Logo Passei Direto
Buscar

Prova IFRN - IFRN - 2006 - para Professor - Geografia.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O ensino de geografia vem sendo influenciado atualmente pelo retorno da abordagem cultural na ciência geográfica. A abordagem atual da Geografia Cultural tem procurado superar as idéias de Carl Ortwin Sauer, abrangendo
a) estudos socioeconômicos e políticos da paisagem. b) estudos quantitativos e perceptivos da paisagem. c) análises dos significados da paisagem. d) análises da ecologia cultural da paisagem.
a) estudos socioeconômicos e políticos da paisagem.
b) estudos quantitativos e perceptivos da paisagem.
c) análises dos significados da paisagem.
d) análises da ecologia cultural da paisagem.

A geografia utiliza diversos conceitos-chave como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço. No atual período técnico-científico-informacional, o conceito de território tem retornado como uma revanche, exprimindo o conflito entre o global e o local. Na Geografia, define-se território como uma
a) unidade do espaço apropriável para a vida e marcada pela identidade. b) área delimitada, monitorada e controlada por relações de poder. c) área dinâmica que se estrutura e se reestrutura em um determinado tempo. d) unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança.
a) unidade do espaço apropriável para a vida e marcada pela identidade.
b) área delimitada, monitorada e controlada por relações de poder.
c) área dinâmica que se estrutura e se reestrutura em um determinado tempo.
d) unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, para o ensino médio, propõem que o docente de geografia desenvolva os processos de ensino e de aprendizagem, utilizando um conjunto de conceitos, que se inicia com o espaço geográfico, passando, em seguida, por outros, como:
a) território, lugar, região e regionalização,, globalização, fixos, técnicas e redes. b) paisagem, lugar, território e territorialidade, escala e globalização, técnicas e redes. c) território, escala e mundialização, conectividade, seletividade, técnicas e redes. d) paisagem, região, escalas de análise, mundialização, fluxos, técnicas e redes.
a) território, lugar, região e regionalização,, globalização, fixos, técnicas e redes.
b) paisagem, lugar, território e territorialidade, escala e globalização, técnicas e redes.
c) território, escala e mundialização, conectividade, seletividade, técnicas e redes.
d) paisagem, região, escalas de análise, mundialização, fluxos, técnicas e redes.

O ensino de geografia tende a acompanhar a trajetória do pensamento geográfico. Desde a Antigüidade até os dias atuais, várias alternativas se abrem a esse pensamento e se formam correntes que procuram encaminhar o conhecimento da Geografia em diversas direções: determinismo, possibilismo, neopositivismo, crítica radical e humanismo geográficos, dentre outras.
- Com relação ao humanismo geográfico mencionado, pode-se afirmar que se trata de um novo horizonte que considera o
a) espaço como resultante da relação natureza-sociedade ou como um produto socioespacial que articula economia e política.
b) espaço como resultado de um processo histórico ou como uma construção simbólica que associa sentidos e idéias.
c) meio geográfico como produto de duas formas espaciais não excludentes, ou seja, a planície isotrópica e a representação matricial.
d) meio geográfico como locus da reprodução das relações de produção, isto é, reprodução da sociedade.

Um professor de Geografia do CEFET-RN disse que, nos processos de ensino e de aprendizagem de geografia, no ensino médio, é importante o uso de diferentes tipos de escala. Recentemente, a escala geográfica tem se destacado nas aulas desse professor, porque:
a) contribui para a descoberta da distância real entre dois pontos de um mapa. b) proporciona a representação do espaço geográfico num mapa, de maneira geométrica. c) possibilita a representação de diferentes níveis de apreensão do fenômeno espacial. d) destaca o mapa como um dado instrumental de representação do espaço.
a) contribui para a descoberta da distância real entre dois pontos de um mapa.
b) proporciona a representação do espaço geográfico num mapa, de maneira geométrica.
c) possibilita a representação de diferentes níveis de apreensão do fenômeno espacial.
d) destaca o mapa como um dado instrumental de representação do espaço.

Em uma aula de Geografia no CEFET/RN, um professor, explicando sobre Escala Cartográfica para alunos do curso Técnico de Serviços, perguntou qual seria a melhor escala utilizada para visualização dos principais pontos turísticos da Cidade de Natal. A escala a que ele se referiu é a:
a) 1: 2.000.000, que é uma escala pequena e utilizada para visualizar os pontos turísticos da cidade. b) 1: 2.200.000, que é uma escala grande e utilizada para visualizar pontos turísticos da cidade. c) 1: 20.000, que é uma escala grande e utilizada para mostrar riquezas de detalhes dos pontos turísticos da cidade. d) 1: 200.000, que é uma escala pequena e utilizada para representar os pontos turísticos traçados.
a) 1: 2.000.000, que é uma escala pequena e utilizada para visualizar os pontos turísticos da cidade.
b) 1: 2.200.000, que é uma escala grande e utilizada para visualizar pontos turísticos da cidade.
c) 1: 20.000, que é uma escala grande e utilizada para mostrar riquezas de detalhes dos pontos turísticos da cidade.
d) 1: 200.000, que é uma escala pequena e utilizada para representar os pontos turísticos traçados.

Imagine que, quando a seleção Brasileira, penta-campeã de futebol, estiver entrando no Estádio de Futebol, no dia 13 de junho em Berlim, na Alemanha, localizada a 9º E, aqui em Natal/RN, localizada a 35º O, milhares de natalenses estarão em frente à televisão para torcer pela seleção. No horário oficial do Brasil, o jogo será transmitido às 16h. Que horas serão na Alemanha?
a) 20 horas. b) 23 horas. c) 21 horas. d) 22 horas.
a) 20 horas.
b) 23 horas.
c) 21 horas.
d) 22 horas.

Observe as afirmacoes a seguir sobre a forma de representar graficamente o relevo:
a) Somente as questões I e III estão corretas. b) Somente as questões II e III estão corretas. c) Somente as questões I e II estão corretas. d) As questões I, II e III estão corretas.
I- As hachuras consistem em pequenas linhas paralelas tracejadas conforme a declividade e a altitude do terreno – quando o tracejado é próximo um ao outro representa maior declividade da encosta do relevo.
II- As curvas de nível (ou isoípsas) consistem em linhas curvas projetadas no mapa, derivadas de planos de corte horizontais do relevo desde a sua superfície de referência (zero metro).
III- Os mapas hipsométricos servem para a representação do relevo através de cores e de curvas de nível. As cores não são aleatórias, mas obedecem a uma convenção. São também chamados de mapas físicos.

O Diretor Geral do CEFET/RN resolveu vistoriar as obras de construção das UNED’s de Ipanguaçu e de Currais Novos. Levando em consideração que o mapa acima foi construído em uma Escala de 1: 2.500.000 e a distância percorrida entre NATAL-IPANGUAÇU-CURRAIS NOVOS, no mapa, foi de 15 cm. Assinale a alternativa que indica a distância real aproximada percorrida pelo Diretor Geral do CEFET/RN para visitar as obras de construção dessas UNED’s.
a) 3,7 km. b) 375 km. c) 3.750 km. d) 37.500 km.
a) 3,7 km.
b) 375 km.
c) 3.750 km.
d) 37.500 km.

Levando em consideração a divisão do Estado do Rio Grande do Norte em Mesorregiões, podemos dizer que as unidades do CEFET-RN de Natal, Mossoró, Currais Novos e Ipanguaçu estão localizadas, respectivamente, nas mesoregiões do:
a) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Agreste Potiguar, Central. b) Litoral Oriental, Mossoroense, Alto Apodi e Curraisnovense. c) Natal, Salineira Norte-Riograndense, Açu-Apodi, Seridó. d) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Oeste Potiguar.
a) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Agreste Potiguar, Central.
b) Litoral Oriental, Mossoroense, Alto Apodi e Curraisnovense.
c) Natal, Salineira Norte-Riograndense, Açu-Apodi, Seridó.
d) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Oeste Potiguar.

Segundo o Atlas do Rio Grande do Norte, esse estado apresenta-se distribuído nos seguintes tipos climáticos: Úmido, Sub-úmido, Sub-úmido Seco, Semi-árido e Semi-árido Intenso. Levando em conta essa classificação climática, podemos dizer que os CEFET’s de Natal, Mossoró, Currais Novos e Ipanguaçu, estão localizados em áreas de clima, respectivamente:
a) Sub-úmido, Semi-árido Intenso, Semi-árido Intenso e sub-úmido seco. b) Úmido, Semi-árido, Semi-árido e Sub-úmido seco. c) Úmido, Semi-árido intenso, Semi-árido e Sub-úmido. d) Sub-úmido, Sub-úmido seco, Semi-árido e Semi-árido.
a) Sub-úmido, Semi-árido Intenso, Semi-árido Intenso e sub-úmido seco.
b) Úmido, Semi-árido, Semi-árido e Sub-úmido seco.
c) Úmido, Semi-árido intenso, Semi-árido e Sub-úmido.
d) Sub-úmido, Sub-úmido seco, Semi-árido e Semi-árido.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo em terra e o segundo em terra e no mar. Sua importância para a economia estadual é por demais conhecida. A exploração de petróleo no Estado foi possibilitada pela descoberta de campos localizados principalmente em terrenos sedimentares:
a) da Chapada da Serra Verde. b) do Planalto da Borborema. c) da Chapada do Apodi. d) da Depressão Sertaneja.
a) da Chapada da Serra Verde.
b) do Planalto da Borborema.
c) da Chapada do Apodi.
d) da Depressão Sertaneja.

Sobre a dinâmica socioespacial norte-rio-grandense, leia o enunciado abaixo e assinale a alternativa correta.
No Rio Grande do Norte, a crise das economias tradicionais (como o algodão, a cera de carnaúba, a scheelita e o sal, por exemplo) foi seguida pelo dinamismo e expansão de novas economias como o petróleo, a fruticultura irrigada e a carcinicultura, dentre outras. A carcinicultura que é o cultivo de camarões em cativeiro, por exemplo, tem se expandido principalmente em alguns municípios litorâneos como:
a) Pendências, Arês e Tibau do Sul.
b) Porto do Mangue, Canguaretama e Macau.
c) Ipanguaçu, Galinhos e Várzea.
d) São Gonçalo do Amarante, Açu e Extremoz.

No Rio Grande do Norte, a atividade agrícola vem historicamente participando da produção e reprodução espacial e está
a) cada vez mais independente dos capitais agroindustriais urbanos e regionais. b) dirigida principalmente para o abastecimento interno de gêneros alimentares. c) formada atualmente de lavouras tradicionais e culturas alimentares modernas. d) voltada para a produção de culturas tropicais, face os avanços tecnológicos locais.
a) cada vez mais independente dos capitais agroindustriais urbanos e regionais.
b) dirigida principalmente para o abastecimento interno de gêneros alimentares.
c) formada atualmente de lavouras tradicionais e culturas alimentares modernas.
d) voltada para a produção de culturas tropicais, face os avanços tecnológicos locais.

A teoria Reformista explica o subdesenvolvimento e a pobreza pelo crescimento populacional, que estaria provocando a elevação dos gastos governamentais com os serviços de educação e saúde. Isso comprometeria a realização de investimentos nos setores produtivos e dificultaria o desenvolvimento.
A esse respeito, é correto afirmar que o:
a) Brasil apresenta um IDH médio, reflexo de seu passado histórico, em que, apesar de sua modernização, ainda apresenta níveis elevados de analfabetismo e uma forte concentração de rendas.
b) país apresenta um IDH baixo, medido pela grande quantidade de favelas e moradias precárias.
c) Brasil apresenta um IDH alto uma vez que apresenta altos índices de mortalidade e analfabetismo.
d) país apresenta um IDH em declínio, uma vez que programas como Bolsa-escola e Fome-zero vêm melhorando a qualidade de vida da população brasileira.

Entre os fatores que contribuíram para a questão da moradia das cidades brasileiras descritas na música “Alagados”, pode-se destacar que
Sobre as afirmacoes acima, é correto afirmar que somente:
I- é consequência do rápido processo de urbanização do Brasil, marcada pela precariedade das moradias de parcela considerável da população, reflexo do processo de modernização, marcada pela concentração de renda e pela exclusão social, onde grande parte das habitações nas grandes cidades é irregular.
II- reflete a expansão das grandes metrópoles que ocorreu de forma rápida e desorganizada, por conta da inoperância do governo e dos interesses das grandes empresas imobiliárias. A população mais pobre termina se distanciando do centro devido ao preço elevado dos imóveis e do aluguel.
III- é resultante do processo de suburbanização, que se iniciou no final do século XIX, da população de maior poder aquisitivo, que procura se distanciar das concentrações populacionais e dos centros urbanos, procurando as periferias, deixando os centros urbanos serem ocupados por moradias subnormais.
a) a questão III está correta.
b) a questão II está correta.
c) as questões I e III estão corretas.
d) as questões I e II estão corretas.

Esse pequeno fragmento refere-se ao atual processo de urbanização, em que:
Sobre as afirmações acima, pode-se afirmar que:
I- As cidades globais são aquelas que concentram a movimentação financeira, as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, etc, como por exemplo, Cingapura; enquanto as megacidades são aquelas que possuem mais de 10 milhões de habitantes e estão situadas principalmente nos países subdesenvolvidos, como é o caso do Rio de Janeiro.
II- As megacidades são aquelas que dispõem dos instrumentos de comando da economia e sociedade em escala mundial; enquanto as cidades globais polarizam a dinâmica tecnológica, social e cultural de seus países e estão ligadas entre si em escala global.
III- Cidades como São Paulo, Tóquio e Nova Iorque são ao mesmo tempo cidades globais e megacidades, por possuírem mais de 10 milhões de habitantes e uma infra-estrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais.
a) apenas a questão I está correta.
b) somente as questões II e III estão corretas.
c) somente as questões I e III estão corretas.
d) somente as questões I e II estão corretas.

A Região Metropolitana de Natal, criada pela Lei Complementar nº 152 de 16/01/1997, é composta pelos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, e, mais recentemente, a Lei Complementar nº 315 de 30/11/2005, inseriu mais dois municípios.
Os novos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Natal, são:
a) Goianinha e Ielmo Marinho.
b) Monte Alegre e Ielmo Marinho.
c) Goianinha e Espírito Santo.
d) Monte Alegre e Arês.

O processo de ocupação e produção do espaço norte-rio-grandense foi iniciado no século XVI. Nesse momento, ocorria a conquista e a exploração do litoral brasileiro pelos portugueses. A economia básica do Estado, durante esse período até o início XVIII, esteve praticamente atrelada à produção de cana-de-açúcar.
A partir do enunciado, assinale a alternativa que caracteriza o espaço geográfico potiguar, dessa época.
a) Os espaços regionais apresentavam-se bastantes povoados devido ao cultivo de cana no litoral.
b) Os espaços litorâneos achavam-se integrados ao interior do Estado através dos fluxos ferroviários.
c) Os espaços regionais apresentavam-se isolados, apesar do comércio externo que se fazia através do transporte fluvial.
d) Os espaços litorâneos achavam-se pouco povoados, apesar da cana no litoral úmido.

A respeito dos momentos, a que Santos se refere, podemos afirmar que o:
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que somente as questões:
I- Característica do clima representado pelo número 1: localiza-se nas áreas de maior altitude; sofre influência anual da massa de ar tropical atlântica (mTa); apresenta índice pluviométrico acima de 1.700 mm.
II- Característica do clima representado pelo número 2: chuvas concentradas no inverno, que variam de 1.500 mm a 2.000 mm durante o ano; médias térmicas elevadas; durante o verão, o encontro da mTa com as áreas mais elevadas, provoca chuvas orográficas.
III- Característica do clima representado pelo número 3: sofre influência da mEa; no inverno são constantes as ondas de frio, com amplitudes térmicas baixas e elevada taxa de umidade.
IV- Característica do clima representado pelo número 4: apresenta chuvas concentradas no inverno, que variam de 1.500 mm a 2.000 mm durante o ano, e médias térmicas elevadas; recebe influência da mTa e da mPa.
a) I e II estão corretas.
b) I e IV estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) III e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O ensino de geografia vem sendo influenciado atualmente pelo retorno da abordagem cultural na ciência geográfica. A abordagem atual da Geografia Cultural tem procurado superar as idéias de Carl Ortwin Sauer, abrangendo
a) estudos socioeconômicos e políticos da paisagem. b) estudos quantitativos e perceptivos da paisagem. c) análises dos significados da paisagem. d) análises da ecologia cultural da paisagem.
a) estudos socioeconômicos e políticos da paisagem.
b) estudos quantitativos e perceptivos da paisagem.
c) análises dos significados da paisagem.
d) análises da ecologia cultural da paisagem.

A geografia utiliza diversos conceitos-chave como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço. No atual período técnico-científico-informacional, o conceito de território tem retornado como uma revanche, exprimindo o conflito entre o global e o local. Na Geografia, define-se território como uma
a) unidade do espaço apropriável para a vida e marcada pela identidade. b) área delimitada, monitorada e controlada por relações de poder. c) área dinâmica que se estrutura e se reestrutura em um determinado tempo. d) unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança.
a) unidade do espaço apropriável para a vida e marcada pela identidade.
b) área delimitada, monitorada e controlada por relações de poder.
c) área dinâmica que se estrutura e se reestrutura em um determinado tempo.
d) unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, para o ensino médio, propõem que o docente de geografia desenvolva os processos de ensino e de aprendizagem, utilizando um conjunto de conceitos, que se inicia com o espaço geográfico, passando, em seguida, por outros, como:
a) território, lugar, região e regionalização,, globalização, fixos, técnicas e redes. b) paisagem, lugar, território e territorialidade, escala e globalização, técnicas e redes. c) território, escala e mundialização, conectividade, seletividade, técnicas e redes. d) paisagem, região, escalas de análise, mundialização, fluxos, técnicas e redes.
a) território, lugar, região e regionalização,, globalização, fixos, técnicas e redes.
b) paisagem, lugar, território e territorialidade, escala e globalização, técnicas e redes.
c) território, escala e mundialização, conectividade, seletividade, técnicas e redes.
d) paisagem, região, escalas de análise, mundialização, fluxos, técnicas e redes.

O ensino de geografia tende a acompanhar a trajetória do pensamento geográfico. Desde a Antigüidade até os dias atuais, várias alternativas se abrem a esse pensamento e se formam correntes que procuram encaminhar o conhecimento da Geografia em diversas direções: determinismo, possibilismo, neopositivismo, crítica radical e humanismo geográficos, dentre outras.
- Com relação ao humanismo geográfico mencionado, pode-se afirmar que se trata de um novo horizonte que considera o
a) espaço como resultante da relação natureza-sociedade ou como um produto socioespacial que articula economia e política.
b) espaço como resultado de um processo histórico ou como uma construção simbólica que associa sentidos e idéias.
c) meio geográfico como produto de duas formas espaciais não excludentes, ou seja, a planície isotrópica e a representação matricial.
d) meio geográfico como locus da reprodução das relações de produção, isto é, reprodução da sociedade.

Um professor de Geografia do CEFET-RN disse que, nos processos de ensino e de aprendizagem de geografia, no ensino médio, é importante o uso de diferentes tipos de escala. Recentemente, a escala geográfica tem se destacado nas aulas desse professor, porque:
a) contribui para a descoberta da distância real entre dois pontos de um mapa. b) proporciona a representação do espaço geográfico num mapa, de maneira geométrica. c) possibilita a representação de diferentes níveis de apreensão do fenômeno espacial. d) destaca o mapa como um dado instrumental de representação do espaço.
a) contribui para a descoberta da distância real entre dois pontos de um mapa.
b) proporciona a representação do espaço geográfico num mapa, de maneira geométrica.
c) possibilita a representação de diferentes níveis de apreensão do fenômeno espacial.
d) destaca o mapa como um dado instrumental de representação do espaço.

Em uma aula de Geografia no CEFET/RN, um professor, explicando sobre Escala Cartográfica para alunos do curso Técnico de Serviços, perguntou qual seria a melhor escala utilizada para visualização dos principais pontos turísticos da Cidade de Natal. A escala a que ele se referiu é a:
a) 1: 2.000.000, que é uma escala pequena e utilizada para visualizar os pontos turísticos da cidade. b) 1: 2.200.000, que é uma escala grande e utilizada para visualizar pontos turísticos da cidade. c) 1: 20.000, que é uma escala grande e utilizada para mostrar riquezas de detalhes dos pontos turísticos da cidade. d) 1: 200.000, que é uma escala pequena e utilizada para representar os pontos turísticos traçados.
a) 1: 2.000.000, que é uma escala pequena e utilizada para visualizar os pontos turísticos da cidade.
b) 1: 2.200.000, que é uma escala grande e utilizada para visualizar pontos turísticos da cidade.
c) 1: 20.000, que é uma escala grande e utilizada para mostrar riquezas de detalhes dos pontos turísticos da cidade.
d) 1: 200.000, que é uma escala pequena e utilizada para representar os pontos turísticos traçados.

Imagine que, quando a seleção Brasileira, penta-campeã de futebol, estiver entrando no Estádio de Futebol, no dia 13 de junho em Berlim, na Alemanha, localizada a 9º E, aqui em Natal/RN, localizada a 35º O, milhares de natalenses estarão em frente à televisão para torcer pela seleção. No horário oficial do Brasil, o jogo será transmitido às 16h. Que horas serão na Alemanha?
a) 20 horas. b) 23 horas. c) 21 horas. d) 22 horas.
a) 20 horas.
b) 23 horas.
c) 21 horas.
d) 22 horas.

Observe as afirmacoes a seguir sobre a forma de representar graficamente o relevo:
a) Somente as questões I e III estão corretas. b) Somente as questões II e III estão corretas. c) Somente as questões I e II estão corretas. d) As questões I, II e III estão corretas.
I- As hachuras consistem em pequenas linhas paralelas tracejadas conforme a declividade e a altitude do terreno – quando o tracejado é próximo um ao outro representa maior declividade da encosta do relevo.
II- As curvas de nível (ou isoípsas) consistem em linhas curvas projetadas no mapa, derivadas de planos de corte horizontais do relevo desde a sua superfície de referência (zero metro).
III- Os mapas hipsométricos servem para a representação do relevo através de cores e de curvas de nível. As cores não são aleatórias, mas obedecem a uma convenção. São também chamados de mapas físicos.

O Diretor Geral do CEFET/RN resolveu vistoriar as obras de construção das UNED’s de Ipanguaçu e de Currais Novos. Levando em consideração que o mapa acima foi construído em uma Escala de 1: 2.500.000 e a distância percorrida entre NATAL-IPANGUAÇU-CURRAIS NOVOS, no mapa, foi de 15 cm. Assinale a alternativa que indica a distância real aproximada percorrida pelo Diretor Geral do CEFET/RN para visitar as obras de construção dessas UNED’s.
a) 3,7 km. b) 375 km. c) 3.750 km. d) 37.500 km.
a) 3,7 km.
b) 375 km.
c) 3.750 km.
d) 37.500 km.

Levando em consideração a divisão do Estado do Rio Grande do Norte em Mesorregiões, podemos dizer que as unidades do CEFET-RN de Natal, Mossoró, Currais Novos e Ipanguaçu estão localizadas, respectivamente, nas mesoregiões do:
a) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Agreste Potiguar, Central. b) Litoral Oriental, Mossoroense, Alto Apodi e Curraisnovense. c) Natal, Salineira Norte-Riograndense, Açu-Apodi, Seridó. d) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Oeste Potiguar.
a) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Agreste Potiguar, Central.
b) Litoral Oriental, Mossoroense, Alto Apodi e Curraisnovense.
c) Natal, Salineira Norte-Riograndense, Açu-Apodi, Seridó.
d) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Oeste Potiguar.

Segundo o Atlas do Rio Grande do Norte, esse estado apresenta-se distribuído nos seguintes tipos climáticos: Úmido, Sub-úmido, Sub-úmido Seco, Semi-árido e Semi-árido Intenso. Levando em conta essa classificação climática, podemos dizer que os CEFET’s de Natal, Mossoró, Currais Novos e Ipanguaçu, estão localizados em áreas de clima, respectivamente:
a) Sub-úmido, Semi-árido Intenso, Semi-árido Intenso e sub-úmido seco. b) Úmido, Semi-árido, Semi-árido e Sub-úmido seco. c) Úmido, Semi-árido intenso, Semi-árido e Sub-úmido. d) Sub-úmido, Sub-úmido seco, Semi-árido e Semi-árido.
a) Sub-úmido, Semi-árido Intenso, Semi-árido Intenso e sub-úmido seco.
b) Úmido, Semi-árido, Semi-árido e Sub-úmido seco.
c) Úmido, Semi-árido intenso, Semi-árido e Sub-úmido.
d) Sub-úmido, Sub-úmido seco, Semi-árido e Semi-árido.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo em terra e o segundo em terra e no mar. Sua importância para a economia estadual é por demais conhecida. A exploração de petróleo no Estado foi possibilitada pela descoberta de campos localizados principalmente em terrenos sedimentares:
a) da Chapada da Serra Verde. b) do Planalto da Borborema. c) da Chapada do Apodi. d) da Depressão Sertaneja.
a) da Chapada da Serra Verde.
b) do Planalto da Borborema.
c) da Chapada do Apodi.
d) da Depressão Sertaneja.

Sobre a dinâmica socioespacial norte-rio-grandense, leia o enunciado abaixo e assinale a alternativa correta.
No Rio Grande do Norte, a crise das economias tradicionais (como o algodão, a cera de carnaúba, a scheelita e o sal, por exemplo) foi seguida pelo dinamismo e expansão de novas economias como o petróleo, a fruticultura irrigada e a carcinicultura, dentre outras. A carcinicultura que é o cultivo de camarões em cativeiro, por exemplo, tem se expandido principalmente em alguns municípios litorâneos como:
a) Pendências, Arês e Tibau do Sul.
b) Porto do Mangue, Canguaretama e Macau.
c) Ipanguaçu, Galinhos e Várzea.
d) São Gonçalo do Amarante, Açu e Extremoz.

No Rio Grande do Norte, a atividade agrícola vem historicamente participando da produção e reprodução espacial e está
a) cada vez mais independente dos capitais agroindustriais urbanos e regionais. b) dirigida principalmente para o abastecimento interno de gêneros alimentares. c) formada atualmente de lavouras tradicionais e culturas alimentares modernas. d) voltada para a produção de culturas tropicais, face os avanços tecnológicos locais.
a) cada vez mais independente dos capitais agroindustriais urbanos e regionais.
b) dirigida principalmente para o abastecimento interno de gêneros alimentares.
c) formada atualmente de lavouras tradicionais e culturas alimentares modernas.
d) voltada para a produção de culturas tropicais, face os avanços tecnológicos locais.

A teoria Reformista explica o subdesenvolvimento e a pobreza pelo crescimento populacional, que estaria provocando a elevação dos gastos governamentais com os serviços de educação e saúde. Isso comprometeria a realização de investimentos nos setores produtivos e dificultaria o desenvolvimento.
A esse respeito, é correto afirmar que o:
a) Brasil apresenta um IDH médio, reflexo de seu passado histórico, em que, apesar de sua modernização, ainda apresenta níveis elevados de analfabetismo e uma forte concentração de rendas.
b) país apresenta um IDH baixo, medido pela grande quantidade de favelas e moradias precárias.
c) Brasil apresenta um IDH alto uma vez que apresenta altos índices de mortalidade e analfabetismo.
d) país apresenta um IDH em declínio, uma vez que programas como Bolsa-escola e Fome-zero vêm melhorando a qualidade de vida da população brasileira.

Entre os fatores que contribuíram para a questão da moradia das cidades brasileiras descritas na música “Alagados”, pode-se destacar que
Sobre as afirmacoes acima, é correto afirmar que somente:
I- é consequência do rápido processo de urbanização do Brasil, marcada pela precariedade das moradias de parcela considerável da população, reflexo do processo de modernização, marcada pela concentração de renda e pela exclusão social, onde grande parte das habitações nas grandes cidades é irregular.
II- reflete a expansão das grandes metrópoles que ocorreu de forma rápida e desorganizada, por conta da inoperância do governo e dos interesses das grandes empresas imobiliárias. A população mais pobre termina se distanciando do centro devido ao preço elevado dos imóveis e do aluguel.
III- é resultante do processo de suburbanização, que se iniciou no final do século XIX, da população de maior poder aquisitivo, que procura se distanciar das concentrações populacionais e dos centros urbanos, procurando as periferias, deixando os centros urbanos serem ocupados por moradias subnormais.
a) a questão III está correta.
b) a questão II está correta.
c) as questões I e III estão corretas.
d) as questões I e II estão corretas.

Esse pequeno fragmento refere-se ao atual processo de urbanização, em que:
Sobre as afirmações acima, pode-se afirmar que:
I- As cidades globais são aquelas que concentram a movimentação financeira, as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, etc, como por exemplo, Cingapura; enquanto as megacidades são aquelas que possuem mais de 10 milhões de habitantes e estão situadas principalmente nos países subdesenvolvidos, como é o caso do Rio de Janeiro.
II- As megacidades são aquelas que dispõem dos instrumentos de comando da economia e sociedade em escala mundial; enquanto as cidades globais polarizam a dinâmica tecnológica, social e cultural de seus países e estão ligadas entre si em escala global.
III- Cidades como São Paulo, Tóquio e Nova Iorque são ao mesmo tempo cidades globais e megacidades, por possuírem mais de 10 milhões de habitantes e uma infra-estrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais.
a) apenas a questão I está correta.
b) somente as questões II e III estão corretas.
c) somente as questões I e III estão corretas.
d) somente as questões I e II estão corretas.

A Região Metropolitana de Natal, criada pela Lei Complementar nº 152 de 16/01/1997, é composta pelos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, e, mais recentemente, a Lei Complementar nº 315 de 30/11/2005, inseriu mais dois municípios.
Os novos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Natal, são:
a) Goianinha e Ielmo Marinho.
b) Monte Alegre e Ielmo Marinho.
c) Goianinha e Espírito Santo.
d) Monte Alegre e Arês.

O processo de ocupação e produção do espaço norte-rio-grandense foi iniciado no século XVI. Nesse momento, ocorria a conquista e a exploração do litoral brasileiro pelos portugueses. A economia básica do Estado, durante esse período até o início XVIII, esteve praticamente atrelada à produção de cana-de-açúcar.
A partir do enunciado, assinale a alternativa que caracteriza o espaço geográfico potiguar, dessa época.
a) Os espaços regionais apresentavam-se bastantes povoados devido ao cultivo de cana no litoral.
b) Os espaços litorâneos achavam-se integrados ao interior do Estado através dos fluxos ferroviários.
c) Os espaços regionais apresentavam-se isolados, apesar do comércio externo que se fazia através do transporte fluvial.
d) Os espaços litorâneos achavam-se pouco povoados, apesar da cana no litoral úmido.

A respeito dos momentos, a que Santos se refere, podemos afirmar que o:
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que somente as questões:
I- Característica do clima representado pelo número 1: localiza-se nas áreas de maior altitude; sofre influência anual da massa de ar tropical atlântica (mTa); apresenta índice pluviométrico acima de 1.700 mm.
II- Característica do clima representado pelo número 2: chuvas concentradas no inverno, que variam de 1.500 mm a 2.000 mm durante o ano; médias térmicas elevadas; durante o verão, o encontro da mTa com as áreas mais elevadas, provoca chuvas orográficas.
III- Característica do clima representado pelo número 3: sofre influência da mEa; no inverno são constantes as ondas de frio, com amplitudes térmicas baixas e elevada taxa de umidade.
IV- Característica do clima representado pelo número 4: apresenta chuvas concentradas no inverno, que variam de 1.500 mm a 2.000 mm durante o ano, e médias térmicas elevadas; recebe influência da mTa e da mPa.
a) I e II estão corretas.
b) I e IV estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) III e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
GRUPO
MAGISTÉRIOCONCURSO PÚBLICO 
GRUPO
MAGISTÉRIOCONCURSO PÚBLICO 
 
Reservado ao CEFET-RN 
 
GEOGRAFIA 
 
14/MAIO/2006 
 Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. 
 Escreva o seu nome e o número do seu CPF no espaço indicado nesta folha. 
 Confira, com máxima atenção, a prova, observando se há defeito(s) de encadernação e/ou impressão que 
venha(m) dificultar a sua leitura. 
 Em havendo falhas, dirija-se ao fiscal responsável dentro do prazo destinado previamente. 
 Assine esta folha e o seu cartão de respostas. 
 A prova terá duração máxima de quatro horas. 
Boa sorte!
 
Reservado ao CEFET-RN 
 
GEOGRAFIA 
 
 
 
_ _ _._ _ _._ _ _-_ _ 
 
CPF 
Nome 
Assinatura 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO – GEOGRAFIA 
CEFET/RN – 2006 
 
GEOGRAFIA 1 
1. O ensino de geografia vem sendo influenciado 
atualmente pelo retorno da abordagem cultural na 
ciência geográfica. A abordagem atual da Geografia 
Cultural tem procurado superar as idéias de Carl Ortwin 
Sauer, abrangendo 
 
a) estudos socioeconômicos e políticos da paisagem. 
b) estudos quantitativos e perceptivos da paisagem. 
c) análises dos significados da paisagem. 
d) análises da ecologia cultural da paisagem. 
 
2. A geografia utiliza diversos conceitos-chave como 
instrumentos capazes de realizar uma análise científica 
do espaço. No atual período técnico-científico-
informacional, o conceito de território tem retornado 
como uma revanche, exprimindo o conflito entre o global 
e o local. Na Geografia, define-se território como uma 
 
a) unidade do espaço apropriável para a vida e 
marcada pela identidade. 
b) área delimitada, monitorada e controlada por 
relações de poder. 
c) área dinâmica que se estrutura e se reestrutura em 
um determinado tempo. 
d) unidade visível do arranjo espacial que a nossa 
visão alcança. 
 
3. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, 
para o ensino médio, propõem que o docente de 
geografia desenvolva os processos de ensino e de 
aprendizagem, utilizando um conjunto de conceitos, que 
se inicia com o espaço geográfico, passando, em 
seguida, por outros, como: 
 
a) território, lugar, região e regionalização,, 
globalização, fixos, técnicas e redes. 
b) paisagem, lugar, território e territorialidade, escala e 
globalização, técnicas e redes. 
c) território, escala e mundialização, conectividade, 
seletividade, técnicas e redes. 
d) paisagem, região, escalas de análise, 
mundialização, fluxos, técnicas e redes. 
 
4. O ensino de geografia tende a acompanhar a trajetória 
do pensamento geográfico. Desde a Antigüidade até os 
dias atuais, várias alternativas se abrem a esse 
pensamento e se formam correntes que procuram 
encaminhar o conhecimento da Geografia em diversas 
direções: determinismo, possibilismo, neopositivismo, 
crítica radical e humanismo geográficos, dentre outras. 
 
- Com relação ao humanismo geográfico mencionado, 
pode-se afirmar que se trata de um novo horizonte que 
considera o 
 
a) espaço como resultante da relação natureza-
sociedade ou como um produto socioespacial que 
articula economia e política. 
b) espaço como resultado de um processo histórico ou 
como uma construção simbólica que associa 
sentidos e idéias. 
c) meio geográfico como produto de duas formas 
espaciais não excludentes, ou seja, a planície 
isotrópica e a representação matricial. 
d) meio geográfico como locus da reprodução das 
relações de produção, isto é, reprodução da 
sociedade. 
 
5. Um professor de Geografia do CEFET-RN disse que, 
nos processos de ensino e de aprendizagem de 
geografia, no ensino médio, é importante o uso de 
diferentes tipos de escala. Recentemente, a escala 
geográfica tem se destacado nas aulas desse professor, 
porque: 
 
a) contribui para a descoberta da distância real entre 
dois pontos de um mapa. 
b) proporciona a representação do espaço geográfico 
num mapa, de maneira geométrica. 
c) possibilita a representação de diferentes níveis de 
apreensão do fenômeno espacial. 
d) destaca o mapa como um dado instrumental de 
representação do espaço. 
 
6. Em uma aula de Geografia no CEFET/RN, um 
professor, explicando sobre Escala Cartográfica para 
alunos do curso Técnico de Serviços, perguntou qual 
seria a melhor escala utilizada para visualização dos 
principais pontos turísticos da Cidade de Natal. A escala 
a que ele se referiu é a: 
 
a) 1: 2.000.000, que é uma escala pequena e utilizada 
para visualizar os pontos turísticos da cidade. 
b) 1: 2.200.000, que é uma escala grande e utilizada 
para visualizar pontos turísticos da cidade. 
c) 1: 20.000, que é uma escala grande e utilizada para 
mostrar riquezas de detalhes dos pontos turísticos 
da cidade. 
d) 1: 200.000, que é uma escala pequena e utilizada 
para representar os pontos turísticos traçados. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO – GEOGRAFIA 
CEFET/RN – 2006 
 
GEOGRAFIA 2 
7. Dando continuidade a essa aula de Geografia, o 
professor apresentou, dessa vez, aos alunos alguns 
tipos de Projeções Cartográficas, mostrando as 
seguintes figuras: 
 
I- 
 
 II- 
 
III- 
Fonte: disponível em www.isba.com.br. 
 
- Na explicação, o professor afirmou que: 
a) A figura III é uma projeção usada geopoliticamente, 
pois pode realçar o status de um país em relação 
aos demais da Terra. 
b) A figura I é uma projeção cilíndrica e apresenta 
deformações das superfícies de baixas latitudes, 
mantendo as de altas latitudes em forma e 
dimensão mais próximas do real. 
c) A figura II é a projeção azimutal, sendo mais 
utilizada para a representação cartográfica de áreas 
de baixas latitudes, como a América do Sul e a 
África. 
d) As figuras I e II são projeções a que os principais 
atores da globalização, como os bancos 
internacionais e as transnacionais, dão preferência, 
pois colocam, evidentemente, o ponto de tangência 
em suas sedes, nos países centrais. 
8. Imagine que, quando a seleção Brasileira, penta-
campeã de futebol, estiver entrando no Estádio de 
Futebol, no dia 13 de junho em Berlim, na Alemanha, 
localizada a 9º E, aqui em Natal/RN, localizada a 35º O, 
milhares de natalenses estarão em frente à televisão 
para torcer pela seleção. No horário oficial do Brasil, o 
jogo será transmitido às 16h. Que horas serão na 
Alemanha? 
 
a) 20 horas. 
b) 23 horas. 
c) 21 horas. 
d) 22 horas. 
 
9. Observe as afirmações a seguir sobre a forma de 
representar graficamente o relevo: 
 
I- As hachuras consistem em pequenas linhas paralelas 
tracejadas conforme a declividade e a altitude do 
terreno – quando o tracejado é próximo um ao outro 
representa maior declividade da encosta do relevo. 
II- As curvas de nível (ou isoípsas) consistem em linhas 
curvas projetadas no mapa, derivadas de planos de 
corte horizontais do relevo desde a sua superfície de 
referência (zero metro). 
III- Os mapas hipsométricos servem para a representação 
do relevo através de cores e de curvas de nível. As 
cores não são aleatórias, mas obedecem a uma 
convenção. São também chamados de mapas físicos. 
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que: 
a) Somente as questões I e III estão corretas. 
b) Somente as questões II e III estão corretas. 
c) Somente as questões I e II estão corretas. 
d) As questões I, II e III estão corretas. 
 
 
Observe o mapa das localidades onde encontramos, 
construídos ou em construção, as unidades do Centro 
Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte 
(CEFET-RN), para responder as questões 10,11 e 12. 
 
Fonte: adaptado de www.portal.mec.gov.br/setec. 
CURRAIS 
NOVOS 
IPANGUAÇU 
www.pciconcursos.com.brpcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO – GEOGRAFIA 
CEFET/RN – 2006 
 
GEOGRAFIA 3 
 
10. O Diretor Geral do CEFET/RN resolveu vistoriar as 
obras de construção das UNED’s de Ipanguaçu e de 
Currais Novos. Levando em consideração que o mapa 
acima foi construído em uma Escala de 1: 2.500.000 e a 
distância percorrida entre NATAL-IPANGUAÇU-
CURRAIS NOVOS, no mapa, foi de 15 cm. Assinale a 
alternativa que indica a distância real aproximada 
percorrida pelo Diretor Geral do CEFET/RN para visitar 
as obras de construção dessas UNED’s. 
 
a) 3,7 km. 
b) 375 km. 
c) 3.750 km. 
d) 37.500 km. 
 
11. Levando em consideração a divisão do Estado do Rio 
Grande do Norte em Mesorregiões, podemos dizer que 
as unidades do CEFET-RN de Natal, Mossoró, Currais 
Novos e Ipanguaçu estão localizadas, respectivamente, 
nas mesoregiões do: 
 
a) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Agreste Potiguar, 
Central. 
b) Litoral Oriental, Mossoroense, Alto Apodi e 
Curraisnovense. 
c) Natal, Salineira Norte-Riograndense, Açu-Apodi, 
Seridó. 
d) Leste Potiguar, Oeste Potiguar, Central Potiguar, 
Oeste Potiguar. 
 
12. Segundo o Atlas do Rio Grande do Norte, esse estado 
apresenta-se distribuído nos seguintes tipos climáticos: 
Úmido, Sub-úmido, Sub-úmido Seco, Semi-árido e 
Semi-árido Intenso. Levando em conta essa 
classificação climática, podemos dizer que os CEFET’s 
de Natal, Mossoró, Currais Novos e Ipanguaçu, estão 
localizados em áreas de clima, respectivamente: 
 
a) Sub-úmido, Semi-árido Intenso, Semi-árido Intenso 
e sub-úmido seco. 
b) Úmido, Semi-árido, Semi-árido e Sub-úmido seco. 
c) Úmido, Semi-árido intenso, Semi-árido e Sub-úmido. 
d) Sub-úmido, Sub-úmido seco, Semi-árido e Semi-
árido. 
 
13. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo 
em terra e o segundo em terra e no mar. Sua 
importância para a economia estadual é por demais 
conhecida. A exploração de petróleo no Estado foi 
possibilitada pela descoberta de campos localizados 
principalmente em terrenos sedimentares: 
 
a) da Chapada da Serra Verde. 
b) do Planalto da Borborema. 
c) da Chapada do Apodi. 
d) da Depressão Sertaneja. 
 
14. Sobre a dinâmica socioespacial norte-rio-grandense, leia 
o enunciado abaixo e assinale a alternativa correta. 
 
No Rio Grande do Norte, a crise das economias 
tradicionais (como o algodão, a cera de carnaúba, a 
scheelita e o sal, por exemplo) foi seguida pelo 
dinamismo e expansão de novas economias como o 
petróleo, a fruticultura irrigada e a carcinicultura, 
dentre outras. A carcinicultura que é o cultivo de 
camarões em cativeiro, por exemplo, tem se 
expandido principalmente em alguns municípios 
litorâneos como: 
 
a) Pendências, Arês e Tibau do Sul. 
b) Porto do Mangue, Canguaretama e Macau. 
c) Ipanguaçu, Galinhos e Várzea. 
d) São Gonçalo do Amarante, Açu e Extremoz. 
 
15. No Rio Grande do Norte, a atividade agrícola vem 
historicamente participando da produção e reprodução 
espacial e está 
 
a) cada vez mais independente dos capitais 
agroindustriais urbanos e regionais. 
b) dirigida principalmente para o abastecimento interno 
de gêneros alimentares. 
c) formada atualmente de lavouras tradicionais e 
culturas alimentares modernas. 
d) voltada para a produção de culturas tropicais, face 
os avanços tecnológicos locais. 
 
16. A respeito das Teorias Demográficas, observe as 
afirmações abaixo: 
 
I- A teoria Malthusiana afirma que o crescimento 
populacional excedia a capacidade da terra de 
produzir alimentos. Enquanto o crescimento 
populacional tenderia a seguir um ritmo de 
progressão geométrica, a produção de alimentos 
cresceria segundo uma progressão aritmética. 
Diante dessa constatação e para evitar uma 
“catástrofe”, propôs uma “restrição moral” aos 
nascimentos, o que significaria: proibir o casamento 
entre pessoas muito jovens; limitar o número de 
filhos entre as populações mais pobres; elevar o 
preço das mercadorias e reduzir os salários, a fim 
de pressionar os mais humildes a ter uma prole 
menos numerosa. 
II- A teoria Reformista explica o subdesenvolvimento e 
a pobreza pelo crescimento populacional, que 
estaria provocando a elevação dos gastos 
governamentais com os serviços de educação e 
saúde. Isso comprometeria a realização de 
investimentos nos setores produtivos e dificultaria o 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO – GEOGRAFIA 
CEFET/RN – 2006 
 
GEOGRAFIA 4 
desenvolvimento econômico. Para esses teóricos, 
uma população numerosa seria um obstáculo ao 
desenvolvimento e levaria ao esgotamento dos 
recursos naturais, ao desemprego e à pobreza. 
Enfim, ao caos social. 
III- A teoria Neomalthusiana considera a miséria como 
a principal causa do acelerado crescimento 
populacional. Os neomalthusianos defendem a 
necessidade de reformas socioeconômicas que 
permitam a melhoria do padrão de vida da 
população mais pobre. 
IV- A teoria Cornucopiana é a única teoria que tem 
visão positiva do aumento populacional, afirmando 
que o crescimento da população é um fator 
determinante das inovações tecnológicas e da 
produção agrícola, ou seja, a pressão demográfica 
vai exigir mudanças nas formas de cultivo agrícola. 
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que 
somente: 
a) a questão I está correta. 
b) as questões I e IV estão corretas. 
c) as questões II e III estão corretas. 
d) as questão I, II e III estão corretas. 
 
17. Observe as pirâmides etárias: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:disponível em www.biblioteca.uol.com.br. 
 
Analisando as figuras, pode-se afirmar que as pirâmides 
representam: 
a) diminuição nas taxas de natalidade e mortalidade na 
Europa, com o conseqüente envelhecimento da 
população. 
b) redução nas taxas de crescimento vegetativo no 
Brasil; aumento na expectativa de vida e um 
conseqüente aumento progressivo no número de 
idosos. 
c) grandes taxas de natalidade e mortalidade da 
população africana, com o conseqüente aumento do 
contingente de jovens e crianças. 
d) aumento nas taxas de natalidade e diminuição da 
mortalidade, da população mundial, com a 
conseqüente explosão demográfica. 
 
18. “Os movimentos separatistas estão associados, em 
geral, a questões nacionalistas. Seus propósitos são a 
autodeterminação de uma nação, o controle de um 
território e a constituição de um Estado sob seu 
controle”. (SENE & MOREIRA: 2002, p.371). Sobre os 
movimentos separatistas da atualidade, pode-se afirmar 
que: 
 
a) A questão Curda só foi resolvida com a intervenção 
dos EUA no Iraque, promovendo, finalmente a 
criação do Estado Curdistão. 
b) O IRA assinou um recente acordo de paz pela 
promessa dos governos Francês e Espanhol de 
criação do país Basco. 
c) A questão da Palestina, envolve ou envolveu outros 
países árabes do Oriente Médio na luta contra 
Israel: Egito, Jordânia, Síria e Líbia. 
d) A questão da Caxemira envolve separatistas da 
antiga União Soviética que quer instalar um Estado 
Islâmico. 
 
19. Leia a letra da música a seguir. 
“ALAGADOS” 
(Herbet Viana) 
“Todo dia/ o sol da manhã vem e lhes desafia / traz do sonho pro 
mundo quem já não queria/ 
palafitas, trapiches, farrapos/ filhos da mesma agonia/ 
E a cidade/ que tem braços abertos num cartão-postal/ com os 
punhos fechados da vida real/ 
Lhes nega oportunidades/ mostra a face dura do mal/ Alagados. 
Trenchtown, Favela da Maré/ a esperança não vem do mar/ nem das 
antenas de tevê/ a arte de viver da fé / só não se sabe fé em quê/ a 
arte de viver da fé / só não se sabe fé em quê”. 
 
A letra da música faz referência a um bairro de periferia 
de uma cidade brasileira, onde as condições de vida e 
moradia da população se apresentam de formas 
precárias refletindo o Índice de Desenvolvimento 
Humano (IDH) do País. A esse respeito, é correto 
afirmar que o: 
 
a) Brasil apresenta um IDH médio, reflexo de seu 
passado histórico,em que, apesar de sua 
modernização, ainda apresenta níveis elevados de 
analfabetismo e uma forte concentração de rendas. 
b) país apresenta um IDH baixo, medido pela grande 
quantidade de favelas e moradias precárias. 
c) Brasil apresenta um IDH alto uma vez que 
apresenta altos índices de mortalidade e 
analfabetismo. 
d) país apresenta um IDH em declínio, uma vez que 
programas como Bolsa-escola e Fome-zero vêm 
melhorando a qualidade de vida da população 
brasileira. 
 
0 2 4 6 8 10 12 2 4 6 8 10 12 % 0 
65–69 
60–64 
70 e + 
Faixa 
etária 
55–59 
50–54 
45–49 
40–44 
35–39 
30–34 
25–29 
20–24 
15–19 
10–14 
5–9 
0–4 
0 2 4 6 8 10 12
HOMENS 
2 4 6 810 12 %
MULHERES
0 
65–69 
60–64 
70 e + 
Faixa 
etária 
55–59 
50–54 
45–49 
40–44 
35–39 
30–34 
25–29 
20–24 
15–19 
10–14 
5–9 
0–4 
HOMENS MULHERES 
1970 2000 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO – GEOGRAFIA 
CEFET/RN – 2006 
 
GEOGRAFIA 5 
20. Entre os fatores que contribuíram para a questão da 
moradia das cidades brasileiras descritas na música 
“Alagados”, pode-se destacar que 
 
I- é conseqüência do rápido processo de 
urbanização do Brasil, marcada pela 
precariedade das moradias de parcela 
considerável da população, reflexo do processo 
de modernização, marcada pela concentração 
de renda e pela exclusão social, onde grande 
parte das habitações nas grandes cidades é 
irregular. 
II- reflete a expansão das grandes metrópoles que 
ocorreu de forma rápida e desorganizada, por 
conta da inoperância do governo e dos 
interesses das grandes empresas imobiliárias. A 
população mais pobre termina se distanciando 
do centro devido ao preço elevado dos imóveis 
e do aluguel. 
III- é resultante do processo de suburbanização, 
que se iniciou no final do século XIX, da 
população de maior poder aquisitivo, que 
procura se distanciar das concentrações 
populacionais e dos centros urbanos, 
procurando as periferias, deixando os centros 
urbanos serem ocupados por moradias 
subnormais. 
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que 
somente: 
a) a questão III está correta. 
b) a questão II está correta. 
c) as questões I e III estão corretas. 
d) as questões I e II estão corretas. 
 
21. “A urbanização do final do século XX foi marcada por 
profundas diferenças entre o nível de vida dos 
habitantes das cidades de países ricos e de países 
pobres e pela existência de duas novas categorias na 
hierarquia urbana – as cidades globais e as 
megacidades”.(MARIANA & TÉRCIO, 2005, p.142). 
Esse pequeno fragmento refere-se ao atual processo de 
urbanização, em que: 
 
I- As cidades globais são aquelas que concentram 
a movimentação financeira, as sedes de 
grandes empresas ou escritórios filiais de 
multinacionais, etc, como por exemplo, 
Cingapura; enquanto as megacidades são 
aquelas que possuem mais de 10 milhões de 
habitantes e estão situadas principalmente nos 
países subdesenvolvidos, como é o caso do Rio 
de Janeiro. 
II- As megacidades são aquelas que dispõem dos 
instrumentos de comando da economia e 
sociedade em escala mundial; enquanto as 
cidades globais polarizam a dinâmica 
tecnológica, social e cultural de seus países e 
estão ligadas entre si em escala global. 
III- Cidades como São Paulo, Tóquio e Nova Iorque 
são ao mesmo tempo cidades globais e 
megacidades, por possuírem mais de 10 
milhões de habitantes e uma infra-estrutura 
necessária para a realização de negócios 
nacionais e internacionais. 
Sobre as afirmações acima, pode-se afirmar que: 
a) apenas a questão I está correta. 
b) somente as questões II e III estão corretas. 
c) somente as questões I e III estão corretas. 
d) somente as questões I e II estão corretas. 
 
 
22. A Região Metropolitana de Natal, criada pela Lei 
Complementar nº 152 de 16/01/1997, é composta pelos 
municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, 
Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, e, 
mais recentemente, a Lei Complementar nº 315 de 
30/11/2005, inseriu mais dois municípios. Os novos 
municípios que fazem parte da Região Metropolitana de 
Natal, são: 
 
a) Goianinha e Ielmo Marinho. 
b) Monte Alegre e Ielmo Marinho. 
c) Goianinha e Espírito Santo. 
d) Monte Alegre e Arês. 
 
23. O processo de ocupação e produção do espaço norte-
rio-grandense foi iniciado no século XVI. Nesse 
momento, ocorria a conquista e a exploração do litoral 
brasileiro pelos portugueses. A economia básica do 
Estado, durante esse período até o início XVIII, esteve 
praticamente atrelada à produção de cana-de-açúcar. 
A partir do enunciado, assinale a alternativa que 
caracteriza o espaço geográfico potiguar, dessa época. 
 
a) Os espaços regionais apresentavam-se bastantes 
povoados devido ao cultivo de cana no litoral. 
b) Os espaços litorâneos achavam-se integrados ao 
interior do Estado através dos fluxos ferroviários. 
c) Os espaços regionais apresentavam-se isolados, 
apesar do comércio externo que se fazia através do 
transporte fluvial. 
d) Os espaços litorâneos achavam-se pouco 
povoados, apesar da cana no litoral úmido. 
 
24. Milton Santos afirma que “ao longo da história da 
organização do território brasileiro, três grandes 
momentos poderiam, grosso modo, ser identificados 
(...)”. (SANTOS, 2002 , p. 27). 
 
A respeito dos momentos, a que Santos se refere, 
podemos afirmar que o: 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO – GEOGRAFIA 
CEFET/RN – 2006 
 
GEOGRAFIA 6 
a) primeiro período, ou período pré-técnico, surge a 
partir do início do século XX, quando se estabelece 
uma rede brasileira de cidades, com uma hierarquia 
nacional, surgindo a região concentrada com a 
hegemonia paulista e agravando-se as diferenças 
regionais. 
b) terceiro período, ou o período técnico-científico-
informacional, surge a partir da década de 1970 e o 
território ganha novos conteúdos e impõe novos 
comportamentos, graças às enormes possibilidades 
da produção e circulação de insumos, dos produtos 
e dinheiros, das idéias e informações. 
c) segundo período, ainda reflexo da herança colonial 
e de uma economia altamente dependente, no qual 
havia o predomínio do meio natural, em que a 
unidade era dada pela natureza, e a presença 
humana buscava adaptar-se aos sistemas naturais. 
d) primeiro e o segundo período se confundem uma 
vez que pouco ou quase nada houve de mudança 
entre eles, só surgindo grandes mudanças a partir 
do terceiro período, que é marcado pela 
industrialização do Brasil e pela urbanização. 
 
25. Milton Santos afirma que as diferenciações territoriais 
brasileiras persistem nos dias atuais ressaltando, no 
entanto, que atualmente “tem como fundamento um 
número de variáveis bem mais vasto, cuja combinação 
produz uma enorme gama de situações de difícil 
classificação.”(2002, p.259). Nesse sentido, o autor fala 
dos espaços luminosos e dos espaços opacos, os 
quais podem ser caracterizados, respectivamente, 
como: 
 
a) aqueles mais dotados de maior número de vias, de 
veículos privados, de meios de transportes públicos, 
onde é maior a vida de relações, fruto da sua 
atividade econômica ou sociocultural; e por 
subespaços onde tais características estão 
ausentes. 
b) os que concentram maior quantidade de objetos, 
homens, movimento das coisas e dos homens, das 
informações, do dinheiro e das ações, das técnicas; 
e por os subespaços onde tais características estão 
ausentes. 
c) aqueles que mais acumulam densidades técnicas e 
informacionais, ficando mais aptos a atrair 
atividades com maior conteúdo em capital, 
tecnologia e organização; e por subespaços onde 
tais características estão ausentes. 
d) os que apresentam maior quantidade de 
equipamentos viários e infoviários a serviço da 
economia nacional e que oferece condições de 
circulação indicadas como indispensáveis para a 
chamada “abertura” aocomércio externo; e por 
subespaços onde tais características estão 
ausentes 
26. Observe os climogramas a seguir: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 I II III 
Fonte: disponível em 
www.meutrampo.hpg.ig.com.br/geografia/clima. 
 
A análise dos climogramas do Brasil nos permite afirmar 
que os climas correspondentes aos números I, II e III, 
respectivamente, são: 
a) Tropical úmido, Equatorial e Semi-árido. 
b) Subtropical, Tropical de altitude e Semi-árido. 
c) Tropical sub-úmido, Tropical continental e 
Equatorial. 
d) Tropical de altitude; Subtropical e Equatorial. 
 
27. Observe o mapa abaixo e as afirmações que se 
seguem: 
 
Fonte: disponível em www.geografiaparatodos.com.br. 
 
I- Característica do clima representado pelo 
número 1: localiza-se nas áreas de maior 
altitude; sofre influência anual da massa de ar 
tropical atlântica (mTa); apresenta índice 
pluviométrico acima de 1.700 mm. 
1 
mm 
ºC 
mm 
ºC 
mm ºC 
2
3
4
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO – GEOGRAFIA 
CEFET/RN – 2006 
 
GEOGRAFIA 7 
II- Característica do clima representado pelo 
número 2: chuvas concentradas no inverno, que 
variam de 1.500 mm a 2.000 mm durante o ano; 
médias térmicas elevadas; durante o verão, o 
encontro da mTa com as áreas mais elevadas, 
provoca chuvas orográficas. 
III- Característica do clima representado pelo 
número 3: sofre influência da mEa; no inverno 
são constantes as ondas de frio, com 
amplitudes térmicas baixas e elevada taxa de 
umidade. 
IV- Característica do clima representado pelo 
número 4: apresenta chuvas concentradas no 
inverno, que variam de 1.500 mm a 2.000 mm 
durante o ano, e médias térmicas elevadas; 
recebe influência da mTa e da mPa. 
 
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que 
somente as questões: 
a) I e II estão corretas. 
b) I e IV estão corretas. 
c) II e III estão corretas. 
d) III e IV estão corretas. 
 
28. A respeito da expansão das fronteiras agrícolas no 
Brasil, é correto afirmar que a: 
 
a) incorporação de novas áreas do Centro-Oeste e da 
Amazônia, a partir da década de 1960, para a 
prática da agricultura e pecuária, em especial após 
a transferência da capital do país para Brasília. 
b) abertura de rodovias que ligavam a região Nordeste 
ao Sudeste, na década de 1980, permitiram o 
acesso às frentes pioneiras, para onde as pessoas 
se dirigiam em busca de terras cultiváveis. 
c) expansão das áreas de cultivo, em especial de 
grãos, ocorre principalmente na porção leste da 
região Sudeste do Brasil, onde há um ligeiro 
barateamento da terra e subsídio do Governo. 
d) possibilidade de escoar a produção por hidrovias, 
diminuiu o custo de frete e aumentou a capacidade 
de exportação, o que provocou um aumento na área 
de cultivo em todo o país, além disso, o Governo 
aumentou subsídios aos pequenos produtores 
rurais. 
 
29. A teoria da tectônica de placas é a mais nova 
interpretação da gênese e da dinâmica da litosfera, 
sustentáculo do relevo terrestre e submarino. A figura 
abaixo apresenta as principais placas tectônicas do 
mundo. 
 
A partir do enunciado e da figura, é correto afirmar que: 
 
a) os abalos sísmicos são choques diretos gerados do 
encontro de duas placas tectônicas. 
b) a cordilheira do Himalaia é formada do afastamento 
de duas placas tectônicas. 
c) a cordilheira dos Andes é formada do afastamento 
de duas placas tectônicas. 
d) os intemperismos são processos gerados do 
encontro de duas das placas tectônicas. 
 
 
30. A partir da Segunda e Terceira Revolução Industrial, 
houve a “introdução de novas técnicas de produção 
industrial, que possibilitaram uma racionalização 
extrema no processo de trabalho no interior da fábrica” 
(LUCCI; BRANCO & MENDONÇA: 2003, p.84). 
 
A respeito dessas novas técnicas, é correto afirmar que 
o: 
 
a) toyotismo, típico da Terceira Revolução Industrial, é 
caracterizado em linhas gerais, pela flexibilidade na 
produção e pela eficiência, diminuindo o custo de 
estocagem e o volume da produção, que fica 
diretamente relacionado à capacidade do mercado 
de consumo. 
b) fordismo, que surgiu com a Segunda Revolução 
Industrial, parte da concepção de que o trabalho 
fabril é um conjunto de tarefas totalmente 
independentes da profissão do trabalhador, sendo 
um modelo flexível, permitia que o trabalhador se 
deslocasse para realizar diferentes funções. 
c) taylorismo, implantado a partir da Terceira 
Revolução Industrial, associava o modelo de 
produção toyotista, as linhas de montagem, com a 
lógica da especialização do fordismo, criando uma 
linha de produção com ampliação dos fluxos de 
mercadorias, num ritmo acelerado. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO – GEOGRAFIA 
CEFET/RN – 2006 
 
GEOGRAFIA 8 
d) toyotismo, o taylorismo e o fordismo surgiram com a 
Segunda Revolução Industrial, ficaram conhecidas 
como Just Time, com a concepção da produção em 
série, onde a produção deveria ser realizada em 
menor espaço de tempo e sem perda de qualidade, 
sendo importante num mundo em que a evolução 
tecnológica acarreta constante criação e 
modificação de produtos. 
 
31. O meio geográfico atual tem sido marcado por grandes 
transformações ou por novas relações socioespaciais, 
contribuindo para que se diga que está se vivendo uma 
era de usos do tempo e do espaço altamente 
diferenciados e diferenciadores. A figura abaixo ilustra 
um processo temporo-espacial conceituado por David 
Harvey de: 
 
Ilustração – Imagem do globo, veiculada pela 
Alcatel em 1987. 
Fonte: Harvey (1993, p. 221). 
a) encurtamento do espaço-tempo. 
b) compressão do tempo-espaço. 
c) desencaixe temporo-espacial. 
d) alongamento espácio-temporal. 
 
32. Neste início de século, em decorrência das mudanças 
na geopolítica do planeta, o mundo está dividido em 
vários blocos e mercados regionais. Assinale a 
alternativa que contém os blocos e mercados 
econômicos aos quais fazem parte exclusivamente 
países do continente americano. 
 
a) COMESA, ASEAN e NAFTA. 
b) MERCOSUL, EFTA e SADC. 
c) MCCA, NAFTA e MERCOSUL. 
d) SADC, MCCA e NAFTA. 
 
33. Os acordos de integração comercial na América Latina 
contribuíram para o surgimento do Mercado Comum do 
Sul (Mercosul). A respeito do Mercosul, pode-se afirmar 
que: 
 
a) seu principal objetivo é criar uma zona de livre 
circulação entre os países da América do Sul. 
b) seus países membros são: a Venezuela, o Equador, 
a Bolívia e o Chile. 
c) sua criação ocorreu pelo Tratado de Montevidéu, 
assinado em meados de 1980. 
d) sua origem está nos acordos comerciais entre Brasil 
e Argentina elaborados em meados de 1980. 
 
34. A Alemanha é hoje a economia mais desenvolvida da 
Europa e uma das três grandes potências econômicas 
mundiais, juntamente com os Estados Unidos. A região 
alemã mais industrializada, de maior concentração 
populacional e de grandes indústrias siderúrgicas, 
carbo-químicas, têxteis e de metais não ferrosos é o: 
a) Vale do Elba. 
b) Vale do Rühr. 
c) Baixo do Saxe. 
d) Baixo do Sarre. 
 
35. O fenômeno El Niño tem provocado mudanças 
sistemáticas no tempo e no clima do mundo e do Brasil, 
interferindo principalmente no 
a) aquecimento global e no movimento de ilhas de 
calor. 
b) resfriamento global e na distribuição das chuvas 
ácidas. 
c) movimento das chuvas e das temperaturas. 
d) movimento das ilhas de calor e das águas. 
 
36. Segundo estudos ambientais, as sociedades futuras 
viverão situações de carência de água potável, caso não 
se tenha alterações no padrão de consumo desse 
precioso líquido. Constitui uma alternativa adequada e 
viável para prevenir a escassez, segundo a 
disponibilidade mundial, o 
 
a) deslocamento de água doce de outras regiões. 
b) aproveitamento de leitos de água subterrânea. 
c) desenvolvimentode processos de reutilização da 
água. 
d) processo de dessalinização das águas oceânicas. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozOSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO – GEOGRAFIA 
CEFET/RN – 2006 
 
GEOGRAFIA 9 
 
37. O cartograma abaixo apresenta, em destaque, um dos 
mais extensos biomas da superfície terrestre, localizado 
entre as Américas Central e do Sul. 
 
Com relação a esse bioma terrestre, é correto afirmar 
que 
 
a) refere-se às vegetações pobres e rasteiras, típicas 
das regiões de clima. 
b) representa florestas equatoriais e tropicais 
exuberantes, com temperaturas e umidades 
elevadas. 
c) representa florestas temperadas localizadas nas 
baixas latitudes, com estações climáticas pouco 
definidas. 
d) refere-se às vegetações herbáceas e arbóreas, 
típicas de clima semi-úmido. 
 
38. Segundo Ignacy Sachs, até os anos de 1980 pensava-
se que deveríamos optar entre desenvolvimento e 
preservação do meio ambiente, como se fossem coisas 
irreconciliáveis. Depois desse ano, surgiu na ONU o 
conceito de desenvolvimento sustentável, que procura 
ampliar a riqueza dos povos sem agredir o ambiente. Na 
opinião desse autor, existem cinco dimensões da 
sustentabilidade: social, econômica, ecológica espacial 
e cultural. Por sustentabilidade espacial entende-se: 
 
a) melhor distribuição territorial dos assentamentos 
humanos e das atividades econômicas, reduzindo 
as concentrações excessivas. 
b) aproveitamento da sabedoria, do conhecimento dos 
povos tradicionais, fazendo com que o progresso 
não modifique os seus valores. 
c) expansão da ciência e da tecnologia e, 
principalmente, o bem-estar de toda a sociedade 
d) crescimento em harmonia e que respeite os limites 
dos recursos naturais de uma dada região. 
 
39. O Rio Grande do Norte, com mais de 95% de sua área 
territorial enquadrada nos climas áridos, semi-árido e 
sub-úmido seco, pode ser considerado como um espaço 
bastante representativo da desertificação brasileira. O 
processo de desertificação de algumas áreas territoriais, 
no Estado, tem provocado alguns impactos ambientais, 
sociais e econômicos importantes, como: 
 
a) destruição da biodiversidade, diminuição da 
disponibilidade hídrica e migrações. 
b) manutenção da biodiversidade, desmatamento e 
adequação dos sistemas produtivos. 
c) assoreamentos de rios, crescimento da população e 
melhoria na qualidade de vida. 
d) poluição dos solos, elevação da disponibilidade de 
recursos hídricos e migrações pendulares. 
 
40. A Ucrânia concentra a maior percentagem de terras 
agricultáveis da Comunidade de Estados Independentes 
(CEI), constituindo-se em verdadeiro celeiro agrícola, 
devido à diversidade de culturas, principalmente a 
produção de cereais, grãos, beterraba, girassol e outros 
produtos. 
 
Considerando-se o enunciado, pode-se afirmar que a 
superioridade agrícola da Ucrânia está pautada nos 
seguintes fatores: 
 
a) Tundra, zonas irrigadas e invernos com 
temperaturas agradáveis. 
b) Taiga, terras férteis negras e distribuição irregular 
de chuvas. 
c) Pradaria, terras férteis negras e melhor distribuição 
de chuvas. 
d) Estepe, zonas irrigadas e invernos com 
temperaturas aprazíveis. 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:U3VuLCAxMiBTZXAgMjAyMSAxMDoxNzozNiAtMDMwMA==
Gabarito - Geografia - Após análise dos recursos 
Questão Resposta Questão Resposta
1 C 21 C 
2 B 22 NULA 
3 B 23 D 
4 B 24 B 
5 C 25 C 
6 C 26 D 
7 A 27 B 
8 A 28 A 
9 B 29 A 
10 B 30 A 
11 D 31 B 
12 D 32 C 
13 C 33 D 
14 B 34 B 
15 C 35 C 
16 B 36 C 
17 B 37 B 
18 C 38 A 
19 A 39 A 
20 D 40 C 
 
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina