“Aos seis anos de idade, a garotinha Parker Danis costumava ser fã da série ‘Biggest, Baddest Book of Bugs’. Mas quando percebeu que na mensagem da contracapa estava escrito que aquele era um livro ‘para garotos’, ela decidiu enviar uma carta com reclamações muito adultas para a editora ABDO.
‘Queridos publicadores, eu sou uma garota de seis anos de idade e acabei de ler ‘Biggest, Baddest Book of Bugs’. Eu realmente gostei da seção dos insetos que brilham no escuro e das questões no fim. Mas quando vi que a contracapa dizia que aquele era um livro para garotos eu fiquei muito triste. Fiquei chateada por existir algo como um ‘livro para garotos’. Vocês deveriam colocar ‘para meninos e meninas’ em vez de ‘para meninos’, pois algumas garotas também querem ser entomologistas’.
Enviada no dia 20 de abril, a editora respondeu para a garota 20 dias depois com a seguinte mensagem: ‘Você tocou em um ponto muito importante: deveríamos ter feito ‘Biggest, Baddest Book of Bugs’ para todos. Afinal, garotas podem gostar de ‘coisas de garotos’ também. Nós decidimos levar em conta o seu conselho e na próxima edição o livro se chamará simplesmente ‘Biggest, Baddest Book of Bugs’’.
Um tempo depois (com Parker completando seus maduros sete anos), a editora enviou a nova edição – já alterada – para a garota. Em resposta à mudança, Parker disse publicamente: ‘Se quiserem, meninos podem ter cabelos grandes e garotas, cabelos curtos’.”
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2014/12/garotinha-de-seis-anos-da-licao-de-igualdade-de-genero-para-editora-de-livros-infantis.html. Acesso em: 08 dez. 2014.
Com base nas leituras, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A garota da notícia e a da tirinha assumem posturas distintas, uma vez que a amiga de Calvin defende que há “coisas de menino e coisas de menina” e, por isso, não quer subir na árvore.
II. A crítica da menina na carta à editora se fundamenta no argumento de que a ciência é algo que interessa aos dois gêneros, diferentemente de outros assuntos mais específicos.
III. Os dois textos se posicionam contrariamente à discriminação por gênero, que pode se manifestar desde a infância.
Está correto o que se afirma somente em:
a.I e III.b.II e III.c.III.d.I e II.e.I.
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar cada afirmativa: I. A garota da notícia e a da tirinha assumem posturas distintas, uma vez que a amiga de Calvin defende que há “coisas de menino e coisas de menina” e, por isso, não quer subir na árvore. Verdadeiro, a afirmativa destaca a diferença de posturas entre as personagens, onde uma aceita a divisão de gêneros e a outra questiona essa divisão. II. A crítica da menina na carta à editora se fundamenta no argumento de que a ciência é algo que interessa aos dois gêneros, diferentemente de outros assuntos mais específicos. Verdadeiro, a crítica da menina realmente aponta que a ciência deve ser acessível a todos, independentemente do gênero. III. Os dois textos se posicionam contrariamente à discriminação por gênero, que pode se manifestar desde a infância. Verdadeiro, tanto a carta da menina quanto a tirinha abordam a questão da discriminação de gênero e a necessidade de igualdade desde a infância. Com base na análise, todas as afirmativas I, II e III estão corretas. No entanto, a pergunta pede para assinalar a alternativa que está correta somente em relação a algumas das afirmativas. A alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: b. II e III.