Ed
há 2 meses
Analisando o contexto do ensino para surdos e a ênfase na linguagem oral, o objetivo principal era integrar o surdo à sociedade em geral, tornando-o um cidadão capaz de se comunicar na língua oral predominante. Vamos analisar as alternativas: A) O objetivo de ensino da linguagem oral era fazer do surdo um cidadão. — Esta alternativa está correta, pois o ensino da linguagem oral visava a inclusão social e cidadania. B) Os demais conteúdos eram deixados de lado, pois a linguagem oral comprovava o maior contato com Libras. — Incorreto, pois a ênfase na linguagem oral não está relacionada a maior contato com Libras. C) O objetivo da ênfase no ensino da oralidade previa integrar os surdos entre eles mesmos. — Incorreto, pois a integração pretendida era com a sociedade em geral, não apenas entre surdos. D) Pretendia-se que o surdo desenvolvesse um único modo de comunicação. — Incorreto, pois o ensino atual valoriza a comunicação bilíngue (Libras e língua oral). E) O surdo deveria aprender a falar para que pudesse se comunicar com outros surdos. — Incorreto, pois a comunicação entre surdos é feita principalmente por Libras. Portanto, a alternativa correta é: A) O objetivo de ensino da linguagem oral era fazer do surdo um cidadão.