Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Segundo Santos Júnior (2016), existem algumas medidas de controle de risco elétrico que são grandes aliados na proteção de profissionais que interagem com a eletricidade.
Sobre essas medidas, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Aterramento elétrico: em que a corrente elétrica irá desviar diretamente para a terra.
( ) Aterramento Funcional: garante o bom funcionamento do sistema elétrico. Normalmente, o neutro na entrada de energia não é aterrado. Trata-se de uma prática solicitada, em especial, pelas concessionárias de energia.
( ) Aterramento de Proteção: esse aterramento visa a proteção contra choques elétricos, em que todas as massas e elementos metálicos de uma instalação são aterrados.
( ) Aterramento Temporário: consiste em um sistema complementar, visando garantir a segurança dos profissionais que interagem com eletricidade, sendo composto por um kit de grampos, condutores e conectores especialmente projetados para isso.
( ) Aterramento funcional: é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e não estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento.
a. V-V-V-V-V.
b. V-F-V-F-V.
c. V-F-V-F.
d. V-F-V-V-F.
e. V-V-V-F-F.
User badge image
Questões para Estudantes

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as medidas de controle de risco elétrico: ( ) Aterramento elétrico: em que a corrente elétrica irá desviar diretamente para a terra. É verdadeira (V). O aterramento elétrico é uma medida de segurança que permite que a corrente elétrica seja desviada para a terra, evitando choques elétricos. ( ) Aterramento Funcional: garante o bom funcionamento do sistema elétrico. Normalmente, o neutro na entrada de energia não é aterrado. Trata-se de uma prática solicitada, em especial, pelas concessionárias de energia. É falsa (F). O aterramento funcional geralmente envolve o aterramento do neutro, que é uma prática comum para garantir a segurança e o funcionamento adequado do sistema elétrico. ( ) Aterramento de Proteção: esse aterramento visa a proteção contra choques elétricos, em que todas as massas e elementos metálicos de uma instalação são aterrados. É verdadeira (V). O aterramento de proteção é realmente destinado a proteger as pessoas contra choques elétricos, garantindo que as partes metálicas estejam aterradas. ( ) Aterramento Temporário: consiste em um sistema complementar, visando garantir a segurança dos profissionais que interagem com eletricidade, sendo composto por um kit de grampos, condutores e conectores especialmente projetados para isso. É verdadeira (V). O aterramento temporário é utilizado em situações específicas para garantir a segurança durante intervenções em sistemas elétricos. ( ) Aterramento funcional: é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e não estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento. É falsa (F). O aterramento funcional tem como objetivo estabilizar a tensão da instalação em relação à terra, e não apenas definir. Agora, juntando as classificações, temos: V - F - V - V - F. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: d) V - F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A norma objetiva orientar na prevenção de acidentes e manter a segurança de todos os trabalhadores no ambiente laboral. Para isso, ela orienta quanto ao uso adequado do EPI e define as responsabilidades do empregador quanto ao fornecimento e ao zelo do equipamento por parte do trabalhador que irá usá-lo. Sendo assim, qual dos seguintes equipamentos de proteção individual (EPI) é mais indicado para proteção da cabeça em trabalhos com riscos de queda de objetos? a. Máscaras de proteção respiratória. b. Protetores auriculares. c. Óculos de proteção. d. Sapato de segurança. e. Capacetes de segurança.

No procedimento básico de desenergização de circuitos elétricos, a primeira coisa a se fazer é sinalizar o local, para isso utilizam-se cones, fitas zebradas e outras barreiras. Após isso, verificar os EPI’s e EPC’s a serem utilizados, assim como as ferramentas adequadas. Por fim, é preciso retirar toda carga do circuito a ser manobrado, interromper a alimentação, ou seja, deve ser feito o pedido de bloqueio do religamento automático. (SANTOS JÚNIOR, 2016) Para realização desse tipo de trabalho, é necessário seguir algumas medidas conforme NR-10. Assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) Uso de EPIs e EPCs conforme as recomendações. ( ) Evitar contato do corpo humano com chaves/disjuntores energizados do painel. ( ) Adotar circuito como desenergizado. ( ) Treinamento específico para eletricista conforme a NR-10. ( ) O trabalhador não precisa possuir atestado de saúde ocupacional (ASO), constando exames adequados ao tipo de atividade, conforme o PCMSO da empresa, emitido pelo médico coordenador do PCMSO, destacando que o trabalhador esteja apto para executar os trabalhos. a. V-V-F-F-F. b. F-V-F-V-F. c. V-F-F-V-F. d. V-V-F-V-F. e. V-V-V-V-V.

O objetivo da NR-10 é estabelecer requisitos e condições mínimas na implementação de medidas de controle e de sistemas preventivos, focando na implementação de medidas de proteção que previnem e garantem a segurança dos trabalhadores. Quanto à NR-10, quais os benefícios que ela traz ao trabalhador, assinale a alternativa CORRETA: a. Integridade psicológica do profissional, aumento do número de acidentes, utilização dos equipamentos corretamente sem ser especificados por profissionais habilitados. b. Prevenir o trabalhador de levar choques elétricos e os trabalhadores não precisam ser necessariamente habilitados para realizar a operação. c. Integridade física do profissional; diminuição do número de acidentes; garantia de que o indivíduo seja no mínimo capacitado, qualificado ou autorizado; utilização de equipamentos corretamente especificados por profissionais habilitados. d. A NR-10 não garante benefícios aos trabalhadores em uma empresa, haja vista que ela traz apenas sugestões para prevenção de riscos. e. Benefício de integridade física, garantia de que o indivíduo seja no mínimo qualificado e utilize equipamentos pessoais.

A Proteção Móvel é o tipo de barreira que se movimenta em certo momento da operação e se coloca entre o operador da máquina e a zona de perigo, impedindo assim de alcançar o ponto perigoso durante o período crítico da operação. É utilizada em operações que requerem a abertura da área de perigo a cada ciclo da máquina. Assinale a alternativa CORRETA quanto à importância da proteção móvel em máquinas e equipamentos: I. As proteções móveis são projetadas para proteger os operadores contra impactos e cortes. II. A proteção móvel é importante apenas em equipamentos pesados e de grande porte. III. As proteções móveis devem ser removidas sempre que a máquina precisar de manutenção. IV. A utilização de proteções móveis é opcional e cabe ao trabalhador decidir se quer usá-las ou não. V. A escolha e instalação das proteções móveis devem ser efetuadas por profissionais especializados e capacitados. a. I e V estão corretas. b. II, III estão corretas. c. I, II, III, IV e V estão corretas. d. I, II e V estão corretas. e. I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina