Logo Passei Direto
Buscar

Análise de Investimento

Colégio Objetivo
A agricultura brasileira vem apresentando indicadores produtivos e de conservação de solo e ambiente cada vez mais consistentes, colocando o país em uma posição de destaque frente ao cenário mundial de produção de alimentos, fibra e energia. Parte deste cenário está assentado nas culturas da soja, do milho safrinha e do algodão, dentre outros cultivos com menor escala produtiva.
Referente aos cultivos de soja e milho, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A cultura do milho responde ao fotoperíodo, sendo que variedades precoces, semeadas em meados de agosto, tendem a ser mais produtivas em função da menor exigência térmica e maior exigência em luz.
( ) Dos elementos climáticos, o fotoperíodo, a temperatura e a disponibilidade hídrica são os que mais afetam o desenvolvimento e a produtividade da soja.
( ) Temperaturas durante o período da noite iguais ou superiores a 30°C garantem ao milho plena polinização e fecundação, o que gera estabilidade produtiva para a cultura, sendo um dos motivos de ser cultivada preferencialmente em safrinha no Brasil.
( ) Adaptada a todas as regiões brasileiras, a soja, para iniciar seu florescimento, precisa de temperatura mínima de 25°C, sendo que temperaturas abaixo disso prolongam o período vegetativo, fato que a torna inadequada para cultivo em safrinha no estado do Rio Grande do Sul.
a. VVFF
b. FFVF
c. VFW
d. FVFF
User badge image
investimentosrentaveis

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre os cultivos de soja e milho: ( ) A cultura do milho responde ao fotoperíodo, sendo que variedades precoces, semeadas em meados de agosto, tendem a ser mais produtivas em função da menor exigência térmica e maior exigência em luz. É falsa (F). O milho é mais influenciado pela temperatura e pela umidade do que pelo fotoperíodo, e a semeadura em agosto pode não ser a mais adequada devido a condições climáticas. ( ) Dos elementos climáticos, o fotoperíodo, a temperatura e a disponibilidade hídrica são os que mais afetam o desenvolvimento e a produtividade da soja. É verdadeira (V). Esses três fatores são cruciais para o desenvolvimento da soja, influenciando diretamente sua produtividade. ( ) Temperaturas durante o período da noite iguais ou superiores a 30°C garantem ao milho plena polinização e fecundação, o que gera estabilidade produtiva para a cultura, sendo um dos motivos de ser cultivada preferencialmente em safrinha no Brasil. É falsa (F). Temperaturas noturnas elevadas podem prejudicar a polinização do milho, não garantindo estabilidade produtiva. ( ) Adaptada a todas as regiões brasileiras, a soja, para iniciar seu florescimento, precisa de temperatura mínima de 25°C, sendo que temperaturas abaixo disso prolongam o período vegetativo, fato que a torna inadequada para cultivo em safrinha no estado do Rio Grande do Sul. É verdadeira (V). A soja realmente precisa de temperaturas adequadas para florescer e, em regiões mais frias, pode não ser viável o cultivo em safrinha. Portanto, a sequência correta é: F - V - F - V, que corresponde à alternativa d) FVFF.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Do ponto de vista do cultivo, quase todas as hortaliças se distinguem pelo período curto de cultivo, ciclo de produção anual (a maioria), bienal (algumas) e perene (poucas) e necessidade de tratos culturais intensivos. No entanto, a característica marcante da exploração olerícola advém do fato de as hortalicas constituírem um grupo diversificado de plantas, abrangendo quase uma centena de espécies cultivadas nas diferentes regiões geográficas do país e durante os doze meses do ano. O cultivo de hortalicas permite a obtenção de produção elevada e alto rendimento por hectare cultivado e por hectare/ano, dependendo do valor agregado do produto e da situação de mercado. Por esse motivo, junto com um profissional habilitado, o produtor deve acompanhar os movimentos do mercado para garantir maiores chances de sucesso na hora da comercialização. É preciso entender que, na olericultura, os riscos são altos devido a problemas fitossanitários e porque as hortalicas mostram grande sensibilidade a condições climáticas adversas. Por conta disso, é uma atividade vulnerável à sazonalidade da oferta, situação que pode gerar instabilidade de preços.
Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
a. Na cultura do tomate ocorre o tutoramento para evitar a quebra de hastes devido ao peso dos frutos, além de facilitar a execução de outros tratos culturais. Além do mais, o tutoramento proporciona aumento da produção e da qualidade do fruto e a colocação dos tutores deve ser iniciada cerca de trinta dias após o transplantio das mudas. O sistema de tutoramento a ser adotado irá depender do porte da cultivar que será plantada. Em campo aberto, onde são utilizadas cultivares de tomate de menor porte que as cultivadas em ambiente protegido, é empregado o seguinte sistema de tutoramento: sistema vertical ou espaldeira simples, que consiste em colocar cinco a sete fios de fitilho de plástico dispostos na horizontal, distanciados verticalmente 20 cm a 25 cm entre eles, formando uma espaldeira ao longo da linha de plantio, onde as hastes são amarradas à medida que crescem. Os fitilhos são amarrados em estacas de bambu ou madeira fincadas nas cabeceiras das linhas de plantio. O fitilho passa entre as plantas na linha de plantio evitando que elas tombem pela ação do vento ou pelo peso dos.
b. Em relação à classificação das hortaliças, é correto afirmar que são hortaliças do tipo:
c. Com base na classificação das hortaligas, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao nome completo comum da Sinapis alba.
d. As hortalicas apresentam relevante importância econômica, social e alimentar. Entre outras espécies olericolas, a cenoura vem destacando-se no cenário nacional, ocupando atualmente uma extensa área.

Mais conteúdos dessa disciplina