Logo Passei Direto
Buscar
As micoses subcutâneas são infecções que acomentem camadas da pele mais profundas do que aquelas acometidas nas micoses superficiais. Uma doença dessa categoria é a esporotricose cujos esporos podem entrar por meio de cortes e abrasões na pele e infectar tecidos subcutâneos.
Com relação à esporotricose, marque a alternativa correta.
É uma doença fúngica, e o organismo causador, Sporothrix schenckii uma levedura e tem alto risco de transmissão pela mordedura e/ou arranhadura de animais infectados, como os morcegos.
É uma doença fúngica, e o organismo causador, Sporothrix schenckii é um fungo dimórfico. É considerada uma zoonose emergente, de impactos à saúde pública, sendo os gatos os principais animais afetados e associados à transmissão aos humanos.
É causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, um protozoário esporulado que nos eqüinos apresenta distribuição mundial.
É uma doença causada pelo protozoário Trichophyton e infecções nos pés e em outras superfícies úmidas da pele são bastante comuns, que, em geral, não invadem o tecido subcutâneo, ficando suas infecções restritas aos extratos queratinizados da pele e anexos.
É uma doença fúngica, e o organismo causador, Sporothrix schenckii , cujo o exame micológico direto da lesão revela hifas septadas hialinas.
User badge image
Questões para Estudantes

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

A alternativa correta é: "É uma doença fúngica, e o organismo causador, Sporothrix schenckii é um fungo dimórfico. É considerada uma zoonose emergente, de impactos à saúde pública, sendo os gatos os principais animais afetados e associados à transmissão aos humanos." A esporotricose é realmente causada pelo Sporothrix schenckii, que é um fungo dimórfico, e a transmissão pode ocorrer através de arranhaduras ou mordidas de gatos infectados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A intoxicação alimentar por fungos pode levar o indivíduo a morte.
Sobre micotoxicose e micotoxinas, marque a alternativa correta.
As micotoxinas secretadas por bolores (fungos microscópios) que crescem e contaminam frutas, verduras, legumes, cereais e grãos.
As micotoxinas são metabólitos secundários secretados por fungos filamentosos capazes de contaminar grãos e cereais.
A contaminação por micotoxinas ocorre principalmente durante o cultivo de grãos e cereais.
As micotoxinas são intoxicações causadas por fungos pertencentes a classe micotoxicose.
Micotoxicose são estruturas químicas de baixo peso molecular com elevada variabilidade estrutural.

Existem vários tipos de micetismo de acordo com os sintomas que estão relacionados. Sobre os tipos de micetismo, analise as afirmativas abaixo. I - O Micetismo gastrointestinal podem gerar sintomas como: Náuseas, Cólicas, Vômitos, dor de cabeça e febre. II - No Micetismo neurotóxico os primeiros sintomas são gastrointestinais, posteriormente as toxinas vão atuar sistema nervoso simpático ou parassimpático. III - O Micetismo hepatotóxico é o mais grave ocorre o comprometimento do fígado podendo acarretar hepatite ou insuficiência hepática aguda. Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas a afirmativa I está correta.

As micoses superficiais são prevalentes no nosso meio, o acometimento dos folículos pode ocorrer por diversos agentes manifestando-se de forma diferente.
Assinale a alternativa correta quanto às micoses superficiais.
A pitiríase versicolor (micose de praia) é causada por fungos do gênero Malassezia. Esse fungo é oportunista e por causa de algum desequilíbrio, começa a crescer mais do que o normal gerando manchas muito ou pouco pigmentadas.
A Piedra branca apresenta nódulos brancos firmes que ocorrem pelo Piedraia hortae.
A Piedra preta apresenta nódulos de cor escura macios que ocorrem no couro cabeludo pelo Trichocporum spp.
A tinea favosa pode ser causada pelo T. tonsurans e ocorre secundária à reação inflamatória intensa com formação de escútulas no couro cabeludo.
O acometimento pelo T. tonsurans apresenta padrão ectotrix na Tinea capitis e, na dermatoscopia, aparece como pontos pretos (black dots).

Os antifúngicos podem ser divididos em várias classes químicas e atuam de diferentes formas interferindo no metabolismo de vias importantes para a sobrevivência dos fungos.
Correlacione abaixo o antifúngico com o alvo de ação na célula fúngica:
I- Anfotericina B
II- Caspofungina
III- Griseofulvina
I-B; II-C; III-A
I-C; II-B; III-A
I-A; II-B; III-C
I-C; II-A; III-B
I-B; II-A; III-C

Mais conteúdos dessa disciplina