Logo Passei Direto
Buscar

Relações Internacionais

Colégio Objetivo
Considerando o paralelo apresentado no texto acima entre os regimes comercial e ambiental, avalie as afirmativas.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. As questões de cunho comercial são tratadas regularmente nas rodadas de liberalização comercial, ao passo que as questões ambientais são debatidas exclusivamente quando se realizam as grandes conferências internacionais.
II. Por ter capacidade regulatória, a OMC pode constranger os Estados e demais atores internacionais a seguirem padrões comportamentais; já o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) não possui a mesma capacidade regulatória, o que dificulta a construção de um regime ambiental internacional.
III. A agenda comercial internacional (iniciada com a criação da OMC, em 1995) é mais recente que a agenda ambiental internacional (iniciada com a criação do PNUMA, em 1972), o que explica ser esta agenda mais complexa que aquela.
II.
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
User badge image
Estudando com Questões

há 9 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I. As questões de cunho comercial são tratadas regularmente nas rodadas de liberalização comercial, ao passo que as questões ambientais são debatidas exclusivamente quando se realizam as grandes conferências internacionais. Essa afirmativa é falsa, pois as questões ambientais também são discutidas em outros fóruns e não apenas nas grandes conferências internacionais. II. Por ter capacidade regulatória, a OMC pode constranger os Estados e demais atores internacionais a seguirem padrões comportamentais; já o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) não possui a mesma capacidade regulatória, o que dificulta a construção de um regime ambiental internacional. Essa afirmativa é verdadeira, pois a OMC tem mecanismos de imposição e regulação que o PNUMA não possui. III. A agenda comercial internacional (iniciada com a criação da OMC, em 1995) é mais recente que a agenda ambiental internacional (iniciada com a criação do PNUMA, em 1972), o que explica ser esta agenda mais complexa que aquela. Essa afirmativa é falsa, pois a complexidade de uma agenda não é necessariamente determinada apenas pela sua antiguidade. Agora, analisando as afirmativas, apenas a afirmativa II é verdadeira. Portanto, a alternativa correta que contém a afirmativa verdadeira é: II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os refugiados ambientais são motivados pelas inundações, secas, elevação do nível das águas dos rios e mares. Ainda assim, poucos países incluem os “migrantes ambientais” em uma categoria especial de pessoas que necessitam de proteção. De acordo com as estatísticas do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), agência da ONU para os refugiados, nos próximos 50 anos, aproximadamente 250 milhões de pessoas serão obrigadas a abandonar suas casas e migrar para outras regiões ou para fora do seu país, se o homem não reduzir a degradação ambiental e o aquecimento global.
Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos sobre direito internacional e relações internacionais, analise as afirmativas abaixo.
I. A Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados reconhece expressamente os refugiados ambientais como grupo protegido, assegurando-lhes os mesmos direitos que os refugiados por perseguição política.
II. A crescente migração ambiental coloca desafios à governança global, exigindo a formulação de novos instrumentos jurídicos e políticas públicas transnacionais para garantir direitos básicos a esses migrantes.
III. Apesar das projeções alarmantes, os refugiados ambientais ainda não são contemplados pelo sistema de proteção internacional, o que revela lacunas importantes na arquitetura legal vigente sobre migração e refúgio.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina