O tecido muscular é o principal componente do corpo para produzir e controlar o movimento humano. Esse possui os componentes contráteis e elásticos para gerarem a força necessária para o movimento, além de sofrer influência de fatores que podem alterar a quantidade de força produzida pelo tecido. Sobre as informações é possível afirmar que:
I. A quantidade de conexões entre actina e miosina é o que determina a quantidade de força gerada pelo componente contrátil do músculo. Ele é o principal elemento que produz força no movimento, quando há pausa entre a ação excêntrica e concêntrica dos músculos atuantes em um movimento dinâmico.
II. O ciclo alongamento-encurtamento garante a produção de força muscular potente. Para esse tipo de força ser produzida, o componente elástico acumula energia elástica na ação excêntrica do músculo e essa energia é restituída na ação concêntrica do músculo principal do movimento. A pausa entre essas ações musculares não interfere no uso do ciclo alongamento-encurtamento.
III. Os músculos, quando produzem movimentos, fazem em torno de um eixo articular e, nesse caso, ganham das forças resistentes que tentam impedir o movimento. Esse conceito é conhecido por torque, havendo sempre dois tipos de torques ao redor de cada articulação que participa do movimento: o potente, produzido pelo músculo, e o resistente, gerado pelas forças externas que tentam impedir o movimento.
IV. O posicionamento entre eixo articular, torque potente e torque resistente define tipos distintos de alavancas encontradas nos movimentos do corpo humano. A alavanca interpotente é a que facilita mais o movimento para o músculo, pois o braço de alavanca potente é maior do que o braço de alavanca resistente.
Ed
mês passado
Vamos analisar cada afirmativa: I. A quantidade de conexões entre actina e miosina é o que determina a quantidade de força gerada pelo componente contrátil do músculo. Ele é o principal elemento que produz força no movimento, quando há pausa entre a ação excêntrica e concêntrica dos músculos atuantes em um movimento dinâmico. Verdadeiro, a força gerada pelo músculo está relacionada à quantidade de interações entre actina e miosina, e a pausa entre as ações excêntricas e concêntricas pode influenciar a produção de força. II. O ciclo alongamento-encurtamento garante a produção de força muscular potente. Para esse tipo de força ser produzida, o componente elástico acumula energia elástica na ação excêntrica do músculo e essa energia é restituída na ação concêntrica do músculo principal do movimento. A pausa entre essas ações musculares não interfere no uso do ciclo alongamento-encurtamento. Falso, a pausa entre as ações excêntricas e concêntricas pode interferir na eficiência do ciclo alongamento-encurtamento, pois a energia elástica acumulada pode ser dissipada. III. Os músculos, quando produzem movimentos, fazem em torno de um eixo articular e, nesse caso, ganham das forças resistentes que tentam impedir o movimento. Esse conceito é conhecido por torque, havendo sempre dois tipos de torques ao redor de cada articulação que participa do movimento: o potente, produzido pelo músculo, e o resistente, gerado pelas forças externas que tentam impedir o movimento. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e descreve bem o conceito de torque. IV. O posicionamento entre eixo articular, torque potente e torque resistente define tipos distintos de alavancas encontradas nos movimentos do corpo humano. A alavanca interpotente é a que facilita mais o movimento para o músculo, pois o braço de alavanca potente é maior do que o braço de alavanca resistente. Falso, a alavanca interpotente não é a que facilita mais o movimento; na verdade, a alavanca interpotente é aquela em que a força é aplicada entre a resistência e o eixo, e não necessariamente facilita o movimento. Com base nas análises, os itens verdadeiros são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a) I e II.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
henrique
mês passado
Relacione corretamente as provas do atletismo com suas respectivas descrições.
1- Lançamento de dardo.
2- Lançamento de disco.
3- Lançamento de martelo.
4- Arremesso de peso.
( ) O atleta lança uma peça formada por um cabo com um peso na ponta.
( ) Consiste no lançamento de uma haste metálica, que é feita de uma pista, na qual o lançador corre cerca de 15 passadas.
( ) São bolas maciças de metal com diâmetros e pesos diferentes para homens e mulheres.
( ) A peça lembra uma nave espacial feita de metal e possui pesos diferentes para homens e mulheres.