Logo Passei Direto
Buscar

O Brasil ratificou o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (1966), o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966) e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969) por meio, respectivamente, dos decretos ns. 591, 592 e 678, todos de 1992.

 

Sobre os efeitos dos Pactos (tratados) e Convenções no direito interno, assinale verdadeiro (V) ou falso (F).


( ) Por se tratar de normas elaboradas por organismo externo ao país, a ratificação pode ser suspensa quando constatado que a normativa fere a soberania nacional.

( ) A ratificação de uma norma internacional não viola a soberania nacional posto que esta não é absoluta, circunstância em que a concordância de consentimento aos termos do documento internacional mediante os procedimentos constitucionais de interiorização basta.

( ) Ao ser ratificado um tratado ou convenção, o país administra o cumprimento de tal norma por si só, não se submetendo a nenhum órgão internacional pois a ratificação mitiga a soberania nacional apenas no âmbito normativo, e não de execução.

( ) Ao ser ratificado um tratado ou convenção, poderá ser acompanhado de um protocolo, o qual conterá procedimentos e mecanismos de cumprimento das normativas ratificadas, submetendo o Estado-membro à entrega de relatórios periódicos, por exemplo.


Marque a alternativa correta.


Questão 4

Resposta


a.

F, F, F, F.

b.

F, V, F, F.

c.

F, V, F, V.

d.

V, V, V, V.

e.

V, F, V, F.

User badge image
Pablo Lopes

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os efeitos dos Pactos e Convenções no direito interno: ( ) Por se tratar de normas elaboradas por organismo externo ao país, a ratificação pode ser suspensa quando constatado que a normativa fere a soberania nacional. É falsa (F). A ratificação de tratados internacionais, uma vez realizada, não pode ser simplesmente suspensa por questões de soberania, pois isso requer um processo legal específico. ( ) A ratificação de uma norma internacional não viola a soberania nacional posto que esta não é absoluta, circunstância em que a concordância de consentimento aos termos do documento internacional mediante os procedimentos constitucionais de interiorização basta. É verdadeira (V). A ratificação de tratados internacionais é um ato que, embora envolva a aceitação de normas externas, é feito dentro dos limites da soberania nacional, respeitando os procedimentos constitucionais. ( ) Ao ser ratificado um tratado ou convenção, o país administra o cumprimento de tal norma por si só, não se submetendo a nenhum órgão internacional pois a ratificação mitiga a soberania nacional apenas no âmbito normativo, e não de execução. É falsa (F). A ratificação de tratados muitas vezes implica em obrigações de cumprimento que podem ser supervisionadas por órgãos internacionais, dependendo do tratado. ( ) Ao ser ratificado um tratado ou convenção, poderá ser acompanhado de um protocolo, o qual conterá procedimentos e mecanismos de cumprimento das normativas ratificadas, submetendo o Estado-membro à entrega de relatórios periódicos, por exemplo. É verdadeira (V). Muitos tratados internacionais incluem protocolos que estabelecem mecanismos de monitoramento e relatórios, obrigando os Estados a prestar contas sobre a implementação das normas. Portanto, a sequência correta é: F - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) F, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina