Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desafio
Em relação aos solos, estes sofrem as consequências das mais diversas ações antrópicas. Estima-se que, nos últimos 50 anos, a quantidade de terra agricultável per capita diminuiu cerca de 50% no mundo, sendo que 33% das terras têm alto ou médio grau de degradação.
Entre as fontes de degradação dos solos, pode-se citar a erosão, a salinização, a compactação, a impermeabilização e a poluição química, seja devido ao uso de defensivos agrícolas ou devido ao descarte de resíduos sólidos. Logo, os profissionais que irão atuar na área ambiental terão que enfrentar um enorme desafio, pois terão que conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental.
Você possui um escritório de licenciamento ambiental em sua cidade e foi procurado por um morador que está em dúvida, pois lhe foi oferecido duas áreas de terras, sendo uma composta por solo arenoso e a outra por solo argiloso e este pretende comprar apenas uma área de terras para realizar o plantio de soja.
Com base nestes critérios, qual a área mais indicada para o plantio de soja? Justifique sua resposta.
Padrão de resposta esperado
O solo arenoso apresenta 70% de areia em sua composição, sendo este muito poroso e, por causa disso, é muito seco. Este tipo de solo é muito pobre em sais minerais, pois, quando a água penetra nesse tipo de solo, ela acaba dissolvendo os sais minerais e os arrastando para as camadas mais profundas. Todos esses fatores contribuem para que esse solo seja impróprio para a agricultura.
Considera-se como argilosos os solos compostos com cerca de 30% ou mais de argila, sendo que estes apresentam baixa porosidade e maior compactação e, por isto, retêm maior quantidade de água e sais minerais. Junto ao solo argiloso, há uma rica concentração de material orgânico vindo de plantas e animais que foram incorporados à sua composição. Estas características são fundamentais, visando a fertilidade e o crescimento de vegetais. Logo, o solo argiloso é mais indicado para as práticas agrícolas.
Porém, quando o teor de argila é muito alto, o solo fica muito compacto e, como resultado, encharca quando chove e racha quando a água evapora, sendo assim, o solo fica com pouco oxigênio para as raízes das plantas, podendo apresentar desvantagens para algumas culturas agrícolas.

Mais conteúdos dessa disciplina