Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No processo de gestão, enfatizamos que para compor um processo de decisão são necessárias análises sob diversos vieses, principalmente, quando relacionado à gestão pública. Nesse sentido, podemos afirmar que um sistema de informação aplicado à Administração, se insere para além do contexto de informações aplicadas em um sistema automatizado.
Com base no pensamento sistêmico como visão de atuação profissional, avalie as afirmacoes a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I. A Gestão requer inúmeros vieses de análises para que atenda as vontades de todos os envolvidos, para constituir uma pesquisa adequada.
II. Um gestor público, para compor sua decisão, deve empreender análises, para além dos subsídios de informações fornecidos pelos sistemas.
III. Para ser um agente de transformação, o gestor público precisa basicamente dominar as ferramentas e estruturas de sistemas de informação.
IV. A pesquisa científica, empírica, a interpretação feita sob as diversas disciplinas do saber, são subsídios para gerenciar a rotina de trabalho.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
V, V, V, F.

No livro Administração de Sistemas de Informação e a Gestão do Conhecimento, os autores Rosini e Palmisano estabelecem uma definição sobre Sistemas de Informação que destaca: “todo sistema é um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum” (2003, p. 2).
Com base nos nossos estudos sobre as orientações a serem seguidas para estruturação de um Sistema de Informação (SI) apropriado para a organização, analise as asserções a seguir:
I. São os dados a serem processados e considerados importantes que definem o objetivo do SI.
II. Para identificar os objetivos de cada SI é preciso realizar pesquisa e planejamento.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A Teoria Geral de Sistemas (TGS) gerou impacto científico na medida em que reposicionou o entendimento sobre a interação entre os diferentes campos do conhecimento, lançando uma visão sobre o todo e destacando que os diferentes campos científicos podem estar integrados em um sistema macro.
Com base na avaliação da inovação da TGS, identifique a seguir a alternativa correta:
A TGS parte do princípio de que todos os fenômenos estão em relação e que o seu desempenho depende de como a parte se relaciona com o todo.
A TGS tem como pressuposto a negação de que os fenômenos são constituídos de partes, privilegiando uma visão agregadora e macro.
A TGS tem como pressuposto a análise da causa que é condição necessária e suficiente para a determinação de um dado efeito analisado.
A TGS tem como pressuposto a decomposição de componentes para a análises parciais e posterior agregação à visão do todo.
A TGS tem como pressuposto a superespecialização, reducionismo e mecanicismo.

Segundo Chiavenato (2003), quando considerada a Teoria Geral de Sistemas (TGS), três princípios foram fundamentais para redimensionar o pensamento administrativo, sobretudo, no que se refere a Gestão Pública. Tal abordagem coloca em foco a necessidade de avaliar inúmeras variáveis para compreender a realidade e os dados aos quais elas se relacionam.
Com base nos três princípios fundamentais da TGS, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. São princípios fundamentais da TGS o reducionismo, o pensamento analítico e o mecanicismo.
II. São princípios fundamentais da TGS o expansionismo, o pensamento sintético e a teleologia.
III. A relação causa-e-efeito é considerada uma revolução nos princípios fundamentais da TGS, pois admite a necessidade de raciocínio linear para a resolução de problemas através de uma única variável.
IV. Os princípios fundamentais da TGS admitem que os sistemas devem ser entendidos como entidades globais e funcionais em busca de objetivos.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, V, F, F.
F, F, F, V.

Alguns sistemas que podem ser considerados como exemplos efetivos dentro da dinâmica que compõe a definição do termo sistema são o sistema jurídico, o sistema tributário, o sistema respiratório e o sistema econômico.
Com base na categorização de sistemas na perspectiva de Albuquerque (2011), avalie as afirmações a seguir:
I. Os princípios constitucionais da anterioridade e da legalidade compõem alguns dos ordenamentos do Sistema Tributário Constitucional.
II. Nos exemplos apresentados no enunciado podemos categorizar tanto as suas partes, como seu objetivo, ordenamento e sistema.
III. Em todos os exemplos de sistemas apresentados no enunciado é possível categorizar os objetivos, como jurídico e tributário.
IV. Como exemplo de partes na categorização do Sistema Tributário Constitucional estão os impostos, taxas e contribuição de melhoria.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

De acordo com Chirnev (2021, p.40) os Sistemas de Informação podem ser definidos como sendo “um conjunto de dados que, carregados de significados, interagem entre si para atender a uma finalidade específica”.
Com base no conceito de Sistemas de Informação, analise as afirmações a seguir:
I. Sistemas são conjuntos de partes, que interagem de maneira lógica e funcional, sendo composta por elementos de natureza concreta ou abstrata que estão conectados ao longo de um processo e têm como finalidade atender a um dado objetivo.
II. Dados são fatos isolados e não possuem significado sem contextualização.
III. Informações são canais responsáveis por coletar e transmitir dados úteis para os sistemas.
IV. Sistemas de Informação são utilizados para processar dados e gerar informações.
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Para o cidadão apropriar-se devidamente das ações do governo ____________, os setores ____________ também devem produzir conteúdo adequado às necessidades e ao ____________ dos múltiplos segmentos da ____________.
Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
eletrônico, perfil, públicos, população, pressupostos, inclusão.
eletrônico, públicos, perfil, inclusão, pressupostos, população.
eletrônico, públicos, perfil, população, pressupostos, inclusão.
públicos, eletrônico, perfil, população, pressupostos, inclusão.
eletrônico, públicos, população, perfil, pressupostos, inclusão.

De acordo com Chiavenato (2003, p. 476) todo sistema possui uma natureza orgânica, razão pela qual a ação em uma unidade produz mudança em todas as outras unidades. O que pode ser compreendido pelo relacionamento existente entre elas. Tais mudanças são responsáveis pelo ajustamento sistemático e contínuo do sistema que pode se dar a partir da entropia e o da homeostasia.
Com base nos conceitos de entropia e o da homeostasia, analise as afirmações a seguir:
I. A entropia pode ser compreendida como modificações internas ao sistema que por sua natureza desintegradora exige a sua abertura ao ambiente externo, com vistas à manutenção de sua estrutura.
II. A homeostasia pode ser entendida como modificações voltadas para a autorregulação, fazendo com que o sistema resista sem a abertura de sua estrutura ao ambiente externo.
III. A entropia pode aumentar em razão da ausência de informação no sistema ou deficiência na disseminação das informações adquiridas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Na década de 1920, o biólogo Karl Ludwig von Bertalanffy iniciou as pesquisas sobre o que adiante se tornaria a Teoria Geral de Sistemas, apresentada no livro General System Theory, publicado em 1968.
Assinale a alternativa que representa corretamente as potencialidades da teoria para a ciência:
A teoria proposta pelo biólogo Karl Ludwig von Bertalanffy está direcionada para às ciências naturais, embora sejam feitas considerações equivocadas sobre a possibilidade de sua aplicação nas ciências humanas.
A teoria de sistemas desenvolveu princípio unificadores, capazes de atravessar o campo particular das diferentes áreas do conhecimento, aproximando-se de certa unidade no campo científico.
A teoria de sistemas proposta por Karl Ludwig von Bertalanffy agrega duas ideias principais: independência e determinismo.
A teoria proposta por Karl Ludwig von Bertalanffy buscou evidenciar as diferenças entre sistemas físicos e biológicos, propondo uma avaliação isolada e sistemática das partes para a compreensão dos sistemas.
A teoria de sistemas foi uma reação ao reducionismo, sendo superada no início da década de 1970 e substituída pela teoria da moderna administração.

A depender do tipo de sistema a ser desenvolvido na organização/instituição pública, o ideal é incluir nesta demanda a participação dos profissionais colaboradores envolvidos.
Assim, com base no processo de planejamento para implantação de sistemas de informação, analise as asserções a seguir:
I. O procedimento de implantação do sistema na organização deve ser feito simultaneamente sem restrição de prazo, para ganhar tempo até a efetivação do projeto.
II. Caso seja identificado, por exemplo, que os usuários do sistema não conseguem manipular os dados, há possibilidade de um novo projeto ser a opção mais adequada.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No processo de gestão, enfatizamos que para compor um processo de decisão são necessárias análises sob diversos vieses, principalmente, quando relacionado à gestão pública. Nesse sentido, podemos afirmar que um sistema de informação aplicado à Administração, se insere para além do contexto de informações aplicadas em um sistema automatizado.
Com base no pensamento sistêmico como visão de atuação profissional, avalie as afirmacoes a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I. A Gestão requer inúmeros vieses de análises para que atenda as vontades de todos os envolvidos, para constituir uma pesquisa adequada.
II. Um gestor público, para compor sua decisão, deve empreender análises, para além dos subsídios de informações fornecidos pelos sistemas.
III. Para ser um agente de transformação, o gestor público precisa basicamente dominar as ferramentas e estruturas de sistemas de informação.
IV. A pesquisa científica, empírica, a interpretação feita sob as diversas disciplinas do saber, são subsídios para gerenciar a rotina de trabalho.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
V, V, V, F.

No livro Administração de Sistemas de Informação e a Gestão do Conhecimento, os autores Rosini e Palmisano estabelecem uma definição sobre Sistemas de Informação que destaca: “todo sistema é um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum” (2003, p. 2).
Com base nos nossos estudos sobre as orientações a serem seguidas para estruturação de um Sistema de Informação (SI) apropriado para a organização, analise as asserções a seguir:
I. São os dados a serem processados e considerados importantes que definem o objetivo do SI.
II. Para identificar os objetivos de cada SI é preciso realizar pesquisa e planejamento.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A Teoria Geral de Sistemas (TGS) gerou impacto científico na medida em que reposicionou o entendimento sobre a interação entre os diferentes campos do conhecimento, lançando uma visão sobre o todo e destacando que os diferentes campos científicos podem estar integrados em um sistema macro.
Com base na avaliação da inovação da TGS, identifique a seguir a alternativa correta:
A TGS parte do princípio de que todos os fenômenos estão em relação e que o seu desempenho depende de como a parte se relaciona com o todo.
A TGS tem como pressuposto a negação de que os fenômenos são constituídos de partes, privilegiando uma visão agregadora e macro.
A TGS tem como pressuposto a análise da causa que é condição necessária e suficiente para a determinação de um dado efeito analisado.
A TGS tem como pressuposto a decomposição de componentes para a análises parciais e posterior agregação à visão do todo.
A TGS tem como pressuposto a superespecialização, reducionismo e mecanicismo.

Segundo Chiavenato (2003), quando considerada a Teoria Geral de Sistemas (TGS), três princípios foram fundamentais para redimensionar o pensamento administrativo, sobretudo, no que se refere a Gestão Pública. Tal abordagem coloca em foco a necessidade de avaliar inúmeras variáveis para compreender a realidade e os dados aos quais elas se relacionam.
Com base nos três princípios fundamentais da TGS, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. São princípios fundamentais da TGS o reducionismo, o pensamento analítico e o mecanicismo.
II. São princípios fundamentais da TGS o expansionismo, o pensamento sintético e a teleologia.
III. A relação causa-e-efeito é considerada uma revolução nos princípios fundamentais da TGS, pois admite a necessidade de raciocínio linear para a resolução de problemas através de uma única variável.
IV. Os princípios fundamentais da TGS admitem que os sistemas devem ser entendidos como entidades globais e funcionais em busca de objetivos.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, V, F, F.
F, F, F, V.

Alguns sistemas que podem ser considerados como exemplos efetivos dentro da dinâmica que compõe a definição do termo sistema são o sistema jurídico, o sistema tributário, o sistema respiratório e o sistema econômico.
Com base na categorização de sistemas na perspectiva de Albuquerque (2011), avalie as afirmações a seguir:
I. Os princípios constitucionais da anterioridade e da legalidade compõem alguns dos ordenamentos do Sistema Tributário Constitucional.
II. Nos exemplos apresentados no enunciado podemos categorizar tanto as suas partes, como seu objetivo, ordenamento e sistema.
III. Em todos os exemplos de sistemas apresentados no enunciado é possível categorizar os objetivos, como jurídico e tributário.
IV. Como exemplo de partes na categorização do Sistema Tributário Constitucional estão os impostos, taxas e contribuição de melhoria.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

De acordo com Chirnev (2021, p.40) os Sistemas de Informação podem ser definidos como sendo “um conjunto de dados que, carregados de significados, interagem entre si para atender a uma finalidade específica”.
Com base no conceito de Sistemas de Informação, analise as afirmações a seguir:
I. Sistemas são conjuntos de partes, que interagem de maneira lógica e funcional, sendo composta por elementos de natureza concreta ou abstrata que estão conectados ao longo de um processo e têm como finalidade atender a um dado objetivo.
II. Dados são fatos isolados e não possuem significado sem contextualização.
III. Informações são canais responsáveis por coletar e transmitir dados úteis para os sistemas.
IV. Sistemas de Informação são utilizados para processar dados e gerar informações.
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Para o cidadão apropriar-se devidamente das ações do governo ____________, os setores ____________ também devem produzir conteúdo adequado às necessidades e ao ____________ dos múltiplos segmentos da ____________.
Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
eletrônico, perfil, públicos, população, pressupostos, inclusão.
eletrônico, públicos, perfil, inclusão, pressupostos, população.
eletrônico, públicos, perfil, população, pressupostos, inclusão.
públicos, eletrônico, perfil, população, pressupostos, inclusão.
eletrônico, públicos, população, perfil, pressupostos, inclusão.

De acordo com Chiavenato (2003, p. 476) todo sistema possui uma natureza orgânica, razão pela qual a ação em uma unidade produz mudança em todas as outras unidades. O que pode ser compreendido pelo relacionamento existente entre elas. Tais mudanças são responsáveis pelo ajustamento sistemático e contínuo do sistema que pode se dar a partir da entropia e o da homeostasia.
Com base nos conceitos de entropia e o da homeostasia, analise as afirmações a seguir:
I. A entropia pode ser compreendida como modificações internas ao sistema que por sua natureza desintegradora exige a sua abertura ao ambiente externo, com vistas à manutenção de sua estrutura.
II. A homeostasia pode ser entendida como modificações voltadas para a autorregulação, fazendo com que o sistema resista sem a abertura de sua estrutura ao ambiente externo.
III. A entropia pode aumentar em razão da ausência de informação no sistema ou deficiência na disseminação das informações adquiridas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Na década de 1920, o biólogo Karl Ludwig von Bertalanffy iniciou as pesquisas sobre o que adiante se tornaria a Teoria Geral de Sistemas, apresentada no livro General System Theory, publicado em 1968.
Assinale a alternativa que representa corretamente as potencialidades da teoria para a ciência:
A teoria proposta pelo biólogo Karl Ludwig von Bertalanffy está direcionada para às ciências naturais, embora sejam feitas considerações equivocadas sobre a possibilidade de sua aplicação nas ciências humanas.
A teoria de sistemas desenvolveu princípio unificadores, capazes de atravessar o campo particular das diferentes áreas do conhecimento, aproximando-se de certa unidade no campo científico.
A teoria de sistemas proposta por Karl Ludwig von Bertalanffy agrega duas ideias principais: independência e determinismo.
A teoria proposta por Karl Ludwig von Bertalanffy buscou evidenciar as diferenças entre sistemas físicos e biológicos, propondo uma avaliação isolada e sistemática das partes para a compreensão dos sistemas.
A teoria de sistemas foi uma reação ao reducionismo, sendo superada no início da década de 1970 e substituída pela teoria da moderna administração.

A depender do tipo de sistema a ser desenvolvido na organização/instituição pública, o ideal é incluir nesta demanda a participação dos profissionais colaboradores envolvidos.
Assim, com base no processo de planejamento para implantação de sistemas de informação, analise as asserções a seguir:
I. O procedimento de implantação do sistema na organização deve ser feito simultaneamente sem restrição de prazo, para ganhar tempo até a efetivação do projeto.
II. Caso seja identificado, por exemplo, que os usuários do sistema não conseguem manipular os dados, há possibilidade de um novo projeto ser a opção mais adequada.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 - GPUB - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO - 52/2022
Período:13/06/2022 08:00 a 01/07/2022 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 02/07/2022 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
No processo de gestão, enfatizamos que para compor um processo de decisão são necessárias análises sob
diversos vieses, principalmente, quando relacionado à gestão pública. Nesse sentido, podemos afirmar que
um sistema de informação aplicado à Administração, se insere para além do contexto de informações
aplicadas em um sistema automatizado.
 
CHIRNEV, Lilian. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
 
 
Com base no pensamento sistêmico como visão de atuação profissional, avalie as afirmações a seguir como
V para verdadeiras e F para falsas:
 
I. A Gestão requer inúmeros vieses de análises para que atenda as vontades de todos os envolvidos, para
constituir uma pesquisa adequada.
II. Um gestor público, para compor sua decisão, deve empreender análises, para além dos subsídios de
informações fornecidos pelos sistemas.
III. Para ser um agente de transformação, o gestor público precisa basicamente dominar as ferramentas e
estruturas de sistemas de informação.
IV. A pesquisa científica, empírica, a interpretação feita sob as diversas disciplinas do saber, são subsídios
para gerenciar a rotina de trabalho.
 
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
V, V, V, F.
2ª QUESTÃO
No livro Administração de Sistemas de Informação e a Gestão do Conhecimento, os autores Rosini e
Palmisano estabelecem uma definição sobre Sistemas de Informação que destaca: “todo sistema é um
conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum” (2003, p. 2). 
ROSINI, A. M; PALMISANO, A. Administração de Sistemas de Informação e a Gestão do Conhecimento.
São Paulo: Thomson, 2003.
 
Com base nos nossos estudos sobre as orientações a serem seguidas para estruturação de um Sistema de
Informação (SI) apropriado para a organização, analise as asserções a seguir:
 
I. São os dados a serem processados e considerados importantes que definem o objetivo do SI.
PORQUE
II. Para identificar os objetivos de cada SI é preciso realizar pesquisa e planejamento.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
3ª QUESTÃO
A Teoria Geral de Sistemas (TGS) gerou impacto científico na medida em que reposicionou o entendimento
sobre a interação entre os diferentes campos do conhecimento, lançando uma visão sobre o todo e
destacando que os diferentes campos científicos podem estar integrados em um sistema macro.
 
Elaborada pela professora, 2022.
Com base na avaliação da inovação da TGS, identifique a seguir a alternativa correta:
 
ALTERNATIVAS
A TGS parte do princípio de que todos os fenômenos estão em relação e que o seu desempenho depende de como a
parte se relaciona com o todo.
A TGS tem como pressuposto a negação de que os fenômenos são constituídos de partes, privilegiando uma visão
agregadora e macro.
A TGS tem como pressuposto a análise da causa que é condição necessária e suficiente para a determinação de um
dado efeito analisado.
A TGS tem como pressuposto a decomposição de componentes para a análises parciais e posterior agregação à visão
do todo.
A TGS tem como pressuposto a superespecialização, reducionismo e mecanicismo.
4ª QUESTÃO
Segundo Chiavenato (2003), quando considerada a Teoria Geral de Sistemas (TGS), três princípios foram
fundamentais para redimensionar o pensamento administrativo, sobretudo, no que se refere a Gestão
Pública. Tal abordagem coloca em foco a necessidade de avaliar inúmeras variáveis para compreender a
realidade e os dados aos quais elas se relacionam.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da
moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
 
Com base nos três princípios fundamentais da TGS, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras
e (F) para falsas:
 
I. São princípios fundamentais da TGS o reducionismo, o pensamento analítico e o mecanicismo.
II. São princípios fundamentais da TGS o expansionismo, o pensamento sintético e a teleologia.
III. A relação causa-e-efeito é considerada uma revolução nos princípios fundamentais da TGS, pois admite a
necessidade de raciocínio linear para a resolução de problemas através de uma única variável.
IV. Os princípios fundamentais da TGS admitem que os sistemas devem ser entendidos como entidades
globais e funcionais em busca de objetivos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
 
 
ALTERNATIVAS
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, V, F, F.
F, F, F, V.
5ª QUESTÃO
Alguns sistemas que podem ser considerados como exemplos efetivos dentro da dinâmica que compõe a
definição do termo sistema são o sistema jurídico, o sistema tributário, o sistema respiratório e o sistema
econômico.
 
CHIRNEV, Lilian. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
 
Com base na categorização de sistemas na perspectiva de Albuquerque (2011), avalie as afirmações a seguir:
 
I. Os princípios constitucionais da anterioridade e da legalidade compõem alguns dos ordenamentos do
Sistema Tributário Constitucional.
II. Nos exemplos apresentados no enunciado podemos categorizar tanto as suas partes, como seu objetivo,
ordenamento e sistema.
III. Em todos os exemplos de sistemas apresentados no enunciado é possível categorizar os objetivos, como 
jurídico e tributário.
IV. Como exemplo de partes na categorização do Sistema Tributário Constitucional estão os impostos, taxas
e contribuição de melhoria.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
De acordo com Chirnev (2021, p.40) os Sistemas de Informação podem ser definidos como sendo “um
conjunto de dados que, carregados de significados, interagem entre si para atender a uma finalidade
específica”.
 
CHIRNEV, Lilian. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
 
 
Com base no conceito de Sistemas de Informação, analise as afirmações a seguir:
 
I. Sistemas são conjuntos de partes, que interagem de maneira lógica e funcional, sendo composta por
elementos de natureza concreta ou abstrata que estão conectados ao longo de um processo e têm como
finalidade atender a um dado objetivo.
II. Dados são fatos isolados e não possuem significado sem contextualização.  
III. Informações são canais responsáveis por coletar e transmitir dados úteis para os sistemas.  
IV. Sistemas de Informação são utilizados para processar dados e gerar informações.
  
É correto o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
Para o cidadão apropriar-se devidamente das ações do governo ____________, os setores ____________ também
devem produzir conteúdo adequado às necessidades e ao ____________ dos múltiplos segmentos da
____________. Esse é um dos ____________ que, somados a garantia de acesso as tecnologias de informação e
comunicação, cooperam para ____________ digital.
 
CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá: UniCesumar, 2018.
Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
ALTERNATIVAS
eletrônico, perfil, públicos, população, pressupostos, inclusão.
eletrônico, públicos, perfil, inclusão, pressupostos, população.
eletrônico, públicos,perfil, população, pressupostos, inclusão.
públicos, eletrônico, perfil, população, pressupostos, inclusão.
eletrônico, públicos, população, perfil, pressupostos, inclusão.
8ª QUESTÃO
De acordo com Chiavenato (2003, p. 476) todo sistema possui uma natureza orgânica, razão pela qual a
ação em uma unidade produz mudança em todas as outras unidades. O que pode ser compreendido pelo
relacionamento existente entre elas. Tais mudanças são responsáveis pelo ajustamento sistemático e
contínuo do sistema que pode se dar a partir da entropia e o da homeostasia.
  
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da
moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
 
Com base nos conceitos de entropia e o da homeostasia, analise as afirmações a seguir:
 
I. A entropia pode ser compreendida como modificações internas ao sistema que por sua natureza
desintegradora exige a sua abertura ao ambiente externo, com vistas à manutenção de sua estrutura.
II. A homeostasia pode ser entendida como modificações voltadas para a autorregulação, fazendo com que
o sistema resista sem a abertura de sua estrutura ao ambiente externo.
III. A entropia pode aumentar em razão da ausência de informação no sistema ou deficiência na
disseminação das informações adquiridas.
 
É correto o que se afirma em:
 
 
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
Na década de 1920, o biólogo Karl Ludwig von Bertalanffy iniciou as pesquisas sobre o que adiante se
tornaria a Teoria Geral de Sistemas, apresentada no livro General System Theory, publicado em 1968. Em sua
obra pioneira, Bertalanffy apresenta algumas das potencialidades da teoria para as diferentes áreas do
conhecimento.
 
BERTALANFFY, K. L. V.. General System Theory: Foundations, Development, Applications. Editora: George
Braziller Inc..(edição revisada), 1969.
 
Assinale a alternativa que representa corretamente as potencialidades da teoria para a ciência:
 
ALTERNATIVAS
A teoria proposta pelo biólogo Karl Ludwig von Bertalanffy está direcionada para às ciências naturais, embora sejam
feitas considerações equivocadas sobre a possibilidade de sua aplicação nas ciências humanas.
A teoria de sistemas desenvolveu princípio unificadores, capazes de atravessar o campo particular das diferentes
áreas do conhecimento, aproximando-se de certa unidade no campo científico.
A teoria de sistemas proposta por Karl Ludwig von Bertalanffy agrega duas ideias principais: independência e
determinismo.
A teoria proposta por Karl Ludwig von Bertalanffy buscou evidenciar as diferenças entre sistemas físicos e biológicos,
propondo uma avaliação isolada e sistemática das partes para a compreensão dos sistemas.
A teoria de sistemas foi uma reação ao reducionismo, sendo superada no início da década de 1970 e substituída pela
teoria da moderna administração.
10ª QUESTÃO
A depender do tipo de sistema a ser desenvolvido na organização/instituição pública, o ideal é incluir nesta
demanda a participação dos profissionais colaboradores envolvidos. É indispensável fazer a inclusão deles
em razão de conhecerem em profundidade a dinâmica de trabalho e poderem contribuir com as devidas
adequações e efetiva implementação do sistema.
 
CHIRNEV, Lilian. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
 
Assim, com base no processo de planejamento para implantação de sistemas de informação, analise as
asserções a seguir:
 
I. O procedimento de implantação do sistema na organização deve ser feito simultaneamente sem restrição
de prazo, para ganhar tempo até a efetivação do projeto.
 
PORQUE
 
II. Caso seja identificado, por exemplo, que os usuários do sistema não conseguem manipular os dados, há
possibilidade de um novo projeto ser a opção mais adequada.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina