Logo Passei Direto
Buscar

Gabarito Final da Prova de Auditoria

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para Hoog e Carlin (2006), o exame da documentação original também é um procedimento de auditoria. Esse tipo de ação comprova as transações de exigências legais, comerciais ou de controle. Pode-se afirmar que o exame da documentação original compreende os seguintes itens:
Marque a alternativa correta:
I - Autenticidade: comprova a dignidade da documentação, merecendo crédito;
II - Comprovação: comprovação da assinatura de pessoa empossada, no pagamento da nota fiscal originária da transação comercial;
III - Normalidade: constata se a transação refere-se à operação normal e se está de acordo com os objetivos da entidade;
IV - Aprovação: verifica se os documentos e as operações foram aprovados por pessoa autorizada;
V - Registro: comprova que o registro das operações foi efetuado corretamente e a documentação foi hábil, havendo correspondência contábil e fiscal.
a) I, II e III estão corretas;
b) I, III, IV e V estão corretas;
c) II, III, IV e V estão corretas;
d) Todas alternativas estão corretas.

Na auditoria do ativo imobilizado, devem ser avaliados os grupos que o compõem e as contas que estão relacionadas.
Assim, marque a opção que possui exemplos de contas relacionadas ao ativo imobilizado e merecem atenção da sua auditoria:
a) Fornecedor, clientes, depreciação acumulada.
b) Despesas com manutenção e reparo, baixa do ativo imobilizado.
c) Valor contábil de bens do ativo imobilizado, despesas de vendas.
d) Máquinas e equipamentos destinados a venda, participação em outras empresas.

No controle interno de caixa e banco, o auditor interno deve ficar atento, pois são contas que possuem maior liquidez e circulam rápido.
Neste sentido, avalie as afirmativas a seguir:
I. O auditor deve observar se a empresa auditada elabora o orçamento financeiro.
II. O auditor deve observar se as previsões do orçamento financeiro são precisas.
III. O auditor deve observar se a empresa está usando os meios mais baratos de financiamento.
IV. O auditor deve observar se o orçamento financeiro é revisado periodicamente para garantir sua eficácia.
a) Afirmativas I, II e IV, apenas.
b) Afirmativas I e III, apenas.
c) Afirmativas I, II e III, apenas.
d) Afirmativas I, II, III e IV.

(Adaptado CFC 2018) A NBC TA 200 (R1) – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria apresenta vários termos e seus respectivos significados.
Diante do exposto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Informação contábil histórica: informação expressa em termos financeiros em relação a uma entidade específica, derivada principalmente do sistema contábil da entidade, a respeito de eventos econômicos ocorridos em períodos passados ou de condições ou circunstâncias econômicas em determinada data no passado.
( ) Ceticismo profissional: aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.
( ) Administração: pessoa ou organização com a responsabilidade de supervisionar de forma geral a direção estratégica da entidade e obrigações relacionadas com a responsabilidade da entidade. Isso inclui a supervisão geral do processo de relatório financeiro.
( ) Distorção: diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
a) F, V, F, F.
b) V, F, F, V.
c) F, V, V, F
d) F, V, F, V.

A NBC TA dispõe que, no trabalho direto, o auditor deve mensurar ou avaliar o objeto de acordo com os critérios aplicáveis.
Nesse contexto, a principal finalidade de uma auditoria contábil é:
a) Elaboração de demonstrativos contábeis.
b) Confirmação dos registros e demonstrações contábeis.
c) Conferência física dos elementos do ativo.
d) Elaboração e avaliação dos registros contábeis.

(ENADE 2015) O objetivo principal da auditoria é atribuir maior grau de confiabilidade às demonstrações financeiras das empresas.
No processo de obtenção de evidência para o trabalho de auditoria, o auditor pode solicitar confirmações externas, conforme trata a NBC TA 505 (confirmação externas).
I - A evidência de auditoria obtida de fontes internas, que representarão as informações reportadas nos relatórios financeiros, é mais confiável do que a obtida de fontes externas.
II - A administração pode não autorizar o envio de solicitações de confirmação pelo auditor.
III - Caso as partes respondam às confirmações solicitadas pelo auditor, este deve julgá-las como evidência de auditoria relevante e confiável, não sendo necessárias outras evidências de auditoria.
IV - Caso não receba a resposta de solicitação enviada anteriormente, o auditor deve descartar a evidência de auditoria da parte não respondente, não sendo possível enviar nova solicitação de confirmação.
V - As respostas recebidas eletronicamente (por meio de fax ou correio eletrônico) envolvem riscos relacionados à confiabilidade, podendo ocorrer dificuldades em estabelecer a prova de origem e autoridade da parte que confirma o recebimento e a identificação de alterações.
a) II e IV.
b) II e V.
c) I, III e V.
d) I, II, III e IV.

Conforme Crepaldi (2010), existem quatro diferenças entre a auditoria interna e externa: extensão dos trabalhos, direção, responsabilidade e métodos.
Marque a opção que trata das diferenças do método do auditor interno e externo.
a) O auditor interno segue mais as rotinas de cunho interno, pois tem mais domínio da cultura da empresa. Já o auditor externo observa mais o cumprimento das normas associadas às leis de forma bem mais ampla, tendo maior domínio do aspecto de interesse coletivo.
b) O auditor interno está subordinado à gerência, já o auditor externo responde de forma mais ampla, tendo mais independência.
c) O escopo do trabalho de auditoria interna geralmente é determinado pela gerência. Já o auditor externo examina de acordo com as determinações das normas reconhecidas no País e na legislação específica.
d) O auditor interno visa o funcionamento eficiente dos controles internos com o objetivo de alcançar a exatidão dos dados contábeis. Já a auditoria externa visa assegurar que as demonstrações contábeis apresentadas a terceiros reflitam a realidade de determinada data.

(Adaptado Enad 2012) A condição de independência é fundamental e óbvia para o exercício da atividade de auditoria independente.
Considerando que a independência pode ser afetada por ameaças de interesse próprio, auto revisão, defesa desinteresses da entidade auditada, familiaridade e intimidação, avalie as afirmacoes abaixo.
I. Ameaça de interesse próprio ocorre quando a entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria poderia auferir benefícios de interesse financeiro na entidade auditada, ou outro conflito de interesse próprio com essa entidade auditada.
II. Ameaça de intimidação ocorre quando um membro da equipe de auditoria encontra obstáculos para agir objetivamente e com ceticismo profissional devido às ameaças reais ou percebidas, por parte de administradores, diretores ou empregados da entidade auditada.
III. Ameaça de familiaridade ocorre quando, em virtude de relacionamento estreito com uma entidade auditada, com administradores, com diretores ou com empregados, a entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria passa a se identificar, demasiadamente, com os interesses da entidade auditada.
IV. Ameaça de auto revisão ocorre quando o resultado do trabalho anterior precisa ser reanalisando ao serem obtidas conclusões sobre o trabalho de auditoria ou quando membro da equipe de auditoria era, anteriormente, administrador ou diretor da entidade auditada, ou era empregado cujo cargo lhe permitia exercer influência direta e relevante sobre o objeto do trabalho de auditoria.
V. Ameaça de defesa de interesses da entidade auditada ocorre quando a entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria defende ou parece defender a posição ou a opinião da entidade auditada, podendo comprometer ou dar a impressão de comprometer a objetividade.
a) I e II, apenas.
b) I, II, III, IV e V.
c) III e V, apenas.
d) II, III, IV e V, apenas.

Os procedimentos possuem enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos.
Nesse sentido, o conceito de controle interno engloba e enfatiza:
a) O planejamento organizacional.
b) Gestão dos sistemas administrativos.
c) A eficiência da gestão do pessoal da empresa.
d) A política do aperfeiçoamento dos processos internos.
e) Todas as alternativas anteriores.

(Adaptado CFC) Considerando os julgamentos exercidos a partir do estabelecimento dos níveis de materialidade no planejamento e na execução da auditoria,
é correto afirmar que, das ações abaixo, NÃO se constitui base para as decisões do auditor:
I - Determinar somente a natureza dos procedimentos de auditoria.
II - Determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos de avaliação de risco.
III - Identificar e avaliar os riscos de distorção relevante.
IV - Identificar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.
a) I, apenas.
b) II apenas.
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para Hoog e Carlin (2006), o exame da documentação original também é um procedimento de auditoria. Esse tipo de ação comprova as transações de exigências legais, comerciais ou de controle. Pode-se afirmar que o exame da documentação original compreende os seguintes itens:
Marque a alternativa correta:
I - Autenticidade: comprova a dignidade da documentação, merecendo crédito;
II - Comprovação: comprovação da assinatura de pessoa empossada, no pagamento da nota fiscal originária da transação comercial;
III - Normalidade: constata se a transação refere-se à operação normal e se está de acordo com os objetivos da entidade;
IV - Aprovação: verifica se os documentos e as operações foram aprovados por pessoa autorizada;
V - Registro: comprova que o registro das operações foi efetuado corretamente e a documentação foi hábil, havendo correspondência contábil e fiscal.
a) I, II e III estão corretas;
b) I, III, IV e V estão corretas;
c) II, III, IV e V estão corretas;
d) Todas alternativas estão corretas.

Na auditoria do ativo imobilizado, devem ser avaliados os grupos que o compõem e as contas que estão relacionadas.
Assim, marque a opção que possui exemplos de contas relacionadas ao ativo imobilizado e merecem atenção da sua auditoria:
a) Fornecedor, clientes, depreciação acumulada.
b) Despesas com manutenção e reparo, baixa do ativo imobilizado.
c) Valor contábil de bens do ativo imobilizado, despesas de vendas.
d) Máquinas e equipamentos destinados a venda, participação em outras empresas.

No controle interno de caixa e banco, o auditor interno deve ficar atento, pois são contas que possuem maior liquidez e circulam rápido.
Neste sentido, avalie as afirmativas a seguir:
I. O auditor deve observar se a empresa auditada elabora o orçamento financeiro.
II. O auditor deve observar se as previsões do orçamento financeiro são precisas.
III. O auditor deve observar se a empresa está usando os meios mais baratos de financiamento.
IV. O auditor deve observar se o orçamento financeiro é revisado periodicamente para garantir sua eficácia.
a) Afirmativas I, II e IV, apenas.
b) Afirmativas I e III, apenas.
c) Afirmativas I, II e III, apenas.
d) Afirmativas I, II, III e IV.

(Adaptado CFC 2018) A NBC TA 200 (R1) – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria apresenta vários termos e seus respectivos significados.
Diante do exposto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Informação contábil histórica: informação expressa em termos financeiros em relação a uma entidade específica, derivada principalmente do sistema contábil da entidade, a respeito de eventos econômicos ocorridos em períodos passados ou de condições ou circunstâncias econômicas em determinada data no passado.
( ) Ceticismo profissional: aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.
( ) Administração: pessoa ou organização com a responsabilidade de supervisionar de forma geral a direção estratégica da entidade e obrigações relacionadas com a responsabilidade da entidade. Isso inclui a supervisão geral do processo de relatório financeiro.
( ) Distorção: diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
a) F, V, F, F.
b) V, F, F, V.
c) F, V, V, F
d) F, V, F, V.

A NBC TA dispõe que, no trabalho direto, o auditor deve mensurar ou avaliar o objeto de acordo com os critérios aplicáveis.
Nesse contexto, a principal finalidade de uma auditoria contábil é:
a) Elaboração de demonstrativos contábeis.
b) Confirmação dos registros e demonstrações contábeis.
c) Conferência física dos elementos do ativo.
d) Elaboração e avaliação dos registros contábeis.

(ENADE 2015) O objetivo principal da auditoria é atribuir maior grau de confiabilidade às demonstrações financeiras das empresas.
No processo de obtenção de evidência para o trabalho de auditoria, o auditor pode solicitar confirmações externas, conforme trata a NBC TA 505 (confirmação externas).
I - A evidência de auditoria obtida de fontes internas, que representarão as informações reportadas nos relatórios financeiros, é mais confiável do que a obtida de fontes externas.
II - A administração pode não autorizar o envio de solicitações de confirmação pelo auditor.
III - Caso as partes respondam às confirmações solicitadas pelo auditor, este deve julgá-las como evidência de auditoria relevante e confiável, não sendo necessárias outras evidências de auditoria.
IV - Caso não receba a resposta de solicitação enviada anteriormente, o auditor deve descartar a evidência de auditoria da parte não respondente, não sendo possível enviar nova solicitação de confirmação.
V - As respostas recebidas eletronicamente (por meio de fax ou correio eletrônico) envolvem riscos relacionados à confiabilidade, podendo ocorrer dificuldades em estabelecer a prova de origem e autoridade da parte que confirma o recebimento e a identificação de alterações.
a) II e IV.
b) II e V.
c) I, III e V.
d) I, II, III e IV.

Conforme Crepaldi (2010), existem quatro diferenças entre a auditoria interna e externa: extensão dos trabalhos, direção, responsabilidade e métodos.
Marque a opção que trata das diferenças do método do auditor interno e externo.
a) O auditor interno segue mais as rotinas de cunho interno, pois tem mais domínio da cultura da empresa. Já o auditor externo observa mais o cumprimento das normas associadas às leis de forma bem mais ampla, tendo maior domínio do aspecto de interesse coletivo.
b) O auditor interno está subordinado à gerência, já o auditor externo responde de forma mais ampla, tendo mais independência.
c) O escopo do trabalho de auditoria interna geralmente é determinado pela gerência. Já o auditor externo examina de acordo com as determinações das normas reconhecidas no País e na legislação específica.
d) O auditor interno visa o funcionamento eficiente dos controles internos com o objetivo de alcançar a exatidão dos dados contábeis. Já a auditoria externa visa assegurar que as demonstrações contábeis apresentadas a terceiros reflitam a realidade de determinada data.

(Adaptado Enad 2012) A condição de independência é fundamental e óbvia para o exercício da atividade de auditoria independente.
Considerando que a independência pode ser afetada por ameaças de interesse próprio, auto revisão, defesa desinteresses da entidade auditada, familiaridade e intimidação, avalie as afirmacoes abaixo.
I. Ameaça de interesse próprio ocorre quando a entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria poderia auferir benefícios de interesse financeiro na entidade auditada, ou outro conflito de interesse próprio com essa entidade auditada.
II. Ameaça de intimidação ocorre quando um membro da equipe de auditoria encontra obstáculos para agir objetivamente e com ceticismo profissional devido às ameaças reais ou percebidas, por parte de administradores, diretores ou empregados da entidade auditada.
III. Ameaça de familiaridade ocorre quando, em virtude de relacionamento estreito com uma entidade auditada, com administradores, com diretores ou com empregados, a entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria passa a se identificar, demasiadamente, com os interesses da entidade auditada.
IV. Ameaça de auto revisão ocorre quando o resultado do trabalho anterior precisa ser reanalisando ao serem obtidas conclusões sobre o trabalho de auditoria ou quando membro da equipe de auditoria era, anteriormente, administrador ou diretor da entidade auditada, ou era empregado cujo cargo lhe permitia exercer influência direta e relevante sobre o objeto do trabalho de auditoria.
V. Ameaça de defesa de interesses da entidade auditada ocorre quando a entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria defende ou parece defender a posição ou a opinião da entidade auditada, podendo comprometer ou dar a impressão de comprometer a objetividade.
a) I e II, apenas.
b) I, II, III, IV e V.
c) III e V, apenas.
d) II, III, IV e V, apenas.

Os procedimentos possuem enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos.
Nesse sentido, o conceito de controle interno engloba e enfatiza:
a) O planejamento organizacional.
b) Gestão dos sistemas administrativos.
c) A eficiência da gestão do pessoal da empresa.
d) A política do aperfeiçoamento dos processos internos.
e) Todas as alternativas anteriores.

(Adaptado CFC) Considerando os julgamentos exercidos a partir do estabelecimento dos níveis de materialidade no planejamento e na execução da auditoria,
é correto afirmar que, das ações abaixo, NÃO se constitui base para as decisões do auditor:
I - Determinar somente a natureza dos procedimentos de auditoria.
II - Determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos de avaliação de risco.
III - Identificar e avaliar os riscos de distorção relevante.
IV - Identificar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.
a) I, apenas.
b) II apenas.
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.

Prévia do material em texto

15/07/22, 15:31 https://ead.crcmg.org.br/areadoaluno/historicoprova.aspx?id=RHdod0ZtaWltemc9
https://ead.crcmg.org.br/areadoaluno/historicoprova.aspx?id=RHdod0ZtaWltemc9 1/4
GABARITO FINAL DA PROVA
Índice de Aproveitamento Data Início: 15/07/2022 15:10:39
Número de Questões: 10
Questões Respondidas: 10
Acertos: 7
Data Conclusão: 15/07/2022 15:29:26
Duração: 00h18m46s
Aproveitamento: 70,00%
70,00%
 ACERTOU!
1) Para Hoog e Carlin (2006), o exame da documentação original também é um procedimento de auditoria.
Esse tipo de ação comprova as transações de exigências legais, comerciais ou de controle. Pode-se a�rmar que
o exame da documentação original compreende os seguintes itens:I - Autenticidade: comprova a
�dedignidade da documentação, merecendo crédito;II - Comprovação: comprovação da assinatura de pessoa
empossada, no pagamento da nota �scal originária da transação comercial;III - Normalidade: constata se a
transação refere-se à operação normal e se está de acordo com os objetivos da entidade; IV - Aprovação:
veri�ca se os documentos e as operações foram aprovados por pessoa autorizada; V - Registro: comprova que
o registro das operações foi efetuado corretamente e a documentação foi hábil, havendo correspondência
contábil e �scal. 
Marque a alternativa correta:
a) I, II e III estão corretas;
b) I, III, IV e V estão corretas;
c) II, III, IV e V estão corretas;
d) Todas alternativas estão corretas.
 ERROU!
2) Na auditoria do ativo imobilizado, devem ser avaliados os grupos que o compõem e as contas que estão
relacionadas. Assim, marque a opção que possui exemplos de contas relacionadas ao ativo imobilizado e
merecem atenção da sua auditoria:
a) Fornecedor, clientes, depreciação acumulada.
b) Despesas com manutenção e reparo, baixa do ativo imobilizado.
c) Valor contábil de bens do ativo imobilizado, despesas de vendas.
d) Máquinas e equipamentos destinados a venda, participação em outras empresas.
 ACERTOU!
3) No controle interno de caixa e banco, o auditor interno deve �car atento, pois são contas que possuem
maior liquidez e circulam rápido. Neste sentido, avalie as a�rmativas a seguir:I. O auditor deve observar se a
empresa auditada elabora o orçamento �nanceiro.II. O auditor deve observar se as previsões do orçamento
�nanceiro são precisas.III. O auditor deve observar se a empresa está usando os meios mais baratos de
�nanciamento.IV. O auditor deve observar se o orçamento �nanceiro é revisado periodicamente para garantir
sua e�cácia.
É correto o que se a�rma em:
a) A�rmativas I, II e IV, apenas.
15/07/22, 15:31 https://ead.crcmg.org.br/areadoaluno/historicoprova.aspx?id=RHdod0ZtaWltemc9
https://ead.crcmg.org.br/areadoaluno/historicoprova.aspx?id=RHdod0ZtaWltemc9 2/4
b) A�rmativas I e III, apenas.
c) A�rmativas I, II e III, apenas.
d) A�rmativas I, II, III e IV.
 ERROU!
4) (Adaptado CFC 2018) A NBC TA 200 (R1) – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da
Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria apresenta vários termos e seus respectivos
signi�cados. Diante do exposto, analise as a�rmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Informação contábil histórica: informação expressa em termos �nanceiros em relação a uma entidade
especí�ca, derivada principalmente do sistema contábil da entidade, a respeito de eventos econômicos
ocorridos em períodos passados ou de condições ou circunstâncias econômicas em determinada data no
passado.( ) Ceticismo pro�ssional: aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro
do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a
respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.( ) Administração: pessoa
ou organização com a responsabilidade de supervisionar de forma geral a direção estratégica da entidade e
obrigações relacionadas com a responsabilidade da entidade. Isso inclui a supervisão geral do processo de
relatório �nanceiro. Para algumas entidades, os responsáveis pela governança podem incluir empregados da
administração, por exemplo, membros executivos de conselho de governança de uma entidade do setor
privado ou público, ou sócio-diretor.( ) Distorção: diferença entre o valor, a classi�cação, a apresentação ou a
divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classi�cação, a apresentação ou a divulgação
que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório �nanceiro aplicável. As distorções
podem originar-se de erro ou fraude. Quando o auditor expressa uma opinião sobre se as demonstrações
contábeis foram apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, as distorções também
incluem os ajustes de valor, classi�cação, apresentação ou divulgação que, no julgamento do auditor, são
necessários para que as demonstrações contábeis estejam apresentadas, adequadamente, em todos os
aspectos relevantes.
A sequência está correta em:
a) F, V, F, F.
b) V, F, F, V.
c) F, V, V, F
d) F, V, F, V.
 ACERTOU!
5) A NBC TA dispõe que, no trabalho direto, o auditor deve mensurar ou avaliar o objeto de acordo com os
critérios aplicáveis.
Nesse contexto, a principal �nalidade de uma auditoria contábil é:
a) Elaboração de demonstrativos contábeis.
b) Con�rmação dos registros e demonstrações contábeis.
c) Conferência física dos elementos do ativo.
d) Elaboração e avaliação dos registros contábeis.
 ACERTOU!
6) ENADE 2015) O objetivo principal da auditoria é atribuir maior grau de con�abilidade às demonstrações
�nanceiras das empresas. No processo de obtenção de evidência para o trabalho de auditoria, o auditor pode
solicitar con�rmações externas, conforme trata a NBC TA 505 (con�rmação externas). Essas con�rmações
visam auxiliar a auditoria no processo de elaboração de seu relatório em torno das demonstrações �nanceiras
15/07/22, 15:31 https://ead.crcmg.org.br/areadoaluno/historicoprova.aspx?id=RHdod0ZtaWltemc9
https://ead.crcmg.org.br/areadoaluno/historicoprova.aspx?id=RHdod0ZtaWltemc9 3/4
da empresa auditada. Com base nessas informações, avalie as a�rmações a seguir:I - A evidência de auditoria
obtida de fontes internas, que representarão as informações reportadas nos relatórios �nanceiros, é mais
con�ável do que a obtida de fontes externas.II - A administração pode não autorizar o envio de solicitações de
con�rmação pelo auditor.III - Caso as partes respondam às con�rmações solicitadas pelo auditor, este deve
julgá-las como evidência de auditoria relevante e con�ável, não sendo necessárias outras evidências de
auditoria.IV - Caso não receba a resposta de solicitação enviada anteriormente, o auditor deve descartar a
evidência de auditoria da parte não respondente, não sendo possível enviar nova solicitação de con�rmação.V
- As respostas recebidas eletronicamente (por meio de fax ou correio eletrônico) envolvem riscos relacionados
à con�abilidade, podendo ocorrer di�culdades em estabelecer a prova de origem e autoridade da parte que
con�rma o recebimento e a identi�cação de alterações.
É correto apenas o que se a�rma em:
a) II e IV.
b) II e V.
c) I, III e V.
d) I, II, III e IV.
 ERROU!
7) Conforme Crepaldi (2010), existem quatro diferenças entre a auditoria interna e externa: extensão dos
trabalhos, direção, responsabilidade e métodos. Marque a opção que trata das diferenças do método do
auditor interno e externo.
a) O auditor interno segue mais as rotinas de cunho interno, pois tem mais domínio da cultura da empresa. Já o
auditor externo observa mais o cumprimento das normas associadas às leis de forma bem mais ampla, tendo maior
domínio do aspecto de interesse coletivo.
b) O auditor interno está subordinado à gerência, já o auditor externo responde de forma mais ampla, tendo mais
independência.
c) O escopo do trabalho de auditoria interna geralmente é determinado pela gerência. Já o auditor externo examina
de acordo com as determinações das normas reconhecidas no País e na legislação especí�ca.
d) O auditor interno visa o funcionamento e�ciente dos controlesinternos com o objetivo de alcançar a
exatidão dos dados contábeis. Já a auditoria externa visa assegurar que as demonstrações contábeis
apresentadas a terceiros re�itam a realidade de determinada data.
 ACERTOU!
8) (Adaptado Enad 2012) A condição de independência é fundamental e óbvia para o exercício da atividade de
auditoria independente. Entende-se como independência o estado no qual as obrigações ou os interesses da
entidade de auditoria são su�cientemente isentos dos interesses das entidades auditadas, para permitir que
os serviços sejam prestados com objetividade. Em suma, é a capacidade que a entidade de auditoria tem de
julgar e atuar com integridade e objetividade, permitindo a emissão de relatórios imparciais em relação à
entidade auditada, aos acionistas, aos sócios, aos quotistas, aos cooperados e a todas as demais partes que
possam estar relacionadas com o seu trabalho (NBC PA 02 – independência).
Considerando que a independência pode ser afetada por ameaças de interesse próprio, auto revisão, defesa
desinteresses da entidade auditada, familiaridade e intimidação, avalie as a�rmações abaixo.I. Ameaça de
interesse próprio ocorre quando a entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria poderia auferir
benefícios de interesse �nanceiro na entidade auditada, ou outro con�ito de interesse próprio com essa
entidade auditada.II. Ameaça de intimidação ocorre quando um membro da equipe de auditoria encontra
obstáculos para agir objetivamente e com ceticismo pro�ssional devido às ameaças reais ou percebidas, por
parte de administradores, diretores ou empregados da entidade auditada.III. Ameaça de familiaridade ocorre
quando, em virtude de relacionamento estreito com uma entidade auditada, com administradores, com
diretores ou com empregados, a entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria passa a se
identi�car, demasiadamente, com os interesses da entidade auditada.IV. Ameaça de auto revisão ocorre
15/07/22, 15:31 https://ead.crcmg.org.br/areadoaluno/historicoprova.aspx?id=RHdod0ZtaWltemc9
https://ead.crcmg.org.br/areadoaluno/historicoprova.aspx?id=RHdod0ZtaWltemc9 4/4
quando o resultado do trabalho anterior precisa ser reanalisando ao serem obtidas conclusões sobre o
trabalho de auditoria ou quando membro da equipe de auditoria era, anteriormente, administrador ou diretor
da entidade auditada, ou era empregado cujo cargo lhe permitia exercer in�uência direta e relevante sobre o
objeto do trabalho de auditoria.V. Ameaça de defesa de interesses da entidade auditada ocorre quando a
entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria defende ou parece defender a posição ou a opinião
da entidade auditada, podendo comprometer ou dar a impressão de comprometer a objetividade; pode ser o
caso da entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria que subordina seu julgamento ao da
entidade auditada.
É correto o que se a�rma em:
a) I e II, apenas.
b) I, II, III, IV e V.
c) III e V, apenas.
d) II, III, IV e V, apenas.
 ACERTOU!
9) Os procedimentos possuem enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado e tem por �nalidade
agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da
gestão e dos controles internos. 
Nesse sentido, o conceito de controle interno engloba e enfatiza:
a) O planejamento organizacional.
b) Gestão dos sistemas administrativos.
c) A e�ciência da gestão do pessoal da empresa.
d) A política do aperfeiçoamento dos processos internos.
e) Todas as alternativas anteriores.
 ACERTOU!
10) (Adaptado CFC) Considerando os julgamentos exercidos a partir do estabelecimento dos níveis de
materialidade no planejamento e na execução da auditoria, é correto a�rmar que, das ações abaixo, NÃO se
constitui base para as decisões do auditor:I - Determinar somente a natureza dos procedimentos de
auditoria.II - Determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos de avaliação de risco.III -
Identi�car e avaliar os riscos de distorção relevante.IV - Identi�car a natureza, a época e a extensão de
procedimentos adicionais de auditoria.
Julgue os itens acima e marque a alternativa correta:
a) I, apenas.
b) II apenas.
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina