8) O plano de recuperação judicial da sociedade empresária Terra Boa Ltda, foi aprovado em Assembleia Geral de Credores. No processo, o juízo recuperacional manifestou-se, aduzindo que, para a homologação do plano e a concessão da recuperação judicial, a sociedade deveria apresentar as CertidõesNegativas de Débitos Tributários (CND), conforme previsto no Art. 57 da Lei n°11.101/2005
A partir dessas informações, assinale a alternativa correta, fundamente:
a) Como o Art. 57 da Lei n° 11.101/2005 demanda apresentação de CND a jurisprudência já sedimentou se desnecessário a demonstração do adimplemento desse tipo de divida, uma vez que não se submete à recuperação judicial.
b) A não apresentação das CND, ainda que seja demandada pela legislação recuperacional, não pode impeditiva ser à concessão da recuperação a sociedade, de modo que não obstará a homologação do plano de recuperação judicial.
c) Não é necessário apresentar as
CND, uma vez que o credor fiscal possui a faculdade de prosseguir com as suas execuções, de modo que o procedimento recuperacional transcorre de forma apartada da persecução do crédito fiscal.
d) Não é necessário apresentar as CND, uma vez que descumprimento do parcelamento fiscal é causa de convolação da recuperação judicial em falência.
e) Para a homologação do plano de recuperação judicial, é necessário apresentar as CND's, ou Certidões Positivas com Efeito Negativa, que demonstrem que a sociedade recuperanda aderiu aos
parcelamentos especiais ou transacionou com a Fazenda pública o seu crédito tributário.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as alternativas com base no que diz o Art. 57 da Lei n° 11.101/2005, que realmente exige a apresentação das Certidões Negativas de Débitos Tributários (CND) para a homologação do plano de recuperação judicial. a) Como o Art. 57 da Lei n° 11.101/2005 demanda apresentação de CND a jurisprudência já sedimentou se desnecessário a demonstração do adimplemento desse tipo de dívida, uma vez que não se submete à recuperação judicial. - Esta alternativa está incorreta, pois a apresentação das CND é, sim, necessária. b) A não apresentação das CND, ainda que seja demandada pela legislação recuperacional, não pode impeditiva ser à concessão da recuperação à sociedade, de modo que não obstará a homologação do plano de recuperação judicial. - Esta alternativa está errada, pois a falta das CND impede a homologação do plano. c) Não é necessário apresentar as CND, uma vez que o credor fiscal possui a faculdade de prosseguir com as suas execuções, de modo que o procedimento recuperacional transcorre de forma apartada da persecução do crédito fiscal. - Esta alternativa também está incorreta, pois a apresentação das CND é uma exigência legal. d) Não é necessário apresentar as CND, uma vez que o descumprimento do parcelamento fiscal é causa de convolação da recuperação judicial em falência. - Esta alternativa está errada, pois a apresentação das CND é necessária independentemente do descumprimento de parcelamento. e) Para a homologação do plano de recuperação judicial, é necessário apresentar as CND's, ou Certidões Positivas com Efeito Negativa, que demonstrem que a sociedade recuperanda aderiu aos parcelamentos especiais ou transacionou com a Fazenda pública o seu crédito tributário. - Esta alternativa está correta, pois reflete a exigência do Art. 57 da Lei n° 11.101/2005. Portanto, a alternativa correta é: e) Para a homologação do plano de recuperação judicial, é necessário apresentar as CND's, ou Certidões Positivas com Efeito Negativa, que demonstrem que a sociedade recuperanda aderiu aos parcelamentos especiais ou transacionou com a Fazenda pública o seu crédito tributário.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade