemácias por microlitro.
 3 - Maurício foi ao laboratório próximo de sua casa para entregar a sua amostra de urina para realização da urinálise desta amostra. Quando o técnico do laboratório abriu o frasco, sentiu um odor forte e desagradável. Esse odor pútrido sugere qual tipo de disfunção?
Infecção urinária
As bactérias presentes na amostra transformam o nitrito em amônia, causando um odor pútrido.
4 - Os cilindros são os únicos componentes encontrados no sedimento urinário que são exclusivos do rim. A sua formação ocorre dentro da luz dos túbulos contornados distais e dos ductos coletores, e isso fornece uma visão microscópica das condições presentes dentro do néfron. O profissional, ao ler o sedimento de urina no microscópio, se deparou com um cilindro característico de insuficiência renal crônica. Sendo assim, pediu para que seu colega confirmasse o seu achado, visando aumentar a acurácia do resultado da sedimentoscopia. Dentre as opções a seguir, marque a opção que se refere a esse cilindro.
 Cilindros céreos
Os cilindros céreos são representativos de estase urinária extrema, que significa insuficiência renal crônica. Eles são, em geral, vistos em conjunto com outros tipos de cilindros relacionados à condição que tenha causado a falência renal.
5 - No sedimento de uma urina normal, podem ser visualizados diversos elementos formados. Podem ser encontrados desde um pequeno número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e cilindros, que habitualmente têm significados patológicos, até a presença de células epiteliais e filamentos de muco. Diante disso, marque a opção que descreve corretamente o nome da estrutura na respectiva figura:
Glóbulos brancos.
Os glóbulos brancos são maiores que os glóbulos vermelhos. O glóbulo branco predominantemente encontrado nos sedimentos urinários é o neutrófilo

Mais conteúdos dessa disciplina