Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação objetiva 1 e 2 de toxicologia uniasselvi

User badge image
RM

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É proibido a utilização de animais de experimentação para desenvolvimento, experimentos e teste de produtos cosméticos. Diante disso, novas metodologias estão sendo utilizadas para determinar a eficácia e segurança de produtos cosméticos, dentre eles os ensaios in vitro.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O ensaio de HET-CAM é a metodologia padrão-ouro para avaliação de irritação ocular. ( ) Modelos de pele 3D utilizam fragmentos de orelhas coletadas de coelhos. ( ) O modelo BCOP utiliza olhos bovinos que seriam descartados para avaliação de irritação ocular. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B F - V - F.
C F - F - V.
D V - V - V.

O início dos estudos da toxicologia surgiu de forma inconsciente e há milhares de anos, já que as plantas e os animais desde os primórdios já apresentavam substâncias tóxicas em suas estruturas.
Considerando a sequência dos fatos históricos da toxicologia, ordene os itens a seguir: I- Avicena deu sua contribuição à toxicologia, com as discussões de mecanismos de ação de venenos, incluindo neurotoxicidade e efeitos metabólicos. II- O caso Talidomida teve grande repercussão na década de 1950, quando levou a e feitos teratogênicos em vários bebês nascidos na época. III- Paracelsus desenvolveu estudos e ideias, a principal foi que “todas as substâncias são venenos; não há nenhuma que não seja um veneno. A dose correta diferencia o veneno do remédio”. IV- O caso mais antigo e conhecido do uso de veneno em execuções do Estado foi o de Sócrates, condenado à morte pela ingestão de extrato de cicuta (Conium maculatum), um composto extremamente tóxico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) IV - I - III - II.
B) I - II - III - IV.
C) I - IV - II - III.
D) IV - II - III - I.

A farmacocinética é o estudo do comportamento de um agente nos diferentes compartimentos do organismo, dependentes dos processos de absorção, distribuição e eliminação. A toxicocinética é um tipo específico de farmacocinética que estuda o que organismo faz a um medicamento em doses tóxicas.
Sobre os estudos relacionados à farmacocinética, analise as sentenças a seguir: I- A quantidade e a duração do armazenamento da substância ou dos seus metabolitos nos tecidos corporais. II- Capacidade das substâncias ou seus metabolitos para atravessar as membranas celulares e entrar em contato com componentes específicos das células. III - Distribuição no organismo e concentrações em locais específicos. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

A intoxicação é o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A eliminação de alguns medicamentos/toxinas pode ser acelerada pela hemodiálise, se forem contempladas certas propriedades. PORQUE II- O aumento do pH da urina, com bicarbonato de sódio intravenoso, ioniza a substância, evitando a reabsorção dela e a aprisionando na urina para ser eliminada pelos rins. Assinale a alternativa CORRETA:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímica da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas.
Diante de um quadro de intoxicação, é importante que o paciente receba condutas para desintoxicação. Sobre as abordagens iniciais ao paciente intoxicado, analise as sentenças a seguir: I- Toda intoxicação suspeita ou confirmada deverá ser tratada como uma situação clínica potencialmente grave. II- O primeiro princípio, para o manejo do paciente intoxicado, é analisar o paciente e não o veneno. III- Inicialmente, avaliam-se as vias da respiração e da circulação. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

As intoxicações agudas representam de 150 a 400 casos por cem mil anualmente nas emergências, e se apresentam dentro de um amplo espectro de etiologia: desde tentativas de suicídio, abuso de drogas, exposição ocupacional, até as ingestões e exposições acidentais.
Com base nessas definições, analise as sentenças a seguir: I- O primeiro princípio, para o manejo do paciente intoxicado, é entender qual o agente que desencadeou o quadro de intoxicação. II- Inicialmente, avaliam-se as vias da respiração e da circulação com outros efeitos tóxicos que colocam em risco a sobrevivência. III- É importante a obtenção da história clínica, incluindo a idade e o sexo, atividade profissional, uso de drogas, quantidade, há quanto tempo faz uso, via de exposição e condições física e psíquica. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

A toxicidade de uma substância, para um organismo vivo, pode ser considerada como a capacidade de lhe causar dano grave ou morte. Um princípio fundamental para que o dano aconteça é que haja interação do agente químico com o organismo.
Para avaliar a toxicidade de uma substância, é necessário identificar e quantificar o risco, perigo e grau de exposição. Sobre o processo de avaliação de toxicidade de uma substância, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Risco. II- Perigo. III- Grau de exposição. ( ) O fracionamento da dose total reduz a probabilidade de que o agente venha a causar efeitos tóxicos. A razão para isso é que o corpo pode reparar o dano, ou neutralizar o efeito de cada dose subtóxica se ocorrer um intervalo de tempo suficiente até a próxima dose. ( ) Probabilidade de aparecer um efeito nocivo devido à exposição a uma substância química perigosa. ( ) Depende do potencial do agente químico para causar danos (toxicidade) e das condições e intensidade de exposição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I - III.
B) III - II - I.
C) III - I - II.
D) I - II - III.

A toxicodinâmica estuda os mecanismos da ação tóxica exercida por substâncias químicas sobre o sistema biológico, sob os pontos de vista bioquímico e molecular.
Sobre a toxicodinâmica das substâncias tóxicas, assinale a alternativa CORRETA:
A) A toxicodinâmica é composta pela absorção, distribuição, metabolização e excreção.
B) Todas as substâncias químicas tóxicas produzem efeitos, alterando as condições fisiológicas e bioquímicas normais das células.
C) Independente da espécie, a seletividade de ação sobre as células sempre será a mesma.
D) O efeito toxico depende do agente alcançar e sair rapidamente do sítio de ação.

A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações das substâncias químicas com o organismo, com a finalidade de prevenir, diagnosticar e tratar da intoxicação.
Sobre os conceitos na área da toxicologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Considera-se veneno a mistura de substâncias de origem biológica (animal ou vegetal) capaz de causar alterações nocivas a órgãos ou a sistemas de organismos vivos quando há interações com eles. ( ) Considera-se toxicidade a propriedade intrínseca e potencial de um agente químico capaz de produzir efeito nocivo ao organismo. ( ) Considera-se xenobióticos as substâncias químicas que são estranhas ao organismo e sem valor nutritivo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V.
B F - V - V.
C V - F - F.
D F - F - F.

A toxicologia compreende diversas áreas, incluindo química, biologia, farmacologia, medicina, entre outras. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das substâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou nosso ecossistema.
Diante dessas informações, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Toxicologia analítica. II- Toxicologia clínica. III- Toxicologia experimental. ( ) Realiza o atendimento do paciente exposto ao toxicante, ou do intoxicado, para prevenir ou diagnosticar a intoxicação, além de aplicar, nele, uma terapêutica específica. ( ) Realiza a detecção do agente químico ou de algum outro parâmetro relacionado à exposição ao toxicante, em substratos, como fluídos orgânicos, alimentos, água, ar, solo etc. ( ) Desenvolve estudos para a elucidação dos mecanismos de ação dos agentes tóxicos sobre o sistema biológico, e para a avaliação dos efeitos decorrentes dessa ação. Assinale a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA:
A II - I - III.
B I - III - II.
C III - I - II.
D I - II - III.

Antídotos são substâncias que agem no organismo, atenuando ou neutralizando ações ou efeitos de outras substâncias químicas. São essenciais ao tratamento de algumas intoxicações e não podem sofrer falhas no abastecimento, sob o risco de prejudicar a saúde e a segurança da população.
Sobre os antídotos específicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) N-acetilceisteína é indicada para tratamento de intoxicações por paracetamol. ( ) Atropina é indicada para tratamento de intoxicações por carbamatos. ( ) Naloxona é indicada para tratamento de intoxicações por opioides. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V.
B V - F - F.
C F - F - F.
D F - V - V.

Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos adversos das substâncias químicas nos organismos vivos. O tratamento da intoxicação aguda deve ser instituído imediatamente para manter as funções vitais, caso haja sinais iminentes de descompensação, mas a prevenção da absorção adicional do veneno e ou a aceleração da eliminação do tóxico devem ser também implementadas.
Sobre a aceleração da eliminação de substâncias tóxicas, classifique V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS: ( ) A eliminação de alguns medicamentos/toxinas pode ser acelerada pela hemodiálise. ( ) A alcalinização da urina acelera a eliminação de algumas substâncias. A diminuição do pH da urina, com bicarbonato de sódio intravenoso, ioniza a substância, evitando sua reabsorção. ( ) O tratamento, com doses múltiplas, de carvão ativado, acelera a eliminação de certas substâncias, pois cria um gradiente por meio do lúmen intestinal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B V - F - V.
C V - V - V.
D F - V - V.

Uma intoxicação é composta por várias fases. Após a absorção, o toxicante é distribuído pelo corpo, onde essa substância busca transpor barreiras biológicas (hematoencefálica, placentária etc.).
Sobre o processo de distribuição, assinale a alternativa CORRETA:
A - Para alcançar o sítio de ação é importante que a substância esteja ligada a proteínas.
B - Órgãos altamente irrigados podem acumular uma maior quantidade do agente.
C - Diferenças regionais de pH e coeficiente de partição óleo/água de cada substância influenciam.
D - A distribuição é independe dos fluxos sanguíneo e linfático nos diferentes órgãos.

A toxicologia analisa os efeitos de diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiental, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Uma substância altamente tóxica pode promover um efeito tóxico quando empregada em pequenas quantidades, enquanto substâncias de baixa toxicidade necessitam de altas doses para promover o mesmo efeito. ( ) A concentração e o tempo de exposição não são considerados padrões para analisar a toxicidade de uma determinada substância. ( ) A morte é o efeito adverso mais drástico. Efeitos adversos incluem alteração no consumo de alimentos, variação no peso corporal ou de órgãos, alterações anatomopatológicas.

As anfetaminas são drogas estimulantes, usadas muitas vezes como substâncias emagrecedoras, mas que apresentam sérios efeitos adversos sobre o organismo.
Sobre as anfetaminas, assinale a alternativa CORRETA:
A) A anfetamina e os análogos dela atuam como aminas simpatomiméticas nos receptores α e β adrenérgicos.
B) A anfetamina é um ativador da MAO, enzima responsável pela oxidação da norepinefrina e da serotonina.
C) Pertencem a classe das anfetaminas a heroína, codeína e morfina.

As drogas depressoras diminuem a atividade do nosso cérebro, ou seja, deprimem seu funcionamento, o que significa que as pessoas que fazem uso desse tipo de droga ficam “desligadas”, “devagar”, desinteressadas das coisas.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As drogas depressoras do SNC atuam no receptor GABAérgico que é responsável por mediar os efeitos do GABA, o principal neurotransmissor inibidor do cérebro.
II- A ativação desse receptor promove a abertura dos poros, permitindo a entrada de íons cloreto no interior da célula, os quais promovem a hiperpolarização da membrana, inibindo a excitação celular.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Drogas estimulantes são substâncias capazes de acelerar o funcionamento do cérebro. Com essa hiperexcitabilidade, aumentam o estado de alerta, diminuem o sono e o apetite, e aumentam a capacidade física para o trabalho e esportes, apesar de diminuir o desempenho.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- São consideradas drogas estimuladoras do SNC toda substância usada, voluntariamente, com a finalidade de obtenção de estados alterados de consciência, caracterizados por euforia e sensação de aumento das capacidades física e mental.
II- São substâncias que atuam no receptor GABAérgico, alterando a sinalização do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual é amplamente distribuído no córtex, cerebelo, estruturas límbicas e em áreas envolvidas em processos emocionais, cognitivos e para a produção da convulsão.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.

A cocaína (COC) já foi comercializada livremente pelo laboratório Bayer, no passado, e enaltecida por suas qualidades medicinais.
Sobre a COC, analise as sentenças a seguir:
I- Após a utilização da COC em doses recreacionais, há elevação temporária das concentrações de norepinefrina (NE) e dopamina (DA).
II- O provável mecanismo de ação da COC no SNC é o bloqueio da recaptação da DA nas fendas sinápticas.
III- A diminuição de dopamina, nos receptores pós-sinápticos D1 e D2, parece ser o mecanismo fisiopatológico pelo qual ocorre a euforia.
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.

As drogas de abuso constituem um grande problema de ordem social em qualquer país do mundo.
Com base nas definições dadas, analise as sentenças a seguir:
I- A COC ocorre naturalmente nas folhas de plantas do gênero Erytroxylum.
II- A COC, quando utilizada de forma intravenosa, tem início de ação no SNC mais lentamente do que de forma aspirada, já que esta última depende da absorção pela mucosa nasal.
III- A COC age bloqueando a recaptação de dopamina (DO) na fenda sináptica pela ligação aos sítios transportadores de DO.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D) Somente a sentença III está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É proibido a utilização de animais de experimentação para desenvolvimento, experimentos e teste de produtos cosméticos. Diante disso, novas metodologias estão sendo utilizadas para determinar a eficácia e segurança de produtos cosméticos, dentre eles os ensaios in vitro.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O ensaio de HET-CAM é a metodologia padrão-ouro para avaliação de irritação ocular. ( ) Modelos de pele 3D utilizam fragmentos de orelhas coletadas de coelhos. ( ) O modelo BCOP utiliza olhos bovinos que seriam descartados para avaliação de irritação ocular. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B F - V - F.
C F - F - V.
D V - V - V.

O início dos estudos da toxicologia surgiu de forma inconsciente e há milhares de anos, já que as plantas e os animais desde os primórdios já apresentavam substâncias tóxicas em suas estruturas.
Considerando a sequência dos fatos históricos da toxicologia, ordene os itens a seguir: I- Avicena deu sua contribuição à toxicologia, com as discussões de mecanismos de ação de venenos, incluindo neurotoxicidade e efeitos metabólicos. II- O caso Talidomida teve grande repercussão na década de 1950, quando levou a e feitos teratogênicos em vários bebês nascidos na época. III- Paracelsus desenvolveu estudos e ideias, a principal foi que “todas as substâncias são venenos; não há nenhuma que não seja um veneno. A dose correta diferencia o veneno do remédio”. IV- O caso mais antigo e conhecido do uso de veneno em execuções do Estado foi o de Sócrates, condenado à morte pela ingestão de extrato de cicuta (Conium maculatum), um composto extremamente tóxico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) IV - I - III - II.
B) I - II - III - IV.
C) I - IV - II - III.
D) IV - II - III - I.

A farmacocinética é o estudo do comportamento de um agente nos diferentes compartimentos do organismo, dependentes dos processos de absorção, distribuição e eliminação. A toxicocinética é um tipo específico de farmacocinética que estuda o que organismo faz a um medicamento em doses tóxicas.
Sobre os estudos relacionados à farmacocinética, analise as sentenças a seguir: I- A quantidade e a duração do armazenamento da substância ou dos seus metabolitos nos tecidos corporais. II- Capacidade das substâncias ou seus metabolitos para atravessar as membranas celulares e entrar em contato com componentes específicos das células. III - Distribuição no organismo e concentrações em locais específicos. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

A intoxicação é o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A eliminação de alguns medicamentos/toxinas pode ser acelerada pela hemodiálise, se forem contempladas certas propriedades. PORQUE II- O aumento do pH da urina, com bicarbonato de sódio intravenoso, ioniza a substância, evitando a reabsorção dela e a aprisionando na urina para ser eliminada pelos rins. Assinale a alternativa CORRETA:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímica da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas.
Diante de um quadro de intoxicação, é importante que o paciente receba condutas para desintoxicação. Sobre as abordagens iniciais ao paciente intoxicado, analise as sentenças a seguir: I- Toda intoxicação suspeita ou confirmada deverá ser tratada como uma situação clínica potencialmente grave. II- O primeiro princípio, para o manejo do paciente intoxicado, é analisar o paciente e não o veneno. III- Inicialmente, avaliam-se as vias da respiração e da circulação. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

As intoxicações agudas representam de 150 a 400 casos por cem mil anualmente nas emergências, e se apresentam dentro de um amplo espectro de etiologia: desde tentativas de suicídio, abuso de drogas, exposição ocupacional, até as ingestões e exposições acidentais.
Com base nessas definições, analise as sentenças a seguir: I- O primeiro princípio, para o manejo do paciente intoxicado, é entender qual o agente que desencadeou o quadro de intoxicação. II- Inicialmente, avaliam-se as vias da respiração e da circulação com outros efeitos tóxicos que colocam em risco a sobrevivência. III- É importante a obtenção da história clínica, incluindo a idade e o sexo, atividade profissional, uso de drogas, quantidade, há quanto tempo faz uso, via de exposição e condições física e psíquica. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

A toxicidade de uma substância, para um organismo vivo, pode ser considerada como a capacidade de lhe causar dano grave ou morte. Um princípio fundamental para que o dano aconteça é que haja interação do agente químico com o organismo.
Para avaliar a toxicidade de uma substância, é necessário identificar e quantificar o risco, perigo e grau de exposição. Sobre o processo de avaliação de toxicidade de uma substância, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Risco. II- Perigo. III- Grau de exposição. ( ) O fracionamento da dose total reduz a probabilidade de que o agente venha a causar efeitos tóxicos. A razão para isso é que o corpo pode reparar o dano, ou neutralizar o efeito de cada dose subtóxica se ocorrer um intervalo de tempo suficiente até a próxima dose. ( ) Probabilidade de aparecer um efeito nocivo devido à exposição a uma substância química perigosa. ( ) Depende do potencial do agente químico para causar danos (toxicidade) e das condições e intensidade de exposição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I - III.
B) III - II - I.
C) III - I - II.
D) I - II - III.

A toxicodinâmica estuda os mecanismos da ação tóxica exercida por substâncias químicas sobre o sistema biológico, sob os pontos de vista bioquímico e molecular.
Sobre a toxicodinâmica das substâncias tóxicas, assinale a alternativa CORRETA:
A) A toxicodinâmica é composta pela absorção, distribuição, metabolização e excreção.
B) Todas as substâncias químicas tóxicas produzem efeitos, alterando as condições fisiológicas e bioquímicas normais das células.
C) Independente da espécie, a seletividade de ação sobre as células sempre será a mesma.
D) O efeito toxico depende do agente alcançar e sair rapidamente do sítio de ação.

A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações das substâncias químicas com o organismo, com a finalidade de prevenir, diagnosticar e tratar da intoxicação.
Sobre os conceitos na área da toxicologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Considera-se veneno a mistura de substâncias de origem biológica (animal ou vegetal) capaz de causar alterações nocivas a órgãos ou a sistemas de organismos vivos quando há interações com eles. ( ) Considera-se toxicidade a propriedade intrínseca e potencial de um agente químico capaz de produzir efeito nocivo ao organismo. ( ) Considera-se xenobióticos as substâncias químicas que são estranhas ao organismo e sem valor nutritivo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V.
B F - V - V.
C V - F - F.
D F - F - F.

A toxicologia compreende diversas áreas, incluindo química, biologia, farmacologia, medicina, entre outras. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das substâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou nosso ecossistema.
Diante dessas informações, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Toxicologia analítica. II- Toxicologia clínica. III- Toxicologia experimental. ( ) Realiza o atendimento do paciente exposto ao toxicante, ou do intoxicado, para prevenir ou diagnosticar a intoxicação, além de aplicar, nele, uma terapêutica específica. ( ) Realiza a detecção do agente químico ou de algum outro parâmetro relacionado à exposição ao toxicante, em substratos, como fluídos orgânicos, alimentos, água, ar, solo etc. ( ) Desenvolve estudos para a elucidação dos mecanismos de ação dos agentes tóxicos sobre o sistema biológico, e para a avaliação dos efeitos decorrentes dessa ação. Assinale a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA:
A II - I - III.
B I - III - II.
C III - I - II.
D I - II - III.

Antídotos são substâncias que agem no organismo, atenuando ou neutralizando ações ou efeitos de outras substâncias químicas. São essenciais ao tratamento de algumas intoxicações e não podem sofrer falhas no abastecimento, sob o risco de prejudicar a saúde e a segurança da população.
Sobre os antídotos específicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) N-acetilceisteína é indicada para tratamento de intoxicações por paracetamol. ( ) Atropina é indicada para tratamento de intoxicações por carbamatos. ( ) Naloxona é indicada para tratamento de intoxicações por opioides. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V.
B V - F - F.
C F - F - F.
D F - V - V.

Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos adversos das substâncias químicas nos organismos vivos. O tratamento da intoxicação aguda deve ser instituído imediatamente para manter as funções vitais, caso haja sinais iminentes de descompensação, mas a prevenção da absorção adicional do veneno e ou a aceleração da eliminação do tóxico devem ser também implementadas.
Sobre a aceleração da eliminação de substâncias tóxicas, classifique V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS: ( ) A eliminação de alguns medicamentos/toxinas pode ser acelerada pela hemodiálise. ( ) A alcalinização da urina acelera a eliminação de algumas substâncias. A diminuição do pH da urina, com bicarbonato de sódio intravenoso, ioniza a substância, evitando sua reabsorção. ( ) O tratamento, com doses múltiplas, de carvão ativado, acelera a eliminação de certas substâncias, pois cria um gradiente por meio do lúmen intestinal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B V - F - V.
C V - V - V.
D F - V - V.

Uma intoxicação é composta por várias fases. Após a absorção, o toxicante é distribuído pelo corpo, onde essa substância busca transpor barreiras biológicas (hematoencefálica, placentária etc.).
Sobre o processo de distribuição, assinale a alternativa CORRETA:
A - Para alcançar o sítio de ação é importante que a substância esteja ligada a proteínas.
B - Órgãos altamente irrigados podem acumular uma maior quantidade do agente.
C - Diferenças regionais de pH e coeficiente de partição óleo/água de cada substância influenciam.
D - A distribuição é independe dos fluxos sanguíneo e linfático nos diferentes órgãos.

A toxicologia analisa os efeitos de diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiental, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Uma substância altamente tóxica pode promover um efeito tóxico quando empregada em pequenas quantidades, enquanto substâncias de baixa toxicidade necessitam de altas doses para promover o mesmo efeito. ( ) A concentração e o tempo de exposição não são considerados padrões para analisar a toxicidade de uma determinada substância. ( ) A morte é o efeito adverso mais drástico. Efeitos adversos incluem alteração no consumo de alimentos, variação no peso corporal ou de órgãos, alterações anatomopatológicas.

As anfetaminas são drogas estimulantes, usadas muitas vezes como substâncias emagrecedoras, mas que apresentam sérios efeitos adversos sobre o organismo.
Sobre as anfetaminas, assinale a alternativa CORRETA:
A) A anfetamina e os análogos dela atuam como aminas simpatomiméticas nos receptores α e β adrenérgicos.
B) A anfetamina é um ativador da MAO, enzima responsável pela oxidação da norepinefrina e da serotonina.
C) Pertencem a classe das anfetaminas a heroína, codeína e morfina.

As drogas depressoras diminuem a atividade do nosso cérebro, ou seja, deprimem seu funcionamento, o que significa que as pessoas que fazem uso desse tipo de droga ficam “desligadas”, “devagar”, desinteressadas das coisas.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As drogas depressoras do SNC atuam no receptor GABAérgico que é responsável por mediar os efeitos do GABA, o principal neurotransmissor inibidor do cérebro.
II- A ativação desse receptor promove a abertura dos poros, permitindo a entrada de íons cloreto no interior da célula, os quais promovem a hiperpolarização da membrana, inibindo a excitação celular.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Drogas estimulantes são substâncias capazes de acelerar o funcionamento do cérebro. Com essa hiperexcitabilidade, aumentam o estado de alerta, diminuem o sono e o apetite, e aumentam a capacidade física para o trabalho e esportes, apesar de diminuir o desempenho.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- São consideradas drogas estimuladoras do SNC toda substância usada, voluntariamente, com a finalidade de obtenção de estados alterados de consciência, caracterizados por euforia e sensação de aumento das capacidades física e mental.
II- São substâncias que atuam no receptor GABAérgico, alterando a sinalização do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual é amplamente distribuído no córtex, cerebelo, estruturas límbicas e em áreas envolvidas em processos emocionais, cognitivos e para a produção da convulsão.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.

A cocaína (COC) já foi comercializada livremente pelo laboratório Bayer, no passado, e enaltecida por suas qualidades medicinais.
Sobre a COC, analise as sentenças a seguir:
I- Após a utilização da COC em doses recreacionais, há elevação temporária das concentrações de norepinefrina (NE) e dopamina (DA).
II- O provável mecanismo de ação da COC no SNC é o bloqueio da recaptação da DA nas fendas sinápticas.
III- A diminuição de dopamina, nos receptores pós-sinápticos D1 e D2, parece ser o mecanismo fisiopatológico pelo qual ocorre a euforia.
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.

As drogas de abuso constituem um grande problema de ordem social em qualquer país do mundo.
Com base nas definições dadas, analise as sentenças a seguir:
I- A COC ocorre naturalmente nas folhas de plantas do gênero Erytroxylum.
II- A COC, quando utilizada de forma intravenosa, tem início de ação no SNC mais lentamente do que de forma aspirada, já que esta última depende da absorção pela mucosa nasal.
III- A COC age bloqueando a recaptação de dopamina (DO) na fenda sináptica pela ligação aos sítios transportadores de DO.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D) Somente a sentença III está correta.

Prévia do material em texto

Prova I – Toxicologia
1- É proibido a utilização de animais de experimentação para desenvolvimento, experimentos e teste de produtos cosméticos. Diante disso, novas metodologias estão sendo utilizadas para determinar a eficácia e segurança de produtos cosméticos, dentre eles os ensaios in vitro. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ensaio de HET-CAM é a metodologia padrão-ouro para avaliação de irritação ocular.
(    ) Modelos de pele 3D utilizam fragmentos de orelhas coletadas de coelhos.
(    ) O modelo BCOP utiliza olhos bovinos que seriam descartados para avaliação de irritação ocular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V.
B) F - V - F.
C) V - V - V.
D) F - F - V.
2- O início dos estudos da toxicologia surgiu de forma inconsciente e há milhares de anos, já que as plantas e os animais desde os primórdios já apresentavam substâncias tóxicas em suas estruturas. Considerando a sequência dos fatos históricos da toxicologia, ordene os itens a seguir:
I- Avicena deu sua contribuição à toxicologia, com as discussões de mecanismos de ação de venenos, incluindo neurotoxicidade e efeitos metabólicos.
II- O caso Talidomida teve grande repercussão na década de 1950, quando levou a efeitos teratogênicos em vários bebês nascidos na época.
III- Paracelsus desenvolveu estudos e ideias, a principal foi que “todas as substâncias são venenos; não há nenhuma que não seja um veneno. A dose correta diferencia o veneno do remédio”.
IV- O caso mais antigo e conhecido do uso de veneno em execuções do Estado foi o de Sócrates, condenado à morte pela ingestão de extrato de cicuta (Conium maculatum), um composto extremamente tóxico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) IV - I - III - II.
B) I - II - III - IV.
C) I - IV - II - III.
D) IV - II - III - I.
3- A farmacocinética é o estudo do comportamento de um agente nos diferentes compartimentos do organismo, dependentes dos processos de absorção, distribuição e eliminação. A toxicocinética é um tipo específico de farmacocinética que estuda o que organismo faz a um medicamento em doses tóxicas (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014). Sobre os estudos relacionados à farmacocinética, analise as sentenças a seguir:
I- A quantidade e a duração do armazenamento da substância ou dos seus metabolitos nos tecidos corporais.
II- Capacidade das substâncias ou seus metabolitos para atravessar as membranas celulares e entrar em contato com componentes específicos das células.
III - Distribuição no organismo e concentrações em locais específicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença II está correta.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D) Somente a sentença III está correta.
4- A intoxicação é o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico. As tentativas de diminuir a exposição a agentes tóxicos, seja por medidas para promover evacuação gástrica ou para a diminuição da absorção intestinal, estão sendo aplicadas há anos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A eliminação de alguns medicamentos/toxinas pode ser acelerada pela hemodiálise, se forem contempladas certas propriedades.
PORQUE
II- O aumento do pH da urina, com bicarbonato de sódio intravenoso, ioniza a substância, evitando a reabsorção dela e a aprisionando na urina para ser eliminada pelos rins.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
5- Intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímica da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Como exemplo de substâncias intoxicantes ambientais podemos citar o ar, a água, os alimentos, as plantas e os animais peçonhentos ou venenosos. Diante de um quadro de intoxicação, é importante que o paciente receba condutas para desintoxicação. Sobre as abordagens iniciais ao paciente intoxicado, analise as sentenças a seguir:
 I- Toda intoxicação suspeita ou confirmada deverá ser tratada como uma situação clínica potencialmente grave.
II- O primeiro princípio, para o manejo do paciente intoxicado, é analisar o paciente e não o veneno.
III- Inicialmente, avaliam-se as vias da respiração e da circulação.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) Somente a sentença I está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
6- As intoxicações agudas representam de 150 a 400 casos por cem mil anualmente nas emergências, e se apresentam dentro de um amplo espectro de etiologia: desde tentativas de suicídio, abuso de drogas, exposição ocupacional, até as ingestões e exposições acidentais. Com base nessas definições, analise as sentenças a seguir:
I- O primeiro princípio, para o manejo do paciente intoxicado, é entender qual o agente que desencadeou o quadro de intoxicação.
II- Inicialmente, avaliam-se as vias da respiração e da circulação com outros efeitos tóxicos que colocam em risco a sobrevivência.
III- É importante a obtenção da história clínica, incluindo a idade e o sexo, atividade profissional, uso de drogas, quantidade, há quanto tempo faz uso, via de exposição e condições física e psíquica.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.
7- A toxicidade de uma substância, para um organismo vivo, pode ser considerada como a capacidade de lhe causar dano grave ou morte. Um princípio fundamental para que o dano aconteça é que haja interação do agente químico com o organismo. Para avaliar a toxicidade de uma substância, é necessário identificar e quantificar o risco, perigo e grau de exposição (ANDRADE FILHO; CAMPOLINA; DIAS, 2001). Sobre o processo de avaliação de toxicidade de uma substância, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Risco.
II- Perigo.
III- Grau de exposição.
(    ) O fracionamento da dose total reduz a probabilidade de que o agente venha a causar efeitos tóxicos. A razão para isso é que o corpo pode reparar o dano, ou neutralizar o efeito de cada dose subtóxica se ocorrer um intervalo de tempo suficiente até a próxima dose.
(    ) Probabilidade de aparecer um efeito nocivo devido à exposição a uma substância química perigosa.
(    ) Depende do potencial do agente químico para causar danos (toxicidade) e das condições e intensidade de exposição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I - III.
B) III - II - I.
C) III - I - II.
D) I - II - III.
8- A toxicodinâmica estuda os mecanismos da ação tóxica exercida por substâncias químicas sobre o sistema biológico, sob os pontos de vista bioquímico e molecular. Pelo elevado número de agentes químicos com potencial tóxico, os mecanismos de ação são os mais diversos (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014).
Sobre a toxicodinâmica das substâncias tóxicas, assinale a alternativa CORRETA:
A) A toxicodinâmica é composta pela absorção, distribuição, metabolização e excreção.
B) Todas as substâncias químicas tóxicas produzem efeitos, alterando as condições fisiológicas e bioquímicas normais das células.
C) Independente da espécie, a seletividade de ação sobre as células sempre será a mesma.
D) O efeito toxico depende do agente alcançar e sair rapidamente do sítio de ação.
9- A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações das substâncias químicas com o organismo, com a finalidade de prevenir, diagnosticar e tratar da intoxicação (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014). Sobreos conceitos na área da toxicologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Considera-se veneno a mistura de substâncias de origem biológica (animal ou vegetal) capaz de causar alterações nocivas a órgãos ou a sistemas de organismos vivos quando há interações com eles.
(  ) Considera-se toxicidade a propriedade intrínseca e potencial de um agente químico capaz de produzir efeito nocivo ao organismo.
(  ) Considera-se xenobióticos as substâncias químicas que são estranhas ao organismo e sem valor nutritivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - F.
B) V - V - V.
C) V - F - F.
D) F - V - V.
10- A toxicologia compreende diversas áreas, incluindo química, biologia, farmacologia, medicina, entre outras. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das substâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou nosso ecossistema (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014). Diante dessas informações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Toxicologia analítica.
II- Toxicologia clínica.
III- Toxicologia experimental.
(  ) Realiza o atendimento do paciente exposto ao toxicante, ou do intoxicado, para prevenir ou diagnosticar a intoxicação, além de aplicar, nele, uma terapêutica específica.
(  ) Realiza a detecção do agente químico ou de algum outro parâmetro relacionado à exposição ao toxicante, em substratos, como fluídos orgânicos, alimentos, água, ar, solo etc.
(  ) Desenvolve estudos para a elucidação dos mecanismos de ação dos agentes tóxicos sobre o sistema biológico, e para a avaliação dos efeitos decorrentes dessa ação.
Assinale a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA:
A) I - II - III.
B) I - III - II.
C) II - I - III.
D) III - I - II.
11- Antídotos são substâncias que agem no organismo, atenuando ou neutralizando ações ou efeitos de outras substâncias químicas. São essenciais ao tratamento de algumas intoxicações e não podem sofrer falhas no abastecimento, sob o risco de prejudicar a saúde e a segurança da população. Sobre os antídotos específicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) N-acetilceisteína é indicada para tratamento de intoxicações por paracetamol.
(    ) Atropina é indicada para tratamento de intoxicações por carbamatos.
(    ) Naloxona é indicada para tratamento de intoxicações por opioides.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F.
B) V - V - V.
C) F - V - V.
D) F - F - F.
12- Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos adversos das substâncias químicas nos organismos vivos. O tratamento da intoxicação aguda deve ser instituído imediatamente para manter as funções vitais, caso haja sinais iminentes de descompensação, mas a prevenção da absorção adicional do veneno e ou a aceleração da eliminação do tóxico devem ser também implementadas. Sobre a aceleração da eliminação de substâncias tóxicas, classifique V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS:
(    ) A eliminação de alguns medicamentos/toxinas pode ser acelerada pela hemodiálise.
(    ) A alcalinização da urina acelera a eliminação de algumas substâncias. A diminuição do pH da urina, com bicarbonato de sódio intravenoso, ioniza a substância, evitando sua reabsorção.
(    ) O tratamento, com doses múltiplas, de carvão ativado, acelera a eliminação de certas substâncias, pois cria um gradiente por meio do lúmen intestinal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V.
B) V - F - V.
C) V - V - F.
D) V - V - V.
13- Uma intoxicação é composta por várias fases. Após a absorção, o toxicante é distribuído pelo corpo, onde essa substância busca transpor barreiras biológicas (hematoencefálica, placentária etc.).
Sobre o processo de distribuição, assinale a alternativa CORRETA:
A) Diferenças regionais de pH e coeficiente de partição óleo/água de cada substância influenciam.
B) Órgãos altamente irrigados podem acumular uma maior quantidade do agente.
C) Para alcançar o sítio de ação é importante que a substância esteja ligada a proteínas.
D) A distribuição é independe dos fluxos sanguíneo e linfático nos diferentes órgãos.
14- A toxicologia experimental realiza os testes toxicológicos preditivos, que permitem a avaliação do potencial carcinogênico de substâncias a que o homem, ainda, não foi exposto, isto é, novos produtos, como medicamentos, pesticidas, aditivos alimentares, cosméticos, e assim por diante.
Sobre essa área de atuação da toxicologia, assinale a alternativa CORRETA:
A) Durante o período de gestação, a exposição materna a um agente químico tóxico pode levar a respostas diversas, e o efeito final varia desde a morte até o nascimento de um indivíduo normal.
B) Os testes realizados para avaliar o potencial mutagênico de agentes químicos e físicos é feito em seres humanos e células animais.
C) Somente agrotóxicos podem induzir o aparecimento de câncer, de doenças reprodutivas e degenerativas.
D) O surgimento do câncer envolve, apenas, hábitos alimentares e estilo de vida.
15- A toxicologia analisa os efeitos de diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiental, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma substância altamente tóxica pode promover um efeito tóxico quando empregada em pequenas quantidades, enquanto substâncias de baixa toxicidade necessitam de altas doses para promover o mesmo efeito.
(    ) A concentração e o tempo de exposição não são considerados padrões para analisar a toxicidade de uma determinada substância.
(    ) A morte é o efeito adverso mais drástico. Efeitos adversos incluem alteração no consumo de alimentos, variação no peso corporal ou de órgãos, alterações anatomopatológicas ou de níveis enzimáticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F.
B) V - F - V.
C) V - V - F.
D) F - F - V.
Prova de Toxicologia II
1- Os benzodiazepínicos se tornaram muito populares desde seu lançamento, na década de 1960, e viraram a classe de fármacos mais vendida no mundo já na década seguinte.
Sobre os benzodiazepínicos, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Pertencem a esse grupo a morfina, a codeína e a heroína.
B)  As principais vias utilizadas são intranasal e intramuscular.
C)  Os benzodiazepínicos exercem seu mecanismo de ação potencializando a atividade do GABA.
D)  São medicamentos de venda livre por serem amplamente utilizados pela população.
2- As anfetaminas são drogas estimulantes do SNC. É chamada de rebite principalmente entre os motoristas que precisam dirigir durante várias horas seguidas sem descanso. Também é conhecida como “bolinha” por estudantes que passam noites inteiras estudando, ou por pessoas que costumam fazer dietas de emagrecimento sem acompanhamento médico. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A metilenodioximetanfetamina (MDMA), também conhecida pelo nome de êxtase, tem sido uma das drogas com maior aceitação pelos jovens ingleses e agora também com um consumo crescendo nos EUA.
II- A metanfetamina tem sido muito consumida e fumada na forma de cachimbos, recebendo o nome popular de ice.
III- As anfetaminas utilizadas em formulações, como descongestionantes nasais, como: nafazolina e fenilefrina, são de venda livre.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença II está correta.
B)  Somente a sentença I está correta.
C)  As sentenças I, II e III estão corretas.
D)  Somente a sentença III está correta.
3- As anfetaminas são drogas estimulantes, usadas muitas vezes como substâncias emagrecedoras, mas que apresentam sérios efeitos adversos sobre o organismo.
Sobre as anfetaminas, assinale a alternativa CORRETA:
A)  A anfetamina e os análogos dela atuam como aminas simpatomiméticas nos receptores α e β adrenérgicos.
B)  Os anfetamínicos são livres de prescrição médica, podendo ser utilizado por qualquer indivíduo.
C)  Os anfetamínicos são ativadores da MAO, enzima responsável pela oxidação da norepinefrina e da serotonina.D)  Pertencem a classe das anfetaminas a heroína, codeína e morfina.
4- As drogas depressoras diminuem a atividade do nosso cérebro, ou seja, deprimem seu funcionamento, o que significa que as pessoas que fazem uso desse tipo de droga ficam “desligadas”, “devagar”, desinteressadas das coisas. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As drogas depressoras do SNC atuam no receptor GABAérgico que é responsável por mediar os efeitos do GABA, o principal neurotransmissor inibidor do cérebro.
PORQUE
II- A ativação desse receptor promove a abertura dos poros, permitindo a entrada de íons cloreto no interior da célula, os quais promovem a hiperpolarização da membrana, inibindo a excitação celular.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)  As asserções I e II são proposições falsas.
D)  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5- Drogas estimulantes são substâncias capazes de acelerar o funcionamento do cérebro. Com essa hiperexcitabilidade, aumentam o estado de alerta, diminuem o sono e o apetite, e aumentam a capacidade física para o trabalho e esportes, apesar de diminuir o desempenho. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- São consideradas drogas estimuladoras do SNC toda substância usada, voluntariamente, com a finalidade de obtenção de estados alterados de consciência, caracterizados por euforia e sensação de aumento das capacidades física e mental.
PORQUE
II- São substâncias que atuam no receptor GABAérgico, alterando a sinalização do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual é amplamente distribuído no córtex, cerebelo, estruturas límbicas e em áreas envolvidas em processos emocionais, cognitivos e para a produção da convulsão.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D)  As asserções I e II são proposições falsas.
6- A cocaína (COC) já foi comercializada livremente pelo laboratório Bayer, no passado, e enaltecida por suas qualidades medicinais. A folha de coca tem sido usada milenarmente pelos povos andinos para reduzir a fadiga e o cansaço das longas jornadas de trabalho. Em nossa cultura, algumas pessoas fazem uso de COC para se manterem acordadas e atentas por mais tempo que o habitualmente suportável. Sobre a COC, analise as sentenças a seguir:
I- Após a utilização da COC em doses recreacionais, há elevação temporária das concentrações de norepinefrina (NE) e dopamina (DA).
II- O provável mecanismo de ação da COC no SNC é o bloqueio da recaptação da DA nas fendas sinápticas.
III- A diminuição de dopamina, nos receptores pós-sinápticos D1 e D2, parece ser o mecanismo fisiopatológico pelo qual ocorre a euforia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença I está correta.
B)  As sentenças I e II estão corretas.
C)  As sentenças II e III estão corretas.
D)  As sentenças I e III estão corretas.
7- As drogas de abuso constituem um grande problema de ordem social em qualquer país do mundo. Fazem parte desse cenário a criminalidade e os prejuízos em saúde pública. Dentre as classes mais importantes de drogas de abuso, temos a estimulante, sendo o principal exemplo a cocaína. Com base nas definições dadas, analise as sentenças a seguir:
I- A COC ocorre naturalmente nas folhas de plantas do gênero Erytroxylum.
II- A COC, quando utilizada de forma intravenosa, tem início de ação no SNC mais lentamente do que de forma aspirada, já que esta última depende da absorção pela mucosa nasal.
III- A COC age bloqueando a recaptação de dopamina (DO) na fenda sináptica pela ligação aos sítios transportadores de DO.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I e III estão corretas.
B)  As sentenças II e III estão corretas.
C)  Somente a sentença I está correta.
D)  Somente a sentença III está correta.
8- A Erythroxylon coca é uma planta encontrada na América Central e América do Sul. Essas folhas são utilizadas, pelo povo andino, para mascar ou como componente de chás, com a função de aliviar os sintomas decorrentes das grandes altitudes. Entretanto, uma substância alcaloide que constitui cerca de 10% desta parte da planta, chamada benzoilmetilecgonina, é capaz de provocar sérios problemas de saúde e também sociais.
Com relação às características toxicológicas da cocaína (COC), assinale a alternativa CORRETA:
A)  As cardiomiopatias raramente acometem os usuários de COC, normalmente estão relacionadas ao uso de outras drogas, como as catinonas.
B)  O uso de COC concomitantemente ao etanol forma um produto de biotransformação farmacologicamente inativo que é a norcocaína.
C)  O uso de oxi associado à ingestão de álcool pode ser demonstrado por análise toxicológica por meio da pesquisa da cocaetileno.
D)  Os principais produtos da de biotransformação COC são o éster metilecgonina e a benzoilecgonina.
9- As anfetaminas são substâncias de origem sintética e com efeitos estimulantes. São frequentemente chamadas de speed ou cristal. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As anfetaminas são responsáveis pela liberação direta dos neurotransmissores das vesículas sinápticas, promovendo a recaptação deles, com consequente aumento da concentração sináptica.
PORQUE
II- Uma vez que as anfetaminas aumentam a concentração de norepinefrina nas sinapses, efeitos pulmonares podem surgir a partir do uso. Altas concentrações de norepinefrina e epinefrina circulantes podem induzir efeitos tóxicos no pulmão.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)  As asserções I e II são proposições falsas.
C)  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
10- Adulterantes são substâncias utilizadas para conferir alguma propriedade às drogas ilícitas, como aumentar o volume da droga ou potencializar o efeito esperado do princípio ativo do composto ilícito.  Na produção de cocaína, é muito comum esse tipo de adulteração (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014). Nesse sentido, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 I- Adulterantes.
II- Estimulantes.
III- Diluentes.
(    ) Cafeína, teofilina, ergotamina, estricnina, efedrina, fenilpropanolamina, metilfenidato e anfetamina.
(    ) Anestésicos locais (benzocaína, procaína, tetracaína, bupivacaína, etidocaína, lidocaína, mepivacaína, dibucaína, prilocaína).
(    ) Glicose, lactose, sacarose, manitol, amido, talco, carbonatos, sulfatos e ácido bórico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  II - III - I.
B)  III - II - I.
C)  I - II - III.
D)  II - I - III.
A cocaína (COC) é uma substância psicoativa com ação estimulante no SNC. Ela pode ser consumida na forma de pó, de maneira injetável ou oral. Quanto mais rápido o início dos efeitos e mais forte a intensidade, maior a probabilidade de dependência (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014). Sobre os padrões de uso da COC, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Crack.
II- Merla.
III- Cloridrato de cocaína.
(    ) Pó fino e branco; pode ser utilizado via venosa ou aspirado (via nasal).
(    ) Forma de pedra, volatiza quando aquecida; fumada em cachimbos rudimentares contendo de 100 a 150 mg de droga.
(    ) Subproduto de consistência pastosa, obtida através do tratamento de folhas de coca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - III.
B) II - III - I.
C) III - I - II.
D) III - II - I.
A anfetamina está entre as drogas mais consumidas no Brasil e ao redor do mundo. Ela faz parte de um grupo de substâncias psicoestimulantes,que elevam os níveis de serotonina, noradrenalina e dopamina no cérebro e tem potencial para causar danos severos ao organismo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães e aliados usavam a anfetamina para relaxamento e indução do sono.
(    ) No Brasil, é comumente utilizado por caminhoneiros que fazem uso dos chamados “rebites”, a fim de enfrentar as longas viagens nas estradas.
(    ) A metanfetamina e os anfetamínicos com propriedades alucinógenas são de uso proscrito em nosso país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F.
B) F - V - V.
C) F - F - V.
D) V - V - V.
As drogas depressoras do SNC atuam no receptor GABAérgico, alterando a sinalização do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual é amplamente distribuído no córtex, cerebelo, estruturas límbicas e em áreas envolvidas em processos emocionais, cognitivos e para a produção da convulsão.
Sobre o receptor GABA, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
(    ) O receptor GABAérgico é responsável por mediar os efeitos do GABA, o principal neurotransmissor excitatório do cérebro.
(    ) O GABA é o ligante endógeno que causa a abertura dos receptores GABAérgicos.
(    ) A ativação do receptor permite a entrada de íons cloreto no interior da célula, os quais promovem a hiperpolarização da membrana, inibindo a excitação celular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V.
B) F - V - V.
C) V - V - V.
D) V - F - F.
O uso da maior parte das drogas provoca, em um primeiro momento, efeitos positivos para o usuário, como sensação de bem-estar, felicidade e coragem. No entanto, seus efeitos a longo prazo podem ser muito graves, especialmente quando utilizados por muito tempo (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014).
Nesse sentido, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tolerância.
II- Abstinência.
III- Dependência.
(    ) Necessidade de quantidades, progressivamente, maiores da substância para obter a intoxicação ou o efeito desejado.
(    ) É caracterizada por: comportamento compulsivo para a busca e o consumo da droga, perda do controle em limitar o consumo, ocorrência de um estado emocional negativo (disforia, ansiedade, irritabilidade) quando o acesso à droga é negado.
(    ) A mesma substância (ou outra, estreitamente, relacionada) é consumida para aliviar ou evitar sintomas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - III - I.
B) I - II - III.
C) I - III - II.
D) III - II - I.

Mais conteúdos dessa disciplina