Logo Passei Direto
Buscar

AOL 4 - Segurança e Higiene do Trabalho

User badge image
Reis

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "O gerenciamento de riscos também pode ser definido como um processo formal em que as incertezas presentes são sistematicamente identificadas, analisadas, estimadas, categorizadas e tratadas. Dessa forma, visa equilibrar os resultados de oportunidades de ganhos com a minimização de perdas, permitindo o aprimoramento contínuo do processo de decisão e a melhoria crescente do desempenho da organização." Fonte: RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão de riscos, é correto afirmar que:
a etapa de consulta, primordial no processo de gestão de riscos, deve acontecer de forma bidirecional dentro da organização.
em um processo de gerenciamento, as informações que forem óbvias poderão ser repassadas de forma superficial aos envolvidos.
o que determina o sucesso de uma etapa de comunicação em um processo de gestão de riscos é o interesse das pessoas em participar.
uma boa comunicação consiste em uma boa transmissão de informação entre as partes envolvidas no processo de gestão de riscos.
diferentemente das etapas de “comunicar e consultar”, a etapa de “monitorar e revisar” é pontual e comum ao início do processo.

Leia o trecho a seguir: "As NR são de observância obrigatória pelas organizações e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho." Fonte: BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 01 – disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais. Brasília, 2020 (texto ainda não vigente).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o novo texto da NR-1, sabe-se que:
medidas de prevenção devem ser adotadas sempre que exigências previstas nas Normas legais determinarem.
a avaliação de risco deve ser tratada como um processo contínuo, e ser revista a cada três anos, invariavelmente.
o uso de EPI como medida de controle deve ser a primeira opção do empregador quando da detecção de riscos.
o Plano de Ação é item necessário ao processo de gerenciamento, devendo ser elaborado após a análise dos acidentes.
itens referentes aos treinamentos de trabalhadores foram retirados do novo texto da NR-1 e transferidos para a NR-3.

Leia o trecho a seguir: "A análise de camadas de proteção (LOPA) é uma ferramenta analítica poderosa para avaliar a adequação das camadas de proteção usadas para mitigar os riscos do processo. A LOPA baseia-se em técnicas conhecidas de análise de riscos de processos, aplicando medidas semiquantitativas à avaliação da frequência de possíveis incidentes e da probabilidade de falha das camadas de proteção." Fonte: SUMMERS, A. E. Introduction of Layers of Protection Analysis. Journal of hazardous materials, 2003, v. 104, p. 163-168. (tradução do autor).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as atualizações feitas no texto da NR-1 sobre o PGR, é sabido que:
seu objetivo principal é determinar quantas camadas de proteção serão necessárias para impedir a propagação do risco.
deve ser aplicada de forma individualizada e objetiva, sem que sejam feitas associações com outras ferramentas de análise.
a LOPA funciona muito bem em cenários mais simples e, segundo a literatura, pode ser inviável em cenários complexos.
o processo de implantação da LOPA termina quando é alcançada a etapa de determinação da frequência de cada cenário proposto.
quando aplicada em plantas diferentes de unidades distintas, essa metodologia inviabiliza a comparação entre ambas.

A ferramenta HAZOP é uma das mais conhecidas dos profissionais da área de segurança do trabalho, sobretudo os que lidam diretamente com Gestão de Riscos. Sua aplicabilidade é enorme e as respostas esperadas geralmente são obtidas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a implantação da ferramenta de análise de riscos HAZOP, analise os acontecimentos a seguir e ordene-os de acordo com a sequência em que ocorrem durante o passar dos anos.
( ) Associação de parâmetros à palavra-chave.
( ) Aplicação da matriz de riscos.
( ) Identificação das consequências.
( ) Identificação de causas.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
3, 2, 4, 1.
1, 4, 2, 3.
1, 3, 4, 2.

Leia o excerto a seguir: "O gerenciamento de riscos também pode ser definido como um processo formal em que as incertezas presentes são sistematicamente identificadas, analisadas, estimadas, categorizadas e tratadas. Dessa forma, visa equilibrar os resultados de oportunidades de ganhos com a minimização de perdas, permitindo o aprimoramento contínuo do processo de decisão e a melhoria crescente do desempenho da organização." Fonte: RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado acerca do processo de gestão de riscos, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma das últimas atualizações relevantes para este assunto, que está em andamento, foi a atualização da NR-1, acerca do Plano de Gerenciamento de Riscos.
II. Um sistema de gestão de riscos consiste no levantamento dos parâmetros internos da organização, capazes de interferir no processo produtivo de forma negativa.
III. A modernização das NR trouxe alteração no texto da NR-9, que antes tratava do PPRA, e agora irá estabelecer requisitos para a avaliação de exposição a agentes ambientais.
IV. As etapas de comunicação e consulta presentes no processo de gestão de riscos deixam de funcionar ou apresentar bons resultados quando implantadas em escala pontual.
I e III.
I e II.
III e IV.
II e IV.
II e III.

O corpo de bombeiros tem função crucial no combate a grandes incêndios e na proteção à vida e ao meio ambiente em grandes ou pequenas catástrofes. Além disso, ainda são responsáveis pela divulgação de dados, criação de material de apoio a campanhas e documentos de recomendação técnica, como o modelo de Plano de Ação de Emergência, elaborado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná (CBPR).
Considerado estas informações e o conteúdo estudado em relação à documentação recomendada pelo corpo de bombeiros quanto à gestão de emergências, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Um dos itens necessários à gestão de emergências contra incêndios consiste em um fluxograma de procedimentos, de forma clara e objetiva.
II. ( ) Segundo o CBPR, o confinamento do fogo e a eliminação de riscos são tarefas que qualquer pessoa pode realizar no momento da emergência.
III. ( ) O PEI prevê a realização de exercícios simulados aos finais de semanas e feriados, quando a ocupação das edificações estiver reduzida ao máximo.
IV. ( ) Segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná, uma Planta de Riscos de Incêndio deve estar fixada na entrada da edificação, à vista de todos.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
F, V, V, V.

Leia o excerto a seguir: "Gerenciar riscos é parte da governança e liderança, e é fundamental para a maneira como a organização é gerenciada em todos os níveis. Isto contribui para a melhoria dos sistemas de gestão. Gerenciar riscos é parte de todas as atividades associadas com uma organização e inclui interação com as partes interessadas." Fonte: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR ISO 31000: Gestão de riscos – Princípios e diretrizes. Rio de Janeiro, 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a NBR ISO 31000:2018, pode-se afirmar que, de acordo com esta Norma:
a gestão de risco, para que seja bem feita, deve ser estruturada e abrangente e basear-se também em fatores humanos.
um processo de gestão de riscos deve ser individualizado, sem que seja necessária integração com outros programas distintos.
avaliar a probabilidade de eventos e consequências acontecerem é item primordial dentro da etapa de Avaliação de Riscos.
formular opções de tratamento de riscos e avaliar a eficácia do tratamento são passos importantes da etapa de Análise de Riscos.
a etapa de Avaliação de Riscos fornece subsídios para que seja realizada a etapa seguinte, ou seja, a Análise dos mesmos.

Leia o trecho a seguir: "Quando na fase de levantamento preliminar de perigos o risco não puder ser evitado, a organização deve implementar o processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, conforme disposto nos subitens seguintes." Fonte: BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 01 – disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais. Brasília, 2020 (texto ainda não vigente).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as atualizações feitas no texto da NR-1 sobre o PGR, é sabido que:
a) o inventário de riscos e o plano de ação são os documentos mínimos que deverão ser apresentados em um PGR.
o novo texto da NR-1 dá aos microempreendedores individuais, prazos maiores para elaboração do PGR.
Empresas de Pequeno Porte (EPP) ficam dispensadas de elaborar o PGR caso sejam de grau de risco 3 e 4.
microempresas que não identificarem riscos em seus processos, mas forem de grau de risco 1, deverão elaborar o PGR.
a análise de doenças relacionadas ao trabalho deixou de ser item comtemplado dentre as etapas do PGR.

O foco da ferramenta Bowtie está nos controles de prevenção e de recuperação. Falhas de equipamentos, erro humano, fadiga de algum material são exemplos de fatores que podem contribuir para a ocorrência de eventos indesejados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aplicação da ferramenta BTA, analise as etapas a seguir e ordene-as de acordo com a sequência que devem ser aplicadas, dentro da metodologia.
( ) Definição do controle de mitigação.
( ) Definição do controle de prevenção.
( ) Definição do fator de degradação.
( ) Definição da consequência.
3, 2, 4, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 2, 1, 4.
2, 3, 1, 4.
3, 1, 4, 2.

Leia o excerto a seguir: "(...) caso ele perceba que um evento indesejado poderá ocorrer e que ele não terá controles para lidar com aquele cenário, ele também não deve prosseguir. Essa ferramenta não está atrelada a nenhum método específico de valoração de risco, embora ela possa induzir o uso de um critério subjetivo de risco qualitativo, porém apenas baseado na experiência do executante da tarefa." Fonte: USP, Escola Politécnica. Introdução ao gerenciamento de riscos e ferramentas de comunicação, treinamento – Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração. São Paulo, 2019.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre a metodologia de análise de risco SLAM, analise as ferramentas abaixo e associe-as com as suas respectivas denominações.
1) Pare.
2) Olhe.
3) Avalie.
4) Gerencie.
( ) O operador verificará em seu ambiente de trabalho todas suas características, como a existência de condições perigosas.
( ) O operador irá decidir se possui condições de entendimento capazes de executar a tarefa, considerando todas as informações coletadas.
( ) O operador fará uma autorreflexão e verificará se possui todas as informações necessárias para a execução da tarefa.
( ) O operador irá analisar os efeitos possíveis advindos das condições perigosas supostamente existentes no ambiente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "O gerenciamento de riscos também pode ser definido como um processo formal em que as incertezas presentes são sistematicamente identificadas, analisadas, estimadas, categorizadas e tratadas. Dessa forma, visa equilibrar os resultados de oportunidades de ganhos com a minimização de perdas, permitindo o aprimoramento contínuo do processo de decisão e a melhoria crescente do desempenho da organização." Fonte: RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão de riscos, é correto afirmar que:
a etapa de consulta, primordial no processo de gestão de riscos, deve acontecer de forma bidirecional dentro da organização.
em um processo de gerenciamento, as informações que forem óbvias poderão ser repassadas de forma superficial aos envolvidos.
o que determina o sucesso de uma etapa de comunicação em um processo de gestão de riscos é o interesse das pessoas em participar.
uma boa comunicação consiste em uma boa transmissão de informação entre as partes envolvidas no processo de gestão de riscos.
diferentemente das etapas de “comunicar e consultar”, a etapa de “monitorar e revisar” é pontual e comum ao início do processo.

Leia o trecho a seguir: "As NR são de observância obrigatória pelas organizações e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho." Fonte: BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 01 – disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais. Brasília, 2020 (texto ainda não vigente).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o novo texto da NR-1, sabe-se que:
medidas de prevenção devem ser adotadas sempre que exigências previstas nas Normas legais determinarem.
a avaliação de risco deve ser tratada como um processo contínuo, e ser revista a cada três anos, invariavelmente.
o uso de EPI como medida de controle deve ser a primeira opção do empregador quando da detecção de riscos.
o Plano de Ação é item necessário ao processo de gerenciamento, devendo ser elaborado após a análise dos acidentes.
itens referentes aos treinamentos de trabalhadores foram retirados do novo texto da NR-1 e transferidos para a NR-3.

Leia o trecho a seguir: "A análise de camadas de proteção (LOPA) é uma ferramenta analítica poderosa para avaliar a adequação das camadas de proteção usadas para mitigar os riscos do processo. A LOPA baseia-se em técnicas conhecidas de análise de riscos de processos, aplicando medidas semiquantitativas à avaliação da frequência de possíveis incidentes e da probabilidade de falha das camadas de proteção." Fonte: SUMMERS, A. E. Introduction of Layers of Protection Analysis. Journal of hazardous materials, 2003, v. 104, p. 163-168. (tradução do autor).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as atualizações feitas no texto da NR-1 sobre o PGR, é sabido que:
seu objetivo principal é determinar quantas camadas de proteção serão necessárias para impedir a propagação do risco.
deve ser aplicada de forma individualizada e objetiva, sem que sejam feitas associações com outras ferramentas de análise.
a LOPA funciona muito bem em cenários mais simples e, segundo a literatura, pode ser inviável em cenários complexos.
o processo de implantação da LOPA termina quando é alcançada a etapa de determinação da frequência de cada cenário proposto.
quando aplicada em plantas diferentes de unidades distintas, essa metodologia inviabiliza a comparação entre ambas.

A ferramenta HAZOP é uma das mais conhecidas dos profissionais da área de segurança do trabalho, sobretudo os que lidam diretamente com Gestão de Riscos. Sua aplicabilidade é enorme e as respostas esperadas geralmente são obtidas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a implantação da ferramenta de análise de riscos HAZOP, analise os acontecimentos a seguir e ordene-os de acordo com a sequência em que ocorrem durante o passar dos anos.
( ) Associação de parâmetros à palavra-chave.
( ) Aplicação da matriz de riscos.
( ) Identificação das consequências.
( ) Identificação de causas.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
3, 2, 4, 1.
1, 4, 2, 3.
1, 3, 4, 2.

Leia o excerto a seguir: "O gerenciamento de riscos também pode ser definido como um processo formal em que as incertezas presentes são sistematicamente identificadas, analisadas, estimadas, categorizadas e tratadas. Dessa forma, visa equilibrar os resultados de oportunidades de ganhos com a minimização de perdas, permitindo o aprimoramento contínuo do processo de decisão e a melhoria crescente do desempenho da organização." Fonte: RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado acerca do processo de gestão de riscos, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma das últimas atualizações relevantes para este assunto, que está em andamento, foi a atualização da NR-1, acerca do Plano de Gerenciamento de Riscos.
II. Um sistema de gestão de riscos consiste no levantamento dos parâmetros internos da organização, capazes de interferir no processo produtivo de forma negativa.
III. A modernização das NR trouxe alteração no texto da NR-9, que antes tratava do PPRA, e agora irá estabelecer requisitos para a avaliação de exposição a agentes ambientais.
IV. As etapas de comunicação e consulta presentes no processo de gestão de riscos deixam de funcionar ou apresentar bons resultados quando implantadas em escala pontual.
I e III.
I e II.
III e IV.
II e IV.
II e III.

O corpo de bombeiros tem função crucial no combate a grandes incêndios e na proteção à vida e ao meio ambiente em grandes ou pequenas catástrofes. Além disso, ainda são responsáveis pela divulgação de dados, criação de material de apoio a campanhas e documentos de recomendação técnica, como o modelo de Plano de Ação de Emergência, elaborado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná (CBPR).
Considerado estas informações e o conteúdo estudado em relação à documentação recomendada pelo corpo de bombeiros quanto à gestão de emergências, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Um dos itens necessários à gestão de emergências contra incêndios consiste em um fluxograma de procedimentos, de forma clara e objetiva.
II. ( ) Segundo o CBPR, o confinamento do fogo e a eliminação de riscos são tarefas que qualquer pessoa pode realizar no momento da emergência.
III. ( ) O PEI prevê a realização de exercícios simulados aos finais de semanas e feriados, quando a ocupação das edificações estiver reduzida ao máximo.
IV. ( ) Segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná, uma Planta de Riscos de Incêndio deve estar fixada na entrada da edificação, à vista de todos.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
F, V, V, V.

Leia o excerto a seguir: "Gerenciar riscos é parte da governança e liderança, e é fundamental para a maneira como a organização é gerenciada em todos os níveis. Isto contribui para a melhoria dos sistemas de gestão. Gerenciar riscos é parte de todas as atividades associadas com uma organização e inclui interação com as partes interessadas." Fonte: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR ISO 31000: Gestão de riscos – Princípios e diretrizes. Rio de Janeiro, 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a NBR ISO 31000:2018, pode-se afirmar que, de acordo com esta Norma:
a gestão de risco, para que seja bem feita, deve ser estruturada e abrangente e basear-se também em fatores humanos.
um processo de gestão de riscos deve ser individualizado, sem que seja necessária integração com outros programas distintos.
avaliar a probabilidade de eventos e consequências acontecerem é item primordial dentro da etapa de Avaliação de Riscos.
formular opções de tratamento de riscos e avaliar a eficácia do tratamento são passos importantes da etapa de Análise de Riscos.
a etapa de Avaliação de Riscos fornece subsídios para que seja realizada a etapa seguinte, ou seja, a Análise dos mesmos.

Leia o trecho a seguir: "Quando na fase de levantamento preliminar de perigos o risco não puder ser evitado, a organização deve implementar o processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, conforme disposto nos subitens seguintes." Fonte: BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 01 – disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais. Brasília, 2020 (texto ainda não vigente).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as atualizações feitas no texto da NR-1 sobre o PGR, é sabido que:
a) o inventário de riscos e o plano de ação são os documentos mínimos que deverão ser apresentados em um PGR.
o novo texto da NR-1 dá aos microempreendedores individuais, prazos maiores para elaboração do PGR.
Empresas de Pequeno Porte (EPP) ficam dispensadas de elaborar o PGR caso sejam de grau de risco 3 e 4.
microempresas que não identificarem riscos em seus processos, mas forem de grau de risco 1, deverão elaborar o PGR.
a análise de doenças relacionadas ao trabalho deixou de ser item comtemplado dentre as etapas do PGR.

O foco da ferramenta Bowtie está nos controles de prevenção e de recuperação. Falhas de equipamentos, erro humano, fadiga de algum material são exemplos de fatores que podem contribuir para a ocorrência de eventos indesejados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aplicação da ferramenta BTA, analise as etapas a seguir e ordene-as de acordo com a sequência que devem ser aplicadas, dentro da metodologia.
( ) Definição do controle de mitigação.
( ) Definição do controle de prevenção.
( ) Definição do fator de degradação.
( ) Definição da consequência.
3, 2, 4, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 2, 1, 4.
2, 3, 1, 4.
3, 1, 4, 2.

Leia o excerto a seguir: "(...) caso ele perceba que um evento indesejado poderá ocorrer e que ele não terá controles para lidar com aquele cenário, ele também não deve prosseguir. Essa ferramenta não está atrelada a nenhum método específico de valoração de risco, embora ela possa induzir o uso de um critério subjetivo de risco qualitativo, porém apenas baseado na experiência do executante da tarefa." Fonte: USP, Escola Politécnica. Introdução ao gerenciamento de riscos e ferramentas de comunicação, treinamento – Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração. São Paulo, 2019.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre a metodologia de análise de risco SLAM, analise as ferramentas abaixo e associe-as com as suas respectivas denominações.
1) Pare.
2) Olhe.
3) Avalie.
4) Gerencie.
( ) O operador verificará em seu ambiente de trabalho todas suas características, como a existência de condições perigosas.
( ) O operador irá decidir se possui condições de entendimento capazes de executar a tarefa, considerando todas as informações coletadas.
( ) O operador fará uma autorreflexão e verificará se possui todas as informações necessárias para a execução da tarefa.
( ) O operador irá analisar os efeitos possíveis advindos das condições perigosas supostamente existentes no ambiente.

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O gerenciamento de riscos também pode ser definido como um processo 
formal em que as incertezas presentes são sistematicamente identificadas, 
analisadas, estimadas, categorizadas e tratadas. Dessa forma, visa equilibrar 
os resultados de oportunidades de ganhos com a minimização de perdas, 
permitindo o aprimoramento contínuo do processo de decisão e a melhoria 
crescente do desempenho da organização.” 
Fonte: RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria: 
Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa 
Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão de 
riscos, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
a etapa de consulta, primordial no processo de gestão de riscos, 
deve acontecer de forma bidirecional dentro da organização. 
Resposta correta 
1. 
em um processo de gerenciamento, as informações que forem 
óbvias poderão ser repassadas de forma superficial aos 
envolvidos. 
2. 
o que determina o sucesso de uma etapa de comunicação em um 
processo de gestão de riscos é o interesse das pessoas em 
participar. 
3. 
uma boa comunicação consiste em uma boa transmissão de 
informação entre as partes envolvidas no processo de gestão de 
riscos. 
4. 
diferentemente das etapas de “comunicar e consultar”, a etapa 
de “monitorar e revisar” é pontual e comum ao início do 
processo. 
2. Pergunta 2 
/0 
Leia o trecho a seguir: 
“As NR são de observância obrigatória pelas organizações e pelos órgãos 
públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos 
Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam 
empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.” 
Fonte: BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 01 – disposições 
gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais. Brasília, 2020 (texto ainda 
não vigente). Escola Nacional de Inspeção do Trabalho. Disponível em: 
<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-
01-atualizada-2020.pdf> Acesso em: 17 jul. 2020. p. 2. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o novo texto 
da NR-1, sabe-se que: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
medidas de prevenção devem ser adotadas sempre que 
exigências previstas nas Normas legais determinarem. 
Resposta correta 
1. 
a avaliação de risco deve ser tratada como um processo 
contínuo, e ser revista a cada três anos, invariavelmente. 
2. 
o uso de EPI como medida de controle deve ser a primeira 
opção do empregador quando da detecção de riscos. 
3. 
o Plano de Ação é item necessário ao processo de 
gerenciamento, devendo ser elaborado após a análise dos 
acidentes. 
4. 
https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-01-atualizada-2020.pdf
https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-01-atualizada-2020.pdf
itens referentes aos treinamentos de trabalhadores foram 
retirados do novo texto da NR-1 e transferidos para a NR-3. 
3. Pergunta 3 
/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A análise de camadas de proteção (LOPA) é uma ferramenta analítica 
poderosa para avaliar a adequação das camadas de proteção usadas para 
mitigar os riscos do processo. A LOPA baseia-se em técnicas conhecidas de 
análise de riscos de processos, aplicando medidas semiquantitativas à 
avaliação da frequência de possíveis incidentes e da probabilidade de falha 
das camadas de proteção.” 
Fonte: SUMMERS, A. E. Introduction of Layers of Protection Analysis. 
Journal of hazardous materials, 2003, v. 104, p. 163-168. (tradução do 
autor). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as 
atualizações feitas no texto da NR-1 sobre o PGR, é sabido que: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
seu objetivo principal é determinar quantas camadas de 
proteção serão necessárias para impedir a propagação do risco. 
Resposta correta 
1. 
deve ser aplicada de forma individualizada e objetiva, sem que 
sejam feitas associações com outras ferramentas de análise. 
2. 
a LOPA funciona muito bem em cenários mais simples e, 
segundo a literatura, pode ser inviável em cenários complexos. 
3. 
o processo de implantação da LOPA termina quando é 
alcançada a etapa de determinação da frequência de cada 
cenário proposto. 
4. 
quando aplicada em plantas diferentes de unidades distintas, 
essa metodologia inviabiliza a comparação entre ambas. 
4. Pergunta 4 
/0 
A ferramenta HAZOP é uma das mais conhecidas dos profissionais da área 
de segurança do trabalho, sobretudo os que lidam diretamente com Gestão 
de Riscos. Sua aplicabilidade é enorme e as respostas esperadas geralmente 
são obtidas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a 
implantação da ferramenta de análise de riscos HAZOP, analise os 
acontecimentos a seguir e ordene-os de acordo com a sequência em que 
ocorrem durante o passar dos anos. 
( ) Associação de parâmetros à palavra-chave. 
( ) Aplicação da matriz de riscos. 
( ) Identificação das consequências. 
( ) Identificação de causas. 
Agora, assinale a alterativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
1, 4, 3, 2. 
Resposta correta 
1. 
2, 4, 3, 1. 
2. 
3, 2, 4, 1. 
3. 
1, 4, 2, 3. 
4. 
1, 3, 4, 2. 
5. Pergunta 5 
/0 
Leia o excerto a seguir: 
“O gerenciamento de riscos também pode ser definido como um processo 
formal em que as incertezas presentes são sistematicamente identificadas, 
analisadas, estimadas, categorizadas e tratadas. Dessa forma, visa equilibrar 
os resultados de oportunidades de ganhos com a minimização de perdas, 
permitindo o aprimoramento contínuo do processo de decisão e a melhoria 
crescente do desempenho da organização.” 
Fonte: RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria: 
Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa 
Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013. 
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado acerca do 
processo de gestão de riscos, analise as afirmativas a seguir: 
I. Uma das últimas atualizações relevantes para este assunto, que está em 
andamento, foi a atualização da NR-1, acerca do Plano de Gerenciamento de 
Riscos. 
II. Um sistema de gestão de riscos consiste no levantamento dos parâmetros 
internos da organização, capazes de interferir no processo produtivo de 
forma negativa. 
III. A modernização das NR trouxe alteração no texto da NR-9, que antes 
tratava do PPRA, e agora irá estabelecer requisitos para a avaliação de 
exposição a agentes ambientais. 
IV. As etapas de comunicação e consulta presentes no processo de gestão de 
riscos deixam de funcionar ou apresentar bons resultados quando 
implantadas em escala pontual. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
I e III. 
Resposta correta 
1. 
I e II. 
2. 
III e IV. 
3. 
II e IV. 
4. 
II e III. 
6. Pergunta 6 
/0 
O corpo de bombeiros tem função crucial no combate a grandes incêndios e 
na proteção à vida e ao meio ambiente em grandes ou pequenas catástrofes. 
Além disso, ainda são responsáveis pela divulgação de dados, criação de 
material de apoio a campanhas e documentos de recomendação técnica, 
como o modelo de Plano de Ação de Emergência, elaborado pelo Corpo de 
Bombeiros do Paraná (CBPR). 
Considerado estas informações e o conteúdo estudado em relação à 
documentação recomendada pelo corpo de bombeiros quanto à gestão de 
emergências, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) 
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Um dos itens necessários à gestão de emergências contra incêndios 
consiste em um fluxograma de procedimentos, de forma clara e objetiva. 
II. ( ) Segundo o CBPR, o confinamento do fogo e a eliminação de riscos são 
tarefas que qualquer pessoa pode realizar no momento da emergência. 
III. ( ) O PEI prevê a realização de exercícios simulados aos finais de 
semanas e feriados, quando a ocupação das edificações estiverreduzida ao 
máximo. 
IV. ( ) Segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná, uma Planta de Riscos de 
Incêndio deve estar fixada na entrada da edificação, à vista de todos. 
Agora, assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
V, F, F, V. 
Resposta correta 
1. 
F, V, V, V. 
2. 
F, V, V, F. 
3. 
V, V, F, F. 
4. 
V, F, V, F. 
7. Pergunta 7 
/0 
Leia o excerto a seguir: 
“Gerenciar riscos é parte da governança e liderança, e é fundamental para a 
maneira como a organização é gerenciada em todos os níveis. Isto contribui 
para a melhoria dos sistemas de gestão. Gerenciar riscos é parte de todas as 
atividades associadas com uma organização e inclui interação com as partes 
interessadas.” 
Fonte: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR ISO 31000: 
Gestão de riscos – Princípios e diretrizes. Rio de Janeiro, 2009. p. 6. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a NBR ISO 
31000:2018, pode-se afirmar que, de acordo com esta Norma: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
a gestão de risco, para que seja bem feita, deve ser estruturada 
e abrangente e basear-se também em fatores humanos. 
Resposta correta 
1. 
um processo de gestão de riscos deve ser individualizado, sem 
que seja necessária integração com outros programas distintos. 
2. 
avaliar a probabilidade de eventos e consequências 
acontecerem é item primordial dentro da etapa de Avaliação de 
Riscos. 
3. 
formular opções de tratamento de riscos e avaliar a eficácia do 
tratamento são passos importantes da etapa de Análise de 
Riscos. 
4. 
a etapa de Avaliação de Riscos fornece subsídios para que seja 
realizada a etapa seguinte, ou seja, a Análise dos mesmos. 
8. Pergunta 8 
/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Quando na fase de levantamento preliminar de perigos o risco não puder 
ser evitado, a organização deve implementar o processo de identificação de 
perigos e avaliação de riscos ocupacionais, conforme disposto nos subitens 
seguintes.” 
Fonte: BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 01 – disposições 
gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais. Brasília, 2020 (texto ainda 
não vigente). Escola Nacional de Inspeção do Trabalho. Disponível em: 
<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-
01-atualizada-2020.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2020. p. 2. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as 
atualizações feitas no texto da NR-1 sobre o PGR, é sabido que: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
a) o inventário de riscos e o plano de ação são os documentos 
mínimos que deverão ser apresentados em um PGR. 
Resposta correta 
1. 
o novo texto da NR-1 dá aos microempreendedores individuais, 
prazos maiores para elaboração do PGR. 
2. 
Empresas de Pequeno Porte (EPP) ficam dispensadas de 
elaborar o PGR caso sejam de grau de risco 3 e 4. 
3. 
microempresas que não identificarem riscos em seus processos, 
mas forem de grau de risco 1, deverão elaborar o PGR. 
4. 
a análise de doenças relacionadas ao trabalho deixou de ser 
item comtemplado dentre as etapas do PGR. 
https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-01-atualizada-2020.pdf
https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-01-atualizada-2020.pdf
9. Pergunta 9 
/0 
O foco da ferramenta Bowtie está nos controles de prevenção e de 
recuperação. Falhas de equipamentos, erro humano, fadiga de algum 
material são exemplos de fatores que podem contribuir para a ocorrência 
de eventos indesejados. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aplicação 
da ferramenta BTA, analise as etapas a seguir e ordene-as de acordo com a 
sequência que devem ser aplicadas, dentro da metodologia. 
( ) Definição do controle de mitigação. 
( ) Definição do controle de prevenção. 
( ) Definição do fator de degradação. 
( ) Definição da consequência. 
Agora, assinale a alterativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
3, 2, 4, 1. 
Resposta correta 
1. 
3, 4, 2, 1. 
2. 
3, 2, 1, 4. 
3. 
2, 3, 1, 4. 
4. 
3, 1, 4, 2. 
10. Pergunta 10 
/0 
Leia o excerto a seguir: 
“(...) caso ele perceba que um evento indesejado poderá ocorrer e que ele 
não terá controles para lidar com aquele cenário, ele também não deve 
prosseguir. Essa ferramenta não está atrelada a nenhum método específico 
de valoração de risco, embora ela possa induzir o uso de um critério 
subjetivo de risco qualitativo, porém apenas baseado na experiência do 
executante da tarefa.” 
Fonte: USP, Escola Politécnica. Introdução ao gerenciamento de riscos e 
ferramentas de comunicação, treinamento – Laboratório de Controle 
Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração. São Paulo, 2019; p. 60. 
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre a 
metodologia de análise de risco SLAM, analise as ferramentas abaixo e 
associe-as com as suas respectivas denominações. 
1) Pare. 
2) Olhe. 
3) Avalie. 
4) Gerencie. 
( ) O operador verificará em seu ambiente de trabalho todas suas 
características, como a existência de condições perigosas. 
( ) O operador irá decidir se possui condições de entendimento capazes de 
executar a tarefa, considerando todas as informações coletadas. 
( ) O operador fará uma autorreflexão e verificará se possui todas as 
informações necessárias para a execução da tarefa. 
( ) O operador irá analisar os efeitos possíveis advindos das condições 
perigosas supostamente existentes no ambiente. 
Agora, assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
2, 4, 1, 3. 
Resposta correta 
1. 
4, 1, 3, 2. 
2. 
4, 2, 1, 3. 
3. 
1, 4, 3, 2. 
4. 
2, 4, 3, 1.

Mais conteúdos dessa disciplina