Logo Passei Direto
Buscar
O esquema a seguir mostra a classificação viral proposta pelo microbiologista americano David Baltimore, em 1971, que relaciona as características do ácido nucleico viral com sua estratégia de replicação.
Entre as várias estratégias de replicação conhecidas, existem vírus, como o HIV que possuem um fluxo de informação gênica pouco usual, graças à existência de uma enzima específica. O nome dessa enzima e o(s) grupo(s) em que estaria(m) classificado(s) os vírus que a possuem são, respectivamente:
Replicase viral, 7
Transcriptase reversa, 6 e 7
DNA polimerase, 1, 2 e 7
Transcriptase reversa 3
RNA polimerase 4 e 6
User badge image
Questões para Estudantes

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder a essa pergunta, precisamos entender a classificação viral de David Baltimore e a função das enzimas mencionadas. O HIV é um vírus que possui transcriptase reversa, uma enzima que permite a conversão de RNA viral em DNA, o que é uma característica dos retrovírus. Na classificação de Baltimore, os retrovírus estão no grupo 6. Agora, vamos analisar as opções: 1. Replicase viral, 7 - Replicase é uma enzima que replica RNA, mas não é a enzima específica do HIV. 2. Transcriptase reversa, 6 e 7 - Correto, pois o HIV possui transcriptase reversa e está classificado no grupo 6. 3. DNA polimerase, 1, 2 e 7 - DNA polimerase não é a enzima do HIV. 4. Transcriptase reversa, 3 - Não é correto, pois o HIV não está no grupo 3. 5. RNA polimerase, 4 e 6 - RNA polimerase não é a enzima do HIV. Portanto, a opção correta é: Transcriptase reversa, 6 e 7.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de multiplicação viral pode ser dividido em algumas etapas básicas. Analise as fases abaixo e marque aquela que se caracteriza pela formação do capsídio e a união deste com o ácido nucleico.
Penetração.
Adesão.
Remoção do capsídeo.
Dispersão.
Montagem de partículas virais.

Existem várias discussões científicas a respeito dos vírus serem ou não seres vivos.
Analise abaixo as características que defendem os vírus como seres vivos:
I. Se replicam fora do ambiente celular
II. Possuem material genético
III. Se multiplicam
IV. Sofrem mutações
II e IV, apenas.
I, II e III apenas.
I e III, apenas
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

Vírus são organismos acelulares com capacidade de se replicar dentro de outras células, sendo portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.
Com relação às estratégias de replicação do genoma viral, analise as afirmativas.
I - O genoma viral pode ser composto de DNA ou RNA, pode ser de fita simples ou dupla, segmentado ou não-segmentado, de polaridade positiva ou negativa.
II - A replicação dos vírus de DNA de fita dupla segue as mesmas etapas da replicação do DNA celular. Um exemplo de vírus DNA de fita dupla são os adenovírus.
III - Devido às características da molécula de RNA, os vírus não podem ter RNA de fita dupla como material genético, somente RNA de fita simples de polaridade positiva ou negativa.
IV - A polaridade das fitas de RNA é uma referência para o processo de tradução: a polaridade positiva indica que o genoma viral pode ser diretamente traduzido originando as proteínas virais, enquanto que a fita negativa precisa ser convertida em RNA de polaridade positiva para originar as proteínas virais.
V - Vírus que possuem DNA com material genético tendem a replicar no núcleo da célula hospedeira, enquanto que os vírus que possuem RNA como genoma replicam no citoplasma.
I, II e V.
I, II e III.
I, III, IV e V.
I, II, IV e V.
I, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina