Logo Passei Direto
Buscar

PROVA 01

User badge image
Laira Lopes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A constituição de uma identidade é produto de um intenso processo de construção social. Seu desenvolvimento depende de relações sociais e de interação. Para existir identidade, é necessário haver grupos ou sociedades. No cotidiano, a impressão que existe é a de que uma identidade não depende de outros indivíduos. Sobre essa perspectiva do essencialismo identitário, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Essa visão da identidade não essencialista, problematizada pelas análises das Ciências Sociais, dos estudos culturais e dos movimentos sociais a partir dos anos de 1960.
II- O racismo foi um conceito bastante empregado entre os séculos XIX e início do século XX. A raça pode ser entendida como o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças e entre as etnias.
III- Ela percebe a identidade como um conjunto cristalino, autêntico e perene de características comuns aos que partilham de determinada identidade a partir de uma suposta unidade.
IV- Ela indica uma perspectiva que desconsidera a necessidade de outras identidades, naturalizando os contextos e as relações sociais, isto é, aquilo que é cultural.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

As identidades são construídas a partir de intricados processos sociais. Elas sintetizam esforços coletivos presentes na linguagem, no corpo, nas relações de poder e hierarquia, no consumo etc. Com relação à dependência de um contexto social para o surgimento das identidades, isto é, segundo o aspecto relacional das identidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As identidades definem-se pelos esforços desprendidos em torno do fechamento e da marcação de fronteiras simbólicas entre o eu - nós e os outros.
( ) As identidades se ocupam do reconhecimento, sendo um campo de estudos sobre as dimensões da globalização contemporânea, indicando soluções para seus problemas.
( ) As identidades são marcadas pelas contradições definidas a partir das relações e interações sociais, sendo fragmentadas e incompletas.
( ) As identidades são fixas e imutáveis, possuindo uma dimensão essencialista, segundo a qual uma identidade define uma pessoa ao longo de sua vida.
A+ Alterar modo de visualização
A V - F - V - V.
B V - F - V - F.
C V - V - V - F.
D V - F - F - V.

O conceito de 'invenção das tradições', elaborado por Eric Hobsbawm, contribui para entender a importância das identidades nacionais. Considerando que os Estados nacionais podem ser percebidos como tradições inventadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A tradição inventada é um conceito da literatura que ajuda a entender a construção histórica das personagens e obras escritas ao longo da Idade Média e início da Idade Moderna pelos monges católicos.
b) A tradição inventada indica um conjunto de afirmacoes filosóficas que contribuem para moldar as estruturas das sociedades, tomando como ponto de partida a ideia de presente e de futuro.
c) A tradição inventada indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os seus membros.
d) A tradição inventada tem como motor um conjunto de práticas sociais reguladas por símbolos e pela cultura, inculcando valores e normas pela repetição e pela continuidade do passado, sendo ritualizado.

A Modernidade foi um período repleto de mudanças e transformações sociais. Em meio a suas dinâmicas, a Modernidade consolidou um tipo específico de identidade, fundamentado na consolidação dos Estados-nacionais nos séculos XVIII e XIX: a identidade nacional.
Com relação a esse tipo de identidade, analise as afirmativas a seguir: I- A identidade nacional indica uma consciência de pertencer a uma sociedade global e multicultural. II- A identidade nacional demanda uma base territorial e uma memória nacional para que os seus membros possam se identificar. III- A identidade nacional indica o pertencimento a uma comunidade política que estrutura a vida nacional e individual. IV- A identidade nacional é uma forma de estímulo à diversidade interna de um país, valorizando pertencimentos locais e regionais. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.

As ideias de um mundo global não são novas. Elas começaram a ganhar forma no século XV. No entanto, o século XX assistiu à difusão e à radicalização desse fenômeno, em razão dos avanços tecnológicos, dos meios de transporte e do desenvolvimento capitalista. Sobre a globalização, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A globalização é um fenômeno multifacetado, originando diversos movimentos globais simultâneos, mas que tendem a ser reduzidos a sua dimensão econômica.
II- A globalização tem como característica o fato de ser um fenômeno centrado nas relações econômicas entre os países e empresas multinacionais.
III- A globalização ainda não se concretizou, sendo necessário eliminar as barreiras ao livre movimento de informações, mercadorias e pessoas entre os países.
IV- A globalização cultural diz respeito ao movimento de pessoas e grupos sociais entre as fronteiras dos países, causando grandes problemas sociais.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Para Santos (1997), a Modernidade é um período marcado pelo predomínio da razão, da técnica e da ciência. O resultado dessa hegemonia foi a construção de um mundo cujas ideias eram basicamente eurocêntricas. Ocorre uma valorização da regulação social em detrimento da emancipação social.
Sobre o pilar da regulação social, indicado por Santos (1997), analise as afirmativas a seguir: I- A Modernidade está apegada aos princípios da ciência moderna e a seus princípios de exclusão social e de classe. II- Ocorreu a invasão de princípios ligados aos interesses capitalistas no ambiente de regulação social, diminuindo a margem de ação do sujeito. III- Trata-se daquele pilar ligado ao Estado, mercado e a comunidade, onde as possibilidades de emancipação individual se tornam mais estreitas. IV- Indica as qualidades estético-expressivas, a moral, a ética, colocando o ser humano como agente ativo presente na sociedade. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Dentre alguns teóricos contemporâneos que elaboraram uma análise crítica da Modernidade, encontra-se o francês Alain Touraine (1994), nome importante nos estudos sobre movimentos sociais, multiculturalismo, sujeitos etc. Segundo este autor, a Modernidade é a difusão de produtos da atividade racional, científica, tecnológica e administrativa. Dentro desse quadro da Modernidade, sobre os impactos na identidade, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Touraine, a modernidade foi incapaz de retirar a maior parte dos sujeitos da irracionalidade e da ignorância das crenças, atirando-o a uma multidão fragmentada, onde as identidades ficam esvaziadas e frágeis.
II- Para Touraine, a modernidade representou a ascensão de formas coletivas de organização social, estruturadas pelo patriarcalismo, pelo racismo e outras maneiras de segregação social e territorial.
III- Para Touraine, a modernidade era uma ideia que se tornou uma vontade, rompendo o vínculo entre o Homem e a Natureza, com impactos na vida social, política e econômica, bem como, no 'eu' reflexivo.
IV- Para Touraine, a modernidade atirou o sujeito num mundo líquido, onde a ciência e a tecnologia se desenvolvem intensamente, mas apenas para a pequena elite financeira internacional.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O surgimento da identidade nacional está vinculado ao aparecimento de novos Estados com poder centralizado. Muitos desses novos reinos ou países pertenciam ao império romano e, depois, ao Império Sacro-Romano. A identidade nacional relaciona-se com a herança do Império Romano e dos desdobramentos da Idade Média.
Sobre a identidade nacional, assinale a alternativa CORRETA:
a) A identidade nacional indica um fenômeno ligado à globalização, resultando na pluralidade cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais estimulados pela globalização.
b) A identidade nacional indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os seus membros.
c) A identidade nacional indica uma relação de semelhança absoluta e completa entre duas coisas, possuindo as mesmas características essenciais, que são assim a mesma coisa, implicando numa comunidade.
d) A identidade nacional indica o pertencimento a uma comunidade política estruturada em torno da vida nacional, de um território, língua e memória coletiva compartilhada, sendo composta por símbolos e instituições.

Para o sociólogo Néstor Garcia Canclini (1997), a identidade que se configurou entre os séculos XVIII e XIX estava vinculada à figura do Estado-nação. No entanto, em nosso cenário atual, a globalização teria modificado o sentido dessas identidades, tendo como uma das consequências o aparecimento de identidades híbridas, percebidas principalmente no caso de pessoas e grupos refugiados. Sobre o sentido das identidades híbridas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A identidade híbrida é experimentada como repertórios fragmentados de minipapéis sociais, resultado de uma identidade pluralizada e desterritorializada.
( ) A identidade híbrida reforça a ideia de uma modernidade sólida, permeada pela força da Ciência e do Estado nacional.
( ) As identidades híbridas são formas pós-modernas conformadas por trânsitos entre os países e línguas.
( ) As hibridações são processos socioculturais resultantes da montagem e colagem entre a cultura de origem e a nova identidade de uma pessoa.
a) V - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - V.

Jünger Habermas é um sociólogo e filósofo alemão herdeiro da Escola de Frankfurt. Tornou-se conhecido pelas suas análises críticas a respeito da Modernidade, tomando-a como um 'projeto filosófico' inacabado. Uma das situações indicadas por Habermas com relação aos nossos tempos atuais é que se rompeu o equilíbrio entre a razão instrumental e a razão comunicativa, característico da Modernidade. Sobre o significado dessas duas razões, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O equilíbrio entre razão instrumental e comunicativa procura estimular o desenvolvimento do industrialismo e, depois, do capitalismo e dos bens de consumo para a grande massa.
II- O equilíbrio entre ambas indicava que de um lado, havia uma tentativa de controle da natureza e do domínio da técnica e, por outro, das formas de expressão e comunicação na sociedade.
III- O equilíbrio indicava a constante vigilância dos atores sobre os poderes constituídos, sendo que este equilíbrio era controlado pela mais alta hierarquia da Igreja Católica e Protestante.
IV- O equilíbrio rompido implica que um dos lados, a técnica e a ciência tornaram-se mais poderosas e relevantes na sociedade, reduzindo os espaços de comunicação, diálogo e expressão social.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A constituição de uma identidade é produto de um intenso processo de construção social. Seu desenvolvimento depende de relações sociais e de interação. Para existir identidade, é necessário haver grupos ou sociedades. No cotidiano, a impressão que existe é a de que uma identidade não depende de outros indivíduos. Sobre essa perspectiva do essencialismo identitário, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Essa visão da identidade não essencialista, problematizada pelas análises das Ciências Sociais, dos estudos culturais e dos movimentos sociais a partir dos anos de 1960.
II- O racismo foi um conceito bastante empregado entre os séculos XIX e início do século XX. A raça pode ser entendida como o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças e entre as etnias.
III- Ela percebe a identidade como um conjunto cristalino, autêntico e perene de características comuns aos que partilham de determinada identidade a partir de uma suposta unidade.
IV- Ela indica uma perspectiva que desconsidera a necessidade de outras identidades, naturalizando os contextos e as relações sociais, isto é, aquilo que é cultural.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

As identidades são construídas a partir de intricados processos sociais. Elas sintetizam esforços coletivos presentes na linguagem, no corpo, nas relações de poder e hierarquia, no consumo etc. Com relação à dependência de um contexto social para o surgimento das identidades, isto é, segundo o aspecto relacional das identidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As identidades definem-se pelos esforços desprendidos em torno do fechamento e da marcação de fronteiras simbólicas entre o eu - nós e os outros.
( ) As identidades se ocupam do reconhecimento, sendo um campo de estudos sobre as dimensões da globalização contemporânea, indicando soluções para seus problemas.
( ) As identidades são marcadas pelas contradições definidas a partir das relações e interações sociais, sendo fragmentadas e incompletas.
( ) As identidades são fixas e imutáveis, possuindo uma dimensão essencialista, segundo a qual uma identidade define uma pessoa ao longo de sua vida.
A+ Alterar modo de visualização
A V - F - V - V.
B V - F - V - F.
C V - V - V - F.
D V - F - F - V.

O conceito de 'invenção das tradições', elaborado por Eric Hobsbawm, contribui para entender a importância das identidades nacionais. Considerando que os Estados nacionais podem ser percebidos como tradições inventadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A tradição inventada é um conceito da literatura que ajuda a entender a construção histórica das personagens e obras escritas ao longo da Idade Média e início da Idade Moderna pelos monges católicos.
b) A tradição inventada indica um conjunto de afirmacoes filosóficas que contribuem para moldar as estruturas das sociedades, tomando como ponto de partida a ideia de presente e de futuro.
c) A tradição inventada indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os seus membros.
d) A tradição inventada tem como motor um conjunto de práticas sociais reguladas por símbolos e pela cultura, inculcando valores e normas pela repetição e pela continuidade do passado, sendo ritualizado.

A Modernidade foi um período repleto de mudanças e transformações sociais. Em meio a suas dinâmicas, a Modernidade consolidou um tipo específico de identidade, fundamentado na consolidação dos Estados-nacionais nos séculos XVIII e XIX: a identidade nacional.
Com relação a esse tipo de identidade, analise as afirmativas a seguir: I- A identidade nacional indica uma consciência de pertencer a uma sociedade global e multicultural. II- A identidade nacional demanda uma base territorial e uma memória nacional para que os seus membros possam se identificar. III- A identidade nacional indica o pertencimento a uma comunidade política que estrutura a vida nacional e individual. IV- A identidade nacional é uma forma de estímulo à diversidade interna de um país, valorizando pertencimentos locais e regionais. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.

As ideias de um mundo global não são novas. Elas começaram a ganhar forma no século XV. No entanto, o século XX assistiu à difusão e à radicalização desse fenômeno, em razão dos avanços tecnológicos, dos meios de transporte e do desenvolvimento capitalista. Sobre a globalização, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A globalização é um fenômeno multifacetado, originando diversos movimentos globais simultâneos, mas que tendem a ser reduzidos a sua dimensão econômica.
II- A globalização tem como característica o fato de ser um fenômeno centrado nas relações econômicas entre os países e empresas multinacionais.
III- A globalização ainda não se concretizou, sendo necessário eliminar as barreiras ao livre movimento de informações, mercadorias e pessoas entre os países.
IV- A globalização cultural diz respeito ao movimento de pessoas e grupos sociais entre as fronteiras dos países, causando grandes problemas sociais.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Para Santos (1997), a Modernidade é um período marcado pelo predomínio da razão, da técnica e da ciência. O resultado dessa hegemonia foi a construção de um mundo cujas ideias eram basicamente eurocêntricas. Ocorre uma valorização da regulação social em detrimento da emancipação social.
Sobre o pilar da regulação social, indicado por Santos (1997), analise as afirmativas a seguir: I- A Modernidade está apegada aos princípios da ciência moderna e a seus princípios de exclusão social e de classe. II- Ocorreu a invasão de princípios ligados aos interesses capitalistas no ambiente de regulação social, diminuindo a margem de ação do sujeito. III- Trata-se daquele pilar ligado ao Estado, mercado e a comunidade, onde as possibilidades de emancipação individual se tornam mais estreitas. IV- Indica as qualidades estético-expressivas, a moral, a ética, colocando o ser humano como agente ativo presente na sociedade. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Dentre alguns teóricos contemporâneos que elaboraram uma análise crítica da Modernidade, encontra-se o francês Alain Touraine (1994), nome importante nos estudos sobre movimentos sociais, multiculturalismo, sujeitos etc. Segundo este autor, a Modernidade é a difusão de produtos da atividade racional, científica, tecnológica e administrativa. Dentro desse quadro da Modernidade, sobre os impactos na identidade, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Touraine, a modernidade foi incapaz de retirar a maior parte dos sujeitos da irracionalidade e da ignorância das crenças, atirando-o a uma multidão fragmentada, onde as identidades ficam esvaziadas e frágeis.
II- Para Touraine, a modernidade representou a ascensão de formas coletivas de organização social, estruturadas pelo patriarcalismo, pelo racismo e outras maneiras de segregação social e territorial.
III- Para Touraine, a modernidade era uma ideia que se tornou uma vontade, rompendo o vínculo entre o Homem e a Natureza, com impactos na vida social, política e econômica, bem como, no 'eu' reflexivo.
IV- Para Touraine, a modernidade atirou o sujeito num mundo líquido, onde a ciência e a tecnologia se desenvolvem intensamente, mas apenas para a pequena elite financeira internacional.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O surgimento da identidade nacional está vinculado ao aparecimento de novos Estados com poder centralizado. Muitos desses novos reinos ou países pertenciam ao império romano e, depois, ao Império Sacro-Romano. A identidade nacional relaciona-se com a herança do Império Romano e dos desdobramentos da Idade Média.
Sobre a identidade nacional, assinale a alternativa CORRETA:
a) A identidade nacional indica um fenômeno ligado à globalização, resultando na pluralidade cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais estimulados pela globalização.
b) A identidade nacional indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os seus membros.
c) A identidade nacional indica uma relação de semelhança absoluta e completa entre duas coisas, possuindo as mesmas características essenciais, que são assim a mesma coisa, implicando numa comunidade.
d) A identidade nacional indica o pertencimento a uma comunidade política estruturada em torno da vida nacional, de um território, língua e memória coletiva compartilhada, sendo composta por símbolos e instituições.

Para o sociólogo Néstor Garcia Canclini (1997), a identidade que se configurou entre os séculos XVIII e XIX estava vinculada à figura do Estado-nação. No entanto, em nosso cenário atual, a globalização teria modificado o sentido dessas identidades, tendo como uma das consequências o aparecimento de identidades híbridas, percebidas principalmente no caso de pessoas e grupos refugiados. Sobre o sentido das identidades híbridas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A identidade híbrida é experimentada como repertórios fragmentados de minipapéis sociais, resultado de uma identidade pluralizada e desterritorializada.
( ) A identidade híbrida reforça a ideia de uma modernidade sólida, permeada pela força da Ciência e do Estado nacional.
( ) As identidades híbridas são formas pós-modernas conformadas por trânsitos entre os países e línguas.
( ) As hibridações são processos socioculturais resultantes da montagem e colagem entre a cultura de origem e a nova identidade de uma pessoa.
a) V - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - V.

Jünger Habermas é um sociólogo e filósofo alemão herdeiro da Escola de Frankfurt. Tornou-se conhecido pelas suas análises críticas a respeito da Modernidade, tomando-a como um 'projeto filosófico' inacabado. Uma das situações indicadas por Habermas com relação aos nossos tempos atuais é que se rompeu o equilíbrio entre a razão instrumental e a razão comunicativa, característico da Modernidade. Sobre o significado dessas duas razões, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O equilíbrio entre razão instrumental e comunicativa procura estimular o desenvolvimento do industrialismo e, depois, do capitalismo e dos bens de consumo para a grande massa.
II- O equilíbrio entre ambas indicava que de um lado, havia uma tentativa de controle da natureza e do domínio da técnica e, por outro, das formas de expressão e comunicação na sociedade.
III- O equilíbrio indicava a constante vigilância dos atores sobre os poderes constituídos, sendo que este equilíbrio era controlado pela mais alta hierarquia da Igreja Católica e Protestante.
IV- O equilíbrio rompido implica que um dos lados, a técnica e a ciência tornaram-se mais poderosas e relevantes na sociedade, reduzindo os espaços de comunicação, diálogo e expressão social.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

11/01/2023 20:49 Avaliação I - Individual
about:blank 1/6
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:668454)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 29977204
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 4/6
Nota 4,00
A constituição de uma identidade é produto de um intenso processo de construção social. Seu 
desenvolvimento depende de relações sociais e de interação. Para existir identidade, é necessário 
haver grupos ou sociedades. No cotidiano, a impressão que existe é a de que uma identidade não 
depende de outros indivíduos. Sobre essa perspectiva do essencialismo identitário, analise as 
sentenças a seguir: 
I- Essa visão da identidade não essencialista, problematizada pelas análises das Ciências Sociais, dos 
estudos culturais e dos movimentos sociais a partir dos anos de 1960. 
II- O racismo foi um conceito bastante empregado entre os séculos XIX e início do século XX. A raça 
pode ser entendida como o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as 
raças e entre as etnias. 
III- Ela percebe a identidade como um conjunto cristalino, autêntico e perene de características 
comuns aos que partilham de determinada identidade a partir de uma suposta unidade. 
IV- Ela indica uma perspectiva que desconsidera a necessidade de outras identidades, naturalizando 
os contextos e as relações sociais, isto é, aquilo que é cultural. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças III e IV estão corretas.
As identidades são construídas a partir de intricados processos sociais. Elas sintetizam esforços 
coletivos presentes na linguagem, no corpo, nas relações de poder e hierarquia, no consumo etc. Com 
relação à dependência de um contexto social para o surgimento das identidades, isto é, segundo o 
aspecto relacional das identidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As identidades definem-se pelos esforços desprendidos em torno do fechamento e da marcação 
de fronteiras simbólicas entre o eu - nós e os outros. 
( ) As identidades se ocupam do reconhecimento, sendo um campo de estudos sobre as dimensões 
da globalização contemporânea, indicando soluções para seus problemas.
( ) As identidades são marcadas pelas contradições definidas a partir das relações e interações 
sociais, sendo fragmentadas e incompletas. 
( ) As identidades são fixas e imutáveis, possuindo uma dimensão essencialista, segundo a qual uma 
identidade define uma pessoa ao longo de sua vida. 
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
11/01/2023 20:49 Avaliação I - Individual
about:blank 2/6
A V - F - V - V.
B V - F - V - F.
C V - V - V - F.
D V - F - F - V.
O conceito de "invenção das tradições", elaborado por Eric Hobsbawm, contribui para entender 
a importância das identidades nacionais. Considerando que os Estados nacionais podem ser 
percebidos como tradições inventadas, assinale a alternativa CORRETA:
A
A tradição inventada é um conceito da literatura que ajuda a entender a construção histórica das
personagens e obras escritas ao longo da Idade Média e início da Idade Moderna pelos monges
católicos.
B A tradição inventada indica um conjunto de afirmações filosóficas que contribuem para moldar as
estruturas das sociedades, tomando como ponto de partida a ideia de presente e de futuro.
C
A tradição inventada indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada
ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os
seus membros.
D
A tradição inventada tem como motor um conjunto de práticas sociais reguladas por símbolos e
pela cultura, inculcando valores e normas pela repetição e pela continuidade do passado, sendo
ritualizado.
A Modernidade foi um período repleto de mudanças e transformações sociais. Em meio a suas 
dinâmicas, a Modernidade consolidou um tipo específico de identidade, fundamentado na 
consolidação dos Estados-nacionais nos séculos XVIII e XIX: a identidade nacional. Com relação a 
esse tipo de identidade, analise as afirmativas a seguir: 
I- A identidade nacional indica uma consciência de pertencer a uma sociedade global e multicultural. 
II- A identidade nacional demanda uma base territorial e uma memória nacional para que os seus 
membros possam se identificar. 
III- A identidade nacional indica o pertencimento a uma comunidade política que estrutura a vida 
nacional e individual. 
IV- A identidade nacional é uma forma de estímulo à diversidade interna de um país, valorizando 
pertencimentos locais e regionais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas II e IV estão corretas.
3
4
11/01/2023 20:49 Avaliação I - Individual
about:blank 3/6
As ideias de um mundo global não são novas. Elas começaram a ganhar forma no século XV. 
No entanto, o século XX assistiu à difusão e à radicalização desse fenômeno, em razão dos avanços 
tecnológicos, dos meios de transporte e do desenvolvimento capitalista. Sobre a globalização, analise 
as sentenças a seguir: 
I- A globalização é um fenômeno multifacetado, originando diversos movimentos globais 
simultâneos, mas que tendem a ser reduzidos a sua dimensão econômica. 
II- A globalização tem como característica o fato de ser um fenômeno centrado nas relações 
econômicas entre os países e empresas multinacionais. 
III- A globalização ainda não se concretizou, sendo necessário eliminar as barreiras ao livre 
movimento de informações, mercadorias e pessoas entre os países. 
IV- A globalização cultural diz respeito ao movimento de pessoas e grupos sociais entre as fronteiras 
dos países, causando grandes problemas sociais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
Para Santos (1997), a Modernidade é um período marcado pelo predomínio da razão, da técnica 
e da ciência. O resultado dessa hegemonia foi a construção de um mundo cujas ideias eram 
basicamente eurocêntricas. Ocorre uma valorização da regulação social em detrimento da 
emancipação social. Sobre o pilar da regulação social, indicado por Santos (1997), analise as 
afirmativas a seguir: 
I- A Modernidade está apegada aos princípios da ciência moderna e a seus princípios de exclusão 
social e de classe. 
II- Ocorreu a invasão de princípios ligados aos interesses capitalistas no ambiente de regulação 
social, diminuindo a margem de ação do sujeito. 
III- Trata-se daquele pilar ligado ao Estado, mercado e a comunidade, onde as possibilidades de 
emancipação individual se tornam mais estreitas. 
IV- Indica as qualidades estético-expressivas, a moral, a ética, colocando o ser humano como agente 
ativo presente na sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-
modernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
5
6
11/01/2023 20:49 Avaliação I - Individual
about:blank 4/6
D As afirmativas II e III estão corretas.
Dentre alguns teóricos contemporâneos que elaboraram uma análise crítica da Modernidade, 
encontra-se o francês Alain Touraine (1994), nome importante nos estudos sobre movimentos sociais, 
multiculturalismo, sujeitos etc. Segundo este autor, a Modernidade é a difusão de produtos da 
atividade racional, científica, tecnológica e administrativa. Dentro desse quadro da Modernidade, 
sobre os impactos na identidade, analise as afirmativas a seguir: 
I- Para Touraine, a modernidade foi incapaz de retirar a maior parte dos sujeitos da irracionalidade e 
da ignorância das crenças, atirando-o a umamultidão fragmentada, onde as identidades ficam 
esvaziadas e frágeis. 
II- Para Touraine, a modernidade representou a ascensão de formas coletivas de organização social, 
estruturadas pelo patriarcalismo, pelo racismo e outras maneiras de segregação social e territorial. 
III- Para Touraine, a modernidade era uma ideia que se tornou uma vontade, rompendo o vínculo 
entre o Homem e a Natureza, com impactos na vida social, política e econômica, bem como, no "eu" 
reflexivo. 
IV- Para Touraine, a modernidade atirou o sujeito num mundo líquido, onde a ciência e a tecnologia 
se desenvolvem intensamente, mas apenas para a pequena elite financeira internacional. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. Petrópolis, RJ: 
Vozes, 1994.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas III e IV estão corretas.
O surgimento da identidade nacional está vinculado ao aparecimento de novos Estados com 
poder centralizado. Muitos desses novos reinos ou países pertenciam ao império romano e, depois, ao 
Império Sacro-Romano. A identidade nacional relaciona-se com a herança do Império Romano e dos 
desdobramentos da Idade Média. Sobre a identidade nacional, assinale a alternativa CORRETA:
A
A identidade nacional indica uma relação de semelhança absoluta e completa entre duas coisas,
possuindo as mesmas características essenciais, que são assim a mesma coisa, implicando numa
comunidade.
B
A identidade nacional indica um fenômeno ligado à globalização, resultando na pluralidade
cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais
estimulados pela globalização.
C
A identidade nacional indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada
ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os
seus membros.
7
8
11/01/2023 20:49 Avaliação I - Individual
about:blank 5/6
D
A identidade nacional indica o pertencimento a uma comunidade política estruturada em torno da
vida nacional, de um território, língua e memória coletiva compartilhada, sendo composta por
símbolos e instituições.
Para o sociólogo Néstor Garcia Canclini (1997), a identidade que se configurou entre os séculos 
XVIII e XIX estava vinculada à figura do Estado-nação. No entanto, em nosso cenário atual, a 
globalização teria modificado o sentido dessas identidades, tendo como uma das consequências o 
aparecimento de identidades híbridas, percebidas principalmente no caso de pessoas e grupos 
refugiados. Sobre o sentido das identidades híbridas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas:
( ) A identidade híbrida é experimentada como repertórios fragmentados de minipapéis sociais, 
resultado de uma identidade pluralizada e desterritorializada. 
( ) A identidade híbrida reforça a ideia de uma modernidade sólida, permeada pela força da Ciência 
e do Estado nacional. 
( ) As identidades híbridas são formas pós-modernas conformadas por trânsitos entre os países e 
línguas. 
( ) As hibridações são processos socioculturais resultantes da montagem e colagem entre a cultura 
de origem e a nova identidade de uma pessoa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 
Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.
A V - F - F - V.
B V - F - V - V.
C F - V - V - V.
D V - F - V - F.
Jünger Habermas é um sociólogo e filósofo alemão herdeiro da Escola de Frankfurt. Tornou-se 
conhecido pelas suas análises críticas a respeito da Modernidade, tomando-a como um "projeto 
filosófico" inacabado. Uma das situações indicadas por Habermas com relação aos nossos tempos 
atuais é que se rompeu o equilíbrio entre a razão instrumental e a razão comunicativa, característico 
da Modernidade. Sobre o significado dessas duas razões, analise as afirmativas a seguir: 
I- O equilíbrio entre razão instrumental e comunicativa procura estimular o desenvolvimento do 
industrialismo e, depois, do capitalismo e dos bens de consumo para a grande massa. 
II- O equilíbrio entre ambas indicava que de um lado, havia uma tentativa de controle da natureza e 
do domínio da técnica e, por outro, das formas de expressão e comunicação na sociedade. 
III- O equilíbrio indicava a constante vigilância dos atores sobre os poderes constituídos, sendo que 
este equilíbrio era controlado pela mais alta hierarquia da Igreja Católica e Protestante. 
IV- O equilíbrio rompido implica que um dos lados, a técnica e a ciência tornaram-se mais poderosas 
e relevantes na sociedade, reduzindo os espaços de comunicação, diálogo e expressão social. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e IV estão corretas.
9
10
11/01/2023 20:49 Avaliação I - Individual
about:blank 6/6
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina