Leia os textos a seguir:
Texto I:
Em 12 de setembro de 1936 entrava no ar a emissora que seria uma das mais importantes do país, com imenso sucesso de público e alcance por muitos anos, fiel representante da chamada “Era de Ouro” do Rádio. ‘Alô, alô, Brasil! Aqui fala a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!’. Com essas frases de saudação aos ouvintes, o locutor Celso Guimarães abriu as transmissões naquela noite, ao som dos acordes da música Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco. Logo no início e nos anos seguintes, a rádio conquistou a audiência com uma grade de programação diversificada, com música, grandes cantores e cantoras no seu casting, programas de auditório, transmissões esportivas, gincanas, programas informativos e jornalísticos, radioteatros e radionovelas com atrizes e atores destacados, programas de humor, programas de calouros etc.
Texto II:
A Rádio Nacional do Rio de Janeiro iniciou suas transmissões no dia 12 de setembro de 1936, após solenidade que contou com a presença, no auditório da emissora, de personalidades diversas da sociedade carioca, embaixadores e membros do governo. Já na inauguração, a emissora contava com grande elenco, entre os quais artistas como os cantores Orlando Silva, Carlos Galhardo, Francisco Alves, Sílvio Caldas e Araci de Almeida, os maestros Romeu Ghipsman e Radamés Gnatalli, os locutores Celso Guimarães, Ismênia dos Santos, Oduvaldo Cozzi e Aurélio de Andrade, o cronista Genolino Amado, o redator Rosário Fusco e o compositor Lamartine Babo, entre outros.
Em 8 de março de 1940, a Rádio Nacional — assim como as demais empresas do grupo A Noite, pertencentes à Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande — passou para o âmbito do Estado. Getúlio Vargas, então presidente da República, sob o Decreto-Lei nº 2.073, criou as Empresas Incorporadas ao Patrimônio da União, absorvendo todo o conjunto de empresas pertencentes ao patrimônio da Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. A encampação teve como principais alegações as dívidas contraídas pela companhia junto ao Patrimônio Nacional (num total de três milhões) e ficou decidida a manutenção do conjunto das empresas, que foram consideradas, segundo o texto do decreto, relevantes para a utilidade pública e para o interesse do país.
A partir da leitura dos textos acima e informações sobre a “Era de Ouro” do Rádio no Brasil, qual foi a primeira radionovela e a primeira síntese informativa jornalística dessa emissora, e os respectivos patrocinadores desses programas radiofônicos de grande sucesso?
Grupo de escolhas da pergunta
A felicidade bate à sua porta (Kolynos) e Correspondente Renner (Renner).
O direito de nascer (Colgate-Palmolive) e Grande Jornal Falado (Tupi).
Em busca da felicidade (Colgate-Palmolive) e Repórter Esso (Standard Oil Company of Brazil).
Um milhão de melodias (Coca-cola) e Jornal Falado (Colgate-Palmolive).
Teatro em casa (Colgate) e Jornal da Manhã (Jovem Pan).
Ed
há 23 horas
Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à primeira radionovela e à primeira síntese informativa jornalística da Rádio Nacional, bem como seus patrocinadores: 1. A felicidade bate à sua porta (Kolynos) e Correspondente Renner (Renner). - Não é a informação correta sobre a primeira radionovela e o primeiro programa jornalístico da Rádio Nacional. 2. O direito de nascer (Colgate-Palmolive) e Grande Jornal Falado (Tupi). - "O direito de nascer" é uma radionovela famosa, mas não é a primeira da Rádio Nacional, e "Grande Jornal Falado" não é o programa correto. 3. Em busca da felicidade (Colgate-Palmolive) e Repórter Esso (Standard Oil Company of Brazil). - "Em busca da felicidade" é uma radionovela que foi muito popular, e "Repórter Esso" é um dos programas jornalísticos mais icônicos da época, patrocinado pela Standard Oil Company of Brazil. Esta alternativa parece correta. 4. Um milhão de melodias (Coca-cola) e Jornal Falado (Colgate-Palmolive). - "Um milhão de melodias" não é a primeira radionovela da Rádio Nacional, e "Jornal Falado" não é o nome correto do programa. 5. Teatro em casa (Colgate) e Jornal da Manhã (Jovem Pan). - "Teatro em casa" não é a primeira radionovela da Rádio Nacional, e "Jornal da Manhã" não é o programa correto. Após essa análise, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: c) Em busca da felicidade (Colgate-Palmolive) e Repórter Esso (Standard Oil Company of Brazil).