Logo Passei Direto
Buscar

ROTEIRO PROVA SEMIOLOGIA

User badge image
Freitas Neco

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A técnica de percussão dígito-digital é a mais consagrada na prática clínica. O som __________ obtém-se percutindo regiões desprovidas de ar (osso, fígado); o som __________ identifica a presença de ar em pequena quantidade; e o som __________ é obtido em regiões que contêm ar, recobertas por membrana flexível, como no estômago. Preenche corretamente as lacunas, respectivamente:
a) timpânico; maciço; submaciço
b) timpânico; submaciço; maciço
c) maciço; timpânico; submaciço
d) maciço; submaciço; timpânico

Em relação ao Exame Físico, é INCORRETO afirmar:
A) Os instrumentos básicos dos exames físicos são os sentidos humanos da visão, tato, audição e olfato.
B) Ao prestar assistência durante o exame físico deve-se certificar-se da temperatura e iluminação da sala. Fechar janelas se estiver frio e providenciar um foco se a iluminação for deficiente.
C) A inspeção consiste em sentir as estruturas (tecidos, órgão), do corpo através da manipulação.
D) A percussão é efetuada com leves pancadas das pontas dos dedos sobre uma área do corpo. O som produzido revela o estado dos órgãos internos.

Assinale a afirmação INCORRETA sobre a avaliação dos sinais vitais.
a. A avaliação da temperatura corporal do paciente pode auxiliar no diagnóstico de diferentes problemas de saúde, bem como avaliar efeitos da terapia medicamentosa adotada. O parâmetro de normalidade da temperatura axilar é 36,5°C. b. Os parâmetros de normalidade da frequência respiratória são 12 a 20 respirações por minuto (resp/min ou rpm), devendo-se verificar a respiração por 60 segundos, considerando que cada inspiração e expiração equivalem a um ciclo respiratório. c. É importante observar a frequência da respiração (números de ciclos respiratórios), o ritmo (regular ou irregular), a profundidade (superficial, normal ou profunda), o tipo (torácica, tóraco-abdominal ou abdominal) e a simetria torácica (simétrica ou assimétrica) durante os movimentos respiratórios. d. Para evitar que o paciente altere voluntariamente o seu padrão respiratório, pode-se avaliar a frequência respiratória após a verificação do pulso, mantendo-se a palpação arterial sem explicitar que a verificação do padrão respiratório está sendo realizada. e. Para verificar a pressão arterial, não é necessário se certificar se o paciente está com a bexiga cheia, tampouco se praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos ou se ingeriu bebidas alcoólicas e café.

Um técnico de enfermagem realizou aferição dos sinais vitais de um paciente da clínica médica.
Os dados obtidos foram: temperatura 38°C, pulso 120 bat/min e pressão arterial 90/40 mmHg. Ao informar ao enfermeiro os dados, o técnico relata que o paciente se encontra:
A- afebril – taquicárdico – normotenso.
B- com hiperpirexia – normocárdico – hipotenso.
C- febril – taquicárdico – hipotenso.
D- hipotérmico – bradicárdico – hipertenso.
E- em estado febril – taquipneico – normotenso.

Durante o atendimento a um paciente de 32 anos, sem comorbidades, o Técnico em Enfermagem encontrou os seguintes dados: pressão arterial 130 x 90 mmHg, temperatura de 36,9 °C, frequência cardíaca de 116 bpm e frequência respiratória de 25 ipm. Com base nesses resultados, o paciente encontra-se:
a) Normotenso, febril, normocárdico e eupneico.
b) Normotenso, piréxico, taquicárdico e taquipneico.
c) Pré-hipertenso, afebril, normocárdico e taquipneico.
d) Hipertenso grau I, afebril, normocárdico e eupneico.
e) Pré-hipertenso, normotérmico, taquicárdico e taquipneico.

A febre____________ são picos de febre intercalados com temperatura em níveis usuais. A temperatura retorna a níveis aceitáveis pelo menos uma vez em vinte quatro horas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A- Contínua.
B- Recorrente.
C- Intermitente.
D- Remitente.

Escala de Coma de Glasgow é uma ferramenta útil na avaliação neurológica durante a avaliação primária.
Recentemente, a escala foi atualizada com acréscimo da avaliação da resposta pupilar, que altera o escore geral:
A- Somando um ponto ao valor total da escala, se apenas uma pupila reage ao estímulo luminoso, e dois pontos, se nenhuma pupila reage.
B- Somando dois pontos ao valor total da escala, se apenas uma pupila reage ao estímulo luminoso, e quatro pontos, se nenhuma pupila reage.
C- Subtraindo um ponto do valor total, se apenas uma pupila reage ao estímulo luminoso, e dois pontos, se nenhuma pupila reage.
D- Subtraindo dois pontos, se nenhuma pupila reage ao estímulo luminoso, e não desconta, se uma das pupilas forem reagentes.

Considere que um paciente deu entrada no pronto-socorro após ter sofrido uma queda de bicicleta em via pública.
O paciente encontra-se agitado e pouco cooperativo. Ao exame físico, o enfermeiro aplica a escala de coma de Glasgow, que mostra que o paciente apresenta abertura ocular espontânea, resposta verbal com palavras inapropriadas e localiza o estímulo doloroso. As pupilas estão isocóricas e reativas. Em qual escore na escala de coma de Glasgow se encontra esse paciente?
A- 15.
B- 12.
C- 7.
D- 8.

Um paciente adulto, vítima de atropelamento, apresenta abertura ocular após pressão no leito ungueal, resposta verbal confusa, flexão anormal do membro superior e reatividade pupilar bilateral.
De acordo com a Escala de Coma de Glasgow, a pontuação final atribuída e o grau de lesão neurológica são, respectivamente,
A- 7 – grave.
B- 8 – grave.
C- 9 – moderada.
D- 10 – moderada.
E- 11 – leve.

Em um exame físico neurológico, na testagem da coordenação dos membros inferiores, o enfermeiro solicita que o indivíduo faça seu tornozelo deslizar sobre a superfície anterior da tíbia contralateral. A incapacidade de realizar estas manobras é denominada de
A) aquilesia.
B) afasia.
C) agnosia.
D) hiperasia.
E) ataxia.

Na técnica correta de aferição da Pressão Arterial (PA), o técnico em enfermagem considera
(A) palpar o pulso radial e inflar o manguito até 50mmHg acima do valor em que o pulso deixar de ser sentido.
(B) que o paciente deve estar sentado, com o braço apoiado e abaixo do precórdio.
(C) que a pressão sistólica corresponde ao desaparecimento dos batimentos.
(D) utilizar manguitos com câmara inflável (cuff) de tamanho padrão, independentemente do tamanho da circunferência do braço do paciente.
(E) orientar o paciente para evitar o uso de cigarro e de bebidas com cafeína nos 30 minutos que antecedem a verificação da PA.

Com base na técnica de mensuração da pressão arterial, após o técnico em enfermagem obter a medida da circunferência, aproximadamente, no meio do braço e selecionar o manguito de tamanho adequado, ele deverá:
A- Centralizar o meio da parte compressiva do manguito sobre a artéria braquial.
B- Palpar a artéria braquial, na fossa cubital, e colocar a campânula ou o diafragma do estetoscópio sem compressão excessiva.
C- Colocar o manguito, sem deixar folgas, 2 a 3 cm acima da fossa cubital.
D- Inflar, rapidamente, até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da pressão sistólica, obtido pela palpação.
E- Posicionar o paciente em posição sentada, pernas descruzadas e pés apoiados no chão.

No exame da região precordial de um paciente, o enfermeiro auscultou a área tricúspide.
Essa área está localizada:
A- abaixo do apêndice xifoide;
B- no 2º espaço intercostal esquerdo paraesternal;
C- no 2º espaço intercostal direito paraesternal;
D- no 4º espaço intercostal a esquerda do apêndice xifoide;
E- no 5º espaço intercostal esquerdo na linha mamilar.

Na avaliação inicial do paciente com relação ao exame físico do aparelho respiratório, é correto afirmar:
A- Usam-se as duas mãos ao mesmo tempo para palpar e comparar o frêmito toraco-vocal ou tátil, pois isto faz parte da técnica para exame nesta etapa;
B- Na inspeção do tórax para o exame físico pulmonar, deve-se buscar como possibilidade de achado clínico: deformidade do tórax, inclinação das costelas, retração anormal dos EI (espaços intercostais) durante a inspiração e expiração, frequência e ritmo da respiração, elevações e trajetos fistulosos;
C- O frêmito toraco-vocal ou tátil refere-se às vibrações não palpáveis e sim audíveis transmitidas através do sistema bronco pulmonar para a parede torácica quando o paciente fala, devendo-se pedir para ele dizer - trinta e três;
D- O som normal do pulmão é hiperressonância, também chamado de ruídos adventícios;
E- O som submaciço é produzido quando há exagero na quantidade de ar em relação à quantidade de tecido no tórax, sendo semelhante àquele produzido ao se percutir uma víscera oca.

O exame físico do sistema respiratório é fundamental para a identificação de situações que requerem intervenções de enfermagem para melhora do quadro clínico e conforto do paciente, dados esses levantados pela história do paciente e exame físico.
Através da inspeção é possível identificar alterações do ritmo respiratório, o ____________________ apresenta alternância entre períodos de hiperventilação e hipoventilação, e apneia, repetindo essa sequência várias vezes. Sinal encontrado em pacientes com insuficiência ventricular esquerda.
A- Ritmo de Cantani
B- Ritmo de Kussmaul
C- Ritmo de Cheyne Stockes
E- Ritmo de Biot ou atáxico

A avaliação da região hipogástrica durante o exame físico abdominal realizado pelo enfermeiro busca informações sobre quais estruturas?
A- Estômago, fígado, aorta, plexo celíaco.
B- Útero, bexiga, intestino delgado, cólon sigmoide.
C- Baço, estômago, fígado, cólon transverso.
D- Estômago, cólon ascendente, baço, intestino delgado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A técnica de percussão dígito-digital é a mais consagrada na prática clínica. O som __________ obtém-se percutindo regiões desprovidas de ar (osso, fígado); o som __________ identifica a presença de ar em pequena quantidade; e o som __________ é obtido em regiões que contêm ar, recobertas por membrana flexível, como no estômago. Preenche corretamente as lacunas, respectivamente:
a) timpânico; maciço; submaciço
b) timpânico; submaciço; maciço
c) maciço; timpânico; submaciço
d) maciço; submaciço; timpânico

Em relação ao Exame Físico, é INCORRETO afirmar:
A) Os instrumentos básicos dos exames físicos são os sentidos humanos da visão, tato, audição e olfato.
B) Ao prestar assistência durante o exame físico deve-se certificar-se da temperatura e iluminação da sala. Fechar janelas se estiver frio e providenciar um foco se a iluminação for deficiente.
C) A inspeção consiste em sentir as estruturas (tecidos, órgão), do corpo através da manipulação.
D) A percussão é efetuada com leves pancadas das pontas dos dedos sobre uma área do corpo. O som produzido revela o estado dos órgãos internos.

Assinale a afirmação INCORRETA sobre a avaliação dos sinais vitais.
a. A avaliação da temperatura corporal do paciente pode auxiliar no diagnóstico de diferentes problemas de saúde, bem como avaliar efeitos da terapia medicamentosa adotada. O parâmetro de normalidade da temperatura axilar é 36,5°C. b. Os parâmetros de normalidade da frequência respiratória são 12 a 20 respirações por minuto (resp/min ou rpm), devendo-se verificar a respiração por 60 segundos, considerando que cada inspiração e expiração equivalem a um ciclo respiratório. c. É importante observar a frequência da respiração (números de ciclos respiratórios), o ritmo (regular ou irregular), a profundidade (superficial, normal ou profunda), o tipo (torácica, tóraco-abdominal ou abdominal) e a simetria torácica (simétrica ou assimétrica) durante os movimentos respiratórios. d. Para evitar que o paciente altere voluntariamente o seu padrão respiratório, pode-se avaliar a frequência respiratória após a verificação do pulso, mantendo-se a palpação arterial sem explicitar que a verificação do padrão respiratório está sendo realizada. e. Para verificar a pressão arterial, não é necessário se certificar se o paciente está com a bexiga cheia, tampouco se praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos ou se ingeriu bebidas alcoólicas e café.

Um técnico de enfermagem realizou aferição dos sinais vitais de um paciente da clínica médica.
Os dados obtidos foram: temperatura 38°C, pulso 120 bat/min e pressão arterial 90/40 mmHg. Ao informar ao enfermeiro os dados, o técnico relata que o paciente se encontra:
A- afebril – taquicárdico – normotenso.
B- com hiperpirexia – normocárdico – hipotenso.
C- febril – taquicárdico – hipotenso.
D- hipotérmico – bradicárdico – hipertenso.
E- em estado febril – taquipneico – normotenso.

Durante o atendimento a um paciente de 32 anos, sem comorbidades, o Técnico em Enfermagem encontrou os seguintes dados: pressão arterial 130 x 90 mmHg, temperatura de 36,9 °C, frequência cardíaca de 116 bpm e frequência respiratória de 25 ipm. Com base nesses resultados, o paciente encontra-se:
a) Normotenso, febril, normocárdico e eupneico.
b) Normotenso, piréxico, taquicárdico e taquipneico.
c) Pré-hipertenso, afebril, normocárdico e taquipneico.
d) Hipertenso grau I, afebril, normocárdico e eupneico.
e) Pré-hipertenso, normotérmico, taquicárdico e taquipneico.

A febre____________ são picos de febre intercalados com temperatura em níveis usuais. A temperatura retorna a níveis aceitáveis pelo menos uma vez em vinte quatro horas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A- Contínua.
B- Recorrente.
C- Intermitente.
D- Remitente.

Escala de Coma de Glasgow é uma ferramenta útil na avaliação neurológica durante a avaliação primária.
Recentemente, a escala foi atualizada com acréscimo da avaliação da resposta pupilar, que altera o escore geral:
A- Somando um ponto ao valor total da escala, se apenas uma pupila reage ao estímulo luminoso, e dois pontos, se nenhuma pupila reage.
B- Somando dois pontos ao valor total da escala, se apenas uma pupila reage ao estímulo luminoso, e quatro pontos, se nenhuma pupila reage.
C- Subtraindo um ponto do valor total, se apenas uma pupila reage ao estímulo luminoso, e dois pontos, se nenhuma pupila reage.
D- Subtraindo dois pontos, se nenhuma pupila reage ao estímulo luminoso, e não desconta, se uma das pupilas forem reagentes.

Considere que um paciente deu entrada no pronto-socorro após ter sofrido uma queda de bicicleta em via pública.
O paciente encontra-se agitado e pouco cooperativo. Ao exame físico, o enfermeiro aplica a escala de coma de Glasgow, que mostra que o paciente apresenta abertura ocular espontânea, resposta verbal com palavras inapropriadas e localiza o estímulo doloroso. As pupilas estão isocóricas e reativas. Em qual escore na escala de coma de Glasgow se encontra esse paciente?
A- 15.
B- 12.
C- 7.
D- 8.

Um paciente adulto, vítima de atropelamento, apresenta abertura ocular após pressão no leito ungueal, resposta verbal confusa, flexão anormal do membro superior e reatividade pupilar bilateral.
De acordo com a Escala de Coma de Glasgow, a pontuação final atribuída e o grau de lesão neurológica são, respectivamente,
A- 7 – grave.
B- 8 – grave.
C- 9 – moderada.
D- 10 – moderada.
E- 11 – leve.

Em um exame físico neurológico, na testagem da coordenação dos membros inferiores, o enfermeiro solicita que o indivíduo faça seu tornozelo deslizar sobre a superfície anterior da tíbia contralateral. A incapacidade de realizar estas manobras é denominada de
A) aquilesia.
B) afasia.
C) agnosia.
D) hiperasia.
E) ataxia.

Na técnica correta de aferição da Pressão Arterial (PA), o técnico em enfermagem considera
(A) palpar o pulso radial e inflar o manguito até 50mmHg acima do valor em que o pulso deixar de ser sentido.
(B) que o paciente deve estar sentado, com o braço apoiado e abaixo do precórdio.
(C) que a pressão sistólica corresponde ao desaparecimento dos batimentos.
(D) utilizar manguitos com câmara inflável (cuff) de tamanho padrão, independentemente do tamanho da circunferência do braço do paciente.
(E) orientar o paciente para evitar o uso de cigarro e de bebidas com cafeína nos 30 minutos que antecedem a verificação da PA.

Com base na técnica de mensuração da pressão arterial, após o técnico em enfermagem obter a medida da circunferência, aproximadamente, no meio do braço e selecionar o manguito de tamanho adequado, ele deverá:
A- Centralizar o meio da parte compressiva do manguito sobre a artéria braquial.
B- Palpar a artéria braquial, na fossa cubital, e colocar a campânula ou o diafragma do estetoscópio sem compressão excessiva.
C- Colocar o manguito, sem deixar folgas, 2 a 3 cm acima da fossa cubital.
D- Inflar, rapidamente, até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da pressão sistólica, obtido pela palpação.
E- Posicionar o paciente em posição sentada, pernas descruzadas e pés apoiados no chão.

No exame da região precordial de um paciente, o enfermeiro auscultou a área tricúspide.
Essa área está localizada:
A- abaixo do apêndice xifoide;
B- no 2º espaço intercostal esquerdo paraesternal;
C- no 2º espaço intercostal direito paraesternal;
D- no 4º espaço intercostal a esquerda do apêndice xifoide;
E- no 5º espaço intercostal esquerdo na linha mamilar.

Na avaliação inicial do paciente com relação ao exame físico do aparelho respiratório, é correto afirmar:
A- Usam-se as duas mãos ao mesmo tempo para palpar e comparar o frêmito toraco-vocal ou tátil, pois isto faz parte da técnica para exame nesta etapa;
B- Na inspeção do tórax para o exame físico pulmonar, deve-se buscar como possibilidade de achado clínico: deformidade do tórax, inclinação das costelas, retração anormal dos EI (espaços intercostais) durante a inspiração e expiração, frequência e ritmo da respiração, elevações e trajetos fistulosos;
C- O frêmito toraco-vocal ou tátil refere-se às vibrações não palpáveis e sim audíveis transmitidas através do sistema bronco pulmonar para a parede torácica quando o paciente fala, devendo-se pedir para ele dizer - trinta e três;
D- O som normal do pulmão é hiperressonância, também chamado de ruídos adventícios;
E- O som submaciço é produzido quando há exagero na quantidade de ar em relação à quantidade de tecido no tórax, sendo semelhante àquele produzido ao se percutir uma víscera oca.

O exame físico do sistema respiratório é fundamental para a identificação de situações que requerem intervenções de enfermagem para melhora do quadro clínico e conforto do paciente, dados esses levantados pela história do paciente e exame físico.
Através da inspeção é possível identificar alterações do ritmo respiratório, o ____________________ apresenta alternância entre períodos de hiperventilação e hipoventilação, e apneia, repetindo essa sequência várias vezes. Sinal encontrado em pacientes com insuficiência ventricular esquerda.
A- Ritmo de Cantani
B- Ritmo de Kussmaul
C- Ritmo de Cheyne Stockes
E- Ritmo de Biot ou atáxico

A avaliação da região hipogástrica durante o exame físico abdominal realizado pelo enfermeiro busca informações sobre quais estruturas?
A- Estômago, fígado, aorta, plexo celíaco.
B- Útero, bexiga, intestino delgado, cólon sigmoide.
C- Baço, estômago, fígado, cólon transverso.
D- Estômago, cólon ascendente, baço, intestino delgado.

Prévia do material em texto

1- A técnica de percussão dígito-digital é a mais consagrada na prática clínica. O som __________ obtém-se percutindo regiões desprovidas de ar (osso, fígado); o som __________ identifica a presença de ar em pequena quantidade; e o som __________ é obtido em regiões que contêm ar, recobertas por membrana flexível, como no estômago. Preenche corretamente as lacunas, respectivamente:
A- timpânico; maciço; submaciço
B- timpânico; submaciço; maciço
C- maciço; timpânico; submaciço.
D- maciço; submaciço; timpânico
2- Ao atender um paciente, o enfermeiro observou que ele apresentava um aumento exagerado do diâmetro anteroposterior do tórax-tórax em tonel.
Esse é um sinal que pode estar presente em pacientes com:
A- derrame pleural;
B- aneurisma de aorta;
C- enfisema pulmonar;
D- hipertrofia do ventrículo direito; 
E- lesão fibrótica do pulmão.
Chato/Plano: diâmetro anteroposterior reduzido; sobressaliência da escápula (comum: longínquos, DPOC)
Tonel/Barril/Globoso: aumento exagerado do diâmetro anteroposterior (comum: lactente, idosos e no enfisema pulmonar)
Funil: depressão na porção inferior do esterno; compressão de grande vasos; pode causar sopros (comum: raquitismo e na síndrome de marfan)
Pombo: oposto ao do funil, o esterno fica para frente. (comum: raquitismo, síndrome de marfan, há comunicação interatrial ou interventricular)
Sino/Cônico: alargamento da porção inferior, é literalmente como uma 'boca de sino'. (comum: grandes hepatomegalias e na ascite volumosa)
Cifótico: excesso da curvatura anteroposterior (corcunda) (comum: osteoporose, TB de coluna, artrite reumatoide e má postura).
Cifoescoliótico: desvio lateral da colina + cifose.
3- Em relação ao Exame Físico, é INCORRETO afirmar:
A- Os instrumentos básicos dos exames físicos são os sentidos humanos da visão, tato, audição e olfato.
B- Ao prestar assistência durante o exame físico deve-se certificar-se da temperatura e iluminação da sala. Fechar janelas se estiver frio e providenciar um foco se a iluminação for deficiente.
C- A inspeção consiste em sentir as estruturas (tecidos, órgão), do corpo através da manipulação.
D- A percussão é efetuada com leves pancadas das pontas dos dedos sobre uma área do corpo. O som produzido revela o estado dos órgãos internos.
4- Um paciente adulto, 50 anos, apresentou valores seguidos de Pressão Arterial (PA) com a seguinte variação: PAS entre 140-159mmHg e PAD entre 90-99mmHg.
Considerando que foram seguidos os critérios de validação e confirmação preconizados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, esses valores indicam:
A- PA normal;
B- pré-hipertensão;
C- hipertensão estágio 1;
D- hipertensão estágio 2;
E- hipertensão estágio 3.
5- Assinale a afirmação INCORRETA sobre a avaliação dos sinais vitais.
A- A avaliação da temperatura corporal do paciente pode auxiliar no diagnóstico de diferentes problemas de saúde, bem como avaliar efeitos da terapia medicamentosa adotada. O parâmetro de normalidade da temperatura axilar é 36,5°C.
B- Os parâmetros de normalidade da frequência respiratória são 12 a 20 respirações por minuto (resp/min ou rpm), devendo-se verificar a respiração por 60 segundos, considerando que cada inspiração e expiração equivalem a um ciclo respiratório.
C- É importante observar a frequência da respiração (números de ciclos respiratórios), o ritmo (regular ou irregular), a profundidade (superficial, normal ou profunda), o tipo (torácica, tóraco-abdominal ou abdominal) e a simetria torácica (simétrica ou assimétrica) durante os movimentos respiratórios. 
D- Para evitar que o paciente altere voluntariamente o seu padrão respiratório, pode-se avaliar a frequência respiratória após a verificação do pulso, mantendo-se a palpação arterial sem explicitar que a verificação do padrão respiratório está sendo realizada.
E- Para verificar a pressão arterial, não é necessário se certificar se o paciente está com a bexiga cheia, tampouco se praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos ou se ingeriu bebidas alcoólicas e café.
6- Um técnico de enfermagem realizou aferição dos sinais vitais de um paciente da clínica médica. Os dados obtidos foram: temperatura 38°C, pulso 120 bat/min e pressão arterial 90/40 mmHg. Ao informar ao enfermeiro os dados, o técnico relata que o paciente se encontra:
A- afebril – taquicárdico – normotenso.
B- com hiperpirexia – normocárdico – hipotenso. 
C- febril – taquicárdico – hipotenso.
D- hipotérmico – bradicárdico – hipertenso. 
E- em estado febril – taquipneico – normotenso.
7- Durante o atendimento a um paciente de 32 anos, sem comorbidades, o Técnico em Enfermagem encontrou os seguintes dados: pressão arterial 130 x 90 mmHg, temperatura de 36,9 °C, frequência cardíaca de 116 bpm e frequência respiratória de 25 ipm. Com base nesses resultados, o paciente encontra-se:
A- Normotenso, febril, normocárdico e eupneico.
B- Normotenso, piréxico, taquicárdico e taquipneico.
C- Pré-hipertenso, afebril, normocárdico e taquipneico.
D- Hipertenso grau I, afebril, normocárdico e eupneico.
E- Pré-hipertenso, normotérmico, taquicárdico e taquipneico.
8- A febre____________ são picos de febre intercalados com temperatura em níveis usuais. A temperatura retorna a níveis aceitáveis pelo menos uma vez em vinte quatro horas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A- Contínua.
B- Recorrente.
C- Intermitente.
D- Remitente.
9- Escala de Coma de Glasgow é uma ferramenta útil na avaliação neurológica durante a avaliação primária. Recentemente, a escala foi atualizada com acréscimo da avaliação da resposta pupilar, que altera o escore geral:
A- Somando um ponto ao valor total da escala, se apenas uma pupila reage ao estímulo luminoso, e dois pontos, se nenhuma pupila reage.
B- Somando dois pontos ao valor total da escala, se apenas uma pupila reage ao estímulo luminoso, e quatro pontos, se nenhuma pupila reage.
C- Subtraindo um ponto do valor total, se apenas uma pupila reage ao estímulo luminoso, e dois pontos, se nenhuma pupila reage.
D- Subtraindo dois pontos, se nenhuma pupila reage ao estímulo luminoso, e não desconta, se uma das pupilas forem reagentes.
10- Considere que um paciente deu entrada no pronto-socorro após ter sofrido uma queda de bicicleta em via pública. O paciente encontra-se agitado e pouco cooperativo. Ao exame físico, o enfermeiro aplica a escala de coma de Glasgow, que mostra que o paciente apresenta abertura ocular espontânea, resposta verbal com palavras inapropriadas e localiza o estímulo doloroso. As pupilas estão isocóricas e reativas. Em qual escore na escala de coma de Glasgow se encontra esse paciente?
A- 15.
B- 12.
C- 7.
D- 8.
11- Um paciente adulto, vítima de atropelamento, apresenta abertura ocular após pressão no leito ungueal, resposta verbal confusa, flexão anormal do membro superior e reatividade pupilar bilateral.
De acordo com a Escala de Coma de Glasgow, a pontuação final atribuída e o grau de lesão neurológica são, respectivamente,
A- 7 – grave.
B- 8 – grave.
C- 9 – moderada.
D- 10 – moderada.
E- 11 – leve.
12- O enfermeiro de unidade de pronto-atendimento recebe um paciente vítima de acidente automobilístico e avalia seu nível de consciência, percebendo abertura ocular ao chamado, com reatividade pupilar unilateral (esquerda) ao estímulo de luz, verbalizando palavras soltas e localizando estímulo de pressão. A pontuação do paciente, de acordo com a escala de coma de Glasgow com resposta pupilar (ECG-P), é:
A- 9.
B- 10.
C- 11.
D- 12.
13- Na avaliação neurológica conduzida pelo enfermeiro, é importante, durante o exame físico, identificar a presença de disfunções. Correlacione a primeira coluna com a segunda e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
	1) Agnosia
	() ( ) incapacidade de emitir ou compreender palavras faladas.
	2) Dispraxia
	( ( ) incapacidade ou dificuldade de engolir.
	3) Disfasia 
	( ) perda ou incapacidade de identificar objetos, pode ser tátil, visual e auditiva.
	4) Disfagia
	( ) incapacidade de executar um movimentoplanejado.
	5) Disergia
	( ) falta de coordenação nos movimentos musculares voluntários.
A- 2, 4, 5, 3, 1.
B- 3, 1, 2, 4, 5.
C- 3, 4, 1, 2, 5.
D- 4, 5, 3, 2, 1.
E- 5, 4, 1, 2, 3.
14- Em um exame físico neurológico, na testagem da coordenação dos membros inferiores, o enfermeiro solicita que o indivíduo faça seu tornozelo deslizar sobre a superfície anterior da tíbia contralateral. A incapacidade de realizar estas manobras é denominada de:
A- aquilesia.
B- afasia
C- agnosia
D- hiperasia.
E- ataxia.
15- Na técnica correta de aferição da Pressão Arterial (PA), o técnico em enfermagem considera:
A- Palpar o pulso radial e inflar o manguito até 50mmHg acima do valor em que o pulso deixar de ser sentido.
B- Que o paciente deve estar sentado, com o braço apoiado e abaixo do precórdio.
C- Que a pressão sistólica corresponde ao desaparecimento dos batimentos. 
D- Utilizar manguitos com câmara inflável (cuff) de tamanho padrão, independentemente do tamanho da circunferência do braço do paciente.
E- Orientar o paciente para evitar o uso de cigarro e de bebidas com cafeína nos 30 minutos que antecedem a verificação da PA.
16- Com base na técnica de mensuração da pressão arterial, após o técnico em enfermagem obter a medida da circunferência, aproximadamente, no meio do braço e selecionar o manguito de tamanho adequado, ele deverá:
A- Centralizar o meio da parte compressiva do manguito sobre a artéria braquial.
B- Palpar a artéria braquial, na fossa cubital, e colocar a campânula ou o diafragma do estetoscópio sem compressão excessiva.
C- Colocar o manguito, sem deixar folgas, 2 a 3 cm acima da fossa cubital.
D- Inflar, rapidamente, até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da pressão sistólica, obtido pela palpação.
E- Posicionar o paciente em posição sentada, pernas descruzadas e pés apoiados no chão.
17- No exame da região precordial de um paciente, o enfermeiro auscultou a área tricúspide. Essa área está localizada:
A abaixo do apêndice xifoide;
B no 2º espaço intercostal esquerdo paraesternal;
C no 2º espaço intercostal direito paraesternal;
D no 4º espaço intercostal a esquerda do apêndice xifoide;
E no 5º espaço intercostal esquerdo na linha mamilar.
18- Na ausculta pulmonar de um paciente, o enfermeiro ouviu ruídos adventícios descontínuos, ásperos e úmidos, que sofriam alteração com a tosse, possivelmente formados pela presença de secreções nos brônquios. Esses sons são denominados
A- estridores.
B- atritos pleurais. 
C- murmúrios vesiculares.
D- estertores creptantes.
E- estertores grossos.
19- Na avaliação inicial do paciente com relação ao exame físico do aparelho respiratório, é correto afirmar:
A- Usam-se as duas mãos ao mesmo tempo para palpar e comparar o frêmito toraco-vocal ou tátil, pois isto faz parte da técnica para exame nesta etapa;
B- Na inspeção do tórax para o exame físico pulmonar, deve-se buscar como possibilidade de achado clínico: deformidade do tórax, inclinação das costelas, retração anormal dos EI (espaços intercostais) durante a inspiração e expiração, frequência e ritmo da respiração, elevações e trajetos fistulosos;
C- O frêmito toraco-vocal ou tátil refere-se às vibrações não palpáveis e sim audíveis transmitidas através do sistema bronco pulmonar para a parede torácica quando o paciente fala, devendo-se pedir para ele dizer - trinta e três;
D- O som normal do pulmão é hiperressonância, também chamado de ruídos adventícios;
E- O som submaciço é produzido quando há exagero na quantidade de ar em relação à quantidade de tecido no tórax, sendo semelhante àquele produzido ao se percutir uma víscera oca.
20- O exame físico do sistema respiratório é fundamental para a identificação de situações que requerem intervenções de enfermagem para melhora do quadro clínico e conforto do paciente, dados esses levantados pela história do paciente e exame físico. Através da inspeção é possível identificar alterações do ritmo respiratório, o ____________________ apresenta alternância entre períodos de hiperventilação e hipoventilação, e apneia, repetindo essa sequência várias vezes. Sinal encontrado em pacientes com insuficiência ventricular esquerda.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A- Ritmo de Cantani
B- Ritmo de Kussmaul
C- Ritmo de Cheyne Stockes
E- Ritmo de Biot ou atáxico
21- O exame físico norteia as ações do profissional de saúde, associando às queixas do paciente. A avaliação da região hipogástrica durante o exame físico abdominal realizado pelo enfermeiro busca informações sobre quais estruturas?
A- Estômago, fígado, aorta, plexo celíaco.
B- Útero, bexiga, intestino delgado, cólon sigmoide.
C- Baço, estômago, fígado, cólon transverso.
D- Estômago, cólon ascendente, baço, intestino delgado.
22- Durante o exame abdominal de um paciente, o enfermeiro realizou a ausculta antes da palpação e da percussão.
A respeito dessa conduta, é correto afirmar que: 
A- está incorreta, pois a palpação deve sempre preceder a ausculta;
B- é a conduta recomendada, pois manobras nessa região podem alterar os ruídos intestinais; 
C- está incorreta, pois a percussão deve sempre preceder a ausculta;
D- está parcialmente correta, pois a ausculta deve preceder a palpação, mas nunca a percussão;
E- é contraindicada no exame físico do abdome, pois pode mascarar os resultados.

Mais conteúdos dessa disciplina