Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE EXPERIMENTAL
	Título do experimento: Vidrarias e equipamentos de laboratório.
	Objetivo: Reconhecer os equipamentos e vidrarias utilizados nas técnicas laboratoriais.
NOME DO ALUNO(A): Caroline Carvalho Nunes DATA: 30 / 10 / 2022
Enviar até o dia 31/08/2022 as 19hs para marcio.silvano@ecossistemaanima.com.br
	Vidraria 
	Descrição 
	
	Vidraria
	Descrição 
	 
 
	O pipetador tipo Pêra ou Pêra de sucção são utilizadas em procedimentos laboratoriais para evitar que o usuário tenha contato direto com os líquidos manuseados.
	
	
	A capsula de porcelana é utilizada para realizar evaporação de compostos, calcinação, secagem e outras análises. Pode ser utilizada diretamente no fogo ou sobre tela de amianto.
	
	A pisseta é geralmente utilizada para enxaguar as vidrarias com água destilada, acetona entre diversas soluções.
	
	
	O dessecador é utilizado para manter substâncias higroscópicas que passam por processo de secagem ou desumidificação em um ambiente onde há pouca ou nenhuma umidade, em seu interior é adicionado Sílica Gel, que absorve a umidade do ambiente interno do dessecador para si. 
	
	A proveta graduada é uma vidraria usada para medir o volume de líquidos, produtos químicos ou soluções.
	
	
	Erlenmeyer serve para recolher frações de materiais destilados ou para conter misturas que serão homogeneizadas.
	
	O cadinho é utilizado para aquecer, derreter e queimar substâncias. É um pequeno recipiente que possui cavidade responsável pela fusão e calcinação. Para o manuseio do cadinho é necessário a utilização de luvas ou pinças devido a exposição ao calor.
	
	
	Uma espátula ou colher é um utensílio destinado a transferir pequenas porções de substâncias sólidas. 
	
	O almofariz normalmente é utilizado juntamente com o pistilo para a maceração de substâncias sólidas, ele tritura a mistura até transformá-las em uma pasta homogênea.
	
	
	O Funil de Büchner é fabricado em porcelana, de maneira que a substância despejada sobre ele não sofra nenhum tipo de reação química ao entrar em contato com a superfície. Sua função dentro do laboratório é garantir a filtragem a baixas pressões
	
	O anel ou argola é um suporte confeccionado em metal que sustenta o funil em filtrações e transferências de líquidos. Fica preso à uma haste no Suporte Universal.
	
	
	Funil de haste longa é utilizado na transferência de líquidos e no processo de filtração com retenção de partículas sólidas.
	
	Balão volumétrico é um recipiente utilizado em laboratórios científicos para preparação de líquidos em volumes muito precisos e exatos, geralmente usado quando o volume é grande para se medir com uma pipeta ou bureta.
	
	
	O funil de separação é um dos equipamentos que podem ser utilizados para a separação de misturas. Esse funil é um recipiente de vidro que apresenta uma válvula que controla a saída de material. Vale ressaltar que a separação de misturas com esse funil só eficaz em tipos específicos de misturas.
	
	Utilizado para homogeneizar amostras de soluções.
	
	
	O kitassato é utilizado para efetuar filtrações a pressão reduzida. Na filtração a pressão reduzida, a tubuladura lateral do kitassato serve para fazer a ligação a uma bomba de vácuo (ou trompa de água) através de um tubo de borracha.
	
	O Becker é utilizado na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.
	
	
Chapa de aquecimento e agitação
	A chapa de aquecimento e agitação permite aquecer e controlar o aquecimento de substâncias, pode apresentar plataforma em cerâmica, plataforma em alumínio, ferro e outros materiais. 
	
	A função da bureta com torneira é realizar dosagens exatas de soluções em outros recipientes, como um béquer ou erlenmeyer, por exemplo. Ao longo de seu corpo a bureta apresenta graduações e na parte inferior uma torneira, de vidro ou polietileno.
	
	
	A pipeta graduada tem como função transferir líquidos de um recipiente para outro. Por possuir graduação em sua extensão, é bastante usada para transferência de fluidos que necessitam de um certo grau de precisão em suas medições.
	
	O termômetro de laboratório tem função diferente de um termômetro médico, ele é usado para medir o ponto de ebulição e o ponto de congelamento durante os experimentos científicos. 
	
	
	As pipetas volumétricas são vidrarias graduadas em milímetros utilizadas para transferir volumes conhecidos de líquidos.
	
	Vidro de relógio serve para pesar pequenas quantidades de substâncias, evaporar quantidades de soluções e ainda cobrir demais recipientes.
	
	
	Os tubos de ensaio são utilizados para armazenar, misturar e coletar amostras. Uma vez que suportam temperaturas quentes ou frias, também pode ser utilizado para manipular e analisar líquidos em ebulição.
	
	Balança analítica é utilizada principalmente em determinação de massas em análises químicas, determinação de quantidade absoluta ou relativa de um ou mais constituintes de uma amostra. A balança analítica possui um dispositivo tipo capela com três portas para proteger de correntes de ar podem alterar o valor absoluto da pesagem.
	
	
	O Bico de Bunsen é utilizado para aquecimento de soluções em geral, como também para o estiramento e preparo de peças de vidro, o bico de bunsen é fundamental em vários serviços dentro de um laboratório.
	
	Estufas têm objetivo de acumular e conter o calor ou o resfriamento no seu interior, mantendo assim a temperatura adequada para os conteúdos nelas guardadas, por isso é de extrema importância em qualquer laboratório.
	
	
	O Medidor de pH também chamado de peagamêtro é um equipamento usado para medir a atividade do íon hidrogênio (acidez ou alcalinidade) em uma solução.
	
	Mufla, também conhecido como forno mufla, é geralmente uma caixa de carregamento frontal ou projeto de tubo usado para aplicações que exijam altas temperaturas. Normalmente é usado para processar amostras maiores ou para colocar e acessar facilmente as amostras. 
	
	
	A maior utilidade da estante para tubos de ensaio é, evidentemente, a possibilidade de armazenar corretamente as amostras e substâncias contidas neste recipiente.
	
	A Manta Aquecedora é um equipamento de laboratório cuja função é aquecer de maneira controlada as substâncias de determinada análise. O uso da manta aquecedora é recomendado em manipulações com solventes e outros produtos inflamáveis.
	
	
	A garra de condensador é uma espécie de braçadeira que prende o condensador ou outras peças, como balões, erlenmeyers e outros à haste do suporte universal.
	
	A garra dupla para bureta é utilizada para fixar buretas durante a utilização.
	
	
	A pinça metálica serve para manipular objetos aquecidos.
	
	A pinça de madeira é utilizada para segurar tubos de ensaio em aquecimento, evitando queimaduras nos dedos.
	
	
	O suporte universal é empregado na sustentação de peças e sistemas. Ele pode segurar, por exemplo, a bureta ou o funil de bromo.

Mais conteúdos dessa disciplina