Logo Passei Direto
Buscar

História

UNICESUMAR

África é palco de uma série de conflitos, consequência da intervenção colonialista principalmente no fim do século XIX e início do século XX. Este processo de intervenção interferiu diretamente nas condições políticas, econômicas e sociais da população africana, que afetam até os dias atuais.

"A divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes rivais, que historicamente viviam em conflitos, foram colocadas num único território, enquanto grupos da mesma etnia foram separados.

Com o término da Segunda Guerra Mundial, ocorreu um intenso processo de independência das nações africanas. Porém, novos países se formaram sobre a mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus, desrespeitando a cultura e a história das comunidades, consequentemente inúmeros conflitos pela disputa de poder foram desencadeados no interior desses países".

 




Com base nas informações acerca da divisão do continente africano, analise as afirmativas a seguir:

 

I. A partilha da África, ocorrida durante a Conferência de Berlim, entre 1884 e 1885, baseou-se, predominantemente, nas características étnicas do continente e de sua população.

II. A divisão territorial do continente africano foi realizada de modo arbitrário, fundamentando-se unicamente nos interesses comerciais dos países colonizadores europeus.

III. A manutenção da divisão territorial europeia sobre a África, por parte dos países africanos independentes, demonstra os efeitos positivos da intervenção ocidental no continente.

IV. Os atuais conflitos geopolíticos na África encontram raízes na ocupação europeia do território, representada, principalmente, pela produção de fronteiras artificiais.

Alternativas


Alternativa 1:


I, apenas.


Alternativa 2:


II e IV, apenas.


Alternativa 3:


III e IV, apenas.


Alternativa 4:


I, II e III, apenas.


Alternativa 5:


I, II, III e IV.


User badge image
ANDERSON LUIZ DOS SANTOS

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A partilha da África, ocorrida durante a Conferência de Berlim, entre 1884 e 1885, baseou-se, predominantemente, nas características étnicas do continente e de sua população. Falso. A partilha foi feita sem considerar as características étnicas e culturais, focando apenas nos interesses dos colonizadores. II. A divisão territorial do continente africano foi realizada de modo arbitrário, fundamentando-se unicamente nos interesses comerciais dos países colonizadores europeus. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a divisão foi feita sem levar em conta as realidades locais. III. A manutenção da divisão territorial europeia sobre a África, por parte dos países africanos independentes, demonstra os efeitos positivos da intervenção ocidental no continente. Falso. Essa afirmativa é enganosa, pois a manutenção dessas divisões é uma das causas dos conflitos, e não um efeito positivo. IV. Os atuais conflitos geopolíticos na África encontram raízes na ocupação europeia do território, representada, principalmente, pela produção de fronteiras artificiais. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois os conflitos atuais estão relacionados às fronteiras criadas durante o colonialismo. Com base na análise, as afirmativas verdadeiras são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 2: II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina