Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO História e Geografia do Mato Grosso para Fiscal de Tributos Estaduais (SEFAZ MT) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com a seca extrema enfrentada pelo Pantanal em 2021, o fogo no bioma é uma preocupação para os especialistas. Embora o número de queimadas no primeiro semestre tenha sido bem mais baixo que no mesmo período do ano passado, o bioma está enfrentando uma estiagem ainda mais severa, que deixa a comunidade científica em alerta para evitar que se repita a tragédia de 2020. Depois de uma temporada excepcionalmente seca em 2019, os incêndios bateram recordes inimagináveis no ano de 2020, produzindo a maior devastação já registrada na história do Pantanal.
A respeito das queimadas no Pantanal, analise as afirmativas.
I- São provocadas pela ação antropogênica, que proporciona a limpeza e a renovação dos pastos.
II- São de origem natural, provocadas por raios e reflexões de vidros ocorrendo em áreas de vegetação secas.
III- São prejudiciais ao ecossistema, impactando a fauna, a flora e as comunidades locais que vivem da subsistência e turismo.
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, apenas.
e) III, apenas.

Entre os domínios biogeográficos representados no território mato-grossense, o Cerrado, também designado Savana, ocupava 38,29% da cobertura original do Estado, recobrindo principalmente as depressões do Alto Paraguai-Guaporé, o sul e sudoeste do planalto dos Parecis e ao sul do paralelo 13°, até os limites com Mato Grosso do Sul.
Sobre o desmatamento causado no bioma Cerrado no estado de Mato Grosso, conforme os últimos dados disponibilizados pela plataforma TerraBrasilis desenvolvida pelo INPE, assinale a afirmativa correta.
a) Os municípios mato-grossenses figurados entre os treze municípios brasileiros que mais colaboram com o incremento de desmatamento são Paranatinga e Cocalinho.
b) O avanço ocupacional que se iniciou na década de 1960 pelos projetos de colonização e instalação de empresas agropecuárias permanece colaborando para esse cenário preocupante de desmatamento no Estado.
c) Os dados divulgados apontam que mais de 61% dos desmates não autorizados se concentram em imóveis localizados nos municípios de Tangará da Serra, Juína e Sinop.
d) Mato Grosso é responsável pela supressão vegetal de quase 50 mil km² nas últimas décadas, o equivalente a quase 17% de todo o desmatamento no bioma entre 2001 e 2020.
e) De acordo com o PRODES/INPE, Mato Grosso não tem registrado diminuição nas taxas de desmatamento, apresentando um aumento de 85% da área desmatada entre os anos de 2004 e 2018.

Mato Grosso é um estado de povos diversos, uma mistura de índios, negros, espanhóis e portugueses que se miscigenaram nos primeiros anos do período colonial. Foi essa gente miscigenada que recebeu migrantes vindos de outras partes do país. A respeito da população mato-grossense, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
a) Hoje, 41% dos moradores do estado nasceram em outras partes do país ou no exterior.
b) Vivem na zona urbana 81,9% da população, contra 18,1% da zona rural.
c) Mato Grosso é um estado de proporções gigantescas com diversas regiões inabitadas, o que interfere diretamente na taxa de densidade demográfica, que é de 3,3 habitantes por km2.
d) O número de mulheres corresponde a 51,05%, sendo ligeiramente superior ao de homens, que representa 48,95%.
e) É o segundo mais populoso do Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Goiás, que tem quase o dobro de habitantes (6.003.788), e com pouco mais que Mato Grosso do Sul (2.449.341).

O dinamismo da economia de Mato Grosso verificado atualmente deve-se fundamentalmente a modernização da agricultura do Estado nos últimos 30 anos. As modernas técnicas de correção e adubação dos solos, a seleção de variedades de grãos e de pastagens permitiram a inserção de novos sistemas de cultivo em áreas antes não aproveitadas ou subaproveitadas.
A respeito do desempenho econômico mato-grossense, segundo a SEPLAN-MT (2019), julgue as afirmativas abaixo:
I - A produção de forma extensiva de soja é o principal resultado observado desse processo, ela e seus derivados se tornaram os principais bens exportados pelo Estado, responsáveis pela geração de importantes divisas externas para o País.
II - Além da produção de soja, a necessidade de técnicas como a rotação de culturas propiciou o aumento da segunda safra no estado, em especial a produção de milho.
III - Em Mato Grosso, outro produto de destaque é o algodão, cuja produção correspondeu a quase 70% de toda a produção nacional em 2018.
IV - O funcionamento deste sistema produtivo demanda atividade em diversos setores da economia, como o comércio de insumos, máquinas e implementos, transportes e o setor de serviços em geral.
V - Hoje, a cadeia produtiva de Mato Grosso dita o ritmo do crescimento econômico do estado.
a) Apenas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas I, III, IV e V estão corretas.
c) Apenas II, III e V estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Apenas II, III, IV e V estão corretas.

O estado de Mato Grosso, a partir das décadas de 1960 e 1970, passou por grandes transformações sociais e econômicas, com destaque ao processo de imigração, sobretudo de sulistas, e também ao processo produtivo, com a grande modernização do campo. Abaixo, são apresentadas alternativas que contemplam características desta transformação no estado, EXCETO:
a) Crescimento do PIB.
b) A utilização de insumos para correção do solo.
c) A implantação dos grandes eixos aeroviários.
d) Desenvolvimento nos setores de comunicação, transporte e produção.
e) Avanços e modernização das técnicas agropecuárias.

De acordo com documento organizado pelo IPEA (2015), o Brasil possui o maior potencial hídrico mundial, cerca de 13% de toda a água doce do planeta está concentrada nos limites brasileiros. Mas, apesar do grande potencial hídrico do país, o modal hidroviário é o menos utilizado para a movimentação interna de cargas e pessoas, correspondendo a menos de 15%. De acordo com o Plano Nacional de Integração Hidroviária (2013), no estado de Mato Grosso existem 5 hidrovias em potencial, caracterizadas por suas bacias.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a bacia hidrográfica e suas respectivas hidrovias em território mato-grossense, segundo o Plano Nacional de Integração Hidroviária.
a) Bacia do Paraguai: Hidrovia Paraguai-Paraná e Hidrovia Tietê-Paraguai.
b) Bacia Platina: Hidrovia Tietê-Paraná e Hidrovia Teles Pires-Uruguai.
c) Bacia do Tocantins Araguaia: Hidrovia Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins e Teles Pires-Mamoré.
d) Bacia São Francisco: Hidrovia Pirapora-juazeiro.
e) Bacia Amazônica: Hidrovia do Teles Pires-Tapajós-Arinos-Juruena e Hidrovia Rio Madeira-Mamoré-Guaporé.

Cuiabá completa 302 anos na esperança de vencer a pandemia. Há um ano, o cuiabano enfrenta dias difíceis e atípicos, numa cidade associada à alegria e ao calor humano.
Ao fazer o comentário acima, o prefeito de Cuiabá enaltece a capital mato-grossense, na ocasião dos seus 302 anos e em meio à pandemia da Covid-19. Cuiabá, porém, nem sempre foi a capital do estado de Mato Grosso.
a) A primeira capital de Mato Grosso foi Vila Bela da Santíssima Trindade, no ano de 1722.
b) Cuiabá só se tornou a capital do estado de Mato Grosso no ano de 1835.
c) A primeira capital do estado de Mato Grosso foi a Vila Arraial da Forquilha, em 1719.
d) Cuiabá é elevada à capital do estado de Mato Grosso em 8 de abril de 1719.
e) Vila Bela da Santíssima Trindade passa a ser a capital do estado de Mato Grosso no ano de 1835.

Sobre o estado de Mato Grosso, assinale a alternativa INCORRETA:
a) É o terceiro maior estado do Brasil em extensão territorial.
b) Limita-se ao norte com os estados do Pará e Amazonas.
c) Está no terceiro fuso horário brasileiro.
d) Limita-se ao sul com a Bolívia.
e) Está situado na região Centro-Oeste.

Após analisar as três pirâmides etárias do estado de Mato Grosso, referentes aos anos de 2010, 2018 e 2030, julgue as afirmativas a seguir.
I - Constata-se uma mudança perceptível na estrutura populacional; enquanto, em 2010, a base era mais larga, significando uma população jovem, em 2018 essa base começou a diminuir; e, em 2030, ela é menor ainda, significando diminuição da população nas primeiras faixas etárias.
II - Em 2010, a faixa etária de 15 a 29 anos era a mais representativa no estado; em 2018, no entanto, ela apresenta uma redução.
III - Para 2030, a pirâmide etária possui um novo formato, em que as faixas etárias compreendidas entre os 10 e os 54 anos passam a ter composição mais uniforme, com praticamente o mesmo contingente populacional em todas.
IV - Essas mudanças no perfil da população exigem políticas públicas específicas, como, por exemplo, políticas de educação, saúde, mercado de trabalho e previdência, as quais devem considerar a transição da estrutura etária.
V - Observa-se que há uma tendência de aumento das taxas de natalidade e redução da expectativa de vida, se compararmos as pirâmides de 2010 e 2030.
a) I, II e IV estão corretas.
b) I, III, IV e V estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) I, II, III e IV estão corretas.
e) Todas as informações estão corretas.

A respeito da segurança pública no estado de Mato Grosso, analise a tabela a seguir e marque a alternativa CORRETA.
a) O número de homicídios dolosos aumentou em Mato Grosso entre 2016 e 2017.
b) A taxa de homicídios dolosos em Mato Grosso é inferior à média nacional.
c) O número de vítimas de homicídios dolosos em Mato Grosso é maior do que a média nacional.
d) Embora o estado de Mato Grosso se destaque com o PIB, a tendência é que esses municípios tenham queda em sua produção, visto a baixa qualidade do solo do Cerrado.
e) Mato Grosso se destaca pela produção de soja e a criação de búfalos.

O estado de Mato Grosso é marcado pelas riquezas naturais, sendo privilegiado por ser o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país.
Assinale a alternativa que apresenta esses biomas:
a) Pantanal, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.
b) Caatinga, Araucária e Pantanal.
c) Floresta Amazônica, Cerrado e Savana.
d) Cerrado, Pantanal e Mata dos Cocais.
e) Pantanal, Floresta Amazônica e Cerrado.

O estado de Mato Grosso se destaca no cenário nacional por ter nascentes de importantes rios que drenam o território nacional e ser um dos maiores celeiros agrícolas do país.
Sobre essa temática, analise e julgue os itens como (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) os rios pertencentes à bacia Amazônica e à bacia do Tocantins-Araguaia seguem as direções norte e noroeste, respectivamente, no território mato-grossense.
( ) os rios da bacia do Paraguai seguem em direção ao sul do território mato-grossense, sendo o principal rio dessa bacia o Paraguai, que atravessa o Pantanal.
( ) a área localizada à jusante do rio Teles Pires, afluente do Tapajós, caracteriza-se pelo cultivo intensivo de cana-de-açúcar e girassol, principais commodities nessa região, sendo a BR 070 a principal via de escoamento dessa produção nessa porção do Estado.
( ) a sub-bacia do rio Xingu é formada pelo rio do mesmo nome e seus fluentes. Nessa porção do estado, encontra-se uma das mais expressivas reservas indígenas do país, o Parque Nacional Indígena do Xingu.
( ) Na região à montante do rio Araguaia, o desmatamento do cerrado para o plantio de grãos teve relação com o intenso processo de colonização agrícola da área, cujo eixo principal foi a BR 163, principal corredor de exportação nessa porção do Estado.
a) V, F, V, V, V.
b) F, V, F, V, F.
c) V, V, F, F, V.
d) F, F, V, V, F.
e) V, V, V, F, V.

A lista dos 100 municípios mais ricos do agronegócio no Brasil foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 03/01/2022.
Com base nessas informações, dos dez primeiros municípios no ranking em produção agrícola brasileira, cinco são mato-grossenses, sendo estes:
a) Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Nova Mutum e Sorriso.
b) Lucas do Rio Verde, Sapezal, Campo Verde, Sorriso e Nova Mutum.
c) Sapezal, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Campo Novo do Parecis.
d) Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Rondonópolis e Primavera do Leste.
e) Nova Mutum, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Sorriso e Nova Ubiratã.

Nessa classificação do Prof. Jurandyr L. S. Ross (1990), a capital do Estado de Mato Grosso localiza-se na unidade geomorfológica denominada de:
Observe o mapa a seguir com a mais atual classificação geomorfológica (unidades mortoestruturais) do Brasil.
a) Serras Residuais do Alto-Paraguai.
b) Planalto e Chapada dos Parecis.
c) Planície e Pantanal Mato-Grossense.
d) Depressão Cuiabana.
e) Depressão do Alto-Guaporé.

O fogo já atingiu 1,7 milhão de hectares do estado de Mato Grosso em 2020, uma área cinco vezes maior que a capital do estado, e cerca de onze vezes maior do que o território da cidade de São Paulo (SP).
O município mato-grossense com maior área afetada por incêndios nesse bioma naquele ano foi:
a) Santo Antônio do Leverger.
b) Poconé.
c) Barão de Melgaço.
d) Cáceres.
e) Nossa Senhora do Livramento.

A melhoria da infraestrutura logística com a ampliação da malha ferroviária vai impactar diretamente o espaço geográfico mato-grossense.
A melhoria da infraestrutura logística com a ampliação da malha ferroviária vai impactar diretamente o espaço geográfico mato-grossense, influenciando no(a):
a) Redução das exportações de grãos para o exterior.
b) Interligação do estado com a região Norte do Brasil.
c) Desenvolvimento da região sudoeste de Mato Grosso.
d) Produtividade agrícola dos latifúndios.
e) Atenuação do fluxo rodoviário no estado.

Mato Grosso confirmou por mais um ano a liderança entre os estados brasileiros que mais exportam produtos agrícolas e pecuários.
Aponte um produto que NÃO apresenta relevância para as exportações da agropecuária mato-grossense:
a) Algodão.
b) Trigo.
c) Milho.
d) Carne de corte.
e) Soja.

Sobre a extração ilegal de ouro em Mato Grosso, sua prática é muitas vezes acompanhada de questões de ordem socioambiental.
Sobre a extração ilegal de ouro em Mato Grosso, sua prática é muitas vezes acompanhada de questões de ordem socioambiental, como:
a) Ausência de conflitos em terras indígenas.
b) Assoreamento de cursos hídricos.
c) Queimadas em áreas de cerrado.
d) Reflorestamento das matas ciliares.
e) Desmatamento controlado na Amazônia Legal.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira a estimativa populacional de Mato Grosso, com dados até julho de 2020.
Em 2019, o governo federal incluiu um município mato-grossense na lista das cidades-gêmeas brasileiras. O status foi concedido para o município de:
a) Vila Bela da Santíssima Trindade.
b) Porto Esperidião.
c) Poconé.
d) Comodoro.
e) Cáceres.

Observe o mapa a seguir.
Considerando a estrutura geológica de Mato Grosso e suas bacias hidrográficas, o Planalto e a Chapada dos Parecis correspondem a:
a) Uma chapada com altitude superior a 1.500 metros.
b) Uma serra cristalina composta por relevos ondulados.
c) Um divisor de água das bacias do Paraguai, Tocantins-Araguaia e Amazônica.
d) Uma planície inundável semelhante ao Pantanal.
e) Uma depressão interplanáltica entre as bacias do Paraná e Amazônia-Solimões.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Com a seca extrema enfrentada pelo Pantanal em 2021, o fogo no bioma é uma preocupação para os especialistas. Embora o número de queimadas no primeiro semestre tenha sido bem mais baixo que no mesmo período do ano passado, o bioma está enfrentando uma estiagem ainda mais severa, que deixa a comunidade científica em alerta para evitar que se repita a tragédia de 2020. Depois de uma temporada excepcionalmente seca em 2019, os incêndios bateram recordes inimagináveis no ano de 2020, produzindo a maior devastação já registrada na história do Pantanal.
A respeito das queimadas no Pantanal, analise as afirmativas.
I- São provocadas pela ação antropogênica, que proporciona a limpeza e a renovação dos pastos.
II- São de origem natural, provocadas por raios e reflexões de vidros ocorrendo em áreas de vegetação secas.
III- São prejudiciais ao ecossistema, impactando a fauna, a flora e as comunidades locais que vivem da subsistência e turismo.
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, apenas.
e) III, apenas.

Entre os domínios biogeográficos representados no território mato-grossense, o Cerrado, também designado Savana, ocupava 38,29% da cobertura original do Estado, recobrindo principalmente as depressões do Alto Paraguai-Guaporé, o sul e sudoeste do planalto dos Parecis e ao sul do paralelo 13°, até os limites com Mato Grosso do Sul.
Sobre o desmatamento causado no bioma Cerrado no estado de Mato Grosso, conforme os últimos dados disponibilizados pela plataforma TerraBrasilis desenvolvida pelo INPE, assinale a afirmativa correta.
a) Os municípios mato-grossenses figurados entre os treze municípios brasileiros que mais colaboram com o incremento de desmatamento são Paranatinga e Cocalinho.
b) O avanço ocupacional que se iniciou na década de 1960 pelos projetos de colonização e instalação de empresas agropecuárias permanece colaborando para esse cenário preocupante de desmatamento no Estado.
c) Os dados divulgados apontam que mais de 61% dos desmates não autorizados se concentram em imóveis localizados nos municípios de Tangará da Serra, Juína e Sinop.
d) Mato Grosso é responsável pela supressão vegetal de quase 50 mil km² nas últimas décadas, o equivalente a quase 17% de todo o desmatamento no bioma entre 2001 e 2020.
e) De acordo com o PRODES/INPE, Mato Grosso não tem registrado diminuição nas taxas de desmatamento, apresentando um aumento de 85% da área desmatada entre os anos de 2004 e 2018.

Mato Grosso é um estado de povos diversos, uma mistura de índios, negros, espanhóis e portugueses que se miscigenaram nos primeiros anos do período colonial. Foi essa gente miscigenada que recebeu migrantes vindos de outras partes do país. A respeito da população mato-grossense, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
a) Hoje, 41% dos moradores do estado nasceram em outras partes do país ou no exterior.
b) Vivem na zona urbana 81,9% da população, contra 18,1% da zona rural.
c) Mato Grosso é um estado de proporções gigantescas com diversas regiões inabitadas, o que interfere diretamente na taxa de densidade demográfica, que é de 3,3 habitantes por km2.
d) O número de mulheres corresponde a 51,05%, sendo ligeiramente superior ao de homens, que representa 48,95%.
e) É o segundo mais populoso do Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Goiás, que tem quase o dobro de habitantes (6.003.788), e com pouco mais que Mato Grosso do Sul (2.449.341).

O dinamismo da economia de Mato Grosso verificado atualmente deve-se fundamentalmente a modernização da agricultura do Estado nos últimos 30 anos. As modernas técnicas de correção e adubação dos solos, a seleção de variedades de grãos e de pastagens permitiram a inserção de novos sistemas de cultivo em áreas antes não aproveitadas ou subaproveitadas.
A respeito do desempenho econômico mato-grossense, segundo a SEPLAN-MT (2019), julgue as afirmativas abaixo:
I - A produção de forma extensiva de soja é o principal resultado observado desse processo, ela e seus derivados se tornaram os principais bens exportados pelo Estado, responsáveis pela geração de importantes divisas externas para o País.
II - Além da produção de soja, a necessidade de técnicas como a rotação de culturas propiciou o aumento da segunda safra no estado, em especial a produção de milho.
III - Em Mato Grosso, outro produto de destaque é o algodão, cuja produção correspondeu a quase 70% de toda a produção nacional em 2018.
IV - O funcionamento deste sistema produtivo demanda atividade em diversos setores da economia, como o comércio de insumos, máquinas e implementos, transportes e o setor de serviços em geral.
V - Hoje, a cadeia produtiva de Mato Grosso dita o ritmo do crescimento econômico do estado.
a) Apenas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas I, III, IV e V estão corretas.
c) Apenas II, III e V estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Apenas II, III, IV e V estão corretas.

O estado de Mato Grosso, a partir das décadas de 1960 e 1970, passou por grandes transformações sociais e econômicas, com destaque ao processo de imigração, sobretudo de sulistas, e também ao processo produtivo, com a grande modernização do campo. Abaixo, são apresentadas alternativas que contemplam características desta transformação no estado, EXCETO:
a) Crescimento do PIB.
b) A utilização de insumos para correção do solo.
c) A implantação dos grandes eixos aeroviários.
d) Desenvolvimento nos setores de comunicação, transporte e produção.
e) Avanços e modernização das técnicas agropecuárias.

De acordo com documento organizado pelo IPEA (2015), o Brasil possui o maior potencial hídrico mundial, cerca de 13% de toda a água doce do planeta está concentrada nos limites brasileiros. Mas, apesar do grande potencial hídrico do país, o modal hidroviário é o menos utilizado para a movimentação interna de cargas e pessoas, correspondendo a menos de 15%. De acordo com o Plano Nacional de Integração Hidroviária (2013), no estado de Mato Grosso existem 5 hidrovias em potencial, caracterizadas por suas bacias.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a bacia hidrográfica e suas respectivas hidrovias em território mato-grossense, segundo o Plano Nacional de Integração Hidroviária.
a) Bacia do Paraguai: Hidrovia Paraguai-Paraná e Hidrovia Tietê-Paraguai.
b) Bacia Platina: Hidrovia Tietê-Paraná e Hidrovia Teles Pires-Uruguai.
c) Bacia do Tocantins Araguaia: Hidrovia Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins e Teles Pires-Mamoré.
d) Bacia São Francisco: Hidrovia Pirapora-juazeiro.
e) Bacia Amazônica: Hidrovia do Teles Pires-Tapajós-Arinos-Juruena e Hidrovia Rio Madeira-Mamoré-Guaporé.

Cuiabá completa 302 anos na esperança de vencer a pandemia. Há um ano, o cuiabano enfrenta dias difíceis e atípicos, numa cidade associada à alegria e ao calor humano.
Ao fazer o comentário acima, o prefeito de Cuiabá enaltece a capital mato-grossense, na ocasião dos seus 302 anos e em meio à pandemia da Covid-19. Cuiabá, porém, nem sempre foi a capital do estado de Mato Grosso.
a) A primeira capital de Mato Grosso foi Vila Bela da Santíssima Trindade, no ano de 1722.
b) Cuiabá só se tornou a capital do estado de Mato Grosso no ano de 1835.
c) A primeira capital do estado de Mato Grosso foi a Vila Arraial da Forquilha, em 1719.
d) Cuiabá é elevada à capital do estado de Mato Grosso em 8 de abril de 1719.
e) Vila Bela da Santíssima Trindade passa a ser a capital do estado de Mato Grosso no ano de 1835.

Sobre o estado de Mato Grosso, assinale a alternativa INCORRETA:
a) É o terceiro maior estado do Brasil em extensão territorial.
b) Limita-se ao norte com os estados do Pará e Amazonas.
c) Está no terceiro fuso horário brasileiro.
d) Limita-se ao sul com a Bolívia.
e) Está situado na região Centro-Oeste.

Após analisar as três pirâmides etárias do estado de Mato Grosso, referentes aos anos de 2010, 2018 e 2030, julgue as afirmativas a seguir.
I - Constata-se uma mudança perceptível na estrutura populacional; enquanto, em 2010, a base era mais larga, significando uma população jovem, em 2018 essa base começou a diminuir; e, em 2030, ela é menor ainda, significando diminuição da população nas primeiras faixas etárias.
II - Em 2010, a faixa etária de 15 a 29 anos era a mais representativa no estado; em 2018, no entanto, ela apresenta uma redução.
III - Para 2030, a pirâmide etária possui um novo formato, em que as faixas etárias compreendidas entre os 10 e os 54 anos passam a ter composição mais uniforme, com praticamente o mesmo contingente populacional em todas.
IV - Essas mudanças no perfil da população exigem políticas públicas específicas, como, por exemplo, políticas de educação, saúde, mercado de trabalho e previdência, as quais devem considerar a transição da estrutura etária.
V - Observa-se que há uma tendência de aumento das taxas de natalidade e redução da expectativa de vida, se compararmos as pirâmides de 2010 e 2030.
a) I, II e IV estão corretas.
b) I, III, IV e V estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) I, II, III e IV estão corretas.
e) Todas as informações estão corretas.

A respeito da segurança pública no estado de Mato Grosso, analise a tabela a seguir e marque a alternativa CORRETA.
a) O número de homicídios dolosos aumentou em Mato Grosso entre 2016 e 2017.
b) A taxa de homicídios dolosos em Mato Grosso é inferior à média nacional.
c) O número de vítimas de homicídios dolosos em Mato Grosso é maior do que a média nacional.
d) Embora o estado de Mato Grosso se destaque com o PIB, a tendência é que esses municípios tenham queda em sua produção, visto a baixa qualidade do solo do Cerrado.
e) Mato Grosso se destaca pela produção de soja e a criação de búfalos.

O estado de Mato Grosso é marcado pelas riquezas naturais, sendo privilegiado por ser o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país.
Assinale a alternativa que apresenta esses biomas:
a) Pantanal, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.
b) Caatinga, Araucária e Pantanal.
c) Floresta Amazônica, Cerrado e Savana.
d) Cerrado, Pantanal e Mata dos Cocais.
e) Pantanal, Floresta Amazônica e Cerrado.

O estado de Mato Grosso se destaca no cenário nacional por ter nascentes de importantes rios que drenam o território nacional e ser um dos maiores celeiros agrícolas do país.
Sobre essa temática, analise e julgue os itens como (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) os rios pertencentes à bacia Amazônica e à bacia do Tocantins-Araguaia seguem as direções norte e noroeste, respectivamente, no território mato-grossense.
( ) os rios da bacia do Paraguai seguem em direção ao sul do território mato-grossense, sendo o principal rio dessa bacia o Paraguai, que atravessa o Pantanal.
( ) a área localizada à jusante do rio Teles Pires, afluente do Tapajós, caracteriza-se pelo cultivo intensivo de cana-de-açúcar e girassol, principais commodities nessa região, sendo a BR 070 a principal via de escoamento dessa produção nessa porção do Estado.
( ) a sub-bacia do rio Xingu é formada pelo rio do mesmo nome e seus fluentes. Nessa porção do estado, encontra-se uma das mais expressivas reservas indígenas do país, o Parque Nacional Indígena do Xingu.
( ) Na região à montante do rio Araguaia, o desmatamento do cerrado para o plantio de grãos teve relação com o intenso processo de colonização agrícola da área, cujo eixo principal foi a BR 163, principal corredor de exportação nessa porção do Estado.
a) V, F, V, V, V.
b) F, V, F, V, F.
c) V, V, F, F, V.
d) F, F, V, V, F.
e) V, V, V, F, V.

A lista dos 100 municípios mais ricos do agronegócio no Brasil foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 03/01/2022.
Com base nessas informações, dos dez primeiros municípios no ranking em produção agrícola brasileira, cinco são mato-grossenses, sendo estes:
a) Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Nova Mutum e Sorriso.
b) Lucas do Rio Verde, Sapezal, Campo Verde, Sorriso e Nova Mutum.
c) Sapezal, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Campo Novo do Parecis.
d) Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Rondonópolis e Primavera do Leste.
e) Nova Mutum, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Sorriso e Nova Ubiratã.

Nessa classificação do Prof. Jurandyr L. S. Ross (1990), a capital do Estado de Mato Grosso localiza-se na unidade geomorfológica denominada de:
Observe o mapa a seguir com a mais atual classificação geomorfológica (unidades mortoestruturais) do Brasil.
a) Serras Residuais do Alto-Paraguai.
b) Planalto e Chapada dos Parecis.
c) Planície e Pantanal Mato-Grossense.
d) Depressão Cuiabana.
e) Depressão do Alto-Guaporé.

O fogo já atingiu 1,7 milhão de hectares do estado de Mato Grosso em 2020, uma área cinco vezes maior que a capital do estado, e cerca de onze vezes maior do que o território da cidade de São Paulo (SP).
O município mato-grossense com maior área afetada por incêndios nesse bioma naquele ano foi:
a) Santo Antônio do Leverger.
b) Poconé.
c) Barão de Melgaço.
d) Cáceres.
e) Nossa Senhora do Livramento.

A melhoria da infraestrutura logística com a ampliação da malha ferroviária vai impactar diretamente o espaço geográfico mato-grossense.
A melhoria da infraestrutura logística com a ampliação da malha ferroviária vai impactar diretamente o espaço geográfico mato-grossense, influenciando no(a):
a) Redução das exportações de grãos para o exterior.
b) Interligação do estado com a região Norte do Brasil.
c) Desenvolvimento da região sudoeste de Mato Grosso.
d) Produtividade agrícola dos latifúndios.
e) Atenuação do fluxo rodoviário no estado.

Mato Grosso confirmou por mais um ano a liderança entre os estados brasileiros que mais exportam produtos agrícolas e pecuários.
Aponte um produto que NÃO apresenta relevância para as exportações da agropecuária mato-grossense:
a) Algodão.
b) Trigo.
c) Milho.
d) Carne de corte.
e) Soja.

Sobre a extração ilegal de ouro em Mato Grosso, sua prática é muitas vezes acompanhada de questões de ordem socioambiental.
Sobre a extração ilegal de ouro em Mato Grosso, sua prática é muitas vezes acompanhada de questões de ordem socioambiental, como:
a) Ausência de conflitos em terras indígenas.
b) Assoreamento de cursos hídricos.
c) Queimadas em áreas de cerrado.
d) Reflorestamento das matas ciliares.
e) Desmatamento controlado na Amazônia Legal.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira a estimativa populacional de Mato Grosso, com dados até julho de 2020.
Em 2019, o governo federal incluiu um município mato-grossense na lista das cidades-gêmeas brasileiras. O status foi concedido para o município de:
a) Vila Bela da Santíssima Trindade.
b) Porto Esperidião.
c) Poconé.
d) Comodoro.
e) Cáceres.

Observe o mapa a seguir.
Considerando a estrutura geológica de Mato Grosso e suas bacias hidrográficas, o Planalto e a Chapada dos Parecis correspondem a:
a) Uma chapada com altitude superior a 1.500 metros.
b) Uma serra cristalina composta por relevos ondulados.
c) Um divisor de água das bacias do Paraguai, Tocantins-Araguaia e Amazônica.
d) Uma planície inundável semelhante ao Pantanal.
e) Uma depressão interplanáltica entre as bacias do Paraná e Amazônia-Solimões.

Prévia do material em texto

História e Geografia do Mato Grosso para Fiscal de Tributos Estaduais (SEFAZ MT) 2023 (
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2apFc )
Ordenação: Por Matéria
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Questão 1: UFMT - Per Of (POLITEC MT)/POLITEC MT/Criminal/Biologia/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Com a seca extrema enfrentada pelo Pantanal em 2021, o fogo no bioma é uma preocupação para os especialistas. Embora o número de queimadas no primeiro semestre
tenha sido bem mais baixo que no mesmo período do ano passado, o bioma está enfrentando uma estiagem ainda mais severa, que deixa a comunidade científica em
alerta para evitar que se repita a tragédia de 2020. Depois de uma temporada excepcionalmente seca em 2019, os incêndios bateram recordes inimagináveis no ano de
2020, produzindo a maior devastação já registrada na história do Pantanal.
(Disponível em: https://www.wwf.org.br/?79828/Secas-frequentes-ameacam-a-capacidade-de-recuperacao-do-Pantanal. Acessado em:
09/12/2021. Adaptado)
A respeito das queimadas no Pantanal, analise as afirmativas.
I- São provocadas pela ação antropogênica, que proporciona a limpeza e a renovação dos pastos.
II- São de origem natural, provocadas por raios e reflexões de vidros ocorrendo em áreas de vegetação secas.
III- São prejudiciais ao ecossistema, impactando a fauna, a flora e as comunidades locais que vivem da subsistência e turismo.
Está correto o que se afirma em
 a) I e II, apenas.
 b) I e III, apenas.
 c) II e III, apenas.
 d) I, apenas.
 e) III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1911776
Questão 2: UFMT - Per Of (POLITEC MT)/POLITEC MT/Criminal/Biologia/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Leia o texto e observe os gráficos.
Texto I
Entre os domínios biogeográficos representados no território mato-grossense, o Cerrado, também designado Savana, ocupava 38,29% da cobertura original do Estado,
recobrindo principalmente as depressões do Alto Paraguai-Guaporé, o sul e sudoeste do planalto dos Parecis e ao sul do paralelo 13°, até os limites com Mato Grosso do
Sul.
(MORENO, Gislaine. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005)
 
Sobre o desmatamento causado no bioma Cerrado no estado de Mato Grosso, conforme os últimos dados disponibilizados pela plataforma TerraBrasilis desenvolvida pelo
INPE, assinale a afirmativa correta.
 a) Os municípios mato-grossenses figurados entre os treze municípios brasileiros que mais colaboram com o incremento de desmatamento são Paranatinga e
Cocalinho.
 b) O avanço ocupacional que se iniciou na década de 1960 pelos projetos de colonização e instalação de empresas agropecuárias permanece colaborando para esse
cenário preocupante de desmatamento no Estado.
 c) Os dados divulgados apontam que mais de 61% dos desmates não autorizados se concentram em imóveis localizados nos municípios de Tangará da Serra, Juína e
Sinop.
 d) Mato Grosso é responsável pela supressão vegetal de quase 50 mil km² nas últimas décadas, o equivalente a quase 17% de todo o desmatamento no bioma
entre 2001 e 2020.
 e) De acordo com o PRODES/INPE, Mato Grosso não tem registrado diminuição nas taxas de desmatamento, apresentando um aumento de 85% da área desmatada
entre os anos de 2004 e 2018.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1911787
Questão 3: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Administrador/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Mato Grosso é um estado de povos diversos, uma mistura de índios, negros, espanhóis e portugueses que se miscigenaram nos primeiros anos do período colonial. Foi
essa gente miscigenada que recebeu migrantes vindos de outras partes do país. A respeito da população mato-grossense, segundo o último levantamento do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
 a) Hoje, 41% dos moradores do estado nasceram em outras partes do país ou no exterior.
 b) Vivem na zona urbana 81,9% da população, contra 18,1% da zona rural.
 c) Mato Grosso é um estado de proporções gigantescas com diversas regiões inabitadas, o que interfere diretamente na taxa de densidade demográfica, que é de
3,3 habitantes por km2.
 d) O número de mulheres corresponde a 51,05%, sendo ligeiramente superior ao de homens, que representa 48,95%.
 e) É o segundo mais populoso do Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Goiás, que tem quase o dobro de habitantes (6.003.788), e com pouco mais que Mato
Grosso do Sul (2.449.341).
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2188977
Questão 4: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Administrador/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
“O dinamismo da economia de Mato Grosso verificado atualmente deve-se fundamentalmente a modernização da agricultura do Estado nos últimos 30 anos. As
modernas técnicas de correção e adubação dos solos, a seleção de variedades de grãos e de pastagens permitiram a inserção de novos sistemas de cultivo em
áreas antes não aproveitadas ou subaproveitadas.”
 
Eduardo Matsubara - Gestor Governamental - Economista - SEPLAG
Breno de Barros Antunes - Analista Administrativo - Economista-SEPLAG
 
A respeito do desempenho econômico mato-grossense, segundo a SEPLAN-MT (2019), julgue as afirmativas abaixo:
 
I - A produção de forma extensiva de soja é o principal resultado observado desse processo, ela e seus derivados se tornaram os principais bens exportados pelo
Estado, responsáveis pela geração de importantes divisas externas para o País.
 
II - Além da produção de soja, a necessidade de técnicas como a rotação de culturas propiciou o aumento da segunda safra no estado, em especial a produção de
milho.
 
III - Em Mato Grosso, outro produto de destaque é o algodão, cuja produção correspondeu a quase 70% de toda a produção nacional em 2018.
 
IV - O funcionamento deste sistema produtivo demanda atividade em diversos setores da economia, como o comércio de insumos, máquinas e implementos,
transportes e o setor de serviços em geral.
 
V - Hoje, a cadeia produtiva de Mato Grosso dita o ritmo do crescimento econômico do estado.
 
De acordo com as afirmativas acima, marque a alternativa CERTA.
 a) Apenas I, II e IV estão corretas.
 b) Apenas I, III, IV e V estão corretas.
 c) Apenas II, III e V estão corretas.
 d) Todas as afirmativas estão corretas.
 e) Apenas II, III, IV e V estão corretas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2188980
Questão 5: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Administrador/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O estado de Mato Grosso, a partir das décadas de 1960 e 1970, passou por grandes transformações sociais e econômicas, com destaque ao processo de imigração,
sobretudo de sulistas, e também ao processo produtivo, com a grande modernização do campo. Abaixo, são apresentadas alternativas que contemplam características
desta transformação no estado, EXCETO:
 a) Crescimento do PIB.
 b) A utilização de insumos para correção do solo.
 c) A implantação dos grandes eixos aeroviários.
 d) Desenvolvimento nos setores de comunicação, transporte e produção.
 e) Avanços e modernização das técnicas agropecuárias.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2188982
Questão 6: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Administrador/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
De acordo com documento organizado pelo IPEA (2015), o Brasil possui o maior potencial hídrico mundial, cerca de 13% de toda a água doce do planeta está
concentrada nos limites brasileiros. Mas, apesar do grande potencial hídrico do país, o modal hidroviário é o menos utilizado para a movimentação interna de cargas e
pessoas,correspondendo a menos de 15%. De acordo com o Plano Nacional de Integração Hidroviária (2013), no estado de Mato Grosso existem 5 hidrovias em
potencial, caracterizadas por suas bacias (ANTAQ, 2013).
 
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a bacia hidrográfica e suas respectivas hidrovias em território mato-grossense, segundo o Plano Nacional de
Integração Hidroviária.
 a) Bacia do Paraguai: Hidrovia Paraguai-Paraná e Hidrovia Tietê-Paraguai.
 b) Bacia Platina: Hidrovia Tietê-Paraná e Hidrovia Teles Pires-Uruguai.
 c) Bacia do Tocantins Araguaia: Hidrovia Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins e Teles Pires-Mamoré.
 d) Bacia São Francisco: Hidrovia Pirapora-juazeiro.
 e) Bacia Amazônica: Hidrovia do Teles Pires-Tapajós-Arinos-Juruena e Hidrovia Rio Madeira-Mamoré-Guaporé.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2188984
Questão 7: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Administrador/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Texto
 
Cuiabá completa 302 anos na esperança de vencer a pandemia
 
Há um ano, o cuiabano enfrenta dias difíceis e atípicos, numa cidade associada à alegria e ao calor humano
 
 
“Chegamos aos 302 anos da mais sedutora e vibrante capital do país. São 302 anos de Cuiabá, uma terra hospitaleira, de povo intenso, alegre, feliz e vibrante,
que se orgulha ser cuiabano e viver nessa terra mágica que é a nossa Capital. Chegamos aos 302 anos enfrentando essa pandemia. Mas, o povo cuiabano é
valente. Nesses 302 anos de história com muita fé e devoção ao santo padroeiro, o Senhor Bom Jesus Cuiabá, soube superar os obstáculos”, disse o prefeito
Emanuel Pinheiro (MDB).
 
Disponível em: https://www.diariodecuiaba.com.br/cidades/cuiaba-completa-302-anos-na-esperanca-de-vencer-a-pandemia/572701. Acesso em: 11 jan. 2022.
 
Ao fazer o comentário acima, o prefeito de Cuiabá enaltece a capital mato-grossense, na ocasião dos seus 302 anos e em meio à pandemia da Covid-19. Cuiabá, porém,
nem sempre foi a capital do estado de Mato Grosso.
 
Assinale a alternativa que apresenta a informação CORRETA.
 a) A primeira capital de Mato Grosso foi Vila Bela da Santíssima Trindade, no ano de 1722.
 b) Cuiabá só se tornou a capital do estado de Mato Grosso no ano de 1835.
 c) A primeira capital do estado de Mato Grosso foi a Vila Arraial da Forquilha, em 1719.
 d) Cuiabá é elevada à capital do estado de Mato Grosso em 8 de abril de 1719.
 e) Vila Bela da Santíssima Trindade passa a ser a capital do estado de Mato Grosso no ano de 1835.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2188990
Questão 8: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Assistente em Administração/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre o estado de Mato Grosso, assinale a alternativa INCORRETA:
 a) É o terceiro maior estado do Brasil em extensão territorial.
 b) Limita-se ao norte com os estados do Pará e Amazonas.
 c) Está no terceiro fuso horário brasileiro.
 d) Limita-se ao sul com a Bolívia.
 e) Está situado na região Centro-Oeste.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2189924
Questão 9: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Assistente em Administração/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
 
Fonte: SEPLAN/IBGE. Disponível em: http://www.seplan.mt.gov.br/documents/363424/11245058/Cen%C3%A1rio+Socioecon%C3%B4mico+v+1.0.01+conclu%C3%ADdo+20190329.pdf/05c8f4d6-
4bbb-ff02-c122-e6518a6ae1a8. Acesso em: 10 fev. 2022.
 
Após analisar as três pirâmides etárias do estado de Mato Grosso, referentes aos anos de 2010, 2018 e 2030, julgue as afirmativas a seguir.
 
I - Constata-se uma mudança perceptível na estrutura populacional; enquanto, em 2010, a base era mais larga, significando uma população jovem, em 2018 essa
base começou a diminuir; e, em 2030, ela é menor ainda, significando diminuição da população nas primeiras faixas etárias.
 
II - Em 2010, a faixa etária de 15 a 29 anos era a mais representativa no estado; em 2018, no entanto, ela apresenta uma redução.
 
III - Para 2030, a pirâmide etária possui um novo formato, em que as faixas etárias compreendidas entre os 10 e os 54 anos passam a ter composição mais
uniforme, com praticamente o mesmo contingente populacional em todas.
 
IV - Essas mudanças no perfil da população exigem políticas públicas específicas, como, por exemplo, políticas de educação, saúde, mercado de trabalho e
previdência, as quais devem considerar a transição da estrutura etária.
 
V - Observa-se que há uma tendência de aumento das taxas de natalidade e redução da expectativa de vida, se compararmos as pirâmides de 2010 e 2030.
 
Assinale a alternativa CERTA:
 a) I, II e IV estão corretas.
 b) I, III, IV e V estão corretas.
 c) II, III e IV estão corretas.
 d) I, II, III e IV estão corretas.
 e) Todas as informações estão corretas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2189930
Questão 10: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Assistente em Administração/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A respeito da segurança pública no estado de Mato Grosso, analise a tabela a seguir e marque a alternativa CORRETA.
 
Homicídios dolosos, por número de vítimas e ocorrências, no Brasil e em Mato Grosso 2016-2017
 
Brasil e
Mato
Grosso
Nº de Vítimas Nº de Ocorrências
Números
Absolutos
Taxas
Números
Absolutos
Taxas
2016 2017 2016 2017
Variação
(%)
2016 2017 2016 2017
Variação
(%)
Brasil 54.338 55.900 26,4 26,9 2,1 45.724 48.003 22,2 23,1 4,2
Mato
Grosso
1.086 985 32,9 29,5 -10,4 1.086 924 32,9 27,6 -15,9
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018.
 a) Observa-se que, no ano de 2017, houve um aumento no número absoluto de vítimas, se comparado ao ano de 2016 no estado de Mato Grosso.
 b) No ano de 2017, o número absoluto de ocorrências em Mato Grosso foi maior do que no ano anterior.
 c) Segundo os dados apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, a variação das taxas do número de vítimas em Mato Grosso tende a ser maior
do que a do Brasil.
 d) A taxa do número de ocorrências em Mato Grosso foi maior do que a do Brasil no ano de 2017.
 e) Conforme informações apresentadas, em Mato Grosso, tende a aumentar o número de ocorrências, já os números do Brasil tendem a cair.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2189935
Questão 11: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Assistente em Administração/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
MT está nas primeiras colocações do ranking referente ao PIB
 
 
Os municípios de Mato Grosso estão nas primeiras colocações do ranking referente ao Produto Interno Bruto (PIB). Na primeira colocação aparece a cidade de Sinop (a
cerca de 498 Km de Cuiabá) com R$ 6,5 bilhões, segundo de Sorriso (a 418 Km da capital), que apresenta um PIB de R$ 6,2 bilhões e Lucas do Rio Verde com R$ 4,4
bilhões.
 
A informação consta na nota técnica divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta semana, o qual leva em consideração as cidades brasileiras
mais ricas do agronegócio.
 
Foram classificados 100 municípios, a partir do total levantado pelo IBGE, e verificada a posição de cada um em relação ao valor da produção e ao PIB.
 
Disponível em: hitps://omatogrosso.com/economia/mit-esta-nas-primeiras-colocacoes-do-ranking-referente-ao-pib/. Acesso em: 10 fev. 2022.
 
Sobre a informação circulada pelos meios digitais, assinale a alternativa CORRETA.
 a) Soja, algodão e milho são os principais produtos responsáveis pelo sucesso desses municípios, pois apresentam elevados níveis de tecnologia e de produtividade.
 b) Os municípios de Mato Grosso que constam na reportagem, veiculada no último dia 9 de janeiro, apresentam crescimento na pecuária, o que garantiu o alto
crescimento do PIB.
 c) Os destaquesagropecuários que contribuíram para a economia dos municípios mato-grossenses foram a criação de gado e a produção de milho.
 d) Embora o estado de Mato Grosso se destaque com o PIB, a tendência é que esses municípios tenham queda em sua produção, visto a baixa qualidade do solo do
Cerrado.
 e) Mato Grosso se destaca pela produção de soja e a criação de búfalos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2189940
Questão 12: COCP IFMT - TAE (IF MT)/IF MT/Assistente em Administração/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O estado de Mato Grosso é marcado pelas riquezas naturais, sendo privilegiado por ser o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país. Assinale a
alternativa que apresenta esses biomas:
 a) Pantanal, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.
 b) Caatinga, Araucária e Pantanal.
 c) Floresta Amazônica, Cerrado e Savana.
 d) Cerrado, Pantanal e Mata dos Cocais.
 e) Pantanal, Floresta Amazônica e Cerrado.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2189944
Questão 13: COCP IFMT - PEBTT (IF MT)/IF MT/Agronomia/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O estado de Mato Grosso se destaca no cenário nacional por ter nascentes de importantes rios que drenam o território nacional (mapa a seguir) e ser um dos maiores
celeiros agrícolas do país.
 
 
Fonte: http://profwladimir.blogspot.com/2014/. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
 
Sobre essa temática, analise e julgue os itens como (V) para verdadeiro e (F) para falso.
 
( ) os rios pertencentes à bacia Amazônica e à bacia do Tocantins-Araguaia seguem as direções norte e noroeste, respectivamente, no território mato-grossense.
 
( ) os rios da bacia do Paraguai seguem em direção ao sul do território mato-grossense, sendo o principal rio dessa bacia o Paraguai, que atravessa o Pantanal.
 
( ) a área localizada à jusante do rio Teles Pires, afluente do Tapajós, caracteriza-se pelo cultivo intensivo de cana-de-açúcar e girassol, principais commodities
nessa região, sendo a BR 070 a principal via de escoamento dessa produção nessa porção do Estado.
 
( ) a sub-bacia do rio Xingu é formada pelo rio do mesmo nome e seus fluentes. Nessa porção do estado, encontra-se uma das mais expressivas reservas
indígenas do país, o Parque Nacional Indígena do Xingu.
 
( ) Na região à montante do rio Araguaia, o desmatamento do cerrado para o plantio de grãos teve relação com o intenso processo de colonização agrícola da
área, cujo eixo principal foi a BR 163, principal corredor de exportação nessa porção do Estado.
 
A sequência CORRETA é:
 a) V, F, V, V, V.
 b) F, V, F, V, F.
 c) V, V, F, F, V.
 d) F, F, V, V, F.
 e) V, V, V, F, V.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2193796
Questão 14: COCP IFMT - PEBTT (IF MT)/IF MT/Agronomia/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A lista dos 100 municípios mais ricos do agronegócio no Brasil foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 03/01/2022. O ranking foi
feito com base nos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) referente a 2020. Com base nessas informações, foi feita uma classificação levando em conta o valor da
produção das lavouras temporárias e permanentes e o Produto Interno Bruto dos Municípios (PIB), tomando por base o ano de 2019.
 
(Disponível em https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Economia/noticia/2022/01/
100-municipios-mais-ricos-do-agronegocio-no-brasil.html. Acesso em 11/01/2022).
 
Com base nessas informações, dos dez primeiros municípios no ranking em produção agrícola brasileira, cinco são mato-grossenses, sendo estes:
 a) Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Nova Mutum e Sorriso.
 b) Lucas do Rio Verde, Sapezal, Campo Verde, Sorriso e Nova Mutum.
 c) Sapezal, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Campo Novo do Parecis.
 d) Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Rondonópolis e Primavera do Leste.
 e) Nova Mutum, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Sorriso e Nova Ubiratã.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2193801
Questão 15: COCP IFMT - PEBTT (IF MT)/IF MT/Agronomia/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Observe o mapa a seguir com a mais atual classificação geomorfológica (unidades mortoestruturais) do Brasil.
 
 
Fonte: https://profguipires.blogspot.com/. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
 
Nessa classificação do Prof. Jurandyr L. S. Ross (1990), a capital do Estado de Mato Grosso localiza-se na unidade geomorfológica denominada de:
 a) Serras Residuais do Alto-Paraguai.
 b) Planalto e Chapada dos Parecis.
 c) Planície e Pantanal Mato-Grossense.
 d) Depressão Cuiabana.
 e) Depressão do Alto-Guaporé.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2193806
Questão 16: COCP IFMT - PEBTT (IF MT)/IF MT/Agronomia/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Os climogramas são gráficos utilizados para representar as variações climáticas de uma determinada região ao longo do ano. Além de serem úteis para entendermos as
variações de elementos atmosféricos no decorrer do ano (chuvas - em colunas; temperaturas - em linhas), eles servem para comparar as dinâmicas climáticas de
diferentes localidades.
 
(Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/climogramas.htm. Acesso em 27/12/2021.
 
A partir dessas informações, identifique qual dos climogramas a seguir corresponde ao município de Sinop, um dos mais importantes do Estado de Mato Grosso.
 a) 
 b) 
 c) 
 d) 
 e) 
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2193811
Questão 17: COCP IFMT - PEBTT (IF MT)/IF MT/Agronomia/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Leia o texto e indique a alternativa correta:
 
"Queimadas em MT atingiram área onze vezes maior do que a cidade de SP em 2020"
 
O fogo já atingiu 1,7 milhão de hectares do estado de Mato Grosso em 2020, uma área cinco vezes maior que a capital do estado, e cerca de onze vezes maior do que o
território da cidade de São Paulo (SP). Dos biomas, o Pantanal foi o mais impactado proporcionalmente, com uma área de vegetação nativa queimada nove vezes superior
ao quantitativo de desmatamento na região dos últimos dois anos. A situação também é crítica para As Terras Indígenas (TIs) mato-grossenses, que concentram 18% de
toda a área afetada pelos incêndios no estado. Os dados se referem às áreas atingidas por queimadas entre janeiro e 17 de agosto e estão detalhados na nota técnica
"Caracterização das áreas atingidas por incêndios em Mato Grosso", lançada pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com base em dados da plataforma Global Fire
Emissions Database, da NASA (National Aeronautics and Space Administration) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O estudo identificou o tamanho da
área incendiada no estado e categorizou as queimadas por biomas, categorias fundiárias e municípios mais afetados em todo o estado [...], sendo que o município
mato-grossense com maior área afetada por incêndios nesse bioma naquele ano foi:
 
(Texto adaptado - Disponível em: https://qqq.icv.org.br/2020/09/queimadas-em-mt-atingiram-
area-onze-vezes-maior-do-que-a-cidade-de-sp-em-2020/Acesso em 20/11/2021).
 
 a) Santo Antônio do Leverger.
 b) Poconé.
 c) Barão de Melgaço.
 d) Cáceres.
 e) Nossa Senhora do Livramento.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2194875
Questão 18: COCP IFMT - Ass Alu (IF MT)/IF MT/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Texto VII
Texto-base para a questão.
Governo assina contrato para construção da 1º Ferrovia Estadual de MT
A ferrovia vai interligar os municípiosde Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária
nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. Estudos realizados pela Rumo
Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.
Texto adaptado. Disponivel em:
http://www.mt.gov.br/-/17946219-governo-assina-contrato-para-construcao-da-1-ferrovia-estadual-de-mt. Acesso em: 28 jan. 2022.
 
A melhoria da infraestrutura logística com a ampliação da malha ferroviária vai impactar diretamente o espaço geográfico mato-grossense, influenciando no(a):
 a) Redução das exportações de grãos para o exterior.
 b) Interligação do estado com a região Norte do Brasil.
 c) Desenvolvimento da região sudoeste de Mato Grosso.
 d) Produtividade agrícola dos latifúndios.
 e) Atenuação do fluxo rodoviário no estado.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2203216
Questão 19: COCP IFMT - Ass Alu (IF MT)/IF MT/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Texto VIII
Texto-base para a questão
No coração do Brasil, um conjunto de habitats savânicos, florestais e de campos formam o Cerrado, uma das áreas naturais mais ricas em biodiversidade do mundo e,
também, uma das mais ameaçadas. Neste hotspot de biodiversidade vivem 5% de todas as espécies do planeta e 30% das espécies do País - mais de 32% são
endêmicas.
Texto adaptado. Disponível em:
https:/Ayww mwf.org.br/informacoes/bliblioteca/publicacoes cerrado/?74962/Bioma-Cerrado. Acesso em: 27 jan. 2022.
 
O Cerrado recobre boa parte do estado de Mato Grosso. Pode-se afirmar que essa vegetação é marcada pela presença de:
 a) Arbustos com galhos retorcidos.
 b) Complexo florestal em áreas inundáveis.
 c) Formações arbóreas com espinhos.
 d) Coníferas com folhas aciculifoliadas em chapadas.
 e) Gramíneas, arbustos e pequenas árvores com raízes pouco profundas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2203217
Questão 20: COCP IFMT - Ass Alu (IF MT)/IF MT/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Texto IX
Texto-base para a questão.
MT foi responsável por quase 34% das exportações do agro brasileiro em 2020
Mato Grosso confirmou por mais um ano a liderança entre os estados brasileiros que mais exportam produtos agrícolas e pecuários. Um levantamento feito pelo
Ministério da Agricultura mostra que mais de 20% do que o país exportou no setor agro em 2020 saíram de Mato Grosso.
Texto adaptado. Disponível em: https://g1 .globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2021/01/14/mt-foi-responsavel-por-quase-34percent-das-exportacoes-do-agrobrasileiro- em-2020.ghtml. Acesso em: 30
jan. 2022.
 
Aponte um produto que NÃO apresenta relevância para as exportações da agropecuária mato-grossense:
 a) Algodão.
 b) Trigo.
 c) Milho.
 d) Carne de corte.
 e) Soja.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2203237
Questão 21: COCP IFMT - Ass Alu (IF MT)/IF MT/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Texto X
Texto-base para a questão.
Garimpo será legalizado em Aripuanã após acordo com a Agência Nacional de
Mineração
O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho, relembrou o papel ativo do Estado na condução do acordo e na mediação do conflito. "É importante
frisar que o garimpo é a principal atividade econômica da região há décadas. O Governo vem cumprindo seu papel de amparo, assessoria técnica, e fomento do garimpo
legal, para que Mato Grosso possa aproveitar o potencial mineral e gerar cada dia mais empregos na área", avalia.
Texto adaptado. Disponível em: http://www mt.gov.br/rss/-/asset publisher/Hf4xlehMOlwr/content/id/14946733. Acesso em: 30 jan. 2022.
 
Sobre a extração ilegal de ouro em Mato Grosso, sua prática é muitas vezes acompanhada de questões de ordem socioambiental, como:
 a) Ausência de conflitos em terras indígenas.
 b) Assoreamento de cursos hídricos.
 c) Queimadas em áreas de cerrado.
 d) Reflorestamento das matas ciliares.
 e) Desmatamento controlado na Amazônia Legal.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2203241
Questão 22: COCP IFMT - Med (IF MT)/IF MT/Medicina do Trabalho/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Texto III Texto-base para a questão.
IBGE divulga aumento de 16,2% no número de habitantes de MT em novo Censo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (27) a estimativa populacional de Mato Grosso, com dados até julho de 2020. São
3.526.220 moradores no estado. No último censo, realizado em 2010, Mato Grosso tinha 3.035.122 moradores, quase 500 mil pessoas a menos do que 10 anos depois.
O crescimento populacional representa um aumento de 16,2%. Em Cuiabá, capital do estado, o censo de 2020 aponta que há 618.124 moradores. Há 10 anos, o
número era de 551.098, um aumento de mais de 67 mil pessoas.
Texto adaptado. Disponível em: https://g1 .globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/08/27 /ibge-divulga-aumento-de-162percent-no-numero-de-habitantesde- mt-em-novo-censo.ghtml. Acesso em:
28 jan. 2022.
 
Sobre os aspectos populacionais de Mato Grosso, segundo a estimativa realizada pelo IBGE em 2020, e comparando com os dados do Censo de 2010, pode-se afirmar
que o estado:
 a) Se tornou o mais populoso entre os estados do Centro-Oeste.
 b) Apresenta uma redução na chegada de imigrantes devido à retração econômica, principalmente no setor agropecuário.
 c) Tem uma elevada densidade demográfica.
 d) Atenuou sua população absoluta na última década.
 e) Continua com o crescimento demográfico positivo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2204119
Questão 23: COCP IFMT - Med (IF MT)/IF MT/Medicina do Trabalho/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre os aspectos climáticos de Mato Grosso, constata-se:
 a) Presença de verões chuvosos e invernos secos na região coberta pelo Cerrado.
 b) Predomínio de invernos chuvosos, principalmente na sua porção centro-sul.
 c) Abrangência do clima semiárido no Pantanal.
 d) Existência do clima tropical de altitude na Amazônia mato-grossense.
 e) Influência do oceano Atlântico nas condições climáticas do estado.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2204121
Questão 24: COCP IFMT - Med (IF MT)/IF MT/Medicina do Trabalho/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Texto IV
Texto-base para a questão.
REGIC - Regiões de Influência das Cidades
O número de Capital Regional em Mato Grosso aumentou de uma, em 2007, para três, em 2018, aponta a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic) 2018.
Esses locais são considerados centros urbanos comalta concentração de atividades de gestão, mas com alcance menor em termos de região de influência em
comparação com as Metrópoles. Ao todo, 97 cidades em todo o país foram classificadas como Capitais Regionais, com três subdivisões. Capital Regional A, B e C.
Texto adaptado. Disponível em: https:/Awww.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes de-influencia-dascidades. html. Acesso em: 28 jan. 2022.
 
A partir da afirmação apresentada no excerto, marque a alternativa que contempla as capitais regionais do estado, segundo o Regic (2018), e o seu nível de classificação.
 a) Cuiabá - capital regional A, Várzea Grande - capital regional Be Rondonópolis - capital regional C.
 b) Cuiabá - capital regional B, Rondonópolis - capital regional C e Sinop - capital regional €.
 c) Cuiabá - capital regional A, Sinop - capital regional B e Várzea Grande - capital regional €.
 d) Cuiabá - capital regional A, Sinop - capitalregional Ce Rondonópolis - capital regional C.
 e) Cuiabá - capital regional B, Várzea Grande - capital regional Be Rondonópolis - capital regional €.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2204123
Questão 25: COCP IFMT - Med (IF MT)/IF MT/Medicina do Trabalho/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Texto V
Texto-base para a questão.
 
São considerados cidades-gêmeas os municípios que sejam cortados pela linha de fronteira, seca ou fluvial, articulada ou não por obras de infraestrutura, e que
apresentem grande potencial de integração econômica, social e cultural com a cidade do país vizinho. Atualmente, o País conta com 33 municípios classificados como
cidades- gêmeas.
 
Texto adaptado. Disponivel em: https://www.gov.br/mdr/pt-br. Acesso em: 29 jan. 2022.
 
Em 2019, o governo federal incluiu um município mato-grossense na lista das cidades- gêmeas brasileiras. O status foi concedido para o município de:
 a) Vila Bela da Santíssima Trindade.
 b) Porto Esperidião.
 c) Poconé.
 d) Comodoro.
 e) Cáceres.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2204125
Questão 26: COCP IFMT - Med (IF MT)/IF MT/Medicina do Trabalho/2022
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Observe o mapa a seguir.
 
FONTE: https://wwmw.researchgate,
net/figure/localizacao-da-regiao-amostrada-na-chapada-dos-parecis-mato-grosso-brasil-fmiugnli cipios 262651647
 
Considerando a estrutura geológica de Mato Grosso e suas bacias hidrográficas, o Planalto e a Chapada dos Parecis correspondem a:
 a) Uma chapada com altitude superior a 1.500 metros.
 b) Uma serra cristalina composta por relevos ondulados.
 c) Um divisor de água das bacias do Paraguai, Tocantins-Araguaia e Amazônica.
 d) Uma planície inundável semelhante ao Pantanal.
 e) Uma depressão interplanáltica entre as bacias do Paraná e Amazônia-Solimões.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2204127
Questão 27: CETREDE - Adv (Pref Paraipaba)/Pref Paraipaba/CREAS/2021
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, que analisou dados da área afetada até 21 de novembro, 1.283.950 hectares foram queimados em 2021. O
Pantanal, que se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sofreu em 2020 o pior ano de queimadas da história do bioma, segundo o monitoramento
feito pelo Lasa.
 
Um ano após o maior incêndio da história no Pantanal mato-grossense, foi possível constatar que o(a)
 a) área queimada no Pantanal caiu para 66,8% de 2020 para 2021.
 b) bioma se recuperou totalmente até dezembro de 2021.
 c) seca não atingiu a fauna e a flora no segundo semestre de 2021.
 d) número de animais mortos por falta de alimentos aumentou consideravelmente.
 e) fauna e a flora no pantanal já estão totalmente recuperadas das queimadas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2150806
Questão 28: MÉTODO - AAd (Alto B Vista)/Pref Alto Boa Vista/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, determinou na sexta-feira (31) de janeiro, que o terceiro colocado na disputa para o Senado em
Mato Grosso assumisse o mandato na vaga deixada pela cassação da juíza Selma Arruda. Quem foi o terceiro colocado na disputa para o Senado em Mato Grosso?
 a) Adilton Sachetti;
 b) Carlos Fávaro;
 c) Jayme Campos;
 d) Professora Maria Lúcia.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1425681
Questão 29: MÉTODO - AAd (Alto B Vista)/Pref Alto Boa Vista/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O governador Mauro Mendes (DEM) assinou um decreto que regulamenta a lei que estabelece regras para ampliar a segurança nas barragens e passou a exigir a
comprovação da instalação de sistema de alarme e monitoramento em todas as barragens e represas existentes no estado. No ano passado, uma barragem de rejeitos de
mineração se rompeu, a 42 km de Cuiabá, e deixou moradores da região sem energia elétrica. Os rejeitos escoaram por uma área que varia de 1 km a 2 km, a partir do
pé do talude onde ocorreu a ruptura do barramento. A barragem que se rompeu foi na cidade de:
 a) Chapada dos Guimarães;
 b) Barra do Bugres;
 c) Poconé;
 d) Nossa Senhora do Livramento.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1425683
Questão 30: MÉTODO - AAd (Alto B Vista)/Pref Alto Boa Vista/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Quem foi o primeiro Governador de Mato Grosso?
 a) Dom Francisco de Aquino Correia;
 b) Júlio José de Campos;
 c) Antônio Maria Coelho;
 d) Frederico Sólon de Sampaio Ribeiro;
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1425687
Questão 31: MÉTODO - AAd (Alto B Vista)/Pref Alto Boa Vista/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O Hino do Estado de Mato Grosso foi criado pelo Decreto N.º 208, de 05/09/1983, por iniciativa do governador Júlio José de Campos, oficializando a letra do poema
"Canção Mato-grossense", de autoria de Dom Francisco de Aquino Corrêa, musicado pelo maestro e tenente da Polícia Militar Emílio Heine, "sendo inalterável no seu todo
ou nas suas partes". A "Canção Mato-grossense" foi cantada em público pela primeira vez durante a cerimônia principal das comemorações do bicentenário de fundação
de Cuiabá, em 08/04/1919. Das estrofes abaixo, qual pertence ao hino de Mato Grosso?
 a) Terra noiva do Sol ! Linda terra !
 A quem lá, do teu céu todo azul,
 Beija, ardente, o astro louro, na serra
 E abençoa o Cruzeiro do Sul
 b) O teu fulgor de mocidade
 Terra, tens brilho de alvorada
 Rumores de felicidade
 Canções e flores pela estrada
 c) Nunca mais o despotismo
 Regerá nossas ações
 Com tiranos não combinam
 Brasileiros corações
 d) Vermelho, de ouro assustado
 Foge o índio na sua canoa
 Anhanguera bateia o tempo
 Levanta, arraial Vila Boa!
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1425691
Questão 32: MÉTODO - AAd (Alto B Vista)/Pref Alto Boa Vista/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Quem foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal por Mato Grosso?
 a) Janaina Riva;
 b) Selma Arruda;
 c) Serys Marly Slhessarenko;
 d) Professora Rosa Neide.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1425694
Questão 33: MÉTODO - AAd (Alto B Vista)/Pref Alto Boa Vista/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Quantos municípios fazem parte do Estado do Mato grosso?
 a) 142 municípios;
 b) 141 municípios,
 c) 143 municípios;
 d) 100 municípios
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1425695
Questão 34: MÉTODO - Eng (Alto B Vista)/Pref Alto Boa Vista/Civil/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Assinale a alternativa que corresponde ao (a) atual Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso:
 a) José Eduardo Botelho;
 b) Ondanir Bortolini (Nininho);
 c) Max Russi;
 d) Janaina Riva.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1425802
Questão 35: MÉTODO - AAd (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Os povos indígenas, conforme remonta a história do Mato Grosso, são pertencentes a territórios e expropriação específicas, em cada tribo, existe a denominação e divisão
dos troncos linguísticos, sendo que na Região Sul e Centro Mato-grossense, concentraram-se em terras imemoriais os povos:
 a)Apiaká e Kayabi;
 b) Paresi e Umutina;
 c) Bororo e Bakairi;
 d) Nambikwara e Myky.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439084
Questão 36: MÉTODO - AAd (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O alambique localizado na Chapada dos Guimarães, no ano de 1729 montado, por Almeida Lara, foi o primeiro a obter um engenho em Mato Grosso. Após a suposta
cana-de-açúcar trazido pelos Jesuítas, quando fundaram a missão Itati, no século XVII e tendo chegado da região dos Guató, Rio Paraguai abaixo. O primeiro engenho
mato-grossense era chamado de:
 a) Alambique do Poxoréo;
 b) Alambique Itatim;
 c) Alambique do Brigadeiro;
 d) Alambique Guató.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439086
Questão 37: MÉTODO - AAd (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Os primeiros Jesuítas, trazidos por D. Antônio Rolim de Moura, embarcaram em Portugal no mês de fevereiro, do ano de 1749, aportando primeiramente em Pernambuco
e, posteriormente no Rio de Janeiro, passando ainda por Santos através de navegação marítima e, passando alguns dias em Parati. De lá, em 5 de agosto de 1750, de
São Paulo pelo Rio Tietê, deslocaram-se até Cuiabá. Os primeiros jesuítas responsáveis pela organização da missão em Chapada dos Guimarães, e à região do Rio
Guaporé, foram:
 a) Padre Miguel Sutil e Sebastião de Matos.
 b) Padre Manoel de Campos Bicudo e Antônio Pires de Campos.
 c) Padre Estevão de Castro e Agostinho Lourenço.
 d) Padre Agostinho de Assis e Castro Alves.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439088
Questão 38: MÉTODO - AAd (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Na “Capitania” de Mato Grosso, a vinda dos Jesuítas, influenciados pela missão que desenvolviam, foi organizada pelos portugueses, trazendo-os além do Rio Guaporé,
direcionada a Serra de São Gerônimo além da Serra da Canastra, que atualmente é denominada:
 a) Santo Antônio do Leverger.
 b) Chapada dos Guimarães.
 c) Guaporé.
 d) Cuiabá.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439093
Questão 39: MÉTODO - CDen (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
De acordo com a narrativa da história de Mato Grosso e suas características, a travessia decorrida da expedição, comandada por “Alvar Núñes Cabeza de Vaca”, no ano de
1543 (em sua segunda expedição), tendo como porto de partida Assunção, fazendo travessia no Pantanal mato-grossense, identificou que esta região era habitada por
índios nativos, sendo os:
 a) Lipan;
 b) Xarayés;
 c) Apaches;
 d) Xavante.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439295
Questão 40: MÉTODO - CDen (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
No ano de 1673 e 1682, ao subirem o Rio Cuiabá, percorrendo até a afluente Coxipó-Mirim, os bandeirantes: “Manoel Campos Bicudo e Bartolomeu Bueno da Silva”,
acamparam no local e denominaram como:
 a) Nossa Senhora da Penha;
 b) Nossa Senhora do Trivelato;
 c) São Sebastião;
 d) São Gonçalo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439299
Questão 41: MÉTODO - CDen (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A descoberta da terceira jazida aurífera mato-grossense ocorreu no ano de 1721, na descida do Rio Coxipó ao Rio Cuiabá, onde Miguel Sutil, sorocabano, deu ordem a
dois índios, que mais tarde o primeiro cronista de Cuiabá José Barbosa de Sá denominou de “escravos”, descida motivada pela busca do mel. Nesse sentido, a terceira
jazida aurífera mato-grossense, encontrada no córrego chamado Prainha, afluente Rio Cuiabá foi:
 a) Mel;
 b) Prata e platina;
 c) Ouro;
 d) Metais preciosos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439343
Questão 42: MÉTODO - CDen (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O primeiro município a receber limites formal no Estado de Mato Grosso, sendo preconizado em lei, dada a época registrada historicamente como segundo Império, -
após a nomenclatura que indicava a limitação de territórios e não mais como Vila, foi o município de:
 a) Ipiranga do Norte;
 b) Villa Bela da Santíssima Trindade;
 c) Cuiabá;
 d) Poconé.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439345
Questão 43: MÉTODO - CDen (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A Origem do nome Coxipó, denominado pelo suposto fundador do Arraial “Antônio de Almeida Lara”, no ano de 1720, teve influência por sua localização que estava:
 a) Na confluência de diversos ribeirões, que, ao juntar-se, davam continuidade ao Rio Coxipó.
 b) Por tratar-se da junção de três rios que davam continuidade ao Rio Coxipó.
 c) Na confluência do ribeirão, que dava continuidade ao Rio Coxipó.
 d) Na confluência de dois ribeirões, que, ao juntar-se, davam continuidade ao Rio Coxipó.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439347
Questão 44: MÉTODO - MAmb (Ipiranga N)/Pref Ipiranga Norte/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
No dia 26 de abril de 2020, os eleitores do Estado de Mato Grosso terão que ir até as urnas para a eleição suplementar regulamentada através da Resolução nº
2404/2020, aprovada em 22/01/2020, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso. O cargo a ser pleiteado na eleição suplementar a ser realizada é o de?
 a) Deputado Estadual.
 b) Deputado Federal.
 c) Senador.
 d) Vereador.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1439570
Questão 45: MÉTODO - Eng (Pref Sinop)/Pref Sinop/Civil/2020
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Júlio e Jayme Campos, são irmãos, nascidos em Várzea Grande e conhecidos por já terem atuados em quase todos os cargos eletivos possíveis pelo estado de ato
Grosso. Ah. ria deles atravessa décadas e nos dias de hoje, dificilmente há alguma cidade do nosso estado que não possui benfeitarias realizadas pelos irmãos. Em que
período respectivamente, foram Governadores do Estado os Sres. Júlio José de Campos e Jayme Veríssimo Campos.
 a) 1.983 a 1.986 e 1.991 a 1.994;
 b) 1.978 a 1.984 e 1.990 a 1.993;
 c) 1 984 a 1.Q88 e 1.992 a 1.995;
 d) 1.986 a{.990 e 1.994 a 1.998.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1546018
Questão 46: IDCAP - Tec (CM B Esperança)/CM Boa Esperança/Administrativo/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O incêndio florestal que atingiu o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (PNCG), foi extingo oficialmente no domingo (18/08/2019). Segundo o Instituto Chico
Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo tinha começado no dia 9 de agosto e destruiu cerca de 11% de toda área da unidade de conservação
 
(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/>acesso em 20 de agosto de 2019)
 
Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães está localizado em qual
estado brasileiro?
 a) Rio Grande do Sul.
 b) Mato Grosso do Sul.
 c) Minas Gerais.
 d) Mato Grosso.
 e) Santa Catarina.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/994584
Questão 47: IADES - Ag Fisc (CAU MT)/CAU MT/2019
Assunto: Realidade Social, Históricae Geográfica do Mato Grosso
A economia do Mato Grosso está em franca ascensão, mas necessita de grandes investimentos para continuar se destacando e apresentar à população do estado
oportunidades de emprego em diversos setores de atividades. O setor da economia que mais contribui com o produto interno bruto (PIB) estadual é o (a)
 a) agronegócio.
 b) extrativismo mineral.
 c) pesca.
 d) turismo.
 e) comércio
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1117185
Questão 48: IADES - Ag Fisc (CAU MT)/CAU MT/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O estado do Mato Grosso é uma unidade federativa fundamental para a compreensão do sistema da geografia física brasileira. As peculiaridades mato-grossenses
impressionam e tornam o estado e o Brasil regiões praticamente únicas no mundo. Quanto ao exposto, assinale a alternativa correta.
 a) Não possuindo grandes redes hidrográficas, o estado do Mato Grosso necessita fazer acordos com outras unidades federativas para manter o abastecimento da
própria população.
 b) O Mato Grosso é um estado privilegiado em termos de biodiversidade. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do País: Amazônia, cerrado e
Pantanal.
 c) O Mato Grosso possui, no conjunto, as maiores altitudes do Brasil, o que colabora, de forma intensa, para a grande oscilação climática existente. Nesse estado,
chega a nevar em invernos mais rigorosos.
 d) O Pantanal mato-grossense é único no mundo, é um patrimônio da humanidade, não apresentando nenhuma ameaça em padrões ambientais e nem sofrendo
interferência de atividades econômicas, como a do setor agropecuário.
 e) Os solos do Mato Grosso são classificados como latossolos vermelhos e amarelos, típicos do cerrado, portanto, ricos em nutrientes, não precisando de correção de
acidez para a respectiva utilização.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1117190
Questão 49: IADES - Ass Adm (CAU MT)/CAU MT/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O Mato Grosso é um estado peculiar nos respectivos aspectos físicos e ganha grande destaque no cenário nacional. Com relação a tais aspectos e a assuntos correlatos,
assinale a alternativa correta.
 a) O relevo matogrossense é bastante homogêneo, apresentando áreas de planalto e de planície, com destaque para a Chapada dos Parecis.
 b) O clima predominante é o tropical seco, com temperaturas acima de 26 °C, e o índice pluviométrico nunca ultrapassa 1.000 mm/ano.
 c) A vegetação, mesmo sendo diversificada, é considerada pobre e homogênea. O Pantanal é o grande destaque, porém ocupa uma área ínfima, não sendo
representativa na região.
 d) O cerrado é a vegetação predominante, possui um elevado grau de preservação e não é afetado pelos avanços do setor agropecuário.
 e) É um estado interiorano, ou seja, não possui saída para o mar e limita-se ao norte com o Pará, a nordeste com o Tocantins, a leste com Goiás, ao sul com o Mato
Grosso do Sul, a noroeste com o Amazonas e a oeste com Rondônia e Bolívia.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1117650
Questão 50: IDCAP - AFS (Pref SR Canaã)/Pref SR Canaã/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Queimadas atingiram quase toda terra indígena Areões, no município de Nova Nazaré - MT, segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis
(Ibama) - um território de 219 mil hectares.
 
(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/>acesso em 28 de agosto de 2019)
 
Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que o estado do Mato Grosso está localizado em qual região brasileira?
 a) Região Noroeste.
 b) Região Norte.
 c) Região Sudeste.
 d) Região Sul.
 e) Região Centro-oeste.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1295101
Questão 51: MÉTODO - Enf (Nortelândia)/Pref Nortelândia/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A gestão do Ex-governador Silval Barbosa, ficou marcada pelos inúmeros escândalos de corrupção, levando a prisão 11 secretários de estado e a condenação do
Mandatário. A investigação teve vários desdobramentos e várias operações da Polícia Federal. Indique dentre as operações abaixo, qual prendeu preventivamente o
procurador do estado aposentado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho.
 a) Operação Seven;
 b) Operação Ararath;
 c) Operação Sodoma;
 d) Operação Jurupari.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1519071
Questão 52: MÉTODO - Enf (Nortelândia)/Pref Nortelândia/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Cândido Mariano da Silva Rondon - Marechal Rondon foi militar e sertanista brasileiro. Foi o idealizador do Parque Nacional do Xingu e Diretor do Serviço de Proteção ao
Índio. Integrou a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas, atravessou o sertão desconhecido, na maior parte, habitado por índios bororos, terenas e guaicurus. Abriu
estradas, expandiu o telégrafo e ajudou a demarcar as terras indígenas. Em qual Município Mato grossense nasceu o militar.
 a) Santo Antônio do Leverger;
 b) Nossa Senhora do Livramento;
 c) Poconé;
 d) Barão de Melgaço.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1519072
Questão 53: UFMT - An In (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/Economista/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
No início de 2019, o governo do Estado de Mato Grosso decretou situação de calamidade financeira no âmbito da Administração Pública Estadual (Decreto n.º 07, de 17
de janeiro de 2019), que autorizou “medidas necessárias à racionalização de todos os serviços públicos”. Prorrogada em 17 de julho por mais 120 dias, a situação de
calamidade financeira tem permitido ao governo executar medidas como diminuição do valor de contratos, renegociação de dívidas, enxugamento de cargos
comissionados e contratados e suspensão do pagamento de horas extras. O principal argumento utilizado pelo governo para justificar a necessidade de tais ações é:
 a) O calote generalizado promovido pelos fornecedores de bens e serviços ao Estado, os quais receberam valores em antecipação e não entregaram o contratado,
trazendo prejuízos enormes aos cofres públicos.
 b) A sonegação fiscal por parte dos grandes produtores agrícolas, que cria uma situação caótica para o Estado, uma vez que a arrecadação depende quase que
exclusivamente das atividades agropecuárias.
 c) A desindustrialização, que tem feito a arrecadação diminuir e impedido o Estado de arcar com suas despesas com a prestação dos serviços públicos.
 d) O aprofundamento da crise fiscal do Estado, com as receitas arrecadadas não sendo suficientes para arcar com as despesas públicas, gerando seguidos déficits
financeiros.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1558027
Questão 54: UFMT - AAE (Pontes Lacerda)/Pref Pontes Lacerda/Manutenção da Infraestrutura Escolar/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Entre os domínios biogeográficos representados no território mato-grossense está o Cerrado, também designado Savana, que (...) ocupava 38,29% da cobertura original
do Estado, recobrindo principalmente as depressões do Alto Paraguai-Guaporé, o sul e o sudoeste do planalto dos Parecis e ao sul do paralelo 13º, até os limites com
Mato Grosso do Sul. O Cerrado é constituído de várias formações herbáceas graminosas contínuas, em geral cobertas de plantas lenhosas, cuja riqueza florística só é
menor, em número de espécies, que a Floresta Tropical úmida.
 
(SCHWENCK, L. M. Domínios biogeográficos. In: MORENO, G.; HIGA, T. C. S. (orgs.). Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. 2ª ed. Cuiabá: Entrelinhas Editora,
2017.)Sobre o Cerrado em Mato Grosso, é correto afirmar:
 a) A forte ocupação territorial implementada em Mato Grosso a partir dos anos 1970 desencadeou um intenso processo de conscientização e investimentos
financeiros na preservação ambiental, fazendo com que desmatamentos e queimadas fossem erradicados das áreas ocupadas pelo Cerrado.
 b) Considerando a importância dos rios que nascem no Cerrado, embora empregue fertilizantes, herbicidas e inseticidas, a agricultura de Mato Grosso utiliza técnicas
de manejo que impedem que essas substâncias sejam transportadas para os rios pelas chuvas e contaminem as águas.
 c) Apresenta uma vegetação adaptada ao clima tropical, com a estação chuvosa ocorrendo entre os meses de outubro e abril e com precipitação média anual de
1.500 mm, e solos com alta concentração de alumínio e pobres em nutrientes.
 d) As pesquisas científicas têm demonstrado que a flora do Cerrado possui uma variedade de espécies que pouco beneficia os seres humanos. Portanto, o Cerrado
pode, sem prejuízos, ser removido para dar lugar às plantações de soja e à pecuária.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1868692
Questão 55: UFMT - AAE (Pontes Lacerda)/Pref Pontes Lacerda/Manutenção da Infraestrutura Escolar/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
No que diz respeito à dinâmica populacional de Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.
 a) No norte de Mato Grosso, a população dos diversos municípios é em grande parte constituída de migrantes. Em municípios como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde,
Colíder, Sinop e Sorriso, residem migrantes originários em sua maioria da Região Nordeste, principalmente da Bahia e do Maranhão.
 b) Na última década, as inovações tecnológicas na agricultura têm sido responsáveis, de um lado, por uma produtividade cada vez maior e, de outro, pelo aumento
de empregos em trabalhos braçais nas plantações.
 c) Uma vez que a economia de Mato Grosso está fortemente baseada nas atividades agropecuárias, a participação da população rural no total da população do
Estado tem aumentado nos últimos anos.
 d) Os principais fatores da migração para Mato Grosso, entre os anos de 1970 e 1990, foram a construção de rodovias federais, os projetos de colonização, os baixos
preços das terras agricultáveis e os programas federais de incentivos fiscais e de desenvolvimento regional.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1868693
Questão 56: UFMT - AAE (Pontes Lacerda)/Pref Pontes Lacerda/Manutenção da Infraestrutura Escolar/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
No dia 11 de outubro de 1977, foi assinada pelo presidente da República a Lei Complementar n.º 31, que dividiu o Estado de Mato Grosso e criou o Estado de Mato
Grosso do Sul. Essa lei foi o ponto final de um longo processo, no qual as elites ligadas à cidade de Campo Grande lutaram pela autonomia política da região sul do
estado. Quando da divisão do Estado de Mato Grosso, eram respectivamente presidente da República e governador do Estado:
 a) Ernesto Geisel e José Garcia Neto.
 b) Humberto Castelo Branco e Fernando Correa da Costa.
 c) Emilio Médici e José Fragelli.
 d) João Batista Figueiredo e Frederico Campos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1868696
Questão 57: UFMT - AAE (Pontes Lacerda)/Pref Pontes Lacerda/Manutenção da Infraestrutura Escolar/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A imagem acima é do denominado Marco do Jauru, que se encontra hoje na Praça Barão do Rio Branco na cidade de Cáceres-MT. Esse monumento, originalmente, era
um dos marcos fixados no século XVIII para demarcar as fronteiras entre as possessões territoriais americanas das Coroas portuguesa e espanhola, conforme tratado
assinado em 1750. Qual foi esse tratado?
 a) Petrópolis
 b) Madri
 c) Tordesilhas
 d) Meuthen
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1868697
Questão 58: UFMT - AAE (Pontes Lacerda)/Pref Pontes Lacerda/Manutenção da Infraestrutura Escolar/2019
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Em pouco mais de uma década, o PIB estadual passou de R$ 12,3 bilhões (1999) para R$ 80,8 bilhões (2012), representando um crescimento de 554%. Neste mesmo
período, o PIB brasileiro aumentou 312%, segundo dados do IBGE.
 
(Disponível em: http://www.mt.gov.br/economia. Acesso em: 01/09/2019.)
 
Esse significativo aumento do Produto Interno Bruto do Estado de Mato Grosso foi liderado por qual atividade econômica?
 a) Agronegócio
 b) Agricultura familiar
 c) Setor de serviços
 d) Atividade comercial varejista
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1868701
Questão 59: UFMT - Tec DE (Pref VG)/Pref VG (MT)/Técnico de Desenvolvimento Infantil/2018
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Leia o texto a seguir.
Dom João V, por Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves [...] faço saber aos que essa minha Carta Patente virem, tendo considerado às qualidades, merecimentos
e serviços que concorrem na pessoa de D. Antonio Rolim de Moura [...] hei por bem de nomear como pela presente nomeio no cargo de governador e capitão-geral da
Capitania de Mato Grosso [...]
(MADUREIRA, Elisabeth. História de Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.)
Uma das principais medidas do governo de Rolim de Moura foi a transferência da capital da capitania com a fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade em 1752. O
principal objetivo dessa medida foi:
 a) Assegurar a segurança da rotas das monções visando ao abastecimento da capitania.
 b) Diminuir o poder das turbulentas elites cuiabanas, que desejavam estreitar as relações com os espanhóis.
 c) Incrementar a evangelização dos indígenas da capitania, uma vez que o Guaporé possuía um grande números de nações silvícolas.
 d) Garantir a posse da região do Guaporé por meio da colonização dessas terras.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/744582
Questão 60: UFMT - Tec DE (Pref VG)/Pref VG (MT)/Técnico de Desenvolvimento Infantil/2018
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A inserção de Mato Grosso na economia brasileira no século XX se deu, num primeiro momento, no contexto da expansão cafeeira e do crescimento dos centros urbanos
do Sudeste, face às necessidades alimentares desta região. O sul do estado (hoje Mato Grosso do Sul) e o sul de Goiás começaram a desenvolver a agricultura comercial
em pequenos estabelecimentos agrícolas. A partir dos anos de 1970, a economia brasileira passou a requerer a incorporação de novas áreas ao processo produtivo
nacional. Assim, o governo federal, por meio da Lei n.º 5.178/1966, criou a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Outros programas foram
criados com o objetivo de colonizar e expandir o setor agropecuário, bem como aliviar as tensões sociais do campo no estado.
(MORENO, G. Geografia de Mato Grosso: território,
sociedade, ambiente. MORENO, G; HIGA, T. C. S. Cuiabá: Entrelinhas, 2005.)
Sobre a política de integração nacional e os programas criados, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Programa de Integração Nacional (PIN) tinha como foco o ideal nacionalista a fim de convencer a sociedade brasileira de que era necessário integrar a
Amazônia para não entregá-la aos estrangeiros. Visava financiar obras de infraestrutura e abertura de rodovias federais.
( ) O Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil (Polonoroeste), criado em 1980, destinava-se a financiar obras de infraestrutura e implantar
projetos de colonização nas áreas de influência da BR-364 – Cuiabá-Porto Velho, e regularizar terras indígenas.
( ) O Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agroindústria do Norte e Nordeste (Proterra), criadoem 1971, tinha o objetivo de financiar e
implantar projetos particulares de colonização em áreas de contato entre a floresta e os cerrados, nas regiões centro-norte e leste do estado.
( ) O Programa Especial de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Promat), criado em 1977, teve como objetivo consolidar a organização administrativa e
complementar as ações de desenvolvimento urbano, transportes, saneamento, agricultura e outras áreas.
Assinale a sequência correta.
 a) F, V, F, F
 b) V, V, V, V
 c) V, F, F, V
 d) F, F, V, F
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/744592
Questão 61: UFMT - Ag DES (Pref VG)/Pref VG (MT)/Agente Administrativo/2018
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A Província de Mato Grosso foi um dos principais cenários nos quais se desenvolveu a Guerra do Paraguai, que ocorreu entre os anos de 1865-1970. No ano de 1867,
observa-se um pico no número de mortes na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que registrou 1.176 óbitos, enquanto no ano anterior, foram 287 mortes e, no
posterior, 109. O que explica o aumento expressivo no número de óbitos na cidade de Cuiabá naquele momento?
 a) A epidemia de varíola trazida pelos soldados.
 b) O ataque das tropas paraguaias à cidade.
 c) As chuvas torrenciais que causaram a maior inundação já registrada.
 d) A crise do sistema de saúde sem recursos devido à guerra.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/753567
Questão 62: UFMT - Ag DES (Pref VG)/Pref VG (MT)/Agente Administrativo/2018
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O texto a seguir apresenta um depoimento de Aecim Tocantins, político que foi vereador e prefeito de Cuiabá.
O que eu acho que houve [...], se foi um ato arbitrário? Não digo que foi um ato arbitrário, mas foi um ato violento, um ato muito assim [...] abrupto. Porque,
lamentavelmente, é verdade, não estava preparado – o governo federal não tinha preparado aqueles planos que se falava na Lei Complementar n.º 31: o Programa de
Desenvolvimento para 10 anos... nada preparado.
(NEVES, Maria Manuela Renha de Novis.
Relatos políticos: entrevistas: memória divisionista – MT. Rio de Janeiro: Mariela Editora, 2001.)
Na avaliação de Aecim Tocantins sobre a divisão do Estado de Mato Grosso, esse processo foi marcado
 a) pelo minucioso planejamento administrativo.
 b) pela inesxistência de políticas federais para viabilizar a divisão.
 c) pelo atendimento das reivindicações das elites locais.
 d) pelas vantagens econômicas para os fazendeiros.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/753568
Questão 63: SELECON - Prof (SECITEC MT)/SECITEC MT/Informática/2018
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Mato Grosso assume liderança nacional na
produção de diamantes
 
13/05/2017 - 14:59 - Fonte: Redação SÓ NOTÍCIAS
 
As Lavras do Sutil foram descobertas em outubro de 1722. Uma avalanche de famílias de garimpeiros que antes moravam na “Forquilha”, atualmente Coxipó do Ouro,
seguiram os passos do ouro de Sutil a ponto de o arraial ser elevado à categoria de Vila Real Bom Jesus de Cuyabá, em 10 de janeiro de 1727. Com o tempo, o ouro foi
ficando escasso e novas regiões passaram a ser desbravadas.Os irmãos bandeirantes Paes de Barros se depararam com a exuberância de ouro no Vale do Rio Guaporé.
Preocupados com uma eventual invasão espanhola, a coroa portuguesa se apressou em povoar a região e criar a Capitania de Mato Grosso, com a sede instituída em
1752, em Vila Bela da Santíssima Trindade.
 
Com a maior produção anual de diamante do Brasil e a terceira maior de ouro, Mato Grosso faz jus ao passado histórico marcado pela origem de povoados a partir das
conquistas auríferas.
 
(Informação extraída de: http://www.sonoticias.com.br/ index.php/noticia/economia/
mato-grosso-assume-liderancanacional- na-producao-de-diamantes)
 
Sobre o passado histórico mato-grossense relacionado à atividade mineradora, mencionado na reportagem, pode-se afirmar que:
 a) sua importância, desde o início da colonização, ainda no século XVI, contribuiu para sua ocupação e o desenvolvimento de outras atividades econômicas
 b) continuando a “febre do ouro”, após as primeiras descobertas em “Minas Gerais”, a mineração contribuiu para a criação das primeiras vilas na região
 c) a atividade mineradora pouco contribuiu para a região de Mato Grosso ser reconhecida oficialmente como território português à época
 d) a mineração do ouro, por meio de acordos e tratados, evitou os conflitos entre portugueses e espanhóis sobre o controle da região
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/785850
Questão 64: MÉTODO - ACS (Pref Cocalinho)/Pref Cocalinho/2018
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Com a saída de Dom Pedro I do governo brasileiro e a instalação dos governos regenciais, desencadeou várias rebeliões pelo Brasil e no Mato Grosso não foi diferente
houve um conflito entre liberais e conservadores. No entanto, em 1834 no Mato Grosso as disputas por poder políticos e sociais culminou em violento confronto que
recebeu o nome de:
 a) ( ) Rusga
 b) ( ) Balaiada
 c) ( ) Sabinada
 d) ( ) Farroupilha
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1355413
Questão 65: MÉTODO - Asst (CODEMA MT)/CODEMA MT/Administrativo/2017
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Apesar de ser bastante antigo, o hino de Mato Grosso só foi oficializado no dia 05 de setembro de 1983 pelo então governador Júlio José de Campos. O decreto oficializou
o antigo poema “Canção Mato-grossense”, de autoria de Dom Francisco de Aquino Corrêa, e a música do maestro e tenente da Polícia Militar Emílio Heine.
 
Faz parte da letra do Hino de Mato Grosso a seguinte estrofe:
 a) Terra noiva do Sol, linda terra
A quem lá, do teu céu todo azul,
Beija, ardente, o astro louro na serra,
E abençoa o Cruzeiros do Sul!
 b) Em Bandeira ou Monção
Doma os índios bravios
Rompe a selva, abre minas, vara rios!
 c) Vermelho, de ouro assustado,
Foge o índio na sua canoa.
Anhanguera bateia o tempo:
— Levanta, arraial Vila Boa!
 d) O teu fulgor de mocidade
Terra, tens brilho de alvorada
Rumores de felicidade
Canções e flores pela estrada!
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1356383
Questão 66: UFMT - An In (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/Gestor de Sistema/2016
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Na década de 1970, o Governo Federal implantou uma política de ocupação e povoamento da região Centro- Oeste. Um dos eixos centrais dessa política era a abertura de
estradas como a BR163 e a BR364. A construção dessas rodovias no Estado de Mato Grosso teve quais consequências?
 a) O surgimento de cidades ao longo da rodovia e o estabelecimento de uma fronteira agropecuária.
 b) O povoamento da região norte do Estado e a preservação das reservas indígenas.
 c) O declínio do uso do transporte ferroviário e a perda da hegemonia política da baixada cuiabana.
 d) A incorporação das populações indígenas ao mercado de trabalho e a interrupção do fluxo de migrantes do Sul do país.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/953041
Questão 67: UFMT - An In (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/Gestor de Sistema/2016
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O território que hoje representa o Estado de Mato Grosso tinha, em 1960, apenas 34 municípios e uma população de 889.539 habitantes. Com a divisão do estado de
Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul, em 1977, MT ficou com 38 municípios. Entretanto, em 2000, Mato Grosso já contava com 140 municípios e uma população
de 2.504.353 habitantes. Esse elevado crescimento populacional está relacionado
 a) aos intensosprogramas de fixação do homem no campo realizados pelo Plano Nacional de Reforma Agrária, nos governos da Ditadura Militar.
 b) à atuação de órgãos públicos criados para promover a integração dos migrantes com a população indígena de Mato Grosso.
 c) à expansão da pecuária intensiva, no Pantanal mato-grossense, favorecida pelas pastagens naturais de capim gordura o que incentivou a geração de muitos
empregos.
 d) ao processo de ocupação da fronteira agrícola no “nortão” que ocorreu com a chegada dos migrantes (na maioria sulistas) incentivados pelos Projetos de
Colonização (colonizadoras particulares e INCRA).
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/953043
Questão 68: UFMT - Aux Bibl (IF MT)/IF MT/2016
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Leia o texto.
A ocupação do estado de Mato Grosso tem sido marcada pela predominância da grande propriedade. A concentração fundiária é das mais altas do país e os 20 municípios
que apresentam maior concentração do estado estão principalmente no Pantanal e no norte do estado. No primeiro caso, a concentração é explicada pela predominância
da pecuária altamente extensiva; no segundo, são municípios de ocupação mais recente, com muitos latifúndios e onde ainda é corrente o processo de incorporação das
terras às atividades produtivas.
(Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/resumos/resumos/5694.htm. Acesso em: 21/09/2016.)
Pode-se afirmar corretamente que o texto
 a) identifica as formas de produção do agronegócio mato-grossense.
 b) revela as dificuldades que os agricultores familiares têm em permanecer na terra em Mato Grosso.
 c) mostra características da concentração de terras no estado de Mato Grosso.
 d) caracteriza a política agrícola no campo mato-grossense.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1098595
Questão 69: CAPS TJ MT - ENS (TJ MT)/TJ MT/Demais Cursos/2016
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
No Estado de Mato Grosso, há investigações que versam sobre uma suposta organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública e lavagem
de dinheiro, por meio de fraudes em incentivos fiscais, denominada de:
 a) Operação Gomorra.
 b) Operação Madona.
 c) Operação Ventríloquo.
 d) Operação Sodoma.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1210971
Questão 70: UFMT - Tel (CM Cáceres)/CM Cáceres/2015
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Quando chegou em Cuiabá, em 1751, D. Antonio Rolim de Moura mandou fundar uma aldeia para os índios, depois chamada Missão de Santana. O padre Estevão de
Castro escolheu como local para essa missão:
 a) A Vila Maria do Paraguai (atual Cáceres).
 b) O Arraial de Santo Antonio do Rio Abaixo (atual Santo Antônio de Leverger).
 c) O Sítio da Chapada (atual Chapada dos Guimarães).
 d) O Arraial do Rosário (atual Rosário Oeste).
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/359910
Questão 71: UFMT - Tel (CM Cáceres)/CM Cáceres/2015
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O território Mato-grossense apresenta biodiversidade expressiva devido à existência de três biomas:
 a) Amazônia, Pantanal e Manguês.
 b) Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
 c) Cerrado, Pampas e Amazônia.
 d) Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/359914
Questão 72: UFMT - Ouv (CM Cáceres)/CM Cáceres/2015
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi instalada em primeiro de janeiro de 1727 por qual autoridade enviada pela Coroa portuguesa?
 a) O Capitão-General Rodrigo Cesar de Menezes
 b) O bandeirante Manuel de Campos Bicudo
 c) O sorocabano Miguel Sutil
 d) O Ouvidor-Geral Antonio Alves Lanhas Peixoto
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/360072
Questão 73: UFMT - Ouv (CM Cáceres)/CM Cáceres/2015
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
As missões jesuíticas organizadas na Capitania de Mato Grosso foram extintas repentinamente em 1759 em razão de
 a) conflitos entre bandeirantes e índios residentes nas missões.
 b) ataque dos índios Guaicuru às missões que abrigavam índios Bororo.
 c) ato administrativo do Marquês de Pombal que expulsou os jesuítas do Reino de Portugal.
 d) interesse do Governador-Geral nas ricas terras ocupadas pelas missões.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/360074
Questão 74: UFMT - Ouv (CM Cáceres)/CM Cáceres/2015
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
NÃO é fato relacionado ao estado de Mato Grosso durante os governos militares (1964 a 1985):
 a) Abertura da BR-163.
 b) Inauguração da hidrovia Paraguai-Paraná.
 c) Criação do estado de Mato Grosso do Sul.
 d) Criação da CODEMAT (Cia. de Desenvolvimento de Mato Grosso).
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/360076
Questão 75: UFMT - Ouv (CM Cáceres)/CM Cáceres/2015
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O Estado de Mato Grosso possui planaltos, planícies e depressões na classificação de seu relevo por Jurandir Ross (2001). Esse fator influencia os tipos de atividades
econômicas que se desenvolvem em cada uma dessas unidades geomorfológicas. Sobre essa realidade, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
 
1 - Planalto dos Parecis.
2 - Planície do Guaporé
3 - Depressão Cuiabana
4 - Planície Pantaneira
 
( ) Região de atividade industrial e concentração populacional.
 
 
( ) Região de produção bovina, turismo de pesca e ecoturismo.
 
( ) Região de intensa produção agrícola de grãos, em especial a soja.
 
( ) Região de produção bovina e produção leiteira.
 
Marque a sequência correta.
 a) 3, 4, 1, 2
 b) 2, 3, 4, 1
 c) 1, 2, 3, 4
 d) 4, 1, 2, 3
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/360078
Questão 76: VUNESP - Ag Leg (CM Araras)/CM Araras/2015
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Morre o poeta mato-grossense aos 97 anos
Morreu o poeta mato-grossense aos 97 anos nesta quinta (13 de novembro), em um hospital de Campo Grande. Nascido em 1916 em Cuiabá, escreveu 18 livros de
poesia, além de obras infantis e relatos autobiográficos. Recebeu diversos prêmios literários, entre os quais dois Jabutis, em 1989, com “O Guardador de Águas”, e em
2002, com “O Fazedor do Amanhecer”.
(Folha de S.Paulo, 13.11.14. Disponível em: http://goo.gl/B3NuC3. Adaptado)
A notícia faz referência a
 a) João Ubaldo Ribeiro.
 b) Ariano Suassuna.
 c) Manoel de Barros.
 d) Rubem Alves.
 e) Moacyr Scliar.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/400317
Questão 77: Instituto AOCP - Ag Tec (EMPAER MT)/EMPAER MT/Técnico de Laboratório/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Mato Grosso, que era o segundo maior estado do Brasil, foi desmembrado na década de 1970 com a criação do estado de Mato Grosso do Sul. Os principais argumentos
foram o fato do Estado do Mato Grosso possuir uma área grande para comportar uma administração eficaz; e a diferenciação ecológica entre as duas áreas, sendo Mato
Grosso do Sul uma região de campos, particularmente indicada para a agricultura e a pecuária, e Mato Grosso, na entrada da Amazônia, uma região menos habitada e
explorada, e em grande parte coberta de florestas. A assinatura do decreto que estabeleceu a divisão aconteceu em 11 de outubro do ano de
 a) 1977.
 b) 1978.
 c) 1979.
 d) 1980.
 e) 1981.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505599
Questão 78: Instituto AOCP - Ag Adm (EMPAER MT)/EMPAERMT/Assistente Administrativo/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A cada quatro anos, os brasileiros vão às urnas para votarem nas eleições presidenciais, onde além do Presidente e Vice-Presidente da República, são votados Governador
e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital. Nas eleições de 2010, foram eleitos os atuais
Governador e Vice-Governador do Estado do Mato Grosso cujo mandato se encerra ao final de 2014.
 
A respeito deste assunto, assinale a alternativa que apresenta o atual Governador e Vice-Governador do Estado do Mato Grosso.
 a) Silval Da Cunha Barbosa e Mauro Mendes.
 b) Silval Da Cunha Barbosa e Blairo Maggi.
 c) Silval Da Cunha Barbosa e Francisco Tarquinio Daltro.
 d) Tarquinio Daltro e Wilson Santos.
 e) Tarquinio Daltro e Wellington Fagundes.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505601
Questão 79: Instituto AOCP - Tec NS (EMPAER MT)/EMPAER MT/Técnico em Administração Sistêmica/Psicologia/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O Estado do Mato Grosso possui cerca de 900.000,000 km2 de extensão. É o terceiro maior estado do país, ficando atrás somente do Amazonas e do Pará. Além da
grande área territorial, é um estado privilegiado em termos de biodiversidade. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país.
 
Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta os três biomas que fazem parte do Estado do Mato Grosso.
 a) Pantanal, Cerrado, e Caatinga.
 b) Amazônia, Pantanal, e Pradaria.
 c) Amazônia, Pantanal, e Pampa.
 d) Amazônia, Caatinga, e Pantanal.
 e) Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505784
Questão 80: Instituto AOCP - Tec NS (EMPAER MT)/EMPAER MT/Técnico em Administração Sistêmica/Psicologia/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Devido à grande extensão Leste-Oeste, o território brasileiro abrange quatro fusos horários situados a Oeste de Greenwich. O Estado de Mato Grosso abrange o fuso
horário quatro negativo (-4). Apresenta, portanto, 4 horas a menos, tendo como referência Londres, o horário GMT (Greenwich Meridian Time).
 
Sobre o assunto, quantas horas a menos o Estado do Mato Grosso tem em relação à Capital brasileira, Brasília.
 a) Mato Grosso apresenta o mesmo horário de Brasília.
 b) Mato Grosso apresenta 2 horas a menos que Brasília.
 c) Mato Grosso apresenta 1 hora a mais que Brasília.
 d) Mato Grosso apresenta 1 hora a menos que Brasília.
 e) Mato Grosso apresenta 3 horas a menos que Brasília.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505790
Questão 81: Instituto AOCP - Tec NS (EMPAER MT)/EMPAER MT/Técnico em Administração Sistêmica/Psicologia/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Segundo a Carta do Folclore brasileiro, Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou
coletivamente, que representam sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade,
dinamicidade, funcionalidade.
 
A respeito desse assunto, assinale a alternativa que apresenta manifestações folclóricas típicas do Estado do Mato Grosso.
 a) Saci Pererê, Balainha e Cavalo invisível.
 b) Negrinho d`água, Boto-cor-de-rosa e frevo.
 c) Mãe do ouro, Fandango e Cavalo Invisível.
 d) Saci-Pererê, Boitatá e Balainha.
 e) Minhocão, Negrinho d’água e Pé de Garrafa.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505795
Questão 82: MS CONCURSOS - Ag Adm (CREFITO 9)/CREFITO 9/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Com base no Censo do IBGE de 2010 e estimativas desse mesmo instituto para 2014, as unidades federativas do Brasil apresentam números e dados específicos para
cada uma delas. (Fonte: http://www.ibge.gov.br/estadosat/index.php). Particularmente, no caso dos estados de Mato Grosso e Rondônia, é correto afirmar que:
 a) A densidade demográfica de Rondônia é superior à do Mato Grosso.
 b) Pelo Censo do IBGE de 2010, a população de Rondônia era aproximadamente de 3 milhões de habitantes.
 c) Por estimativa do IBGE, a população atual do Mato Grosso é de aproximadamente 6 milhões de habitantes.
 d) Rondônia e Mato Grosso têm praticamente o mesmo número de municípios. 
 
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/535760
Questão 83: MS CONCURSOS - Ag Fisc (CREFITO 9)/CREFITO 9/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Em dados extraídos do site do IBGE (Fonte: http://www.ibge.gov.br/estadosat/index.php) do último Censo de 2010 e em estimativas para 2014, sobre os estados do Mato
Grosso e de Rondônia, há números e dados específicos de suas áreas territoriais e características populacionais. Qual alternativa apresenta dados corretos sobre esses
estados?
 a) A capital de Rondônia é Porto Velho e a população do Estado do Mato Grosso, estimada pelo IBGE em 2014, é de cerca de 1.562.409 habitantes.
 b) O número de municípios do Mato Grosso é 141 e a densidade demográfica (hab/ ) de Rondônia é de 3,36.
 c) A população de Rondônia, apurada pelo Censo do IBGE de 2010, foi de 2.562.409 habitantes e a capital do Mato Grosso é Campo Grande.
 d) A área territorial do Mato Grosso é de aproximadamente 900.000 e a área de Rondônia é de cerca de 238.000 
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/535829
Questão 84: FMP - NeR (TJ MT)/TJ MT/Provimento/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Indique a opção que contém a relação completa de estados e/ou países que fazem fronteira com o Mato Grosso.
 a) Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Minas Gerais, Rondônia, Tocantins além da Bolívia
 b) Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins além da Bolívia.
 c) Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, além da Bolívia e do Paraguai.
 d) Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins além do Paraguai.
 e) Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins além da Bolívia.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/727886
Questão 85: FMP - NeR (TJ MT)/TJ MT/Provimento/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Analise as seguintes afirmativas.
km2
km2 km2
 
I - O primeiro europeu a desbravar a área que viria a constituir o estado do Mato Grosso foi o português Aleixo Garcia.
 
II - Às margens do Coxipó e do Cuiabá, Cabral Leme descobriu abundante jazida de ouro, cuja notícia ocasionou a corrida do ouro.
 
III – Um alvará de Dom Pedro I criou a Capitania de Cuiabá, com privilégios e isenções para aqueles que lá quisessem fixar-se, com o objetivo de fortalecer a
colônia do Mato Grosso.
 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
 a) I e II.
 b) II e III.
 c) I e III.
 d) I.
 e) II.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/727887
Questão 86: FMP - NeR (TJ MT)/TJ MT/Remoção/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Analise as seguintes afirmativas.
 
I – Em 8 de abril de 1719, foi lavrado o termo de fundação do Arraial de Cuiabá.
 
II - O Tratado de Madri, de 1750, não reconheceu as conquistas bandeirantes na região do Mato Grosso, para dirimir questões de limites entre Portugal e Espanha.
 
III - Em 1977, a parte sul do estado foi legalmente desmembrada, formando, assim, um novo estado, o Mato Grosso do Sul - o que na prática só se daria em
1979.
 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
 a) I e II.
 b) II e III.
 c) I e III.
 d) I.
 e) II
Esta questão nãopossui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/728299
Questão 87: FMP - NeR (TJ MT)/TJ MT/Remoção/2014
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Segundo o levantamento do IBGE de 2011, as cinco cidades mais populosas do Mato Grosso, pela ordem decrescente, são:
 a) Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Sinop e Cáceres.
 b) Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
 c) Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres.
 d) Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Cáceres e Sinop.
 e) Cuiabá, Rondonópolis, Vázea Grande, Tangará da Serra e Cáceres.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/728300
Questão 88: FGV - Proc Leg (ALMT)/AL MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Como parte das comemorações dos 265 anos de Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Cultura (SEC) decretou, no último dia 22, o tombamento do linguajar cuiabano
como patrimônio imaterial do estado. O texto da portaria da SEC destaca que o linguajar cuiabano faz parte da história e do estado de Mato Grosso e, hoje, muito de
falar cuiabano com seu sotaque caiu em desuso por grande parte de seus habitantes, permanecendo com o povo mais antigo e moradores ribeirinhos, que buscam
preservar a história de seu sotaque.
 
(Adaptado de http://g1.globo.com/mato‐grosso/noticia/2013/05/linguajar-cuiabano-‐tombado‐como‐patrimonio‐imaterial-de‐mato‐grosso.html)
 
Com base na notícia acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a importância cultural do tombamento do linguajar cuiabano em abril de 2013.
 a) O tombamento do linguajar cuiabano conserva o conjunto de fonemas, vocabulário e expressões peculiares do modo de falar da região, diferente dos falares do
resto do país.
 b) A portaria da SEC estabelece a necessidade de modernizar a linguagem corrente cuiabana, fomentando o uso da norma culta da língua.
 c) O linguajar cuiabano foi tombado por constituir precioso patrimônio etnográfico e arquivístico, a ser preservado em instituições de memória.
 d) O decreto da SEC visa proteger expressões e fonemas trazidos pelos imigrantes oriundos do sul do Brasil, misturados ao castelhano da região do Prata.
 e) O tombamento busca incentivar a redescoberta da especificidade cultural do linguajar cuiabano promovida pela recente democratização do acesso a meios de
comunicação de massa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/156523
Questão 89: INCAB (ex-FUNCAB) - Inv Pol (PJC MT)/PJC MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
No final de 2013, ocorreu uma série de leilões de rodovias brasileiras, uma delas a BR 163. Dividida em trechos, a BR163, em sua parte localizada no Estado de Mato
Grosso, foi concedida à iniciativa privada, pelo que foi acordado o seguinte:
 a) deságio de mais ou menos 52% sobre o preço máximo fixado pelo governo para os pedágios.
 b) as empresas vencedoras do leilão se comprometem a proibir o trafego de caminhões, principalmente dos que transportam soja.
 c) a concessão limita-se a um prazo máximo de cinco anos, sendo que a cobrança do pedágio se restringe aos três últimos anos.
 d) as principais empresas vencedoras do referido trecho formam a Triunfo Participações juntamente comaCCR.
 e) valor dos pedágios superior ao teto proposto pelo governo, equivalendo a um ágio de cerca de30%.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/434877
Questão 90: FGV - Almo (Al MT)/AL MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Em relação ao atual estágio econômico do estado de Mato Grosso, analise as afirmativas a seguir.
I. O Estado vem, ao longo dos anos, experimentando um movimento acelerado de crescimento econômico e modernização da agricultura, ambos acompanhados
por rápido decréscimo demográfico.
II. O crescimento da economia, sustentado na agropecuária, na indústria e nos serviços, permitiu, na última década, que o Mato Grosso crescesse a taxas acima
da média brasileira, o que aumentou o PIB e elevou a renda per capita.
III. Graças ao agronegócio, Mato Grosso é um dos estados brasileiros de maior presença no mercado internacional, devido às exportações de commodities.
Assinale:
 a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
 b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
 c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
 d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
 e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/646412
Questão 91: FGV - Almo (Al MT)/AL MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A economia do estado de Mato Grosso baseia‐se principalmente
 a) na fruticultura e na pecuária de corte.
 b) na criação de gado e na produção de laticíneos.
 c) nas indústrias têxteis e de máquinas pesadas.
 d) na indústria automobilística e na agricultura empresarial.
 e) na agricultura empresarial e na pecuária de corte.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/646413
Questão 92: UFMT - Ass Alu (IF MT)/IF MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Dante Martins de Oliveira, Deputado Federal por Mato Grosso, foi o autor de um dos mais importantes documentos produzidos no período final da ditadura militar no
Brasil. Em defesa do documento, surgiu um grande movimento popular que ganhou as ruas. Votado pelo Congresso Nacional, sua demanda foi vencida em 1984. Qual foi
esse documento e qual seu objetivo?
 a) Emenda solicitando a incorporação das propostas populares na Constituição.
 b) Projeto de Lei propondo o imediato julgamento dos acusados de tortura e crimes contra civis.
 c) Proposta de Emenda Constitucional objetivando eleições diretas para Presidente da República.
 d) Emenda Parlamentar visando à adoção da Constituição Federal brasileira de 1988.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1090775
Questão 93: UFMT - Ass Alu (IF MT)/IF MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Observe a gravura.
 
 
(Índios Apiaká no Rio Arinos. Aquarela de Aimé-Adrien Taunay -1803/1828. Disponível em http://odeporica.blogspot.com.br/2010/03/viagens-fantasticas-expedicao.html.
Acessado em 20/10/2013.)
 
Após a abertura dos portos brasileiros (1808), várias expedições científicas vieram para o Brasil interessadas em conhecer melhor essa terra. Muitas delas passaram por
Mato Grosso e deixaram registros acerca de diferentes aspectos. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta.
 a) Essas expedições fizeram caça predatória e exploração ilegal de minério, deixando apenas destruição para os moradores de Mato Grosso.
 b) Tais expedições científicas legaram um precioso conhecimento sobre costumes, festas, fauna e flora, reconhecidos em seu valor até nossos dias.
 c) As expedições científicas interessaram-se apenas pela fauna e flora, desinteressando-se pelo registro da presença de índios.
 d) Tais expedições tentaram fazer um grande levantamento de informações sobre o Brasil, mas os seguidos conflitos com os povos indígenas impediram sua
continuidade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1090808
Questão 94: UFMT - Ass Alu (IF MT)/IF MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Integrantes do Movimento Sem Terra de Mato Grosso (MST-MT) bloquearam trechos das BR 070 e 364. A sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
(Incra) também foi alvo de manifestações, nesta segunda-feira (14). Esta é a quarta vez que o grupo tranca rodovias em menos de seis meses. [...]. Eles reivindicam
assentamento imediato de 7,3 mil famílias que se encontram acampadas. A regularização de 20 áreas, além da retomada imediatade áreas da União. O grupo também
reivindica investimentos em infraestrututura e desburocratização de acesso aos créditos.
 
(NASCIMENTO, Gustavo. Assentamentos. MST bloqueia rodovias e pede mais agilidade ao INCRA.
Diário de Cuiabá, 15 de outubro de 2013.)
 
O texto revela características da dinâmica rural em Mato Grosso. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
 
I - A estrutura fundiária do estado de Mato Grosso está dividida de forma equilibrada, portanto todos têm acesso à terra.
 
II - A reforma agrária consiste na distribuição justa das terras e no apoio para torná-las produtivas, especialmente via linhas de crédito.
 
III - Os trabalhadores sem terra, na maioria das vezes, reivindicam ações que não fazem parte do Programa Nacional de Estrutura Fundiária (PNEF).
 
IV - A luta pela posse da terra sempre existiu no Brasil, principalmente após a aprovação da Lei de Terras (1850).
 
V - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é um dos responsáveis pela regularização fundiária no estado de Mato Grosso.
 
Estão corretas as afirmativas
 a) II, IV e V.
 b) I, III e IV.
 c) I, II e V.
 d) III e IV, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1090811
Questão 95: UFMT - Ass Alu (IF MT)/IF MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre a economia do Estado de Mato Grosso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) A agropecuária exerce importante função: abriga elevado número de latifúndios e se caracteriza pela exportação de produtos em estado bruto ou com
pequeno grau de industrialização.
 
( ) Devido ao crescimento econômico propiciado pelas exportações, Mato Grosso tornou-se um dos principais produtores e exportadores de soja do Brasil.
 
( ) A indústria mato-grossense é voltada ao setor farmacêutico, as maiores empresas estão concentradas nos Distritos Industriais de Campo Verde e Primavera do
Leste.
 
( ) As condições naturais e a ausência de beleza cênica e atrativos impedem o desenvolvimento do turismo, setor que apresenta as menores taxas de crescimento
nos últimos cinco anos.
 
Assinale a sequência correta.
 a) F, F, V, V
 b) F, V, V, F
 c) F, F, F, V
 d) V, V, F, F
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1090819
Questão 96: UFMT - Aux Bibl (IF MT)/IF MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Durante a Guerra contra o Paraguai (1865-1870), Mato Grosso, então Província, foi invadido e teve várias de suas cidades tomadas. Sobre o tema, analise as afirmativas.
 
I - A Província de Mato Grosso foi atacada com relativa facilidade em razão de sua precária militarização, pouca população e grande extensão territorial.
 
II - Os paraguaios tentaram tomar o Forte Coimbra e foram facilmente derrotados.
 
III - A cidade de Corumbá foi invadida e tomada pelas forças inimigas.
 
IV - Augusto Leverger foi um dos comandantes do batalhão dos Voluntários da Pátria, formado para defender a capital, Cuiabá.
 
Estão corretas as afirmativas
 a) I, III e IV.
 b) II, III e IV.
 c) I, II e III.
 d) I, II e IV.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1091890
Questão 97: UFMT - Aux Bibl (IF MT)/IF MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal, está localizada no Planalto Central brasileiro e o cerrado é a vegetação
predominante. O texto refere-se à região do Brasil denominada:
 a) Norte.
 b) Nordeste.
 c) Centro-Oeste.
 d) Sudeste.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1091893
Questão 98: UFMT - Aux Bibl (IF MT)/IF MT/2013
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre as características do espaço agrário brasileiro e mato-grossense, analise as proposições.
 
I - A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de Revolução
Verde, caracterizada pelo uso intensivo de tecnologias nas áreas rurais, aplicação de adubos, fertilizantes e agrotóxicos.
 
II - Entre as indústrias sucroalcooleiras mato-grossenses, está a usina Itamarati, que pratica a cultura da cana-de-açúcar com uso de tecnologias modernas.
 
III - O agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado essencialmente à importação de produtos agrícolas; Mato Grosso apresenta saldos comerciais
negativos nos últimos dez anos.
 
IV - O crescimento dos latifúndios no Brasil contribui para retenção da população no campo, aumentando-a nas áreas periféricas urbanas.
 
Estão corretas as proposições
 a) I, III e IV, apenas.
 b) I e II, apenas.
 c) I, II e IV, apenas.
 d) III e IV, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1091895
Questão 99: UFMT - Ana (MPE MT)/MPE MT/Geólogo/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Durante o governo de José Fragelli, Mato Grosso sofreu os efeitos de uma importante política pública de abrangência nacional promovida pelos governos militares,
responsável pela transformação do perfil socioeconômico do Estado.
 
Assinale a alternativa que apresenta efeito dessa política pública no Estado.
 a) Implantação de uma unidade do Departamento de Operações Especiais como instrumento de prevenção à guerrilha rural.
 b) Estímulo aos projetos de colonização e agropecuários em diferentes pontos do Estado.
 c) Criação de uma rede flúvio-aéreo-terrestre de transporte de cargas como estratégia para assegurar o desenvolvimento econômico do Estado.
 d) Criação de uma rede educacional de ensino superior, médio e fundamental para lastrear o desenvolvimento do Estado.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/387375
Questão 100: UFMT - Ana (MPE MT)/MPE MT/Geólogo/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Analise o mapa das mesorregiões de Mato Grosso e as tabelas com informações sobre a agropecuária do Estado.
 
 
Considerando como indicadores de modernização da agropecuária os dados pertinentes ao número de empresas autorizadas a comercializar agrotóxicos e o número de
tratores, analise as afirmativas.
I - A mesorregião Norte mato-grossense formada pelas microrregiões de Aripuanã, Alta Floresta, Colider, Arinos, Parecis, Alto Teles Pires, Sinop e Paranatinga
apresenta os maiores indicadores de modernização.
II - A mesorregião Centro-Sul mato-grossense inclui as microrregiões Norte Araguaia, Canarana e Médio Araguaia e evidencia elevadas taxas de modernização que
superam as demais mesorregiões do estado.
III - A mesorregião Sudeste mato-grossense que inclui as microrregiões de Rondonópolis, Primavera do Leste, Tesouro e Alto Araguaia apresenta o segundo maior
indicador de comercialização de agrotóxicos do Estado de Mato Grosso.
Está correto o que se afirma em
 a) I, II e III, apenas.
 b) II e III, apenas.
 c) I e III, apenas.
 d) I e II, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/387391
Questão 101: UFMT - Ana (MPE MT)/MPE MT/Geólogo/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010 existiam no Estado de Mato Grosso 14 aglomerados subnormais sendo 10 em Cuiabá e 4 em
Várzea Grande, totalizando 56.982 habitantes. A identificação desses locais foi feita com base nos seguintes critérios: a) ter no mínimo 51(cinquenta e uma) unidades
habitacionais carentes (barracos, casas...), em sua maioria de serviços públicos essenciais; b) ocupação ilegal da terra, ou seja, construção em terrenos de propriedade
alheia (pública ou particular) no momento atual ou em período recente (obtenção do título de propriedade do terreno há dezanos ou menos); c) urbanização fora dos
padrões vigentes - refletida por vias de circulação estreitas e de alinhamento irregular, lotes de tamanhos e formas desiguais e construções não regularizadas por órgãos
públicos.
(Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/
aglomerados_subnormais/agsn2010.pdf. Acesso em 14/08/2012. (Adaptado).)
A leitura do texto permite afirmar que os aglomerados subnormais existentes em Mato Grosso
 a) prejudicam a beleza cênica pelas ruas irregulares que não permitem a mobilidade urbana.
 b) resultam das ações do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) coibidas pelos órgãos públicos de regularização urbana.
 c) resultam, dentre outros fatores, da acelerada urbanização, do déficit de moradias e dos processos de exclusão social.
 d) prejudicam os serviços públicos essenciais pela elevada demanda populacional e pela irregularidade fundiária urbana.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/387435
Questão 102: UFMT - Aux (MPE MT)/MPE MT/Motorista/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
[...] assume o governo de Mato Grosso (15 de março de 1979), tendo sob seus ombros a difícil tarefa de administrar o estado dividido [...]. Ao lado de restabelecer a
autoestima dos mato-grossenses [...].
(SIQUEIRA, E. M. História de Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.)
O governador a que se refere o texto acima é:
 a) José Garcia Neto.
 b) Frederico Campos.
 c) José Fragelli.
 d) Dante Martins de Oliveira.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/387835
Questão 103: UFMT - Aux (MPE MT)/MPE MT/Motorista/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
[...] Esta dança é de característica dramática e a indumentária colorida associada ao uso de espadas, simboliza a luta entre dois potentados africanos, um representando
a nação do Rei de Portugal, o dominador, e o outro representando a nação do Rei Africano dominado [...]. Outra dança importante da cultura mato-grossense surgiu no
período colonial/imperial, quando escravos fugitivos ou transgressores eram aprisionados e castigados pelos senhores e seus entes queridos solicitavam seu perdão e
liberdade. Com o passar dos tempos, passou a ser realizada ao final da festa de São Benedito pelas mulheres que trabalhavam na cozinha. Durante a dança, elas
equilibravam garrafas na cabeça para mostrar que estavam sóbrias, isto é, que apesar da festança, ninguém estava embriagado.
(Adaptado de FERREIRA, J. C. V. Mato Grosso e seus municípios.
Disponível em www.mteseusmunicipios.com.br. Acesso em 18/09/2012.)
O texto refere-se às danças
 a) do Congo e do Chorado.
 b) do Siriri e do Cururu.
 c) da Folia de Reis e do Boi-a-Serra.
 d) da Milonga e do Cateretê.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/387848
Questão 104: UFMT - Aux (MPE MT)/MPE MT/Motorista/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre características da população e dos municípios mato-grossenses, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A população do Estado de Mato Grosso, no último censo demográfico – 2010, era cerca de 3.000.000 de habitantes.
( ) O Estado conta atualmente com 115 municípios.
( ) Os três municípios mais populosos do Estado de Mato Grosso são Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
( ) A população indígena não contribuiu na formação étnica da população mato-grossense, pois foi extinta pelos colonizadores.
Assinale a sequência correta.
 a) V, F, F, V
 b) V, F, V, F
 c) F, V, F, V
 d) F, V, V, F
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/387852
Questão 105: UFMT - Tec (MPE MT)/MPE MT/Administrativo/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A implantação do Estado Novo no Brasil não foi possível sem fortes vínculos entre Vargas e as elites políticas regionais. No caso de Mato Grosso, o apoio veio de forma
inconteste levando inclusive membros dessa elite para funções muito próximas a Vargas. Como contrapartida, o Governo Federal apoiou, por exemplo, obras de
modernização da capital, Cuiabá.
 
Em relação a essas obras, considere:
I - A construção do Arsenal de Guerra
II - A construção da primeira ponte de concreto ligando Cuiabá a Várzea Grande
III - A construção do Liceu Cuiabano
IV - A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
V - A abertura da avenida Getúlio Vargas
São obras de modernização de Cuiabá originárias desse período:
 a) I, II e III.
 b) II, III e V.
 c) II, IV e V.
 d) I, III e IV.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/388686
Questão 106: UFMT - Tec (MPE MT)/MPE MT/Administrativo/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
No Pantanal ninguém pode passar régua. Sobremuito quando chove. A régua é existidura de limite. E o Pantanal não tem limites. [...]. O mundo foi renovado, durante a
noite, com as chuvas. Sai o garoto pelo piquete com o olho de descobrir. Choveu tanto que há ruas de águas. Sem placas, sem nome, sem esquinas.
(BARROS, M. de. Gramática Expositiva do Chão – Poesia quase toda. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 1990.)
A leitura do texto permite afirmar que o Pantanal mato-grossense apresenta
 a) relevo acidentado e altimetria elevada.
 b) pluviosidade baixa e influência das chuvas de monções.
 c) chuvas orográficas e sinuosidades geomorfológicas.
 d) baixa declividade topográfica e uma estação com elevados índices pluviométricos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/388692
Questão 107: UFMT - Tec (MPE MT)/MPE MT/Administrativo/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
São exemplos de Áreas Legalmente Protegidas em Mato Grosso:
 a) Mesorregião Centro-Sul Mato-grossense e microrregião de Rosário Oeste
 b) Terra Indígena Tadarimana e Parque Zoológico de Rondonópolis (Horto Florestal Isabel Dias Goulart)
 c) Regiões de Planejamento de Cáceres e de Poconé
 d) Sub-Bacias Hidrográficas dos rios Paraguai e Araguaia
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/388693
Questão 108: Instituto AOCP - Tec Info (CRM MT)/CRM MT/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A respeito das características geográficas do Mato Grosso, assinale a alternativa correta.
 a) Mato Grosso é o terceiro maior estado do país, ficando atrás somente do Amazonas e do Pará.
 b) O planalto dos Parecis é o principal divisor de águas do estado. Ele reparte as águas das três bacias hidrográficas mais importantes do Brasil: Bacia Amazônica,
Bacia do Paraguai e Bacia do rio Parnaíba.
 c) As manifestações climáticas no Mato Grosso do Sul são as mais variadas, porém, o clima predominante é o temperado, com duas estações bem definidas apesar
da grande precipitação pluviométrica em ambas.
 d) Além do bioma do Cerrado, existe outro bioma no Mato Grosso: a Floresta Amazônica. Ela ocupa 70% do território mato-grossense.
 e) O Parque nacional da Chapada dos Guimarães é caracterizado pelo seu relevo íngreme e altamente acidentado, dificultando o turismo na região.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505375
Questão 109: Instituto AOCP - Tec Info (CRM MT)/CRM MT/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre o primeiro turno das eleições municipais no Mato Grosso, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O candidato à prefeitura de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) encerrou em primeiro lugar, à frente do candidato Lúdio (PT). A eleição na capital mato-grossense
seguiu para o segundo turno.
II. Nas cidades de Rondonópolis, Cáceres e Sinop as eleições foram decididas no primeiro turno.
III. O Partido Social Democrático(PSD) foi o partido que mais elegeu vereadores no Mato Grosso, seguido pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro
(PMDB).
IV. Em Cuiabá, o professor Sidney Melo (PSOL) teve a candidatura indeferida pelo TSE.
 a) Apenas IV está incorreta.
 b) Apenas I e II estão corretas.
 c) Apenas II e III estão incorretas.
 d) Apenas III e IV estão corretas.
 e) I, II, III e IV estão corretas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505377
Questão 110: Instituto AOCP - Tec Info (CRM MT)/CRM MT/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre a população indígena que habita o Mato Grosso, é correto afirmar que
 a) apesar da alta densidade demográfica, a população indígena é pouco dividida entre tribos, sendo a tribo Xavante representante de mais de 70% da população
indígena do estado.
 b) as tribos indígenas isoladas possuem um forte vínculo ante a organização socioeconômica da sociedade nacional, sendo dependentes das ações do governo
federal, estadual e até mesmo municipal.
 c) o homem branco favoreceu o povo indígena sempre que precisou dele, como na colonização ou na Guerra do Paraguai. Porém, nem sempre o trataram com
igualdade, deixando-o nas condições típicas tribais.
 d) o território dos indígenas manteve-se preservado conforme a localização inicial de cada tribo, isso devido ao temor de conflitos entre diferentes tribos se estas
fossem redirecionadas para um território onde tivessem de conviver juntas.
 e) as terras indígenas não possuem necessidade alguma de serem reconhecidas pela FUNAI (Fundação Nacional Indígena).
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505382
Questão 111: Instituto AOCP - Med Fisc (CRM MT)/CRM MT/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre a ocupação da região Centro-oeste e, consequentemente, do Mato Grosso, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Com a chamada “marcha para o oeste” o Mato Grosso passou a receber grande quantidade de migrantes oriundos do Nordeste, do Sul e até o Sudeste do país.
Tal marcha representa a ocupação do oeste do país iniciada nos anos 1940 seguida da ocupação mais intensiva da Amazônia brasileira nas décadas de 1970, 1980
e 1990.
II. Além da iniciativa privada, o governo passou a promover a ocupação da região Centro-Oeste, estabelecendo uma política de interiorização do país.
III. Com a criação de colônias agrícolas, como a de Dourados, um grande número de pequenos agricultores, principalmente paulistas e mineiros, eram atraídos
pela venda de pequenos lotes a preços reduzidos e com pagamento em longo prazo.
IV. A baixa demanda por gêneros agropecuários, na década de 1940, retardou a ocupação no norte do Mato Grosso.
 a) Apenas I, II e III.
 b) Apenas II e III.
 c) Apenas I e IV.
 d) I, II, III e IV.
 e) Apenas III e IV.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505462
Questão 112: Instituto AOCP - Med Fisc (CRM MT)/CRM MT/2012
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Romancista, contista e artista plástico. Este escritor nasceu, morou e andou por várias regiões de Mato Grosso. Filho de garimpeiro, mostra-se muito a vontade em todas
as suas obras para falar da morfologia e da paisagem mato-grossense. Uma de suas obras mais importantes foi Deus de Caim. Autor de mais de 40 livros, é considerado
um dos autores mais premiados de Mato Grosso.
Assinale a alternativa que apresenta o nome do autor acima.
 a) Nélida Piñon.
 b) Ignácio de Loyola Brandão.
 c) Machado de Assis.
 d) Guimarães Rosa.
 e) Ricardo Guilherme Dicke.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/505463
Questão 113: UFMT - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
De que nos servem (diríamos hoje) estas selvas incomensuráveis como a alma heroica de nossos antepassados, se já não nos anima o espírito bandeirante [...] A chama
bandeirante ainda está latente nos nossos corações [...] é urgente salvar o sertão, curar seu povo, instruí-lo, rasgar estradas, povoar, despertar as fontes adormecidas de
prosperidade [...]
 
(RONDON, Gen. Frederico. Pelos sertões e fronteiras do Brasil. Rio de Janeiro: Reper Editora, 1969, p.109-10.)
 
O texto acima escrito por um General, em 1969, permite perceber o discurso político usado pelas Forças Armadas para justificar a ocupação do interior do Brasil. Em Mato
Grosso, esse discurso teve como consequência:
 a) o isolamento e fixação dos limites da Amazônia Legal, garantindo sua posse aos índios e extrativistas.
 b) a organização de expedições para o reconhecimento e delimitação das fronteiras entre os estados e países limítrofes.
 c) um conjunto de políticas públicas que estimularam Projetos de Colonização e Agropecuários visando sua fixação no estado.
 d) a abertura da região à imigração de população sul-americana para trabalhar na terra e garantir o povoamento da Amazônia.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355463
Questão 114: UFMT - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Antonio Rolim de Moura recebeu a tarefa de deslocar-se para a fronteira oeste do Brasil e dar os contornos administrativos à recém criada capitania de Mato Grosso. Qual
medida foi tomada nesse sentido?
 a) Fundação da Vila Bela da Santíssima Trindade.
 b) Abertura do comércio pelos rios platinos entre brasileiros e argentinos.
 c) Abertura de acessos terrestres entre a nova capitania e o interior do Brasil.
 d) Fim das altas taxas alfandegárias entre o litoral e a nova capitania.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355465
Questão 115: UFMT - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
[...]
 
Concitando a essa marcha, em que assim se renova
A avançada genial das velhas gerações
Que recuaram a linha ideal de Tordesilhas
Anexando ao Brasil todas as maravilhas
Do eldorado, que são nossos verdes sertões!
 
(CORRÊA, Dom Francisco de Aquino. Terra natal. Poética. Vol. 1.)
 
Os versos acima fazem menção a uma iniciativa de integração nacional do governo Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, com particular importância para Mato Grosso,
denominada
 a) Soldados da Borracha.
 b) Marcha para o Oeste.
 c) Governar é abrir Estradas.
 d) Integrar para não Entregar.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355466
Questão 116: UFMT - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Milhares de filhotes de aves pantaneiras como tuiuiús, garças e cabeças-secas correm o risco de serem consumidos por um incêndio florestal que ameaça um dos maiores
ninhais do pantanal mato-grossense, o conhecido “Ninhal do Presidente”, um santuário ecológico, com uma população estimada de 8 mil aves, localizado na Reserva
Ecológica do Taiamã, na margem do rio Paraguai, a 200 quilômetros de Cáceres.
 
(Disponível em http://www.animaisos.org/noticia.php?id=3438 16/09/2011. Acesso em 26/09/2011.)
 
Sobre o assunto, analise as afirmativas.
 
I - Os ninhais constituem habitats com alta taxa de reprodução, portanto, a mortalidade das aves pela ação das queimadas não representa grandes danos ao
equilíbrio ecológico do Pantanal.
 
II - O mapeamento das áreas de ocorrência de ninhais no Pantanal, identificando as atividades que possam estar comprometendo a reprodução das aves,
constitui alternativa que viabiliza a conservação desses locais.
 
III - As queimadas no Pantanal podem causar empobrecimento do solo, pois provocam perdas de nutrientes por meio das chuvas que desencadeiam o processo
de lixiviação.
 
IV - As queimadas no Pantanal ocorremem menor proporção do que no cerrado devido à presença das baías e à ausência de massa herbácea seca.
 
Está correto o que se afirma em
 a) II e III, apenas.
 b) II e IV, apenas.
 c) I, III e IV, apenas.
 d) I e III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355468
Questão 117: UFMT - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Assinale a alternativa que apresenta característica da hidrografia mato-grossense.
 a) Ausência de rios com regime de alimentação pluvial.
 b) Presença exclusiva de rios de planície que se dirigem para o norte do Estado.
 c) Drenagem endorreica, com rios que se infiltram no subsolo e, nesse ponto, desaparecem.
 d) Fenômeno das “águas emendadas”, em que as nascentes alimentam duas bacias hidrográficas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355469
Questão 118: UFMT - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O Estado de Mato Grosso, pela sua posição latitudinal, localiza-se na região tropical e apresenta características climáticas específicas. Sobre o assunto, marque V para as
afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) A continentalidade, a extensão territorial e as variações do relevo não apresentam influência na distribuição espacial da temperatura no Estado.
 
( ) A pluviosidade no Estado deve-se, principalmente, ao sistema de circulação atmosférica, entretanto, mudanças climáticas que possam ocorrer na Amazônia,
decorrentes de desmatamentos, poderão provocar a diminuição das chuvas, notadamente na porção norte do Estado.
 
( ) Nos meses de junho e julho, as temperaturas permanecem elevadas, as amplitudes térmicas diárias são baixas porque o ar contém maior quantidade de água,
o que possibilita menor insolação durante o dia.
 
Assinale a sequência correta.
 a) F, F, V
 b) V, F, V
 c) F, V, F
 d) V, V, F
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355470
Questão 119: UFMT - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A produção agrícola familiar é um importante elemento da economia mato-grossense. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) Os agricultores familiares, principalmente no norte do Estado, cultivam espécies perenes, como café, cacau, seringa, e culturas temporárias, como feijão, arroz,
milho e mandioca.
 b) Os incentivos fiscais que impulsionam a ampliação da produção agrícola familiar provocam a diminuição dos índices de produtividade do agronegócio.
 c) De um modo geral, as lavouras das pequenas propriedades tendem a constituir cultivos de subsistência, sendo o excedente comercializado nas feiras.
 d) Agricultores familiares estão optando por atividades ligadas à pecuária como a criação de animais de pequeno porte, integrada à agroindústria ou à criação de
gado.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355471
Questão 120: UFMT - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A coluna da esquerda apresenta três polos turísticos do Estado de Mato Grosso e a da direita, características de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da
esquerda.
 
1 – Amazônia mato-
grossense
( ) Alguns municípios integrantes: Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé e Santo Antônio de Leverger. Os principais atrativos são a contemplação da
fauna e da flora, passeios de barco, safári fotográfico e manifestações culturais e religiosas.
2 – Pantanal
( ) Destaca-se como atrativo em Alta Floresta o Parque Estadual do Cristalino, onde há atividades ecoturísticas nos rios Cristalino e Teles Pires,
como visitas a cachoeiras, rafting, canoagem e pesca esportiva.
3 – Vale do Araguaia
( ) Barra do Garças é um dos principais municípios situados nessa região, que tem como atrativos a pesca esportiva e a contemplação da
paisagem.
 
Marque a sequência correta.
 a) 1, 2, 3
 b) 2, 1, 3
 c) 3, 2, 1
 d) 2, 3, 1
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355473
Questão 121: UFMT - Proc Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Mato Grosso teme hoje mais o cortejo da fome ventura do que do próprio inimigo. Se forças vierem de Minas Gerais e de São Paulo e não trouxerem o que comer, nós e
elas havemos de perecer, porque o Governo deixou de ocupar convenientemente nossas fronteiras, e a Presidência, para guardar a Província, tirou-nos os homens da
nossa lavoura, e com isso meteu-nos a guerra da barriga, que é a pior guerra conhecida.
 
(O Boletim de Notícias, 7 de maio de 1865. Citado por Peraro, M.A. Guerra e violência. In: BORGES, F.T.M. e PERARO, M.A. Sonhos e pesadelos na História. Cuiabá: EDUFMT/Carlini &Caniato, 2006,
p.112.)
 
O texto acima trata de um momento de grande tensão vivido pela população de Mato Grosso na segunda metade do século XIX. Qual acontecimento provocou esse
momento?
 a) A Guerra contra o Paraguai
 b) A Guerra do Chaco
 c) A Revolução Farroupilha
 d) Os conflitos contra a Coluna Prestes
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355591
Questão 122: UFMT - Proc Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Em 1980, Mato Grosso possuía 52 municípios, dos quais apenas oito na Amazônia mato-grossense (um deles com mais de trinta mil habitantes). Vinte anos depois, dos
139 municípios do estado, 50 estavam naquela região, cinco com mais de trinta mil habitantes.
 
(MATO GROSSO. Assembleia Legislativa. Amazônia: das ameaças históricas à ocupação do cerrado. Cuiabá: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, 2004, p.76. Editado.)
 
É razão para essa mudança no perfil demográfico da Amazônia Meridional mato-grossense o interesse do Governo Federal em
 a) eliminar os conflitos agrários no Nordeste, promovendo maciça migração para assentamentos providos de completa infraestrutura.
 b) trazer pessoas de outras regiões do Brasil, priorizando os estados do Sul, por meio principalmente de Projetos Privados de Colonização.
 c) explorar os recursos minerais existentes nessa região, trazendo pessoas para viabilizar tal projeto.
 d) evitar a concentração fundiária na região, estimulando sua ocupação por pequenas e médias propriedades cedidas diretamente ao lavrador.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355593
Questão 123: UFMT - Proc Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Entre a Proclamação da República e o final da primeira década do século XX, Mato Grosso viveu intensas crises políticas e disputas pelo poder. Assinale a alternativa em
que os dois fatos apresentados ocorreram nesse período.
 a) Predomínio político incontestável dos “Patriotas” e transferência da capital para Corumbá.
 b) Constituição da “República Transatlântica de Mato Grosso” e invasão de Corumbá por forças paraguaias.
 c) Mudança da capital para Campo Grande e rompimento das relações com o Partido Republicano Paulista.
 d) Assassinato de Totó Paes e ataque e pilhagem da vila de Alto Paraguai Diamantino.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355596
Questão 124: UFMT - Proc Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O Estado de Mato Grosso é produtor de importantes recursos minerais, entretanto, a mineração em larga escala vem causando danos ao meio ambiente. Sobre o assunto,
marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) A porção norte do Estado apresenta depósitos e ocorrências minerais de ouro, zinco, cobre, chumbo e prata.
 
( ) Os rejeitosdos garimpos podem provocar o assoreamento dos rios e alterar as características físicas e químicas dos cursos fluviais.
 
( ) A Província Parecis é a menor do Estado de Mato Grosso, localizada no município de Rondonópolis, produz estanho e rochas graníticas ornamentais.
 
( ) A exploração mineral a céu aberto mantém a cobertura vegetal e o relevo, mitigando os impactos ambientais para a população ribeirinha que depende dos rios
para sobreviver.
 
Assinale a sequência correta.
 a) F, V, F, F
 b) F, F, V, V
 c) V, V, F, V
 d) V, V, F, F
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355598
Questão 125: UFMT - Proc Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Mato Grosso teve uma queda de 71% no número de focos de calor entre o dia primeiro de janeiro e 31 de agosto de 2011, se comparado com o mesmo período do ano
passado. O estado registrou 4.045 focos de queimadas neste ano, enquanto nos oito meses do ano passado foram 14 mil focos, um pico histórico de queimadas. Os
dados fazem parte de uma análise da organização não governamental Instituto Centro de Vida (ICV), que utilizou informações do satélite Noaa-15, do Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
(Disponível em http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/09/queimadas-em-mato-grosso-tem-queda-de-71-no-ano-segundo-icv.html. Acesso em 15/09/2011.)
 
Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.
 a) Foco de calor é qualquer temperatura acima de 47ºC, mas que não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio (quando já existe a presença do fogo); pode
ser detectado em uma área que esteja muito quente devido à presença dos raios solares.
 b) Em Mato Grosso, inexiste decreto estadual que legitime a proibição da queimada, assim, quem for pego ateando fogo em áreas urbanas e rurais recebe multas,
mas não é obrigado a pagá-las, pois não há crime ambiental.
 c) O tipo de material combustível não influencia a intensidade do fogo, facilitando a ação dos brigadistas responsáveis pelo controle das queimadas.
 d) Em Mato Grosso, ocorreu redução das queimadas, porque o Estado vem investindo menos na agricultura que utiliza o fogo para limpar áreas para o cultivo e
concentrando maiores investimentos na indústria.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355600
Questão 126: UFMT - Proc Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
As cerca de 6 mil pessoas que moram na Gleba Suiá-Missú vivem dias de apreensão e incerteza porque a qualquer momento pode sair a ordem de despejo, já que o
Tribunal Regional Federal (TRF/MT) decidiu pela retirada das famílias que ocupam a área há quase 40 anos atendendo Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público
Federal. A decisão foi baseada no fato do Governo Federal ter transformado a área na reserva indígena Maraiwatséde em 1998. [...] A fazenda Suiá-Missú, local do
conflito, localiza-se entre os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Feliz do Araguaia.
 
(Adaptado.Disponível em http://www.perspectivasmt.com.br/blog/2011/04/15/6-mil-moradores-da-gleba-suia-missu-temem-despejo-prefeitos-pedem-ajuda-do-governo-de-mt/ 15/03/2011. Acesso em
22/09/2011.)
 
Sobre a problemática apresentada no texto, assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) Os indígenas foram retirados da reserva de Suiá-Missú na década de 60 do século XX como consequência de uma série de conflitos com uma empresa
agropecuária, agora lutam pelo retorno à terra e solicitam a retirada dos agricultores e suas famílias.
 b) A regularização das terras indígenas, por meio da demarcação, é de fundamental importância para a sobrevivência física e cultural do povo indígena, por isso,
esta tem sido a sua principal reivindicação.
 c) Entre as causas do conflito está a resistência dos não índios em abandonar suas propriedades, uma vez que possuem moradias e áreas de agricultura familiar,
principal item da base econômica das famílias.
 d) O conflito ocorre na região devido às ações do novo cangaço, movimento que defende os povos indígenas e luta pelo acesso à terra com o apoio de várias
instituições da sociedade civil organizada.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355601
Questão 127: UFMT - Proc Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre a relação clima e altitude em Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.
 a) Nas terras baixas, como o Planalto dos Parecis, devido à pequena ocorrência de correntes convectivas, há menor incidência de chuvas.
 b) As áreas mais elevadas são formadas por chapadas, nesses locais, a altitude associada à ventilação constitui o fator geográfico que mais influencia as variações
de temperatura e pluviosidade.
 c) Nas depressões, as latitudes são maiores facilitando a entrada das massas de ar denominadas “frentes frias”.
 d) O aumento da temperatura e a formação de nuvens ocorrem com maior intensidade nas áreas elevadas, como os municípios de Cuiabá e Nossa Senhora do
Livramento, o que ocasiona maior quantidade de chuvas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355603
Questão 128: UFMT - Proc Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Existem vários tipos de relação de trabalho no espaço agrário mato-grossense. A coluna da esquerda apresenta três desses tipos e a da direita, a caracterização de cada
um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
 
1 -
Arrendatário
( ) Quando as terras são exploradas por pessoas que trabalham diretamente subordinadas aos responsáveis, recebendo uma parte da produção obtida.
2 – Parceiro
( ) Quando as terras, sejam públicas ou privadas, devolutas ou de propriedade de terceiros, são exploradas por produtores que nada pagam pelo seu
uso.
3 – Ocupante ( ) Quando as terras do estabelecimento são cedidas a outro mediante o pagamento em dinheiro ou equivalente.
 
Assinale a sequência correta.
 a) 1, 2, 3
 b) 3, 2, 1
 c) 2, 3, 1
 d) 2, 1, 3
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355605
Questão 129: UFMT - Proc Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2011
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Em relação aos aspectos geográficos naturais, a navegabilidade de grandes rios mato-grossenses, como o Paraguai, o Araguaia e o Teles Pires, é dificultada pelos
seguintes fatores:
 a) rede hidrográfica e vegetação.
 b) latitude e coordenadas geográficas.
 c) clima e relevo.
 d) longitude e rede hidrográfica.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/355607
Questão 130: UFMT - Eco (UFMT)/UFMT/2008
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A Hidrovia Paraguai-Paraná permite articular algumas capitais sul-americanas ao território mato-grossense. Qual o principal porto mato-grossense em operação e quais os
países, além do Brasil, servidos pela hidrovia?
 a) Cáceres; Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.
 b) Barra do Bugres; Bolívia, Paraguai e Uruguai.
 c) Cuiabá; Bolívia, Paraguai e Argentina.
 d) Porto Estrela; Paraguai, Uruguai e Argentina.
 e) Cáceres; Paraguai, Argentina e Chile.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1552565
Questão 131: UFMT - Eco (UFMT)/UFMT/2008
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Algumas cidades mato-grossenses têm na produção econômica sua característica principal de reconhecimento. A coluna da esquerda apresenta as principais mercadorias
produzidas e a da direita, as cidades mato-grossenses produtoras. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
 
1 – Soja
 
2 – Madeira
 
3 – Calcário
 
( ) Primavera do Leste
 
( ) Lucas do Rio Verde( ) Nova Mutum
 
( ) Sinop
 
( ) Vera
 
( ) Santa Carmen
 
( ) Nobres
 
Marque a seqüência correta.
 a) 1, 1, 1, 2, 2, 2, 3
 b) 1, 2, 3, 1, 2, 3, 1
 c) 2, 1, 1, 2, 1, 2, 3
 d) 3, 1, 1, 1, 2, 2, 2
 e) 1, 1, 2, 2, 1, 3, 3
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1552566
Questão 132: UFMT - Eco (UFMT)/UFMT/2008
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A produção colonial de Mato Grosso no período 1720-1750 era fundamentalmente mineral. Outros períodos relacionam-se à exploração de recursos naturais ou atividades
agropecuárias. Qual era a principal atividade econômica entre 1870 e 1930 em Mato Grosso?
 a) Agricultura de exportação
 b) Mineral não metálico
 c) Serviços
 d) Setor público
 e) Pecuária
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1552567
Questão 133: UFMT - Eco (UFMT)/UFMT/2008
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A Marcha para o Oeste, empreendida pelo governo Vargas, na década de 40, deixou como conseqüência, em Mato Grosso, algumas vilas, hoje transformadas em cidades,
denominadas
 a) Sinop, Colider, Alta Floresta.
 b) Cuiabá, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade.
 c) Nova Xavantina, Água Boa e Barra do Garças.
 d) Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças.
 e) Dourados, Ouro Preto e Sapezal.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1552568
Questão 134: UFMT - Eco (UFMT)/UFMT/2008
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Quais são as principais fontes que compõem a Matriz Energética do estado de Mato Grosso?
 a) Petróleo e gás natural; vento; biodiesel.
 b) Petróleo e gás natural; água; vento.
 c) Bagaço de cana-de-açúcar; biodiesel de soja; resíduos de madeira.
 d) Petróleo e gás natural; água; bagaço de cana-de-açúcar.
 e) Resíduos de madeira; água; nuclear.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1552569
Questão 135: UFMT - Ag Mun (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/Segurança/2007
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Biodiesel será um dos pilares da economia mato-grossense, diz Maggi.
Maggi acompanhado do presidente Lula durante a inauguração da primeira usina de biodiesel de MT.
(Disponível em www.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2006/1. Acesso em 19/04/2007.)
Sobre produção e uso de biodiesel, marque a afirmativa INCORRETA.
 a) O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel tem como objetivo implementar, de forma sustentável, tanto técnica como economicamente, a produção e o
uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional.
 b) O biodiesel, por se tratar de um combustível renovável, terá impacto na balança comercial brasileira ao permitir a redução da importação de óleo diesel.
 c) Estimula-se o uso do biodiesel por sua expressiva capacidade de extinguir, definitivamente, a emissão de poluentes e de diversos gases causadores do efeito
estufa.
 d) O Estado de Mato Grosso, pelo fato de ser um dos maiores produtores de soja e de algodão e ainda possuir uma das maiores diversificações em produtos
agrícolas, se credencia com um perfil econômico altamente promissor na capacidade de produção de biocombustíveis.
 e) A cadeia produtiva do biodiesel tem grande potencial de geração de empregos, promovendo, dessa forma, a inclusão social, especialmente quando se considera o
amplo potencial produtivo da agricultura familiar.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1792191
Questão 136: UFMT - Ag Mun (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/Segurança/2007
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Biodiesel será um dos pilares da economia mato-grossense, diz Maggi.
Maggi acompanhado do presidente Lula durante a inauguração da primeira usina de biodiesel de MT.
 
(Disponível em www.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2006/1. Acesso em 19/04/2007.)
A fotografia acima registra a inauguração da primeira usina de biodiesel de MT, localizada no município de
 a) Barra do Bugres.
 b) Jaciara.
 c) Sinop.
 d) Rondonópolis.
 e) Nova Olímpia.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1792198
Questão 137: CEBRASPE (CESPE) - ATE (Sefaz MT)/SEFAZ MT/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Nas últimas décadas, o estado de Mato Grosso vivenciou uma aceleração de seu desenvolvimento, decorrente da transformação da região Centro-Oeste em fronteira
econômica. Em relação aos avanços nos processos socioeconômicos e espaciais desencadeados no Mato Grosso, bem como suas conseqüências, julgue o item a seguir.
Já se observa o problema da degradação do solo como uma das conseqüências da devastação da cobertura vegetal no estado, causada pela expansão das atividades
agrícolas.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/44377
Questão 138: CEBRASPE (CESPE) - ATE (Sefaz MT)/SEFAZ MT/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha em 1494, o atual estado de Mato Grosso, assim como praticamente todo o Centro-Oeste e o Norte do
país, pertencia ao reino espanhol. Entre os séculos XVII e XVIII, a região foi invadida por exploradores, em larga medida oriundos de São Paulo. Em meados do século
XVIII, foi criada a capitania de Mato Grosso, com sede em Vila Bela, depois substituída pela vila de Cuiabá. Pouco tempo depois, oficializou-se a incorporação do território
ao Brasil, colônia portuguesa. O século XIX assistiu ao esvaziamento da região, o que implicou seu crescente isolamento em relação ao restante do país. Esse isolamento
é gradativamente superado ao longo do período republicano.
Considerando essas informações, além de aspectos marcantes da economia contemporânea, julgue o item subseqüente.
O fato de o agronegócio ser pouco desenvolvido no estado coloca Mato Grosso em posição bastante secundária diante de um cenário mundial contemporâneo assinalado
pela globalização e pela acirrada competição dos mercados.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/44382
Questão 139: CEBRASPE (CESPE) - JE TJMT/TJ MT/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades econômicas do estado de Mato Grosso.
I. Quando o ouro encontrado em Mato Grosso escasseou, o estado assumiu seu atual perfil econômico, em que a agropecuária ocupa lugar de destaque.
II. A construção de rodovias es timulou a entrada de imigrantes oriundos das regiões Sul e Sudeste do país, o que impulsionou a pecuária extensiva.
III. As formas de relevo predominantes no estado são um fator importante no recente desenvolvimento da atividade agrícola ali verificado.
IV. O extrativismo é uma atividade praticada no estado, nas áreas de floresta amazônica.
A quantidade de itens certos é igual a
 a) 1.
 b) 2.
 c) 3.
 d) 4.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/728466
Questão 140: CEBRASPE (CESPE) - JE TJMT/TJ MT/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O governo financiou projetos agropecuários de grupos nacionais e estrangeiros no norte e noroeste de Mato Grosso. Além disso, incentivou também o desenvolvimento
de pequenas propriedades rurais nessas regiões. Nesse contexto, assinale a opção correta.
 a) No estado, a existência de iniciativas privadas de colonização está ligada à estratégia de desenvolvimento de p rojetos de ocupação relacionados com o controle do
mercado de terras e da produção agrícola e não somente com a venda especulativa de terras.
 b) Verifica-se, a partir do avanço da fronteira econômica no estado, a diminuição da população urbana.
 c) Tradicionalmente ligadoà pecuária, o pantanal é um bioma a salvo da degradação provocada pela expansão das lavouras, especialmente as de soja.
 d) Em função da ocupação de terras também por pequenos e médios produtores, prevalece, no estado, um equilíbrio no que diz respeito a sua estrutura fundiária,
isto é, não é observada, no estado, a concentração de terras.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/728467
Questão 141: CEBRASPE (CESPE) - JE TJMT/TJ MT/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
O custo de produção mais baixo e a maior disponibilidade de terras estão fazendo que o estado de Mato Grosso desponte como detentor do maior rebanho nacional de
bovinos. Em 2004, o estado deve assumir a liderança, anteriormente do vizinho Mato Grosso do Sul, com um total de 20,2 milhões de animais. Há migração de
pecuaristas do Sudeste e de Mato Grosso do Sul para Mato Grosso devido às terras mais baratas.
Gazeta Mercantil, 3/6/2004, p. 12 B (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes da economia contemporânea, assinale a opção correta.
 a) O atual processo de crescimento da pecuária mato-grossense necessariamente deve ocorrer na região sul do estado, área de ocupação mais recente e que
apresenta melhores condições para a expansão das áreas de pastagem.
 b) A inexistência de um programa de sanidade animal, de responsabilidade do governo estadual, é apontada como o principal fator de risco para a pecuária de Mato
Grosso, pois expõe o rebanho a graves doenças, como a febre aftosa e a raiva.
 c) O agronegócio brasileiro, de que Mato Grosso é grande expoente, tem-se colocado em posição de crescente destaque na pauta das exportações do país.
 d) Infere-se do texto que a especulação fundiária, elevando artificial e expressivamente o preço da terra, atinge igualmente os estados brasileiros tradicionalmente
voltados para a atividade pecuária , problema que se agrava em Mato Grosso pela menor quantidade de terras em condições de receber novos criadores.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/728468
Questão 142: CEBRASPE (CESPE) - JE TJMT/TJ MT/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A auspiciosa notícia da descoberta do ouro, às margens do Coxipó-mirim, pela bandeira de Pascoal Moreira Cabral, organizada com propósitos diferentes, de cativar
silvícolas, propalou-se rapidamente. E despertou a ambição dos aventureiros, que as monções começaram a conduzir às centenas. As viagens contribuiriam para o
aumento acelerado da população , caso não atuas sem em sentido contrário fatores adversos: a carência da organização adequada, responsável pela escassez de gêneros
alimentícios e propagação de doenças fatais; as hostilidades dos nativos; a dispersão ulterior, de que resultou o povoamento da chapada de São Francisco Xavier. Tudo
concorria para refrear o crescimento de Cuiabá, maior núcleo demográfico da região e de outros em que se ramificou.
Virgílio Corrêa Filho. História de Mato Grosso. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro/Ministério da Educação e Cultura, 1969, p. 631 (com a d a p t a ç õ e s ) .
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico de formação de Mato Grosso, assinale a opção incorreta.
 a) Há indiscutível vinculação entre o processo de ocupação do território que viria a ser chamado de Mato Grosso e o bandeirantismo paulista, movimento iniciado no
século XVII que trouxe, entre seus resultados mais expressivos, a descoberta das jazidas auríferas no interior da colônia.
 b) Embora pertencente à Coroa portuguesa desde que esta tomou posse do Brasil, o território mato-grossense somente foi efetiva e formalmente incorporado ao
restante da colônia com a descoberta do ouro, “ às margens do Coxipó-mirim”, pela bandeira de Pascoal Moreira Cabral.
 c) As circunstâncias históricas que envolvem o início da colonização de Mato Grosso inscrevem-se no mesmo contexto em que Minas Gerais e Goiás são ocupados, ou
seja, subordinadas ao interesse da exploração mineral.
 d) Ainda que tenham oferecido resistência, como informa o texto, os nativos foram sendo incorporados ao pro cesso civilizatório que marcou a paisagem mato-
grossense a partir do século XVIII. Assim, os primeiros recenseamentos feitos na região já distinguem os contingentes populacionais de brancos, negros e índios.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/728469
Questão 143: CEBRASPE (CESPE) - JE TJMT/TJ MT/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Nascido em 1865, no município de Santo Antonio de Leverger, e falecido em 1958, no Rio de Janeiro, Cândido Mariano da Silva Rondon é figura central da história mato-
grossense e brasileira. Militar de formação, protagonizou feitos notáveis, reconhecidos pelo poder público e pela sociedade. Com referência ao Marechal Rondon, assinale
a opção incorreta.
 a) De destacada atuação no campo das comunicações, Rondon es teve à frente da expedição responsável pela instalação das linhas telegráficas que permitiram a
comunicação entre a então capital Rio de Janeiro e as áreas de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai.
 b) De seus incontáveis encontros com grupos indígenas, um dos feitos iniciais mais significativos foi o início da demarcação das terras dos bororos, dos terenas e dos
quiniquenaus , fazendo que o governo estadual reconhecesse a propriedade indígena dessas terras, alvo da cobiça de fazendeiros.
 c) Deve-se fundamentalmente a Rondon a decisão do governo federal de criar o Serviço de Proteção ao Índio, do qual foi seu primeiro diretor e que, na atual idade,
corresponde à Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
 d) Além de militar, Rondon também foi diplomata. No campo da política externa, deve-se a ele a resolução de dois graves problemas de fronteira enfrentados pelo
Brasil: o de Letícia, com a Colômbia, e o do Acre, com a Bolívia.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/728470
Questão 144: NCE e FUJB (UFRJ) - Ana Reg (AGER MT)/AGER MT/Economia/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Mato Grosso está hoje entre os estados de produção agrícola mais tecnificada do Brasil. Graças aos avanços da tecnologia tem sido possível romper os limites que a
natureza impõe às atividades agrícolas.
 
Sobre esses limites, analise as seguintes afirmativas:
 
I- A agricultura é fortemente dependente dos elementos naturais: ciclo hidrológico, condições do solo e regime de chuvas.
 
II- A agricultura modifica a paisagem natural ao derrubar a cobertura vegetal, o que pode acelerar a ação da erosão dos solos e alterar o volume d´água dos
mananciais.
 
III- Para aumentar sua lucratividade, a agricultura altera a natureza, comprometendo a biodiversidade dos cerrados.
 
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
 a) I;
 b) II;
 c) I e III;
 d) II e III;
 e) I, II e III.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2291556
Questão 145: NCE e FUJB (UFRJ) - Ana Reg (AGER MT)/AGER MT/Economia/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Sobre a ocupação do norte mato-grossense, é INCORRETO afirmar que:
 a) os projetos de colonização possibilitaram a coexistência da grande empresa capitalista com a pequena propriedade agrícola, diminuindo as tensões sociais e
induzindo à desconcentração fundiária;
 b) a partir dos anos 70, os incentivos fiscais concedidos pelo Governo Federal possibilitaram sua integração ao espaço produtivo do país;
 c) a implantação de núcleos de colonização, ligados à iniciativa privada, atraíram numerosos contingentes de migrantes oriundos principalmente da Região Sul;
 d) os eixos rodoviários, como a Rodovia Cuiabá-Santarém, atuaram como vetores do processo de colonização. Alta Floresta e Sinop foram, a partir dos anos 70,núcleos de colonização;
 e) o norte mato-grossense era, até os anos 60, uma região de pequena densidade demográfica e sua economia restringia-se a cultivos de subsistência e atividades
extrativas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2291557
Questão 146: NCE e FUJB (UFRJ) - Ana Reg (AGER MT)/AGER MT/Economia/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Não é exagero afirmar que a expansão da fronteira agrícola em Mato Grosso se faz num contexto urbano. Sobre as razões para esse crescimento urbano, analise as
afirmativas a seguir:
 
I- A apropriação privada da terra deslocou a população de “posseiros” para as cidades.
 
II- O preço da terra dificultou o acesso à propriedade, o que concentra a população nas áreas urbanas.
 
III- O número de empregos nas cidades aumentou graças à ampliação das atividades comerciais e de prestação de serviços.
 
IV- As atividades agrícolas modernizadas empregam apenas um pequeno número de trabalhadores qualificados.
 
As afirmativas corretas são somente:
 a) I e II;
 b) I e IV;
 c) III e IV;
 d) I, II e III;
 e) I, II, III e IV.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2291561
Questão 147: NCE e FUJB (UFRJ) - Ana Reg (AGER MT)/AGER MT/Economia/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
A cidade de Rondonópolis experimentou um extraordinário crescimento após os anos 70 do século XX.
 
Assinale a alternativa que indica a razão do seu crescimento:
 a) a criação do Programa de Desenvolvimento do Noroeste, que permitiu sua articulação com outros espaços regionais e extra-regionais;
 b) a função político-administrativa, que gerou um pólo decisório em relação às outras regiões do estado;
 c) a privilegiada localização geográfica, que permitiu fácil acesso às demais regiões do estado e ao sudeste do país;
 d) a ligação ferroviária com a Região Sudeste, que estimulou os pecuaristas a investir no tradicional gado “pantaneiro”;
 e) a horizontalidade do sítio urbano, que possibilitou a instalação de indústrias de bens de consumo duráveis.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2291563
Questão 148: NCE e FUJB (UFRJ) - Ana Reg (AGER MT)/AGER MT/Economia/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
“Os agricultores da soja não devem esperar, em 2005, o mesmo resultado de 2004. Tudo indica que a cultura da soja enfrentará turbulências, devido tanto a fatores
internos quanto a fatores externos.
 
” Folha de São Paulo, setembro de 2004.
 
Assinale a alternativa que NÃO indica um desses fatores:
 a) a desvalorização do dólar em relação ao real diminuirá a margem de lucro dos agricultores;
 b) o aumento da produção norte-americana deve provocar uma queda dos preços internacionais;
 c) a elevação dos preços dos insumos agrícolas aumentará o preço final de produção;
 d) o aumento dos custos da mão-de-obra deve acelerar os fluxos migratórios campo-cidade;
 e) a elevada taxa de juros no mercado financeiro deve dificultar o custeio da nova safra.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2291566
Questão 149: NCE e FUJB (UFRJ) - Ana Reg (AGER MT)/AGER MT/Economia/2004
Assunto: Realidade Social, Histórica e Geográfica do Mato Grosso
Durante os anos 1980, um programa de desenvolvimento foi executado com recursos do Governo brasileiro e do Banco Mundial, sob a coordenação da Superintendência
de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Abrangeu a área de influência da rodovia BR-364, entre Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO), e teve como objetivos principais:
contribuir para a maior integração nacional; promover a adequada ocupação demográfica da região noroeste do Brasil, absorvendo populações economicamente
marginalizadas; aumentar a produção da região e a renda de sua população; reduzir as disparidades de desenvolvimento intra e inter-regionais; assegurar o crescimento
da produção em harmonia com as preocupações de preservação do sistema ecológico e de proteção às comunidades indígenas. Esse programa chama-se:
 a) FUNRURAL;
 b) PROTERRA;
 c) PROJETO RADAM;
 d) POLONOROESTE;
 e) PROJETO SIVAM.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2291568
Geografia
Questão 150: UFMT - Sold (CBM MT)/CBM MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Os fluxos migratórios dirigidos para Mato Grosso provenientes das mais diferentes áreas do país contribuíram para a incorporação de novos valores e modalidades de uso
da terra, com formas diferenciadas de produção do espaço. As formas tradicionais de organização social e produtiva, oriundas das culturas indígenas e dos primeiros
exploradores que aqui se fixaram, passaram a conviver com outras identidades culturais e formas de produção que hoje caracterizam a diversidade sociocultural mato-
grossense. Assim, as diferentes paisagens culturais produzidas ao longo da formação do território contam a história do povoamento do estado e evidenciam as tradições e
os interesses de cada grupo colonizador.
(MORENO, Gislaine. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005. Adaptado).
Sobre a peculiaridade de o território mato-grossense ser um mosaico cultural, numere a coluna de acordo com as informações.
 
1. Municípios do norte do Araguaia e alguns do sudeste mato-grossense
2. Municípios do centro sul mato-grossense
3. Municípios do norte mato-grossense
 
( ) Ocorrem identidades culturais relacionadas com os primórdios da ocupação do território, sobressaem características indígenas, negras e dos colonizadores
europeus.
( ) Sobressai a influência cultural dos migrantes sulistas, principalmente paranaenses e na sequência dos paulistas.
( ) Apresenta características típicas da influência cultural dos migrantes nordestinos, e também de mineiros e goianos.
 
Assinale a sequência correta.
 a) 2, 3, 1
 b) 1, 2, 3
 c) 3, 2, 1
 d) 2, 1, 3
 e) 1, 3, 2
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1905896
Questão 151: UFMT - Sold (CBM MT)/CBM MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
De acordo com dados de 2017 da Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat), Mato Grosso é responsável por 87,2% da produção nacional de diamantes ao
ano, com 49 mil quilates, sendo que a produção nacional é de 56 mil quilates. Em relação ao ouro, o Estado conta com a produção de cerca de 10 toneladas por ano,
enquanto o total produzido no Brasil é de 81 toneladas no mesmo período. Além do diamante, os mato-grossenses também ostentam o título de campeões na produção
de calcário agrícola, com sete milhões de toneladas ao ano, e de reservas de granito, sendo elas em Alta Floresta, Apiacás e Jaciara.
(Disponível em: https://www.geoscan.com.br/blog/mineracao-no-estado-do-mato-grosso/. Acessado em: 17/12/2021.Adaptado)
As principais regiões produtoras de ouro podem ser divididas em Baixada Cuiabana, região sudoeste e região norte do estado de Mato Grosso. Marque a alternativa que
apresenta o grande foco atual de mineração dos últimos anos, na região norte mato-grossense.
 a) Alto Paraguai, Tangará da Serra, Barra do Garças e Matupá.
 b) Barra do Garças, Serra de São Vicente, Cáceres e Nobres.
 c) Matupá, Mirassol D’Oeste, Diamantino e Aripuanã.
 d) Peixoto de Azevedo, Matupá, Aripuanã e Alta Floresta.
 e) Cocalinho, Peixoto de Azevedo, Apiacás e Alto Paraguai.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1905899
Questão 152: UFMT - Sold (CBM MT)/CBM MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Dentre os 5.565 municípios brasileiros, Cuiabá detém o 92º melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), incluindo-se no último segmento da lista das
100 cidades do país com melhores condições de renda per capita, longevidade e educação. A avaliação foi feita pelo Instituto de Pesquisa EconômicaAplicada (Ipea) e
divulgada no “Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas
Brasileiras”. O IDH é um índice concebido para orientar as políticas de inclusão social e de desenvolvimento em todo o mundo. Em contraste com o Produto Interno Bruto
(PIB), índice utilizado para análises econômicas, o IDH tem foco na qualidade de vida humana, classificando-a de 0 a 1 em cinco faixas: desenvolvimento muito baixo,
baixo, médio, alto e muito alto. Conforme o estudo do Ipea e confirmado pelos dados disponibilizados pelo IBGE, com valores referentes ao ano de 2010, Cuiabá detém
IDHM de 0,785, valor que se situa na faixa de alto desenvolvimento.
(Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/11/desenvolvimento-humano-de-cuiaba-e-um-dos-100-mais-altos-do-pais-diz-ipea.html.
Acesso em: 11/01/2022. Adaptado.)
Com um IDHM de 0,768, melhor índice após o da capital, é um município apontado com um dos melhores indicadores de qualidade de vida em Mato Grosso. O texto faz
referência ao município de
 a) Nova Mutum.
 b) Lucas do Rio Verde.
 c) Sorriso.
 d) Sinop.
 e) Rondonópolis.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1905901
Questão 153: UFMT - Sold (CBM MT)/CBM MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Leia os textos.
TEXTO I
O processo de ocupação do território que hoje constitui Mato Grosso remonta ao século XVI, quando, por força do Tratado de Tordesilhas, toda a área oeste do Brasil,
onde se insere o atual território de Mato Grosso, pertencia à Coroa espanhola, que empreendeu expedições de reconhecimento, com algumas tentativas de ocupação.
Porém, com o avanço português, através das chamadas Entradas e Bandeiras, o espaço que hoje constitui o estado de Mato Grosso passou a ser ocupado e assim foi se
definindo os seus limites políticos e administrativos ao longo dos ciclos econômicos. A rigor, o processo de ocupação de Mato Grosso, que foi iniciado nos séculos XVI e
XVII, primeiramente por espanhóis e depois por bandeirantes, só foi efetivada no início do século XVIII, com a descoberta de ouro nas minas de Cuiabá. Conforme os
ciclos econômicos iam modificando-se a ocupação ia progredindo, assim sendo, os municípios do estado de Mato Grosso com data de criação mais antigos são Cuiabá
(1727) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1752), hoje o estado conta com um total de 141 municípios, sendo os municípios de Ipiranga do Norte e Itanhangá os últimos
a serem criados no ano de 2000.
(MORENO, Gislaine et. al. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005. Adaptado.)
TEXTO II
A Assembleia Legislativa, por intermédio do deputado Valdir Barranco (PT), no ano de 2019, realizou uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar
nº 137/2015, que define novas regras para criação de municípios no território brasileiro. Em Mato Grosso, segundo Barranco, existem pelo menos 18 distritos aptos a
serem emancipados.
(Fonte: https://www.al.mt.gov.br/midia/texto/proposta-que-define-novas-regras-a-criacao-de-municipios-e-debatida-na-assembleialegislativa/
visualizar. Acesso em: 11/01/2022. Adaptado.)
Para que haja efetivamente a emancipação de um distrito para o patamar de município, em Mato Grosso, deve-se seguir os critérios de
 a) apresentar viabilidade econômica e administrativa, ter no mínimo 3 mil habitantes e realizar plebiscito.
 b) ter no mínimo 5 mil habitantes e realizar estudo de viabilidade econômica, política e urbana, com apresentação de plebiscito.
 c) realizar plebiscito e apresentar estudo de viabilidade econômica, política e socioambiental.
 d) realizar estudo de viabilidade financeira, administrativa, urbana e ter no mínimo 4 mil habitantes.
 e) ter no mínimo 6 mil habitantes e realizar estudo de viabilidade econômica, política, socioambiental e urbana.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1905906
Questão 154: UFMT - Sold (CBM MT)/CBM MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Localizado na região Centro Oeste do Brasil, Mato Grosso tem uma extensão territorial de 903.207.050 km2, é o terceiro maior estado do país, ficando atrás somente do
Amazonas e do Pará. Apresenta segundo o IBGE uma população estimada de 3.567.234 pessoas para 2021. Apresenta uma área urbana de 519,7 km2 que o coloca no
11º lugar no ranking de estados com maior mancha urbana. Apresenta 141 municípios, sendo a capital em Cuiabá que está no centro geodésico da América Latina,
localizada exatamente no meio do caminho entre o Atlântico e o Pacífico, ou seja, em linha reta é o ponto mais central do continente. Tal local foi calculado por Marechal
Rondon durante suas expedições pelo estado e é marcado com um monumento, o obelisco da Câmara dos Vereadores.
(Disponível em: http://www.mt.gov.br/geografia. Acessado em: 10/12/2021. Adaptado)
O estado de Mato Grosso faz fronteira com a Bolívia (a oeste) e limites territoriais com os estados de Goiás (a leste), Pará (ao norte), Amazonas (a noroeste), Mato
Grosso do Sul (ao sul), apresentando ao nordeste e oeste, respectivamente, limites com
 a) Tocantins e Acre.
 b) Acre e Tocantins.
 c) Tocantins e Rondônia.
 d) Rondônia e Tocantins.
 e) Roraima e Tocantins.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1905909
Questão 155: UFMT - Of (CBM MT)/CBM MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Leia os textos.
Texto I
Por ser um grande exportador de matérias-primas e importador de produtos manufaturados, Mato Grosso necessita de uma infraestrutura de transporte capaz de suportar
a demanda crescente de veículos e de carga, que garanta a entrada de produtos e o escoamento da produção. Porém, no estado a malha viária está muito aquém das
necessidades, sendo um dos fatores responsáveis pela perda de competitividade da produção, além de insuficiente, a maior parte desta malha não apresenta a
infraestrutura adequada de funcionamento. O estado conta com cinco eixos rodoviários federais e oito eixos rodoviários estaduais.
(MORENO, Gislaine. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005. Adaptado).
Texto II
O deputado estadual Eduardo Botelho afirmou que a construção da 1ª Ferrovia Estadual vai possibilitar o crescimento da industrialização na Região Metropolitana de
Cuiabá, por meio da implantação de um terminal na Capital, cujas obras já são consideradas a realização de um “sonho”. A construção da ferrovia estadual prevê 730
quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se
conectar à malha nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). “A baixada cuiabana tem vocação para a agricultura familiar, para força de trabalho e esperamos a
industrialização para gerar emprego e renda para nosso povo. Se Deus quiser essa ferrovia vai alavancar a economia da baixada cuiabana e de todo o Estado de Mato
Grosso”, disse Eduardo Botelho.
(Disponível em: http://www.sinfra.mt.gov.br/-/17981944-eduardo-botelho-a-ferrovia-vai-alavancar-a-industrializacao-de-cuiaba-e-de-todoestado-. Acessado em: 16/12/2021)
Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I- O eixo ferroviário entre Rondonópolis e Cuiabá tem previsão de conclusão de obras e respectivo funcionamento no ano de 2025. Conta com previsão de início
das obras para o ano de 2022, sendo executadas pela empresa Rumo S/A e ao menos 26 municípios que estão às margens do traçado da ferrovia serão
beneficiados diretamente com a implantação da malha ferroviária.
II- Atualmente no estado existem duas empresas que possuem autorização para a prestação de serviço de transporte hidroviário. São as empresas Doerner & Cia.
Ltda. e Centro Oeste Navegações Ltda., que juntas operam um total de 13 travessias, utilizando os rios Arinos, Juruena, Rio Verde, Apiacás, Roosevelt e Teles
Pires, principalmente.
III- O principal modal de escoamento de grãos de Mato Grosso se dá pelas rodovias BR-163 (Cuiabá- Santarém)e BR-364 (Cuiabá-Porto Velho). No ano de 2021 a
BR-364 completou 48 anos de existência, e conforme dados da empresa Rota do Oeste, a BR-163 apresenta um fluxo de 70 mil veículos circulando diariamente
nesta rodovia, sendo 70% veículos de carga.
IV- A hidrovia Paraguai-Paraná está inserida nas bacias dos rios Cuiabá, Paraguai, Taquari, Negro e Miranda, sendo, desde o século XIX, uma via fluvial de
transporte de grande papel na integração sul-americana. Porém, foi desativada no início do século XX, em função da implantação da estrada de ferro Noroeste do
Brasil (NOB), ligando o sul de Mato Grosso à região sudeste do país.
Está correto o que se afirma em
 a) II e IV, apenas.
 b) I, III e IV, apenas.
 c) II e III, apenas.
 d) I, II e III, apenas.
 e) III e IV, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1907237
Questão 156: UFMT - Of (CBM MT)/CBM MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Sobre a classificação climática de Mato Grosso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em Mato Grosso, onde as áreas mais elevadas são formadas por chapadas, a altitude associada à ventilação constitui o fator geográfico que mais influencia
as variações de temperatura e pluviosidade.
( ) A classificação climática de Strahler divide o clima de Mato Grosso em três tipos Tropical Chuvoso de Floresta, de Savana, e Tropical de Altitude, enquanto que
a classificação de Koppen classifica somente em Equatorial Quente-úmido e Tropical Seco-úmido.
( ) Mato Grosso, pela sua localização latitudinal, encontra-se na região tropical, onde a continentalidade, a extensão territorial, as variações do relevo e a
circulação atmosférica influenciam na distribuição espacial da temperatura.
( ) A capital do estado, Cuiabá, caracteriza-se por clima tropical, com menos pluviosidade no inverno que no verão, de quatro a cinco meses secos, apresentando
uma temperatura média acima dos 26°C e com uma pluviosidade média anual de 1.498 mm.
Assinale a sequência correta.
 a) F, V, V, F
 b) F, V, F, F
 c) V, V, V, V
 d) V, F, F, F
 e) V, F, V, V
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1907247
Questão 157: UFMT - Of (CBM MT)/CBM MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Leia os textos.
TEXTO I
Um bloco rochoso de aproximadamente 12 metros de comprimento (equivalente ao tamanho de um ônibus) despencou do paredão da cachoeira do Véu de Noiva (no
Parque Nacional de Chapada dos Guimarães) e deixou cinco pessoas feridas, duas delas em estado grave. O desastre aconteceu por volta das 12h30 de segunda-feira
(21/04/2008) e por pouco não soterrou as cerca de 30 pessoas que estavam no local, várias delas sofreram escoriações. O paredão que despencou interrompeu o curso
da queda d’água por alguns instantes, fazendo uma grande onda ao cair no riacho. Logo após o acidente o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis
(IBAMA) ordenou que o parque fosse fechado por tempo indeterminado.
(Fonte: https://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/bloco-que-desabou-tinha-12m/175042. Acesso em: 10/01/2022.)
TEXTO II
Pela classificação de Ross (1996), o relevo de Mato Grosso apresenta três tipos de unidades geomorfológicas: os planaltos, as depressões e as planícies, que foram
identificados em cinco grandes categorias e compartimentados em subunidades.
(MORENO, Gislaine et. al. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005.)
De acordo com a classificação de Ross e a localização da estrutura rochosa abordada no texto I, esta estrutura pertence à unidade de Planalto em
 a) Intrusão.
 b) Bacia Sedimentar.
 c) Cinturão Orogênico.
 d) Cobertura Residual de Plataforma.
 e) Depressão.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1907260
Questão 158: UFMT - Of (CBM MT)/CBM MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Sobre o processo de desenvolvimento da estrutura regional do estado de Mato Grosso, analise as proposições.
I- O processo de modernização da ocupação do estado de Mato Grosso foi todo custeado pelas empresas de colonização, que instalaram a infraestrutura
necessária para tal fim, bem como disponibilizaram políticas creditícias e incorporaram novos espaços ao processo produtivo.
II- Do ponto de vista social, a atuação estatal foi desastrosa, uma vez que foi responsável pelos processos de concentração fundiária e de produção, que por sua
vez desencadearam os conflitos pela posse da terra por parte dos expropriados.
III- A tendência para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso é a continuidade de expansão da fronteira agrícola com monoculturas de exportação.
IV- O território mato-grossense é resultado de um conjunto de espaços geográficos moldados ao longo do processo de formação econômico-social do país, posto
em prática de forma efetiva a partir do século XVIII.
Estão corretas as proposições
 a) II, III e IV, apenas.
 b) I e II, apenas.
 c) I, III e IV, apenas.
 d) II e III, apenas.
 e) I e IV, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1907272
Questão 159: UFMT - Esc Pol (PJC MT)/PJC MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Observe o gráfico.
 
(Disponível em: http://www.mt.gov.br/-/17158888-mato-grosso-lidera-retomada-da-economia-brasileira-aponta-estudo. Acessado em:
07/12/2021. Adaptado)
 
Mato Grosso também lidera na projeção de crescimento para 2021, com aumento de 4,97%. Conforme a análise, o agronegócio é o principal condutor do crescimento do
PIB estadual. A consultoria projeta que a renda total gerada no país pelo agronegócio deverá atingir em 2021 o volume recorde de R$ 965 bilhões, com um salto de 40%
na comparação com 2020 (R$ 687 bilhões).
(Disponível em: http://www.mt.gov.br/-/17158888-mato-grosso-lidera-retomada-da-economia-brasileira-aponta-estudo. Acessado em:
07/12/2021. Adaptado)
O crescimento do PIB no estado de Mato Grosso acima da média nacional registrado no ano de 2021 se deve ao ciclo favorável
 a) das commodities agrícolas.
 b) da arrecadação de impostos.
 c) das commodities industriais.
 d) da produção mineral.
 e) da expansão agropecuária.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1908805
Questão 160: UFMT - Per Of (POLITEC MT)/POLITEC MT/Criminal/Biologia/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
O período áureo da colonização particular em Mato Grosso teve início em meados da década de 1970 e prosseguiu até o final da década de 1980, quando empresários
das regiões Sul e Sudeste, aproveitando-se das vantagens financeiras e das facilidades de acesso à terra oferecidas pelos “programas especiais de desenvolvimento
regional”, e da infraestrutura física implantada pelos governos federal e estadual, adquiriram grandes extensões de terras públicas ou de terceiros, e investiram na
implantação de projetos de colonização ou agropecuários. Durante esse período, foram registradas no Incra-MT 33 empresas privadas que implantaram no Estado 88
projetos de colonização particular, a grande maioria procedente da região Sul do país. [...]. A colonização particular deu origem a muitas cidades, cujos núcleos urbanos,
implantados na Selva ou no Cerrado, possibilitaram a apropriação capitalista do campo e a aceleração da espacial do território mato-grossense. A maior parte dos
projetos foi implantada na região norte do estado, conhecida como “Nortão”, como exemplo da empresa Integração, Desenvolvimento e Colonização (Indeco), que deu
origem a vários municípios nesse período de apogeu.
(MORENO, Gislaine. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005. Adaptado.)
Colonizado com o propósito de ser referência na região norte, atraindo muitos agricultores do Sul do país, passou por vários ciclos econômicos, extração mineral e
vegetal, agricultura em larga escala (principalmente produção de soja), indústrias de beneficiamento de madeira que atuamcom produtos oriundos de projetos de
reflorestamento (obtendo certificação para exportação) e na atualidade é um município referência na pecuária de corte. Tem uma localização estratégica, se encontra
próximo à rodovia BR-163 com acesso aos
portos de Santarém e Miritituba.
O texto faz referência ao município de
 a) Chapada dos Guimarães.
 b) Diamantino.
 c) Alta Floresta.
 d) Sinop.
 e) Aripuanã.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1911772
Questão 161: AVANÇASP - Prof (Laranjal Pta)/Pref Laranjal Paul/Educação Básica em Área Específica/PEB II Geografia/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
São rios que banham o norte do Estado de Mato Grosso, vindos da Bacia Amazônica:
 a) Paraná e Paranaíba.
 b) Arinos, Jupiá, Cuiabá e Paraná.
 c) Juruena, Arinos e Xingu.
 d) Barra Bonita, Jupiá e Três Irmãos.
 e) Miranda, Taquari, Cuiabá e Aquidauana.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2144634
Questão 162: IBFC - Tec Adm (DPE MT)/DPE MT/Área Fim/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Mato Grosso faz divisa com diferentes estados brasileiros, além de um país da América do Sul. Em relação aos estados brasileiros e o país fronteiriços com o Mato Grosso,
assinale a alternativa incorreta.
 a) Faz divisa com Amazonas e Pará
 b) Faz divisa com Goiás e Mato Grosso do Sul
 c) Faz divisa com Tocantins e Maranhão
 d) Faz fronteira com a Bolívia
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231605
Questão 163: IBFC - Tec Adm (DPE MT)/DPE MT/Área Fim/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
No Brasil, os biomas existentes são a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. Mato Grosso é um estado privilegiado em termos de
biodiversidade. O estado abrange áreas de dos biomas do país (adaptado de CREA-MT, 2022).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
 a) dois
 b) três
 c) quatro
 d) cinco
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231609
Questão 164: IBFC - Ana (DPE MT)/DPE MT/Administrador/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
O Brasil tem aproximadamente 8.500.000 km2, sendo um país de dimensões continentais. Mato Grosso é um dos estados com maior extensão territorial no país. No que
se refere à área de Mato Grosso em relação aos estados brasileiros, assinale a alternativa correta.
 a) É o primeiro estado brasileiro em área
 b) É o segundo estado brasileiro em área
 c) É o terceiro estado brasileiro em área
 d) É o quarto estado brasileiro em área
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231761
Questão 165: IBFC - Ana (DPE MT)/DPE MT/Administrador/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
“Acredito que não podemos romantizar o futuro do Pantanal sob as lentes da novela [...]. Porém, é inegável que a trama traz para a mídia o tema ‘Pantanal’ para o Brasil
como um todo. [...] proteger a biodiversidade pantaneira é também pensar no futuro enquanto humanidade”, enfatiza a professora da UFMS, Mara Aline Ribeiro
(adaptado de CAMPO GRANDE NEWS, 2022). No que se refere ao bioma Pantanal, bioma que tem sido cenário de uma novela homônima em 2022, assinale a alternativa
incorreta.
 a) O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo
 b) Abriga a bacia hidrográfica do rio São Francisco
 c) No período das cheias, boa parte da planície fica alagada
 d) O bioma possui uma grande diversidade de fauna e flora
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231762
Questão 166: IBFC - AFEDAF (INDEA MT)/INDEA MT/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
“A região ______ é a segunda maior do país em extensão territorial, e a menos populosa.
 
Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não
possui lugares com grandes altitudes” (EMBRAPA, 2022).
 
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
 a) Centro-Oeste
 b) Norte
 c) Centro-Norte
 d) Oeste
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2247268
Questão 167: IBFC - FEDAF (INDEA MT)/INDEA MT/Engenheiro Agrônomo/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Mato Grosso é um dos estados do Centro-Oeste brasileiro. Faz limite com ______, ______, ______, ______, ______, ______ e a Bolívia, país vizinho, e possui 141
municípios (adaptado de IBGE, 2022).
 
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
 a) Amazonas / Pará / Tocantins / Goiás / Mato Grosso do Sul / Rondônia
 b) Amazonas / Tocantins / Goiás / Mato Grosso do Sul / Maranhão / Roraima
 c) Pará / Tocantins / Goiás / Maranhão / Roraima / Rondônia
 d) Amazonas / Pará / Maranhão / Mato Grosso do Sul / Roraima / Rondônia
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2247327
Questão 168: IBFC - FEDAF (INDEA MT)/INDEA MT/Engenheiro Agrônomo/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
O último Censo Demográfico foi realizado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) em 2010. Em relação ao tamanho da população de Mato
Grosso, segundo o Censo de 2010, assinale a alternativa correta.
 a) Era composta por menos de 500 mil habitantes
 b) Era composta por menos de 1 milhão de habitantes
 c) Era composta por mais de 3 milhões de habitantes
 d) Era composta por mais de 20 milhões de habitantes
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2247328
Questão 169: IBFC - FEDAF (INDEA MT)/INDEA MT/Engenheiro Agrônomo/2022
Assunto: Geografia do Mato Grosso
O Mato Grosso é o estado que possui mais Parques Nacionais (PARNA) na região Centro-Oeste do país. Famoso internacionalmente por sua mística e mistérios, o ______
tem protegido seus ecossistemas de savanas e matas, inúmeros sítios arqueológicos e monumentos históricos (CATRACA LIVRE, 2020).
 
Assinale a alternativa associada com a referência turística que preencha corretamente a lacuna.
 a) PARNA da Chapada dos Guimarães
 b) PARNA da Serra da Canastra
 c) PARNA da Chapada dos Veadeiros
 d) PARNA do Araguaia
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2247329
Questão 170: SELECON - Ana Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2021
Assunto: Geografia do Mato Grosso
No dia 28 de outubro de 2020, o governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, afirmou que o programa Mais MT vai trazer “grandes resultados para Mato
Grosso e para a vida dos matogrossenses” a curto, médio e longo prazo. O programa prevê recursos na ordem de R$ 9,5 bilhões em investimentos públicos durante a
gestão (2019- 2022). Desse montante, 63% serão de recursos próprios do Governo de Mato Grosso, e o restante por meio de operações de crédito, convênios e
emendas. (Especial Publicitário, Governo de Mato Grosso. G1, 11/03/21)
 
Dentre os principais investimentos anunciados pelo governador, o mais volumoso será no eixo de:
 a) saúde
 b) cultura
 c) educação
 d) infraestrutura
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1770248
Questão 171: SELECON - Cont (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2021
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Mato Grosso tem o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020 do país com mais de R$ 134 bilhões, conforme estatísticas que foram divulgadas pelo
Governo Federal no dia 15 de janeiro de 2021. Conforme o levantamento, o país alcançou a cifra de R$ 871,3 bilhões, tornando-se o maior da série histórica desde 1989.
O crescimento real foi de 17%. O segundo melhor resultado ocorreu em 2015, com R$ 759,6 bilhões.
 
Dentre os principais responsáveis pela pujança do setor agropecuário na economia do estado estão:
 a) algodão, milho e morango
 b) milho, soja e frutas vermelhas
 c) soja,girassol e criação de gado
 d) criação de gado, soja e frutas cítricas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1771233
Questão 172: SELECON - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2021
Assunto: Geografia do Mato Grosso
A manchete a seguir retrata uma situação de ocupação do território em Mato Grosso.
 
O termo grileiro refere-se a:
 a) trabalhadores rurais que ocupam terras sem possuir o título de propriedade
 b) invasores de terras que conseguem obter uma falsa escritura de propriedade da terra
 c) trabalhadores diaristas e temporários que recebem de acordo com a sua produtividade
 d) arrendatários que alugam a terra de um proprietário para cultivar alimentos ou criar gado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1771531
Questão 173: SELECON - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2021
Assunto: Geografia do Mato Grosso
O mapa abaixo refere-se a projeto para escoamento de produção em futuro corredor logístico.
 
O projeto, ligando Sinop (MT) a Miritituba (PA), quando finalizado, terá alta capacidade de transporte e competitividade no escoamento da produção pelo Arco Norte.
 
O corredor logístico em análise refere-se à:
 a) Ferrovia Ferrogrão
 b) Ferrovia Norte-Sul
 c) Ferrovia Central do Brasil
 d) Ferrovia de Integração Oeste-Leste
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1771534
Questão 174: SELECON - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2021
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Na fronteira, Cáceres entra na lista de "cidades gêmeas" e pode se tornar polo comercial de MT
Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional foi publicada em 24 de abril.
 
(Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/
noticia/2019/05/02/na-fronteira-caceres-entra-na-lista-de-cidades-
gemeas-e-pode-se-tornar-polo-comercial-de-mt.ghtml. Acesso em
09/03/21.)
 
Dentre as características das cidades gêmeas, pode-se destacar:
 a) a adoção oficial de uma moeda única
 b) o fraco fluxo de pessoas e mercadorias entre elas
 c) o grande potencial de integração econômica e cultural
 d) a impossibilidade do intercâmbio cultural
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1771538
Questão 175: SELECON - Tec Leg (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2021
Assunto: Geografia do Mato Grosso
A formação vegetal denominada Cerrado apresenta as seguintes características:
 a) vegetação xerófila, adaptada ao clima semiárido
 b) constituída por palmeiras, com destaque para o babaçu e a carnaúba
 c) formações rasteiras ou herbáceas, adaptada ao clima subtropical
 d) vegetação caducifólia, adaptada ao clima tropical típico
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1771540
Questão 176: COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Indígena (VI)/2021
Assunto: Geografia do Mato Grosso
No ano de 2020, entre os meses de julho e setembro, o Pantanal mato-grossense foi afetado por grandes queimadas que resultaram em importantes impactos nos
ambientes naturais e nas atividades econômicas. Aponte a alternativa que indica corretamente duas das principais atividades econômicas da referida região.
 a) Pecuária extensiva bovina e turismo.
 b) Monocultivos de grãos e mineração de bauxita.
 c) Pecuária extensiva bovina e monocultivos de grãos.
 d) Turismo e mineração de bauxita.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2219088
Questão 177: SELECON - Prof II (Pref SJQM)/Pref SJQM/Geografia/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Segundo o geógrafo Aziz Ab´Sáber (2003), nas áreas interiores de Mato Grosso encontra-se um arranjo clássico de paisagens caracterizadas por:
 a) caatingas extensas nas rasas depressões interplanálticas ou intermontanas.
 b) florestas em todos os níveis topográficos e mamelonização universal das vertentes.
 c) drenagem perene no fundo dos vales e caminhos d' água intermitentes nos interflúvios largos.
 d) pelo predomínio de formas topográficas planas, maciços e solos pobres nos fundos aluviais dos vales
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1035350
Questão 178: SELECON - Prof (SME Cuiabá)/Pref Cuiabá/Artes/Ensino Fundamental/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Entre 1900 e 1960, a população mato-grossense passou de 118 mil para 330,6 mil habitantes. A situação começa a se modificar a partir dos anos de 1970,
coincidentemente a década da divisão e do início da expansão do agronegócio estadual, quando salta para 612, 8 mil habitantes. Desde então, vem praticamente
dobrando a cada década, até atingir 3,4 milhões de habitantes em 2018, conforme o IBGE.
 
A ocupação do território mato-grossense se deu graças à ação dos vários pioneiros, que por aqui aportaram e contribuíram para o seu desenvolvimento. Um deles foi Ênio
Pipino que, em 1948, fundou uma empresa de colonização, considerada uma das mais antigas do país,
que deu origem ao nome de um município mato-grossense que se destaca na produção de soja.
 
Fonte: http://www.mt.qov.br/-/11736627-pioneiros-doaqronegocio-impulsionam-desenvolvimento-de-mato-grosso. Acesso em 02 de agosto de 2019. Adaptado.
 
De acordo com a leitura do texto, o município em questão é:
 a) Vera
 b) Santa Carmen
 c) Cláudia
 d) Sinop
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1058315
Questão 179: SELECON - Prof (SME Cuiabá)/Pref Cuiabá/Artes/Ensino Fundamental/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
PIB de Mato Grosso salta 118% e chega a R$ 123, 8 bi em 6 anos.
 
O Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso mais que dobrou em 6 anos. A evolução foi de 118% entre 201 O e 2016, ao saltar de R$ 56,601 bilhões para R$ 123,834
bilhões. No período, a participação de Mato Grosso na economia do país cresceu, passando de 1,5% para 2%. Já na região Centro-Oeste, a participação foi de 15,9% em
201 O para 19,5% em 2016
 
Disponível em: https://www.cenariomt.com.br/2018/11 /18/pibde- mato-grosso-salta-118-e-chega-a-r-1238-bi-em-6-anos/. Acesso em 01/08/19
 
Com base na variação do PIB do estado de Mato Grosso, à época da reportagem, a principal atividade econômica responsável por essa variação foi:
 a) a mineração, com destaque para a extração de bauxita
 b) a produção de grãos, com destaque para a produção de soja
 c) a fruticultura, com destaque para a produção de manga e abacaxi
 d) o turismo rural, com destaque para os roteiros nas antigas fazendas de café
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1058319
Questão 180: SELECON - Téc A E (SME Cuiabá)/Pref Cuiabá/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Programa Calha Norte chega a Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 
“A área de atuação do Programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa, será ampliada[...] o programa passará a atender 141 municípios do Mato Grosso e
44 municípios localizados na faixa de fronteira do Mato Grosso do Sul.”
 
Disponível em: https://www.defesa.gov.br/noticias/20584- programa-calha-norte-chega-a-mato-grosso-e-mato-grosso-do- sul. Adaptado, acesso em: 08/08/19.
 
O Programa Calha Norte (PCN) foi criado em 1985 pelo Governo Federal diante de uma preocupação dos militares sobre a causa amazônica. Hoje, o Programa Calha
Norte tem dentro de sua vertente civil o objetivo de:
 a) manter a soberania e a integridade territorial nacional por meio do trabalho realizado pelas Forças Armadas
 b) promover o controle da fronteira, o controle do tráfego aéreo, o monitoramento das condições meteorológicas e o combate de ações de tráfico de drogas
 c) garantir a ampliação da capacidade de emprego do Poder Naval para a salvaguarda dos interesses nacionais
 d) promover o desenvolvimento regional, com a construção de estradas, escolas, hospitais, portos, a implantação de rede elétrica urbana e rural
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1058896Questão 181: IBFC - PNM (SMASDH Cuiabá)/Pref Cuiabá/Oficial Administrativo/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
“Na década de 60, a Região Centro-Oeste iniciou um processo de modificação de sua estrutura produtiva, impulsionada pela ação estatal [...].
 
Ocorreu a multiplicação de diversos novos municípios nas áreas de fronteira, como é o caso do norte de Mato Grosso [...]. Diante desta forma de ocupação populacional,
surgiu um novo tipo de atividade agrícola [...]” (CUNHA, 2006). Sobre a produção agrícola que se desenvolveu neste momento, e que perdura até os dias atuais, assinale
a alternativa incorreta.
 a) Produção de monoculturas
 b) Utilização da agricultura mecanizada
 c) Utilização de sementes geneticamente modificadas
 d) Proibição do uso de defensivos agrícolas
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1116873
Questão 182: IBFC - ATI (SMASDH Cuiabá)/Pref Cuiabá/Analista de Sistemas/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
A Lei Complementar n° 31, de 11 de outubro de 1977, foi de grande importância na formação atual do território do estado do Mato Grosso. Em relação a esta Lei,
assinale a alternativa correta.
 a) A Lei decretou a criação da Amazônia Legal
 b) A Lei desmembrou os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul
 c) A Lei transferiu a capital do estado de Rondonópolis para Cuiabá
 d) A Lei transferiu o estado da região Norte do Brasil para a Centro-Oeste
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1117181
Questão 183: UFMT - Proc (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Analise a tabela e a figura acerca da evolução populacional do Estado.
 
 
A tabela e a figura mostram um crescimento populacional acelerado entre as décadas de 1960 e 1990 no Estado. O que explica esse aumento da população mato-
grossense?
 a) A migração de populações vindas particularmente do Sul do Brasil, especialmente para a ocupação de terras do norte de Mato Grosso.
 b) A imigração de paraguaios e bolivianos atraídos pelas terras férteis do cerrado na lógica do agronegócio.
 c) O aumento da taxa de natalidade e o declínio da mortalidade infantil em decorrência das políticas públicas de saúde desenvolvidas pelo governo estadual.
 d) A demarcação de diversos territórios indígenas e o consequente deslocamento dessas populações dos estados vizinhos para Mato Grosso.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1551203
Questão 184: UFMT - An In (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/Economista/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Leia a charge abaixo.
 
(Disponível em: http://fococidadao.blogspot.com/2011/05/charges. Acesso em: 28/07/2019.)
 
A charge refere-se a duas questões fundamentais para a história recente do Estado de Mato Grosso. Quais são essas questões?
 a) A demarcação de terras indígenas e os incentivos fiscais para instalação de indústrias.
 b) O crescimento do rebanho bovino e a instalação da indústria moveleira.
 c) A expansão do agronegócio e a preservação ambiental.
 d) O uso de agrotóxicos e o aumento do reconhecimento de comunidades quilombolas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1558026
Questão 185: UFMT - An In (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/Economista/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
A Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai, foi o maior e mais importante conflito bélico enfrentado pelo Império brasileiro. Travada entre
os anos de 1864 e 1870, tendo a Província de Mato Grosso como um dos cenários das ações militares. É possível identificar, após o final da Guerra, significativos
desdobramentos em Mato Grosso. Quais foram esses desdobramentos?
 a) Crescimento do comércio com a Bolívia e início dos trabalhos de construção de uma ligação ferroviária com São Paulo.
 b) Deslocamento do eixo econômico da Província para a região do Araguaia devido à exploração de borracha e às primeiras tentativas separatistas do sul de Mato
Grosso.
 c) Expressiva diminuição do número de escravos libertados devido ao engajamento nas tropas imperiais e fortalecimento político das elites cuiabanas.
 d) Maior articulação do sul de Mato Grosso com a economia nacional e a intensificação da chegada de imigrantes estrangeiros.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1558029
Questão 186: UFMT - Prof (CN Parecis)/Pref CN Parecis/Geografia/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Analise o gráfico.
(MORENO, G, HIGA, T. C. S. (Org). Geografia de Mato Grosso: Território, Sociedade, Ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2017.)
 
A respeito do processo evidenciado pelos dados, assinale a assertiva correta.
 a) A urbanização em Mato Grosso está intimamente relacionada à expansão da atividade agrícola, que, ao longo do século XX, atraiu migrantes de outras regiões do
Brasil. A partir da década de 1970, o maior fluxo migratório teve origem em estados da Região Nordeste, principalmente no Maranhão.
 b) O crescimento populacional e a urbanização observados na segunda metade do século XX explicam-se pela chegada de migrantes para as atividades de garimpo,
principalmente de diamantes. Tal processo deu origem a importantes centros urbanos como Barra do Garças, Rondonópolis, Sorriso e Cuiabá.
 c) A formação das primeiras cidades em Mato Grosso remete à primeira metade do século XVIII. Todavia, a intensificação do processo de urbanização só ocorre no
século XX, graças principalmente ao processo de industrialização pelo qual passaram municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sorriso.
 d) A aceleração do processo de formação e crescimento de cidades, observada principalmente a partir dos anos 1970, teve como catalisadores os programas federais
de desenvolvimento econômico baseados no incentivo à expansão da fronteira agropecuária.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1853628
Questão 187: UFMT - Prof (CN Parecis)/Pref CN Parecis/Geografia/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Pela classificação de Ross (1996), o relevo de Mato Grosso apresenta três tipos de unidades geomorfológicas: os planaltos, as depressões e as planícies, que foram
identificados em cinco grandes categorias e compartimentados em subunidades. O município de Campo Novo do Parecis, segundo essa classificação, está inserido em
uma unidade de planalto que são quase inteiramente circundados por depressões periféricas ou marginais, e apresentam nos contatos (planaltos-depressões) os relevos
escarpados denominados de “frentes de cuestas”.
(MORENO, G; HIGA, T. C. S. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005.)
 
Em qual unidade geomorfológica o município está localizado?
 a) Planalto em Intrusões Residuais de Plataforma
 b) Planalto em Bacias Sedimentares
 c) Planalto em Coberturas Residuais de Plataforma
 d) Planalto em Cinturões Orogênicos
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1853644
Questão 188: UFMT - AAE (Pref Tangará S)/Pref Tangará da S/Alimento Escolar/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
A base de sustentação econômica de Mato Grosso esteve historicamente assentada na agropecuária desenvolvida em grandes propriedades, onde a pecuária liderou o
setor até 1975. Ainda que a maior parte das terras utilizadas pelos estabelecimentos rurais continue sendo com pastagens, a produção agrícola vem liderando o setor em
produtividade e renda. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
(EMBRAPA), Mato Grosso se manterá na liderança em produção até 2026, com destaque para
 a) soja e milho.
 b) soja e algodão.
 c) soja e cana de açúcar.
 d) soja e carne bovina.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1878585
Questão 189: UFMT - Prof(Tangará S)/Pref Tangará da S/Séries Finais/Geografia/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Paraguai (BAP), possui uma área de 363.446 km² (4,3% do território nacional), abrangendo parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A BAP está dividida
em duas grandes bacias ou unidades hidrográficas: Pantanal (cerca de 36% da bacia) e Planalto Paraguai. Dentre seus principais cursos d’água, destacam-se o Paraguai,
Taquari, São Lourenço, Cuiabá, Itiquira, Miranda, Aquidauana, Negro, Apa e Jauru. O rio Paraguai nasce na Serra dos Parecis, no estado de Mato Grosso. Ao longo do seu
percurso de, aproximadamente, 2.582 Km, desde a nascente até a foz (na Argentina), o rio banha margens exclusivamente brasileiras, numa extensão de,
aproximadamente, 1.300 Km, e compartilha suas margens entre Brasil e Bolívia (48 Km) e entre Brasil e Paraguai (332 Km). (Disponível em:
http://www.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursoshidricos/ regioeshidrograficas2014.pdf. Acesso em: 03/01/2019.) Sobre a Bacia do
Alto Paraguai, analise as afirmativas.
 
I - A Região Hidrográfica do Paraguai abrange 94 municípios, sendo 59 no Mato Grosso e 35 no Mato Grosso do Sul, e as principais cidades em número
populacional são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Corumbá, Cáceres, Tangará da Serra e Aquidauana.
 
II - Essa região se encontra bastante antropizada em decorrência da abertura de áreas para exploração e produção agropecuária, tais atividades têm causado
degradação, erosão, sedimentação e contaminação da água dos rios dessa bacia.
 
III - Na Região Hidrográfica do Paraguai há um grande aproveitamento hidrelétrico que predomina na região do planalto, porém, as hidroelétricas causam
variados impactos, como dificuldade de migração dos peixes, e geram potenciais conflitos pelo uso da água.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I e III, apenas.
 b) I, II e III.
 c) II e III, apenas.
 d) I e II, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1879586
Questão 190: UFMT - Prof (Tangará S)/Pref Tangará da S/Séries Finais/Geografia/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
A política de regularização fundiária, seguindo os fundamentos do Estatuto da Terra, foi utilizada durante os governos militares como o principal instrumento de “reforma
agrária” no país. Era o processo pelo qual se arrecadava, legitimava ou adjudicava terras públicas que estivessem ocupadas por boa fé ou de forma irregular por terceiros,
tendo como instrumentos legais de execução a “discriminação de terras devolutas” e a “arrecadação sumária”. No estado de Mato Grosso foi implementada pelo INCRA
através de seis projetos fundiários, que possuíam autonomia administrativa e eram geridos com recursos federais.
 
(MORENO, Gislaine. Terra e poder em Mato Grosso: política e mecanismos de Burla. Cuiabá: Entrelinhas: EdUFMT, 2007.)
 
Considerado como “portal da Amazônia”, Mato Grosso passou a integrar o processo de desenvolvimento extensivo do capitalismo. Sobre esses seis projetos fundiários,
marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) O Programa de Integração Nacional (PIN) visava financiar obras de infraestrutura, sobretudo a abertura de rodovias federais e a implantação da reforma agrária
ao longo dessas rodovias, nas áreas de atuação da Sudene e da Sudam.
 
( ) O Programa de Redistribuição de Terras e Estímulo à Agroindústria do Norte e Nordeste (Proterra) visava facilitar o acesso à terra, criar melhores condições de
emprego da mão de obra no campo e fomentar a agroindústria nas áreas de atuação da Sudam e da Sudene.
 
( ) O Programa de Polos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia (Poloamazônia) consistia na ação desenvolvida em áreas que já possuíam o mínimo de
infraestrutura, implantada com o apoio do governo estadual e do município envolvido.
 
( ) O Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil (Polonoroeste) tinha como objetivo financiar obras de infraestrutura e implantar projetos de
colonização nas áreas de influência da BR-364 – Cuiabá – Porto Velho.
 
Assinale a sequência correta.
 a) F, F, V, F
 b) V, F, V, F
 c) F, V, F, V
 d) V, V, F, V
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1879592
Questão 191: CEBRASPE (CESPE) - Vest (UnB)/UnB/Regular/2019
Assunto: Geografia do Mato Grosso
A fronteira agrícola no Brasil vem se expandindo ao longo das quatro últimas décadas, principalmente pelo intensivo investimento em conhecimento e tecnologia.
Embora esse crescimento seja significativo, há uma enorme concentração produtiva. É nítido que há uma expansão da produção em direção ao cerrado brasileiro, com a
incorporação do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), notadamente na produção de grãos. Há também uma intensificação da atividade pecuária em regiões
tradicionais — no Sul do país, seja na suinocultura, seja na avicultura — com a inclusão das regiões limítrofes do Centro-Oeste e do Pará, com a bovinocultura.
 
Internet: <www.ipea.gov.br> (com adaptações).
 
Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue o item a seguir.
 
No norte do Mato Grosso, uma das regiões de expansão da fronteira agrícola, as cidades e suas funcionalidades (lojas de máquinas agrícolas e de insumos, bancos,
cooperativas, empresas de armazenagem, consultorias, construtoras, imobiliárias, indústrias, empresas de aviação agrícola) evidenciam a articulação territorial entre
produção agropecuária e serviços urbanos.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1964067
Questão 192: SELECON - TAdE (SECITEC MT)/SECITEC MT/Biblioteconomia/2018
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Pelas variações de temperatura e umidade ao longo do ano, pode-se concluir que o clima predominante em Cuiabá é:
 a) equatorial úmido, com elevadas temperaturas e chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano
 b) tropical, com temperaturas altas e uma estação seca no inverno e outra chuvosa no verão
 c) tropical semiárido, com temperaturas altas e longos períodos secos durante o ano
 d) subtropical úmido, com invernos rigorosos e elevada amplitude térmica
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/785478
Questão 193: SELECON - TAdE (SECITEC MT)/SECITEC MT/Biblioteconomia/2018
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Chineses anunciam investimentos de
US$ 22 milhões em Mato Grosso
Eliana Bess, redação Gcom-MT
 
Mato Grosso recebeu nesta quarta-feira (17) a visita de uma comitiva chinesa ao Palácio Paiaguás. Os chineses entregaram dois drones para a Secretaria de Estado de
Agricultura Familiar (Seaf). Esta é a sétima visita dos asiáticos ao Estado, desde que uma comitiva mato-grossense, liderada pelo governador Pedro Taques, foi à China no
mês de novembro de 2017.
 
(Disponível em: http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/ show/secao/9/og/1/materia/530765/t/chineses-
anunciam- investimentos-de-us-22-milhoes-em-mato-grosso.
 
Acesso em: 05/03/2018)
 
O Estado de Mato Grosso tem um importante papel estratégico para os investidores chineses porque apresenta:
 a) excelente rede de transportes e disponibilidade de energia
 b) acesso aos recursos hídricos e elevada produtividade agrícola
 c) fertilidade natural do solo e integração porto-ferroviária
 d) grandes reservas de petróleo e gás natural
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/785483
Questão 194: SELECON - TApE (SECITEC MT)/SECITEC MT/2018
Assunto: Geografia do Mato Grosso
O turismo ecológico é uma importante atividade econômica para a geração de emprego e renda. Os atrativos naturais podem proporcionar o crescimento socioeconômico
do Estado de Mato Grosso.
 
Dentre os lugares turísticos mais visitados do Mato Grosso, pode-se destacar o:
 a) Parque Nacional da Chapada das Mesas
 b) Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
 c) Parque Nacional da Chapada Diamantina
 d)Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/789268
Questão 195: IBADE - Ass SiSc (SEJUDH MT)/SEJUDH MT/Assistente Administrativo/2018
Assunto: Geografia do Mato Grosso
O Mato Grosso é um Estado bastante rico em termos de biodiversidade. Ele é o único do Brasil a ter, simultaneamente, três dos principais biomas do país, quais sejam:
 a) Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.
 b) Amazônia, Cerrado e Pantanal.
 c) Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga.
 d) Amazônia, Caatinga e Cerrado.
 e) Mata Atlântica, Pampa e Amazônia.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1000904
Questão 196: IBADE - Ass SiSc (SEJUDH MT)/SEJUDH MT/Assistente Administrativo/2018
Assunto: Geografia do Mato Grosso
O Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos travados com os espanhóis por fronteira deixaram de acontecer, em 1802.
Mais tarde, devido à disputa político-econômica na região, em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31, dividindo o Estado
Mato Grosso em dois, que hoje são denominados como:
 a) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 b) Mato Grosso do Norte e Província do baixo Pantanal.
 c) Mato Grosso do Sul e Mato Grosso do Leste.
 d) Mato Grosso e Província do baixo Pantanal.
 e) Mato Grosso do Sul e Mato Grosso do Norte.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1000906
Questão 197: IBADE - Ag SegSc (SEJUDH MT)/SEJUDH MT/2018
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Com o agronegócio consolidado, o Estado de Mato Grosso é considerado o celeiro de país. De terreno fértil para as indústrias que atuam antes e depois da porteira, o
estado possui um agronegócio consolidado. Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas sobre Estado de Mato Grosso:
 
I. Possui cinco setores com grande potencial de crescimento na região (agroindústria, turismo, piscicultura, economia criativa e polo joalheiro).
 
II. E o maior produtor de pescado de água doce do Brasil, responsável por 20% da produção do país.
 
III. Atualmente 72% do pescado produzido no Estado são destinados ao consumo externo e exportado para China, de acordo com dados de 2014 do Instituto
Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA).
 
IV. O segundo maior consumidor do peixe produzido no Estado é o Maranhão (9,71 %) e depois o Piauí (2,35%).
 
Assim, estão corretas apenas as alternativas:
 a) II e IV.
 b) II e III.
 c) I, II e IV.
 d) I e II.
 e) I e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1004008
Questão 198: IBADE - Ag SegSc (SEJUDH MT)/SEJUDH MT/2018
Assunto: Geografia do Mato Grosso
A capital está localizada exatamente no meio do caminho entre o Atlântico e o Pacífico, ou seja, em linha reta é o ponto mais central do continente. O local exato foi
calculado por Marechal Rondon durante suas expedições pelo estado e é marcado com um monumento, o obelisco da Câmara dos Vereadores. A região do Brasil em que
está localizado o Estado do Mato do Grosso é denominada:
 a) nordeste.
 b) sudeste.
 c) centro-oeste.
 d) sul.
 e) norte.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1004011
Questão 199: UNEMAT - Aux Uni (UNEMAT)/UNEMAT/Motorista/2018
Assunto: Geografia do Mato Grosso
Viajando pra Mato Grosso, Aparecida do Taboado
Eu conheci uma morena que me deixou amarrado
Deixei a linda pequena, por Deus, confesso
desconsolado
Mudei meu jeito de ser, bebendo pra esquecer os 60
dias apaixonado
Dois meses juntinho dela eternamente serão lembrados
Pedaços da minha vida, lembranças do meu passado
Jamais será esquecida a imagem dela, de uma anjo
amado
Dois meses passaram logo, é num copo que eu me
afogo 60 dias apaixonado
Se alguém fala em Mato Grosso, eu sinto o peito
despedaçado
O pranto rola depressa, no meu rosto já cansado
Jamais eu esquecerei Aparecida do Taboado
Deixei a minha querida, deixei minha própria vida 60 dias
apaixonado”
(Autoria: Constantino Mendes e Darcy Rossi, 1977).
Disponível em: http://www.mt.gov.br/historia. Acesso em abr.2018.
 
A letra da música descrita acima trata de um contexto histórico do Estado de Mato Grosso que antecede o seguinte marco:
 a) Criação de Vila Bela da Santíssima Trindade como capital do Estado de Mato Grosso.
 b) Início do período de exploração da borracha, nos vales dos rios Teles Pires, Guaporé e Arinos.
 c) Divisão político-administrativa dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 d) Criação do município de Cuiabá, junto às margens do rio Coxipó.
 e) Descoberta de minas auríferas nos vales do rio Guaporé.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1848437
Questão 200: UNEMAT - Aux Uni (UNEMAT)/UNEMAT/Motorista/2018
Assunto: Geografia do Mato Grosso
As principais estradas federais de rodagem no Estado de Mato Grosso foram construídas nas décadas de 1970/1980, no contexto da política federal de integração
nacional, através do PIN – Programa de Integração Nacional. A partir de 1990, outras rodovias federais e estaduais foram implantadas no Estado, financiadas por
programas federais de desenvolvimento, objetivando a interligação da malha viária estadual aos principais eixos rodoviários federais que cortam o Mato Grosso.
 
A implementação da malha viária permitiu o avanço da fronteira agrícola em Mato Grosso com a abertura de novas áreas de produção e a expansão de novos núcleos de
povoamento.
 
Disponível em: http://w w w .aprosoja.com.br.
Acesso em jan. /2018. MORENO, G; HIGA, T. C. S. (orgs.) Geografia de Mato Grosso. Território. Sociedade. Ambiente. Entrelinhas. Cuiabá, 296 p. 2005.
 
As Rodovias Federais existentes no Estado de Mato Grosso e suas respectivas características são:
 a) BR163: Cuiabá – Porto Velho; BR070: liga Cáceres a Comodoro, passando por Pontes e Lacerda; BR158: parte de Barra do Garças até Marabá (PA); BR364:
Cuiabá – Santarém; BR174: Cuiabá – Brasília; BR251: inicia-se na divisa com Goiás, a leste, e termina em Cuiabá.
 b) BR163: Cuiabá – Santarém; BR070: Cuiabá – Brasília; BR158: Parte de Barra do Garças até Marabá (PA); BR174: liga Cáceres a Comodoro, passando por Pontes e
Lacerda; BR364: Cuiabá – Porto Velho; BR251: inicia-se na divisa com Goiás, a leste, e termina em Cuiabá.
 c) BR163: Cuiabá – Santarém; BR070: Cuiabá – Brasília; BR158: Se inicia na divisa com Goiás, a leste, e termina em Cuiabá; BR174: liga Cáceres a Comodoro,
passando por Pontes e Lacerda; BR364: Cuiabá – Porto Velho; BR251: parte de Barra do Garças até Marabá (PA).
 d) BR163: liga Cáceres a Comodoro, passando por Pontes e Lacerda; BR070: Cuiabá – Brasília; BR158: parte de Barra do Garças até Marabá (PA); BR174: Cuiabá –
Santarém; BR364: Cuiabá – Porto Velho; BR251: inicia-se na divisa com Goiás, a leste, e termina em Cuiabá.
 e) BR163: Cuiabá – Santarém; BR070: inicia-se na divisa com Goiás, a leste, e termina em Cuiabá; BR158: parte de Barra do Garças até Marabá (PA); BR174: liga
Cáceres a Comodoro, passando por Pontes e Lacerda; BR364: Cuiabá – Porto Velho; BR251: Cuiabá – Brasília.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1848439
Gabarito
1) B 2) A 3) D 4) E 5) C 6) E 7) B
8) D 9) D 10) D 11) A 12) E 13) B 14) E
15) D 16) C 17) B 18) E 19) A 20) B 21) B
22) E 23) A 24) D 25) E 26) C 27) A 28) B
29) D 30) C 31) A 32) C 33) B 34) A 35) C
36) C 37) C 38) B 39) B 40) D 41) C 42) D
43) D 44) C 45) A 46) D 47) A 48) B 49) E
50) E 51) C 52) A 53) D 54) C 55) D 56) A
57) B 58) A 59) D 60) B 61) A 62) B 63) B
64) A 65) A 66) A 67) D 68) C 69) D 70) C
71) D 72) A 73) C 74) B 75) A 76) C 77) A
78) C 79) E 80) D 81) E 82) A 83) D 84) E
85) A 86) C 87) C 88) A 89) A 90) D 91) E
92) C 93) B 94) A 95) D 96) A 97) C 98) B
99)B 100) C 101) C 102) B 103) A 104) B 105) B
106) D 107) B 108) A 109) A 110) C 111) A 112) E
113) C 114) A 115) B 116) A 117) D 118) C 119) B
120) B 121) A 122) B 123) D 124) D 125) A 126) D
127) B 128) C 129) C 130) A 131) A 132) E 133) C
134) D 135) C 136) A 137) Certo 138) Errado 139) D 140) A
141) C 142) B 143) D 144) E 145) A 146) E 147) C
148) D 149) D 150) A 151) D 152) B 153) E 154) C
155) D 156) E 157) B 158) A 159) A 160) C 161) C
162) C 163) B 164) C 165) B 166) A 167) A 168) C
169) A 170) D 171) C 172) B 173) A 174) C 175) D
176) A 177) C 178) D 179) B 180) D 181) D 182) B
183) A 184) C 185) D 186) D 187) B 188) A 189) B
190) D 191) Certo 192) B 193) B 194) B 195) B 196) A
197) D 198) C 199) C 200) B

Mais conteúdos dessa disciplina