Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com a Constituição Federal, o Sistema Único de Saúde será financiado:
Com recursos exclusivos das receitas dos municípios.
Com recursos do orçamento da Previdência Social e da iniciativa privada, sendo vedada a utilização de recursos da seguridade social.
Com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes
Com recursos do orçamento da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes, sendo vedada a utilização de recursos da seguridade social.
Com recursos exclusivos do orçamento da assistência social e da União

A LEI nº 8.080 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços. Cria o Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como um dos objetivos a identificação de fatores condicionantes e determinantes, formulação de política de saúde promovida no campo social e econômico, assistência às pessoas por ações de promoção proteção e recuperação da saúde e segundo o Art. 198 da Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
Escolha uma opção:
universalidade, centralidade, equidade e controle social;
universalidade, equidade, integralidade da assistência e controle social;
universalidade, pessoalidade, legalidade e equidade;
igualdade, legalidade, controle social e imparcialidade;
universalidade, integralidade da assistência, pessoalidade e equidade;

A VIII Conferência de Saúde, realizada em 1986, foi um dos principais momentos da luta pela universalização da saúde no Brasil, e contou com a participação de diferentes atores sociais implicados na transformação dos serviços de saúde. O conjunto dessas forças impulsionou a Reforma Sanitária Brasileira, que obteve sua maior legitimação com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Esse marco representou uma ruptura inédita com a história anterior das políticas sociais brasileiras, ao garantir o acesso à saúde como direito social universal. Tal Conferência foi um acontecimento importante que desempenhou papel chave na criação do Sistema Único de Saúde, ou seja, tais ganhos refletem-se até os dias atuais.
Em relação a VIII Conferência Nacional de Saúde e ao Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, analise as afirmacoes abaixo e marque a alternativa correta:
Os fatores determinantes para a Reforma Sanitária Brasileira foram fundamentalmente de cunho econômico, com o objetivo de frear as privatizações.
Um dos pontos fracos da Reforma Sanitária Brasileira foi seu foco exclusivo no setor da saúde, desconectando-se do contextos sócio-político e econômico do país.
A VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986 foi um marco. Todavia, devido à ditadura, não houve participação política, apenas popular.
As propostas da Reforma Sanitária resultaram na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O movimento da Reforma Sanitária nasceu no início da década de 1970. Tratou-se de um movimento político, sem participação popular.

A saúde emergiu como efetiva prioridade de governo no Brasil no começo do século XX, com a implantação da economia exportadora de café na região Sudeste. A melhoria das condições sanitárias era entendida então como dependente basicamente de:
Escolha uma opção:
Ações intersetoriais de prevenção a doenças relacionadas à saúde do trabalhador.
Centros de Saúde dirigidos ao atendimento das equipes de Saúde da Família.
Redes de atendimento especializado em doenças crônicas não transmissíveis.
Saúde oferecida gratuitamente e exposta como um direito de todos e dever do Estado.
Controle das epidemias e do saneamento dos portos e do meio urbano.

Seguidos os pressupostos do controle social, assinale a alternativa que contempla as atividades com as quais o Conselho Municipal de Saúde (CMS) exerce o controle social.
Escolha uma opção:
Os CMS exercem o controle social com a efetiva participação na elaboração do Plano de Saúde, a partir das Conferências Municipais; na fiscalização da execução do Plano de Saúde e dos gastos do Fundo Municipal de Saúde bem como na fiscalização da garantia dos direitos dos usuários do SUS.
O CMS exerce o controle social, visto que a cada 2 anos participa da elaboração do Plano de Saúde, que deve ser executado pelo gestor pelo período de seu mandato. Apresenta o número de integrantes definidos em legislação específica representados por usuários, trabalhadores de saúde, governo e prestadores de serviços.
Os usuários integrantes do CMS devem ser representados por líderes comunitários, visto que são estes os responsáveis pela verificação do atendimento à população e pela prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde, garantindo o controle social nas políticas de saúde.
O controle social é exercido pelo CMS visto que em sua composição estão presentes representantes de todos os segmentos da sociedade, eleitos em pleitos específicos em cada comunidade e associação de moradores de municípios com mais de 100.000 habitantes.
O controle social exercido pelo CMS é realizado pelo SIACS (Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde), que é uma ferramenta de fiscalização do cumprimento de metas estabelecidas nos Planos de Saúde aprovados nas conferências municipais de saúde.

As campanhas sanitárias desenvolvidas no início do século XX obtiveram sucesso devido a seus resultados no controle das epidemias; contudo geraram movimentos populares de revolta em razão de sua compulsoriedade. Choques com a polícia, greves, barricadas, quebra-quebra e tiroteios nas ruas revelavam o levante da população contra o governo.
Chamada “Revolta da Vacina” este movimento se opunha as iniciativas sanitárias de:
Carlos Chagas
Pereira Passos
Adolfo Lutz
Rodrigues Alves
Oswaldo Cruz

Em relação aos Conselhos Municipais de Saúde, é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma opção:
São criados através de leis municipais.
Deve, no total dos seus integrantes, contar com 50% da representação dos usuários.
Fiscalizam a aplicação dos recursos da saúde.
São compostos por representantes do governo, dos prestadores de serviço, dos profissionais e dos usuários do sistema.
Devem se reunir de 4 em 4 anos.

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde 8080/90, são fatores determinantes e condicionantes de saúde, exceto:
Escolha uma opção:
Lazer
Renda
Religião
Trabalho
Moradia

O Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma das grandes conquistas da sociedade brasileira, sendo resultante de todo um processo de luta da sociedade brasileira em defesa dos direitos à saúde. A sua construção atravessou vários momentos da história das políticas públicas de saúde, desde o início no Brasil colônia e continua a ser construído até os dias atuais. Entre os fatores que influenciaram na criação e consolidação do SUS está:
Escolha uma opção:
A criação do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) que controlava tanto a assistência à saúde quanto a previdência social.
O movimento de reforma sanitária com a mobilização popular dos anos de 1980 contra a ditadura e em prol da democracia e do direito universal à saúde.
As ações integradas de saúde (AIS), nos anos 1980, que representaram o mais importante movimento popular em prol da criação do SUS.
O modelo de saúde desenvolvido após os anos de 1960 que visava ao atendimento dos trabalhadores a partir de um sistema previdenciário.
O desenvolvimento científico e tecnológico no campo de saúde nos anos de 1960 e chegada no Brasil dessas tendências, favorecendo o atendimento integral dos pacientes.

O art. 7º, da Lei nº 8080/90 apresenta como os princípios do Sistema Único de Saúde a universalidade, a integralidade, a equidade, a hierarquização, a regionalização e a participação popular.
Sobre os princípios do SUS, qual garante que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde?
O Princípio da Equidade destaca que o usuário do SUS tem direito a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
O Princípio da Universalidade garante a todos os cidadãos brasileiros, com algumas exceções, tenham o direito de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
O Princípio do Controle social é a garantia constitucional de que a população, por meio de gestores e prestadores de serviços de saúde, participará do processo de formação de políticas públicas de saúde, do controle e de sua execução, em diversos níveis, desde o local até federal.
O Princípio da Integralidade compreende que o homem é um ser integral e por isso, deverá ser atendido de forma fragmenta por um sistema de saúde, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde.
O Princípio da Equidade, assegura ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Assim, todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

De acordo com a Constituição Federal, o Sistema Único de Saúde será financiado:
Com recursos exclusivos das receitas dos municípios.
Com recursos do orçamento da Previdência Social e da iniciativa privada, sendo vedada a utilização de recursos da seguridade social.
Com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes
Com recursos do orçamento da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes, sendo vedada a utilização de recursos da seguridade social.
Com recursos exclusivos do orçamento da assistência social e da União

A LEI nº 8.080 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços. Cria o Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como um dos objetivos a identificação de fatores condicionantes e determinantes, formulação de política de saúde promovida no campo social e econômico, assistência às pessoas por ações de promoção proteção e recuperação da saúde e segundo o Art. 198 da Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
Escolha uma opção:
universalidade, centralidade, equidade e controle social;
universalidade, equidade, integralidade da assistência e controle social;
universalidade, pessoalidade, legalidade e equidade;
igualdade, legalidade, controle social e imparcialidade;
universalidade, integralidade da assistência, pessoalidade e equidade;

A VIII Conferência de Saúde, realizada em 1986, foi um dos principais momentos da luta pela universalização da saúde no Brasil, e contou com a participação de diferentes atores sociais implicados na transformação dos serviços de saúde. O conjunto dessas forças impulsionou a Reforma Sanitária Brasileira, que obteve sua maior legitimação com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Esse marco representou uma ruptura inédita com a história anterior das políticas sociais brasileiras, ao garantir o acesso à saúde como direito social universal. Tal Conferência foi um acontecimento importante que desempenhou papel chave na criação do Sistema Único de Saúde, ou seja, tais ganhos refletem-se até os dias atuais.
Em relação a VIII Conferência Nacional de Saúde e ao Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, analise as afirmacoes abaixo e marque a alternativa correta:
Os fatores determinantes para a Reforma Sanitária Brasileira foram fundamentalmente de cunho econômico, com o objetivo de frear as privatizações.
Um dos pontos fracos da Reforma Sanitária Brasileira foi seu foco exclusivo no setor da saúde, desconectando-se do contextos sócio-político e econômico do país.
A VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986 foi um marco. Todavia, devido à ditadura, não houve participação política, apenas popular.
As propostas da Reforma Sanitária resultaram na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O movimento da Reforma Sanitária nasceu no início da década de 1970. Tratou-se de um movimento político, sem participação popular.

A saúde emergiu como efetiva prioridade de governo no Brasil no começo do século XX, com a implantação da economia exportadora de café na região Sudeste. A melhoria das condições sanitárias era entendida então como dependente basicamente de:
Escolha uma opção:
Ações intersetoriais de prevenção a doenças relacionadas à saúde do trabalhador.
Centros de Saúde dirigidos ao atendimento das equipes de Saúde da Família.
Redes de atendimento especializado em doenças crônicas não transmissíveis.
Saúde oferecida gratuitamente e exposta como um direito de todos e dever do Estado.
Controle das epidemias e do saneamento dos portos e do meio urbano.

Seguidos os pressupostos do controle social, assinale a alternativa que contempla as atividades com as quais o Conselho Municipal de Saúde (CMS) exerce o controle social.
Escolha uma opção:
Os CMS exercem o controle social com a efetiva participação na elaboração do Plano de Saúde, a partir das Conferências Municipais; na fiscalização da execução do Plano de Saúde e dos gastos do Fundo Municipal de Saúde bem como na fiscalização da garantia dos direitos dos usuários do SUS.
O CMS exerce o controle social, visto que a cada 2 anos participa da elaboração do Plano de Saúde, que deve ser executado pelo gestor pelo período de seu mandato. Apresenta o número de integrantes definidos em legislação específica representados por usuários, trabalhadores de saúde, governo e prestadores de serviços.
Os usuários integrantes do CMS devem ser representados por líderes comunitários, visto que são estes os responsáveis pela verificação do atendimento à população e pela prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde, garantindo o controle social nas políticas de saúde.
O controle social é exercido pelo CMS visto que em sua composição estão presentes representantes de todos os segmentos da sociedade, eleitos em pleitos específicos em cada comunidade e associação de moradores de municípios com mais de 100.000 habitantes.
O controle social exercido pelo CMS é realizado pelo SIACS (Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde), que é uma ferramenta de fiscalização do cumprimento de metas estabelecidas nos Planos de Saúde aprovados nas conferências municipais de saúde.

As campanhas sanitárias desenvolvidas no início do século XX obtiveram sucesso devido a seus resultados no controle das epidemias; contudo geraram movimentos populares de revolta em razão de sua compulsoriedade. Choques com a polícia, greves, barricadas, quebra-quebra e tiroteios nas ruas revelavam o levante da população contra o governo.
Chamada “Revolta da Vacina” este movimento se opunha as iniciativas sanitárias de:
Carlos Chagas
Pereira Passos
Adolfo Lutz
Rodrigues Alves
Oswaldo Cruz

Em relação aos Conselhos Municipais de Saúde, é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma opção:
São criados através de leis municipais.
Deve, no total dos seus integrantes, contar com 50% da representação dos usuários.
Fiscalizam a aplicação dos recursos da saúde.
São compostos por representantes do governo, dos prestadores de serviço, dos profissionais e dos usuários do sistema.
Devem se reunir de 4 em 4 anos.

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde 8080/90, são fatores determinantes e condicionantes de saúde, exceto:
Escolha uma opção:
Lazer
Renda
Religião
Trabalho
Moradia

O Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma das grandes conquistas da sociedade brasileira, sendo resultante de todo um processo de luta da sociedade brasileira em defesa dos direitos à saúde. A sua construção atravessou vários momentos da história das políticas públicas de saúde, desde o início no Brasil colônia e continua a ser construído até os dias atuais. Entre os fatores que influenciaram na criação e consolidação do SUS está:
Escolha uma opção:
A criação do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) que controlava tanto a assistência à saúde quanto a previdência social.
O movimento de reforma sanitária com a mobilização popular dos anos de 1980 contra a ditadura e em prol da democracia e do direito universal à saúde.
As ações integradas de saúde (AIS), nos anos 1980, que representaram o mais importante movimento popular em prol da criação do SUS.
O modelo de saúde desenvolvido após os anos de 1960 que visava ao atendimento dos trabalhadores a partir de um sistema previdenciário.
O desenvolvimento científico e tecnológico no campo de saúde nos anos de 1960 e chegada no Brasil dessas tendências, favorecendo o atendimento integral dos pacientes.

O art. 7º, da Lei nº 8080/90 apresenta como os princípios do Sistema Único de Saúde a universalidade, a integralidade, a equidade, a hierarquização, a regionalização e a participação popular.
Sobre os princípios do SUS, qual garante que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde?
O Princípio da Equidade destaca que o usuário do SUS tem direito a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
O Princípio da Universalidade garante a todos os cidadãos brasileiros, com algumas exceções, tenham o direito de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
O Princípio do Controle social é a garantia constitucional de que a população, por meio de gestores e prestadores de serviços de saúde, participará do processo de formação de políticas públicas de saúde, do controle e de sua execução, em diversos níveis, desde o local até federal.
O Princípio da Integralidade compreende que o homem é um ser integral e por isso, deverá ser atendido de forma fragmenta por um sistema de saúde, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde.
O Princípio da Equidade, assegura ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Assim, todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.

Prévia do material em texto

2/3/2021 Teste 1
https://ava.unisanta.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=1163383&cmid=121266 1/4
Página inicial / Teste 1
Questão 1
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 2
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
De acordo com a Constituição Federal, o Sistema Único de Saúde será financiado:
 
Escolha uma opção:
Com recursos exclusivos das receitas dos municípios.
Com recursos do orçamento da Previdência Social e da iniciativa privada, sendo vedada a utilização de recursos da
seguridade social.
Com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de
outras fontes
Com recursos do orçamento da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes, sendo
vedada a utilização de recursos da seguridade social. 
 
Com recursos exclusivos do orçamento da assistência social e da União
A LEI nº 8.080 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o
funcionamento dos serviços. Cria o Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como um dos objetivos a identificação de fatores
condicionantes e determinantes, formulação de política de saúde promovida no campo social e econômico, assistência às
pessoas por ações de promoção proteção e recuperação da saúde e segundo o Art. 198 da Constituição Federal, as ações
e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único,
organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
 
Escolha uma opção:
universalidade, centralidade, equidade e controle social;
universalidade, equidade, integralidade da assistência e controle social;
universalidade, pessoalidade, legalidade e equidade;
igualdade, legalidade, controle social e imparcialidade;
universalidade, integralidade da assistência, pessoalidade e equidade;
https://ava.unisanta.br/
https://ava.unisanta.br/mod/quiz/view.php?id=121266
2/3/2021 Teste 1
https://ava.unisanta.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=1163383&cmid=121266 2/4
Questão 3
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 4
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 5
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
A VIII Conferência de Saúde, realizada em 1986, foi um dos principais momentos da luta pela universalização da saúde no
Brasil, e contou com a participação de diferentes atores sociais implicados na transformação dos serviços de saúde. O
conjunto dessas forças impulsionou a Reforma Sanitária Brasileira, que obteve sua maior legitimação com a promulgação
da Constituição Federal de 1988. Esse marco representou uma ruptura inédita com a história anterior das políticas sociais
brasileiras, ao garantir o acesso à saúde como direito social universal. Tal Conferência foi um acontecimento importante
que desempenhou papel chave na criação do Sistema Único de Saúde, ou seja, tais ganhos refletem-se até os dias atuais.
Em relação a VIII Conferência Nacional de Saúde e ao Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, analise as afirmações
abaixo e marque a alternativa correta:
 
Escolha uma opção:
Os fatores determinantes para a Reforma Sanitária Brasileira foram fundamentalmente de cunho econômico, com o
objetivo de frear as privatizações.
Um dos pontos fracos da Reforma Sanitária Brasileira foi seu foco exclusivo no setor da saúde, desconectando-se do
contextos sócio-político e econômico do país.
A VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986 foi um marco. Todavia, devido à ditadura, não houve
participação política, apenas popular.
As propostas da Reforma Sanitária resultaram na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição
Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O movimento da Reforma Sanitária nasceu no início da década de 1970. Tratou-se de um movimento político, sem
participação popular.
A saúde emergiu como efetiva prioridade de governo no Brasil no começo do século XX, com a implantação da economia
exportadora de café na região Sudeste. A melhoria das condições sanitárias era entendida então como dependente
basicamente de:
 
Escolha uma opção:
Ações intersetoriais de prevenção a doenças relacionadas à saúde do trabalhador.
Centros de Saúde dirigidos ao atendimento das equipes de Saúde da Família.
Redes de atendimento especializado em doenças crônicas não transmissíveis.
Saúde oferecida gratuitamente e exposta como um direito de todos e dever do Estado.
Controle das epidemias e do saneamento dos portos e do meio urbano.
Seguidos os pressupostos do controle social, assinale a alternativa que contempla as atividades com as quais o Conselho
Municipal de Saúde (CMS) exerce o controle social.
 
Escolha uma opção:
Os CMS exercem o controle social com a efetiva participação na elaboração do Plano de Saúde, a partir das Conferências
Municipais; na fiscalização da execução do Plano de Saúde e dos gastos do Fundo Municipal de Saúde bem como na
fiscalização da garantia dos direitos dos usuários do SUS.
O CMS exerce o controle social, visto que a cada 2 anos participa da elaboração do Plano de Saúde, que deve ser
executado pelo gestor pelo período de seu mandato. Apresenta o número de integrantes definidos em legislação específica
representados por usuários, trabalhadores de saúde, governo e prestadores de serviços.
Os usuários integrantes do CMS devem ser representados por líderes comunitários, visto que são estes os responsáveis
pela verificação do atendimento à população e pela prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde, garantindo o
controle social nas políticas de saúde.
O controle social é exercido pelo CMS visto que em sua composição estão presentes representantes de todos os
segmentos da sociedade, eleitos em pleitos específicos em cada comunidade e associação de moradores de municípios
com mais de 100.000 habitantes.
O controle social exercido pelo CMS é realizado pelo SIACS (Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde), que
é uma ferramenta de fiscalização do cumprimento de metas estabelecidas nos Planos de Saúde aprovados nas conferências
municipais de saúde.
2/3/2021 Teste 1
https://ava.unisanta.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=1163383&cmid=121266 3/4
Questão 6
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 7
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 8
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 9
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
As campanhas sanitárias desenvolvidas no início do século XX obtiveram sucesso devido a seus resultados no controle
das epidemias; contudo geraram movimentos populares de revolta em razão de sua compulsoriedade. Choques com a
polícia, greves, barricadas, quebra-quebra e tiroteios nas ruas revelavam o levante da população contra o governo.
Chamada “Revolta da Vacina” este movimento se opunha as iniciativas sanitárias de:
Escolha uma opção:
Carlos Chagas
Pereira Passos
Adolfo Lutz
Rodrigues Alves
Oswaldo Cruz
Em relação aos Conselhos Municipais de Saúde, é INCORRETO afirmar que:
 
Escolha uma opção:
São criados através de leis municipais.
Deve, no total dos seus integrantes, contar com 50% da representação dos usuários. 
 
Fiscalizam a aplicação dos recursos da saúde.
São compostos por representantes do governo, dos prestadores de serviço, dos profissionais e dos usuários do sistema.
Devem se reunir de 4 em 4 anos.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde 8080/90, são fatores determinantes e condicionantes de saúde, exceto:
 
Escolha uma opção:
Lazer
Renda
Religião
Trabalho
Moradia
O Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma das grandes conquistas da sociedade brasileira, sendo resultante de
todo um processo de luta da sociedade brasileira em defesa dos direitos à saúde. A sua construção atravessou vários
momentos da história das políticas públicas de saúde, desde o início no Brasil colônia e continua a ser construído até os
dias atuais. Entre os fatores que influenciaram na criação e consolidação do SUS está: 
Escolha uma opção:
A criação do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social)que controlava tanto a assistência à saúde quanto a
previdência social.
O movimento de reforma sanitária com a mobilização popular dos anos de 1980 contra a ditadura e em prol da
democracia e do direito universal à saúde.
As ações integradas de saúde (AIS), nos anos 1980, que representaram o mais importante movimento popular em prol da
criação do SUS.
O modelo de saúde desenvolvido após os anos de 1960 que visava ao atendimento dos trabalhadores a partir de um
sistema previdenciário.
O desenvolvimento científico e tecnológico no campo de saúde nos anos de 1960 e chegada no Brasil dessas tendências,
favorecendo o atendimento integral dos pacientes.
2/3/2021 Teste 1
https://ava.unisanta.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=1163383&cmid=121266 4/4
Questão 10
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
O art. 7º, da Lei nº 8080/90 apresenta como os princípios do Sistema Único de Saúde a universalidade, a integralidade, a
equidade, a hierarquização, a regionalização e a participação popular. Sobre os princípios do SUS, qual garante que todos
os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde?
 
Escolha uma opção:
O Princípio da Equidade destaca que o usuário do SUS tem direito a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos
ou privilégios de qualquer espécie.
O Princípio da Universalidade garante a todos os cidadãos brasileiros, com algumas exceções, tenham o direito de acesso
aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
O Princípio do Controle social é a garantia constitucional de que a população, por meio de gestores e prestadores de
serviços de saúde, participará do processo de formação de políticas públicas de saúde, do controle e de sua execução, em
diversos níveis, desde o local até federal.
O Princípio da Integralidade compreende que o homem é um ser integral e por isso, deverá ser atendido de forma
fragmenta por um sistema de saúde, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde.
O Princípio da Equidade, assegura ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso
requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Assim, todo cidadão é igual perante o SUS e será
atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.
◄ Fórum 1 Seguir para... Questão Discursiva ►
https://ava.unisanta.br/mod/forum/view.php?id=121627&forceview=1
https://ava.unisanta.br/mod/assign/view.php?id=121289&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina