Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
São objetivos dessa política:
Assegurar a identificação da situação do trabalho dos usuários nas ações e serviços de saúde do SUS, considerando suas consequências para a saúde nos momentos das intervenções de saúde, lembrando que a promoção da saúde deve ser uma ação exclusiva das empresas públicas e privadas, dentre outros objetivos.
O fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde e a promoção da saúde e de ambientes e processos de trabalhos saudáveis, dentre outros objetivos.
A incorporação da categoria trabalho como determinante do processo saúde e doença dos indivíduos, desconsiderando a coletividade, visto que esta compete a outras áreas de vigilância em saúde (relacionadas a grupos), dentre outros objetivos.
Assegurar a rapidez da atenção à saúde do trabalhador usuário do SUS, lembrando que o atendimento rápido e com poucos procedimentos, sem utilizar a longitudinalidade, é sempre o mais eficaz, dentre outros objetivos.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 24 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 24 horas

Parece que você está se referindo a uma política de saúde relacionada ao trabalho no contexto do SUS (Sistema Único de Saúde). Os objetivos mencionados incluem: 1. Identificação da Situação do Trabalho: Assegurar que a situação laboral dos usuários seja considerada nas intervenções de saúde, reconhecendo suas consequências para a saúde. 2. Fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT): Integrar a VISAT com outros componentes da Vigilância em Saúde, promovendo ambientes e processos de trabalho saudáveis. 3. Incorporação do Trabalho como Determinante: Reconhecer o trabalho como um fator que influencia a saúde e a doença, focando na saúde individual, sem desconsiderar a coletividade. 4. Rapidez na Atenção à Saúde: Garantir um atendimento ágil ao trabalhador no SUS, priorizando a eficácia em procedimentos rápidos e diretos. Esses objetivos visam melhorar a saúde do trabalhador e integrar a saúde do trabalho nas políticas de saúde pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os principais grupos de doenças relacionadas ao trabalho para investigação epidemiológica e notificação pelo Ministério da Saúde, leia os trechos a seguir:

1. $\qquad$ : são decorrentes da deposição de partículas sólidas no parênquima pulmonar, desencadeando fibrose pulmonar. Exemplos: silicose decorrente da poeira de sílica, asbestose devido ao asbesto.
2. $\qquad$ : são alterações de pele devido a exposições relacionadas às atividades laborais. A maioria delas ocorre devido à exposição a substâncias químicas.
3. $\qquad$ : o sofrimento psíquico pode ser lento e invisível e alguns sinais são: alterações de humor, cansaço, irritabilidade, esgotamento, isolamento, falta ou excesso de sono, ansiedade, instabilidade emocional, tristeza, alcoolismo, absenteísmo no trabalho.
4. $\qquad$ : as mais comuns são decorrentes da exposição acidental por sais de chumbo, denominada saturnismo, e da exposição por mercúrio (hidrargirismo). No setor saúde, a exposição ao mercúrio é mais comum em trabalhadores que manipulam materiais de cirurgia cardíaca e no setor odontológico

A opção que preenche, na ordem correta, as lacunas é:
Pneumoconioses - dermatoses ocupacionais - distúrbios mentais do trabalho - intoxicações por metais pesados.
Dermatoses ocupacionais - pneumoconioses - distúrbios mentais do trabalho - intoxicações por metais pesados.
Asma ocupacional - dermatoses ocupacionais - distúrbios mentais do trabalho - exposição a solventes orgânicos.
Pneumoconioses - dermatoses ocupacionais - distúrbios mentais do trabalho - exposição a solventes orgânicos.

Mais conteúdos dessa disciplina