Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Uma mulher de 54 anos, com histórico de insuficiência cardíaca congestiva há 8 anos, apresenta-se ao pronto-socorro com queixa de piora progressiva da dispneia nos últimos 3 dias. Refere ortopneia e aumento da sensação de peso no lado esquerdo do tórax. Nega febre, tosse produtiva ou dor torácica intensa. Ao exame físico, encontra-se taquipneica (FR = 26 irpm), com SpO₂ de 90% em ar ambiente. À ausculta pulmonar, apresenta redução do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax esquerdo, macicez à percussão e diminuição do frémito toracovocal na mesma região. Radiografia de tórax demonstra apagamento do ângulo costofrênico esquerdo e opacificação basal homogênea.
Acerca do exposto, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável responsável pelos sinais clínicos e radiológicos apresentados pela paciente.
(alternativa A) Atelectasia.
(alternativa B) (CORRETA) Derrame pleural.
(alternativa C) Pneumonia.
(alternativa D) Pneumotórax.
User badge image
Aprendendo com Desafios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar os sinais e sintomas apresentados pela paciente: 1. Histórico de insuficiência cardíaca congestiva: Isso pode predispor a paciente a derrames pleurais. 2. Dispneia progressiva, ortopneia e sensação de peso no lado esquerdo do tórax: Esses sintomas são sugestivos de um problema pulmonar ou pleural. 3. Exame físico: A taquipneia e a SpO₂ de 90% indicam hipoxemia. A redução do murmúrio vesicular, macicez à percussão e diminuição do frémito toracovocal no hemitórax esquerdo são achados que sugerem a presença de líquido na cavidade pleural. 4. Radiografia de tórax: O apagamento do ângulo costofrênico esquerdo e a opacificação basal homogênea são características típicas de um derrame pleural. Analisando as alternativas: - Atelectasia: Geralmente apresenta redução do volume pulmonar, mas não necessariamente macicez à percussão e apagamento do ângulo costofrênico. - Derrame pleural: Os sinais e sintomas apresentados, juntamente com os achados radiológicos, são compatíveis com essa condição. - Pneumonia: Embora possa causar dispneia e alteração na ausculta, não é a explicação mais provável para os achados de macicez e apagamento do ângulo costofrênico. - Pneumotórax: Causaria hiperressonância à percussão, o que não é o caso aqui. Portanto, a alternativa correta é: (alternativa B) Derrame pleural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nas recomendações da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), analise as afirmativas a seguir:
(FIP GUANAMBI) Um paciente do sexo masculino, 72 anos, ex-tabagista, com histórico de DPOC e insuficiência cardíaca, procura o pronto-socorro com queixa de febre há 2 dias, tosse produtiva com expectoração amarelada, dispneia progressiva e dor torácica ventilatório-dependente. Ao exame físico, apresenta confusão mental discreta, FR = 32 irpm, PA = 90x60 mmHg, SatO₂ = 88% em ar ambiente e estertores crepitantes no terço inferior do pulmão direito. A radiografia de tórax mostra consolidação no lobo inferior direito. O hemograma revela leucocitose com desvio à esquerda. A análise do escarro revelou bactérias Gram-positivas em pares, com cápsula evidente. Assinale apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):
I. O agente etiológico mais provável para os achados da análise do escarro supracitada é o Streptococcus pneumoniae, comumente associado à pneumonia adquirida na comunidade (PAC), especialmente em idosos.
II. O caso apresentado classifica-se como pneumonia grave (pontuação de pelo menos 4 no CURB-65), com comorbidades que podem acrescentar maior risco de complicações na PAC, sendo recomendável a internação em unidade de terapia intensiva.
III. O tratamento inicial do paciente pode ser feito ambulatorial, com amoxicilina associada ao ácido clavulânico, uma vez que o provável agente etiológico é sensível a esta associação. Alternativamente, podem ser prescritos um macrolídeo ou uma quinolona respiratória.
(alternativa A) I.
(alternativa B) I, II e III.
(alternativa C) (CORRETA) I e II.
(alternativa D) II e III.

Com base no caso descrito, analise as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:
(UNITPAC) A.M.S., sexo masculino, 58 anos, com diagnóstico prévio de asma controlada com uso de budesonida inalatória, procurou atendimento ambulatorial com queixas de chiado e sensação de aperto no peito, tosse seca, especialmente durante a noite e ao acordar pela manhã nas últimas 3 semanas. Relata que esses episódios têm sido recorrentes e que já necessitou de atendimento no pronto-socorro por crises de dispneia, obtendo melhora com administração de salbutamol. Recentemente, foi diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica e notou que os sintomas respiratórios que motivaram o atendimento começaram após o início do uso do anti-hipertensivo, estando em uso contínuo de propranolol. Durante a ausculta pulmonar, foram observados sibilos difusos.
I. O propranolol, por ser um betabloqueador não seletivo, pode piorar o quadro asmático, sendo contraindicado para o paciente. Logo, deve ser substituído por outro anti-hipertensivo que não exacerbe os sintomas da asma, como o captopril, por exemplo.
II. A budesonida, corticosteroide citado no caso, é usada para atenuar a resposta inflamatória que deflagra os sintomas respiratórios na asma, mediante a inibição da expressão gênica de fatores pró-inflamatórios e induzindo a expressão de genes anti-inflamatórios.
III. O salbutamol é um broncodilatador de longa ação, que atua ativando os receptores beta-2-adrenérgicos, provendo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, razão pela qual promove melhora da dispneia, como relatado pelo paciente.
(alternativa A) (CORRETA) Apenas a afirmativa II está correta.
(alternativa B) Apenas a afirmativa III está correta.
(alternativa C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(alternativa D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Os instrumentos de abordagem familiar são utilizados no âmbito da saúde para compreender a dinâmica familiar, suas relações e interações, além de identificar fatores que podem influenciar a saúde e o bem-estar dos indivíduos e da família como um todo. Em relação ao Genograma, Ecomapa e APGAR familiar, julgue as assertivas a seguir e marque a alternativa que contenha apenas respostas verdadeiras:
I. O Genograma é um instrumento gráfico que permite representar, de forma sistematizada, informações sobre a estrutura, a função e o contexto das relações familiares, podendo ser utilizado para explorar dinâmicas emocionais e padrões transgeracionais. II. O Ecomapa é utilizado para identificar as relações da família com o meio externo, como instituições, amigos, trabalho, escola, e pode evidenciar fontes de apoio ou de estresse social. III. O APGAR familiar é um instrumento qualitativo, de livre interpretação do profissional, usado para avaliar a presença de transtornos psiquiátricos nos membros da família. IV. O Genograma pode ser atualizado ao longo do acompanhamento familiar, sendo útil na detecção precoce de fatores de risco, inclusive genéticos e comportamentais. V. O Ecomapa é mais indicado do que o Genograma para investigar aspectos hereditários e doenças que afetam múltiplas gerações da mesma família.
Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

Homem, 68 anos, comparece à Unidade de Pronto Atendimento com febre há dois dias, tosse produtiva com expectoração amarelada, dor torácica pleurítica e sensação de fraqueza. Ao exame físico, apresenta frequência respiratória de 32 irpm, PA 90x60 mmHg e episódios de confusão mental após o início dos demais sintomas, conforme relato do acompanhante. A saturação capilar periférica de oxigênio (SpO2) é de 89% em ar ambiente. É diabético e hipertenso, em uso de insulina e losartana. Mora sozinho. Radiografia de tórax evidencia infiltrado em base direita. Com base nos dados apresentados e levando em consideração os critérios do CRB-65, identifique a alternativa que apresenta a conduta mais adequada para o paciente em questão.
O paciente apresenta escore elevado no CRB-65, o que indica necessidade de hospitalização urgente. O esquema de tratamento inicial sugerido consiste na associação de beta-lactâmicos com macrolídeos ou fluoroquinolona respiratória isolada.
O paciente apresenta escore intermediário no CRB-65. Pode ser tratado com antibiótico oral (beta-lactâmicos ou macrolídeos, isoladamente) em regime ambulatorial, desde que seja possível reavaliação clínica em até 48 horas.
O paciente apresenta escore baixo no CRB-65. Pode receber alta com prescrição de antibiótico oral e orientações gerais, desde que haja acompanhamento por equipe da APS. Pode ser tratado com uso oral de beta-lactâmicos ou macrolídeos.
O escore máximo no CRB-65 determina a necessidade de internação direta em unidade de terapia intensiva, com suporte avançado e antibioticoterapia de amplo espectro. Neste caso, o tratamento inicial pode ser feito com uma cefalosporina de terceira geração.
O paciente apresenta escore elevado no CRB-65, o que indica necessidade de hospitalização urgente. O esquema de tratamento inicial sugerido consiste na associação de beta-lactâmicos com macrolídeos ou fluoroquinolona respiratória isolada.

Homem de 58 anos procura o pronto atendimento preocupado com a pressão alta aferida na farmácia. Relata que nos últimos meses vem apresentando episódios de dor retroesternal em aperto, desencadeada ao caminhar por cerca de duas quadras, com alívio rápido após o repouso. Apresenta hipertensão arterial, dislipidemia não controlada e tabagismo ativo. No exame físico: pressão arterial de 180 × 100 mmHg e frequência cardíaca de 90 bpm. Exame cardiovascular sem outras alterações. O eletrocardiograma mostra ritmo sinusal com ondas T achatadas em derivações inferiores e ausência de supradesnivelamento do segmento ST. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao caso clínico acima.
A respeito das afirmativas e da relação entre elas, assinale a alternativa correta.
I. O quadro de dor torácica é compatível com angina estável, provocada por obstrução parcial das artérias coronárias por placas ateroscleróticas de crescimento lento, que comprometem o fluxo sanguíneo durante o esforço físico.
II. Fatores de risco como dislipidemia e tabagismo contribuem para a formação da placa aterosclerótica, que se inicia pelo acúmulo de linfócitos T na túnica média, os quais fagocitam LDL oxidada, promovendo o desenvolvimento do núcleo lipídico e a proliferação do endotélio.
As afirmativas I e II são verdadeiras e a II não justifica a I.
As afirmativas I e II são verdadeiras e a II justifica corretamente a I.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina