Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Noções de Direito (CTB09) - Uniasselvi

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os bens acessórios dependem da existência de um bem principal, em outras palavras, a sua existência supõe a do principal. Portanto, estes bens não existem por si só. A sua forma de classificação dependerá sempre de outro bem como referencial. Ex.: casa é bem acessório em relação ao solo; sem o solo a casa não tem como existir; as portas e as janelas são bens acessórios em relação à casa; sem a casa as portas e as janelas não exercerão a função a que se propõem. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os bens acessórios não necessitam da existência do bem principal para existirem.
II- Os frutos são aqueles bens acessórios produzidos periodicamente no bem principal, sendo que o seu consumo não altera a substância do bem principal. Ex.: frutos naturais (laranja, banana etc.), entre outros.
III- Os bens acessórios estão diretamente relacionados ao bem principal, dependendo de outro bem para existir.
IV- Os frutos são apenas os bens acessórios naturais. Ex.: os frutos de uma árvore.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Determinados tipos legais se enquadram no gênero de normas, mas tratam dos assuntos da exclusiva competência do Congresso Nacional como, dentre outros casos, a ratificação de tratados internacionais; o julgamento das contas do Presidente da República; a autorização do presidente e do vice-presidente para se ausentarem do país, em prazo superior a quinze dias.
Assinale a alternativa CORRETA que indica a respeito do que está se referindo:
A Lei complementar.
B Decreto legislativo.
C Leis delegadas.
D Decreto regulamentar.

O Direito Civil é o principal ramo do direito privado. É o conjunto de normas (regras e princípios) que regulam as relações entre os humanos que comumente se encontram em uma situação de equilíbrio de condições. O Direito Civil é o direito do dia a dia das pessoas, em suas relações privadas cotidianas, porém o próprio Direito Civil estabeleceu regras e requisitos para a validade do negócio jurídico.
Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os bens públicos são objetos lícitos, podendo ser objetos de compra e venda sem nenhuma vedação legal.
b) Para que o negócio jurídico seja válido, é necessário que o agente seja capaz, o objeto do negócio seja lícito e não defeso em lei, isto é, que o negócio jurídico não seja proibido em lei.
c) O agente é considerado capaz quando for detentor de capacidade relativa para os atos da vida civil; desde que o objeto seja lícito, é possível a realização do negócio jurídico.
d) Para a validade do negócio jurídico, basta ser realizados por agentes capazes, podendo ser firmado respeitando a vontade das partes, não necessitando da observação de quaisquer preceito legal.

As obrigações contratuais são aquelas que se originam de um contrato, que é uma espécie de negócio jurídico. As partes estão vinculadas ao princípio da autonomia da vontade ao qual a lei impôs limites.
Quanto ao tema, assinale a alternativa CORRETA:
a) A função social do contrato não vincula a parte a agir com probidade e honestidade.
b) Não limitam a liberdade de contratar a função social do contrato.
c) O contrato cria, modifica, conserva e não extingue direitos.
d) Quando as partes firmarem um contrato, devem agir de boa-fé, isto é, com a lealdade, honestidade e probidade, mantendo seu comportamento dentro do esperado no acordo firmado entre elas.

Observamos que a convivência social está condicionada à observação de regras morais, éticas, religiosas e jurídicas. Vimos que o direito é regra coercitiva aplicada através de um conjunto de normas nas relações sociais e necessárias em qualquer sistema. O direito é conceituado de duas formas, quanto a esses conceitos, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Direito Objetivo.
II- Direito Subjetivo.
III- Direito Constitucional.
A) As opções I e III estão corretas.
B) As opções I e II estão corretas.
C) As opções II e III estão corretas.
D) As opções I, II e III estão corretas.

O direito subjetivo se diferencia do direito objetivo em razão deste último ser conjunto de normas vigentes e impostas, isto é, as leis, decretos, entre outras normas devidamente aprovadas, publicadas e inseridas no ordenamento jurídico brasileiro.
Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito objetivo é obrigatório, o direito subjetivo é uma faculdade pois tem uma norma que o define, o sujeito exerce este direito se quiser.
( ) O direito objetivo se confunde com o direito subjetivo, pois, ambos representam uma faculdade do titular do direito de invocar a lei.
( ) O direito objetivo é a permissão ao indivíduo fazer valer o seu direito, já o direito subjetivo é uma imposição estatal.
( ) A permissão dada pelo direito subjetivo, é o direito objetivo que o indivíduo necessita para fazer valer o seu direito.
A F – V – F – V.
B V – F – F – F.
C F – F – V – F.
D V – F – F – V.

A Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 5º, dispõe sobre direitos e garantias fundamentais destinados aos brasileiros e estrangeiros residentes no país para lhes assegurar uma vida digna e plena. Entre estes direitos e garantias fundamentais instituídos pela nossa Carta Magna, estão as liberdades de consciência, de crença e de pensamento, dispostas respectivamente nos incisos IV, VIII e IX do referido artigo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A liberdade de consciência impede que alguém seja privado de seus direitos em virtude de suas convicções filosóficas ou políticas.
b) A Liberdade de pensamento é absoluta e impede a existência de censura sobre o pensamento e sua manifestação pelos indivíduos.
c) A Liberdade de crença pode ser alegada para justificar o descumprimento de uma obrigação legal, como o pagamento de impostos, por exemplo.
d) A Liberdade de pensamento impede que alguém tenha seus direitos restringidos em consequência de suas crenças religiosas.

O Direito influencia e atua na vida em sociedade, tanto quanto esta influencia o Direito. Em outras palavras, o Direito faz parte do processo de adaptação do indivíduo, devendo este se adequar e obedecer às normas. Contudo, o indivíduo também influencia na criação do Direito, este deve estar focado e adaptado ao meio para o qual foi produzido, obedecendo aos valores que a sociedade elege como fundamentais.
Diante deste contexto, podemos afirmar que o Direito atua das seguintes formas:
a) Apenas repressivamente, na resolução dos conflitos.
b) Apenas nas situações de cooperação.
c) Preventiva e repressivamente, para evitar e resolver conflitos.
d) Apenas preventivamente, para evitar os conflitos.

A Constituição Federal de 1988, a Constituição cidadã, é a lei maior do ordenamento jurídico nacional e estabelece os fundamentos do Estado democrático de Direito. Ela pode ser classificada como formal, escrita, dogmática promulgada, rígida e analítica. Sobre estas características da CF, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição é formal e escrita porque adota a forma solene produzida e sistematizada em um único documento escrito, produzido pelo poder constituinte originário.
II- A Constituição é dogmática porque deriva de uma Assembleia formada por representantes eleitos do povo, reunida com a finalidade de sua elaboração.
III- A Constituição é rígida porque sua alteração demanda um processo diferenciado, mais difícil e solene do que aquele previsto para as outras espécies normativas.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

A propriedade, para o direito das coisas, é enquadrada como um direito real, e seu titular possui o direito de usar, gozar e dispor dessa, além do direito de reavê-la daquele que injustamente a possua ou a detenha. O Código Civil prevê formas de perda da propriedade.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I- A alienação é a transferência involuntária da propriedade.
II- A ação judicial para o titular defender sua propriedade é ação de reintegração de posse.
III- Renúncia é a desistência do direito de propriedade sobre o imóvel.
IV- Desapropriação ocorre quando o imóvel for de necessidade ou utilidade pública.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa IV está correta.
C As afirmativas III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os bens acessórios dependem da existência de um bem principal, em outras palavras, a sua existência supõe a do principal. Portanto, estes bens não existem por si só. A sua forma de classificação dependerá sempre de outro bem como referencial. Ex.: casa é bem acessório em relação ao solo; sem o solo a casa não tem como existir; as portas e as janelas são bens acessórios em relação à casa; sem a casa as portas e as janelas não exercerão a função a que se propõem. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os bens acessórios não necessitam da existência do bem principal para existirem.
II- Os frutos são aqueles bens acessórios produzidos periodicamente no bem principal, sendo que o seu consumo não altera a substância do bem principal. Ex.: frutos naturais (laranja, banana etc.), entre outros.
III- Os bens acessórios estão diretamente relacionados ao bem principal, dependendo de outro bem para existir.
IV- Os frutos são apenas os bens acessórios naturais. Ex.: os frutos de uma árvore.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Determinados tipos legais se enquadram no gênero de normas, mas tratam dos assuntos da exclusiva competência do Congresso Nacional como, dentre outros casos, a ratificação de tratados internacionais; o julgamento das contas do Presidente da República; a autorização do presidente e do vice-presidente para se ausentarem do país, em prazo superior a quinze dias.
Assinale a alternativa CORRETA que indica a respeito do que está se referindo:
A Lei complementar.
B Decreto legislativo.
C Leis delegadas.
D Decreto regulamentar.

O Direito Civil é o principal ramo do direito privado. É o conjunto de normas (regras e princípios) que regulam as relações entre os humanos que comumente se encontram em uma situação de equilíbrio de condições. O Direito Civil é o direito do dia a dia das pessoas, em suas relações privadas cotidianas, porém o próprio Direito Civil estabeleceu regras e requisitos para a validade do negócio jurídico.
Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os bens públicos são objetos lícitos, podendo ser objetos de compra e venda sem nenhuma vedação legal.
b) Para que o negócio jurídico seja válido, é necessário que o agente seja capaz, o objeto do negócio seja lícito e não defeso em lei, isto é, que o negócio jurídico não seja proibido em lei.
c) O agente é considerado capaz quando for detentor de capacidade relativa para os atos da vida civil; desde que o objeto seja lícito, é possível a realização do negócio jurídico.
d) Para a validade do negócio jurídico, basta ser realizados por agentes capazes, podendo ser firmado respeitando a vontade das partes, não necessitando da observação de quaisquer preceito legal.

As obrigações contratuais são aquelas que se originam de um contrato, que é uma espécie de negócio jurídico. As partes estão vinculadas ao princípio da autonomia da vontade ao qual a lei impôs limites.
Quanto ao tema, assinale a alternativa CORRETA:
a) A função social do contrato não vincula a parte a agir com probidade e honestidade.
b) Não limitam a liberdade de contratar a função social do contrato.
c) O contrato cria, modifica, conserva e não extingue direitos.
d) Quando as partes firmarem um contrato, devem agir de boa-fé, isto é, com a lealdade, honestidade e probidade, mantendo seu comportamento dentro do esperado no acordo firmado entre elas.

Observamos que a convivência social está condicionada à observação de regras morais, éticas, religiosas e jurídicas. Vimos que o direito é regra coercitiva aplicada através de um conjunto de normas nas relações sociais e necessárias em qualquer sistema. O direito é conceituado de duas formas, quanto a esses conceitos, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Direito Objetivo.
II- Direito Subjetivo.
III- Direito Constitucional.
A) As opções I e III estão corretas.
B) As opções I e II estão corretas.
C) As opções II e III estão corretas.
D) As opções I, II e III estão corretas.

O direito subjetivo se diferencia do direito objetivo em razão deste último ser conjunto de normas vigentes e impostas, isto é, as leis, decretos, entre outras normas devidamente aprovadas, publicadas e inseridas no ordenamento jurídico brasileiro.
Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito objetivo é obrigatório, o direito subjetivo é uma faculdade pois tem uma norma que o define, o sujeito exerce este direito se quiser.
( ) O direito objetivo se confunde com o direito subjetivo, pois, ambos representam uma faculdade do titular do direito de invocar a lei.
( ) O direito objetivo é a permissão ao indivíduo fazer valer o seu direito, já o direito subjetivo é uma imposição estatal.
( ) A permissão dada pelo direito subjetivo, é o direito objetivo que o indivíduo necessita para fazer valer o seu direito.
A F – V – F – V.
B V – F – F – F.
C F – F – V – F.
D V – F – F – V.

A Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 5º, dispõe sobre direitos e garantias fundamentais destinados aos brasileiros e estrangeiros residentes no país para lhes assegurar uma vida digna e plena. Entre estes direitos e garantias fundamentais instituídos pela nossa Carta Magna, estão as liberdades de consciência, de crença e de pensamento, dispostas respectivamente nos incisos IV, VIII e IX do referido artigo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A liberdade de consciência impede que alguém seja privado de seus direitos em virtude de suas convicções filosóficas ou políticas.
b) A Liberdade de pensamento é absoluta e impede a existência de censura sobre o pensamento e sua manifestação pelos indivíduos.
c) A Liberdade de crença pode ser alegada para justificar o descumprimento de uma obrigação legal, como o pagamento de impostos, por exemplo.
d) A Liberdade de pensamento impede que alguém tenha seus direitos restringidos em consequência de suas crenças religiosas.

O Direito influencia e atua na vida em sociedade, tanto quanto esta influencia o Direito. Em outras palavras, o Direito faz parte do processo de adaptação do indivíduo, devendo este se adequar e obedecer às normas. Contudo, o indivíduo também influencia na criação do Direito, este deve estar focado e adaptado ao meio para o qual foi produzido, obedecendo aos valores que a sociedade elege como fundamentais.
Diante deste contexto, podemos afirmar que o Direito atua das seguintes formas:
a) Apenas repressivamente, na resolução dos conflitos.
b) Apenas nas situações de cooperação.
c) Preventiva e repressivamente, para evitar e resolver conflitos.
d) Apenas preventivamente, para evitar os conflitos.

A Constituição Federal de 1988, a Constituição cidadã, é a lei maior do ordenamento jurídico nacional e estabelece os fundamentos do Estado democrático de Direito. Ela pode ser classificada como formal, escrita, dogmática promulgada, rígida e analítica. Sobre estas características da CF, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição é formal e escrita porque adota a forma solene produzida e sistematizada em um único documento escrito, produzido pelo poder constituinte originário.
II- A Constituição é dogmática porque deriva de uma Assembleia formada por representantes eleitos do povo, reunida com a finalidade de sua elaboração.
III- A Constituição é rígida porque sua alteração demanda um processo diferenciado, mais difícil e solene do que aquele previsto para as outras espécies normativas.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

A propriedade, para o direito das coisas, é enquadrada como um direito real, e seu titular possui o direito de usar, gozar e dispor dessa, além do direito de reavê-la daquele que injustamente a possua ou a detenha. O Código Civil prevê formas de perda da propriedade.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I- A alienação é a transferência involuntária da propriedade.
II- A ação judicial para o titular defender sua propriedade é ação de reintegração de posse.
III- Renúncia é a desistência do direito de propriedade sobre o imóvel.
IV- Desapropriação ocorre quando o imóvel for de necessidade ou utilidade pública.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa IV está correta.
C As afirmativas III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

18/11/2022 14:48 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:765081)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 58563667
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 8/2
Nota 8,00
Os bens acessórios dependem da existência de um bem principal, em outras palavras, a sua 
existência supõe a do principal. Portanto, estes bens não existem por si só. A sua forma de 
classificação dependerá sempre de outro bem como referencial. Ex.: casa é bem acessório em relação 
ao solo; sem o solo a casa não tem como existir; as portas e as janelas são bens acessórios em relação 
à casa; sem a casa as portas e as janelas não exercerão a função a que se propõem. Diante deste 
contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- Os bens acessórios não necessitam da existência do bem principal para existirem. 
II- Os frutos são aqueles bens acessórios produzidos periodicamente no bem principal, sendo que o 
seu consumo não altera a substância do bem principal. Ex.: frutos naturais (laranja, banana etc.), entre 
outros.
III- Os bens acessórios estão diretamente relacionados ao bem principal, dependendo de outro bem 
para existir. 
IV- Os frutos são apenas os bens acessórios naturais. Ex.: os frutos de uma árvore. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças III e IV estão corretas.
Determinados tipos legais se enquadram no gênero de normas, mas tratam dos assuntos da exclusiva 
competência do Congresso Nacional como, dentre outros casos, a ratificação de tratados 
internacionais; o julgamento das contas do Presidente da República; a autorização do presidente e do 
vice-presidente para se ausentarem do país, em prazo superior a quinze dias.
Assinale a alternativa CORRETA que indica a respeito do que está se referindo:
A Decreto regulamentar.
B Decreto legislativo.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
18/11/2022 14:48 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/5
C Lei complementar.
D Leis delegadas.
O Direito Civil é o principal ramo do direito privado. É o conjunto de normas (regras e 
princípios) que regulam as relações entre os humanos que comumente se encontram em uma situação 
de equilíbrio de condições. O Direito Civil é o direito do dia a dia das pessoas, em suas relações 
privadas cotidianas, porém o próprio Direito Civil estabeleceu regras e requisitos para a validade do 
negócio jurídico. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
A O agente é considerado capaz quando for detentor de capacidade relativa para os atos da vida
civil; desde que o objeto seja lícito, é possível a realização do negócio jurídico.
B
Para a validade do negócio jurídico, basta ser realizados por agentes capazes, podendo ser
firmado respeitando a vontade das partes, não necessitando da observação de quaisquer preceito
legal.
C Os bens públicos são objetos lícitos, podendo ser objetos de compra e venda sem nenhuma
vedação legal.
D Para que o negócio jurídico seja válido, é necessário que o agente seja capaz, o objeto do negócio
seja lícito e não defeso em lei, isto é, que o negócio jurídico não seja proibido em lei.
As obrigações contratuais são aquelas que se originam de um contrato, que é uma espécie de 
negócio jurídico. As partes estão vinculadas ao princípio da autonomia da vontade ao qual a lei impôs 
limites. Quanto ao tema, assinale a alternativa CORRETA:
A A função social do contrato não vincula a parte a agir com probidade e honestidade.
B
Quando as partes firmarem um contrato, devem agir de boa-fé, isto é, com a lealdade,
honestidade e probidade, mantendo seu comportamento dentro do esperado no acordo firmado
entre elas.
C O contrato cria, modifica, conserva e não extingue direitos.
D Não limitam a liberdade de contratar a função social do contrato.
Observamos que a convivência social está condicionada à observação de regras morais, éticas, 
religiosas e jurídicas. Vimos que o direito é regra coercitiva aplicada através de um conjunto de 
normas nas relações sociais e necessárias em qualquer sistema. O direito é conceituado de duas 
formas, quanto a esses conceitos, analise as opções a seguir:
I- Direito Objetivo.
3
4
5
18/11/2022 14:48 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/5
II- Direito Subjetivo.
III- Direito Constitucional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A As opções II e III estão corretas. 
B As opções I, II e III estão corretas.
C As opções I e II estão corretas.
D As opções I e III estão corretas. 
O direito subjetivo se diferencia do direito objetivo em razão deste último ser conjunto de normas 
vigentes e impostas, isto é, as leis, decretos, entre outras normas devidamente aprovadas, publicadas e 
inseridas no ordenamento jurídico brasileiro. Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito objetivo é obrigatório, o direito subjetivo é uma faculdade pois tem uma norma que o 
define, o sujeito exerce este direito se quiser.
( ) O direito objetivo se confunde com o direito subjetivo, pois, ambos representam uma faculdade 
do titular do direito de invocar a lei.
( ) O direito objetivo é a permissão ao indivíduo fazer valer o seu direito, já o direito subjetivo é 
uma imposição estatal.
( ) A permissão dada pelo direito subjetivo, é o direito objetivo que o indivíduo necessita para fazer 
valer o seu direito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – F – F.
B F – V – F – V.
6
18/11/2022 14:48 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/5
C F – F – V – F.
D V – F – F – V.
A Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 5º, dispõe sobre direitos e 
garantias fundamentais destinados aos brasileiros e estrangeiros residentes no país para lhes assegurar 
uma vida digna e plena. Entre estes direitos e garantias fundamentais instituídos pela nossa Carta 
Magna, estão as liberdades de consciência, de crença e de pensamento, dispostas respectivamente nos 
incisos IV, VIII e IX do referido artigo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 
DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
A A Liberdade de crença pode ser alegada para justificar o descumprimento de uma obrigação
legal, como o pagamento de impostos, por exemplo.
B A Liberdade de pensamento é absoluta e impede a existência de censura sobre o pensamento e
sua manifestação pelos indivíduos.
C A liberdade de consciência impede que alguém seja privado de seus direitos em virtude de suas
convicções filosóficas ou políticas.
D A Liberdade de pensamento impede que alguém tenha seus direitos restringidos em
consequência de suas crenças religiosas.
O Direito influencia e atua na vida em sociedade, tanto quanto esta influencia o Direito. Em 
outras palavras, o Direito faz parte do processo de adaptação do indivíduo, devendo este se adequar e 
obedecer às normas. Contudo, o indivíduo também influencia na criação do Direito, este deve estar 
focado e adaptado ao meio para o qual foi produzido, obedecendo aos valores que a sociedade elege 
como fundamentais. Diante deste contexto, podemos afirmar que o Direito atua das seguintes formas:
A Apenas nas situações de cooperação.
B Preventiva e repressivamente, para evitar e resolver conflitos.
C Apenas repressivamente, na resolução dos conflitos.
D Apenas preventivamente, para evitar os conflitos.
A Constituição Federal de 1988, a Constituição cidadã, é a lei maior do ordenamento jurídico 
nacional e estabelece os fundamentos do Estado democrático de Direito. Ela pode ser classificada 
como formal, escrita, dogmática promulgada, rígida e analítica. Sobre estas características da CF, 
analise as afirmativas a seguir: 
I- A Constituição é formal e escrita porque adota a forma solene produzida e sistematizadaem um 
único documento escrito, produzido pelo poder constituinte originário. 
II- A Constituição é dogmática porque deriva de uma Assembleia formada por representantes eleitos 
7
8
9
18/11/2022 14:48 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/5
do povo, reunida com a finalidade de sua elaboração. 
III- A Constituição é rígida porque sua alteração demanda um processo diferenciado, mais difícil e 
solene do que aquele previsto para as outras espécies normativas. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: 
Centro Gráfico, 1988.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.
A propriedade, para o direito das coisas, é enquadrada como um direito real, e seu titular possui 
o direito de usar, gozar e dispor dessa, além do direito de reavê-la daquele que injustamente a possua 
ou a detenha. O Código Civil prevê formas de perda da propriedade. Sendo assim, analise as 
afirmativas a seguir: 
I- A alienação é a transferência involuntária da propriedade. 
II- A ação judicial para o titular defender sua propriedade é ação de reintegração de posse. 
III- Renúncia é a desistência do direito de propriedade sobre o imóvel. 
IV- Desapropriação ocorre quando o imóvel for de necessidade ou utilidade pública. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa IV está correta.
C As afirmativas III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina