Supondo que a resposta ao impulso de um sistema seja conhecida, podemos aplicar um método para determinar a resposta a um sinal de entrada geral utilizando a convolução (Roberts, 2009). Em nossos estudos, trabalhamos com sinais arbitrários, e, na pratica, esses sinais carregam uma informação. Como estamos falando sobre imagens estáticas, cada pixel da imagem carrega uma informação pertinente àquela imagem. De maneira simplificada, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que um conjunto de pixels com varias cores forma a imagem inteira. A filtragem aplicada a uma imagem digital é uma operação local que modifica os valores dos níveis digitais de cada pixel da imagem, considerando o contexto atual do pixel. Pela filtragem, o valor de cada pixel da imagem é modificado utilizando uma operação de vizinhança, ou seja, uma operação que leva em conta os níveis digitais dos pixels vizinhos e o próprio valor digital do pixel considerado. A convolução é utilizada no tratamento digital de imagens, por meio de filtros lineares e não lineares, por exemplo.
ROBERTS, M. J. Fundamentos de sinais e sistemas. Porto Alegre: Grupo A, 2009. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788563308573/. Acesso em: 25 jul. 2024.
Baseado(a) no que aprendemos sobre sinais e sistemas lineares e operações com sinais, identifique quais tipos de sinais são trabalhados em imagens digitais, aponte os objetivos da utilização de filtros em imagens digitais e explique como a convolução afeta a imagem tratada por tipo de filtro utilizado.