Logo Passei Direto
Buscar
Ramos e Bortagarai (2012) afirmam que “de modo especial, a comunicação não verbal qualifica a interação humana, imprimindo sentimentos, emoções, qualidades e um contexto que permite ao indivíduo não somente perceber e compreender o que significam as palavras, mas também compreender os sentimentos do interlocutor. Mesmo o silêncio é significativo e pode transmitir inúmeras mensagens em determinado contexto”.
Com base nesse tema, avalie as situações descritas a seguir.
I. O enfermeiro, ao explicar o motivo da orientação, embora próximo ao usuário, mantinha as pernas cruzadas e as mãos entre elas, em uma postura corporal contraída.
II. O enfermeiro esperava uma resposta do usuário em silêncio e, por alguns instantes, manteve os lábios fechados e apertados, enquanto tamborilava os dedos nas pernas.
III. O enfermeiro olhava com atenção nos olhos do paciente, que respondia às perguntas.
Observa-se interesse do profissional no paciente apenas nas situações I e III.
Observa-se interesse do profissional no paciente apenas na situação III.
Observa-se interesse do profissional no paciente apenas na situação I.
Observa-se interesse do profissional no paciente apenas na situação II.
Observa-se interesse do profissional no paciente apenas nas situações II e III.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada situação descrita: I. O enfermeiro, ao explicar o motivo da orientação, embora próximo ao usuário, mantinha as pernas cruzadas e as mãos entre elas, em uma postura corporal contraída. Essa postura pode ser interpretada como uma falta de abertura e receptividade, o que pode indicar desinteresse ou desconforto. II. O enfermeiro esperava uma resposta do usuário em silêncio e, por alguns instantes, manteve os lábios fechados e apertados, enquanto tamborilava os dedos nas pernas. Essa ação pode transmitir ansiedade ou impaciência, o que também pode ser visto como desinteresse ou falta de atenção. III. O enfermeiro olhava com atenção nos olhos do paciente, que respondia às perguntas. Essa é uma demonstração clara de interesse e atenção ao paciente. Agora, vamos avaliar as afirmações sobre o interesse do profissional: - Na situação I, a postura corporal contraída sugere desinteresse. - Na situação II, o comportamento do enfermeiro também sugere desinteresse. - Na situação III, o olhar atento indica claramente interesse. Portanto, o interesse do profissional no paciente é observado apenas na situação III. A alternativa correta é: "Observa-se interesse do profissional no paciente apenas na situação III."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Durante uma viagem internacional Rio de Janeiro - Milão, um passageiro de aproximadamente 60 anos de idade evolui com rebaixamento do nível de consciência, e a comissária de bordo solicita a ajuda de profissionais da área de saúde para atender a ocorrência. Por ser estudante aplicado do curso de Medicina e, sentindo-se apto ao auxílio no ambiente seguro, você prontamente apresenta-se e assume a cena.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta de atitudes a serem tomadas na situação descrita.
Verificar responsividade, verificar pulso e solicitar ajuda/desfibrilador.
Verificar pulso, verificar responsividade e solicitar ajuda/desfibrilador.
Solicitar ajuda/desfibrilador, verificar responsividade e verificar pulso.
Verificar pulso, solicitar ajuda/desfibrilador e verificar responsividade.
Solicitar ajuda/desfibrilador, verificar pulso e verificar responsividade.

A anamnese médica tem, entre outros objetivos, conhecer os sinais e os sintomas provenientes da história clínica do paciente, a fim de gerar uma hipótese diagnóstica, a partir de um raciocínio clínico. Para a anamnese, podemos fazer uso de técnicas de entrevista que auxiliarão no processo de criação de vínculo médico-paciente e na coleta de informações.
A respeito das técnicas de entrevista em Medicina, leia as perguntas a seguir, dirigidas a uma paciente que se queixa de falta de ar.
I. “Como a senhora se sente?”
II. “Sobre a sua falta de ar, em que situações ela ocorre?”
Apenas a primeira é uma pergunta focada.
Nenhuma das perguntas é pertinente ao caso apresentado.
As duas perguntas são focadas e devem iniciar a entrevista na sequência apresentada.
As duas perguntas não são focadas, mas devem ser formuladas pelo médico.
Apenas a segunda é uma pergunta focada.

Leia o texto a seguir. Umas das frentes da telemedicina, a teleconsulta, como o próprio nome indica, é uma consulta médica em que o paciente se encontra distante fisicamente do profissional de saúde. Apesar das vantagens, essa modalidade ainda não tem uma regulamentação específica no Brasil e é permitida apenas para discussão de casos clínicos entre profissionais da saúde. Durante a pandemia mundial de COVID - 19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu uma exceção, permitindo esse tipo de atendimento. Neste cenário mundial, a teleconsulta não só é fundamental para manter pacientes, principalmente aqueles em grupo de risco, protegidos em casa, como ajuda a desafogar o sistema de saúde. A consulta online também amplia a oferta de especialistas a comunidades em áreas remotas que têm carência destes profissionais.
Considerando-se os aspectos bioéticos da corrente principalista, assinale a alternativa que indica o princípio que está associado ao “Termo de Consentimento Esclarecido” na teleconsulta.
Autonomia.
Assistencialismo.
Justiça.
Beneficência.
Não maleficência.

Os componentes essenciais do encontro clínico são o médico e o paciente. Na maioria dos casos, o encontro também conta com um familiar. O encontro dinâmico depende do padrão de comportamento dos participantes, como, por exemplo, a disponibilidade interna, as questões conscientes e inconscientes, os mecanismos de defesa e a personalidade. De acordo com o Porto & Porto (2014, p.168), os padrões médicos apresentam características que os definem.
Sobre esse tema, considere os padrões numerados de 1 a 5 e as descrições apresentadas na sequência.
1. Padrão paternalista
2. Padrão frustrado
3. Padrão tecnicista
4. Padrão otimista
5. Padrão inseguro
( ) Pode ser traço de personalidade.
( ) Dá excessivo valor às tecnologias para fazer diagnósticos ou tratamentos.
( ) Na relação médico/paciente, o médico assume o padrão de dar “conselhos” ou ordens, sem levar em consideração a opinião do paciente e família.
( ) Sente-se como herói.
( ) Esse tipo de padrão pode ser gerado por uma experiência pessoal negativa de atendimento com médicos de padrão agressivo.
5 – 3 – 1 – 4 – 2
5 – 2 – 1 – 3 – 4
4 – 3 – 2 – 1 – 5
5 – 3 – 1 – 2 – 4
4 – 5 – 2 – 1 – 3

Paciente L. L. M., do sexo feminino, de 43 anos, é convocada a apresentar-se no fórum de Itajaí (SC) para submeter-se à avaliação pericial. Atualmente, está afastada do trabalho devido a dificuldades de relacionamento e a condutas inadequadas no ambiente de trabalho. É funcionária pública. Quando questionada sobre a história clínica pregressa e farmacológica, além dos hábitos de vida, não é cooperativa. Fornece respostas irônicas e é verbalmente agressiva (faz uso de palavras de baixo calão). Após ouvir explicações sobre a necessidade e a importância da abordagem de tais temas, acaba confessando uso diário de álcool. Apresenta história afetiva conturbada, com vários parceiros ao longo da vida, mas recusa-se a dar mais informações. Exame físico sem alterações.
Sobre o tipo de paciente e a conduta do profissional no caso clínico acima, assinale a alternativa correta.
A paciente é calada, devido ao estado depressivo, e a conduta envolve paciência do profissional e insistência para estimular o diálogo com ela.
A paciente pode apresentar déficit auditivo, e descobrir seu método preferido de comunicação pode facilitar a coleta de informações.
A paciente é hostil, tem desestabilização de humor, provavelmente associada ao uso de álcool; cabe ao médico promover ambiente seguro a toda a equipe envolvida no atendimento.
A paciente apresenta problemas pessoais, o que é confirmado pelo uso diário de álcool, e a opinião do médico sobre o assunto pode ser de extrema importância para a resolução do caso.
A paciente apresenta retardo cognitivo, o que demanda a ajuda dos acompanhantes para a coleta de mais informações.

Explorar a sexualidade dos pacientes envolve sempre grande carga emocional. Sobre tal assunto, avalie as afirmativas a seguir.
É correto o que se afirma apenas em
I. Envolve a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o que pode salvar vidas.
II. Previne gestações indesejadas e não planejadas, as quais colocam em risco a qualidade de vida de mães e filhos.
III. Promove o tratamento de disfunções sexuais, o que possibilita melhora das relações interpessoais.
IV. Envolve assunto de caráter íntimo e genital, não sendo necessário a coleta de tais informações para generalistas.
II e III.
III e IV.
I e II.
I e IV.
I, II e III.

Paciente M. S. L., do sexo feminino, 67 anos, vem à consulta com queixa de queimação na boca do estômago e diz que isso sempre acontece quando toma medicação para dor nas costas, ou quando come sua famosa macarronada de domingo. Relata que, além disso, em um desses episódios de dor, chegou a vomitar sangue e isso a deixou muito assustada. Procurou auxílio para investigação dos sintomas. Durante a entrevista médica, a paciente relata também a existência de dor retroesternal quando engole o alimento e que, em alguns dias, sente o alimento voltando para a boca após engolir, quando come muito rápido.
Assinale a alternativa que identifica os sintomas apresentados pela paciente, na sequência em que aparecem no texto.
Regurgitação, hemoptise, odinofagia e pirose.
Regurgitação, hematêmese, odinofagia e pirose.
Pirose, hematêmese, odinofagia e regurgitação.
Regurgitação, hematêmese, disfagia e pirose.
Pirose, hematêmese, disfagia e regurgitação.

O SUS, criado pela Lei Nº 8080/1990 e pensado a partir da proposta da reforma sanitária, é produto de um movimento social que apresentou essa proposta na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986. A reforma sanitária consiste na democratização do acesso a todas as ações e a todos os serviços de saúde.
Com relação ao tema tratado no texto, assinale a alternativa correta.
A atenção de média complexidade em saúde contempla o conjunto de ações destinadas à prevenção e ao atendimento das demandas mais comuns e imediatas.
Todos têm direito ao atendimento nos serviços de saúde do SUS. Esse direito está contemplado no princípio fundamental do SUS denominado hierarquização.
Todos os brasileiros têm direito ao atendimento preventivo e curativo, sem distinção para todas as suas demandas. Esse direito está contemplado no princípio fundamental do SUS denominado integralidade.
A organização das ações de saúde das diferentes esferas de governo para o atendimento de níveis diferentes de complexidade e de incidência está contemplada no princípio fundamental do SUS denominado descentralização.
A responsabilidade pelo atendimento cabe às três esferas governamentais (federal, estadual e municipal). Essa responsabilidade está contemplada no princípio fundamental do SUS denominado universalidade.

Em relação às atribuições específicas do médico da Equipe de Saúde da Família (ESF), estabelecidas pela Política Nacional de Atenção Básica, aprovada pela Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, avalie as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
( ) Realizar atenção à saúde dos indivíduos e das famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade.
( ) Realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outros);
( ) Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS (agentes comunitários de saúde) em conjunto com os outros membros da equipe.
( ) Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais e mantendo sob sua responsabilidade o acompanhamento do plano terapêutico prescrito.
( ) Orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva.
( ) Atender em conformidade com protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, bem como outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores (federal, estadual, municipal ou Distrito Federal), observadas as disposições legais da profissão.
F – V – F – V – F - V
F – V – F – V – F - F
V – F – V – F – V – V
F – V – V – F – V - F
V – V – F – F – F – F

O modelo de Dahlgren e Whitehead apresenta, em camadas mais próximas e mais distais, os determinantes individuais de saúde, permitindo a identificação dos pontos para intervenções de políticas, no sentido de minimizar os diferenciais de DSS (determinantes sociais da saúde) originados pela posição social dos indivíduos e dos grupos.
Em relação a esse modelo, assinale a alternativa correta.
O quarto nível de atuação refere-se à atuação ao nível dos microdeterminantes, por meio de políticas microeconômicas e de mercado de trabalho, de proteção ambiental e de promoção de uma cultura de paz.
No segundo nível, incluem-se políticas que buscam estabelecer redes de apoio e fortalecer a organização e a participação das pessoas e das comunidades, especialmente dos grupos vulneráveis, em ações coletivas para a melhoria de suas condições de saúde e bem-estar e para que se constituam em atores sociais e participantes ativos das decisões da vida social.
No primeiro nível, são necessárias políticas de abrangência populacional que promovam mudanças de comportamento, por meio de programas educativos, da comunicação social, do acesso facilitado a alimentos saudáveis e da criação de espaços públicos para a prática de esportes e exercícios físicos, bem como pela proibição à propaganda do tabaco e do álcool em todas as suas formas.
O terceiro nível refere-se à atuação das políticas sobre as condições materiais e psicossociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, buscando assegurar melhor acesso à água limpa, à rede de esgoto, à habitação adequada, aos alimentos saudáveis e nutritivos, ao emprego seguro e realizador, aos ambientes de trabalho saudáveis e aos serviços de saúde e de educação de qualidade, entre outros.
O primeiro nível, relacionado aos fatores comportamentais e de estilos de vida, indica que estes estão fortemente influenciados pelos DSS, pois é muito difícil mudar comportamentos de risco sem alterar as normas culturais que os influenciam.

Mais conteúdos dessa disciplina