Em um município litorâneo, o aumento da temperatura e as chuvas irregulares têm afetado a pesca artesanal, principal fonte de renda de muitas famílias. Durante uma aula de um IFA que envolve CHSA e CNT, os estudantes relatam que seus pais e avós estão preocupados com a diminuição do pescado e a dificuldade de sustento. O professor decide aproveitar a situação para antecipar a discussão sobre a crise climática e suas dimensões sociais, econômicas e ambientais naquele território, usando conteúdos de Geografia.
Ao final do debate, ele espera que os estudantes concluam que:
A diminuição da pesca é culpa dos pescadores e que soluções devem ser buscadas individualmente.
O aquecimento global é causado pelo efeito estufa e não há o que fazer.
Devemos focar em soluções tecnológicas globais.
Não se pode tratar o problema como inevitável e desencorajar a busca por soluções comunitárias.
Precisam saber mais e desenvolver estudos, pesquisas, análises e discussões comunitárias para construir estratégias locais e globais de mitigação e adaptação.
Ed
mês passado
Ao final do debate, o professor espera que os estudantes concluam que não se pode tratar o problema como inevitável e desencorajar a busca por soluções comunitárias. É fundamental que eles entendam a importância de desenvolver estudos, pesquisas, análises e discussões comunitárias para construir estratégias locais e globais de mitigação e adaptação à crise climática. A responsabilidade pela diminuição da pesca não deve ser atribuída apenas aos pescadores, e sim considerada em um contexto mais amplo que envolve fatores sociais, econômicos e ambientais.