Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) Biologia Molecular

User badge image
Estela

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O uso de bibliotecas de DNA ou cDNA permitem a manutenção e replicação do material genético em grandes coleções mantidas em colônias de bactérias, nas quais um fragmento específico de DNA ou um gene podem ser procurados.
Sobre as bibliotecas de DNA e cDNA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A bactéria E. coli é a principal célula hospedeira utilizada no processo de clonagem em vetores, inclusive na construção de bibliotecas de DNA e cDNA, em que cada bactéria irá internalizar apenas um vetor. PORQUE II- Assim que o vetor é inserido, em condições adequadas de diluição e meio de cultivo, em poucas horas corre a formação de diversos clones dos fragmentos inseridos, sendo cada um encontrado em uma colônia diferente de crescimento bacteriano. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A bactéria E. coli é a principal célula hospedeira utilizada no processo de clonagem em vetores, inclusive na construção de bibliotecas de DNA e cDNA, em que cada bactéria irá internalizar apenas um vetor.
II- Assim que o vetor é inserido, em condições adequadas de diluição e meio de cultivo, em poucas horas corre a formação de diversos clones dos fragmentos inseridos, sendo cada um encontrado em uma colônia diferente de crescimento bacteriano.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A técnica de eletroforese consiste na separação de moléculas de DNA, RNA ou proteínas em gel de agarose ou poliacrilamida. Essa separação se dá de acordo com o tamanho da molécula.
Com base no processo de eletroforese em gel, analise as sentenças a seguir: I- Uma corrente elétrica é transmitida através do gel do polo negativo ao polo positivo. II- As moléculas de DNA são carregadas negativamente e são carregas por afinidade para o polo positivo. III- Moléculas menores tendem a migrar com maior dificuldade no gel. Já as moléculas maiores, tendem a migrar mais facilmente. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma corrente elétrica é transmitida através do gel do polo negativo ao polo positivo.
II- As moléculas de DNA são carregadas negativamente e são carregas por afinidade para o polo positivo.
III- Moléculas menores tendem a migrar com maior dificuldade no gel. Já as moléculas maiores, tendem a migrar mais facilmente.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

A surdez é uma condição bastante comum, havendo uma estimativa de que cerca de 4 em cada 1.000 crianças nasçam com algum nível de perda auditiva. Essa condição pode ser causada por fatores ambientais, como a falta de oxigenação durante o parto; a ocorrência de doenças como a toxoplasmose, a rubéola, o citomegalovírus e a herpes durante o período pré-natal; ou, ainda, doenças como a meningite e outras infecções bacterianas durante o período pós-natal. No entanto, parte dos indivíduos apresentam a condição devido herança genética.
Com base no diagnóstico genético da surdez, analise as sentenças a seguir: I- O teste de PCR é utilizado para amplificação do gene GJB2, a partir da coleta de amostras de sangue, ou ainda, com o material obtido no teste do pezinho. II- Os testes para detecção de surdez genética podem ser realizados até os 2 anos de vida, pois a intervenção precoce não é possível antes dessa fase, já que não é possível detectar sinais relativos à surdez antes desse período. III- Grande parte dessa condição é associada à mutação dos genes GJB2 e GJB6, responsáveis pela expressão das proteínas conexina 26 e conexina 30, respectivamente. Assinale a alternativa CORRETA:
I- O teste de PCR é utilizado para amplificação do gene GJB2, a partir da coleta de amostras de sangue, ou ainda, com o material obtido no teste do pezinho.
II- Os testes para detecção de surdez genética podem ser realizados até os 2 anos de vida, pois a intervenção precoce não é possível antes dessa fase, já que não é possível detectar sinais relativos à surdez antes desse período.
III- Grande parte dessa condição é associada à mutação dos genes GJB2 e GJB6, responsáveis pela expressão das proteínas conexina 26 e conexina 30, respectivamente.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Embora a frequência de variações no genoma não seja alta, quando uma determinada variação ocorre em pelo menos cerca de 1% da população, o que a torna uma variação comum, essa variação passa a ser tratada como um polimorfismo genético.
Com base nos polimorfismos, analise as sentenças a seguir: I- Os polimorfismos genéticos podem ser gerados por mudanças como deleção, duplicação ou inversão de apenas um ou vários pares de bases nitrogenadas na sequência do DNA. II- As alterações no DNA podem ocorrer na região codificadora (éxon) e na região não codificadora (íntron) de um gene. III- Os polimorfismos em regiões reguladoras não podem afetar o fenótipo do indivíduo. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os polimorfismos genéticos podem ser gerados por mudanças como deleção, duplicação ou inversão de apenas um ou vários pares de bases nitrogenadas na sequência do DNA.
II- As alterações no DNA podem ocorrer na região codificadora (éxon) e na região não codificadora (íntron) de um gene.
III- Os polimorfismos em regiões reguladoras não podem afetar o fenótipo do indivíduo.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

A genômica estrutural é o estudo da estrutura propriamente dita do genoma, sendo seu principal objetivo atrelado à possibilidade de manipulação de fragmentos do DNA ou de seus genes in loco. Sobre a genômica estrutural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Mapas cromossômicos de alta resolução.
II- Mapas cromossômicos de baixa resolução.
III- Mapas cromossômicos físicos.
( ) A primeira etapa se baseia na ocorrência de um alelo que não esteja presente no mapa cromossômico, em uma região com marcadores já mapeados. Dessa forma, pode-se definir em qual cromossomo aquele novo alelo ocorre.
( ) A segunda etapa determina a posição dos genes dentro de cada cromossomo, fornecendo informações mais precisas sobre esses gene e marcadores no genoma.
( ) A terceira etapa aplica diferentes técnicas determinando um mapa físico do genoma e ocorre o sequenciamento.
A - I - II - III.
B - I - III - II.
C - III - II - I.
D - II - I - III.

Conhecendo estes conceitos básicos e sabendo que o processo de recombinação gênica que acontece na meiose é um processo ordenado em eucariotos, é possível inferir a frequência em que essa recombinação ocorre para cada um dos genes e, assim, determinar sua posição relativa no cromossomo.
Sobre a recombinação cromossômica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Genes heterozigotos não geram nova conformação de alelo, uma vez que ambos os alelos são iguais. PORQUE II- Genes homozigotos apresentam dois genes que podem se apresentar como dominantes ou recessivos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Genes heterozigotos não geram nova conformação de alelo, uma vez que ambos os alelos são iguais.
II- Genes homozigotos apresentam dois genes que podem se apresentar como dominantes ou recessivos.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Uma série de doenças e condições pode representar potencial risco à sobrevivência e/ou ao desenvolvimento de um feto ou recém-nascido. Dessa forma, a aplicação de testes pré-natais e neonatais é uma ferramenta importante, pois, com eles, diversas doenças podem ser detectadas, inclusive, antes de apresentarem seus primeiros sintomas clínicos.
Sobre os testes pré-natais e neonatais realizados, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Triagem Pré-Natal não invasiva (NIPT). II- Teste do pezinho. III- Sequenciamento de produto de concepção. ( ) Teste realizado entre o terceiro e quinto dia de vida de recém-nascidos, com amostras de sangue coletada do calcanhar em cartões contendo papel-filtro. ( ) Exames capazes de detectar alterações cromossômicas fetais a partir de amostras de sangue materno. ( ) Teste realizado por sequenciamento NGS, capaz de avaliar a presença de alterações em algum dos cromossomos em restos ovulares, produtos de abortos ou restos fetais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - II - I.
B I - II - III.
C II - I - III.
D I - III - II.

"Biópsia líquida começa a ser usada para avaliar a evolução de tumores e a necessidade de mudar o tratamento" (ZORZETTO, 2017, p. 15).
Sobre a biópsia líquida, assinale a alternativa CORRETA:
A A avaliação do DNA tumoral pela biópsia líquida pode ser realizada somente em tumores de origem sanguínea, como as leucemias, já que a coleta é diretamente na medula óssea do paciente.
B A biópsia líquida deve ser realizada somente como triagem molecular, sendo um procedimento complexo, que inviabiliza o monitoramento dos pacientes em tratamento.
C A utilização de amostras sanguíneas para avaliação do DNA livre circulante (ctDNA) de origem tumoral só é possível devido a técnicas moleculares avançadas, como o sequenciamento NGS de cerca de 120 genes relacionadas a tumores.
D A biópsia líquida é um procedimento invasivo e doloroso, que normalmente determina risco de vida ao paciente para a obtenção da amostra.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O uso de bibliotecas de DNA ou cDNA permitem a manutenção e replicação do material genético em grandes coleções mantidas em colônias de bactérias, nas quais um fragmento específico de DNA ou um gene podem ser procurados.
Sobre as bibliotecas de DNA e cDNA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A bactéria E. coli é a principal célula hospedeira utilizada no processo de clonagem em vetores, inclusive na construção de bibliotecas de DNA e cDNA, em que cada bactéria irá internalizar apenas um vetor. PORQUE II- Assim que o vetor é inserido, em condições adequadas de diluição e meio de cultivo, em poucas horas corre a formação de diversos clones dos fragmentos inseridos, sendo cada um encontrado em uma colônia diferente de crescimento bacteriano. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A bactéria E. coli é a principal célula hospedeira utilizada no processo de clonagem em vetores, inclusive na construção de bibliotecas de DNA e cDNA, em que cada bactéria irá internalizar apenas um vetor.
II- Assim que o vetor é inserido, em condições adequadas de diluição e meio de cultivo, em poucas horas corre a formação de diversos clones dos fragmentos inseridos, sendo cada um encontrado em uma colônia diferente de crescimento bacteriano.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A técnica de eletroforese consiste na separação de moléculas de DNA, RNA ou proteínas em gel de agarose ou poliacrilamida. Essa separação se dá de acordo com o tamanho da molécula.
Com base no processo de eletroforese em gel, analise as sentenças a seguir: I- Uma corrente elétrica é transmitida através do gel do polo negativo ao polo positivo. II- As moléculas de DNA são carregadas negativamente e são carregas por afinidade para o polo positivo. III- Moléculas menores tendem a migrar com maior dificuldade no gel. Já as moléculas maiores, tendem a migrar mais facilmente. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma corrente elétrica é transmitida através do gel do polo negativo ao polo positivo.
II- As moléculas de DNA são carregadas negativamente e são carregas por afinidade para o polo positivo.
III- Moléculas menores tendem a migrar com maior dificuldade no gel. Já as moléculas maiores, tendem a migrar mais facilmente.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

A surdez é uma condição bastante comum, havendo uma estimativa de que cerca de 4 em cada 1.000 crianças nasçam com algum nível de perda auditiva. Essa condição pode ser causada por fatores ambientais, como a falta de oxigenação durante o parto; a ocorrência de doenças como a toxoplasmose, a rubéola, o citomegalovírus e a herpes durante o período pré-natal; ou, ainda, doenças como a meningite e outras infecções bacterianas durante o período pós-natal. No entanto, parte dos indivíduos apresentam a condição devido herança genética.
Com base no diagnóstico genético da surdez, analise as sentenças a seguir: I- O teste de PCR é utilizado para amplificação do gene GJB2, a partir da coleta de amostras de sangue, ou ainda, com o material obtido no teste do pezinho. II- Os testes para detecção de surdez genética podem ser realizados até os 2 anos de vida, pois a intervenção precoce não é possível antes dessa fase, já que não é possível detectar sinais relativos à surdez antes desse período. III- Grande parte dessa condição é associada à mutação dos genes GJB2 e GJB6, responsáveis pela expressão das proteínas conexina 26 e conexina 30, respectivamente. Assinale a alternativa CORRETA:
I- O teste de PCR é utilizado para amplificação do gene GJB2, a partir da coleta de amostras de sangue, ou ainda, com o material obtido no teste do pezinho.
II- Os testes para detecção de surdez genética podem ser realizados até os 2 anos de vida, pois a intervenção precoce não é possível antes dessa fase, já que não é possível detectar sinais relativos à surdez antes desse período.
III- Grande parte dessa condição é associada à mutação dos genes GJB2 e GJB6, responsáveis pela expressão das proteínas conexina 26 e conexina 30, respectivamente.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Embora a frequência de variações no genoma não seja alta, quando uma determinada variação ocorre em pelo menos cerca de 1% da população, o que a torna uma variação comum, essa variação passa a ser tratada como um polimorfismo genético.
Com base nos polimorfismos, analise as sentenças a seguir: I- Os polimorfismos genéticos podem ser gerados por mudanças como deleção, duplicação ou inversão de apenas um ou vários pares de bases nitrogenadas na sequência do DNA. II- As alterações no DNA podem ocorrer na região codificadora (éxon) e na região não codificadora (íntron) de um gene. III- Os polimorfismos em regiões reguladoras não podem afetar o fenótipo do indivíduo. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os polimorfismos genéticos podem ser gerados por mudanças como deleção, duplicação ou inversão de apenas um ou vários pares de bases nitrogenadas na sequência do DNA.
II- As alterações no DNA podem ocorrer na região codificadora (éxon) e na região não codificadora (íntron) de um gene.
III- Os polimorfismos em regiões reguladoras não podem afetar o fenótipo do indivíduo.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

A genômica estrutural é o estudo da estrutura propriamente dita do genoma, sendo seu principal objetivo atrelado à possibilidade de manipulação de fragmentos do DNA ou de seus genes in loco. Sobre a genômica estrutural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Mapas cromossômicos de alta resolução.
II- Mapas cromossômicos de baixa resolução.
III- Mapas cromossômicos físicos.
( ) A primeira etapa se baseia na ocorrência de um alelo que não esteja presente no mapa cromossômico, em uma região com marcadores já mapeados. Dessa forma, pode-se definir em qual cromossomo aquele novo alelo ocorre.
( ) A segunda etapa determina a posição dos genes dentro de cada cromossomo, fornecendo informações mais precisas sobre esses gene e marcadores no genoma.
( ) A terceira etapa aplica diferentes técnicas determinando um mapa físico do genoma e ocorre o sequenciamento.
A - I - II - III.
B - I - III - II.
C - III - II - I.
D - II - I - III.

Conhecendo estes conceitos básicos e sabendo que o processo de recombinação gênica que acontece na meiose é um processo ordenado em eucariotos, é possível inferir a frequência em que essa recombinação ocorre para cada um dos genes e, assim, determinar sua posição relativa no cromossomo.
Sobre a recombinação cromossômica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Genes heterozigotos não geram nova conformação de alelo, uma vez que ambos os alelos são iguais. PORQUE II- Genes homozigotos apresentam dois genes que podem se apresentar como dominantes ou recessivos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Genes heterozigotos não geram nova conformação de alelo, uma vez que ambos os alelos são iguais.
II- Genes homozigotos apresentam dois genes que podem se apresentar como dominantes ou recessivos.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Uma série de doenças e condições pode representar potencial risco à sobrevivência e/ou ao desenvolvimento de um feto ou recém-nascido. Dessa forma, a aplicação de testes pré-natais e neonatais é uma ferramenta importante, pois, com eles, diversas doenças podem ser detectadas, inclusive, antes de apresentarem seus primeiros sintomas clínicos.
Sobre os testes pré-natais e neonatais realizados, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Triagem Pré-Natal não invasiva (NIPT). II- Teste do pezinho. III- Sequenciamento de produto de concepção. ( ) Teste realizado entre o terceiro e quinto dia de vida de recém-nascidos, com amostras de sangue coletada do calcanhar em cartões contendo papel-filtro. ( ) Exames capazes de detectar alterações cromossômicas fetais a partir de amostras de sangue materno. ( ) Teste realizado por sequenciamento NGS, capaz de avaliar a presença de alterações em algum dos cromossomos em restos ovulares, produtos de abortos ou restos fetais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - II - I.
B I - II - III.
C II - I - III.
D I - III - II.

"Biópsia líquida começa a ser usada para avaliar a evolução de tumores e a necessidade de mudar o tratamento" (ZORZETTO, 2017, p. 15).
Sobre a biópsia líquida, assinale a alternativa CORRETA:
A A avaliação do DNA tumoral pela biópsia líquida pode ser realizada somente em tumores de origem sanguínea, como as leucemias, já que a coleta é diretamente na medula óssea do paciente.
B A biópsia líquida deve ser realizada somente como triagem molecular, sendo um procedimento complexo, que inviabiliza o monitoramento dos pacientes em tratamento.
C A utilização de amostras sanguíneas para avaliação do DNA livre circulante (ctDNA) de origem tumoral só é possível devido a técnicas moleculares avançadas, como o sequenciamento NGS de cerca de 120 genes relacionadas a tumores.
D A biópsia líquida é um procedimento invasivo e doloroso, que normalmente determina risco de vida ao paciente para a obtenção da amostra.

Prévia do material em texto

18/04/2023 18:23 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:771461)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 59529463
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 8/2
Nota 8,00
O uso de bibliotecas de DNA ou cDNA permitem a manutenção e replicação do material 
genético em grandes coleções mantidas em colônias de bactérias, nas quais um fragmento específico 
de DNA ou um gene podem ser procurados. Sobre as bibliotecas de DNA e cDNA, avalie as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A bactéria E. coli é a principal célula hospedeira utilizada no processo de clonagem em vetores, 
inclusive na construção de bibliotecas de DNA e cDNA, em que cada bactéria irá internalizar apenas 
um vetor.
 
PORQUE
II- Assim que o vetor é inserido, em condições adequadas de diluição e meio de cultivo, em poucas 
horas corre a formação de diversos clones dos fragmentos inseridos, sendo cada um encontrado em 
uma colônia diferente de crescimento bacteriano.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A técnica de eletroforese consiste na separação de moléculas de DNA, RNA ou proteínas em gel 
de agarose ou poliacrilamida. Essa separação se dá de acordo com o tamanho da molécula. Com base 
no processo de eletroforese em gel, analise as sentenças a seguir:
I- Uma corrente elétrica é transmitida através do gel do polo negativo ao polo positivo. 
II- As moléculas de DNA são carregadas negativamente e são carregas por afinidade para o polo 
positivo. 
III- Moléculas menores tendem a migrar com maior dificuldade no gel. Já as moléculas maiores, 
tendem a migrar mais facilmente.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
18/04/2023 18:23 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/5
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.
A surdez é uma condição bastante comum, havendo uma estimativa de que cerca de 4 em cada 
1.000 crianças nasçam com algum nível de perda auditiva. Essa condição pode ser causada por 
fatores ambientais, como a falta de oxigenação durante o parto; a ocorrência de doenças como a 
toxoplasmose, a rubéola, o citomegalovírus e a herpes durante o período pré-natal; ou, ainda, doenças 
como a meningite e outras infecções bacterianas durante o período pós-natal. No entanto, parte dos 
indivíduos apresentam a condição devido herança genética. Com base no diagnóstico genético da 
surdez, analise as sentenças a seguir:
I- O teste de PCR é utilizado para amplificação do gene GJB2, a partir da coleta de amostras de 
sangue, ou ainda, com o material obtido no teste do pezinho. 
II- Os testes para detecção de surdez genética podem ser realizados até os 2 anos de vida, pois a 
intervenção precoce não é possível antes dessa fase, já que não é possível detectar sinais relativos à 
surdez antes desse período. 
III- Grande parte dessa condição é associada à mutação dos genes GJB2 e GJB6, responsáveis pela 
expressão das proteínas conexina 26 e conexina 30, respectivamente. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
Embora a frequência de variações no genoma não seja alta, quando uma determinada variação 
ocorre em pelo menos cerca de 1% da população, o que a torna uma variação comum, essa variação 
passa a ser tratada como um polimorfismo genético. Com base nos polimorfismos, analise as 
sentenças a seguir:
I- Os polimorfismos genéticos podem ser gerados por mudanças como deleção, duplicação ou 
inversão de apenas um ou vários pares de bases nitrogenadas na sequência do DNA.
II- As alterações no DNA podem ocorrer na região codificadora (éxon) e na região não codificadora 
(íntron) de um gene.
III- Os polimorfismos em regiões reguladoras não podem afetar o fenótipo do indivíduo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
3
4
18/04/2023 18:23 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/5
Com o desenvolvimento das técnicas de clonagem de DNA, tornou-se possível a construção de 
bibliotecas de DNA e cDNA. Sobre as bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA:
A As bibliotecas de mRNA são originadas a partir da fragmentação do DNA com enzimas de
restrição e, posteriormente, da clonagem do DNA.
B A biblioteca de cDNA contém éxons e íntrons, já que são clonados todos os fragmentos de
DNA, incluindo o não codificante.
C As bibliotecas de cDNA contêm somente os éxons de uma molécula de mRNA, que
posteriormente é convertido em cDNA pela técnica de transcrição reversa.
D Uma biblioteca de DNA contém somente os íntrons de uma molécula de DNA, sendo
extremamente específico para identificar o conteúdo expresso em uma célula ou tecido.
A genômica estrutural é o estudo da estrutura propriamente dita do genoma, sendo seu principal 
objetivo atrelado à possibilidade de manipulação de fragmentos do DNA ou de seus genes in loco. 
Sobre a genômica estrutural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mapas cromossômicos de alta resolução.
II- Mapas cromossômicos de baixa resolução.
III- Mapas cromossômicos físicos.
( ) A primeira etapa se baseia na ocorrência de um alelo que não esteja presente no mapa 
cromossômico, em uma região com marcadores já mapeados. Dessa forma, pode-se definir em qual 
cromossomo aquele novo alelo ocorre.
( ) A segunda etapa determina a posição dos genes dentro de cada cromossomo, fornecendo 
informações mais precisas sobre esses gene e marcadores no genoma.
( ) A terceira etapa aplica diferentes técnicas determinando um mapa físico do genoma e ocorre o 
sequenciamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - III.
B III - II - I.
C I - II - III.
D I - III - II.
Conhecendo estes conceitos básicos e sabendo que o processo de recombinação gênica que 
acontece na meiose é um processo ordenado em eucariotos, é possível inferir a frequência em que 
essa recombinação ocorre para cada um dos genes e, assim, determinar sua posição relativa no 
cromossomo. Sobre a recombinação cromossômica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas:
I- Genes heterozigotos não geram nova conformação de alelo, uma vez que ambos os alelos são 
iguais. 
5
6
7
18/04/2023 18:24 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/5
PORQUE 
II- Genes homozigotos apresentam dois genes que podem se apresentar como dominantes ou 
recessivos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Uma série de doenças e condições pode representar potencial risco à sobrevivência e/ou ao 
desenvolvimento de um feto ou recém-nascido. Dessa forma, a aplicação de testes pré-natais e 
neonatais é uma ferramenta importante, pois, com eles, diversas doenças podem ser detectadas, 
inclusive, antes de apresentarem seus primeiros sintomas clínicos. Sobre os testes pré-natais e 
neonatais realizados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Triagem Pré-Natal não invasiva (NIPT).
II- Teste do pezinho.
III- Sequenciamento de produto de concepção.
( ) Teste realizado entre o terceiro e quinto dia de vida de recém-nascidos, com amostras de sanguecoletada do calcanhar em cartões contendo papel-filtro. 
( ) Exames capazes de detectar alterações cromossômicas fetais a partir de amostras de sangue 
materno. 
( ) Teste realizado por sequenciamento NGS, capaz de avaliar a presença de alterações em algum 
dos cromossomos em restos ovulares, produtos de abortos ou restos fetais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - III.
B III - II - I.
C I - II - III.
D I - III - II.
"Biópsia líquida começa a ser usada para avaliar a evolução de tumores e a necessidade de 
mudar o tratamento" (ZORZETTO, 2017, p. 15). Sobre a biópsia líquida, assinale a alternativa 
CORRETA:
 
FONTE: ZORZETTO, R. No Sangue, mais pistas sobre o câncer. Pesquisa FAPESP. Disponível em: 
https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2017/03/051-055_Biopsia. Acesso em: 5 fev. 
2021.
8
9
18/04/2023 18:24 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/5
A A avaliação do DNA tumoral pela biópsia líquida pode ser realizada somente em tumores de
origem sanguínea, como as leucemias, já que a coleta é diretamente na medula óssea do paciente.
B A biópsia líquida deve ser realizada somente como triagem molecular, sendo um procedimento
complexo, que inviabiliza o monitoramento dos pacientes em tratamento.
C A biópsia líquida é um procedimento invasivo e doloroso, que normalmente determina risco de
vida ao paciente para a obtenção da amostra.
D
A utilização de amostras sanguíneas para avaliação do DNA livre circulante (ctDNA) de origem
tumoral só é possível devido a técnicas moleculares avançadas, como o sequenciamento NGS de
cerca de 120 genes relacionadas a tumores.
Uma grande expansão no painel de testes foi alcançada especialmente pela inserção da técnica 
de espectrometria de massas em tandem (EMT), o que possibilitou a triagem de uma série de doenças 
metabólicas hereditárias, capazes de promover os chamados erros inatos do metabolismo, por meio 
da avaliação quali ou quantitativa de aminoácidos e acilcarnitinas. De acordo com os erros inatos do 
metabolismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alterações em exames laboratoriais como dosagem de glicose, lactato e amônia, podem indicar a 
possibilidade de que a enfermidade esteja associada a erros inatos do metabolismo.
( ) O perfil de acilcarnitinas e aminoácidos pode ser realizado em complementação à avaliação do 
perfil metabólico do paciente, mas sua detecção prejudica o prognóstico, já que não há expectativa de 
tratamento para essas doenças.
( ) As condições metabólicas detectadas com a aplicação da espectrometria de massas em tandem 
são os distúrbios do ciclo da ureia e da beta oxidação dos ácidos graxos, aminoacidopatias, acidemias 
orgânicas e doenças lisossômicas, como doenças de Gaucher.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B F - V - F.
C V - V - F.
D F - F - V.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina